O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Nomenclatura "Metroidvania"

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Tópico-discussão rápido: você concordam com a nomenclatura do título? Eu não, mas explico. Esse termo surgiu para designar jogos cujo level design era estruturado de acordo com o jogo Castlevania: Symphony of the Night, o qual, por sua vez, copiou tal estrutura da série Metroid. Todavia, o Castlevania não acrescentou nada demais à fórmula, então apenas ganhou crédito à toa. Penso que o correto seria chamar todo jogo "metroidvania" de "estilo metroid". De modo análogo, eu poderia escrever um artigo sobre a teoria de relatividade de Einstein. Alguém que a desconhecia, por ter aprendido sobre ela em meu artigo, teria o direito de nomear a teoria como sendo de Einstein-Arlindo? Mesma coisa, Castlevania: Symphony of the Night apenas reproduziu todo aquele level design, passando a falsa impressão que teve ampla participação na conceituação desse estilo de jogo. O termo já está disseminado e praticamente não tem como voltar atrás, mas gostaria de relembrar a injustiça que ficou.
 

Legiao-RJ

Bam-bam-bam
Mensagens
5.682
Reações
8.440
Pontos
354
Amo os 2 jogos e não acho nada legal esse termo escroto.
São duas obras de arte,cada um com sua peculiaridade.
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.245
Reações
104.747
Pontos
1.299
Metroid era jogo de nicho, Castlevania ampliou as possibilidades e se tornou sinônimo de um gênero, em suma Metroid criou, mas Castlevania aperfeiçoou a décima potência.
 

Wein

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.324
Reações
20.937
Pontos
1.489
Acredito que o termo Metroidvania é usado pra diferenciar alguns jogos dos outros dentro da série.

Castelvania é uma série muito grande e tem diversos estilos, os chamados clássicos, os Metroidvania e os 3D.
 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Metroid era jogo de nicho, Castlevania ampliou as possibilidades e se tornou sinônimo de um gênero, em suma Metroid criou, mas Castlevania aperfeiçoou a décima potência.

Metroid é famosão, cara. Super Metroid, então, cansa de estar no topo de lista de melhores jogos de SNES. Quando saiu no Virtual Console de Wii U, tinha um monte de criançada (pelo Miiverse) pagando pau pro jogo (nem que fosse por hype). Esse jogo É conhecido. Foi (e ainda é) um dos carros-chefes de uma empresa na época que ela dominava o mercado de games. No mínimo, tem a mesma quantidade de fama que Castlevania, mas provavelmente mais, por ter mantido a qualidade ao longo do tempo, enquanto Castlevania teve seus tropeços mesmo na série principal e, hoje em dia, fazer parte de uma empresa que caga e anda pras suas franquias. Até mesmo se você for ao Google pesquisar por "Super Metroid" e depois "Castlevania Symphony of the Night", verá que este tem muito menos resultados que aquele. Quem jogou Symphony of the Night, sabe que as inovações foram mais pra própria série que pro gênero de jogo.
 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Acredito que o termo Metroidvania é usado pra diferenciar alguns jogos dos outros dentro da série.

Castelvania é uma série muito grande e tem diversos estilos, os chamados clássicos, os Metroidvania e os 3D.

Nesse ponto, é verdade. Mas se estende pra além disso. Um bom exemplo relevante está no Steam. Se você pesquisar por "metroidvania" no aplicativo, verá que esta é uma tag pra identificar esse gênero de jogo. A pesquisa trará vários resultos. É um termo muito utilizado.
 


[Metroid]

Bam-bam-bam
Mensagens
3.445
Reações
5.574
Pontos
303
Metroid era jogo de nicho, Castlevania ampliou as possibilidades e se tornou sinônimo de um gênero, em suma Metroid criou, mas Castlevania aperfeiçoou a décima potência.

Não tirando o mérito de Castlevania, mas não vi nada que tenha sido aperfeiçoado de Metroid. Pra mim, o termo só pegou por causa de Castlevania pós SOTN ter tido mais lançamentos do que Metroid.
 

gcpro

Bam-bam-bam
Mensagens
1.514
Reações
1.201
Pontos
203
Não tirando o mérito de Castlevania, mas não vi nada que tenha sido aperfeiçoado de Metroid. Pra mim, o termo só pegou por causa de Castlevania pós SOTN ter tido mais lançamentos do que Metroid.
Exatamente, Castlevania só pegou pelo SOTN e que veio uma geração depois do Super Metroid.
 

RodrigoRamalho

Bam-bam-bam
Mensagens
1.682
Reações
2.709
Pontos
339
Acredito que o termo seja usado por justamente esses dois jogos tenham sido os maiores expoentes do tipo, os que as pessoas associam logo de cara quando são mencionados.
Tipo quando alguém fala em FPS, vão lembrar logo de jogos como CS, CoD, Battlefield. Castlevania e Metroid são os grandes jogos quando se fala em Metroidvania.

Enviado de meu Moto Maxx usando Tapatalk
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Metroid não criou nada

jogos de plataforma com exploração não linear, backtracking, etc, já existiam ANTES de metroid

Montezuma's Revenge por exemplo, saiu bem antes de metroid 1

montezuma_s_revenge_prototype.gif

MontezumasRevenge_Level1.png
 

Sonymaster

Jogador de Videogame das décadas 1980/1990
VIP
Mensagens
11.618
Reações
17.617
Pontos
1.659
Prefiro que seja chamado de "Jogo de Plataforma" ou "Aventura de Plataforma" ou qualquer coisa do tipo, porque eu pensava que Metroidvania era uma cross over de ambos os jogos, Metroid caçando o Dracula sei lá :-)
 

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.975
Reações
41.651
Pontos
1.689
Acho que o termo foi muito mais criado para diferenciar os Castlevania 2Ds pos Simphony of Night do que para se apropriar de um estilo.
Temo que lembrar que temos os Castlevanias clássicos, lineares e os "novos" Castlevanias, que fundiram o nome com Metroid justamente para dar a entender que não seguem mais o estilo clássico linear. E depois de 1 jogo no PS1, 3 nos GBA e mais 3 no DS, o termo acabou pegando e virou referência né.

Segundo temos que saber que nem sempre o jogo que inaugura um estilo é o que se torna referência no estilo. Survival Horror já existia muito antes de RE sair (Alone 1, 2 e 3), mas RE que pega a fama de referência de survival horror.

Igual Zelda. Provavelmente existe algum jogo com a mesma arquitetura de Zelda, mas é essa série que é referência.
 

j0kk3r

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
12.352
Reações
16.925
Pontos
1.284
Pra mim o termo tá ótimo hehehe, sem problema algum com ele.

No mais, o que faz uma falta legal nos jogos de aventura é a opção de soltar golpes especiais com alguma sequência de botões, como é feito no SOTN
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.245
Reações
104.747
Pontos
1.299
Metroid é famosão, cara. Super Metroid, então, cansa de estar no topo de lista de melhores jogos de SNES. Quando saiu no Virtual Console de Wii U, tinha um monte de criançada (pelo Miiverse) pagando pau pro jogo (nem que fosse por hype). Esse jogo É conhecido. Foi (e ainda é) um dos carros-chefes de uma empresa na época que ela dominava o mercado de games. No mínimo, tem a mesma quantidade de fama que Castlevania, mas provavelmente mais, por ter mantido a qualidade ao longo do tempo, enquanto Castlevania teve seus tropeços mesmo na série principal e, hoje em dia, fazer parte de uma empresa que caga e anda pras suas franquias. Até mesmo se você for ao Google pesquisar por "Super Metroid" e depois "Castlevania Symphony of the Night", verá que este tem muito menos resultados que aquele. Quem jogou Symphony of the Night, sabe que as inovações foram mais pra própria série que pro gênero de jogo.

Tive Super Nintendo na época e nunca ouvi falar.
 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Tive Super Nintendo na época e nunca ouvi falar.

Com certeza, és minoria. Super Metroid era um dos jogos mais falados, qualquer um que conheci pessoalmente e que jogou SNES à época citava esse jogo como um dos clássicos. Nem todo mundo tinha paciência de zerar sem detonado, pois exigia vasculhar bastante os cenários, mas, no geral, era um jogo bem quisto. Joguei muito quando tive SNES, mas só fui zerar anos depois, quando comecei a ter menos preguiça de explorar.
 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Acho que o termo foi muito mais criado para diferenciar os Castlevania 2Ds pos Simphony of Night do que para se apropriar de um estilo.
Temo que lembrar que temos os Castlevanias clássicos, lineares e os "novos" Castlevanias, que fundiram o nome com Metroid justamente para dar a entender que não seguem mais o estilo clássico linear. E depois de 1 jogo no PS1, 3 nos GBA e mais 3 no DS, o termo acabou pegando e virou referência né.

Segundo temos que saber que nem sempre o jogo que inaugura um estilo é o que se torna referência no estilo. Survival Horror já existia muito antes de RE sair (Alone 1, 2 e 3), mas RE que pega a fama de referência de survival horror.

Igual Zelda. Provavelmente existe algum jogo com a mesma arquitetura de Zelda, mas é essa série que é referência.

Isso que digo, apesar das famas, você pega um jogo de terror e ali está escrito "survival horror", não "resident evil-like". Então, por que "metroidvania" virou gênero? Pode reparar, parece que certas pessoas acreditam que Castlevania Symphony of the Night foi algum tipo de divisor de águas em level design.

Metroid não criou nada

jogos de plataforma com exploração não linear, backtracking, etc, já existiam ANTES de metroid

Montezuma's Revenge por exemplo, saiu bem antes de metroid 1

montezuma_s_revenge_prototype.gif

MontezumasRevenge_Level1.png

Interessante saber, joguei esse jogo no Atari, mas não sabia que tinha sido o primeiro. Apesar de tudo, dou um crédito a Metroid por inovar e ir muito além disso, tal qual um Street Fighter 2 x Karate Champ. Já o Castlevania Symphony of the Night, apesar de ser um bom jogo e ter inovado dentro da série, acrescentou o que fora disso? Virar o mapa de cabeça pra baixo? Penso que não deveriam dar tanto crédito assim a quem fez tão pouco. O termo "não-linear", no final das contas, mostra-se mais adequado.
 

pagodinhos

Veterano
Mensagens
536
Reações
72
Pontos
104
Tive Super Nintendo na época e nunca ouvi falar.
Tive o Snes por volta de 97/98 e muitos amigos meu na época também tinham o Super Nintendo e pouco falavam no Super Metroid e não acho que o mesmo é assim tão conhecido, apesar de ser um jogo bacana.
Peguei meu primeiro Psx por volta de 98/99, e um dos primeiros jogos a jogar nele foi o Castlevania Simphony of the Night e na época todo o círculo de colegas conhecia o jogo, sendo esse jogo conhecido como uma das perolas do Psx e concordo totalmente, pois é um jogo quase perfeito.
Acho que o Castlevania Simphony of the Night um jogo muito superior e como você disse foi um jogo muito mais importante e impactante do que o Super Metroid (jogo de nicho), saindo em versões para Psp, Psx, ps3 e Xbox 360 e sempre lembrado quando se fala no melhor Castlevania de todos os tempos.
 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Tive o Snes por volta de 97/98 e muitos amigos meu na época também tinham o Super Nintendo e pouco falavam no Super Metroid e não acho que o mesmo é assim tão conhecido, apesar de ser um jogo bacana.
Peguei meu primeiro Psx por volta de 98/99, e um dos primeiros jogos a jogar nele foi o Castlevania Simphony of the Night e na época todo o círculo de colegas conhecia o jogo, sendo esse jogo conhecido como uma das perolas do Psx e concordo totalmente, pois é um jogo quase perfeito.
Acho que o Castlevania Simphony of the Night um jogo muito superior e como você disse foi um jogo muito mais importante e impactante do que o Super Metroid (jogo de nicho), saindo em versões para Psp, Psx, ps3 e Xbox 360 e sempre lembrado quando se fala no melhor Castlevania de todos os tempos.

Vou ter que jogar alguns dados, mesmo?

Pesquisa Google por Super Metroid (cerca de 2.870.000 resultados): https://www.google.com.br/search?q=...&oe=utf-8&gws_rd=cr&ei=KwQoVr_dB8KLwgTzjK2IAg

Pesquisa Google por Castlevania: Symphony of the Night (cerca de 530.000 resultados): https://www.google.com.br/search?q=...&oe=utf-8&gws_rd=cr&ei=WQQoVoGFIsSSwgTY8JWgBg

Pesquisa Gamefaqs por Super Metroid (cerca de 5714 usuários afirmaram tê-lo): http://www.gamefaqs.com/snes/588741-super-metroid

Pesquisa Gamefaqs por Castlevania: Symphony of the Night (cerca de 4154 usuários afirmaram tê-lo): http://www.gamefaqs.com/ps/196885-castlevania-symphony-of-the-night

Agora, sério, na moral: de onde vocês tiraram que Super Metroid é jogo de nicho? O mundo vai além do círculo de amigos de vocês. Não é porque vocês não curtem um jogo que as outras pessoas vão passar batido. Eu mesmo detesto FIFA e PES, não faço nem ideia do que rola atualmente nesses jogos, mas, por não fazer parte do meu cotidiano, vou sair por aí falando que só "a galerinha da pelada" curte, quando o jogo tá bombando por aí? Bom senso, né? Assim como meu irmão caçula nunca pôde jogar Street Fighter 2 na época de seu auge. Pra ele vai ser jogo de nicho também?
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Arlindo... esses numeros não tem nada a ver, não são dados de nada realmente, tudo muito relativo

coloquei o nome "super metroid" (entre aspas pra aparecer o resultado correto), só do jogo super metroid, não de outros jogos da série e o resultado foi Aproximadamente 547.000 resultados

Já quando pesquisei por castlevania "Symphony of the Night" apareceu Aproximadamente 1.200.000 resultados


ou seja, mais que o dobro

pesquisei só por "Symphony of the Night" (sem castlevania) agora no google só pra ver e apareceu "Aproximadamente 67.000.000 resultados (0,77 segundos)" isso mesmo, 67 milhões de resultados.

Enfim, tudo depende de como procurar

o fato é que a franquia castlevania sempre foi bem mais popular que a franquia metroid (mesmo porque metroid é só consoles nintendo e castlevania é multiplataforma). Vale lembrar que o snes vendeu cerca de 50 milhões de cópias e o PS1 cerca de 105 milhões, mais que o dobro, então realmente creio que muito mais pessoas jogaram SOTN do que do S metroid.
 

pagodinhos

Veterano
Mensagens
536
Reações
72
Pontos
104
Outra coisa que vale ressaltar é que o Castlevania Symphony of the Night introduziu ou popularizou uma jogabilidade com elementos de de rpg nesse estilo de jogo, que foi adotado em muitos jogos da série Castlevania e os ditos jogos estilo "metroidvania".
 

gcpro

Bam-bam-bam
Mensagens
1.514
Reações
1.201
Pontos
203
http://vignette1.wikia.nocookie.net...d4t2jh3.png/revision/latest?cb=20130322044600
Vou ter que jogar alguns dados, mesmo?

Pesquisa Google por Super Metroid (cerca de 2.870.000 resultados): https://www.google.com.br/search?q=...&oe=utf-8&gws_rd=cr&ei=KwQoVr_dB8KLwgTzjK2IAg

Pesquisa Google por Castlevania: Symphony of the Night (cerca de 530.000 resultados): https://www.google.com.br/search?q=...&oe=utf-8&gws_rd=cr&ei=WQQoVoGFIsSSwgTY8JWgBg

Pesquisa Gamefaqs por Super Metroid (cerca de 5714 usuários afirmaram tê-lo): http://www.gamefaqs.com/snes/588741-super-metroid

Pesquisa Gamefaqs por Castlevania: Symphony of the Night (cerca de 4154 usuários afirmaram tê-lo): http://www.gamefaqs.com/ps/196885-castlevania-symphony-of-the-night

Agora, sério, na moral: de onde vocês tiraram que Super Metroid é jogo de nicho? O mundo vai além do círculo de amigos de vocês. Não é porque vocês não curtem um jogo que as outras pessoas vão passar batido. Eu mesmo detesto FIFA e PES, não faço nem ideia do que rola atualmente nesses jogos, mas, por não fazer parte do meu cotidiano, vou sair por aí falando que só "a galerinha da pelada" curte, quando o jogo tá bombando por aí? Bom senso, né? Assim como meu irmão caçula nunca pôde jogar Street Fighter 2 na época de seu auge. Pra ele vai ser jogo de nicho também?

Super Metroid jogo de nicho?
cafe.jpg



Tem nem comparação pra mim olha essa trilha.


Sabe-se lá o porque mas ao ouvir essa música só me vinham imagens do animação da Disney: Mulan
 

matroska

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.801
Reações
13.684
Pontos
674
Castlevania colocou elemento de RPG na formula de super metroid.

Por isso o termo metroidvania. Super Metroid não tinha esse elemento e implantou isso na jogabilidade de Super metroid.

Por isso é errado dizer que não houve um acréscimo.

Segundo Supermetroid foi um jogo conhecido sim. Nunca foi jogo de nicho vendeu 1,42 milhões.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.881
Reações
63.045
Pontos
1.253
Foi utilizado para facilitar mesmo,porque é um gênero muito específico.
Mas não concordo com o termo também.

Metroid era jogo de nicho, Castlevania ampliou as possibilidades e se tornou sinônimo de um gênero, em suma Metroid criou, mas Castlevania aperfeiçoou a décima potência.
Comentário exagerado e contraditório : foi justamente isto que Metroid e Super Metroid fizeram.

Castlevania Symphony of The Night adicionou bastante coisa no seu contexto,mas para a fórmula,o que trouxe mesmo foi o sistema de RPG,que na verdade fez com que o jogo ficasse muito fácil...
E eu acabei de pensar em uma coisa : será que o sistema de level up não atrapalha a proposta do gênero,de explorar o mapa e evoluir com power ups?
Pois no jogo,além de você pegar armas,pergaminhos,e outros tipos de itens,você evolui,o que faz com que,além de mais fácil,tenha um backtracking mais repetitivo e menos recompensador.
Afinal,pra que voltar pra pegar sendo que você pode simplesmente evoluir o personagem?
A maioria deles é realmente necessária?
Sabe,as vezes eu acho que,por mais que o conteúdo de equipamentos e itens seja brutal,ele soa um pouco inútil num jogo desses,e mais ainda quando falamos do sistema de XP.

Metroid não criou nada

jogos de plataforma com exploração não linear, backtracking, etc, já existiam ANTES de metroid

Montezuma's Revenge por exemplo, saiu bem antes de metroid 1

montezuma_s_revenge_prototype.gif

MontezumasRevenge_Level1.png
Estão querendo tirar o mérito do jogo (Metroid original).
Não é o primeiro jogo no estilo,não foi ele que criou.

Mas o primeiro que funcionou de maneira efetiva.É uma evolução drástica do gênero.
Mais ainda com Super Metroid.

Tem nem comparação pra mim olha essa trilha.

Pra mim ambas são do mesmo nível.
Até porque nem são muito comparáveis já que as propostas se diferem bastante.

Enquanto Symphony tem uma trilha com belas melodias orquestradas,que aliás eu ouço toda hora,Super Metroid tem uma com clima mais tenso e atmosférico,fazendo isso em conjunto com a parte visual e o gameplay.
Resumindo,uma cairia muito bem num CD,enquanto a outra se adequa mais a um jogo.
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.245
Reações
104.747
Pontos
1.299
Acho engraçado o tópico já começa em tom de franco desmerecimento em cima de Simphony e quando se apresentam argumentos que refutem o tal pioneirismo da série Metroid o povo se irrita, Simphony of the Night é jogão pelo que é, sua história fantástica para época, ambientação, música que faz juz a nova geração, pra mim o Dracula Castle theme é a melhor trilha sonora de todos os tempos, jogabilidade perfeita, gráficos idem, inimigos novos e desafiadores em cada área, chefes marcantes (como esquecer o chefe cadáver das moscas, no final e olha que a última vez que joguei a sério foi a bem mais de 10 anos, é uma experiência tão completa e marcante que o lance do mapa a lá Metroid acaba por ser um mero detalhe.

Metroid nunca vi referências nem em revistas de video game da década de 90, conheci através de fóruns da internet mesmo, sempre bem falado, atiçou muito a minha curiosidade por se tratar de um jogo de exploração com temática espacial, uma apresentação altamente polida, roda redondinho e sob medida no bom Super Nes, pois é, que fique registrado que tenho muito boas impressões do valor de produção do jogo. Dei várias chances, o começo é legal na batalha com pterodáctilo, a história é meio boba, depois é um tal de andar pra lá de e pra cá matando um monte de inimigos sem graça, putz baita monotomia, e as portas que só abrem se atirar com um tipo de míssil chato isso, no geral achei o desafio baixo e sem graça, só me achei desafiado quando cheguei até um ser petrificado, que parecia ser uma espécie de boss, levei uma coça...

Metroid é o vilão que tem o poder destruir o universo ou algo assim é a coisa mais fofa.

metroid_creature_01.jpg


A bem verdade é que as pessoas tendem a exagerar as qualidades do que é antigo quando não se tem uma referência atual, acho também que no fundo no fundo existe muita birrinha pelo melhor jogo da série Castlevania estar num console da Sony, o pessoal que tem uma visão unilateral acaba não curtindo muito isso...
 
Ultima Edição:

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.881
Reações
63.045
Pontos
1.253
Acho engraçado o tópico já começa em tom de franco desmerecimento em cima de Simphony e quando se apresentam argumentos que refutem o tal pioneirismo da série Metroid o povo se irrita, Simphony of the Night é jogão pelo que é, sua história fantástica para época, ambientação, música que faz juz a nova geração, pra mim o Dracula Castle theme é a melhor trilha sonora de todos os tempos, jogabilidade perfeita, gráficos idem, inimigos novos e desafiadores em cada área, chefes marcantes (como esquecer o chefe cadáver das moscas, no final e olha que a última vez que joguei a sério foi a bem mais de 10 anos, é uma experiência tão completa e marcante que o lance do mapa a lá Metroid acaba por ser um mero detalhe.

Metroid nunca vi referências nem em revistas de video game da década de 90, conheci através de fóruns da internet mesmo, sempre bem falado, atiçou muito a minha curiosidade por se tratar de um jogo de exploração com temática espacial, uma apresentação altamente polida, roda redondinho e sob medida no bom Super Nes, pois é, que fique registrado que tenho muito boas impressões do valor de produção do jogo. Dei várias chances, o começo é legal na batalha com pterodáctilo, a história é meio boba, depois é um tal de andar pra lá de e pra cá matando um monte de inimigos sem graça, putz baita monotomia, e as portas que só abrem se atirar com um tipo de míssil chato isso, no geral achei o desafio baixo e sem graça, só me achei desafiado quando cheguei até um ser petrificado, que parecia ser uma espécie de boss, levei uma coça...

Que fique registrado que o Metroid é o vilão que tem o poder destruir o universo ou algo assim é a coisa mais fofa.

metroid_creature_01.jpg


A bem verdade é que as pessoas tendem a exagerar as qualidades do que é antigo quando não se tem uma referência atual, acho também que no fundo no fundo existe muita birrinha pelo melhor jogo da série Castlevania estar num console da Sony, o pessoal que tem uma visão unilateral acaba não curtindo muito isso...

Cara, vamos parar com isso.

Tu tá puxando tudo pra um lado pessoal e sentimentalista.

Já está falhando na argumentação e começando a exagerar.

Ninguém está por birra de SOTN ser de um console da Sony.
Ninguém tá falando que não é um jogo foda.
Todo mundo aqui jogou o jogo e sabe que é de alta qualidade.

O termo "Marcante" é muito pessoal, nostálgico, e nada tem à ver com a discussão.

Sua experiência não foi boa com Super Metroid ?
Ok,direito seu de não ter gostado.
Dizer que ele É chato, massante, só porque não gostou ?
Me parece que você não entendeu o jogo.
E além disso, o que a experiência tem em relação com assunto do tópico ?

Como assim Metroid é o vilão?
Não cara, "ele" não é o vilão, nem tem poder pra destruir o universo. LOL
Aliás, passa longe disso.
Vc não viu a história até o fim, então sem ofensa, mas não fale o que não sabe.

Mano, os 2 jogos são antigos, não tem como exagerar nesse sentido.


Enviado de meu GT-I8190 usando Tapatalk
 

j0kk3r

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
12.352
Reações
16.925
Pontos
1.284
Postando só pra aumentar o coro que nunca ouvi falar de Super Metroid na época que tive SNES. Só bem depois, jogando em emulador.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.881
Reações
63.045
Pontos
1.253
Postando só pra aumentar o coro que nunca ouvi falar de Super Metroid na época que tive SNES. Só bem depois, jogando em emulador.
O jogo não era dos mais famosos mesmo não, eu tbm só fui descobrir com emuladores.

E achava ruim, sem nem mesmo ter saído da estação Ceres.

Porém ele fez sucesso lá fora, pra uma série não tão conhecida, vendeu muito bem (mais de 1 milhão e meio se não me engano).

Enviado de meu GT-I8190 usando Tapatalk
 

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.769
Reações
40.748
Pontos
1.053
Vejo nenhum problema com essa nomeação. Se bem que ficaria mais legal se chamassem os jogos do gênero de algo como "Exploração-plataforma".
Assim como existe o action-adventure, que são jogos de ação mas com uma pegada de aventura, talvez com alguns elementos de RPG e tal.
 

j0kk3r

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
12.352
Reações
16.925
Pontos
1.284
O jogo não era dos mais famosos mesmo não, eu tbm só fui descobrir com emuladores.

E achava ruim, sem nem mesmo ter saído da estação Ceres.

Porém ele fez sucesso lá fora, pra uma série não tão conhecida, vendeu muito bem (mais de 1 milhão e meio se não me engano).

Enviado de meu GT-I8190 usando Tapatalk

Vendeu bastante pq o SNES não tinha muitas opções de jogos... :coolface
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.245
Reações
104.747
Pontos
1.299
Cara, vamos parar com isso.

Tu tá puxando tudo pra um lado pessoal e sentimentalista.

Já está falhando na argumentação e começando a exagerar.

LOL

Sendo opinião/ gosto é claro e óbvio que é pessoal e evidente que envolve sentimento

Ninguém está por birra de SOTN ser de um console da Sony.
Ninguém tá falando que não é um jogo foda.
Todo mundo aqui jogou o jogo e sabe que é de alta qualidade.

O texto do OP discorda de você só ler...

O termo "Marcante" é muito pessoal, nostálgico, e nada tem à ver com a discussão.

Castlevania marcou uma geração muito mais que Metroid...

Sua experiência não foi boa com Super Metroid ?
Ok,direito seu de não ter gostado.
Dizer que ele É chato, massante, só porque não gostou ?
Me parece que você não entendeu o jogo.
E além disso, o que a experiência tem em relação com assunto do tópico ?

Não gostei por que é chato e massante :viraolho

Experiência de jogo não significa nada pra você?

Como assim Metroid é o vilão?
Não cara, "ele" não é o vilão, nem tem poder pra destruir o universo. LOL
Aliás, passa longe disso.
Vc não viu a história até o fim, então sem ofensa, mas não fale o que não sabe.

Não é o vilão :lolwtf

Desculpa mas é a impressão que o jogo me passa e o pouco que entendi :kkk
 

Bloodstained

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.685
Reações
107.045
Pontos
1.003
Imagino que o termo foi cunhado fazendo referência aos dois maiores ícones nesse gênero visando facilitar a compreensão dos gamers na identificação de jogos que seguem a mesma fórmula. Prefiro encarar como uma homenagem a ambos, que auxiliaram a definir esse gênero, cada um por seus próprios méritos.
 

gcpro

Bam-bam-bam
Mensagens
1.514
Reações
1.201
Pontos
203
Acabei de acordar e vocês ainda estão nessa treta? Väo trabalhar que comprar jogo ta caro rapaz!

Enviado de meu GT-I9300I usando Tapatalk
 

overoad

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.122
Reações
28.757
Pontos
1.409
Tem esse nome como uma homenagem ao Super Metroid, que cimentou as bases do estilo, que passou a ser relevante e divertido a partir do Symphony of the Night.
 

Maaano

Bam-bam-bam
Mensagens
749
Reações
104
Pontos
494
Metroid era jogo de nicho, Castlevania ampliou as possibilidades e se tornou sinônimo de um gênero, em suma Metroid criou, mas Castlevania aperfeiçoou a décima potência.

Passei só pra dizer que desde que esse tópico foi criado 27 japoneses já tiveram ataques epiléticos com sua assinatura...
 
Topo Fundo