■ Por trás da Franquia Digimon
Kazumasa Habu, Produtor: Então, eu estou atuando como produtor no novo projeto Digimon Durvive, e eu acho que é importante para mim ter em mente que eu sou a pessoa no lado do desenvolvimento do jogo que está mais próxima de nossos fãs. Eu espero que eu possa usar o tempo, o orçamento, as condições que temos, colocá-los juntos com as coisas que nossos fãs estão pedindo, e dar a eles o melhor jogo que pudermos.
Pensamentos sobre ser produtor
Habu: Na verdade, comecei a trabalhar diretamente com os projetos
Digimon cerca de 10 anos atrás, na época em que uma série chamada
Digimon Story estava sendo lançada, e meus antecessores estavam no meio de fazer a parte da
Lost Evolution. Pude participar como sub-assistente e comecei a trabalhar no mundo do
Digimon. Então, minha primeira oportunidade real de começar a trabalhar com o
Digimon foi quando isso levou ao desenvolvimento da adaptação do jogo do
Digimon Fusion, que eu estaria produzindo diretamente. Você vê, eu não fazia parte da geração que assistiu
Digimon, que cresceu com
Digimon, então eu acho que realmente levei um bom tempo para realmente entender o que é sobre
Digimon que as pessoas amavam, que realmente atraía as pessoas.
Digimon é na verdade uma franquia que atrai muitas gerações. Espero que possamos oferecer um jogo que não apenas as crianças vão adorar, mas que irá agradar a pessoas de diferentes idades e gerações que são fãs do
Digimon . É por isso que começamos este projeto, este projeto
Digimon World Re: Digitize .
■ Digimon Story: Cyber Sleuth
Habu: Eu acho que a coisa que atraiu muita gente sobre
Digimon Story: Cyber Sleuth é que deixamos claro que entendemos que “este é um jogo
Digimon ”, e acho que manter isso em nossas mentes realmente ajudou a atrair pessoas. The
Digimon Story série começou no Nintendo DS, mas também incrivelmente bem no exterior e era muito popular, a jogabilidade é muito simples. Fizemos um jogo com mecânica muito simples, você coleciona, treina e combate Digimon, mas certifica-se de que cada Digimon seja seu próprio personagem distinto no jogo, certificando-se de não deixar a simplicidade impedir o tratamento dos Digimons. Acho que trabalhando para melhorar a forma como representamos o Digimon no jogo, acabamos com um mundo de jogo que, embora eu tenha certeza de que muitos fãs antigos possam ver isso como um novo estilo de jogo ou mundo de jogo, uma espécie de
Digimon mundo que eles nunca viram antes, mas nós realmente trabalhamos muito duro para manter em linha com o tradicional
Digimon raízes, para manter intactos os seus elementos clássicos, enquanto concebe o mundo do jogo. Então eu acho que os fãs foram atraídos para este jogo porque ele descreveu de forma adequada e verdadeira os
Digimons que eles conhecem e amam, criando um mundo de jogo no qual eles podem facilmente mergulhar. Eu acho que é o que realmente vendeu esse jogo para nossos fãs.
■ Digimon World: NEXT ORDER
Habu: Estávamos desenvolvendo as versões para PS Vita e PlayStation 4 do
Digimon World: Next Order ao mesmo tempo, mas dadas as capacidades comparativas do PS Vita, juntamente com um início lento no processo de desenvolvimento, estávamos preocupados que talvez a qualidade fosse pouco baixo. Dado que estávamos planejando difundir o
Digimon na América do Norte e Europa via PlayStation 4 para levar o
Digimon às mãos de mais pessoas no exterior, levamos cerca de meio ano para mudar completamente para o PlayStation 4, refazendo os gráficos e alterando o equilíbrio do jogo necessário antes de vender a
Next Order no exterior, na América do Norte. Essa é a história por trás da versão para PlayStation 4 do
Digimon World: Next Order .
■ Expansão do mercado no exterior
Habu: Eu sei muito bem que existem muitos fãs vindos de muitas regiões diferentes do mundo que têm um amor muito forte pela franquia
Digimon. Na época em que cheguei a um projeto, havia muitos lugares que o
Digimon achava que era apenas para crianças, o que atrasou nossa expansão da franquia para outras áreas, tornando surpreendentemente difícil vender a
Digimon no exterior. Claro, eu sei que havia muitas pessoas no exterior, particularmente na América e na Europa, que realmente gostaram da
Digimon Adventure, anime que foi ao ar nos anos 90, e que a franquia era realmente popular em alguns lugares e que realmente havia muitos fãs da franquia em outros países. Mas ainda tivemos dificuldade em romper certas barreiras à entrada no exterior, e acho que uma coisa que ajudou nossos esforços foram as petições e as campanhas de autógrafos que os fãs estrangeiros reuniram para nos dizer que realmente queriam jogar mais - que queriam para jogar mais jogos
Digimon. A notícia de que essas petições coletaram cerca de 60.000 assinaturas chegou a varejistas em países estrangeiros, fazendo-os pensar: "bem, se for popular, talvez devêssemos tentar vendê-lo". Por causa disso, começamos a falar sobre possivelmente portar a
Digimon Story: Cyber Sleuth no exterior, que expandiu drasticamente nossas vendas na América do Norte e na Europa, estabelecendo um recorde de vendas de mais de 800.000 cópias em todo o mundo, provando que os personagens da
Digimon atraem fãs de todo o mundo.
■ Conceito de Digimon Survive
Habu: Atualmente, a série
Digimon Story está agindo como nossa propriedade central, já que acreditamos que é nossa melhor propriedade expandir ainda mais o alcance da
Digimon, mas também temos outra série conhecida como
Digimon World que, embora fortemente apoiada por nosso núcleo fãs, é bastante especializado em sua mecânica de jogo, tornando-se um pouco mais difícil para os fãs mais casuais e para os clientes, levando-nos a gastar algum tempo pensando sobre como podemos mudar isso - como podemos manter o estilo de jogo único e sentimento de novo jogo, ao mesmo tempo, criar um jogo
Digimon que tem uma abordagem única, e é isso que nos levou a desenvolver
Digimon Survive .
Com
Digimon Survive, ao invés de focar no desenvolvimento de um realmente novo e especializado estilo de jogo, tomamos elementos de tipos de jogos mais antigos, como RPGs táticos antiquados e jogos de aventura, para desenvolver um jogo divertido que traz os personagens de
Digimon para vida na tela. Pelo menos foi assim que nos aproximamos. Nós também olhamos para uma das principais características do
Digimon Adventure anime, onde Digimon ficou mais forte por refletir o coração das pessoas, então nos perguntávamos o que aconteceria se incorporássemos esse elemento em um jogo. Nós pensamos que seria divertido ter o drama entre os personagens em como os Digimons evoluem dentro do jogo.
Na determinação do gênero, decidimos criar um jogo de aventura depois de pensar que tipo de experiência de jogo era melhor para refletir o que as pessoas gostavam sobre o anime
Digimon. Achamos que a melhor maneira de perceber isso era permitir que os jogadores tomassem suas próprias ações e fizessem suas próprias escolhas no jogo, e tivessem esse impacto como os Digimons crescem e evoluem. Então nós incorporamos elementos de RPGs táticos para as partes de luta e treinamento, a fim de melhorar melhor como o jogo reflete a maneira de treinar e lutar do
Digimon .
■ Conceito Visual
Habu: Em nossos esforços para nos desafiar constantemente a fazer novas coisas com
Digimon , decidimos não apenas buscar uma experiência em 3D, mas algo distintamente japonês - um jogo que remete a tipos de jogos antigos, eu acho, mas que usa tanto personagens de um jogo de aventura, juntamente com representações em 2D, um mundo de jogo bonito que não depende do poder do hardware. Queríamos abordar a criação do jogo com esse tipo de estética visual. Muitos de nossos fãs cresceram assistindo ao anime
Digimon , então acreditamos que seria melhor ter a abordagem visual do jogo com esse tipo de visual. Esse é o pensamento que inspirou
Survive .
■ O Mundo de Digimon Survive
Habu: Eu tive a oportunidade de ajudar a fazer muitos jogos
Digimon , e durante esses tempos, eu tive uma série de mudanças para falar com o diretor da
Digimon Adventure , Hiroyuki Kakudo, e uma das coisas mais interessantes que ouvi dele foi que Digimon, como intitulado, não nasceu porque os humanos criaram computadores, mas só se tornaram visíveis aos humanos porque criaram computadores e tecnologia digital. Ele me disse que eles escreveram o mundo de
Digimon com isto em mente, Digimon tem vivido ao lado de humanos ao longo da história, e Digimon no passado pode ter sido manifestado através de magia ou feitiçaria, ou no Japão através da antiga arte de onmyo, subjugando-os como shikigami, ou como yokai, ou mesmo como demônios. Esta manifestação está agora sendo realizada digitalmente, e nós as entendemos como “Monstros Digitais” em nosso mundo atual, mas elas são na verdade criaturas de outra dimensão que sempre estiveram conosco. Um dos conceitos que temos para este jogo é se podemos ou não dar vida e expandir este desafiador mundo fictício imaginado por Kakudo.
■ sistema de jogo
Katsuaki Tsuzuki, Produtor Assistente: A jogabilidade do
Digimon Survive é principalmente separada em duas partes distintas, sendo a primeira a “parte dramática” que expande a história, e a outra é a “parte da batalha” que simula uma jogabilidade de batalha mais ortodoxa. Estes dois elementos compõem o método de jogo do
Survive. A parte dramática também é bastante ortodoxa na execução, com o jogo em um formato de “aventura de texto”. Conforme o jogador avança nesse modo, eles encontram algo que chamamos de ações livres. Essas ações gratuitas permitem ao jogador selecionar onde no outro mundo eles querem ir para escolher que tipo de personagens eles querem conversar e que tipos de eventos eles querem ver acontecer, criando um jogo de aventura clássico com muitos caminhos ramificados.
A parte da batalha envolve batalhas táticas em sua jogabilidade, e um dos elementos mais importantes aqui é que as escolhas que o jogador fez durante a parte de drama afetam as condições da batalha ou mudam suas circunstâncias. Este é um elemento importante do jogo. Outra característica fundamental da parte da batalha é que os monstros evoluem durante as batalhas em si. Nas batalhas táticas deste jogo, como o jogador controla seus Digimons na luta, eles podem gastar energia para evoluir seus Digimons. Manter o Digimon em sua forma evoluída irá gastar a energia do jogador, mas o jogador pode explorar a fraqueza do inimigo ou derrotar inimigos para restaurar a energia que eles usam. Este elemento de jogabilidade torna-se um dos pontos focais da parte tática, forçando o jogador a cuidar de como eles gerenciam seus Digimons e como eles monitoram sua própria energia enquanto lutam.
Este foi realmente um elemento de jogabilidade que eu pessoalmente queria no jogo. O estilo de batalha tático original envolvia realmente usar a energia do jogador para evoluir Digimon em diferentes formas, e então armazenar energia e exigir gerenciamento de energia adequado pelo jogador, coletando mais energia explorando as fraquezas inimigas e derrotando-as, mas a satisfação de um jogador pode sentir através da derrota de seus inimigos, um por um através da evolução de seus Digimon em batalha foi realmente algo que eu pessoalmente queria ver incorporado no jogo.
■ Design de Personagens
Habu: Ao desenvolver o mundo original do jogo, pedimos a um ilustrador chamado Uichi Ukumo, que estará trabalhando com
Digimon pela primeira vez aqui, para desenvolver os designs de personagens para o
Digimon Survive. Queríamos que o mundo de
Survive fosse um mundo de ruína severa, o tipo de lugar trágico tão quebrado que poderia desaparecer a qualquer momento. Como estávamos desenvolvendo o mundo do jogo e seus recursos visuais, também queríamos criar personagens que parecessem um pouco diferentes dos jogos passados - personagens que pareciam familiares, personagens que pareciam pessoas que você conhecia, indivíduos gentis e transparentes que são É fácil amar e sentir-se parte da sua família. Eu acredito que o Uichi pegou essa imagem que nós tínhamos de fazer e desenhou o
Digimon personagens que mostram um tipo de personalidade muito diferente dos jogos
Digimon anteriores , usando um estilo de arte muito caloroso que ajuda os jogadores a sentirem parentesco com seus personagens.
■ Ponto de foco
Tsuzuki: Acredito que outro elemento no jogo que as pessoas no exterior realmente irão responder é a habilidade de fazer escolhas pessoais durante a parte dramática, e ver como o parceiro do jogador Digimon reagirá. O que realmente me atraiu no anime é como o show retratou os laços entre os humanos e seus Digimons, as conversas que eles tiveram e como eles se comunicaram, e eu acho que isso também era verdade para muitos de nossos fãs no exterior que cresceram assistindo o anime
Digimon .
■ Planos Futuros
Habu: Digimon realmente começou como um jogo de LCD, e as versões do jogo para consoles foram lançadas antes do anime. Eu realmente quero que as pessoas em todo o mundo, que começaram com o anime, saibam o quão maravilhoso é o mundo de
Digimon . De qualquer forma, no que diz respeito à série
Digimon Story , estamos trabalhando muito duro para desenvolver nossos próximos projetos para a série. E então nós temos
Digimon Survive, uma nova abordagem para os jogos que começamos. Nós vemos este jogo não tanto como um grande projeto, mas como um desafio que assumimos, e enquanto o jogo é reconhecidamente bastante antiquado, e muitos jogadores hardcore zombaram do jogo por serem antiquados, nós achamos que um jogo que ostenta uma espécie de universalidade, um tipo de diversão apoiado por anos de diversão - os jogos de cartas, por exemplo, não mudaram muito desde os velhos tempos, mas ainda permanecem fundamentalmente divertidos de se jogar. Com este jogo, nossa estratégia era atrair as pessoas a usar o fascínio de retornar a um estilo de jogo mais antigo e se concentrar em fazer isso da melhor forma possível. Nesse sentido, o jogo é um pouco antiquado, mas espero que possamos criar um jogo que as pessoas ainda gostem.