O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


O caso da Islandia, politica!

moskandre

Bam-bam-bam
Mensagens
9.182
Reações
5.859
Pontos
414
Estou no país. Me parece que em 2008 eles se afundaram tanto na crise econômica que perderam maior parte do poder aquisitivo. A Islândia é um país bem rústico e cheio de vulcões que fica exatamente em cima da fenda que divide as placas tectônicas da américa do norte e a da europa. Apesar de ser considerado um país europeu eles não fazem parte da união européia principalmente porque querem poder mandar em sua área costal e práticas de pescaria.

Se voce considerar o canadense como o francês que se perdeu no meio da floresta, o islandês é o viking que ficou pra trás quando os outros vikings voltaram pra Noruega. Eles são caladões mas sempre se abrem só com alguma conversa furada sobre tempo ou simplesmente um oi. Eles também querem saber sempre o que você acha do país deles. São um povo hardworking pra c***lho, e vivem tentando viver em lugares onde ninguém normalmente viveria. Reykjavik a capital é moderna e bonita mas o resto é cheio de fazendinhas e vilas costeiras vivendo da pesca ou logística.

Hoje eles conseguiram sair da crise, mas pra isso fizeram algo que não comentam muito por aí: mandaram um grande fuck off pros bancos, que eram em sua maioria ingleses e holandeses. Em um referendo 93% da população decidiu que não ia pagar porra nenhuma e não só expulsou os bancos do país como também prenderam muitos diretores envolvidos em lavagem de dinheiro. Após isso eles nacionalizaram os bancos, fizeram a moeda ficar difícil de se obter,demitiram todos (sim, TODOS) os políticos, refizeram a constituição e novas eleições. O mais interessante é que ninguém fala disso.

No meio dessa confusão surgiu o nome do John Gnarr. O cara é ex-vocalista de uma banda punk chamada "Nefrennsli" ("Nariz Escorrendo") e pra quebrar o pau da barraca ainda é disléxico. Ele criou um partido chamado "best party" e concorreu as eleições da prefeitura de Reykjavik com propostas como "trazer um urso polar ao zoológico" e "toalhas gratuitas em todas as piscinas". O cara ganhou e apesar de fazer palhaçadas como pular dentro da piscina com paletó e tudo na inauguração de um ginásio, desfilar de drag queen nas paradas gays do país... o mano ainda foi um dos mais influentes políticos do país e colocou a Islândia como exemplo em termos de igualdade social e tudo mais.

504860_490_225.jpg


O mano não é mais prefeito, mas acho fica uma lição interessante aqui, mesmo que em um ambiente controlado pois o país é minúsculo. A população ter tomado as rédeas e mandar um grande fuck the police pros bancos, a demissão de todos os cargos administrativos e reforma geral da política com certeza tiveram efeito e hoje estão colhendo os frutos.



fonte: http://forum.hangarnet.com.br/index.php?showtopic=144911
 

Snake Plissken

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
20.699
Reações
35.007
Pontos
734
O mais interessante é que ninguém fala disso.
Não falam pq é uma ilhota com 300 mil habitantes que ninguém dá um foda!

Qualquer cidade do Interior de SP tem mais gente que esse país.

Irrelevante política e economicamente, completamente isolada! Pode dar o calote que quiser, vai impactar nada na economia mundial, talvez uns dois dias de baixas nas bolsas européias e olhe lá.
 

ReInan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.524
Reações
7.570
Pontos
839
A Argentina também mandou os credores se fuderem. Deu super certo.
 

Jace

Bam-bam-bam
Mensagens
3.040
Reações
10.243
Pontos
303
Com uma população de expressivíssimos 300 mil habitantes, até eu faria milagre.
 

Damyen

Lenda da internet
Mensagens
34.422
Reações
70.263
Pontos
1.929
Agora tentemos fazer isso aqui no Brasil pra ver. Tenho curiosidade pra ver como ficaria nossa constituição escrita pelos políticos atuais.
 


JeanJacquesRosseau

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.772
Reações
21.072
Pontos
664
Será que foi bem assim mesmo ?

A Islândia é um país na put* que pariu e boa parte da comida vem de exportações. Acho meio dificíl que tenha sido assim mesmo...

Mas sei lá.
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.341
Reações
29.515
Pontos
1.424
A história é interessante mas realmente não tem como tratar um caso de sucesso em um país do tamanho de uma cidade média brasileira como a solução para nossos problemas.
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
A Islândia é um país pequeno em extensão e população... tem menos gente la que em Ribeirão Preto, que é só a quarta maior cidade do estado de SP. Eles tem também homogeneidade cultural.

Aqui no Brasil qqr tentativa de mudança mais radical já se enrosca nas nossas diferenças. Se até eleição já gera briguinha do pessoal por causa de dois partidos (PT e PSDB) que são exatamente a mesma b*sta em todos os sentidos, imagina uma mudança mais radical. Termina em Guerra Civil, no mínimo padrão de 1932 ou Canudos (em mortes e destruição).

Eu pessoalmente acho que pras coisas funcionarem tem que ter independência em nível micro territorial, e no Brasil tudo sempre foi muito centrado... e sempre será, pq pro "conoré" do Maranhão continuar perpetuando seu poder tem que, de alguma maneira, desviar recursos do Sudeste, e coisas desse tipo. Podem pegar os países grandes (tanto em território quanto população) e verão que todos os grandes e populosos são cheios de problemas... até os EUA sofrem demais com seu tamanho e só seguram a onda pq são muito ricos e seus estados tem bastante autonomia política.

Sobre a Islândia... pago pau pros caras pois eles foram muito ousados, mas tb calculistas... muita coisa ali pode parecer loucura, mas tudo faz muito sentido, até o drag-mor:klolz
 
Topo Fundo