O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


O futebol nos EUA. Poderá ser popular algum dia?

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Algo que é de conhecimento popular é que os EUA são uma b*sta no futebol. Na Copa de 2018 por exemplo, eles nem se classificaram, como foi discutido nesse vídeo de 2017 por exemplo:




E forma de se jogar futebol nos EUA é diferente do que é no Brasil, no resto da América Latina ou mesmo na Europa e na Ásia. Já vi americanos dizerem que o futebol é "muito barato" e que lá eles focam em esportes mais caros, como a NFL e o Baseball. Os EUA talvez sejam o único país no mundo inteiro onde o Messi e o CR7 podem provavelmente andar em paz nas ruas sem serem abordados por ninguém:





Há chances desse cenário algum dia mudar? A Copa de 2026 vai ser realizada lá. Isso poderia ter algum impacto no futebol por lá?
Embora algumas razões do contexto que temos serem muito evidentes, ainda assim é esquisito, olhando sem contexto algum, que um país com 300 milhões de habitantes e a maior economia do mundo não consiga produzir resultados relevantes em um esporte como o futebol. A MLS (liga dos EUA) mesma é nada mais que uma liga de descanso pra jogadores famosos quando eles não conseguem mais competir nos clubes europeus.

Se bobear em breve a gente vai ver a China, que não tem um grande histórico no esporte, mas hoje investe dinheiro em tudo que pode, incluindo nos esportes em geral e no futebol, produzir resultados muito melhores do que os EUA já conseguiram alguma vez na história.
 

overoad

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.122
Reações
28.757
Pontos
1.409
Creio que o distanciamento com o futebol tenha muito a ver com a cultura do povo de lá. Eles tem uma cultura de "achievements" muito forte.
Pra eles é muito esquisito um jogo em que não importa o esforço que se faça, não se consiga marcar nenhum "ponto" em muitas partidas. A característica de scores baixos do futebol não entra na cabeça deles. Pra eles fica parecendo que é "coisa de derrotado".
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Creio que o distanciamento com o futebol tenha muito a ver com a cultura do povo de lá. Eles tem uma cultura de "achievements" muito forte.
Pra eles é muito esquisito um jogo em que não importa o esforço que se faça, não se consiga marcar nenhum "ponto" em muitas partidas. A característica de scores baixos do futebol não entra na cabeça deles. Pra eles fica parecendo que é "coisa de derrotado".

Sim, eu também já escutei esse argumento. Eles gostam do basquete porque no basquete você pontua muito. Eles gostam do Baseball porque dificilmente vai haver um jogo onde não há pontuação. Eles gostam da NFL (que chamam de futebol embora quase não se use as pernas e a bola juntas) porque há pontuação o tempo todo.

Só no futebol mesmo que você tem jogos com pontuação 0-0. Em poucos esportes isso acontece.

Em todo caso, cada vez há mais hispânicos nos EUA, e estes por sua vez costumam adorar futebol. Me pergunto se isso não vai alterar a cultura local e a visão dela em relação ao esporte drasticamente em algum momento.

Porém, vale ressaltar alguns fatos: o CR7 é a pessoa mais seguida no Instagram no mundo, e ao mesmo tempo é um desconhecido pra uma parte considerável da população dos EUA. Sendo o futebol popular lá ou não, isso não deixa de ter seu nível de bizarrice.
 

Bellri Zenam

Supra-sumo
Mensagens
775
Reações
1.408
Pontos
158
Talvez, mas vai ser por causa da população latina de lá, não o americano branco/negro típico. Por outro lado, a média de audiência do futebol lá já passou a de Hockey e hoje é o 4º em audiência.

E nem é tanto questão cultural. Pode parecer loucura, mas certos países no Sudeste Asiático tem o futebol como esporte principal e mesmo assim não conseguem destaque (a Indonésia é o mais curioso de todos, a população é enorme, fanática pelo esporte e nem na região eles conseguem algo - são mais fracos que a Tailândia e Vietnã por exemplo). O que ocorre na minha opinião é uma soma de fatores nos dois países: biótipo que não favorece o esporte, uma liga que não ajuda muito no desenvolvimento geral (draft não funciona pra futebol) e os atletas de maior rendimento simplesmente preferem outros esportes.

Agora, se a seleção dos EUA virar um conglomerado de latinos, talvez eles consigam algumas coisas em termos de título com o tempo.
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Não enquanto continuarem chamando de "Soccer"

E copa não muda isso, teve em 1994 lá e havia o mesmo papo, de que depois da copa o futebol deles iria se fortalecer e tal.... mas até agora nada

Sim, mas naquela época você não tinha tantos latinos ao longo do país inteiro quanto tem hoje. Como o Bell falou, pode ser que isso fortaleça o esporte na região.


Talvez, mas vai ser por causa da população latina de lá, não o americano branco/negro típico. Por outro lado, a média de audiência do futebol lá já passou a de Hockey e hoje é o 4º em audiência.

E nem é tanto questão cultural. Pode parecer loucura, mas certos países no Sudeste Asiático tem o futebol como esporte principal e mesmo assim não conseguem destaque (a Indonésia é o mais curioso de todos, a população é enorme, fanática pelo esporte e nem na região eles conseguem algo - são mais fracos que a Tailândia e Vietnã por exemplo). O que ocorre na minha opinião é uma soma de fatores nos dois países: biótipo que não favorece o esporte, uma liga que não ajuda muito no desenvolvimento geral (draft não funciona pra futebol) e os atletas de maior rendimento simplesmente preferem outros esportes.

Agora, se a seleção dos EUA virar um conglomerado de latinos, talvez eles consigam algumas coisas em termos de título com o tempo.

Isso do draft é foda. Os melhores atletas do país fogem do futebol como forma de ganhar a vida.

Não que todo atleta vá ser bom em futebol. Um fisiculturista mesmo pode ser excelente em levantar pesos e não ter habilidades pra sequer driblar, o mesmo valendo pra um jogador de vôlei ou de basquete, mas não deixa de ser curioso que os atletas mais capazes de lá fujam do esporte em questão.
 


Bellri Zenam

Supra-sumo
Mensagens
775
Reações
1.408
Pontos
158
Sim, mas naquela época você não tinha tantos latinos ao longo do país inteiro quanto tem hoje. Como o Bell falou, pode ser que isso fortaleça o esporte na região.




Isso do draft é foda. Os melhores atletas do país fogem do futebol como forma de ganhar a vida.

Não que todo atleta vá ser bom em futebol. Um fisiculturista mesmo pode ser excelente em levantar pesos e não ter habilidades pra sequer driblar, o mesmo valendo pra um jogador de vôlei ou de basquete, mas não deixa de ser curioso que os atletas mais capazes de lá fujam do esporte em questão.

Na verdade os atletas de Futebol Americano em específico talvez poderiam desempenhar melhor no Futebol, baseball e basquete são muito diferentes de fato.

Se bem que nem as sobras do Futebol Americano conseguem formar uma seleção boa de Rugby por lá...
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Na verdade os atletas de Futebol Americano em específico talvez poderiam desempenhar melhor no Futebol, baseball e basquete são muito diferentes de fato.

Se bem que nem as sobras do Futebol Americano conseguem formar uma seleção boa de Rugby por lá...

O que é impressionante é que a NFL é uma coisa que só existe lá. É muito bonito de ver, mas é mais um espetáculo midiático muito bem feito onde os caras podem se machucar do que um esporte em si.

O único lugar que eu sei que tem algo do tipo além dos EUA é a Alemanha, que tem uma seleção inclusive e já exportou alguns players pros EUA, mas só isso. Fora Alemanha, acho que não tem mais nenhum. De qualquer jeito, na hora de competir no rugby (que tem vários campeonatos ao redor do mundo), eles não parecem grande coisa.

É como se eles quisessem competir com o resto do mundo de propósito. Não atoa mais pros estados do sul tem gente que chama o futebol de "sissyball" por lá, desconsiderando que caras como o CR7 são atletas de altíssimo nível.
 

The End.

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.075
Reações
26.388
Pontos
703
Popular igual o Basquete ou o Eggball é impossível.

Mas imagino que a popularidade do futebol deve ter crescido um pouco nesses últimos anos.
A seleção feminina é muito boa e os times da MLS trouxeram várias estrelas da Europa.

Até que a seleção masculina já teve bons jogadores como o Howard, Dempsey, Donovan, Bradley e Jones que chegaram a jogar em campeonatos europeus.
Hoje tem o Pulisic que é um jovem talento. A Copa de 2026 também pode ajudar.
 

Tatuira Mamicuda

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.353
Reações
23.699
Pontos
1.274
Eu tenho a leve impressão que o Futebol para os americanos seria um esporte marginalizado por gênero.

Lá, futebol é esporte de mulher. Posso estar falando bobagem, mas é a impressão que me passa através da mídia, filmes e etc. Tanto que as americanas são as melhores do mundo.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.879
Reações
50.996
Pontos
1.003
Na verdade os atletas de Futebol Americano em específico talvez poderiam desempenhar melhor no Futebol, baseball e basquete são muito diferentes de fato.

Se bem que nem as sobras do Futebol Americano conseguem formar uma seleção boa de Rugby por lá...
Um Raheem Mostert da vida é TITULAR no Vitória
 

overoad

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.122
Reações
28.757
Pontos
1.409
Sobre p rugby, digo que é MUITO superior a NFL.

E já criei animosidade entre os dois hosts de um airbnb em que fiquei em 2018 dizendo que eu preferia o rugby e um deles, que já tinha morsdo em varios países do mundo, concordou comigo. Isso gerou uma discussão dele com o companheiro dele.

Enviado de meu SM-A705MN usando o Tapatalk
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Eu tenho a leve impressão que o Futebol para os americanos seria um esporte marginalizado por gênero.

Lá, futebol é esporte de mulher. Posso estar falando bobagem, mas é a impressão que me passa através da mídia, filmes e etc. Tanto que as americanas são as melhores do mundo.

Eu também tenho essa leve impressão, mas o curioso é que na infância os meninos de lá costumam jogar bastante (não atoa existe a expressão "soccer moms"). Me parece não ser só algo por gênero, mas também por variantes econômicas.
 

Bellri Zenam

Supra-sumo
Mensagens
775
Reações
1.408
Pontos
158
Sobre p rugby, digo que é MUITO superior a NFL.

E já criei animosidade entre os dois hosts de um airbnb em que fiquei em 2018 dizendo que eu preferia o rugby e um deles, que já tinha morsdo em varios países do mundo, concordou comigo. Isso gerou uma discussão dele com o companheiro dele.

Enviado de meu SM-A705MN usando o Tapatalk

O pior é que nem no Rugby League os caras vingam, que tem um set de skills mais próximo do FA que o Union.

E sim, ainda que eu goste de ambos, prefiro Rugby também. Mas principalmente o League.
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
O pior é que nem no Rugby League os caras vingam, que tem um set de skills mais próximo do FA que o Union.

E sim, ainda que eu goste de ambos, prefiro Rugby também. Mas principalmente o League.

Isso só reforça a ideia que a NFL é muito mais uma pirotecnia midiática onde brutamontes ficam com mal de parkinson do que um esporte de fato.








A impressão que dá é que os americanos gostam justamente pela teatralidade da coisa toda, pelo espetáculo em si, pelas comemorações dos touchdowns e cheerleaders, do que pelo esporte em si. No futebol o pessoal até gosta, mas as "danças de comemoração" tão longe de ser o que os fãs mais curtem ver.

É um grande espetáculo, bem produzido, bem bonito, mas é mais um espetáculo do que um esporte.
 

Havokdan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.520
Reações
10.091
Pontos
764
Futebol é o grande esporte global, o Futebol Americano é o Futebol Americano, os grandes esportes que os americanos mais gostam que é Futebol Americano, Beisebol, Basquete e Hóquei, apenas o Basquete é mais "internacional" e tem potencial para chegar a qualquer lugar. Futebol nos EUA estão em crescimento, mas não acho que vá chegar ao primeiro lugar que é do Futebol Americano.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.879
Reações
50.996
Pontos
1.003
Isso só reforça a ideia que a NFL é muito mais uma pirotecnia midiática onde brutamontes ficam com mal de parkinson do que um esporte de fato.








A impressão que dá é que os americanos gostam justamente pela teatralidade da coisa toda, pelo espetáculo em si, pelas comemorações dos touchdowns e cheerleaders, do que pelo esporte em si. No futebol o pessoal até gosta, mas as "danças de comemoração" tão longe de ser o que os fãs mais curtem ver.

É um grande espetáculo, bem produzido, bem bonito, mas é mais um espetáculo do que um esporte.

Ta precisando ver Peyton Manning jogar
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Ta precisando ver Peyton Manning jogar

Existem jogadores muito bons, mas não creio que só eles, com talento, sustentem o espetáculo que é a NFL.

Futebol é o grande esporte global, o Futebol Americano é o Futebol Americano, os grandes esportes que os americanos mais gostam que é Futebol Americano, Beisebol, Basquete e Hóquei, apenas o Basquete é mais "internacional" e tem potencial para chegar a qualquer lugar. Futebol nos EUA estão em crescimento, mas não acho que vá chegar ao primeiro lugar que é do Futebol Americano.

Hóquei eu sei que faz sucesso em outros países frios, mas fica apenas nisso, até pela forma como o esporte pode ser jogado. O Baseball também tem certa internacionalidade, é muito popular no Uruguai (logo embaixo do Brasil), no Japão e em mais alguns lugares.
Em relação ao Baseball, eu vejo que a galera gosta mais da parte que envolve a bola e o taco, mas não conhece as regras do resto do game.

Mas fora isso, todos eles são bem isolados mesmo.
 
Ultima Edição:

overoad

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.122
Reações
28.757
Pontos
1.409
Existem jogadores muito bons, mas não creio que só eles, com talento, sustentem o espetáculo que é a NFL.



Hóquei eu sei que faz sucesso em outros países frios, mas fica apenas nisso, até pela forma como o esporte pode ser jogado. O Baseball também tem certa internacionalidade, é muito popular no Uruguai (logo embaixo do Brasil), no Japão e em mais alguns lugares.
Em relação ao Baseball, eu vejo que a galera agora a parte que envolve a bola e o taco, mas não conhecem as regras do resto do game.

Mas fora isso, todos eles são bem isolados mesmo.

Em boa parte do Caribe (incluindo a parte continental, Venezuela, por exemplo) o baseball é bastante popular.

Enviado de meu SM-A705MN usando o Tapatalk
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Em boa parte do Caribe (incluindo a parte continental, Venezuela, por exemplo) o baseball é bastante popular.

Enviado de meu SM-A705MN usando o Tapatalk

Sim, dentro da América Latina o Brasil é como se fosse uma ilha onde o Baseball não tem penetração, mas ele é forte em outros países latinos.
 

Havokdan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.520
Reações
10.091
Pontos
764
Existem jogadores muito bons, mas não creio que só eles, com talento, sustentem o espetáculo que é a NFL.



Hóquei eu sei que faz sucesso em outros países frios, mas fica apenas nisso, até pela forma como o esporte pode ser jogado. O Baseball também tem certa internacionalidade, é muito popular no Uruguai (logo embaixo do Brasil), no Japão e em mais alguns lugares.
Em relação ao Baseball, eu vejo que a galera agora a parte que envolve a bola e o taco, mas não conhecem as regras do resto do game.

Mas fora isso, todos eles são bem isolados mesmo.
Existem inúmeros esportes, eu mesmo não tenho ideia, mas em quantos países esses esportes do top 5 americano também são tops 5 em outros? Em um e outro vc vai encontrar esses esportes. Eu li em algum lugar, talvez na wikipedia, que liga de futebol americana já tinha ultrapassado o valor de dinheiro envolvido do hóquei com potencial de alcançar o terceiro lugar em breve.

Aqui:

173533
Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Sports_in_the_United_States
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Existem inúmeros esportes, eu mesmo não tenho ideia, mas em quantos países esses esportes do top 5 americano também são tops 5 em outros? Em um e outro vc vai encontrar esses esportes. Eu li em algum lugar, talvez na wikipedia, que liga de futebol americana já tinha ultrapassado o valor de dinheiro envolvido do hóquei com potencial de alcançar o terceiro lugar em breve.

Aqui:

Visualizar anexo 173533
Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Sports_in_the_United_States

Até comentaram mais cedo aqui no tópico mesmo que o futebol (soccer aí na tabela) ultrapassou o Hockey. Pode ser que em breve aumente.

Apesar disso, provavelmente ainda é o único país do mundo onde o Cristiano Ronaldo e o Messi podem andar tranquilos na rua.

Talvez isso mude se os EUA conseguirem produzir uma seleção de excelência ou ao menos com competência o suficiente pra gerar engajamento. Com os latinos crescendo por lá, isso se torna cada vez mais possível.
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
Os Estados Unidos já conseguiram chegar nas quartas na copa de 2002 e um terceiro lugar na copa de 1930, a primeira na história. Em contrapartida, a seleção feminina é tetra olímpica (a masculina já conseguiu uma prata contra o Canadá em 1904) e tetra mundial.

A solução seria ou aproveitar os imigrantes latinos, ou mesmo pedir ajuda para o pessoal da confederação feminina para deixar o time masculino competitivo. Isso sem contar fortalecer a liga igual para deixá-la competitiva, isso poderia vim fazendo um acordo para entrar na libertadores (aí teria como atrair muitos jogadores interessados em disputar da Europa, como ocorre com o Gignac no Tigres).
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.725
Reações
14.821
Pontos
503
Mas de 1994 pra cá os EUA vem tendo bons resultados nas copas. Nessa copa de 2018 eles foram sendo muito azarados e nem classificaram (aliás estão com uma geração mais fraca). 1998 deram azar de cair no grupo com a Alemanha que estava muito bem. 2006 venderam caro uma derrota para a República Checa que, na época, contava com um dos melhores do mundo, Nedved.

O problema é que eles querem deixar a MLS no mesmo modelo da NFL, NHL, MLB e NBA. Não querem entender que deixar o futebol no mesmo modelo dos outros esportes é danoso. Mas esse modelo é o orgulho nacional deles.
 

s0ier

Camisa 10 da OS
Mensagens
7.515
Reações
17.388
Pontos
503
Acho que as pessoas em geral não tem interesse em mais de um esporte ao mesmo tempo. Quem gosta de futebol americano não deve estar afim de abrir os olhos pra o futebol comum, por exemplo. Imagine, eles crescem falando sobre futebol americano, zoando os times dos amigos, vendo jogos etc. Alguns podem até gostar de futebol americano e basquete, mas fica por aí.

No Brasil a gente ama o futebol desde criança, com nem 3 anos de idade a gente já tá correndo pela casa chutando bola de dente de leite pra todo canto. Na escola é futebol 99% nas aulas de educação física, na TV só se fala de futebol quase que exclusivamente e tal, é cultural demais.

Eu mesmo não tenho interesse algum em futebol americano. Quando passa na ESPN eu me esforço pra tentar assistir mas acho sem graça, para toda hora, bem chato.

---

A MLS em si está melhorando com o passar dos anos, mas não necessariamente pelo aumento do interesse dos americanos, e sim por que eles possuem uma economia muito forte.
 

s0ier

Camisa 10 da OS
Mensagens
7.515
Reações
17.388
Pontos
503
E mais, apesar de não achar que a popularidade do futebol nos EUA vá aumentar rapidamente, eles já possuem média de público mais altas que a maioria dos clubes do Brasil. Sem contar que são mais estruturados, tem saúde financeira muito melhor etc.

Na real a única coisa que eles ainda não tem tanto é qualidade de jogo em si, mas isso muda aos poucos.

E novamente sobre números em si, os clubes do Brasil possuem milhões de torcedores mas que no fim meio que não serve de nada. Tirando a torcida do Corinthians que é muito presente e a do Flamengo que melhorou bem o público nos últimos anos devido a boa fase, o resto não consome produtos do clube, não gasta com ingressos, pay-per-view etc, no máximo infla os números da torcida mesmo.

Tem clube europeu que mal mal tem 1 milhão de torcedores e ainda sim não faz um jogo sequer com cadeiras vagas no estádio.
 

Bellri Zenam

Supra-sumo
Mensagens
775
Reações
1.408
Pontos
158
E mais, apesar de não achar que a popularidade do futebol nos EUA vá aumentar rapidamente, eles já possuem média de público mais altas que a maioria dos clubes do Brasil. Sem contar que são mais estruturados, tem saúde financeira muito melhor etc.

Na real a única coisa que eles ainda não tem tanto é qualidade de jogo em si, mas isso muda aos poucos.

E novamente sobre números em si, os clubes do Brasil possuem milhões de torcedores mas que no fim meio que não serve de nada. Tirando a torcida do Corinthians que é muito presente e a do Flamengo que melhorou bem o público nos últimos anos devido a boa fase, o resto não consome produtos do clube, não gasta com ingressos, pay-per-view etc, no máximo infla os números da torcida mesmo.

Tem clube europeu que mal mal tem 1 milhão de torcedores e ainda sim não faz um jogo sequer com cadeiras vagas no estádio.

Mas isso é por causa da característica patética do torcedor brasileiro: o brasileiro não torce por um time, ele torce pra vencer. Não se aprecia o esporte, se aprecia título. Não é a toa que times pequenos de grandes cidades tem uma torcida muito pequena ou mesmo inexistente.

Tem clube Argentino na segunda ou terceira divisão que lota estádio, sendo as vezes o 8º ou 9º clube de Buenos Aires. No Rio não consigo imaginar uma partida lotada do Bonsucesso ou Olaria hoje em dia.
 

Bellri Zenam

Supra-sumo
Mensagens
775
Reações
1.408
Pontos
158
Eu já acho o modelo deles o melhor possível para esporte profissional.

Pra futebol não funciona, uma vez que o resto do mundo utiliza jogadores com 16 anos no profissional já enquanto um americano fica 4 anos jogando contra universitários em um nível mais baixo que a A3 do Paulista. O cara não desenvolve nada dessa forma.

Aliás, nem pro Baseball isso serve mais (tanto que hoje um jogador pode ir direto do High School pro profissional). Os EUA demoraram 4 edições pra vencer uma Copa do Mundo de Baseball justamente porque outros países conseguem igualar o nível mesmo sem ter um sistema igual.

Agora, se você em termos de equilíbrio ou qualidade geral das ligas, aí sim eu concordo. Mas no final das contas o que pesa é $$$ mesmo.
 

Seu Oscar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.025
Reações
6.891
Pontos
704
Agora, se você em termos de equilíbrio ou qualidade geral das ligas, aí sim eu concordo. Mas no final das contas o que pesa é $$$ mesmo.
É por conta disso mesmo. Quanto mais equilibrada a liga, esportivamente, mais forte, ela será, mais grana irá ser gerada, mais talentos vão querer ir pra lá.
 

s0ier

Camisa 10 da OS
Mensagens
7.515
Reações
17.388
Pontos
503
Mas isso é por causa da característica patética do torcedor brasileiro: o brasileiro não torce por um time, ele torce pra vencer. Não se aprecia o esporte, se aprecia título. Não é a toa que times pequenos de grandes cidades tem uma torcida muito pequena ou mesmo inexistente.

Tem clube Argentino na segunda ou terceira divisão que lota estádio, sendo as vezes o 8º ou 9º clube de Buenos Aires. No Rio não consigo imaginar uma partida lotada do Bonsucesso ou Olaria hoje em dia.
Isso é verdade. Quantas vezes a gente já não escutou algum conhecido falando que "desistiu" do time?

Por isso que eu sempre dou risada quando escuto alguém falar que o Brasil é o país do futebol. Digo, se estiver se referindo à gostar de jogar futebol tudo bem, realmente a maioria dos homens do país jogam e gostam do esporte em si, mas se for falando sobre torcer etc, jamais. JAMAIS. Os argentinos mesmo dão de 1.000 a zero na gente em questão de paixão. Os europeus também etc.
 

Bellri Zenam

Supra-sumo
Mensagens
775
Reações
1.408
Pontos
158
Aliás, falando de diferenças entre "Liga Americana x Outra Liga mais Próxima", é só pensar assim:

NFL >>>>>>>>>>>>> XFL ou CFL >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> X-League (Japão)
NBA >>>>>>>> Euroleague
MLB >>>>> NPB (Japão)
NHL >>> KHL



EPL > (Coloque umas 15 ligas aqui e uns 50 sinais de maior) > MLS
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Isso é verdade. Quantas vezes a gente já não escutou algum conhecido falando que "desistiu" do time?

Por isso que eu sempre dou risada quando escuto alguém falar que o Brasil é o país do futebol. Digo, se estiver se referindo à gostar de jogar futebol tudo bem, realmente a maioria dos homens do país jogam e gostam do esporte em si, mas se for falando sobre torcer etc, jamais. JAMAIS. Os argentinos mesmo dão de 1.000 a zero na gente em questão de paixão. Os europeus também etc.

Olha que eu não sou nenhum pouco simpatizante do Vasco, mas se for ver, talvez seja o time com a torcida mais fiel.

O Flamengo (que é o meu time) consegue manter um nível por não fazer extremamente feio nos campeonatos que geralmente joga, mas não penso que seja a torcida mais fiel. Se amanhã o Flamengo for rebaixado por exemplo, muita gente vai "desistir" do time como você apontou.

Só que, linkando esse tema ao assunto do tópico, eu tenho a impressão que essa coisa de "gostar de vencedores" também acontece com os EUA. O fato de eles não terem boas equipes por lá me faz pensar que isso seja um dos fatores pelo qual o esporte é tão desprezado.

E assim, existem esportes por lá que são menos populares, mas ao mesmo tempo mais aceitos (parece contraditório eu dizer isso, mas não é), como o vôlei. Digo, você não vê o The Daily Wire chamar o vôlei de "bastard socialist sport" como eles já se referiram ao futebol.
OBS.: Estou fazendo uma menção a um jornal norte-americano que falou isso sobre o futebol, não compactuando com a visão política dele sobre o esporte, ou falando de política em si.
 
Topo Fundo