O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


O problema das scanlines da Sony Wega [Atualizado]

keanu_yves

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
746
Reações
979
Pontos
543
Este post é direcionado principalmente a quem utiliza consoles 480i (PS2, Dreamcast, Gamecube e até alguns jogos do N64) plugado nas TV's de tubo Sony Wega, em especial, com os chassis BA-5D.

SCANLINES SÃO SEMPRE BEM VINDAS?
Este é o problema a ser debatido neste tópico, mas, antes, precisamos de algumas introduções para nos familiarizarmos com o assunto.

Ps.: Este tópico foi totalmente escrito por um absoluto leigo e apenas curioso no assunto. Toda e qualquer correção e informação será muito bem vinda.

O que são scanlines?

Nos anos 1940, o Governo americano estipulou um padrão para as televisões comerciais e suas transmissões. Estipularam pro mercado que as TV's teriam 525 linhas e 30fps (quadros por segundo). É o que chamamos hoje de resolução 480i.

O que diferencia 480i de 480p?

A letra "i" vem de interlaced que é um método de varredura das tv's de tubo. Resumidamente, funciona assim: A TV exibe sua imagem varrendo linhas de cima pra baixo. O método de entrelaçamento exibe as linhas ímpares primeiro, e em seguida, exibe as linhas pares (é tudo tão rápido que nem percebemos):

004_11.jpg


Já em 480p, a letra "p" vem de varredura progressiva. As linhas, desta vez, são exibidas uma seguida da outra:

INTERLAC.GIF



Desta forma, a varredura progressiva exibe um resultado melhor, principalmente, por não haver entrelaçamento, não há trêmulo na troca de linhas, fica tudo mais suave, segue a comparação:

Interlacingani2.gif




Mas, exibir 480 linhas progressivas sai mais caro que 480 linhas entrelaçadas. E quando a indústria dos jogos entra em cena, a coisa piora. Se era caro exibir 480i em filmes e programas de TV, pra consoles ficava mais difícil ainda. O que fizeram foi uma tática bem engenhosa: Ao invés da TV exibir 480 linhas, os consoles exibiriam apenas a metade, 240 linhas. Mas, para a imagem não fica menor na TV, preencheram esse "vazio" com linhas pretas, pra "aumentar a resolução" dos jogos. Uma grande "ilusão de ótica". Estas linhas pretas que preencheram este vazio são hoje as famosas scanlines:

100229"Pra quê 480 linhas se posso preencher metade com o vazio??"


Resoluções maiores não era a única preocupação. Se você prestou atenção na penúltima imagem, percebeu que as imagens entrelaçadas dão uma sensação trêmula, em inglês, flickering, efeito causado devido a alternância de exibição das linhas ímpares e pares. A indústria de games, obviamente, não queria este flickering em seus jogos, mas, ao mesmo tempo, não conseguiria bancar 480 linhas progressivas. Desta forma, diminuindo o número de linhas para 240, conseguiria executar a varredura progressiva. Assim, os 240p torna-se padrão durante décadas.


Quando os consoles ultrapassam as televisões...

Desde o padrão americano estipulado lá na década de 40, todas as TV's tinham como padrão a forma de exibição em 480i, e isso perdurou praticamente até os anos 2000, pra arredondar. Acontece que, outrora, a tecnologia evoluiu e os custos de produção diminuíram, e os consoles passaram a conseguir exibir facilmente conteúdos com 480 linhas progressivas. Acontece quê: Todas as televisões nas nossas casas, exibiam apenas 480i. Chegamos, enfim, a nossa questão: A geração de consoles 480p, chegam pra maioria de nós em 480i, e vem o grande problema: flickering.


Eis o resultado de quando eu ligo meu Nintendo Wii (com saída 480p) na minha TV de tubo que exibe apenas 480i:

100233


Com o homebrew WiiMC (central multimídia pra o Nintendo Wii), fica bem evidente quando se muda de 240p pra 480i, isto também interfere ao assistir vídeos no console:

101619


E o que a Sony Wega tem a ver com tudo isso?

As tv's Sony Wega com chassi BA-5D, que incluem os modelos nacionais KV-FS e KV-FV, principalmente as de 29' (nem todas as Wegas tem esta ferramenta, fique atento), possuem um método de desentrelaçamento (deinterlaced) "escondido" no Menu de serviços, nomeado como "INTL". Este método nada mais faz do que montar um sinal progressivo à partir de um sinal entrelaçado (mas não é um sinal progressivo, é uma espécie de simulação). Eis um dos motivos destes modelos de TV serem tão procurados atualmente pelos retrogamers. Esta função basicamente tem dois objetivos: Acabar com o flickering dos jogos e simular uma conversão dos sinais nativos 480i para 240p (o que acrescenta as scanlines). Muitos pensam que a função é apenas acrescentar scanlines em sinais 480i, mas não é isso, pois sinais 480i não precisam e não possuem scanlines.



Mas, nada é perfeito. Nesta opção (que no menu de serviços vai de 0 a 3), se você seleciona 0: elimina por completo o flickering em sinais 480i, solucionando este problema, mas, em consequência, deixa a imagem mais borrada, menos nítida. Já selecionando 2 e 3, a TV simula 240p deixando os jogos de 480i com scanlines, todavia, o flickering vem com tudo, como nas imagens acima.


Scanlines com flickering e melhor definição? Ou sem flickering e menos nítida? Qual você escolhe?


Existem alternativas?


Sim. Se você quer rodar 480i com scanlines e sem flickering, existem conversores pra isso. Mas prepare-se pra desembolsar muito dinheiro! Um modelo simples, como o TVone Corio 2, que, entre outras coisas, converte 480i para 240p sem flickering, sai na bagatela de 1 mil reais pelo Ebay, e encontrei um por 7 mil reais no Mercado Livre, no dia deste post. Assim sendo, a saída mais barata continua sendo a Sony Wega.


Então, de fato existe vantagem no chassi BA-5D??

Claro! Nem todos os jogos dão flickering. Um dos jogos que eu testei foi Kingdom Hearts de PS2 ligado com cabo componente, setado em 2, dá um pequeno flickering nos menus, mas setado em 3, roda melhor, com menos "tremedeira":

OBS.: A convergência da minha TV está zuada, ainda não tive ânimo pra abri-la e ajustar.

101615INTL: 0

101616INTL: 3



E em jogos 240p, como fica?

Existe uma singela mudança, quase imperceptível. Mas há uma definição maior na imagem setado em 3. Segue Super Mario World direto do SNES ligado em S-Vídeo (não sei sem com o RGB a coisa dá mais diferença!):



101613INTL: 0

101614INTL: 3


B
ônus: O jogo International Superstar Soccer 2000, quando configurado para "alta resolução" (necessário o Expansion Pak) eleva o jogo à incríveis 480i. Isso se comprova ao setar o INTL em 3, o jogo dá flickering, como em qualquer outro da geração seguinte, assim como some as scanlines da TV, preenchendo todas as linhas. Mas, é desnecessário! Melhor jogar o game com o sinal original com scanlines e principalmente com o fps normal - já que o game nessa resolução deixa-o baixíssimo. Mas fica bonito de se ver o N64 com esses gráficos!

101612480i: INTL: 0

101611480i: INTL: 3



Bônus 2: Pra quem utiliza do Virtual Console do Wii, é sabido que, devido a problemas com televisores incompatíveis com o 240p, a Nintendo - quando lançou os jogos do VC para Wii - escalonou os jogos pra rodar em 480 linhas. Mas é possível através de um código dentro do guia de operações do game (A+1 no Wiimote +Z no Nunchuk) deixar o game em 240p e rodar lindamente. Mas os games de N64 não são possíveis deixar em 240p. E a BA-5D é uma boa opção pra deixar esses games em seu sinal original. A desvantagem é que vem o flickering.



CONCLUSÃO


Rodar os consoles da 6ª geração em CRT's pode não ser a melhor opção devido ao flickering. Mas os modelos Wega (assim como outras por aí que também possuem esta função) contém a ferramenta deinterlaced que permite melhorar o sinal e retirar este trêmulo dos games. Mas não é uma ferramenta 100%, alguns jogos ficam bons, outros nem tanto. Acaba que pra cada game, você precisa entrar no menu de serviço e modificar o INTL pra menos ou pra mais, e isso acaba sendo chato com o tempo. Apesar do flickering na maioria dos jogos, jogar games com saída 480i com scanlines é bem legal. E há alternativas de diminuir o flickering, como diminuir brilho e contraste, ficar mais afastado da TV, assim como estar em um ambiente mais claro.

Pessoalmente prefiro os games sem flickering. E vocês, o que preferem?
 
Ultima Edição:

Aldi

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
8.031
Reações
5.647
Pontos
1.164
Muito legal, eu usei um Sony e depois uma Samsung, a Samsung no Svideo era excelente, melhor que a Sony, MAS a imagem nao dava enquadramento correto, então dei fim em tudo as tubos e comprei uma LCD 480p da Gradiente, e sensacional, ocupa pouco espaço e ligo tudo na Svideo, fica excelente.
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.909
Reações
4.600
Pontos
753
Super intetesante e técnico.
Qual sua profissão OP?

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk
 

Gustavo Reis

Bam-bam-bam
Mensagens
1.293
Reações
2.455
Pontos
453
Bom tópico.
Eu uso uma tv de tubo 29 da Panasonic, provavelmente uma das últimas fabricadas, tem surround, várias entradas de av e também de componente, acho ela excelente, depois vou procurar saber o código e modelo dela pra editar aqui.
 

Axônio

Larva
Mensagens
1
Reações
0
Pontos
1
Muito legal, eu usei um Sony e depois uma Samsung, a Samsung no Svideo era excelente, melhor que a Sony, MAS a imagem nao dava enquadramento correto, então dei fim em tudo as tubos e comprei uma LCD 480p da Gradiente, e sensacional, ocupa pouco espaço e ligo tudo na Svideo, fica excelente.
Olá, você pode me falar o dessa tv?
Alguém sabe mais algum modelo de tv com 480p nativo?
 


Aldi

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
8.031
Reações
5.647
Pontos
1.164
Olá, você pode me falar o dessa tv?
Alguém sabe mais algum modelo de tv com 480p nativo?
Opa, então é uma gradiente LCD2030, 480p. O megadrive mesmo fica muito bom em svideo, o snes excelente no mod componente. Assim como PS1/PS2 xbox wii... Alguns consoles, como o neogeo, fica ótimo mas da pra perceber que ele tem um pouco de interferência na svideo, mas na tubão tb tinha. Eu achei o melhor dos dois mundos para os meus retros. Tv de tubo eu nem penso em ter mais depois dessa tv.
bc0303996f03e8584dcb9e0c64cdd255.jpg


Enviado de meu S10 usando o Tapatalk
 

picafumo

Veterano
Mensagens
619
Reações
307
Pontos
113
Opa, então é uma gradiente LCD2030, 480p. O megadrive mesmo fica muito bom em svideo, o snes excelente no mod componente. Assim como PS1/PS2 xbox wii... Alguns consoles, como o neogeo, fica ótimo mas da pra perceber que ele tem um pouco de interferência na svideo, mas na tubão tb tinha. Eu achei o melhor dos dois mundos para os meus retros. Tv de tubo eu nem penso em ter mais depois dessa tv.
bc0303996f03e8584dcb9e0c64cdd255.jpg


Enviado de meu S10 usando o Tapatalk

Onde você comprou?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
 

Silverock®

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.816
Reações
6.318
Pontos
719
Games da primeira geração do progressive scan que são da 6º geração + wii vale a pena investir em LCD de baixa resolução, 480p ou Plasma EDTV 854x480 (mas aqui precisa ter cuidado com burn-in)

Agora se vc quer a melhor qualidade mesmo Pegar uma FullHD atual com baixo input lag e usar em conjunto com os consoles adaptados para saída hdmi > framemeister 720p > Mclassic 1080p> TV , ganha qualidade mas acrescenta um pouco de lag do framemeister mas nada que va atrapalhar, o mclassic é livre de lag

Algo que deve ser interessante tb é uma Pana 720p em conjunto com o mclassic, aliás quem não conhece o mclassic eu recomendo é ótimo para 480p/720p > 1080p/1440p

Outra alternativa monitor CRT de PC tb deixa a imagem bem bonita em conteúdo 480p desde que o sinal seja progressivo
 

keanu_yves

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
746
Reações
979
Pontos
543
O que eu vejo de ruím nas LCD são as cores, não parecem tão vivas. Eu ainda quero experimentar um CRT HD, mas é quase impossível achar uma.
 

Silverock®

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.816
Reações
6.318
Pontos
719
O que eu vejo de ruím nas LCD são as cores, não parecem tão vivas. Eu ainda quero experimentar um CRT HD, mas é quase impossível achar uma.

Nisso as oled se destacam melhor inclusive que crt em cores e preto, e tem input lag baixo tb que ajuda, problema é preço e principalmente burn-in
CRT HD eu ja tive 2 e nunca mais, deixou a desejar
 

Olmeca

Bam-bam-bam
Mensagens
246
Reações
157
Pontos
228
Nisso as oled se destacam melhor inclusive que crt em cores e preto, e tem input lag baixo tb que ajuda, problema é preço e principalmente burn-in
CRT HD eu ja tive 2 e nunca mais, deixou a desejar

vc acha q o resultado final do Xbox e PS2 > framemeister (ossc ?) > mclassic na Oled fica melhor do que em uma CRT Hd (Cineos ou Sony 36xbr800) ou plasma edtv?
 

Silverock®

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.816
Reações
6.318
Pontos
719
vc acha q o resultado final do Xbox e PS2 > framemeister (ossc ?) > mclassic na Oled fica melhor do que em uma CRT Hd (Cineos ou Sony 36xbr800) ou plasma edtv?

Sem duvida alguma contra a xbr desde seja uma Oled FullHD e de preferência usando o framemesiter pq ele pode colocar a imagem para 720p ou mesmo deixar em 480p e o mclassic faz o upscaling, ja a plasma edtv ou mesmo 1024x768 ou 720p eu gostaria de ver ela com o mclassic junto, deve ficar muito bom tb
 

galometal

Habitué da casa
Mensagens
273
Reações
454
Pontos
98
Primeiramente parabéns pleo tópico, arruma as imagens ae que não estão aparecendo, esse chassi ja esta sumindo do mercado galera aconselho irem atrás o quanto antes que não existe algo que se aproxime em qualidade de imagem com as ba 5d, só ela se equivale aos pvm e os tubos de arcade da época, falando aluém que tem dois monitores profissionais, o recuso intl é uma jóia escondida, e como o autor disse tem que saber regular entre o 2 e o 3 principalmente no caso do ps2, wii,cube e xbox classic ficam maravilhosos no nível 3
 

galometal

Habitué da casa
Mensagens
273
Reações
454
Pontos
98
Agora o detalhe a mais a ser falado é com relação ao ps2 e gamecube onde é possível rodar 100% da biblioteca no caso do cube e 70% no ps2 a 240p nativos, vou postar umas fotos aqui do ps2 com 240p nativos na ba 5d
 

Raph_friend

Novato
Mensagens
11
Reações
3
Pontos
13
Eu resolvi isso adquirindo um extron RGB 202 rxi (tenho 3 atualmente), que possui um esquema para adicionar scanline em 480i. O certo seria um emotia, mas é muito caro e raro.
 

keanu_yves

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
746
Reações
979
Pontos
543
Primeiramente parabéns pleo tópico, arruma as imagens ae que não estão aparecendo, esse chassi ja esta sumindo do mercado galera aconselho irem atrás o quanto antes que não existe algo que se aproxime em qualidade de imagem com as ba 5d, só ela se equivale aos pvm e os tubos de arcade da época, falando aluém que tem dois monitores profissionais, o recuso intl é uma jóia escondida, e como o autor disse tem que saber regular entre o 2 e o 3 principalmente no caso do ps2, wii,cube e xbox classic ficam maravilhosos no nível 3
Aqui aparecem as imagens, não sei quais estão com problemas.
 

onewaytrigger

Bam-bam-bam
Mensagens
1.023
Reações
1.181
Pontos
353
Tenho uma Wega KV 21FA210 e esse flickering nunca me incomodou, no PS2 ele varia de jogo pra jogo, uns que eu vejo onde é mais perceptível são nos Castlevanias, e mesmo assim não chega a me incomodar. No console usando cabo composto incomoda menos ainda. No PC usando o PCSX2 tem uma opção de deinterlace que remove o flickering mas eu nem uso.
 

Bergot

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.668
Reações
5.952
Pontos
704
Aqui aparecem as imagens, não sei quais estão com problemas.
"""Com o homebrew WiiMC (central multimídia pra o Nintendo Wii), fica bem evidente quando se muda de 240p pra 480i, isto também interfere ao assistir vídeos no console: """"

Desse paragrafo pra baixo as fotos estão todas com um circulo e um traço dentro....

100815
 

keanu_yves

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
746
Reações
979
Pontos
543
"""Com o homebrew WiiMC (central multimídia pra o Nintendo Wii), fica bem evidente quando se muda de 240p pra 480i, isto também interfere ao assistir vídeos no console: """"

Desse paragrafo pra baixo as fotos estão todas com um circulo e um traço dentro....

Visualizar anexo 100815
Obrigado. Alguém sugere um servidor de fotos pra eu consertar? Eu upei estas daí no Google porque aqui no fórum não aceitou as imagens.
 

galometal

Habitué da casa
Mensagens
273
Reações
454
Pontos
98
Obrigado. Alguém sugere um servidor de fotos pra eu consertar? Eu upei estas daí no Google porque aqui no fórum não aceitou as imagens.

único problema com relação ao 240p para filmes animes e etc é a questão que não é todo wii que roda dvd né, depois posto aqui os modelos aí é só colocar o dvd na bandeja e chorar com os scanlines, cara assisti interstellar e quase tive um infarto em 240p
 

galometal

Habitué da casa
Mensagens
273
Reações
454
Pontos
98
Tenho uma Wega KV 21FA210 e esse flickering nunca me incomodou, no PS2 ele varia de jogo pra jogo, uns que eu vejo onde é mais perceptível são nos Castlevanias, e mesmo assim não chega a me incomodar. No console usando cabo composto incomoda menos ainda. No PC usando o PCSX2 tem uma opção de deinterlace que remove o flickering mas eu nem uso.

exatamente varia de jogo pra jogo principalmente no ps2, mas nesse caso é só colocar os jogos em 240p e adeus flickering
 

Bergot

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.668
Reações
5.952
Pontos
704
exatamente varia de jogo pra jogo principalmente no ps2, mas nesse caso é só colocar os jogos em 240p e adeus flickering
"Colocar os jogos em 240p" No caso você fala forçar o 240p pelo "intl"? ou você usa o GMS pra forçar 240p também??
 

vigi_lante

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
82
Reações
314
Pontos
964
Seria interessante hospedar as imagens em outro lugar, porque aqui elas não apareceram.
 
Topo Fundo