keanu_yves
Ei mãe, 500 pontos!
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Este post é direcionado principalmente a quem utiliza consoles 480i (PS2, Dreamcast, Gamecube e até alguns jogos do N64) plugado nas TV's de tubo Sony Wega, em especial, com os chassis BA-5D.
Ps.: Este tópico foi totalmente escrito por um absoluto leigo e apenas curioso no assunto. Toda e qualquer correção e informação será muito bem vinda.
O que são scanlines?
Nos anos 1940, o Governo americano estipulou um padrão para as televisões comerciais e suas transmissões. Estipularam pro mercado que as TV's teriam 525 linhas e 30fps (quadros por segundo). É o que chamamos hoje de resolução 480i.
O que diferencia 480i de 480p?
A letra "i" vem de interlaced que é um método de varredura das tv's de tubo. Resumidamente, funciona assim: A TV exibe sua imagem varrendo linhas de cima pra baixo. O método de entrelaçamento exibe as linhas ímpares primeiro, e em seguida, exibe as linhas pares (é tudo tão rápido que nem percebemos):
Já em 480p, a letra "p" vem de varredura progressiva. As linhas, desta vez, são exibidas uma seguida da outra:
Desta forma, a varredura progressiva exibe um resultado melhor, principalmente, por não haver entrelaçamento, não há trêmulo na troca de linhas, fica tudo mais suave, segue a comparação:
Mas, exibir 480 linhas progressivas sai mais caro que 480 linhas entrelaçadas. E quando a indústria dos jogos entra em cena, a coisa piora. Se era caro exibir 480i em filmes e programas de TV, pra consoles ficava mais difícil ainda. O que fizeram foi uma tática bem engenhosa: Ao invés da TV exibir 480 linhas, os consoles exibiriam apenas a metade, 240 linhas. Mas, para a imagem não fica menor na TV, preencheram esse "vazio" com linhas pretas, pra "aumentar a resolução" dos jogos. Uma grande "ilusão de ótica". Estas linhas pretas que preencheram este vazio são hoje as famosas scanlines:
"Pra quê 480 linhas se posso preencher metade com o vazio??"
Resoluções maiores não era a única preocupação. Se você prestou atenção na penúltima imagem, percebeu que as imagens entrelaçadas dão uma sensação trêmula, em inglês, flickering, efeito causado devido a alternância de exibição das linhas ímpares e pares. A indústria de games, obviamente, não queria este flickering em seus jogos, mas, ao mesmo tempo, não conseguiria bancar 480 linhas progressivas. Desta forma, diminuindo o número de linhas para 240, conseguiria executar a varredura progressiva. Assim, os 240p torna-se padrão durante décadas.
Quando os consoles ultrapassam as televisões...
Desde o padrão americano estipulado lá na década de 40, todas as TV's tinham como padrão a forma de exibição em 480i, e isso perdurou praticamente até os anos 2000, pra arredondar. Acontece que, outrora, a tecnologia evoluiu e os custos de produção diminuíram, e os consoles passaram a conseguir exibir facilmente conteúdos com 480 linhas progressivas. Acontece quê: Todas as televisões nas nossas casas, exibiam apenas 480i. Chegamos, enfim, a nossa questão: A geração de consoles 480p, chegam pra maioria de nós em 480i, e vem o grande problema: flickering.
Eis o resultado de quando eu ligo meu Nintendo Wii (com saída 480p) na minha TV de tubo que exibe apenas 480i:
Com o homebrew WiiMC (central multimídia pra o Nintendo Wii), fica bem evidente quando se muda de 240p pra 480i, isto também interfere ao assistir vídeos no console:
E o que a Sony Wega tem a ver com tudo isso?
As tv's Sony Wega com chassi BA-5D, que incluem os modelos nacionais KV-FS e KV-FV, principalmente as de 29' (nem todas as Wegas tem esta ferramenta, fique atento), possuem um método de desentrelaçamento (deinterlaced) "escondido" no Menu de serviços, nomeado como "INTL". Este método nada mais faz do que montar um sinal progressivo à partir de um sinal entrelaçado (mas não é um sinal progressivo, é uma espécie de simulação). Eis um dos motivos destes modelos de TV serem tão procurados atualmente pelos retrogamers. Esta função basicamente tem dois objetivos: Acabar com o flickering dos jogos e simular uma conversão dos sinais nativos 480i para 240p (o que acrescenta as scanlines). Muitos pensam que a função é apenas acrescentar scanlines em sinais 480i, mas não é isso, pois sinais 480i não precisam e não possuem scanlines.
Mas, nada é perfeito. Nesta opção (que no menu de serviços vai de 0 a 3), se você seleciona 0: elimina por completo o flickering em sinais 480i, solucionando este problema, mas, em consequência, deixa a imagem mais borrada, menos nítida. Já selecionando 2 e 3, a TV simula 240p deixando os jogos de 480i com scanlines, todavia, o flickering vem com tudo, como nas imagens acima.
Scanlines com flickering e melhor definição? Ou sem flickering e menos nítida? Qual você escolhe?
Existem alternativas?
Sim. Se você quer rodar 480i com scanlines e sem flickering, existem conversores pra isso. Mas prepare-se pra desembolsar muito dinheiro! Um modelo simples, como o TVone Corio 2, que, entre outras coisas, converte 480i para 240p sem flickering, sai na bagatela de 1 mil reais pelo Ebay, e encontrei um por 7 mil reais no Mercado Livre, no dia deste post. Assim sendo, a saída mais barata continua sendo a Sony Wega.
Então, de fato existe vantagem no chassi BA-5D??
Claro! Nem todos os jogos dão flickering. Um dos jogos que eu testei foi Kingdom Hearts de PS2 ligado com cabo componente, setado em 2, dá um pequeno flickering nos menus, mas setado em 3, roda melhor, com menos "tremedeira":
OBS.: A convergência da minha TV está zuada, ainda não tive ânimo pra abri-la e ajustar.
INTL: 0
INTL: 3
E em jogos 240p, como fica?
Existe uma singela mudança, quase imperceptível. Mas há uma definição maior na imagem setado em 3. Segue Super Mario World direto do SNES ligado em S-Vídeo (não sei sem com o RGB a coisa dá mais diferença!):
INTL: 0
INTL: 3
Bônus: O jogo International Superstar Soccer 2000, quando configurado para "alta resolução" (necessário o Expansion Pak) eleva o jogo à incríveis 480i. Isso se comprova ao setar o INTL em 3, o jogo dá flickering, como em qualquer outro da geração seguinte, assim como some as scanlines da TV, preenchendo todas as linhas. Mas, é desnecessário! Melhor jogar o game com o sinal original com scanlines e principalmente com o fps normal - já que o game nessa resolução deixa-o baixíssimo. Mas fica bonito de se ver o N64 com esses gráficos!
480i: INTL: 0
480i: INTL: 3
Bônus 2: Pra quem utiliza do Virtual Console do Wii, é sabido que, devido a problemas com televisores incompatíveis com o 240p, a Nintendo - quando lançou os jogos do VC para Wii - escalonou os jogos pra rodar em 480 linhas. Mas é possível através de um código dentro do guia de operações do game (A+1 no Wiimote +Z no Nunchuk) deixar o game em 240p e rodar lindamente. Mas os games de N64 não são possíveis deixar em 240p. E a BA-5D é uma boa opção pra deixar esses games em seu sinal original. A desvantagem é que vem o flickering.
Rodar os consoles da 6ª geração em CRT's pode não ser a melhor opção devido ao flickering. Mas os modelos Wega (assim como outras por aí que também possuem esta função) contém a ferramenta deinterlaced que permite melhorar o sinal e retirar este trêmulo dos games. Mas não é uma ferramenta 100%, alguns jogos ficam bons, outros nem tanto. Acaba que pra cada game, você precisa entrar no menu de serviço e modificar o INTL pra menos ou pra mais, e isso acaba sendo chato com o tempo. Apesar do flickering na maioria dos jogos, jogar games com saída 480i com scanlines é bem legal. E há alternativas de diminuir o flickering, como diminuir brilho e contraste, ficar mais afastado da TV, assim como estar em um ambiente mais claro.
Pessoalmente prefiro os games sem flickering. E vocês, o que preferem?
SCANLINES SÃO SEMPRE BEM VINDAS?
Este é o problema a ser debatido neste tópico, mas, antes, precisamos de algumas introduções para nos familiarizarmos com o assunto.
Ps.: Este tópico foi totalmente escrito por um absoluto leigo e apenas curioso no assunto. Toda e qualquer correção e informação será muito bem vinda.
O que são scanlines?
Nos anos 1940, o Governo americano estipulou um padrão para as televisões comerciais e suas transmissões. Estipularam pro mercado que as TV's teriam 525 linhas e 30fps (quadros por segundo). É o que chamamos hoje de resolução 480i.
O que diferencia 480i de 480p?
A letra "i" vem de interlaced que é um método de varredura das tv's de tubo. Resumidamente, funciona assim: A TV exibe sua imagem varrendo linhas de cima pra baixo. O método de entrelaçamento exibe as linhas ímpares primeiro, e em seguida, exibe as linhas pares (é tudo tão rápido que nem percebemos):
Já em 480p, a letra "p" vem de varredura progressiva. As linhas, desta vez, são exibidas uma seguida da outra:
Desta forma, a varredura progressiva exibe um resultado melhor, principalmente, por não haver entrelaçamento, não há trêmulo na troca de linhas, fica tudo mais suave, segue a comparação:
Mas, exibir 480 linhas progressivas sai mais caro que 480 linhas entrelaçadas. E quando a indústria dos jogos entra em cena, a coisa piora. Se era caro exibir 480i em filmes e programas de TV, pra consoles ficava mais difícil ainda. O que fizeram foi uma tática bem engenhosa: Ao invés da TV exibir 480 linhas, os consoles exibiriam apenas a metade, 240 linhas. Mas, para a imagem não fica menor na TV, preencheram esse "vazio" com linhas pretas, pra "aumentar a resolução" dos jogos. Uma grande "ilusão de ótica". Estas linhas pretas que preencheram este vazio são hoje as famosas scanlines:
"Pra quê 480 linhas se posso preencher metade com o vazio??"
Resoluções maiores não era a única preocupação. Se você prestou atenção na penúltima imagem, percebeu que as imagens entrelaçadas dão uma sensação trêmula, em inglês, flickering, efeito causado devido a alternância de exibição das linhas ímpares e pares. A indústria de games, obviamente, não queria este flickering em seus jogos, mas, ao mesmo tempo, não conseguiria bancar 480 linhas progressivas. Desta forma, diminuindo o número de linhas para 240, conseguiria executar a varredura progressiva. Assim, os 240p torna-se padrão durante décadas.
Quando os consoles ultrapassam as televisões...
Desde o padrão americano estipulado lá na década de 40, todas as TV's tinham como padrão a forma de exibição em 480i, e isso perdurou praticamente até os anos 2000, pra arredondar. Acontece que, outrora, a tecnologia evoluiu e os custos de produção diminuíram, e os consoles passaram a conseguir exibir facilmente conteúdos com 480 linhas progressivas. Acontece quê: Todas as televisões nas nossas casas, exibiam apenas 480i. Chegamos, enfim, a nossa questão: A geração de consoles 480p, chegam pra maioria de nós em 480i, e vem o grande problema: flickering.
Eis o resultado de quando eu ligo meu Nintendo Wii (com saída 480p) na minha TV de tubo que exibe apenas 480i:
Com o homebrew WiiMC (central multimídia pra o Nintendo Wii), fica bem evidente quando se muda de 240p pra 480i, isto também interfere ao assistir vídeos no console:
E o que a Sony Wega tem a ver com tudo isso?
As tv's Sony Wega com chassi BA-5D, que incluem os modelos nacionais KV-FS e KV-FV, principalmente as de 29' (nem todas as Wegas tem esta ferramenta, fique atento), possuem um método de desentrelaçamento (deinterlaced) "escondido" no Menu de serviços, nomeado como "INTL". Este método nada mais faz do que montar um sinal progressivo à partir de um sinal entrelaçado (mas não é um sinal progressivo, é uma espécie de simulação). Eis um dos motivos destes modelos de TV serem tão procurados atualmente pelos retrogamers. Esta função basicamente tem dois objetivos: Acabar com o flickering dos jogos e simular uma conversão dos sinais nativos 480i para 240p (o que acrescenta as scanlines). Muitos pensam que a função é apenas acrescentar scanlines em sinais 480i, mas não é isso, pois sinais 480i não precisam e não possuem scanlines.
Mas, nada é perfeito. Nesta opção (que no menu de serviços vai de 0 a 3), se você seleciona 0: elimina por completo o flickering em sinais 480i, solucionando este problema, mas, em consequência, deixa a imagem mais borrada, menos nítida. Já selecionando 2 e 3, a TV simula 240p deixando os jogos de 480i com scanlines, todavia, o flickering vem com tudo, como nas imagens acima.
Scanlines com flickering e melhor definição? Ou sem flickering e menos nítida? Qual você escolhe?
Existem alternativas?
Sim. Se você quer rodar 480i com scanlines e sem flickering, existem conversores pra isso. Mas prepare-se pra desembolsar muito dinheiro! Um modelo simples, como o TVone Corio 2, que, entre outras coisas, converte 480i para 240p sem flickering, sai na bagatela de 1 mil reais pelo Ebay, e encontrei um por 7 mil reais no Mercado Livre, no dia deste post. Assim sendo, a saída mais barata continua sendo a Sony Wega.
Então, de fato existe vantagem no chassi BA-5D??
Claro! Nem todos os jogos dão flickering. Um dos jogos que eu testei foi Kingdom Hearts de PS2 ligado com cabo componente, setado em 2, dá um pequeno flickering nos menus, mas setado em 3, roda melhor, com menos "tremedeira":
OBS.: A convergência da minha TV está zuada, ainda não tive ânimo pra abri-la e ajustar.
INTL: 0
INTL: 3
E em jogos 240p, como fica?
Existe uma singela mudança, quase imperceptível. Mas há uma definição maior na imagem setado em 3. Segue Super Mario World direto do SNES ligado em S-Vídeo (não sei sem com o RGB a coisa dá mais diferença!):
INTL: 0
INTL: 3
Bônus: O jogo International Superstar Soccer 2000, quando configurado para "alta resolução" (necessário o Expansion Pak) eleva o jogo à incríveis 480i. Isso se comprova ao setar o INTL em 3, o jogo dá flickering, como em qualquer outro da geração seguinte, assim como some as scanlines da TV, preenchendo todas as linhas. Mas, é desnecessário! Melhor jogar o game com o sinal original com scanlines e principalmente com o fps normal - já que o game nessa resolução deixa-o baixíssimo. Mas fica bonito de se ver o N64 com esses gráficos!
480i: INTL: 0
480i: INTL: 3
Bônus 2: Pra quem utiliza do Virtual Console do Wii, é sabido que, devido a problemas com televisores incompatíveis com o 240p, a Nintendo - quando lançou os jogos do VC para Wii - escalonou os jogos pra rodar em 480 linhas. Mas é possível através de um código dentro do guia de operações do game (A+1 no Wiimote +Z no Nunchuk) deixar o game em 240p e rodar lindamente. Mas os games de N64 não são possíveis deixar em 240p. E a BA-5D é uma boa opção pra deixar esses games em seu sinal original. A desvantagem é que vem o flickering.
CONCLUSÃO
Rodar os consoles da 6ª geração em CRT's pode não ser a melhor opção devido ao flickering. Mas os modelos Wega (assim como outras por aí que também possuem esta função) contém a ferramenta deinterlaced que permite melhorar o sinal e retirar este trêmulo dos games. Mas não é uma ferramenta 100%, alguns jogos ficam bons, outros nem tanto. Acaba que pra cada game, você precisa entrar no menu de serviço e modificar o INTL pra menos ou pra mais, e isso acaba sendo chato com o tempo. Apesar do flickering na maioria dos jogos, jogar games com saída 480i com scanlines é bem legal. E há alternativas de diminuir o flickering, como diminuir brilho e contraste, ficar mais afastado da TV, assim como estar em um ambiente mais claro.
Pessoalmente prefiro os games sem flickering. E vocês, o que preferem?
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