O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


O que o gato Schrödinger tenta provar?

extremepower

Lenda da internet
Mensagens
34.353
Reações
47.410
Pontos
1.599
Que o gato esta vivo e esta morto, que coisas estão em múltiplos lugares ao mesmo tempo. Não me parece razoável.
O gato é só pra exemplificar e sim, as partículas estão em vários lugares ao mesmo tempo, você mesmo pode tirar a prova, só usar o experimento da dupla fenda.

 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.255
Reações
11.971
Pontos
503
Prova que a perspectiva do gato não importa, ele só vai estar morto ou vivo dependendo da sua observação. Não compreendo, ou o gato esta vivo ou ele esta morto, você saber ou não é problema seu.

Esses caras usam muitas drogas, tipo essa onda ai de que a observação de um evento altera o resultado do mesmo, ok, mas a partir dai os cara concluem uma porrada coisas bizarras sei lá como.

Se um dia eu identificar um físico quântico eu vou descer a porrada nele pra ver se ele acha que apanhou e não apanhou ao mesmo tempo.
Mas não é o que você observa e sim o oposto, a causalidade.

Isso quebra qualquer credo no livre arbítrio, eu já não acreditava, mas efim.
 

rooster

Bam-bam-bam
Mensagens
2.150
Reações
5.762
Pontos
303
Na época schoedinger apresentou essa lenda apenas para ilustrar como a interpretação Copenhagen era absurda para objetos macro (como um gato).
Depois passou-se a conjecturar que poderia acontecer, supondo algumas coisas:
Que o gato, um potencial observador, nao realizasse a função de onda, mantendo o sistema em superposição.
Que superposições funcionassem em objetos macro, já que dependem de uma medição quântica.

Existem outras teorias mirabolantes, como o suicídio quântico, MWI que restaura o determinismo (só precisa de infinitos universos), etc.

Até hoje só existem interpretações. Nada está escrito em pedra e provado. Como ferramentas, as interpretacoes servem para descrever alguns fenômenos com grande precisão , que e' o que interessa.
 

extremepower

Lenda da internet
Mensagens
34.353
Reações
47.410
Pontos
1.599
Mas não é o que você observa e sim o oposto, a causalidade.

Isso quebra qualquer credo no livre arbítrio, eu já não acreditava, mas efim.
Segundo este cara, a incerteza da superposição faz parte da física quântica. Nós só conseguimos medir algo, quando de fato nós vamos lá e medimos algo. :kbeca Parece meio bobo falar isso, mas é o que de fato acontece, antes de medirmos, a partícula está em todos os estados.

 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.255
Reações
11.971
Pontos
503
Segundo este cara, a incerteza da superposição faz parte da física quântica. Nós só conseguimos medir algo, quando de fato nós vamos lá e medimos algo. :kbeca Parece meio bobo falar isso, mas é o que de fato acontece, antes de medirmos, a partícula está em todos os estados.

Perfeito, o Pedro falou o meu raciocínio, era isso que queria dizer com natural, a superposição não é uma incerteza.
 


extremepower

Lenda da internet
Mensagens
34.353
Reações
47.410
Pontos
1.599
Aliás, a física quântica é realmente assustadora, como este caso do emaranhamento citado no vídeo.
 
D

Deleted member 219486

O assustador é saber que não fazemos escolhas reais, realmente podemos estar dentro de um programa de computador kkkk
Será que somos apenas células num pote achando que somos humanos por vivermos numa simulação?
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.255
Reações
11.971
Pontos
503
Não tenho essas viagens, mas não descarto a possibilidade. hahahaha
Cara, não é por nada não, mas que tudo parece programado pra mim é muito evidedente.

Inclusive eu associo o funcionamento biológico do corpo humano muito similar a computadores, é uma abstração de alto nível, mas nem tanto.

Parece que tudo gira em torno de um sistema fechado e monolítico.
 

dk120

Lenda da internet
Mensagens
41.908
Reações
95.096
Pontos
2.179
Puts que vacilo, li com calma aqui e compreendi perfeitamente.

De toda forma, não seria a interpretação humana bugando? Por que eu acredito em determinismo, e em leis naturais, que não precisem de explicação, só a interpretação correta.

Ai que tá. Ciências, teorias, etc, é só o ser humano tentando entender o universo. O universo em si pouco se importa com suas regras quânticas malucas. Ele simplesmente é o que é.

A teoria do tudo por exemplo. É uma cruzada humada em busca de conhecimento. A Gravidade não se importa que as regras dela (do ponto de vista humano), não batem com as outras forças.
 

Kaiji

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.570
Reações
23.628
Pontos
1.154
Enquanto ninguém ver ele transando ou não transando, ele fará as duas coisas ao mesmo tempo. :kkk

transadas intangíveis que geram bebês com a mesma habilidade, que existem e não existem.

Sempre fiz um comparativo desse experimento com o que aconteceu ao Niobe de Deep, na saga de Hades, em Saint Seiya.
Niobe matou Aldebaran de Touro com o seu golpe, Fragrância Profunda, porém, antes de morrer, ele recebeu o Grande Chifre do Aldebaran. Isso estilhaçou o seu corpo, de tal forma que, ele nem percebeu. Apenas algum tempo depois do ocorrido, Mú de Áries, alertou o Niobe sobre o que havia acontecido e ele prontamente morreu.
O paralelo em relação ao gato de Schondinger é: o Niobe poderia ter saído dali vivo, conhecido uma amazona de sapuri e se casado com ela, tido "lindos" filhos com ela...e por fim, receber uma carta do Mu avisando a ele sobre o ocorrido na casa. Automaticamente, seus bebês deixariam de existir, sua mulher desapareceria e ele explodiria.

A caixa é apenas uma abstração para emular a real causa do que faz uma partícula se comportar como tal ou como uma onda.
 

SirSerius

Bam-bam-bam
Mensagens
8.572
Reações
30.991
Pontos
403
Cara, não é por nada não, mas que tudo parece programado pra mim é muito evidedente.

Inclusive eu associo o funcionamento biológico do corpo humano muito similar a computadores, é uma abstração de alto nível, mas nem tanto.

Parece que tudo gira em torno de um sistema fechado e monolítico.


----
Eh exatamente o oposto... o PC = espelho do 1% do Cerebro Humano... quem usar 100% do nosso cerebro Dominara o Universo Visivel e o Inivisivel....
Fui
Ex-KPTRJ
 

quemsoueu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.524
Reações
13.647
Pontos
1.409
Tem uma experiencia de uma brasileira q 'prova' a teoria do gato
 

TrevorPhilips

Veterano
Mensagens
824
Reações
916
Pontos
123
200px-Coherence.jpg

assiste esse filme que você vai entender tudo
 

Follow

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.722
Reações
30.256
Pontos
1.129
prova que cheirar a erva do gato e postar aqui nao da certo
 

Loflite

Bam-bam-bam
Mensagens
2.803
Reações
3.338
Pontos
453
Segundo este cara, a incerteza da superposição faz parte da física quântica. Nós só conseguimos medir algo, quando de fato nós vamos lá e medimos algo. :kbeca Parece meio bobo falar isso, mas é o que de fato acontece, antes de medirmos, a partícula está em todos os estados.


Não tem como medir uma partícula sem alterar o estado dela
 

mfalan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.210
Reações
23.990
Pontos
803
Na época schoedinger apresentou essa lenda apenas para ilustrar como a interpretação Copenhagen era absurda para objetos macro (como um gato).
Depois passou-se a conjecturar que poderia acontecer, supondo algumas coisas:
Que o gato, um potencial observador, nao realizasse a função de onda, mantendo o sistema em superposição.
Que superposições funcionassem em objetos macro, já que dependem de uma medição quântica.

Existem outras teorias mirabolantes, como o suicídio quântico, MWI que restaura o determinismo (só precisa de infinitos universos), etc.

Até hoje só existem interpretações. Nada está escrito em pedra e provado. Como ferramentas, as interpretacoes servem para descrever alguns fenômenos com grande precisão , que e' o que interessa.

Faziam vários experimentos mentais na época, Einstein também que era contra fez alguns tipo o EPR onde seria possível transmitir informação acima da velocidade da luz. Se perdeu isso de experimentos mentais pras novas teorias da física.
 

Tyrael_

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
13.578
Reações
6.624
Pontos
1.349
Somente um conceito de metafísica pra provar que existem coisas além da nossa observação pura e simples.
 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.935
Reações
55.065
Pontos
1.839
https://pt.wikipedia.org/wiki/Gato_de_Schrödinger#Explicando_de_forma_simples_o_experimento_e_seu_objetivo
Schrödinger escreveu:
Qualquer um pode mesmo montar casos bem ridículos. Um gato é trancado dentro de uma câmara de aço, juntamente com o dispositivo seguinte (que devemos preservar da interferência directa do gato): num tubo contador Geiger há uma pequena porção de substância radioativa, tão pequena que talvez, no decurso de uma hora, um dos seus átomos decaia, mas também, com igual probabilidade, talvez nenhum se decaia; se isso acontecer, o tubo contador liberta uma descarga e através de um relé solta um martelo que estilhaça um pequeno frasco com ácido cianídrico. Se deixarmos todo este sistema isolado durante uma hora, então diremos que o gato ainda vive, se nenhum átomo decaiu durante esse tempo. A função-Ψ do sistema como um todo iria expressar isto contendo em si mesma o gato vivo e o gato morto simultaneamente ou dispostos em partes iguais.
É típico destes casos que uma indeterminação originalmente confinada ao domínio atômico venha a transformar-se numa indeterminação macroscópica, a qual pode então ser resolvida pela observação direta. Isso previne-nos de tão ingenuamente aceitarmos como válido um "modelo impreciso" para representar a realidade. Em si mesma esta pode não incorporar nada de obscuro ou contraditório. Há uma diferença entre uma fotografia tremida ou desfocada e um instantâneo de nuvens e bancos de nevoeiro.















ou seja, para aceitar a teoria não importa a suposição do que pode ocorrer mas o fato consumado, certo?
 
Topo Fundo