O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


O que o Google Stadia precisa fazer para dar certo?

ludex

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.854
Reações
6.238
Pontos
1.069
stadia_release_date_1553018984174.jpg



Aproveitando o recém-anuncio oficial do antigo Project Stream, Google finalmente revelou mais informações e apresentou o nome oficial de seu novo "video-game": Stadia

Com lançamento previsto para 2019 em alguns países (Brasil está fora da lista) e com várias promessas de revolucionar a forma de se jogar através de streaming, o anúncio já tá gerando discussões sobre o peso e o quanto isso pode ou nao influenciar a industria de games.

Sei que o tópico do anuncio tá pegando fogo atualmente, mas acredito que esse tópico seria para tentar deixar mais focado a discussao em um ponto: o que precisam fazer para darem certo? "Dar certo" no sentido de realmente ser uma competiçao para as 3 grandes e nao somente uma formiga.

A princípio, queria fazer uma enquete, mas além de nao saber como criar uma, provavelmente pessoas vao dar outros motivos além dos que imagino. A principio, o ponto crucial pra mim sao:

  • Preço do serviço e pacotes diferentes: por exemplo, um serviço por 20 dólares mensais que permitam jogar TUDO que tiver pra plataforma, 10 mensais pra jogar alguns, 5 pra escolher "2-3 jogos" pra se jogar mensalmente, etc
  • Exclusividades: para chamar a atenção, jogos exclusivos de peso seriam uma grande ajuda nisso.
  • Input Lag: aqui o fator principal de todos. Não adianta querer citar Netflix, Spotify e afins pq nenhum deles se preocupavam com input, só com output. Nao era uma preocupaçao ter uma resposta imediata a um comando seu no controle remoto, igual é para um jogo de video-game, onde o gameplay é a essencia. Enquanto alguns estilos de jogos "permitem" uma tolerancia maior pra input lag, outros jogos que exigem mais timing, como jogos de luta, seriam bastante afetados por isso, limitando assim a biblioteca de jogos viáveis via streaming

Pela minha experiencia jogando o Assassin's Creed Odyssey no Project Stream, não consigo botar fé ainda nisso. 99% do tempo com lag de 3-5 segundos, tela congelando constantemente e a resoluçao variando toda hora. E isso tudo com uma internet de 100mb. Claro que foi só um período de teste e o produto final pode ser bem melhor, mas já fico com um pé atrás pela experiencia frustrante.

E pra voces, quais seriam os fatores pra determinar o sucesso dessa nova aposta da Google? Como sempre, se matem, mas com responsabilidade
 

Travis Touchdown

Lenda da internet
VIP
GOLD
Mensagens
10.685
Reações
15.311
Pontos
1.659
Preço, acessibilidade (lançar inclusive em países emergentes), bom catalogo.


  • Preço do serviço e pacotes diferentes: por exemplo, um serviço por 20 dólares mensais que permitam jogar TUDO que tiver pra plataforma, 10 mensais pra jogar alguns, 5 pra escolher "2-3 jogos" pra se jogar mensalmente, etc

Nesse item que você citou, acho que o Google vai adotar dois planos, sendo um preço baixo ou até mesmo gratuito com um catalogo limitado e outro premium com acesso a todos os jogos. Também há possibilidade deles incluírem o aluguel de jogos no sistema.
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.434
Reações
80.043
Pontos
2.059
Pelo o que eu vi no outro tópico, esse aqui com certeza vai ter muito choro.

Então, enquanto ainda não começo (ou já começou), eu acho que o ponto principal é mesmo a tecnologia em si com sua infraestrutura. Esse é o ponto chave. Se não funcionar ao menos OK não adianta se preocupar com outras coisas pq não vai dar em nada.

Eu acho que a Google deveria, de início, se focar em poucos mercados e aproveitar para expandir o serviço de fibra dela própria.

E se não der certo agora, vai dar certo em algum ponto no futuro. Pode não ser com a Google, mas alguma irá acertar. E é ótimo ter como opção.


No mais, acho que eles terão alguma opção de vc pagar tipo $20 para jogar um lançamento.
 
D

Deleted member 219486

Pelo o que eu vi no outro tópico, esse aqui com certeza vai ter muito choro.

Então, enquanto ainda não começo (ou já começou), eu acho que o ponto principal é mesmo a tecnologia em si com sua infraestrutura. Esse é o ponto chave. Se não funcionar ao menos OK não adianta se preocupar com outras coisas pq não vai dar em nada.

Eu acho que a Google deveria, de início, se focar em poucos mercados e aproveitar para expandir o serviço de fibra dela própria.

E se não der certo agora, vai dar certo em algum ponto no futuro. Pode não ser com a Google, mas alguma irá acertar. E é ótimo ter como opção.


No mais, acho que eles terão alguma opção de vc pagar tipo $20 para jogar um lançamento.

O serviço da google é abocanhar consumidores mais abrangentes, quem não tem um console dedicado a isso vai poder jogar usando o Chromecast e um controle. Alguns ficam batendo na questão de latência mas para os gamers casuais desde que não atrapalhe eles jogarão de boa.
 


vitzera

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.031
Reações
20.566
Pontos
649
Teoricamente o mesmo que outras que já tiveram sucesso no mercado: Ter um preço competitivo e um bom suporte de devs externos e internos.

Isso claro supondo que o que foi apresentado hoje eventualmente funcione da forma esperada numa escala global. "Corrigir input lag" não deveria ser uma resposta, deveria ser o básico esperado se o Stadia realmente quer se apresentar como uma alternativa viável ao que conhecemos como consoles hoje em dia.
 

gabrielsat

Bam-bam-bam
Mensagens
4.686
Reações
2.358
Pontos
359
Pelo o que eu vi no outro tópico, esse aqui com certeza vai ter muito choro.

Então, enquanto ainda não começo (ou já começou), eu acho que o ponto principal é mesmo a tecnologia em si com sua infraestrutura. Esse é o ponto chave. Se não funcionar ao menos OK não adianta se preocupar com outras coisas pq não vai dar em nada.

Eu acho que a Google deveria, de início, se focar em poucos mercados e aproveitar para expandir o serviço de fibra dela própria.

E se não der certo agora, vai dar certo em algum ponto no futuro. Pode não ser com a Google, mas alguma irá acertar. E é ótimo ter como opção.


No mais, acho que eles terão alguma opção de vc pagar tipo $20 para jogar um lançamento.
Considerando a apresentação acho que falar sobre o fato da tecnologia funcionar não deveria nem mesmo ser necessário.

Pelo menos eu penso assim.

Enviado de meu SM-G570M usando o Tapatalk
 

Razzee

Bam-bam-bam
Mensagens
1.318
Reações
4.358
Pontos
453
Só acho muita ousadia afirmar que seu novo console se trata do "futuro dos jogos".

Quem passa uma geração inteira jogando os mesmos living games não precisa assinar um serviço de aluguel.

Quem dispõe de pouco tempo para jogar também não vai achar interessante, pois estaria pagando por um serviço que não é capaz de usufruir plenamente.

Esses dois casos já correspondem à maior parte dos jogadores, o público casual.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.789
Reações
80.161
Pontos
1.839
Precisa sim...o básico: precisa existir. Até agora não passa de promessa, a qual de concreto,apenas alguns afortunados podem dispor.
 

Summo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.028
Reações
2.160
Pontos
974
Segundo um amigo que está por dentro da área, eles nem consideram input lag um problema, a essa altura do campeonato. Salvo exceções onde a extrema precisão é fundamental, já é um assunto superado.

Com a popularização do 5G e o padrão 802.11ax de wifi, o que deve acontecer em 2-3 anos, internet não será problema.

A dificuldade maior é escalar servidor pra segurar a demanda.
 

Notwen

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.168
Reações
7.023
Pontos
703
Tempo, amadurecimento, servidores, first party, preço (planos), etc...

Mas pelo que conheço a google, ela é ótima pra entrar num mercado para ganhar expertise, depois saí dele e começa a vender soluções tecnológicas para galera que ainda se mantém no mercado. Ex. é a aquisição da motorola :P...
 

ludex

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.854
Reações
6.238
Pontos
1.069
Aproveitar a breve stadia.

E torcer pra nao ser stadiado

Preço, acessibilidade (lançar inclusive em países emergentes), bom catalogo.




Nesse item que você citou, acho que o Google vai adotar dois planos, sendo um preço baixo ou até mesmo gratuito com um catalogo limitado e outro premium com acesso a todos os jogos. Também há possibilidade deles incluírem o aluguel de jogos no sistema.

Isso de alugar foi mais ou menos o que pensei no meu ultimo ponto. Talvez eles deixem vc escolher o jogo que quer, mas só pode "alugar" por 1 mes, e limitando a poucos jogos pra isso. Tomei como base um serviço que a Amazon faz (ou fazia, nao sei) com aluguel de livros para o Kindle, permitia voce escolher 1 livro totalmente de graça, mas por 1 mes.

Pode ser também que tentem algo similar àqueles loot crates, de vc pagar um valor x e receber jogos random na sua conta, podendo ser desde indie b*sta até AAA lançamento

Só acho muita ousadia afirmar que seu novo console se trata do "futuro dos jogos".

Quem passa uma geração inteira jogando os mesmos living games não precisa assinar um serviço de aluguel.

Quem dispõe de pouco tempo para jogar também não vai achar interessante, pois estaria pagando por um serviço que não é capaz de usufruir plenamente.

Esses dois casos já correspondem à maior parte dos jogadores, o público casual.

Penso igual, mas igual citei no outro tópico, esse tipo de promessa/afirmaçao é comum nessas apresentaçoes. Pra gente que cresceu vendo promessas absurdas na E3, foi só mais um caso.

Mas do ponto que vc falou, o lance de pagar acho que dá o efeito oposto: se for pagar 10 conto por mes, tem mais chances de dar certo do que pra essa mesma pessoa ver um jogo na prateleira por 60 conto. E o ponto crucial é "nao ter tempo", afinal a mentalidade que vem junta é "Ah, mas sao só 10 conto, nao vao fazer falta". A maioria das academias tem gente matriculada que nao vai justamente por isso, pq é um valor mensal baixo o suficiente pra nao importar tanto pras pessoas.

Se nao me engano, o PS Now da Sony é o serviço com mais assinantes das 3 grandes, e é basicamente um serviço pra streaming (agora dá pra baixar os jogos tb). Acho que no minimo serve pra ilustrar que tem potencial nessa área, mesmo nao sendo nada que mude tanto do que já existe
 

Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.737
Reações
22.512
Pontos
1.129
Jogos são a isca. Qualidade do serviço é o marketing. E o preço é quem pode fidelizar os consumidores.

Desses, o mais difícil é o serviço funcionar redondo. Lags podem gerar um marketing negativo muito difícil de reverter...
 

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.458
Pontos
1.254
Hardware local e exclusivos de qualidade.

Tmb nao pode ser do Google, já estou boicotando essa empresa de m**** a algum tempo.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.524
Reações
104.444
Pontos
2.419
Google mostrou que streaming de jogos é coisa séria, não futurologia que segundo alguns do fórum está a mais de 10 anos de distância pq a internet atual não permite.

Pra dar certo não tem muito segredo, precisa tecnicamente funcionar bem, ter preço acessível e boa oferta de jogos.
 

Zé Dorguinha

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.611
Reações
10.981
Pontos
753
Enquanto pessoal de forum se debate e fala que som ervido não irá dar certo, vejo gente que não participa do mercado entusiasmado com a ideia.

A briga de gigantes começou, de um lado a Google enfiando seu serviço via YouTube e do outro lado a Microsoft colocando o xcloud junto com todos os Windows e com todo o ecossistema pronto.

Enquanto isso a sony e a Nintendo ficarão de coadjuvantes neste território.
 

ludex

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.854
Reações
6.238
Pontos
1.069
Google mostrou que streaming de jogos é coisa séria, não futurologia que segundo alguns do fórum está a mais de 10 anos de distância pq a internet atual não permite.

Pra dar certo não tem muito segredo, precisa tecnicamente funcionar bem, ter preço acessível e boa oferta de jogos.

Nao "mostrou", só "falou" mesmo. O mostrado foi muito pouco pra poder tirar conclusoes. E por experiencia própria, deixou muito a desejar, mesmo com internet de 100mb

Enquanto pessoal de forum se debate e fala que som ervido não irá dar certo, vejo gente que não participa do mercado entusiasmado com a ideia.

A briga de gigantes começou, de um lado a Google enfiando seu serviço via YouTube e do outro lado a Microsoft colocando o xcloud junto com todos os Windows e com todo o ecossistema pronto.

Enquanto isso a sony e a Nintendo ficarão de coadjuvantes neste território.

Nao sei se vc tá trollando ou nao, mas a Sony já tem o PS Now, que aparentemente é o serviço com maior assinatura das 3 grandes, incluindo aí LIVE, Plus e Gamepass. Catálogo de jogos grandes, obviamente contando tb com seus exclusivos, e ainda permite que vários desses jogos possam ser baixados tb. Usei o serviço no período grátis e zerei RDR1 inteiro sem problema algum em 99% do tempo. Praticamente o oposto do Project Stream, onde tive problemas em 99% do tempo

PS Now foi uma esperança de poder ver isso dando certo, mas ao mesmo tempo, acho o serviço mto caro pros jogos disponibilizados, e isso pq tem acho que mais de 600 jogos disponíveis. Por isso que acho que Google tem que tomar muito cuidado com a questao de preço/planos e do catalogo de jogos disponíveis
 

Zé Dorguinha

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.611
Reações
10.981
Pontos
753
@ludex

Vc esta se baseando naquela empresa que uma vez disse que o psnow tem mais assinantes que o gamepass e o ea origines? Se for a empresa que to pensamos, não passa de projeções deles, não tem nada embasado com números reais. Eu duvido muito que a psnow tenha mais assinantes que o Gamepass, eu até hj não conheço uma pessoa sequer que usa este serviço, nem em fóruns gringos vc ouve falar.
 

Queen of Pain

Bam-bam-bam
Mensagens
6.417
Reações
4.574
Pontos
374
Eu acho a ideia maravilhosa, poder jogar em todo lugar, independente do hardware.
Ninguém melhor que o Google pra tentar algo assim, eles tem servidores espalhados em todos os cantos do globo.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.524
Reações
104.444
Pontos
2.419
@ludex

Vc esta se baseando naquela empresa que uma vez disse que o psnow tem mais assinantes que o gamepass e o ea origines? Se for a empresa que to pensamos, não passa de projeções deles, não tem nada embasado com números reais. Eu duvido muito que a psnow tenha mais assinantes que o Gamepass, eu até hj não conheço uma pessoa sequer que usa este serviço, nem em fóruns gringos vc ouve falar.

A projeção deles não é de mais assinantes, é de maior faturamento, o que até pode ser verdade dado que a Microsoft está na fase de implantação do GamePass dando descontos enormes.
 

ludex

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.854
Reações
6.238
Pontos
1.069
@ludex

Vc esta se baseando naquela empresa que uma vez disse que o psnow tem mais assinantes que o gamepass e o ea origines? Se for a empresa que to pensamos, não passa de projeções deles, não tem nada embasado com números reais. Eu duvido muito que a psnow tenha mais assinantes que o Gamepass, eu até hj não conheço uma pessoa sequer que usa este serviço, nem em fóruns gringos vc ouve falar.

Pode ser, eu só vi alguém postando o artigo com a imagem comparando, mas nao fui atrás pra ver de onde tiraram os numeros. Tb nao conheço ninguém que use PS Now, mas nao sou bem referencia pra isso...
 

mfalan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.210
Reações
23.990
Pontos
803
Jogos exclusivos.

Mas acho que vai flopar como muita coisa que a Google faz ultimamente.
 

slashf

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.502
Reações
39.632
Pontos
1.053
Deveria ter algo como todos os jogos mas em diferentes resoluções. E queria muito poder testar pelo menos, tem que ser algo que possamos usar um tempo antes de aderir.

Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk
 

slashf

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.502
Reações
39.632
Pontos
1.053
Nao "mostrou", só "falou" mesmo. O mostrado foi muito pouco pra poder tirar conclusoes. E por experiencia própria, deixou muito a desejar, mesmo com internet de 100mb



Nao sei se vc tá trollando ou nao, mas a Sony já tem o PS Now, que aparentemente é o serviço com maior assinatura das 3 grandes, incluindo aí LIVE, Plus e Gamepass. Catálogo de jogos grandes, obviamente contando tb com seus exclusivos, e ainda permite que vários desses jogos possam ser baixados tb. Usei o serviço no período grátis e zerei RDR1 inteiro sem problema algum em 99% do tempo. Praticamente o oposto do Project Stream, onde tive problemas em 99% do tempo

PS Now foi uma esperança de poder ver isso dando certo, mas ao mesmo tempo, acho o serviço mto caro pros jogos disponibilizados, e isso pq tem acho que mais de 600 jogos disponíveis. Por isso que acho que Google tem que tomar muito cuidado com a questao de preço/planos e do catalogo de jogos disponíveis
Ps now pelo que a galera fala até os gringos não falam bem do serviço.

Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.262
Reações
46.802
Pontos
1.934
vai conquistar youtubers, casual player e streamers só que com conteúdo de game grande ou AAA. Diferente de antigamente quando casual curtia casual content que viveu de fortnite, minecraft e PUGB

nós ate entraremos nessa se for preço de netflix. Pagando 25 conto por mês, pq não? Vai dar pra rodar Triple AAA de multis pelo youtube do switch lol. E quando comprar um ps5...

stadia é tipo um virus q não tem como ser impedido. Enquanto outras plataformas tiverem plataforma de internet e youtube, automaticamente virarão concole da google indiretamente
 
Topo Fundo