O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


O Somatório de Erros dos filmes que só a consciência coletiva é capaz de realizar

Merovíngio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
36.148
Reações
28.707
Pontos
1.009
Todos sabemos que não há filme perfeito.

Quando vemos um filme, por mais que tenhamos gostado, sempre conseguimos identificar uma ou outra coisa que não ficou legal, como um furo no roteiro, uma atuação ruim de algum ator, etc.

A questão é que nunca conseguimos visualizar TODOS os erros que um filme pode ter. Podemos maximizar a detecção das falhas, abrindo mão da postura de espectador e assumindo a de um crítico profissional (com o efeito colateral desagradável de abrir mão de se divertir também).

Um erro que eu observo, pode não ter sido observado por outra pessoa, que pode ter observado outros erros que eu não vi. E vice-versa.

Mas quando todos nos reunimos para compartilhar os erros que cada um de nós detectou, o resultado é devastador para qualquer filme. Fica parecendo que o longa é uma sequencia infindável de erro após erro. Mesmo quem não havia gostando do filme, passa a gosta ainda menos quando vê a dos outros.

Quem comete o erro de ler essas impressões antes de ver o filme (mesmo que sem espoilers), está condenado a ter uma experiência insatisfatória. Porque ao invés dele ver um filme "com um errinho ou outro", que ele iria detectar naturalmente, vai ver um filme com uma lista imensa de erros, que foram detectados e ressaltados por milhares de pessoas que viram antes dele.

Esse espectador não verá o filme com seus próprios olhos, mas com os olhos já cansados de milhares de outras pessoas. E esse espectador se somará aos que já criticavam, e o fará com ainda mais voracidade, que influenciará outros a fazerem o mesmo com ainda mais força, num círculo vicioso incessante.

Isso explica porque a nota dos filmes, dada pela audiência, tende a cair na medida em mais pessoas vão vendo e compartilhando suas impressões.

A consciência coletiva da internet tem mil olhos, e não deixa passar nada, é implacável, não tem amor ou carinho por nada. Talvez seja o ideal ver nossos filmes sem olhar nos olhos dessa medusa impiedosa, para evitar transformar a nós mesmos numa rocha sem sentimentos incapaz de se divertir numa sala de cinema.
 
Topo Fundo