- Mensagens
- 37.165
- Reações
- 58.267
- Pontos
- 2.009
Velho, 6% é pouco demais.
É lucro, mas é do tipo que nem vale o investimento.
Falando de negócios no geral - e não especificamente da Sony, ou só da Sony - depende, meu caro.Velho, 6% é pouco demais.
É lucro, mas é do tipo que nem vale o investimento.
Afinal de contas, 6% de quanto?
Tu preferiria os 6% de ML da Amazon, porém de um faturamento de 134 bilhões de dólares ou os 70% de ML do xis aqui da esquina que fatura 90 mil pilas no ano?
Sem falar que as vezes as empresas adotam estratégias onde assumem uma diminuição da margem % em detrimento de "mais dinheiro", ou então um "dinheiro novo".
Na minha empresa operamos com uma margem média de 20%, mas pra esse ano orcei um recuo pra 14% a partir de abril.
Como? Simples: vamos passar a atender mais 5 estados do Brasil (inclusive o teu, aquela viagem pra Maragogi foi bem mais frutífera do que eu imaginava que seria ) e nessa operação temos um custo muito maior que vai deteriorar a margem, em contrapartida teremos uma nova receita agregada que antes não tínhamos e o melhor: CAPEX literalmente zero, a única coisa que tive que fazer foi contratar 2 coordenadores regionais pra cuidar apenas dessa operação.
Na apresentação do orçamento pro conselho minha pergunta final foi algo como: "20% de R$1.000 ou 14% de 1.500?" (valores fictícios obviamente), a resposta foi 14% e o projeto foi aprovado. E aí, nesse caso foi um mal negócio retrair a margem 6 pontos percentuais, ou pior, diminuir em 30% como queira enxergar?
Voltando pros games e continuando no tema vendas / lucratividade, por essas e por outras que vou falar pro resto da vida que o Switch é o maior fenômeno mercadológico da história, pois além de vender muito em quantidade bruta geram uma margem absurda:
Multiplan (MULT3) tem lucro recorde em 2023, de R$ 1 bilhão
No quarto trimestre, o lucro líquido da companhia aumentou 26,6%, para R$ 302,6 milhões, graças a vendas e melhora da margem líquida
valorinveste.globo.com
Sem falar nos 1,38 de alavancagem, isso é uma monstruosidade descomunal quando atrelada aos 53% de margem.
Nesse sentido, Sony e MS é o casal brigando e a Nintendo o cara do lado dando risada (minha mão tá arregaçada demais agora pra fazer montagem e colocar os logos):