Mas justamente, a pandemia não é bolha, mas influxo de consumidores que tiveram suas opções de entretenimento severamente limitadas, algo que é pontual por natureza. O crescimento atual da rentabilidade da Sony está em convergência com o avanço que houve durante a geração PS4, ou seja, ela rem rentabilidade maior que a época pré-pandemia, mas ninguém vai conseguir obter os números da pandemia porque muitos destes consumidores estão hoje gastando a grana dos games em baladas, viagens, estádios, etc...
A Newzoo é uma empresa que trabalha apenas com previsão de mercado de games e tem alguns relatórios gratuitos. A expectativa no período pre-pandemia era que o triênio de 2019-2022 tivesse uma queda no segmento de consoles devido ao lançamento de nova geração, com o
Switch puxando um pouco para cima, só que a pandemia mudou tudo, tivemos um grande crescimento, só que não sustentável, fazendo com que 2023 fosse ano de ajuste de curvas para progressão normal de 2024 em diante.
Ainda assim estamos falando de um mercado (o de consoles) em ascensão de receitas, que saiu de U$ 47,9 bilhões em 2019 para U$ 53,1 bilhões ano passado, não há retração (no mercado mobile sim, ele caiu de U$ 92 bi em 2022 para U$ 90 bi em 2023, mas ele é mais volátil por natureza). O problema, como falei, não é renda, é custo. As rendas aumentaram, mas os custos aumentaram na mesma proporção e isso tem mantido o lucro a níveis pré-expansão de mão de obra. Como o mercado de games é de serviços, reduzir custo não tem a ver com economizar em insumos e sim reduzir mão de obra, daí as demissões.