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O Xbox está fechando Arkane Austin, Tango Gameworks e Alpha Dog Studios.

renbh

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Acho que apostaram que ia gerar um boom de engajamento por dias a rodo, não deu.

Isso já acho muito amadorismo. Era meio óbvio que ia dar ruim.

Acho que o maior problema da M$ é justamente a falta de gente que vive de fato o mercado de games, parece até que contrataram um monte de gente de áreas diferentes e colocaram para tocar o negócio.
 

RickSanchez

Bam-bam-bam
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Mas pq não querem lançar CoD no Gamepass?

A ideia não é fazer o serviço ter mais usuários e dar mais dinheiro?

Pera ai…quer dizer que isso não funciona??

isso é mais claro que 2 + 2 é 16.

um jogo que fatura 2bi ano, ao menos uns 500 mi no Xbox, a conta não fecha. isso é matemática.

Mesmo que aumente em 2mi o número de assinantes no Xbox (número alto), isso precisaria de 2 anos de assinatura para ter retorno desse investimnento, isso se o serviço manter esses assinantes pelos 2 anos. Ou coloca um aumento substancial no serviço.

E 1 ano depois já teria outro jogo.

E vamos falar, o jogador que só joga COD o ano inteiro (igual o fifeiro), vai gastar 600 reais num serviço(para não ter depois de 1 ano) ou vai comprar o game por 349?
 

Nego_Brown___

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isso é mais claro que 2 + 2 é 16.

um jogo que fatura 2bi ano, ao menos uns 500 mi no Xbox, a conta não fecha. isso é matemática.

Mesmo que aumente em 2mi o número de assinantes no Xbox (número alto), isso precisaria de 2 anos de assinatura para ter retorno desse investimnento, isso se o serviço manter esses assinantes pelos 2 anos. Ou coloca um aumento substancial no serviço.

E 1 ano depois já teria outro jogo.

E vamos falar, o jogador que só joga COD o ano inteiro (igual o fifeiro), vai gastar 600 reais num serviço(para não ter depois de 1 ano) ou vai comprar o game por 349?

Gamepass nunca fez sentido financeiro nenhum.

Até entendo quem defenda por ser um ótimo custo beneficio, mas a galera do Forum achando que era comercialmente viável?

Se vc der a eles uma quitanda com exclusividade em dois bairros, eles ainda quebram o negócio.
 

Delphinus

Enjoy Yourself!
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Gamepass nunca fez sentido financeiro nenhum.

Até entendo quem defenda por ser um ótimo custo beneficio, mas a galera do Forum achando que era comercialmente viável?

Se vc der a eles uma quitanda com exclusividade em dois bairros, eles ainda quebram o negócio.
Era só dar desconto em jogos day one e outros junto do rewards e essas coisas, uma coisa tão fácil, mas não, tem que inventar presepada.
 

RickSanchez

Bam-bam-bam
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Tipo o que? Xbox está em um buraco, comprou um monte de estúdio que so deixou evidente a incapacidade de gestão do setor, e tudo ano repete a lorota do "esse é o ano do Xbox"
Console que não vende.
Console de baixo custo que não agregou vendas a marca.
Gamepass que não expande.
Games AAA que não são AAA.
Cancelamento de Games apresentados como Scalebound e Fable Legends.
Exclusividades extintas no PC.
Exclusividades terminando no PS.
Aumento de preço em países pobres.
Fim do esquema de gamepass 3 anos.
100 bi em aquisições para fechar os estudios adquiridos.
Foco no COD (muda nada a nossa vida).
Junção com quinta maior empresa de games do Mundo (ABK) para somar ao XBOX e se manter do mesmo tamanho.
Se contradizer 1mi de vezes.
Máquina de 12tfps que não usa o poder.
Jogos exclusivos a 30fps.

São muitas coisas que o tio philnóquio fez.
 

renbh

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Você está misturando os assuntos. Você está falando de mercado de games, eu estou falando de indústria de games, que é algo a parte.

Mas quando se fala de bolha se fala de mercado, não existe bolha de industria. Não que faça diferença, ambos estão entrelaçados, o mercado de games é específico e largamente alimentado pela indústria de games, neste segmento sequer lucros indiretos como merchandising e licenciamentos são considerados.


A Sony por exemplo, saltou de uma média de 12~15 bi de revenue para 25 bi em 2020~21, isso é muito acima do padrão anterior, não é "crescimento esperado".

Mas justamente, a pandemia não é bolha, mas influxo de consumidores que tiveram suas opções de entretenimento severamente limitadas, algo que é pontual por natureza. O crescimento atual da rentabilidade da Sony está em convergência com o avanço que houve durante a geração PS4, ou seja, ela rem rentabilidade maior que a época pré-pandemia, mas ninguém vai conseguir obter os números da pandemia porque muitos destes consumidores estão hoje gastando a grana dos games em baladas, viagens, estádios, etc...

A Newzoo é uma empresa que trabalha apenas com previsão de mercado de games e tem alguns relatórios gratuitos. A expectativa no período pre-pandemia era que o triênio de 2019-2022 tivesse uma queda no segmento de consoles devido ao lançamento de nova geração, com o Switch puxando um pouco para cima, só que a pandemia mudou tudo, tivemos um grande crescimento, só que não sustentável, fazendo com que 2023 fosse ano de ajuste de curvas para progressão normal de 2024 em diante.

Ainda assim estamos falando de um mercado (o de consoles) em ascensão de receitas, que saiu de U$ 47,9 bilhões em 2019 para U$ 53,1 bilhões ano passado, não há retração (no mercado mobile sim, ele caiu de U$ 92 bi em 2022 para U$ 90 bi em 2023, mas ele é mais volátil por natureza). O problema, como falei, não é renda, é custo. As rendas aumentaram, mas os custos aumentaram na mesma proporção e isso tem mantido o lucro a níveis pré-expansão de mão de obra. Como o mercado de games é de serviços, reduzir custo não tem a ver com economizar em insumos e sim reduzir mão de obra, daí as demissões.
 


ᴇʟʏsɪᴜᴍ

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Penso da mesma forma. É uma análise muito passional e imediatista, mas o fato é que as próprias pessoas que reclamam não compram os jogos dos caras, afinal você só fecha o que está dando prejuízo.

Galera tem que entender que mercado de alto desempenho, vejam só, cobra alto desempenho, se o estudio não entrega resultado, ele fecha e sempre foi e sempre será assim. Daí esta galera é absorvida por novos estudios e continua a dança, o fato é que o número geral bruto de funcionários no mercado de games hoje é MUITO maior que no passado, não que é as empresas estão fechando e o mercado se apequenando, mas que o foco vai mudando para novos protagonistas o tempo todo.

Sim. Você mostra que gosta de algo comprando, ou no caso do Game Pass, assinando. Adianta nada Cod tirar nota vermelha e ser hateado na internet enquanto Hi-Fi Rush tem notinha 90 e ganha prêmio no TGA. Quando a empresa vai olhar os números, ela percebe que Cod vendeu absurdos e tá sendo jogado em massa até hoje. Por outro lado, o amado e premiado Hi-Fi Rush quase não foi comprado, e nem no Game Pass foi muito jogado. Na última vez que informaram, o Hi-Fi Rush tinha meros 3 milhões de players. Isso com Game Pass. Ou seja, ninguém ligou pro jogo. E desses 3 milhões, nem metade zerou o jogo. Muitos só entraram no jogo e saíram.

Enfim, empresa não vai ficar analisando choro de internet, e sim os números. E os números mostram pra Microsoft que a galera quer Cod e tá cagando pros jogos da Tango. Entendo a revolta, eu também não curto que os estudios menores sejam fechados, mas a real é que não adianta a galera reclamar, mas não jogar. Se lançassem um Hi-Fi Rush 2 provavelmente flopparia de novo, venderia pouco e mal faria cócegas na quantidade de assinantes do Game Pass.

Empresa não é emocional. Xbox não tá vendendo? Então vamos mudar o Xbox. Donos de Xbox não estão comprando jogos o suficiente? Vamos colocar os jogos no Play e no Switch. Enfim, não adianta reclamar. É como funciona.
 

Wolkaiser

Bam-bam-bam
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Mas quando se fala de bolha se fala de mercado, não existe bolha de industria. Não que faça diferença, ambos estão entrelaçados, o mercado de games é específico e largamente alimentado pela indústria de games, neste segmento sequer lucros indiretos como merchandising e licenciamentos são considerados.

Ambos estão entrelaçados, mas não são inteiramente ligados, existem suas peculiaridades. A bolha da indústria se aplica ao massivo investimento e inserção de profissionais na indústria, que não era algo normal e apresentavam nitidamente uma bolha.

Mas justamente, a pandemia não é bolha, mas influxo de consumidores que tiveram suas opções de entretenimento severamente limitadas, algo que é pontual por natureza. O crescimento atual da rentabilidade da Sony está em convergência com o avanço que houve durante a geração PS4, ou seja, ela rem rentabilidade maior que a época pré-pandemia, mas ninguém vai conseguir obter os números da pandemia porque muitos destes consumidores estão hoje gastando a grana dos games em baladas, viagens, estádios, etc...

A Newzoo é uma empresa que trabalha apenas com previsão de mercado de games e tem alguns relatórios gratuitos. A expectativa no período pre-pandemia era que o triênio de 2019-2022 tivesse uma queda no segmento de consoles devido ao lançamento de nova geração, com o Switch puxando um pouco para cima, só que a pandemia mudou tudo, tivemos um grande crescimento, só que não sustentável, fazendo com que 2023 fosse ano de ajuste de curvas para progressão normal de 2024 em diante.

Ainda assim estamos falando de um mercado (o de consoles) em ascensão de receitas, que saiu de U$ 47,9 bilhões em 2019 para U$ 53,1 bilhões ano passado, não há retração (no mercado mobile sim, ele caiu de U$ 92 bi em 2022 para U$ 90 bi em 2023, mas ele é mais volátil por natureza). O problema, como falei, não é renda, é custo. As rendas aumentaram, mas os custos aumentaram na mesma proporção e isso tem mantido o lucro a níveis pré-expansão de mão de obra. Como o mercado de games é de serviços, reduzir custo não tem a ver com economizar em insumos e sim reduzir mão de obra, daí as demissões.

Você diz que não era uma bolha e depois disse "só que a pandemia mudou tudo, tivemos um grande crescimento, só que não sustentável, fazendo com que 2023 fosse ano de ajuste de curvas para progressão normal de 2024 em diante".

Parabéns, você definiu uma bolha. :viraolho
 

Green Lantern

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Eu já estou com medo do Indiana Jones ser uma bomba, eles verem que os Wolfenstein da série nova não vendem e fechem a Machine Games.

Antes da Microsoft comprar acho que a Bethesda já tava mal das pernas, a questão é fazer os games bons ou ruins, o último Wolfenstein é cadenciado(meio que stealth) que afasta parte do público que curte o tiroteio frenético.
O consumidor espera evoluções boas e não mudanças no formato do gameplay.
 

Nego_Brown___

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Antes da Microsoft comprar acho que a Bethesda já tava mal das pernas, a questão é fazer os games bons ou ruins, o último Wolfenstein é cadenciado(meio que stealth) que afasta parte do público que curte o tiroteio frenético.
O consumidor espera evoluções boas e não mudanças no formato do gameplay.

É pq vc tá considerando o New Colossus como ultimo. Na verdade o os dois últimos foram o Youngblood(que é um Coop) e o VR. Ambos fracos e que venderam pouco.
 

Kakarotobh

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É pq vc tá considerando o New Colossus como ultimo. Na verdade o os dois últimos foram o Youngblood(que é um Coop) e o VR. Ambos fracos e que venderam pouco.
Já me falaram - em mais de uma oportunidade, que o 2 é dificílimo de platinar.
 

Nego_Brown___

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Já me falaram - em mais de uma oportunidade, que o 2 é dificílimo de platinar.

Com certeza. Tem um troféu em que vc tem que terminar o jogo sem morrer. Na dificuldade mais difícil. Por mais que o jogo tenha areas stealth, ainda existem muitos segmentos de ação.

Um cara na internet, que faz vídeos só pegando troféus difíceis, fez editou um vlogzinho dele tentando pegar o troféu. Acho que ele precisou de umas 80 horas e umas 10 tentativas.

Impossível não é, mas é frustrante vc chegar morrer com 10/15 horas de jogo e ter que recomeçar.
 

Summonk

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Penso da mesma forma. É uma análise muito passional e imediatista, mas o fato é que as próprias pessoas que reclamam não compram os jogos dos caras, afinal você só fecha o que está dando prejuízo.

Galera tem que entender que mercado de alto desempenho, vejam só, cobra alto desempenho, se o estudio não entrega resultado, ele fecha e sempre foi e sempre será assim. Daí esta galera é absorvida por novos estudios e continua a dança, o fato é que o número geral bruto de funcionários no mercado de games hoje é MUITO maior que no passado, não que é as empresas estão fechando e o mercado se apequenando, mas que o foco vai mudando para novos protagonistas o tempo todo.
O mais interessante é todo esse discurso de "mereciam mais uma chance" como se a questão fosse mérito, como se empresas desse porte ligassem pra algo assim. Não teve um resultado relevante? Caixão e vela preta. HI-FI Rush é um jogo muito legal, mas não necessariamente existe ligação entre isso e ele ser um sucesso financeiro.
 

Summonk

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GamePass é um programa bom pra quem tá começando, pra quem é macaco velho não é viável, o certo não é nem assinar essa b*sta, nenhum serviço, já é errado nego ficar assinando a porra da assinatura

"Jogo grátis na plus :kluv"

Krl vê se toma vergonha na cara e vira gente, deixa de assinar essa b*sta aí pra ver o que acontece.

Live gold do 360 foi a única que dava joguinho grátis e depois daquilo foi só decadencia para TODOS OS SERVIÇOS, isso que nem falei da PORCARIA DA NINTENDO ONLINE que libera a porra de jogo de nes, snes e 64, vtnc nintendo.

Qualquer serviço de assinatura nos jogos é lixo.
Discordo completamente dá primeira parte. Sou assinante do Gamepass, cancelei esse mês pra desacumular alguns jogos que eu tenho na Steam, e o serviço é bom. Mantenho a assinatura enquanto tenho interesse em jogar algumas coisas que tem lá e pra isso funciona perfeitamente.
 

Champion

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Aluna mais fraca do GK:klol:klol:klol
 

leonardo__cruz

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Jogadores do PLAYSTATION, porque vocês não salvaram a Arkane e a Tango?! :kzangado



Caraca, esse pessoal tem que ser estudado.

Edit: eu tava na página anterior ainda, não vi que já tinham postado... Mas fica aí o link para a postagem original se quiserem ler os comentários.
 

renbh

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Sim. Você mostra que gosta de algo comprando, ou no caso do Game Pass, assinando. Adianta nada Cod tirar nota vermelha e ser hateado na internet enquanto Hi-Fi Rush tem notinha 90 e ganha prêmio no TGA. Quando a empresa vai olhar os números, ela percebe que Cod vendeu absurdos e tá sendo jogado em massa até hoje. Por outro lado, o amado e premiado Hi-Fi Rush quase não foi comprado, e nem no Game Pass foi muito jogado. Na última vez que informaram, o Hi-Fi Rush tinha meros 3 milhões de players. Isso com Game Pass. Ou seja, ninguém ligou pro jogo. E desses 3 milhões, nem metade zerou o jogo. Muitos só entraram no jogo e saíram.

Enfim, empresa não vai ficar analisando choro de internet, e sim os números. E os números mostram pra Microsoft que a galera quer Cod e tá cagando pros jogos da Tango. Entendo a revolta, eu também não curto que os estudios menores sejam fechados, mas a real é que não adianta a galera reclamar, mas não jogar. Se lançassem um Hi-Fi Rush 2 provavelmente flopparia de novo, venderia pouco e mal faria cócegas na quantidade de assinantes do Game Pass.

Empresa não é emocional. Xbox não tá vendendo? Então vamos mudar o Xbox. Donos de Xbox não estão comprando jogos o suficiente? Vamos colocar os jogos no Play e no Switch. Enfim, não adianta reclamar. É como funciona.

Pode até ser que existam interesses indiretos como lançar um jogo premiado para se posicionar no mercado e colher frutos no futuro ou diversificar biblioteca (game first day one sem ser crossgen dificilmente se paga, por exemplo), mas no geral é isso mesmo, a opinião que importa é aquela dada com o bolso.

Galera trata o assunto como se tivesse lidando com parças, o que, espera-se, é diferente até da forma como tratam suas finanças (se você estiver gastando mais com transporte e alimentação em seu emprego duvido que fique lá porque o patrão é gente boa), daí pedem o fim da Rare que dá lucro porque não curtem o jogo que eles fazem, mas pedem que a empresa mantenha um estudio deficitário que tem alguma moral na comunidade.

Isso não existe, estamos falando de negócios e não de ONGs, neste sentido não faz sentido manter algo sem potencial de lucro, a M$ é rica, mas quem compra ação quer saber de dividendos futuros e não de história.
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

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Pode até ser que existam interesses indiretos como lançar um jogo premiado para se posicionar no mercado e colher frutos no futuro ou diversificar biblioteca (game first day one sem ser crossgen dificilmente se paga, por exemplo), mas no geral é isso mesmo, a opinião que importa é aquela dada com o bolso.

Galera trata o assunto como se tivesse lidando com parças, o que, espera-se, é diferente até da forma como tratam suas finanças (se você estiver gastando mais com transporte e alimentação em seu emprego duvido que fique lá porque o patrão é gente boa), daí pedem o fim da Rare que dá lucro porque não curtem o jogo que eles fazem, mas pedem que a empresa mantenha um estudio deficitário que tem alguma moral na comunidade.

Isso não existe, estamos falando de negócios e não de ONGs, neste sentido não faz sentido manter algo sem potencial de lucro, a M$ é rica, mas quem compra ação quer saber de dividendos futuros e não de história.
Sim. Pessoal não entende que a empresa quer lucrar. Eles analisam a receptividade do público pelas vendas e assinaturas do Game Pass, não pelo Twitter. Ás vezes bolhas enganam. É tipo o pessoal que fica pedindo um novo Banjo pra Microsoft. Tudo bem, pedido válido, temos que pensar na gente e não nos lucros da empresa. Só que o jogo provavelmente lançaria, e mesmo que fosse bem recebido venderia quase nada, mal traria assinantes ao Game Pass e só morreria. A Microsoft provavelmente desistiria de continuar investindo.

Enquanto jogos considerados "lixos" como Cod e Sea of Thieves vendem, jogos aclamados como Hi-Fi Rush e Psychonauts 2 sofrem pra atrair publico. Por isso não dá pra se guiar por internet. Em Twitter e forum todo mundo ama a Tango e Hi-Fi Rush, na vida real ninguem sabe o que diabos é Hi-Fi Rush, e dos poucos jogadores que testaram no Game Pass, metade não deve ter zerado. Alias, li noticia sobre metade dos jogadores não terem passado nem do primeiro boss.
 

renbh

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Você diz que não era uma bolha e depois disse "só que a pandemia mudou tudo, tivemos um grande crescimento, só que não sustentável, fazendo com que 2023 fosse ano de ajuste de curvas para progressão normal de 2024 em diante".

Parabéns, você definiu uma bolha. :viraolho

Bolha é quando um mercado funciona acima do seu valor real, um aumento sem razão aparente e artifical. A pandemia foi uma razão clara, o aumento foi organico porque a concorrência diminuiu e o mercado não perdeu valor de lá para cá (como mostrei dos números da Newzoo).

O que estamos falando é de planejamento estratégico e não leitura especulativa, toda empresa projeta futuro e faz ajustes com base em flutuações do mercado. O crescimento da pandemia foi real (assim como a queda em outros setores também foi, depende do que você podia fazer com lockout), mas o planejamento foi baseado em um otimismo que as pessoas descobririam que é melhor ficar em casa, o alardeado "novo normal". Até por ser extremamente pontual (dois anos apenas, tempo insuficiente para começar e terminar a produção de um game) é mais um erro de gestão que característica do mercado, tanto é que não foi padrão, tem várias produtoras que cresceram de forma organica neste mesmo período.

Perceba também que fator principal de bolha não é custo, é valor, o produto não valer aquilo que estão pedindo. No caso dos games não, as arrecadações são recorde, a questão é que os custos são altos e é preciso enxugar a produção mesmo porque existem outros elementos envolvidos (como o julgamento completamente distorcido do potencial de vendas de games GaaS, que estão entre os games mais cancelados atualmente).

Agora, previsão se erra o tempo todo, a Newzoo previu uma queda de 2019-2022 e a pandemia gerou um efeito drasticamente contrário, galera não se preparou para a demanda e contrataram a rodo com a previsão que o ritmo de crescimento seria mantido, ele não foi, então manda embora a galera que contrataram a rodo e por aí vai. Não dá para analisar apenas sob o espectro da demissão, teve uma entrada para tudo isso lá trás.
 

Champion

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Jogadores do PLAYSTATION, porque vocês não salvaram a Arkane e a Tango?! :kzangado



Caraca, esse pessoal tem que ser estudado.

Edit: eu tava na página anterior ainda, não vi que já tinham postado... Mas fica aí o link para a postagem original se quiserem ler os comentários.


Por não ter visto meu post, é sua obrigação reagir a ele agora:ksafado
 

Likou

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O cara que nunca pegou em um videogame na vida antes de assumir a Sony, que olhou pros jogos antigos e falou "quem quer jogar isso?" e que achou o gamepass tão ruim que foi lá e copiou.

Galera fanboy é engraçada, Jim Ryan conseguiu ser até pior que o Phil, não fez nada, largou o Japão completamente e só não foi pior pq ele entrou em um barco que já tava seguindo no geral. E ainda quer que a Sony seja focada em GAAS, algo que já mostrou que fodeu com algumas empresas como Naughty Dog.
 

PhylteR

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Gamepass nunca fez sentido financeiro nenhum.

Até entendo quem defenda por ser um ótimo custo beneficio, mas a galera do Forum achando que era comercialmente viável?

Se vc der a eles uma quitanda com exclusividade em dois bairros, eles ainda quebram o negócio.

Esses jogos day-one no gamepass acho que fizeram sentido naquela época que o Xbox precisava de algum atrativo e não tinha uma produção própria consistente.

Hoje em dia não dá mais certo... Mas talvez tenham medo de voltar atrás com essa política, em virtude do backslash e possível cancelamento de assinaturas.
 

mosck

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O cara que nunca pegou em um videogame na vida antes de assumir a Sony, que olhou pros jogos antigos e falou "quem quer jogar isso?" e que achou o gamepass tão ruim que foi lá e copiou.

Galera fanboy é engraçada, Jim Ryan conseguiu ser até pior que o Phil, não fez nada, largou o Japão completamente e só não foi pior pq ele entrou em um barco que já tava seguindo no geral. E ainda quer que a Sony seja focada em GAAS, algo que já mostrou que fodeu com algumas empresas como Naughty Dog.
Está bravo?
 

Receita Federal

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Apontar dados agora é ficar bravo, amigo, eu não sou fanboy ou personagem idiota. Tá escrito Receita Federal no meu perfil, por acaso? Eu bato em todo mundo, e gosto de tudo que me agrada não importa de onde venha, tenho os três videogames, não sou criança como vocês.

Uau... podemos andar com vc no recreio?
 

SEParmera

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Apontar dados agora é ficar bravo, amigo, eu não sou fanboy ou personagem idiota. Tá escrito Receita Federal no meu perfil, por acaso? Eu bato em todo mundo, e gosto de tudo que me agrada não importa de onde venha, tenho os três videogames, não sou criança como vocês.
Bem infantil esse seu post.

"Eu tenhooo... vc não tee eeemm"

:klingua2
 

mosck

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Apontar dados agora é ficar bravo, amigo, eu não sou fanboy ou personagem idiota. Tá escrito Receita Federal no meu perfil, por acaso? Eu bato em todo mundo, e gosto de tudo que me agrada não importa de onde venha, tenho os três videogames, não sou criança como vocês.
Pelos seus dois textos explicando, vc está bravo é fanboy,tenho certeza que não seja personagem...
E isso não é bom....

Só videogame,não leve pro coração.
 

EgonRunner

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Gamepass nunca fez sentido financeiro nenhum.

Até entendo quem defenda por ser um ótimo custo beneficio, mas a galera do Forum achando que era comercialmente viável?

Se vc der a eles uma quitanda com exclusividade em dois bairros, eles ainda quebram o negócio.


o problema principal é que a base de assinantes é muito baixa, e a quantidade de gente que realmente paga muito, muito menor ainda.
só paga GP quem quer e pode ter certeza, é uma minoria (principalmente nos EUA onde o povo usa cupom pra tudo).

os 20M de assinantes não deve gerar uma receita de 100M de dólares mês, e o lucro (se existir) deve ser em torno de 10-20% (chutando extremamente alto).

isso não é suficiente para desenvolver nenhum jogo, pega Grounded, Pentiment, Redfall, Starfield, Hellblade 2, Flight Simulator, Ara são jogos caros ou de nicho muito pequeno que não dão lucro.
fora a grana pra colocar jogos que ninguém tem interesse no GP, como Lana, Halibut, Crabs Treasure (não que sejam jogos ruins, mas sem apelo).
 
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