O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Obsolescência Programada, mito ou verdade?

carlos222

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.522
Reações
19.496
Pontos
744
é claro que existe, principalmente nesses produtos que foram feitos para durar décadas e se durar 7 anos é muito.


Olha esse vídeo, a empresa colocou uns componentes vagabundos na tv. Poderiam ter colocados uns de melhores qualidade mas fez isso propositalmente para queimar depois de um tempo.

E também tem o clássico exemplo da apple que reduz a potência do celular quando a bateria começa a ficar ruim e não avisa isso nos manuais. Levou processo e tudo.
 

New_Wave

Lenda da internet
Mensagens
22.176
Reações
80.829
Pontos
1.559
Minha máquina de lavar da Consul que comprei a 1 ano atrás deu pau, tive que acionar a autorizada para consertar ela.

Consul, caras... A que competia com a Brastemp em qualidade antigamente.
 

maquinarama

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.250
Reações
22.577
Pontos
1.324

Comprar, Jogar fora, Comprar - A História Secreta da Obsolescência Programada - Legendado​


 


Billy_louco

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.352
Reações
26.704
Pontos
1.359
Um dos primeiros comprovados, foi o Cartel Phoebus, a economia é praticamente pensada pra isso, indústrias importantes se baseiam nisso, mesmo que o produto não quebre a indústria tem outras formas de fazer um produto ficar obsoleto, os próprios carros, isso de modelo que só muda a grade, faz com que o modelo antigo mesmo sendo o mesmo carro fique obsoleto

Cartel Phoebus foi o primeiro cartel mundial, oficialmente uma empresa suíça chamada "Phoebus S.A. Compagnie Industrielle pour le Développement de l'Éclairage"[1]. Sediava-se em Genebra[2] e existiu entre 1924 e 1939[1], tendo toda a indústria de lâmpadas organizada sob si[3]. Era composto por General Electric (teve o maior papel)[3], OSRAM, Philips e Lâmpadas Teta[1].

Nesta reunião, decidiu-se que as lâmpadas não deveriam durar mais de 1000 horas, sendo que: a 1ª lâmpada comercializada (de Edison) durava 1500 horas; na época do cartel o mercado já oferecia lâmpadas de 2500 horas; e na época chegou-se a criar lâmpadas de 100.000 horas de duração, mas que não chegaram ao mercado provavelmente por pressão do cartel[1].

O esquema de controle de patentes básicas e arranjos de licenças para outros produtores garantiu o controle dos mercados domésticos[3]. O sucesso de uma série de processos antitruste do governo na década de 1940 terminou virtualmente com a facilidade de ação do cartel e levou a uma mudança na evolução tecnológica da indústria[3].
 

Prava

Bam-bam-bam
Mensagens
6.075
Reações
27.900
Pontos
403
Óbvio que existe e é feito uma pesquisa pesada para que os eletrônicos durem mas só durem até o final da garantia.

Um indício sutil da obsolescência programada é a garantia estendida que muitas empresas oferecem. Se os eletrônicos fossem feitos pra durar não faria sentido oferecer uma garantia extra.

Outro exemplo são as lâmpadas esse aqui já foi até jurado de morte por inventar uma lâmpada que dura 100 anos:

 

crowellzao

Bam-bam-bam
Mensagens
707
Reações
1.184
Pontos
333
Minha máquina de lavar da Consul que comprei a 1 ano atrás deu pau, tive que acionar a autorizada para consertar ela.

Consul, caras... A que competia com a Brastemp em qualidade antigamente.
são da mesma dona rsrs, whirlpool
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.715
Reações
34.893
Pontos
903
Antigamente eram poucas as pessoas que possuíam condições de comprar eletrodomésticos e eletrônicos, então tudo era muito caro, porém feito para durar a vida toda. Como hoje em dia tudo foi barateado e o acesso tornou-se popular, não seria sustentável as fábricas produzirem algo barato e duraria a vida toda na mão dos clientes, venderia muito pouco. Então o ciclo do compra, estraga, joga fora e compra outro é sim uma verdade. Só ver como a figura muda nos modelos industriais.
 

spy´

Bam-bam-bam
Mensagens
1.397
Reações
2.843
Pontos
453
Sim e não. Tenho TV de LCD da Sony q já tem 10 anos. Ela se tornou obsoleta? Nao, mas eu tbm não ligaria um PS5 nela.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.526
Reações
104.447
Pontos
2.419
Obsolescência programada é um conceito mais amplo do que simplesmente fabricar bens menos duráveis. Consiste em cultivar insatisfação no consumidor com seu produto o induzindo a comprar algo mais atual.

Funciona muito bem, só olhar o mercado de smartphones por exemplo, milhões trocam de aparelho sem necessidade.

A forma mais eficiente de obsolescência é a psicológica.
 
Ultima Edição:

Nalo300

Bam-bam-bam
Mensagens
1.236
Reações
3.415
Pontos
353
A qualidade das coisas produzidas são diretamente proporcional ao preço delas. Existem historias de muitas empresas que fizeram produtos tão bons, que depois de alguns anos entraram em falência por falta de vendas.
Em produtos modernos, é algo mais complicado. Um celular que vai ficando mais lento pode ser causado por updates, desgastes no hardware ou vicios ocultos (nands que vao ficando mais lentas com o passar do tempo).

Em resumo: Existe sim, e a tendencia é sempre piorar.
Tem Carros como o Ford Model T que foi feito a 100 anos atras e ainda funiona e carros modermos que fundem o motor na primeira semana.
 

Bud Spencer Ghost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.903
Reações
14.556
Pontos
1.013
Uma tv que eu tinha nos anos 80 durou 20 anos. Quando comprei uma nova, não passou dos 2 anos.

Meu Super Nintendo funciona até hoje e eu vendi ele 3 anos atrás.


Espero que o clone chinês dele que eu comprei 2 anos atrás dure.

Obsolescência programada existe.
 

jajejijoju

Bam-bam-bam
Mensagens
1.782
Reações
4.613
Pontos
453
É que tu tudo virou comodditie
Só se olha o preço
Então pra ganhar no preço se faz coisa mais vagabunda, mas existe coisa melhor pra quem quiser comprar
Fora que a tecnologia muda muito rapido tbm pra que fazer algo mais duravel se vai ficar obsoleto daqui a pouco?
 

Jiren

Supra-sumo
Mensagens
791
Reações
1.614
Pontos
163
Para quem afirma que existe a O.P., eu indago, os engenheiros responsáveis, não saberiam disso? Assistências técnicas fora da rede oficial, por exemplo, você compra uma TV hoje, atual, passa 1 ano e meio, e ela da problema, quem garante que uma assistência técnica aleatória não consiga resolver?

E outra coisa que não vi ninguém se questionar. Tá, se a empresa de TV fabricar uma TV que dure anos, ela irá falir. Faz sentido. Apesar que a população aumenta. Mas enfim, quando a TV da marca X der o problema depois de 2 anos, quem garante que o consumidor irá comprar novamente a TV da marca X e não da marca Y?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Freddie Mercury

Bohemian Rhapsody
VIP
Mensagens
6.939
Reações
37.602
Pontos
603
Comercialmente faz sentido até, tem a velha questão das lâmpadas de filamento, onde são produzidas com uma pequena e fina parte de tungstênio para justamente queimarem mais rápido.

Se fossem produzidas com um filamento mais grosso durariam muito mais. Mas a indústria de lâmpadas venderia cada vez menos.
 

da19x

Bam-bam-bam
Mensagens
4.392
Reações
14.092
Pontos
453
Obsolescência programada é um conceito mais amplo do que simplesmente fabricar bens menos duráveis. Consiste em cultivar insatisfação no consumidor com seu produto o induzindo a comprar algo mais atual.

Funciona muito bem, só olhar o mercado de smartphones por exemplo, milhões trocam de aparelho sem necessidade.

A forma mais eficiente de obsolescência é a psicológica.
Bem observado. No meio do ciclismo isso é bem evidente, já que não tem tem tanta mudança na estrutura que justifiquem uma troca num curto espaço de tempo. O marketing é tamanho que muita gente vive trocando peças na bicicleta (ou ela inteira) com elas estando plenamente funcionais e atendendo as necessidades do ciclista.
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.809
Reações
93.074
Pontos
1.353
Óbvio que existe e é feito uma pesquisa pesada para que os eletrônicos durem mas só durem até o final da garantia.

Um indício sutil da obsolescência programada é a garantia estendida que muitas empresas oferecem. Se os eletrônicos fossem feitos pra durar não faria sentido oferecer uma garantia extra.

Outro exemplo são as lâmpadas esse aqui já foi até jurado de morte por inventar uma lâmpada que dura 100 anos:


quanto mais complexo o bem, mais possibilidades de falhas podem vir a ter.
E uma porcentagem de produtos vem a dar defeito antes mesmo de sair da produção, experiencia própria (trabalhei um tempo em produção de linha de montagem de eletronicos). Quantas vezes eu ja fui mandando a ficar conferindo celulares que nem da fabrica sairam, mas estava pra sair, embalado e tudo, e ter pego coisas que mal funcionavam, caixas faltnado coisas, etc.

E anos em fabricas de circuito mais delicado, muitos processos de qualidade que se passam, dependem exclusivamente de um ser humano, que é "obrigado" a passar várias horas do dia sentado olhando pra um microscópio, outros de gambiarras (sim.... gambiarras). Acredite, o miolo principal da CPU que você esta usando, quase certeza que passou pelo microscópio de algum assalariado de pais subdesenvolvido (Brasil, China, Taiwan), "com sorte" passou pelo microscópio de alguém realmente empenhado no próprio trabalho.

Mesmo se a fabricante quisesse ter certeza que o seu smartphone ou smarttv era pra funcionar até depois que o dono morrer, impossivel a fabricante garantir isso. Diferente de bens mais simples, que sempre usam pra alavancar essa teoria da conspiração, tipo lampada elétrica que nunca queima, que inclusive há indicios que realmente rolou um cartel décadas atras, mas também há indicios que outros paises fora do cartel tentaram fazer "lampadas que não queimam", mas simplismente os consumidores optaram pelas lampadas comuns, porque eram baratas.

Enfim, nem tudo é "culpa das empresas malvadonas", quem consome sempre tem no minimo 50% da culpa. Ou 33% dependendo do pais, quando o dedo do papai-estado é gordo.
smartphonesq ue aguentam um trator passando por cima existem, as pessoas não compram porque não querem.

A própria Logitech tem linha de coisas que "duram pra sempre", e ela mesmo alega que tal linha não ta dando lucro, as pessoas simplismente compram 1x e não viram "clientes fixos". Pior que eu tenho um teclado deles a uns 15 anos, ja sofreu demais na vida o teclado (murros, liquidos, porradas, terremotos, mudanças, passar horas sendo travesseiro, alcool, café, whisky, etc), e funciona quase que perfeitamente.
 
Ultima Edição:

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.887
Reações
28.597
Pontos
1.179
Só você ver seu smartphone hoje.

Tem 8gb de ram, octa core, o c***lho a quatro.

Foi só atualizar pra última versão do SO que ficou uma porra do c***lho e o consumo de bateria pirou.
 

DarkVoid

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.812
Reações
2.760
Pontos
703
Acho que depende, quantos componentes tem uma TV fabricada em 1980 e quantos componentes tem uma fabricada hoje? Além de linhas que são mais baratas e economizam em componente X e Y, como já ouvi falar sobre carros, Gol da menos problema que BMW, mas um Gol "não tem nada" se comparar com uma BMW, como vai quebrar uma peça que serve para aquecer o banco de um Gol?

Não sei quanto de hardware, mas imagino que para software exista (não sei se proposital), eu consigo usar minha TV de 10 anos atras para ver filmes, mas o Smartphone de 10 anos atrás vai ser complicado para usar a internet.
 

carlos222

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.522
Reações
19.496
Pontos
744
quanto mais complexo o bem, mais possibilidades de falhas podem vir a ter.
E uma porcentagem de produtos vem a dar defeito antes mesmo de sair da produção, experiencia própria (trabalhei um tempo em produção de linha de montagem de eletronicos). Quantas vezes eu ja fui mandando a ficar conferindo celulares que nem da fabrica sairam, mas estava pra sair, embalado e tudo, e ter pego coisas que mal funcionavam, caixas faltnado coisas, etc.

E anos em fabricas de circuito mais delicado, muitos processos de qualidade que se passam, dependem exclusivamente de um ser humano, que é "obrigado" a passar várias horas do dia sentado olhando pra um microscópio, outros de gambiarras (sim.... gambiarras). Acredite, o miolo principal da CPU que você esta usando, quase certeza que passou pelo microscópio de algum assalariado de pais subdesenvolvido (Brasil, China, Taiwan), "com sorte" passou pelo microscópio de alguém realmente empenhado no próprio trabalho.

Mesmo se a fabricante quisesse ter certeza que o seu smartphone ou smarttv era pra funcionar até depois que o dono morrer, impossivel a fabricante garantir isso. Diferente de bens mais simples, que sempre usam pra alavancar essa teoria da conspiração, tipo lampada elétrica que nunca queima, que inclusive há indicios que realmente rolou um cartel décadas atras, mas também há indicios que outros paises fora do cartel tentaram fazer "lampadas que não queimam", mas simplismente os consumidores optaram pelas lampadas comuns, porque eram baratas.

Enfim, nem tudo é "culpa das empresas malvadonas", quem consome sempre tem no minimo 50% da culpa. Ou 33% dependendo do pais, quando o dedo do papai-estado é gordo.
smartphonesq ue aguentam um trator passando por cima existem, as pessoas não compram porque não querem.

A própria Logitech tem linha de coisas que "duram pra sempre", e ela mesmo alega que tal linha não ta dando lucro, as pessoas simplismente compram 1x e não viram "clientes fixos". Pior que eu tenho um teclado deles a uns 15 anos, ja sofreu demais na vida o teclado (murros, liquidos, porradas, terremotos, mudanças, passar horas sendo travesseiro, alcool, café, whisky, etc), e funciona quase que perfeitamente.
eu tenho um teclado da logitech de mais de 13 anos que comprei na época por 20 reais e to escrevendo com ele agora.
Funcionando perfeitamente, tenho 0 cuidados e nem a tinta das letras sumiu.
1648950657565.png
 

Nalo300

Bam-bam-bam
Mensagens
1.236
Reações
3.415
Pontos
353
eu tenho um teclado da logitech de mais de 13 anos que comprei na época por 20 reais e to escrevendo com ele agora.
Funcionando perfeitamente, tenho 0 cuidados e nem a tinta das letras sumiu.
Visualizar anexo 252277
Por coincidência, a uns 3 ou 4 anos atras eu comprei um Logitech K270 e ele nao durou muito mais de 1 ano (algumas teclas pararam de funcionar). É um jogo de roleta russa.
 

Carolíngio

Bam-bam-bam
Mensagens
3.696
Reações
14.286
Pontos
303
Tenho o mesmo relato com máquinas de lavar, não dura dois anos sem dar um problema grave, nesse eletrodoméstico eu já acho que deve ter uma programação lascada pra dar defeito, pq isso acontece direito e com mais de uma marca, chega a dar raiva.
 

Kraftdog

Bam-bam-bam
Mensagens
297
Reações
1.147
Pontos
318
As montadoras acharam um novo pote de ouro com o carro elétrico, simplesmente tem obsolescência programada. Antes um carro bem cuidado passava de pai pra filho, hoje vai durar 08 anos e ir pro ferro velho.
 

leadership

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
863
Reações
654
Pontos
784
Ser zeloso e comprar produtos com melhor acabamento de marcas renomadas, ajudam a durabilidade do produto.

Prefiro ter menos itens e juntar para comprar de fabricantes melhores.
 

BolsetaRosa

Veterano
Mensagens
493
Reações
699
Pontos
108
Eu amo o gado odiando poder comprar uma tv de 65 polegadas por 500 dólares pq ela dura só uns 5 anos Em vez de pagar 2000 dólares em uma de 14 crt Pq ela dura 20


o povo não sabe o que quer.
 

DATUM

Lenda da internet
VIP
Mensagens
16.075
Reações
16.298
Pontos
1.734
Não sei não hein, meu pai na Decada de 90 sustentou uma família consertando rádios e televisores de um bairro quando tinha oficina mecânica.

Até naquela época tinha a piada da CCE que dava muito defeito exatamente por usar componentes eletrônicos mais baratos.

Me lembro bem que havia cliente que levava a TV para arrumar duas vezes por ano lá.

Só que naquela época uma Televisão grande colorida muitas vezes era o valor de um automóvel. Tanto que geralmente só se tinha uma TV na casa.

E para arrumar era mais fácil que hoje. O a diferença que hoje tu pode comprar uma TV para cada peça da casa mas se estragar tem que jogar fora.


Enviado de meu motorola one usando o Tapatalk
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.879
Reações
50.995
Pontos
1.003
Mas enfim, quando a TV da marca X der o problema depois de 2 anos, quem garante que o consumidor irá comprar novamente a TV da marca X e não da marca Y?
Porque ao mesmo tempo as pessoas já pensam que é tudo a mesma coisa, daí elas terminam comprando da marca que mais agrada ou coisa do tipo
 

soap

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.132
Reações
28.090
Pontos
1.044
Já tive uma TV lcd que durou 9 anos. Mas tbm, já tive máquina de lavar e secar que deu problema exatamente 1 mês após um ano de garantia.

Obsolescência Programada ou Vício Oculto?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Topo Fundo