O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[OC] O jeito mais seguro de overclockar o seu Ryzen 3000 para garantir logenvidade [FIT voltage]

Heavenbless

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.091
Reações
1.531
Pontos
1.109
Pesquisando sobre como overclockar a série 3000, me deparei com muita desinformação.
Existe uma recomendação genérica que se encontra por aí que fala em 1.325v como voltagem limite para evitar degradação. Essa é uma medida genérica que não se aplica a todo chip, especialmente considerando o número de cores.
Por exemplo, o 3900XT aponta como voltagem máxima, testando com smallest FTT no Prime95, o seguinte:

132044

Isso é MUITO longe de 1.325v. 1.325v, full AVX load, é mais do que suficiente pra provavelmente degradar esse chip rapidamente.

Pra encontrar essa voltagem, entre na BIOS, deixe stock sua CPU, ative PBO manual, especifique scalar x1 pra evitar qualquer viagem da placa-mãe, libere os power limits da sua placa para PPT 300 / TDC 230 / EDC 230 e rode o Prime95, observando até onde o vdroop chega. Essa é sua voltagem segura, a FIT voltage do seu chip.

Agora, quando for overclockar, é só garantir que, quando rodar o prime, ele tenha esse mesmo drop, chegando, no meu caso, aos mesmos 1.219v em AVX load. Sobre a voltagem em idle, pode deixar perto de 1.3v, mas se quiser encontrar sua voltagem específica, desative o SMT e rode cinebench, observando o vdroop. A voltagem indicada pode ser tranquilamente inserida como idle voltage na sua bios, para uso com SMT ligado.

Aqui em casa, 1.3v na bios, com LLC normal (lvl 3), resultam em 1.29v idle, caindo para exatos 1.219v com esse teste de smallest FTT, ou 1.237v p/ Cinebench, exatamente a mesma medida que o PBO com scalar x1 me deu. Idle voltage 0.2v menor (de 1.5v para 1.29v), load voltage idêntica, em torno de 400MHz por core de ganho (um pouco mais no die bom, um pouco menos no die ruim).
 

Bud Spencer Ghost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.903
Reações
14.556
Pontos
1.013
E tem por acaso overclock que garanta longevidade? Só sei que se alguém fizer overclock perde a garantia.
E se overclock fosse seguro, a empresa faria overclock já de fábrica.
Não recomendo.
 

Heavenbless

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.091
Reações
1.531
Pontos
1.109
E tem por acaso overclock que garanta longevidade? Só sei que se alguém fizer overclock perde a garantia.
E se overclock fosse seguro, a empresa faria overclock já de fábrica.
Não recomendo.

Sim, tem. É o caso de overclocks feitos com responsabilidade, considerando a qualidade do silício que se tem em mãos, bem dentro das especificaões do fabricanete, inclusive com voltagens e temperaturas mais brandas.

Existem inúmeras razões para o clock de fábrica não ser o máximo que cada chip individualmente alcança. A variabilidade naturalmente presente no processo de fabricação significa que um mínimo comum tem que ser encontrado, até para fins de marketing.

Recomendo.
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.519
Reações
33.038
Pontos
1.674
2 obs
Over danificar/degradar cpu é meio que mito a essa altura.
É mais fácil queimar vrm de mobo ou algum mosfet

Acredito que a única maneira que foder cpu é literalmente quebrando na mão mesmo, nem se tu tentar tu danifica ele. É failsafe demais.


E com todo respect, mas prime95- avx eu não uso e nem recomendo pra ninguém pra nenhum tipo de stress, é um uso que absolutamente mais nada ira utilizar.

Fora isso bom tuto, conseguiu quanto no 3900 ai?
 

AriltonJA

O Arauto da Luz
VIP
Mensagens
3.175
Reações
3.461
Pontos
704
Balela isso. Dificilmente um over vai degradar a CPU. A mobo vai pro saco muito antes. Alem disso, acho que passou essa época onde a gente queria fazer um processador durar uma eternidade. Daqui a cinco anos eu tô pegando outro então quero é tirar o potencial máximo dele, mesmo que em vez de durar 50 anos ele vá durar 25.

Concordo no entanto que esses números genéricos são furada, não porque eles são altos demais mas porque na realidade é bem loteria do silício mesmo, tem gente que vai conseguir passar muito disso sem perder estabilidade nenhuma e vai ter gente que não vão chegar perto disso. É só um valor referência. Taca e testa, na maioria dos casos funciona.
 
Ultima Edição:

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.800
Reações
10.946
Pontos
753
e pra fazer undervolt, qual o esquema?
o 3600 em stock fica dando picos de 1.4v em idle
 


Heavenbless

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.091
Reações
1.531
Pontos
1.109
e pra fazer undervolt, qual o esquema?
o 3600 em stock fica dando picos de 1.4v em idle

Stock é assim mesmo, não se preocupe com esses picos em idle, porque não há carga real, então os transistores não realizam trabalho e por consequência não há passagem de corrente. Esses 1.4v aplicam-se a partes muito específicas do chip, não a todo ele em todos os cores ao mesmo tempo. Observe no Ryzen Master que alguns cores inclusive dormem.

edit:

Você pode fazer como eu, fixando voltagem manual e ajustando a LLC até conseguir reduzir bastante a voltagem em idle. Se precisar de direções só falar.
 
Ultima Edição:

Heavenbless

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.091
Reações
1.531
Pontos
1.109
Balela isso. Dificilmente um over vai degradar a CPU. A mobo vai pro saco muito antes. Alem disso, acho que passou essa época onde a gente queria fazer um processador durar uma eternidade. Daqui a cinco anos eu tô pegando outro então quero é tirar o potencial máximo dele, mesmo que em vez de durar 50 anos ele vá durar 25.

Concordo no entanto que esses números genéricos são furada, não porque eles são altos demais mas porque na realidade é bem loteria do silício mesmo, tem gente que vai conseguir passar muito disso sem perder estabilidade nenhuma e vai ter gente que não vão chegar perto disso. É só um valor referência. Taca e testa, na maioria dos casos funciona.

Discordo que seja balela, a densidade de 7nm é algo novo na indústria, mais difícil de resfriar por causa da densidade térmica e mais frágil diante da delicadeza do processo.

Além disso, nunca tivemos essa quantidade de núcleos. Pra mim faz todo o sentido que processadores como o 3900XT joguem a voltagem lá embaixo quando em carga total nos 12 núcleos, a quantidade de corrente que deve passar pelo controlador deve ser monstruosa. Se o comportamento natural do chip, que se baseia em um algoritmo de boost dotado de um sensor específico para stress do silício, me diz pra não utilizar mais de 1.22v com instruções AVX em 24 threads, acho prudente respeitar. Tem engenharia por trás disso.

edit:

Isso obviamente não quer dizer não fazer overclock. Apenas fazer o overclock dentro dessas margens de segurança que o sensor FIT nos permite descobrir.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.669
Reações
20.663
Pontos
1.344
Eles sobem muito pouco no overclock. Nen sei se compensa ficar fazendo over nos Ryzen 3000. É melhor é tentar achar uma tensão menor pra manter ele mais frio mesmo no dia a dia. Já q parece q em default ele usa mais q deveria.

Em tudo q é canto para os processadores da Intel dizem pra tu não passar de 1.4v q ta safe! Com isso de voltagem vc chega a velocidades insanas pra quem tem excelentes WC customizados!

To conseguindo 4.9ghz com 1.3v no i7 8700k. Para conseguir 5.0ghz já pede próximo de 1.35v. Ai larguei mão. Esquenta demais!

Eu esperava bem mais desse ryzen em overclock. Achava q eles chegariam com todos os núcleos no boost pelo menos. Dizem q a série 4000 vai ter clocks maiores, vamos ver de quanto!
 

Heavenbless

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.091
Reações
1.531
Pontos
1.109
Eles sobem muito pouco no overclock. Nen sei se compensa ficar fazendo over nos Ryzen 3000. É melhor é tentar achar uma tensão menor pra manter ele mais frio mesmo no dia a dia. Já q parece q em default ele usa mais q deveria.

Em tudo q é canto para os processadores da Intel dizem pra tu não passar de 1.4v q ta safe! Com isso de voltagem vc chega a velocidades insanas pra quem tem excelentes WC customizados!

To conseguindo 4.9ghz com 1.3v no i7 8700k. Para conseguir 5.0ghz já pede próximo de 1.35v. Ai larguei mão. Esquenta demais!

Eu esperava bem mais desse ryzen em overclock. Achava q eles chegariam com todos os núcleos no boost pelo menos. Dizem q a série 4000 vai ter clocks maiores, vamos ver de quanto!

Em all core não chegam. O problema maior é que os chiplets são de qualidade diferente, tem 1 die muito bom e 1 die muito lixo, então você precisa fazer um over por CCX e deixar o segundo die 200 MHz mais baixo, paciência...

Agora, o ganho com over é substancial sim, coisa de 800 pontos a mais no CineR20 (de 7200 pra 8k).
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.669
Reações
20.663
Pontos
1.344
Tomara q no zen3 os clocks sejam mais altos e com possibilidade de ir mais longe no over.

Amd prometeu clocks maiores no zen3.
 

Heavenbless

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.091
Reações
1.531
Pontos
1.109
Tomara q no zen3 os clocks sejam mais altos e com possibilidade de ir mais longe no over.

Amd prometeu clocks maiores no zen3.

Não duvido, mas ao mesmo tempo sigo cauteloso, acho que no máximo teremos 1 die bom de novo hahhaha. É o jeito que ela conseguiu competir com a performance single thread da Intel até agora.

overclock é inutil em zen 2. vc só vai perder performance.

Discordo de você, passei 3 dias tunando esse chip e estou muito satisfeito com o ganho de performance, que se deu em todos os cenários. Overclock é mais difícil em Zen 2, isso posso concordar. Agora, pra quem gosta e tem isso como hobby, vale muito a pena.
 
Topo Fundo