O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[OFFBOARD vs ONBOARD] Sound Blaster Z vs. Crystal Sound 3 Asus

Mafuusu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.017
Reações
3.168
Pontos
1.239
Pessoal, eu tenho uma placa de som offboard que voces me recomendaram a uns 4 anos atrás para usar em conjunto do meu Sennheiser HD558, e assim vem sendo, utilizo ela com meu fone e também com minhas caixas de som.

Faz 2 meses que voltei de viagem e fiz um upgrade na minha maquina e peguei uma mobo nova ASUS Z170-PRO que tem o tão aclamado:

Crystal Sound 3
  • Power regulator
  • Top notch audio profile
  • EMI protection cover
  • Audio shielding
  • Unique De-pop circuit
  • Audio amplifier
  • Separate layer for left/right track
  • Premium Japan-made audio capacitors
Dei uma olhada na net e vi alguns foruns gringos gente falando que não tem mais necessidade de usar a sound blaster Z, sendo que o CS 3 é até melhor e superior, é verdade isso?

Eu uso com um sistema 2.1 mesmo que trouxe de fora da Logitech, Z623 são uns monstros, e tambem com meu HD558 as vezes... voces acham que realmente o áudio onboard já superou a qualidade dessa placa a ponto de eu usar agora no onboard e abandonar ela? Poderia ate vender ela.

Aos que entendem do assunto, poderiam ajudar?

Thx!
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.281
Reações
175.736
Pontos
2.234
O onboard é suficiente, mas a Z é melhor.

Se você não consegue perceber quão melhor é a Z - seja por falta de sensibilidade, seja porque o fone já chega ao limite do que pode reproduzir com o onboard, seja por não precisr dos recursos dela - venda.
 

Mafuusu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.017
Reações
3.168
Pontos
1.239
O onboard é suficiente, mas a Z é melhor.

Se você não consegue perceber quão melhor é a Z - seja por falta de sensibilidade, seja porque o fone já chega ao limite do que pode reproduzir com o onboard, seja por não precisr dos recursos dela - venda.

Mano, vou ser sincero, não testei, nem pensei nisso, eu vi o assunto e pensei na ideia, mas hoje eu testo.

Tem uma coisa no software de áudio da blaster Z que é uma opção que você liga que torna o som muito mais vivo, e quando vc desliga a opção é nítido a diferença, não sei se no onboard tem essas firulas, mas beleza.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.281
Reações
175.736
Pontos
2.234
Mano, vou ser sincero, não testei, nem pensei nisso, eu vi o assunto e pensei na ideia, mas hoje eu testo.
Tem uma coisa no software de áudio da blaster Z que é uma opção que você liga que torna o som muito mais vivo, e quando vc desliga a opção é nítido a diferença, não sei se no onboard tem essas firulas, mas beleza.

Eu ACHO que o painel de controle da ALC1150 - que é esse Crystal Sound 3 - é diferente dos demais da Realtek, então só testando mesmo.

Som é muito mais complicado pra avaliar do que vídeo, por exemplo. Gráfico você muda configuração e ela muda aos seus olhos, então não tem mistério.
Pra som, obviamente há coisas de mais qualidade mesmo como você já sabe, mas também tem muito de particularidade do ouvinte...gente que gosta de som mais grave, menos grave, mais agudo, menos agudo, mais "quente", mais neutro, etc. Fora as opções de equalização pra você deixar mais ao seu gosto, de repente.

O fone influencia, a placa de som influencia, os formatos de áudio influenciam...

Falando SÓ DE SPECS a Z é melhor, mas ser melhor não significa que você vai curtir mais.
 

Mafuusu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.017
Reações
3.168
Pontos
1.239
Eu ACHO que o painel de controle da ALC1150 - que é esse Crystal Sound 3 - é diferente dos demais da Realtek, então só testando mesmo.

Som é muito mais complicado pra avaliar do que vídeo, por exemplo. Gráfico você muda configuração e ela muda aos seus olhos, então não tem mistério.
Pra som, obviamente há coisas de mais qualidade mesmo como você já sabe, mas também tem muito de particularidade do ouvinte...gente que gosta de som mais grave, menos grave, mais agudo, menos agudo, mais "quente", mais neutro, etc. Fora as opções de equalização pra você deixar mais ao seu gosto, de repente.

O fone influencia, a placa de som influencia, os formatos de áudio influenciam...

Falando SÓ DE SPECS a Z é melhor, mas ser melhor não significa que você vai curtir mais.

Saquei, ah então de boa, vou continuar com ela mesmo, só disse pois se realmente o onboard fosse superior eu tirava ela e anunciava e levantava uma grana, mas já que não, vou manter kkk
 


-=|R.R.|=-

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
46.535
Reações
179.491
Pontos
1.514
Uso a mesma placa de som já tem uns 3 anos. Comprei por causa do meu HT. Ele tem apenas 1 conexão HDMI ARC. A minha TV também tem ARC mas não conseguia o 5.1 real com a Nvidia.

Mesmo usando a saída óptica digital do meu som onboard (tem todos os canais analógicos separados), que é mais simples que a sua, eu só conseguia o efeito do 5.1 com um codec lá no MPC. Jogo e filmes em mídia? Nem pensar! Só consegui os 5.1 reais com uma placa offboard com suporte a Dolby Digital/DTS por hardware.

No seu caso não sei se tu realmente tem necessidade. A vantagem pra quem usa fone é que a SBZ tem conexão amplificada... sua mobo deve ter também.

Aí é com vc. Se bem que tu viu diferença com a SBZ né? Sei lá, fica com ela hehehehe pode ser boa caso o som onboard de problema ou tu pegue uma mobo com som inferior no futuro hehehe
 

LHand

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.251
Reações
50.038
Pontos
624
A minha Placa-Mãe também é Asus e tem um tal de "Supreme FX" (que até onde eu sei é um chip Realtek com algumas firulas) que diziam que era bom. Deve ser pior que esse Cryistal Sound aí, mas em todo caso, em comparação com a Sound Blaster Z (tenho exatamente esta placa de som), o Supreme FX é muito, muito inferior.
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.335
Reações
16.570
Pontos
1.439
se vc não usa um "monitor" de som pra retorno não vejo necessidade de som off. em caixinhas de som pra uso doméstico geralmente o limite da caixa vai dar antes da placa de som, então o "a mais" só vai conseguir sentir de verdade se tiver um equip de caixa realmente massa

só vai ficar mais uma coisa pra atrapalhar a circulação de ar dentro do gabinete.
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
A minha Placa-Mãe também é Asus e tem um tal de "Supreme FX" (que até onde eu sei é um chip Realtek com algumas firulas) que diziam que era bom. Deve ser pior que esse Cryistal Sound aí, mas em todo caso, em comparação com a Sound Blaster Z (tenho exatamente esta placa de som), o Supreme FX é muito, muito inferior.

Supreme FX é melhor que o Crystal Sound. Ambos partem da mesma premissa são melhores de software num hardware igual. Para games há um certo consenso que o Supreme leva certa vantagem nos balanços de equalização, mas superar uma offboard? Nunca.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.216
Reações
172.416
Pontos
2.599
Não tenho nada para reclamar do som da minha ASRock Z97 Extreme4 que usa o Realtek ALC1150. Eles chamam de Purity Sound 2


9-Purity%20Sound2(L).png


Purity Sound™ 2 includes 7.1 CH HD audio with Realtek ALC1150 audio codec, 115dB SNR DAC with Differential Amplifier, TI® NE5532 Premium Headset Amplifier, cap less Direct Drive technology, EMI shielding cover, PCB isolate shielding and DTS Connect. As Nichicon audio capacitors are what every audiophile has been longing for on a PC, ASRock applied these high quality capacitors for Purity Sound™ 2.
9-Purity%20Sound2-BG.jpg


This frequency response chart was tested with 32 ohm normal headphones. It indicates how traditional audio solution's frequency response drops drastically at low frequencies. Compared to traditional audio solution's (2.0dB) at 20 Hz bass low freq area, Purity Sound™ 2 still maintains its frequency response (0.4dB) and provides better bass with the TI® NE5532 amplifier, improving the bass quality by 20% (1.6dB)!
9-Purity%20Sound2-BG2.jpg
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.954
Pontos
1.474
A melhor solução é usar uma placa de som externa, ou então ligar num receiver, amplificador externo, porque o maior inconveniente de uma placa de som interna é que ela pega interferências elétricas do seu PC.
 

PHMN

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.209
Reações
7.909
Pontos
1.094
Peguei uma xonar dgx. Mil vezes melhor do que a onboard da Asus z-170. Tipo, não que seja ruim, mas ela não mostrava a real capacidade do meu fone (ath ad 170x da áudio téchnica)

Enviado de meu Samsung Galaxy S7 Edge
 

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.765
Pontos
1.219
Se você tem os dois... Porque caralhos você não fez o teste? :klol
 

rickrj

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.361
Reações
2.467
Pontos
984
Peguei a 2 anos a xfi titanium pci-e. Fiquei impressionado com a definição, clareza e qualidade do som, tanto no meu receiver pela entrada óptica quanto pelo fone de ouvido de qualidade. No fone de ouvido então é magnífico...
 

Mafuusu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.017
Reações
3.168
Pontos
1.239
Galera, fiz o teste... e acreditem, senti sim uma diferença legal na placa de som.

Bem superior ela, o volume fica mais alto, a qualidade do som, até o GRAVE fica diferente, não sei explicar, o onboard É OTIMO TBM, juro para vocês, eu estaria feliz com onboard, mas ouvindo com a offboard deu para sentir a diferença, vou manter ela UHSAUHAS
 
Topo Fundo