O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Opinião de um dos jornalistas da IGN BR sobre Elden Ring - Incrivel, mas não tanto... a visão após o hype do lançamento. [Tópico com alguns spoilers]

Receita Federal

Imposto NÃO é roubo!
VIP
Mensagens
15.367
Reações
28.481
Pontos
1.103
Elden Ring continua usando o mesmo backstab do DS 1, tirando a perfomance dele no lançamento no PC.

Elden Ring tem varias coisas para serem criticadas, principalmente na parte tecnica. Só acho que é muito cherry picking vc dizer que Elden Ring é repetitivo, e não dizer o mesmo para literalmente todo jogo de mundo aberto, ou melhor, para todo jogo já lançado. Seja single ou multiplayer.

Não é questão de cherry picking... na vdd é justamente o contrário, é o manto do hype que passa, de elevar Elden Ring a patamares cheios de superlativos e passar a observar friamente que o jogo tem limitações como qualquer outro. É isso que provoca a tal impressão de cherry picking.

É o que eu sempre falo... o que é defeito criticado em algum jogo, passam a mão em outro, a depender de quem produz. Jogos da Nintendo são mestres nesse sentido, e os jogos da From Software idem. E isso é uma ocorrência comum, seja por parte de jornalistas escrevendo review, seja de usuários de rede social ou do Outerspace.

Eu sempre levantei a bola correta aqui: Elden Ring é jogo de PS3, e é um fato, pois ele usa reconhecidamente uma engine de PS3. Não adianta querer tampar o sol com a peneira.

Usuário random já me rebateu falando que sou hater da FS e que espera que a produtora continue para sempre usando a engine de PS3 para produzir os jogos maravilhosos.

Logo depois, o mesmo usuário vai para tópico de jogo X ou Y reclamar que "essa geração não disse a que veio, apresenta gráficos ruins" ou que "jogo X e Y tem gráficos porcos"

Coerência zero... o cara estava defendendo jogo de PS3 com unhas e dentes não tinha nem uma semana.

A matéria desse jornalista da IGN soa mais como uma "mea culpa" no sentido de tocar em algumas feridas que podem ter passadas despercebidas de maneira conveniente no review da época. Isso sim eu entendo como cherry picking, e não o contrário, no sentido de não dar o msm tratamento que dão para os outros jogos abordados que não pertencem a um grupo seleto escolhido.
 
Ultima Edição:

Bergot

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.670
Reações
5.957
Pontos
704
Tá na hora desse journo ver uns videos de LORE do Vaaty e entender o porque de alguns inimigos "repetidos" se encontrarem em tal local...
 
Ultima Edição:

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.425
Reações
20.014
Pontos
1.434
Tá na hora desse jouno ver uns videos de LORE do Vaaty e entender o porque de alguns inimigos "repetidos" se encontrarem em tal local...

Se você tem que ver vídeos de lore já está errado, lore tem que estar claro no jogo e, convenhamos, é uma questão de gameplay, tanto na hora de fazer quanto usar, não vai ser lore que vai responder a questão.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.425
Reações
20.014
Pontos
1.434
Claro, porque bons jogos demoram para serem feitos.

Pior que é ladainha antiga, os jogos do AC não são feitos anualmente a um tempão e continuam com isso. Não que faça diferença, a questão é ser repetitivo na mesma implementação, porque se precisa jogar vários seguidos para ser problema basta pular alguns deles.
 

Azeon

Lenda da internet
Mensagens
26.352
Reações
50.153
Pontos
1.504
Pior que é ladainha antiga, os jogos do AC não são feitos anualmente a um tempão e continuam com isso. Não que faça diferença, a questão é ser repetitivo na mesma implementação, porque se precisa jogar vários seguidos para ser problema basta pular alguns deles.
Na verdade nunca foram, é que são vários estúdios fazendo jogos diferentes, porém tem que seguir as guidelines, se não me engano cada AC é lançado por um estúdio diferente, mas se a direção for sempre a mesma de nada adianta.

E assim, Zelda BoTW não foge muito de parte da estrutura de AC no lance de pegar torres para liberar mapa e outras coisas, mas não é só isso que faz AC ser zoado.

Uma das coisas mais estranhas que achei no Valhalla é você poder escolher o sexo e ter aquela opção de o jogo alternar automaticamente (nunca usei, não sei como funciona), pra mim é uma chatice, porque não parece que estou vivendo a história de alguém especificamente, no Odyssey ainda parece ter uma diferença do homem pra mulher mas no Valhalla até o nome é unisex, uma parte importante do jogo é a história e logo no início tem essa presepada... Foda.
 


Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.912
Reações
13.958
Pontos
1.474
Não acho que seja tão absurdo assim, jogo tem mais de 100 bosses, mas modelos únicos de bosses deve ser uns 30, resto é repetição de boss ou até mesmo inimigos normais modificados em bosses, e por ser um open world, os inimigos normais acabam se repetindo mais também. Jogo leva o dobro do tempo que um souls linear, mas em conteúdo não sei se tem muito mais que os outros jogos, o que acaba criando repetição.

Vâo desprezar a matéria por ser escrita por um jornalista, mas acho justo criticar o jogo, como todos os jogos existem pontos para se criticar, ainda é um jogo incrivel mesmo com todos os problemas, mas eu prefiro o modelo mais "linear" de dark souls/bloodborne/sekiro.
Chefes que aparecem uma única vez em Elden Ring são menos de 10.

Mas essa questão da repetição não é nova, foi criticada no lançamento. Não é necessária qualquer reflexão pós hype pra concluir isso. Só observação mesmo.
 

Arthur Sena

Bam-bam-bam
Mensagens
1.123
Reações
1.680
Pontos
353
Tem uma parcela dessa midia de crítica de filmes, jogos, etc, que claramente não aguenta mais jogar video-game ou ir ao cinema. Os caras tem uma má vontade do c***lho com tudo.
 

Planetfall

Veterano
Mensagens
277
Reações
382
Pontos
148
IGN BR :khuebr
O jogo mais premiado da história continua rendendo mesmo depois de 1 ano do lançamento, ahuehaueh. DLC chegando e o que era bom ficará ainda melhor.
 

Shotomensch

Bam-bam-bam
Mensagens
2.964
Reações
7.234
Pontos
453
Eu sou fã demais dos jogos da From, zerei todos os Souls, Bloodborne e Sekiro... E vou ser sincero: não consigo engolir Elden Ring.
Um mundo aberto gigantesco, lindíssimo, mas com absolutamente nada pra fazer além de matar bicho e encontrar tesouros... Pegaram esse mundo enorme e espalharam um monte de bicho e item aleatoriamente, e é isso. Um jogo que praticamente te obriga a pesquisar tudo na Internet, senão 80% dele passa batido... que não tem nem um diário de quests pra vc poder acompanhar minimamente uma quest line (isso se vc encontrar elas sem pesquisar na wiki).

Como jogo Souls, prefiro os outros da From, muito melhor estruturados. Como jogo de mundo aberto, prefiro qualquer outro do mercado como Witcher ou até os ACs da vida.

Se Elden Ring fosse um pouco menor em escala, estruturado de maneira mais linear (realmente um Dark Souls 4), mantendo todos os cenários, armas, magias, bosses e conteúdo que tem, ia ser perfeito pra mim.

Faltou coesão. Bloodborne e Sekiro são infinitamente melhores.
 

mlooborte

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.072
Reações
11.568
Pontos
1.024
Tão superestimado quanto Breath of The Wild, mas não é ruim não
 

Santeria

Bam-bam-bam
Mensagens
4.380
Reações
8.635
Pontos
353
Mas desde o lançamento eu batia nessa tecla. O jogo é fraquíssimo em muitos aspectos, mas a repetição beira o ridículo. Deveriam cortar uns 90% daquelas tumbas com chefes e inimigos iguais.

Em todo caso, o jogo merece ter uma excelente avaliação por finalmente ter adentrado o território casual e ter deixado tão facil ao ponto de até eu, o pior jogador de soulslike do planeta (até hoje não consegui passar o primeiro chefe de Bloodborne), conseguir matar a Malenia.

Merecia o GOTY do ano passado? Absolutamente não. Muito inferior a GoW Ragnarok, Tartarugas Ninja, Stray e meu GOTY pessoal o grandioso Chained Echoes.
Alguém tem que avisar o Toguro que o personagem dele perdeu a graça faz muito tempo.
 

Bat Esponja

Lenda da internet
Mensagens
33.174
Reações
68.981
Pontos
1.529
Não é tão repetitivo assim, a não ser que saia matando todos bosses opcionais

Quando eu vi que tinha uns bosses que tinham 4 de cada eu parei de ir atrás de todos.
 

Mitch Conner

Bam-bam-bam
Mensagens
1.500
Reações
5.373
Pontos
353
Nunca vou entender como o pessoal consegue "fazer tudo" nesse jogo, tenho certeza que o pessoal deve ficar consumindo tudo que sai antes, lendo sobre mundo, história, personagens, daí quando jogam vão completando pela internet com histórias, teorias e -principalmente- guias pra saber onde estão armas/equipamentos/magias e etc, porque falar que esse jogo dá pra seguir com zero contexto eu não acredito.

"Ah, pra isso aí vc tem que falar com o NPC X lá".

O NPC:

1687237542716.png
 

rogermaximal

Lenda da internet
VIP
Mensagens
28.298
Reações
28.453
Pontos
1.649
Olha, joguei Elden Ring o suficiente para dizer o seguinte:

Cada área tem seu set de inimigos. E sim, eles se repetem. Mas eu compreendi que foi proposital, e por que?

Justamente pelo jogo não ser linear. Caso não queira, e for passar batido, não adianta fugir de um oponente, lá frente você vai dar de cara com ele de novo. E se fugir, vai encontrar outro e até mais forte. Então você tenta outra área, encontra um set diferente de inimigos, e tudo ocorre novamente.

Aí o jogo meio que te obriga a explorar outras áreas para ir se fortalecendo, justamente para não ficar com essa impressão de repetitivo.

Se for querer jogá-lo como se joga o Dark Souls, nesse caso seguindo o roteiro da história, o jogo fica até bem mais curto e menos repetitivo ainda, principalmente quem debulhou e já estava na 5ª ou 6 ª rodada. Pra mim foi um jogo extremamente gratificante jogá-lo.

Mas concordo que sim, tem muita repetição de inimigos. Até aí, até o tão Balado "Papai de Guerra" também tem. E muito são só recolor. Além da super divertida (sqn), atividade de encontrar os corvos de Odin.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.846
Reações
80.459
Pontos
1.839
A repetição faz parte da diversão. Se o jogo é gostoso de jogar, faz parte repetirmos mesmos processos e “git Gud” a cada vez que jogar.

A repetição do Elder Ring a qual eu acho um pecado imperdoável é a repetição de modelos. Sério mesmo que o cachorro demônio com parkinson tem que ter a mesma cara só mudando a cor das 10 vezes que você enfrenta ele no jogo todo? Mantém o funcionamento, tudo igual…mas pelo menos mude a “cara” do lazarento. Coloca um chifre aqui, uma cara diferente ali…porra…só mude o modelo geométrico pelo menos.

Acho isso um pecado estupido…mas não chega a ser tão mortal quanto em GOW 2018 que chega a ser mais ridículo ainda porque tem tipo…o mesmo fucking troll o jogo inteiro, e uma seleção de inimigos geral 10X menor que Elden Ring.
 

Pinguim 55

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.792
Reações
9.841
Pontos
994
Acho bizarro reclamar se inimigos repetitivos em Elden Ring quando não conheço nenhum outro jogo que tem tanta variedade e diferença nas áreas quando os jogos Souls/Elden Ring.

Sempre que chega em alguma nova área sempre tem seus inimigos diferentes.

Até os soldados genéricos tem habilidades e magias diferentes dependendo da área (não tem apenas cor diferente).

Tipo, se for reclamar aqui, espero a mesma reclamação em God of War, Horizon e Zelda que 80% dos inimigos são repetidos do jogo anterior.

Primeira área de Zelda já tem uns 80% de todos os tipos de inimigos, ficando bem repetitivo depois de 10 horas, bem mais rápido que Elden Ring.
 

Nutelinha23

Veterano
Mensagens
297
Reações
240
Pontos
128
Se o jogo terminasse na capital era de bom tamanho, quando cheguei na parte dos gigantes eu dei uma pausa e voltei um mês depois pra acabar, e como eu odeio a falta de qualquer tipo de guia pras Quest.
 

Bat Esponja

Lenda da internet
Mensagens
33.174
Reações
68.981
Pontos
1.529
Nunca vou entender como o pessoal consegue "fazer tudo" nesse jogo, tenho certeza que o pessoal deve ficar consumindo tudo que sai antes, lendo sobre mundo, história, personagens, daí quando jogam vão completando pela internet com histórias, teorias e -principalmente- guias pra saber onde estão armas/equipamentos/magias e etc, porque falar que esse jogo dá pra seguir com zero contexto eu não acredito.

"Ah, pra isso aí vc tem que falar com o NPC X lá".

O NPC:

Visualizar anexo 329178
Quem joga rpg costuma sair explorando tudo mesmo lol

Eu gosto dos jogos da From porque dá pra deixar muita coisa pra trás
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
36.041
Reações
93.844
Pontos
1.353
do pouco que joguei, não achei a coca-cola toda que estavam pregando não. Mas....
- to de saco cheio de "souls like".
- Não sou putinah de hype.

do pouco que joguei, acho que é hipocrisia quem diz que Elden Ring é excelente mas critica jogos da ubisoft pela repetição.
 

Pinguim 55

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.792
Reações
9.841
Pontos
994
Nunca vou entender como o pessoal consegue "fazer tudo" nesse jogo, tenho certeza que o pessoal deve ficar consumindo tudo que sai antes, lendo sobre mundo, história, personagens, daí quando jogam vão completando pela internet com histórias, teorias e -principalmente- guias pra saber onde estão armas/equipamentos/magias e etc, porque falar que esse jogo dá pra seguir com zero contexto eu não acredito.

"Ah, pra isso aí vc tem que falar com o NPC X lá".

O NPC:

Visualizar anexo 329178

A maioria das quests são supermissables e não dão nada gamebreaking ou algo do tipo, com exceçao da quest da Ranni (que não é missable).

Eu joguei o jogo 95% cego e achei maioria das coisas naturalmente. Se ficar olhando no mapa e ficar buscando contruções ou lugares que tem algo diferente (como caverna) ou símbolo, vai achar naturalmente 90% das coisas do jogo. A questão é se você vai ter paciencia para isto lol. Só usei faq para terminar a quest da Ranni (não vi que tinha que conversar com uma boneca na graça lol).
Perdi a grande maioria das quests, deixei para a segunda jogada, e não achei nada que eu diria fosse obrigatório ou algo do tipo, grande maioria uma arma ou magia que pode muito bem ser inútil para voce dependendo da sua build.

Se quer só o main game, no mapa tem umas flechas douradas que apontam o local das Legacy dungeons
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.503
Reações
42.386
Pontos
1.074
Zeldinha que 90% dos monstros são bokoblins e chuchu Jelly de cor diferente, aí tu vai pras profundezas e encontra mais bokoblins pintados, mas aí pode!
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.425
Reações
20.014
Pontos
1.434
Na verdade nunca foram, é que são vários estúdios fazendo jogos diferentes, porém tem que seguir as guidelines, se não me engano cada AC é lançado por um estúdio diferente, mas se a direção for sempre a mesma de nada adianta.

Estava até pensando em uma visão onde a crítica faz mais sentido, em uma situação mais voltada para o consumidor, de que tem game todo ano na prateleira. Se for olhar tempo de produção nem nesta época de jogo anual havia problema, já que eram vários games feitos em paralelo e não cada game feito no prazo de um ano.

Uma das coisas mais estranhas que achei no Valhalla é você poder escolher o sexo e ter aquela opção de o jogo alternar automaticamente (nunca usei, não sei como funciona), pra mim é uma chatice, porque não parece que estou vivendo a história de alguém especificamente, no Odyssey ainda parece ter uma diferença do homem pra mulher mas no Valhalla até o nome é unisex, uma parte importante do jogo é a história e logo no início tem essa presepada... Foda.

Aí tenho uma opinião pessoal.

Particularmente, pela forma como é construida e a relação com os NPCs e situações históricas, para mim Odyssey e Valhalla só fazem sentido com personagens masculinos.

Entendo que exista um fator de representatividade importante e que tem que haver opções (eu mesmo já tive problemas em ter imersão com livros porque o protagonista feminino criava um distanciamento natural) e que até na mecanica encaixa, tanto que a Kassandra é a protagonista canon de Odyssey (e ela é uma personagem maneira se levarmos em conta o crossover de Odyssey com Valhalla), mas ainda assim me soa mais natural pelo contexto jogar com personagens masculinos. Tipo, para exemplificar, a ideia de um misthios mulher soar estranha ou as partes em que você joga com Odin em Valhalla e ele não ser representado por um personagem masculino.
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.309
Reações
105.273
Pontos
1.299
Povo reclama de barriga cheia...

6NHOm4B.gif
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.347
Reações
33.708
Pontos
1.399
Eu sou fã demais dos jogos da From, zerei todos os Souls, Bloodborne e Sekiro... E vou ser sincero: não consigo engolir Elden Ring.
Um mundo aberto gigantesco, lindíssimo, mas com absolutamente nada pra fazer além de matar bicho e encontrar tesouros... Pegaram esse mundo enorme e espalharam um monte de bicho e item aleatoriamente, e é isso. Um jogo que praticamente te obriga a pesquisar tudo na Internet, senão 80% dele passa batido... que não tem nem um diário de quests pra vc poder acompanhar minimamente uma quest line (isso se vc encontrar elas sem pesquisar na wiki).

Como jogo Souls, prefiro os outros da From, muito melhor estruturados. Como jogo de mundo aberto, prefiro qualquer outro do mercado como Witcher ou até os ACs da vida.

Se Elden Ring fosse um pouco menor em escala, estruturado de maneira mais linear (realmente um Dark Souls 4), mantendo todos os cenários, armas, magias, bosses e conteúdo que tem, ia ser perfeito pra mim.

Faltou coesão. Bloodborne e Sekiro são infinitamente melhores.

O pessoal achou "engraçadinho" essa questão desses jogos não te guiarem, não te darem uma história coesa, então os devs foram fundo nessa ideia. Se a galera acha legal o game faltar um monte de pedaços, os devs foram fundo nessa ideia e ainda passam a compreensão que isso é "característica".

Lore é c.. de r@ola ! Se a história não foi contada para você entender on fly então ela é uma droga !
 

Azeon

Lenda da internet
Mensagens
26.352
Reações
50.153
Pontos
1.504
Estava até pensando em uma visão onde a crítica faz mais sentido, em uma situação mais voltada para o consumidor, de que tem game todo ano na prateleira. Se for olhar tempo de produção nem nesta época de jogo anual havia problema, já que eram vários games feitos em paralelo e não cada game feito no prazo de um ano.

Então mas em paralelo, daí lança o primeiro no ano 1 e o feedback vem... Não da tempo de arrumar no segundo, talvez no terceiro... Daí vem o feedback do segundo jogo e o terceiro fica como ? Olha a diferença de tempo entre BoTW e ToTK, qual foi o último da From antes do Elden Ring ? Mesmo que os estúdios estejam desenvolvendo em paralelo é necessário um tempo, pode ver que os 3 jogos seguem a mesma estrutura, The Division é muito parecido também, nunca joguei Far Cry mas dizem ser a mesma coisa também...

O AC original e o 2 foram jogos muito bons e até hoje acredito demais na franquia... Mas a Ubi é foda, eles reciclam demais os jogos deles, agora esse Mirage aí pelo que vi vai ser tipo uma DLC do AC1, até os gráficos estão bem abaixo do padrão, precisam urgentemente de uma diretoria nova.

Aí tenho uma opinião pessoal.

Particularmente, pela forma como é construida e a relação com os NPCs e situações históricas, para mim Odyssey e Valhalla só fazem sentido com personagens masculinos.

Entendo que exista um fator de representatividade importante e que tem que haver opções (eu mesmo já tive problemas em ter imersão com livros porque o protagonista feminino criava um distanciamento natural) e que até na mecanica encaixa, tanto que a Kassandra é a protagonista canon de Odyssey (e ela é uma personagem maneira se levarmos em conta o crossover de Odyssey com Valhalla), mas ainda assim me soa mais natural pelo contexto jogar com personagens masculinos. Tipo, para exemplificar, a ideia de um misthios mulher soar estranha ou as partes em que você joga com Odin em Valhalla e ele não ser representado por um personagem masculino.

Pra mim tanto faz, sinceramente, claro que não faz sentido histórico e concordo contigo, porém é uma história fantasiosa que brinca com a história real, então sinceramente eu não ligo, nunca deixei de jogar nenhum jogo por ter protagonista feminina ou masculino, porém a Samus de Metroid consegue ter mais personalidade que esses personagens de AC, o único protagonista da nova trilogia que prestou foi o Bayek porque não tinha essa de escolha de personagem.

Os caras tem que ficar adaptando um monte de coisa na história e nas cenas para ser "neutro" por causa da escolha do jogador e isso pra mim é parte do que estraga, se a protagonista fosse APENAS feminina poderiam moldar a história de modo que fizesse sentido você jogar com uma mulher.

Outra coisa que pra mim ficou bizarro em AC é que geralmente o jogo é stealth, uma seita mística e oculta, daí do nada você vira líder de exércitos, de cidades e etc. Pra mim isso não cabe, por isso o ACII é o melhor AC de todos, ele mostrou como AC deveria ser... Mas depois se perderam.
 

MobiusRJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.959
Reações
32.692
Pontos
1.084
Elder Ring foi o único dos jogos "soulslike" da from q eu não zerei. Virar mundo aberto me afastou do game.
 
Topo Fundo