O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Pagina que satirizava João Amoedo é "censurada" por membros do NOVO

Beren_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.473
Reações
29.117
Pontos
1.053
Pra mim é complicado isso, eu não vejo problema em fazer piadas e memes, mas quando é um troço bem parecido com a realidade, pode acabar enganando as pessoas e afetando a real imagem da pessoa.


Eu concordo que a liberdade de expressão é extremamente importante, mas fiquei curioso com uma dúvida em relação aos libertários: na sociedade ideal, alguém pode falar mal a vontade de outra pessoa e não sofrerá punição por isso ou existiria algum mecanismo que puniria calúnias e difamações? Eu penso nisso principalmente nos casos onde uma empresa pode criar notícias falsas apenas pra falar mal de uma concorrência...

Sou bem noob no assunto, mas tenho tentado me aprofundar.

Tem um livro excelente do Walter Block sobre isso chamado "Defendendo o Indefensável". Vou postar aqui para voce um pedaço do terceiro capitulo.

O Caluniador e o Difamador

É fácil ser um advogado da liberdade expressão, quando ela se aplica aos direitos daqueles com quem estamos de acordo. Mas o teste crucial refere-se ao discurso controverso – declarações que podemos considerar viciosas e sórdidas.

Agora, não há, talvez, nada mais repugnante ou vicioso do que a difamação. Portanto, temos de tomar especial cuidado ao defender o direito de livre expressão dos difamadores, pois, se ele puder ser protegido, os direitos de todos os demais – que não ofendem tanto – certamente estarão mais assegurados. Mas, se o direito de livre expressão dos difamadores e caluniadores não for protegido, os direitos dos outros estarão menos assegurados.

A razão de os libertários civis até hoje não terem se envolvido na proteção dos direitos dos difamadores e caluniadores é evidente – a difamação é ruinosa para as reputações. São abundantes as histórias cruéis sobre empregos, amizades etc., perdidos. Longe de se preocuparem com o direito de livre expressão do difamador e do caluniador, os libertários civis têm se preocupado em proteger aqueles que tiveram suas reputações destruídas, como se isso fosse, por si próprio, imperdoável. Mas, obviamente, proteger a reputação de uma pessoa não é um valor absoluto. Se fosse, ou seja, se as reputações fossem realmente sacrossantas, então teríamos de proibir a maior parte dos tipos de comunicação que podem denegrir a reputação de alguém, mesmo as verdadeiras. A crítica desfavorável e a sátira ao cinema, teatro, música ou a critica literária não poderiam ser permitidas. Qualquer coisa que depreciasse a reputação de qualquer indivíduo ou instituição teria de ser proibida.

Naturalmente, os libertários civis negariam que sua objeção à calúnia e à difamação compromete-os com a visão aqui colocada. Eles reconheceriam que a reputação de uma pessoa nem sempre pode ser protegida, que às vezes ela tem de ser sacrificada. Mas isso, diriam eles, não isenta o difamador. Pois a reputação de uma pessoa não é algo com que se possa lidar de forma leviana, não pode ser prejudicada sem bons motivos.

Mas o que é a “reputação” de uma pessoa? Que coisa é essa que não pode ser “tratada com leviandade”? Sem dúvida, não é uma possessão que se possa dizer que pertence a ela da mesma forma como lhe pertencem suas roupas. Na verdade, a reputação de uma pessoa sequer “pertence” a ela. A reputação de uma pessoa é o que os outros pensam dela; consiste dos pensamentos “que outras pessoas têm a seu respeito”.

Um homem não possui sua reputação, da mesma forma como não possui os pensamentos dos outros – porque isso é tudo do que consiste sua reputação. A reputação de um homem não lhe pode ser roubada, da mesma forma como não lhe podem ser roubados os pensamentos de outras pessoas. Se sua reputação “lhe foi tirada”, de um modo ou de outro, pela verdade ou pela falsidade, antes de tudo, ele não a possuía e, portanto, não deveria poder recorrer à lei por danos.

O que, então, estamos fazendo, quando objetamos ou proibimos a difamação? Estamos proibindo alguém de afetar ou tentar afetar os pensamentos de outras pessoas. Mas o que significa o direito de livre expressão, senão que somos livres para tentar afetar os pensamentos dos que nos rodeiam? Então, temos de concluir que a difamação e a calúnia são consistentes com o direito de livre expressão.

Por fim, por mais paradoxal que possa ser, as reputações provavelmente ficariam mais seguras sem as leis que proíbem o discurso difamatório! Com as leis atuais proibindo a difamação, há uma tendência natural de se acreditar em qualquer mácula que seja lançada a público sobre o caráter de alguém. ”Se não fosse verdade, não seria publicado”, argumenta o público crédulo. No entanto, se a difamação e a calúnia fossem permitidas, o público não seria tão facilmente enganado. Choveriam tantos ataques, que teriam de ser substanciados, antes que pudessem ter algum impacto. Poderiam ser organizados órgãos como o Consumers Union ou o Better Business Bureau* para atender a demanda do público por informações precisas sobre as “indecências”.

O público logo aprenderia a considerar e avaliar as afirmações dos difamadores e caluniadores – se a estes últimos fossem dadas rédeas soltas. Um difamador ou caluniador não mais teria o poder de arruinar a reputação de uma pessoa.

Defendendo o Indefensável.
Walter Block - Capitulo 3.


Assim como uma empresa pode falar mal de outra. O que custaria dinheiro, a outra pode fazer o mesmo ou pode simplesmente se promover. Se eh tão facil difamar o outro, ele pra inicio de conversa não possuía uma boa reputação. Defender a liberdade de ouvir o que você gosta, é fácil, defender o que você não gosta, isso sim é um teste de quanto você defende algo por ser certo e não por gostar ou não.
 

fedps

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
11.400
Reações
16.989
Pontos
1.053
Tem um livro excelente do Walter Block sobre isso chamado "Defendendo o Indefensável". Vou postar aqui para voce um pedaço do terceiro capitulo.

O Caluniador e o Difamador

É fácil ser um advogado da liberdade expressão, quando ela se aplica aos direitos daqueles com quem estamos de acordo. Mas o teste crucial refere-se ao discurso controverso – declarações que podemos considerar viciosas e sórdidas.

Agora, não há, talvez, nada mais repugnante ou vicioso do que a difamação. Portanto, temos de tomar especial cuidado ao defender o direito de livre expressão dos difamadores, pois, se ele puder ser protegido, os direitos de todos os demais – que não ofendem tanto – certamente estarão mais assegurados. Mas, se o direito de livre expressão dos difamadores e caluniadores não for protegido, os direitos dos outros estarão menos assegurados.

A razão de os libertários civis até hoje não terem se envolvido na proteção dos direitos dos difamadores e caluniadores é evidente – a difamação é ruinosa para as reputações. São abundantes as histórias cruéis sobre empregos, amizades etc., perdidos. Longe de se preocuparem com o direito de livre expressão do difamador e do caluniador, os libertários civis têm se preocupado em proteger aqueles que tiveram suas reputações destruídas, como se isso fosse, por si próprio, imperdoável. Mas, obviamente, proteger a reputação de uma pessoa não é um valor absoluto. Se fosse, ou seja, se as reputações fossem realmente sacrossantas, então teríamos de proibir a maior parte dos tipos de comunicação que podem denegrir a reputação de alguém, mesmo as verdadeiras. A crítica desfavorável e a sátira ao cinema, teatro, música ou a critica literária não poderiam ser permitidas. Qualquer coisa que depreciasse a reputação de qualquer indivíduo ou instituição teria de ser proibida.

Naturalmente, os libertários civis negariam que sua objeção à calúnia e à difamação compromete-os com a visão aqui colocada. Eles reconheceriam que a reputação de uma pessoa nem sempre pode ser protegida, que às vezes ela tem de ser sacrificada. Mas isso, diriam eles, não isenta o difamador. Pois a reputação de uma pessoa não é algo com que se possa lidar de forma leviana, não pode ser prejudicada sem bons motivos.

Mas o que é a “reputação” de uma pessoa? Que coisa é essa que não pode ser “tratada com leviandade”? Sem dúvida, não é uma possessão que se possa dizer que pertence a ela da mesma forma como lhe pertencem suas roupas. Na verdade, a reputação de uma pessoa sequer “pertence” a ela. A reputação de uma pessoa é o que os outros pensam dela; consiste dos pensamentos “que outras pessoas têm a seu respeito”.

Um homem não possui sua reputação, da mesma forma como não possui os pensamentos dos outros – porque isso é tudo do que consiste sua reputação. A reputação de um homem não lhe pode ser roubada, da mesma forma como não lhe podem ser roubados os pensamentos de outras pessoas. Se sua reputação “lhe foi tirada”, de um modo ou de outro, pela verdade ou pela falsidade, antes de tudo, ele não a possuía e, portanto, não deveria poder recorrer à lei por danos.

O que, então, estamos fazendo, quando objetamos ou proibimos a difamação? Estamos proibindo alguém de afetar ou tentar afetar os pensamentos de outras pessoas. Mas o que significa o direito de livre expressão, senão que somos livres para tentar afetar os pensamentos dos que nos rodeiam? Então, temos de concluir que a difamação e a calúnia são consistentes com o direito de livre expressão.

Por fim, por mais paradoxal que possa ser, as reputações provavelmente ficariam mais seguras sem as leis que proíbem o discurso difamatório! Com as leis atuais proibindo a difamação, há uma tendência natural de se acreditar em qualquer mácula que seja lançada a público sobre o caráter de alguém. ”Se não fosse verdade, não seria publicado”, argumenta o público crédulo. No entanto, se a difamação e a calúnia fossem permitidas, o público não seria tão facilmente enganado. Choveriam tantos ataques, que teriam de ser substanciados, antes que pudessem ter algum impacto. Poderiam ser organizados órgãos como o Consumers Union ou o Better Business Bureau* para atender a demanda do público por informações precisas sobre as “indecências”.

O público logo aprenderia a considerar e avaliar as afirmações dos difamadores e caluniadores – se a estes últimos fossem dadas rédeas soltas. Um difamador ou caluniador não mais teria o poder de arruinar a reputação de uma pessoa.

Defendendo o Indefensável.
Walter Block - Capitulo 3.


Assim como uma empresa pode falar mal de outra. O que custaria dinheiro, a outra pode fazer o mesmo ou pode simplesmente se promover. Se eh tão facil difamar o outro, ele pra inicio de conversa não possuía uma boa reputação. Defender a liberdade de ouvir o que você gosta, é fácil, defender o que você não gosta, isso sim é um teste de quanto você defende algo por ser certo e não por gostar ou não.
Eita, a resposta foi melhor ainda do que esperava, muito obrigado! :kjoinha Incrível como uma pergunta que achei que fosse ser complexa, tem uma resposta tão simples.


OFFTOPIC: Até fui ver se achava esse livro disponível no Amazon Kindle Unlimited, mas não achei, vou ter que esperar mais um pouco pra ler ele.
 

Beren_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.473
Reações
29.117
Pontos
1.053
Eita, a resposta foi melhor ainda do que esperava, muito obrigado! :kjoinha Incrível como uma pergunta que achei que fosse ser complexa, tem uma resposta tão simples.


OFFTOPIC: Até fui ver se achava esse livro disponível no Amazon Kindle Unlimited, mas não achei, vou ter que esperar mais um pouco pra ler ele.

Todos os livros de escola austríaca são livres de direitos autorais.
Eu coloquei link pro PDF do livro dentro do meu post quando cito o nome do livro. Eh so clicar, baixar e ler. Ou ler online mesmo.
 

fedps

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
11.400
Reações
16.989
Pontos
1.053
Todos os livros de escola austríaca são livres de direitos autorais.
Eu coloquei link pro PDF do livro dentro do meu post quando cito o nome do livro. Eh so clicar, baixar e ler. Ou ler online mesmo.
Nem é por questão de ser legal ou não, queria por praticidade.. A maioria dos ebooks kindle vêm bem adaptado para as telas, o que facilita muito na hora da leitura e por isso que eu tava procurando lá. Eu cheguei a ler As 6 lições e A lei usando o conversor para usar no app kindle, mas sempre ficava umas partes mal colocadas que atrapalhavam a leitura.
 

Beren_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.473
Reações
29.117
Pontos
1.053
Nem é por questão de ser legal ou não, queria por praticidade.. A maioria dos ebooks kindle vêm bem adaptado para as telas, o que facilita muito na hora da leitura e por isso que eu tava procurando lá. Eu cheguei a ler As 6 lições e A lei usando o conversor para usar no app kindle, mas sempre ficava umas partes mal colocadas que atrapalhavam a leitura.

Não foi isso que quis dizer. Só disse que eu já disponibililzei o livro no post. Achei que voce nao tinha visto.
Não sabia que voce queria especificamente ler no kindle.

Mas tem sim mano.
https://www.amazon.com.br/Defendendo-indefensável-Walter-Block-ebook/dp/B078J2CJHK

https://www.amazon.com.br/Defendendo-Indefensável-Walter-Block/dp/8562816108

E aqui tem de graca para ler na web ou versoes PDF, .MOBI e .EPUB, Se não me engano Kindle usa .MOBI e dá para converter .EPUB tambem para .MOBI.

Inclusive na pagina do instituto Rothbard tem varios livros com .MOBI para baixar.

Veja se isso sana sua necessidade.
 

fedps

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
11.400
Reações
16.989
Pontos
1.053
Não foi isso que quis dizer. Só disse que eu já disponibililzei o livro no post. Achei que voce nao tinha visto.
Não sabia que voce queria especificamente ler no kindle.

Mas tem sim mano.
https://www.amazon.com.br/Defendendo-indefensável-Walter-Block-ebook/dp/B078J2CJHK

https://www.amazon.com.br/Defendendo-Indefensável-Walter-Block/dp/8562816108

E aqui tem de graca para ler na web ou versoes PDF, .MOBI e .EPUB, Se não me engano Kindle usa .MOBI e dá para converter .EPUB tambem para .MOBI.

Ve se te ajudei.
Realmente não tinha visto, fui ver depois que tu falou sim.

Pois é, tem na Amazon, mas não tem disponível de graça pra quem é assinante do Kindle Unlimited, por isso minha crítica.

Mas pelo último link eu testei aqui e parece que veio bem adaptado, me ajudou mais uma vez :kjoinha
 


Beren_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.473
Reações
29.117
Pontos
1.053
Realmente não tinha visto, fui ver depois que tu falou sim.

Pois é, tem na Amazon, mas não tem disponível de graça pra quem é assinante do Kindle Unlimited, por isso minha crítica.

Mas pelo último link eu testei aqui e parece que veio bem adaptado, me ajudou mais uma vez :kjoinha

Ah eu leio no tablet ou livro de papel mesmo. Curto ainda a sensação do livra-o pesado kkk.
Ai não manjo muito dos detalhes de quem eh usuario do kinfle mais "hardcore".

É ate uma boa ideia eu testar o Kindle no android.

Mas enfim. Acho que ajudou então ta valendo.
 

RainbowSix

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.621
Reações
9.295
Pontos
1.304
Assim como uma empresa pode falar mal de outra. O que custaria dinheiro, a outra pode fazer o mesmo ou pode simplesmente se promover. Se eh tão facil difamar o outro, ele pra inicio de conversa não possuía uma boa reputação. Defender a liberdade de ouvir o que você gosta, é fácil, defender o que você não gosta, isso sim é um teste de quanto você defende algo por ser certo e não por gostar ou não.
Não é assim que funciona na vida real. Aqui pessoas são mortas apenas por boatos lançados no whatsapp. A esquerda mesmo repete milhares de vezes a mesma mentira até que pareça verdade para os zumbis seguidores da seita dela, e funciona. E tem o lance do direito de imagem, não se pode usar a imagem de uma pessoa dessa forma, essas são as regras do jogo atuais e o Amoêdo está certo em usar elas pra se defender. Ou você não acredita em direito de imagem? Então me dê umas fotos suas pra eu arruinar sua vida fazendo você se passar por pedofilo na internet e vamos ver até onde você vai continuar defendendo à risca a ética libertária. E ainda impor essa ética pra quem nunca se definiu como libertário.
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.146
Reações
17.511
Pontos
1.444
Não é assim que funciona na vida real. Aqui pessoas são mortas apenas por boatos lançados no whatsapp. A esquerda mesmo repete milhares de vezes a mesma mentira até que pareça verdade para os zumbis seguidores da seita dela, e funciona. E tem o lance do direito de imagem, não se pode usar a imagem de uma pessoa dessa forma, essas são as regras do jogo atuais e o Amoêdo está certo em usar elas pra se defender. Ou você não acredita em direito de imagem? Então me dê umas fotos suas pra eu arruinar sua vida fazendo você se passar por pedofilo na internet e vamos ver até onde você vai continuar defendendo à risca a ética libertária. E ainda impor essa ética pra quem nunca se definiu como libertário.


Calma, esse post do Beren não foi direcionado ao caso do Amoêdo, só foi expor a visão libertária sobre o tema :klingua
(ele mesmo disse o que você falou agora no post anterior dele, não dá para cobrar do novo uma postura que ele nunca assumiu)

Agora, sobre seus argumentos, vão de encontro justamente ao post que você citou, estamos acostumados a tomar as informações que recebemos como "verdadeiras", um dos motivos sendo o fato que assumimos (de forma inconsciente mesmo) que a fonte da informação não se arriscaria ao prejuízo de contar uma mentira. Dá até para relacionar com o descrédito generalizado que a mídia tradicional tem passado ultimamente, graças a internet o "povo" que sempre assumia que a TV não mentia (intencionalmente) descobriu que as coisas não são bem assim. Claro que não é o tipo de mudança que se faz do dia para a noite, mas a ética libertária não é plano de implantação, é objetivo final (colocando de forma simples).
 

Beren_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.473
Reações
29.117
Pontos
1.053
Não é assim que funciona na vida real. Aqui pessoas são mortas apenas por boatos lançados no whatsapp. A esquerda mesmo repete milhares de vezes a mesma mentira até que pareça verdade para os zumbis seguidores da seita dela, e funciona. E tem o lance do direito de imagem, não se pode usar a imagem de uma pessoa dessa forma, essas são as regras do jogo atuais e o Amoêdo está certo em usar elas pra se defender. Ou você não acredita em direito de imagem? Então me dê umas fotos suas pra eu arruinar sua vida fazendo você se passar por pedofilo na internet e vamos ver até onde você vai continuar defendendo à risca a ética libertária. E ainda impor essa ética pra quem nunca se definiu como libertário.

Então cara.

Se é assim que funciona HOJE na vida real,é apenas a constatação que hoje temos um PROBLEMA bem grande. É porque hoje na vida real não se respeitam mais valores básicos. Libertários (e tambem muitos conservadores e liberais) querem exatamente resgatar estes valores esquecidos). E isso só se faz com informação, discussão, debate, educação..

E nem precisa ser o extremo da ética libertária, se alguns valores básicos de moral judaico-cristã fossem respeitados já não se teria esse problema.
"Boatos" não matam ninguem. Se eu ficar falando para voce, ou seja, tentando te convencer a matar pessoa X, e voce vai lá e mata, foi voce que matou, não eu nem minhas palavras. Voce tem que ter discernimento e se não tem paga pelo crime cometido. Se você é tão facilmente manipulado, bem, não é minha culpa.
Na poltica suja de hoje, divulgam-se esse tipo de informação, pois tem-se muito a ganhar.

Na "atualidade do mundo real" que é o cenário que você propõe, quem não tem discernimento por exemplo vota e depois ele mesmo paga por eleger um bando de bandido para cuidar da vida dele. "ah mas quem não votou paga também",. Exato, e AÍ está o problema, não no "boato".

Os "zumbis" seguidores de seitas são geralmente pessoas não esclarecidas que não tem muito os valores no lugar certo e muito pouco senso critico, como quem diz que deve-se apedrejar mulheres infiéis ao marido e depois vão defender feminismo., Ou como quem defende "liberdade de expressão" mas só do "que eu concordo"., sejam esses zumbis seguidores do Lula, Bolsonaro, Amoedo ou Mises, Rothbard e Hoppe, qualquer um que cultue a IMAGEM, fica exatamente sujeito a que essa imagem seja manchada.
Então o problema está no culto a imagem e não na liberdade de expressão.

Este é um problema da POLITICA, do sistema democrático em si, que como falei acima, muito tem a ganhar quem joga o jogo da difamação dentro desse sistema, é muito CUSTOSO voce ir atrás de cada boato, de verificar cada fato, é mais fácil acreditar no que quiser. Em contrapartida, ir votar é bem simples. O valor, a avaliação racional de custo beneficio faz com que muitos achem mais facil acreditar.
Agora, muitos boatos contra Bolsonaro por exemplo simplesmente não pegam, porque ele tem boa REPUTAÇÃO. Os que aceitam as mentiras, é por ignorância e preguiça (não vão checar) ou por já terem uma opinião formada, mesmo que errada. E querem mante-la.
Tente manchar a reputação do Silvio Santos.

Agora imagine, exercite sua mente, a dimensão desse problema sem um sistema onde quem mais difama, tem mais chance de ocupar um cargo de extremo poder com alto retorno financeiro? Seria inócuo. "ah Bolsonaro é racista"? E daí? Ah Amoedo é homofóbico? É dai? Quem o conhece vai continuar interagindo com eles, quem acreditar ele desmente e o barco segue. Por acreditar que toda "noticia" é verdadeira, por haver um PRESSUPOSTO de proteção a imagem, uma falsa credibilidade, mais pessoas acreditam com mais facilidade no falso. Nossa eu conheco muita gente que acha que jornal nacional é quase Deus na terra.

As "regras do jogo atuais" voce quer mesmo defender? De verdade?
Tipo as "regras" que dizem que voce deve trabalhar 5 meses ao ano para bancar um monte de vagabundo ladrão mandando na sua vida? Porque em ultima instancia o governo manda nas nossas vidas. Qualquer democrata está sujeito a ver "seu lado"perder" uma eleição e aturar anos de politicas completamente destrutivas, nós vemos isso aqui e no mundo todo.

E sim portanto, não existe "direito de imagem". Existem criações da imaginação que acham que direito de imagem deveria existir para "proteger" as pessoas, da mesma forma que leis como direitos trabalhistas super protegem os desempregados e trabalhadores ou o "direito a segurança e saude" garantem isso a todos...
Se existisse eu deveria poder te processar somente por olhar para meu belo semblante adônico. ^^

Desculpa mas eu sou hetero e compromissado, não tenho hábito de distribuir fotos minhas para marmanjo, se voce quiser, deixe de lado a preguiça, tire as fotos voce mesmo e faça o que diz que iria fazer ué. Afinal até os caras que difamam o Amoedo ai tem o trabalho de fazer a montagem e postar
Ai eu vou ter o trabalho de desmentir mas defendo seu direito de se expressar.

Pelo jeito em seu entendimento todo mundo tem por objetivo puramente ficar tentando prejudicar outros assim gratuitamente, e esquece que esse problema existe justamente DEVIDO A POLITICA. Voce está transferindo o problema de um local para outro.
Inclusive tem umas senhoras aqui na rua fazendo fofoca direto, vou chamar a puliça.

Se a imagem fosse um "direito" meu, automaticamente qualquer foto que eu não concordasse deveria tipo evaporar. ^^
Ah, e é diferente tambem de pegar imagens nuas por exemplo de um celular que foi posto para concertar e as divulgar. Pois ai existe violação da propriedade e do contrato.

Quanto a "impor" essa ética? Eu usei alguma arma ou ameaça para te FORÇAR a concordar comigo, ou SEQUER fui agressivo de forma a dizer que voce DEVE concordar comigo ou com os libertários senão alguma coisa ruim ocorreria a você sua familia?

Isso é o mesmo que voce falar "sou a favor do aborto" ai eu digo que sou contra e explico porque e voce responde? "ah voce quer me OBRIGAR a aceitar sua visão".

Eu postei minha visão, me questionaram quanto a minha visão e o posicionamento libertário sobre o assunto, e usei uma obra do Professor Walter Block que é um libertário bem ativo atualmente, pois ele escreveu especificamente sobre o assunto abordado de forma muito boa usando puramente a razão. Enquanto voce apela puramente a emoção.
Se voce discorda voce é livre para debater os argumentos racionalmente, qualquer coisa diferente disso seria apenas mostrar que voce defende a liberdade de expressão ainda MENOS do que pensa. Já que apenas ler algo que não gostou já te fez escrever um post desse baixo nivel e agressivo.
Não lembro nunca de ter feito um post desse tipo direcionado a voce.

Não curtiu, desminta, mas mantenha a compostura.

Mas relaxa que continuo te amando assim mesmo. =P
 
Ultima Edição:

Beren_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.473
Reações
29.117
Pontos
1.053
Calma, esse post do Beren não foi direcionado ao caso do Amoêdo, só foi expor a visão libertária sobre o tema :klingua
(ele mesmo disse o que você falou agora no post anterior dele, não dá para cobrar do novo uma postura que ele nunca assumiu)

Agora, sobre seus argumentos, vão de encontro justamente ao post que você citou, estamos acostumados a tomar as informações que recebemos como "verdadeiras", um dos motivos sendo o fato que assumimos (de forma inconsciente mesmo) que a fonte da informação não se arriscaria ao prejuízo de contar uma mentira. Dá até para relacionar com o descrédito generalizado que a mídia tradicional tem passado ultimamente, graças a internet o "povo" que sempre assumia que a TV não mentia (intencionalmente) descobriu que as coisas não são bem assim. Claro que não é o tipo de mudança que se faz do dia para a noite, mas a ética libertária não é plano de implantação, é objetivo final (colocando de forma simples).

Bom post mas só uma adição.

Ética libertária não é fim em si. É meio, é resgate de valores (afinal, ética são valores auto-evidentes, como entendimento do direito a vida, a não agressão) que são naturais e ao serem mais respeitados (nem todos vão respeitar, estes são os criminosos) você teria uma sociedade talvez não mais simples, mas mais civilizada, menos violenta. Se seria melhor ou pior evidencias e teoria dizem que melhor, mas não existe empiricamente um exemplo completo pros dias de hoje. Embora existam experimentos rolando.

Nesse sentido libertários são bem parecidos com cristãos (seja essa uma comparação boa ou ruim) onde ambos querem resgatar valores que consideramos hoje esquecidos, devido a décadas de distorções e agressões. A diferença está em alguns valores específicos mas não na essência.
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.146
Reações
17.511
Pontos
1.444
Bom post mas só uma adição.

Ética libertária não é fim em si. É meio, é resgate de valores (afinal, ética são valores auto-evidentes, como entendimento do direito a vida, a não agressão) que são naturais e ao serem mais respeitados (nem todos vão respeitar, estes são os criminosos) você teria uma sociedade talvez não mais simples, mas mais civilizada, menos violenta. Se seria melhor ou pior evidencias e teoria dizem que melhor, mas não existe empiricamente um exemplo completo pros dias de hoje. Embora existam experimentos rolando.

Nesse sentido libertários são bem parecidos com cristãos (seja essa uma comparação boa ou ruim) onde ambos querem resgatar valores que consideramos hoje esquecidos, devido a décadas de distorções e agressões. A diferença está em alguns valores específicos mas não na essência.

Falha minha. Pensei no sentido de "que todos sigam a ética libertária" e coloquei daquele jeito. :kvergonha
(posso colocar a culpa no sono :ksafado)
 
Topo Fundo