DKC Returns não deveria ter o "Country" no nome, sério mesmo. Jogaço, admito, porém não passa perto do que foram os três DKC anteriores. Motivos:
- Gráficos pré-renderizados deixam tudo mais "ambientado" e mais "real" do que o 3D, por incrível que pareça. Reparem que, apesar de muito linda a arte de DKC Returns, não dá uma sensação de ambientação como os gráficos pré renderizados. É como se estivessem em um cenáro de uma peça de teatro.
- Os inimigos estão "cartunizados" demais! Vejam o tubarão saltitante, parece o Tutubarão!
- Ignoraram tudo o que aconteceu pós DKC 1. Não tem Dixie, não tem Kiddy, não tem Kremilins, não tem animais amigos em quantidade, só o Rambi. Deu uma sensação de jogo completamente capado.
- Esqueçam Funky Kong, Winrly, etc. Eles sumiram, só sobrou o velho que vende... VIDAS!
- A arte dos inimigos. Os Kremilins são assustadores, jacarés né, são maus. Agora o que são aqueles seres do DKC Returns? Vitrola voadora que hipnotiza projeto de Habbids (reparem como parecem)? WTF?!?!
- É um crime não pode usar o Classic Controller. Tudo pra valorizar uma jogabilidade que enjoa, quando se tem que abaixar e balançar o wii mote para assoprar, correr e balançar pra girar etc...
- Músicas reaproveitadas tentam dar uma sobrevida ao jogo, mas são ofuscadas por músicas sem inspiração, com ritmo havaiano. Nada que seja terrível, mas David Wise faz uma faaaaaaaaaaltaaaa (embora ele não estivesse tão inspirado na trilha de DKC 3).
- Sem fases aquáticas. WTF 2!?!?!?!
- Diddy vai na "carcunda" de DK, e quando perde "coraçõezinhos", você continua com DK e Diddy pula fora. A pelamor né? Que porcaria mano, Diddy com jetpack é surreal demais.
Tem mais coisas, mas é que tô sem saco de ficar lembrando. Vou ser apredejado, eu sei, mas os que têm nas veias a essência de DK como eu tenho vão entender perfeitamente meu ponto de vista.