O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Parabéns Plano Real - 15 anos de inflação baixa

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.977
Reações
55.137
Pontos
1.839
a maioria aqui nem passou por isso. ou se passou, nem lembra. E por mais que detestem, por convicção ou por influência, o maior responsável pelo fim da inflação foi o ex-presidente FHC.

Quem tinha idade pra saber o valor do dinheiro sabia do sufoco que era. assim que recebia dinheiro, tinha que gastar tudo na hora, porquê na semana seguinte o negócio já estava mais caro. Todo dia eu ligava pra casa de câmbio pra saber a cotação do dolar. Eu tinha que ligar de manhã, porquê de tarde já tava mais caro. Usar cartão de credito era coisa de doido ou de gente muito rica, sem falar que não existia cartão internacional. Poucos vendiam com boleto bancário. as multas por atraso de pagamento era de 20% do valor no mínimo. E se fosse comprar com cheque pre-datado, o acréssimo podia chegar à 50%. A inflação media entre 1990 a 1994 era de 764%. Entre 1995 a 2000 a média anual já era de 8,6%.

Trecho da entrevista dele na folha de S.Paulo:

FOLHA - A que o sr. atribui o sucesso do Plano Real?
FERNANDO HENRIQUE CARDOSO - Houve várias experiências antes do Real e aprendemos com elas a enfrentar a inflação. Aprendemos com os erros. A sociedade se cansou da inflação. As pessoas sentiram que era necessário mudar e que a mudança era possível. Depois, tomamos a decisão certa de fazermos um plano tecnocrático. Nos planos anteriores, as pessoas acordavam e liam no “Diário Oficial” que tudo tinha mudado. Nós tomamos a decisão oposta. Nós fomos à mídia explicar o plano de uma forma muito didática e a população entendeu.

FOLHA - Houve resistências?
FHC - Meus amigos economistas, na época subordinados, achavam que seria difícil a implementação do plano. Alegavam que o governo era fraco, tinha acabado de ocorrer o impeachment e o Congresso estava desorganizado com a crise dos anões do Orçamento. Minha posição era o contrário. Com o Congresso em desorganização e como o governo não tinha muita unidade naquele momento, foi possível uma certa hegemonia e tocar o plano adiante. O Congresso estava sem força, e o governo, procurando uma tábua de salvação. Havia muita gente, inclusive do governo, que queria o controle de preços e que se prendessem supermercadistas. Muitos defendiam a volta dos fiscais do Sarney. Mas não tiveram força para nos opor. Recebemos um apoio amplo de todos os setores econômicos e da mídia. Foi difícil ficar contra o plano. O PT e a CUT saíram com o slogan “Real é pesadelo, não é sonho”, mas imediatamente tiveram que tirar das ruas. As pessoas sentiram logo o aumento do poder aquisitivo, a vantagem de seus salários serem reajustados automaticamente. Logo depois do Real, o consumo cresceu imensamente com a queda da inflação. No início de 1995, a economia crescia a taxas anualizadas acima de 12%. Tivemos até que brecar esse crescimento. Como ocorre agora, se largar demais a economia sem investimento, vai haver problemas lá na frente.

FOLHA - Qual foi a principal marca deixada pelo Real?
FHC - O Real deu sentido de proporção. Ninguém sabia o valor de nada. As pessoas aprenderam, por exemplo, o valor da moeda. Aprenderam que não se pode endividar além de um certo limite. Foi o Real que possibilitou, por exemplo, a Lei de Responsabilidade Fiscal. Mas as pessoas acham que a estabilização está garantida, e não está. É um trabalho permanente. Quantos anos levamos a chegar a esse ponto? Não houve milagre. Foi preciso trabalhar nos fundamentos, refazer orçamentos, ajustar os gastos públicos, o câmbio. Veja que só agora estamos conseguindo baixar as taxas de juros. Quando se tem uma economia doente e inchada como a nossa, a cura não é rápida. Você faz a operação e tem que ajustar todo o corpo à nova situação. Isso já está mais enraizado, nós aprendemos isso, mas mesmo assim neste exato momento as pessoas não estão prestando atenção aos aumentos de gastos públicos. Há uma certa anestesia geral. Não se pode fazer qualquer coisa na economia.

somente assinantes do jornal podem acessar a entrevista completa.
 

thiago_rariz

Bam-bam-bam
Mensagens
10.743
Reações
8.560
Pontos
454
O REAL FOI UMA CONQUSITA SIM, FOI...e saiu da mente de pessoas da USP.....

mas existem alguns problemas, como manter a inflação baixa ao custo dos juros mais caros do mundo.....
 

Dakishimetai

Ser evoluído
Mensagens
162
Reações
0
Pontos
47
fhc_palmas_190.jpg
 

guiracer

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.792
Reações
9.289
Pontos
1.084
À custa de juros altos, tomando surro do dólar, privatizações e desemprego.

É valeu a pena.
 

Guilhermeek

Habitué da casa
Mensagens
5.419
Reações
1
Pontos
91
Na epoca era muleque...




Mas hoje sem duvidas o Plano Real me faz desfrutar o
dinheiro muito melhor.
 

BlackICE

Dark side of ice
Mensagens
6.580
Reações
53
Pontos
224
[COLOR="Navy"]Olha, como diz minha mãe, com 60 anos (e é verdade):

Quem fala mal do Plano Real não sabe o INFERNO que era ter inflação de 1500% ao ano, além de planos como Bresser, Verão, Collor I, Collor II, Cruzado, etc.
Aquela época sim era um absurdo.

Só um exemplo (que eu me lembro bem): No 5º dia útil, quando as empresas pagavam, era um corre-corre nos supermercados (quase nem tinham hiper), chegávamos a passar 4 horas lá dentro (pelo movimento absurdo), pois se deixássamos para o dia seguinte, não compraríamos metade das mercadorias necessárias para o mês (pois o reajuste de preços era diário, às vezes mais de um reajuste no mesmo dia).

Prefiro pagar juros altos (que a maioria nem imagina o que é SELIC meta ou pra que serve) do que conviver com poder de compra ZERO.

Att'[/COLOR]
 


Saoro Master

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.352
Reações
1.526
Pontos
914
O plano real realmente foi um beneficio enorme, nem se compara, quem não era da epoca (mesmo eu que era pequeno) sabe que as "compras" do mês se dava devido a isso, hj em dia, pode passar no supermercado toda semana sem aumento de preço...isso é uma virada, agora duas coisas, primeiro: mérito ao FHC e Itamar que APLICARAM o plano, pq dizem que o FHC CRIOU, isso foi obra de um economista que se não me engano era da USP, e realmente ele diz a verdade quando essas coisas levam tempo pra se perceber, infelizmente acho que os gastos excessivos do atual presidente, vão refletir em muitas dívidas no futuro...
 

Black Jack

Ser evoluído
Mensagens
1.100
Reações
2
Pontos
31
O povo sem cultura... foi o Itamar Franco que criou o real.
Eu fico impressionado como a midia conta uma mentira do PSDB mil vezes e a torna como uma verdade absoluta.
 

Heretic.abortion

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.633
Reações
6.703
Pontos
1.224
Saoro Master;4846129 disse:
O plano real realmente foi um beneficio enorme, nem se compara, quem não era da epoca (mesmo eu que era pequeno) sabe que as "compras" do mês se dava devido a isso, hj em dia, pode passar no supermercado toda semana sem aumento de preço...isso é uma virada, agora duas coisas, primeiro: mérito ao FHC e Itamar que APLICARAM o plano, pq dizem que o FHC CRIOU, isso foi obra de um economista que se não me engano era da USP, e realmente ele diz a verdade quando essas coisas levam tempo pra se perceber, infelizmente acho que os gastos excessivos do atual presidente, vão refletir em muitas dívidas no futuro...


Eu tive uma aula magna que o FHC diz que reuniu uma equipe de economistas por telefone mesmo dizendo que precisava abruptamente acabar com o problema da inflação no Brasil e que o Itamar estava totalmente com ele, mas ele mesmo nem sabia que a âncora cambial poderia surtir um bom efeito.

[COLOR="Red"]Quem "criou" o real foi o Edmar Bacha, juntamente com André Lara Resende, Gustavo Franco, Pérsio Arida, Winston Fritch e Pedro Sampaio Malan [/COLOR]

As fases foram arquitetadas e não houve milagre nenhum, apenas a aplicação séria de um modelo já utilizado em alguns países europeus.

----------------------------------

Edmar Lisboa Bacha (nascido em 1943) é um economista brasileiro. Participou da equipe econômica que instituiu o Plano Real, durante o governo Itamar Franco.

Considerados por muitos o "pai" do Plano Real, foi o primeiro economista do Brasil a completar o doutorado de economia em uma universidade "ivy league", nos Estados Unidos (Universidade de Yale), com uma tese sobre a política do café brasileira no início do século XX. Ganhou notoriedade acadêmica ao escrever a fábula da "Belíndia", na qual argumentava que o regime militar estava criando um país dividido entre os que moravam em condições similares à Bélgica e aqueles que tinham padrão de vida indiano. Foi um dos principais responsáveis pela coordenação do departamento de economia da PUC-Rio, considerado um dos melhores cursos de graduação em economia do país.

Na vida pública, participou do Plano Cruzado, na década de 1980, com o cargo de presidente do IBGE. Retirou-se do Governo José Sarney quando este decidiu, na véspera das eleições, comprometer todo o esforço de arrocho fiscal promovido para segurar a inflação. Uma vez que o "gatilho salarial" foi colocado em prática, o plano se corroeu, o que fez o Brasil "perder 10 anos" de sua história econômica[1], segundo Bacha. Voltou para a vida pública no Governo Itamar, quando propôs a Fernando Henrique Cardoso, então ministro da Fazenda, um novo plano para controlar a inflação. Sem o aval do FMI, o plano foi um sucesso. Garantindo a eleição de FHC à Presidência da República em 1994. Permaneceu no governo durante dez meses como presidente do BNDES. Depois, encerrou sua passagem pela vida pública e se tornou consultor do BBA.

-------

Só pra constar. Sou Economista também.
 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.977
Reações
55.137
Pontos
1.839
Black Jack;4846195 disse:
O povo sem cultura... foi o Itamar Franco que criou o real.
Eu fico impressionado como a midia conta uma mentira do PSDB mil vezes e a torna como uma verdade absoluta.

O Itamar era o presidente, mas o FHC era o ministro da fazenda. ele, junto com persio arida e outros foi quem criou e implantou o plano real. Você que é sem lembrança.

Pergunte pra qualquer um com mais de 40 no que se lembram do Itamar e 99% vão falar do carnaval que ele passou com aquela modelo sem-calcinha.
 

AC003

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
771
Reações
61
Pontos
754
Só marcando para ler com calma, muito interessante o assunto!
 

Black Jack

Ser evoluído
Mensagens
1.100
Reações
2
Pontos
31
sebastiao coelho neto;4846232 disse:
O Itamar era o presidente, mas o FHC era o ministro da fazenda. ele, junto com persio arida e outros foi quem criou e implantou o plano real. Você que é sem lembrança.

Pergunte pra qualquer um com mais de 40 no que se lembram do Itamar e 99% vão falar do carnaval que ele passou com aquela modelo sem-calcinha.

E pergunte para qualquer brasileiro que possui o mínimo de conhecimento de política e perceba que FHC está em um merecido limbo político por ser um político hipócrita e destruidor do patrimônio nacional. Esse FDP não se elege nem para sindico do prédio.

E só uma informaçãozinha de ordem estrutural política nacional para você.
Presidente da republica é órgão bem maior que ministério, dica se de passagem, este é subalterno daquela.
Então, se o presidente da republica na época da implantação do Real era o Itamar ele é que deve ser considerado o criador do plano. Pouco importa se FFHH ou o Papa era o Ministro da Fazenda.
 

Saoro Master

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.352
Reações
1.526
Pontos
914
mi_loco;4846225 disse:
Eu tive uma aula magna que o FHC diz que reuniu uma equipe de economistas por telefone mesmo dizendo que precisava abruptamente acabar com o problema da inflação no Brasil e que o Itamar estava totalmente com ele, mas ele mesmo nem sabia que a âncora cambial poderia surtir um bom efeito.

[COLOR="Red"]Quem "criou" o real foi o Edmar Bacha, juntamente com André Lara Resende, Gustavo Franco, Pérsio Arida, Winston Fritch e Pedro Sampaio Malan [/COLOR]

As fases foram arquitetadas e não houve milagre nenhum, apenas a aplicação séria de um modelo já utilizado em alguns países europeus.

----------------------------------

Edmar Lisboa Bacha (nascido em 1943) é um economista brasileiro. Participou da equipe econômica que instituiu o Plano Real, durante o governo Itamar Franco.

Considerados por muitos o "pai" do Plano Real, foi o primeiro economista do Brasil a completar o doutorado de economia em uma universidade "ivy league", nos Estados Unidos (Universidade de Yale), com uma tese sobre a política do café brasileira no início do século XX. Ganhou notoriedade acadêmica ao escrever a fábula da "Belíndia", na qual argumentava que o regime militar estava criando um país dividido entre os que moravam em condições similares à Bélgica e aqueles que tinham padrão de vida indiano. Foi um dos principais responsáveis pela coordenação do departamento de economia da PUC-Rio, considerado um dos melhores cursos de graduação em economia do país.

Na vida pública, participou do Plano Cruzado, na década de 1980, com o cargo de presidente do IBGE. Retirou-se do Governo José Sarney quando este decidiu, na véspera das eleições, comprometer todo o esforço de arrocho fiscal promovido para segurar a inflação. Uma vez que o "gatilho salarial" foi colocado em prática, o plano se corroeu, o que fez o Brasil "perder 10 anos" de sua história econômica[1], segundo Bacha. Voltou para a vida pública no Governo Itamar, quando propôs a Fernando Henrique Cardoso, então ministro da Fazenda, um novo plano para controlar a inflação. Sem o aval do FMI, o plano foi um sucesso. Garantindo a eleição de FHC à Presidência da República em 1994. Permaneceu no governo durante dez meses como presidente do BNDES. Depois, encerrou sua passagem pela vida pública e se tornou consultor do BBA.

-------

Só pra constar. Sou Economista também.


É frustante pra um cara, criar todo um plano, e ser completamente ignorado na história...
 

Heretic.abortion

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.633
Reações
6.703
Pontos
1.224
Saoro Master;4846508 disse:
É frustante pra um cara, criar todo um plano, e ser completamente ignorado na história...

Sem dúvida.:kongpositivo:

Não espera-se reconhecimento para quem realmente fez e faz a difrença.

A ignorância das massas segue sendo uma regra geral.
 

Diego_Caldo

Supra-sumo
Mensagens
5.241
Reações
7
Pontos
189
Black Jack;4846465 disse:
E pergunte para qualquer brasileiro que possui o mínimo de conhecimento de política e perceba que FHC está em um merecido limbo político por ser um político hipócrita e destruidor do patrimônio nacional. Esse FDP não se elege nem para sindico do prédio.

E só uma informaçãozinha de ordem estrutural política nacional para você.
Presidente da republica é órgão bem maior que ministério, dica se de passagem, este é subalterno daquela.
Então, se o presidente da republica na época da implantação do Real era o Itamar ele é que deve ser considerado o criador do plano. Pouco importa se FFHH ou o Papa era o Ministro da Fazenda.

Só faltou levantar a bandeira do PT.

FHC é um dos personagens políticos brasileiros mais respeitados no mundo, aplicou um modelo econômico neoliberal, trazendo o Brasil para perto das demais economias emergentes. Ele privatizou as empresas públicas pq o Estado moderno não tem que prestar serviços ou vender bens, mas sim se preocupar em administrar o país. Além disso, todas as empresas privatizadas ganharam competitividade no mercado. Sabe por que? Porque agora elas visam lucro, acabaram com os cabides de emprego, estão tecnologicamente avançadas...

Esse mesmo "FDP não se elege nem para sindico do prédio" fundou um instituto sem fins lucrativos que propõe discussões sobre o Brasil e a América Latina, além de ter sido eleito pela revista Prospect um dos cem maiores intelectuais ainda vivos do mundo.

De fato, o FHC ainda era ministro da fazenda, quando o Real foi criado, MAS foi graças a ele e sua equipe que o plano foi desenvolvido e com o FHC na presidência que o plano passou pelos seus maiores desafios (crise dos tigres asiáticos, crise mexicana, crise russa, etc.).

Tem que ser muito limitado para negar que o Brasil está melhor após a Era FHC. Além disso, o Lula só está com essa tranquilidade econômica, graças ao Sr. FHC.
 

Warlocker

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.497
Reações
10.089
Pontos
1.364
É claro que o plano não nasceu necessariamente de figurinhas carimbadas (lembro ate que o Collor ja alegou autoria no plano Real, LoL) mas independente disso os governos seguintes do FHC conseguiram reestruturar aos poucos a economia frente a crises economicas mundiais (disso ninguem lembra é claro, é modinha ficar falando m**** dos governos q ja passaram agora q o Brasil esta mais consolidado)

A gente deve mto do potencial de crescimento do pais ao excelente trabalho feito pelos economistas dessa epoca...


O Real foi um passo imenso de fato...

Molecadinha aqui adora falar mal do Brasil, que esse nao e um pais serio, que privatizaram isso e aquilo.. e afins..... mas sequer pensa que a 25 anos atraz nem democracia nos tinhamos.. e no inicio dos anos 90 eramos um pais com uma economia absurdamente decadente e em frangalhos, c***lh0, tivemos um governo q roubou toda a poupança do povo... Perto disso da ate pra dizer com orgulho que o pais cresceu e mto.. revertemos uma situação caotica...

Estamos crescendo e se consolidando-se ainda mais, graças a sucessao de governos competentes (desde a posse de Itamar > FHC > Lula) ..... governos q de fato nao sao/foram perfeitos... mas q fazem/fizeram o necessario para q houvesse progresso... nao q isso impeça alguem aqui de ficar generalizando e falando m**** XP

guiracer;4845386 disse:
À custa de juros altos, tomando surro do dólar, privatizações e desemprego.

É valeu a pena.
 

Makenshi

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.549
Reações
8.468
Pontos
1.124
[COLOR="Black"]O plano, apesar do custo massacrante, funciono, e ninguém nega que é melhor depois dele, do que no puteiro a céu aberto que era antes.

Mas daí a babar o ovo de um FDP como FHC? É como disseram: ele não fez o plano sozinho (se é que ajudou mesmo a fazer), e não implementou (o presidente era o Itamar).

Fora esse pseuso-achievment, ele não fez NADA que preste pro país. Lulão pelo menos fazendo MTA coisa boa, e misturando um ou outro vacilo (quem não vacilar lá em cima é suspeito, uaheuhahehae)

FHC nunca mais, ladrão safado[/COLOR]
 

Ryu Ga Gotoku

Bam-bam-bam
Mensagens
8.004
Reações
591
Pontos
314
01 de Julho de 1994, data que foi lançada a moeda e processada a sua troca.

Mas devemos lembrar que o Plano Real já havia começado um anos antes com a desindexação da economia que foi através da URV (Unidade real de valor). A troca da moeda, introdução de moeda nova, que em um único dia todo o mês circulante do país foi trocado, foi um golpe bem forte, psicologicamente e economicamente muito importante. Há de ver também que não houve nesta transição notas carimbadas ou notas com escritos x, mas valores y. Toda a moeda foi trocada.

Mas há muito o que ser melhorado, já que ainda estamos sob inflação muito elevada, em vista de uma meta de inflação que já foi confirmada ontem pelo Conselho Monetário Nacional para 2011 que é de 4,5% ao ano, com tolerância de 2 pontos ou seja, a inflação na verdade pode ir aos 6,5% ao ano, o que é muito alto, principalmente para os padrões internacionais, pois a meta ideal seria uma inflação aos 2% ao ano. Para se ter uma melhor idéia, em países emergentes que usam o regime de metas de inflação e praticam uma taxa de 3%, fica ainda mais vísivel o quanto a nossa inflação esta alta, o que é uma pena, pois há condições de reduzí-la ainda mais.

Há também a Tarefa paralela que é a eliminação da indexação, a grande jogada do Plano Real desde seu início foi este, a criação de um mecanismo de desindexar, e o que é isto? É a perpetuação da inflação ou seja, corrigir o preço de hoje pela inflação passada. Contratos que tem a desindexação anual, que são vários, inclusive por exemplo, preço de serviços, ontem mesmo saiu correções de preços de energia eletrica, tudo indexado à inflação passada como é o caso de contratos de aluguel. E isto não faz sentido em uma economia estável como a brasileira, ficar perpetuando a inflação desta maneira, então o que é preciso fazer é finalizar o processo de desindexação, deixar os preços livres, acertados diretamente aos interessados pelo mercado, pelo funcionamento da economia e não ter uma regra fixa de correção de preços que perpetue a inflação. Agora para esta desindexação, a inflação precisa ser menor, pois 4,5% de inflação é pesado.

Resumindo, o Governo Lula, teria que correr neste sentido, de completar este processo de desindexação da economia e redução da meta de inflação. Aí sim teremos o que celebrar pelo aniversário do Real, que são muitas conquistas, sim claro, mas o que foi previsto como principal fator para a moeda, para a economia do país, ainda não foi concluido.
 

Mr Mas

Habitué da casa
Mensagens
942
Reações
0
Pontos
61
O Plano Real de hoje ja nao e o mesmo do original desde 1998. A primeira fase do Plano real combatia a inflacao via paridade cambial com o dolar. Para custea-la, tivemos que privatizar nossas melhores empresas a preco de banana. De 98 em diante, quando ficou claro que ja nao tinhamos o que vender, veio o plano de metas de inflacao com base na SELIC intituida pelo COPOM, o que so faz sentido pela lei de responsabilidade orcamentaria.

Hoje vivemos em uma estabilidade economica sem igual naquela ha 15 anos atras, gracas ao Real. Os juros altos sao decorrencia de um Estado que ocupa um espaco grande demais na economia, notadamente em suas despesas correntes (ex folha de pagamento). Afora isso, estamos no caminho certo.
 

Ruano Roxo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.881
Reações
598
Pontos
844
Sei não eim... mas metade de quem postou aqui duvido que quando começou o real, na epoca da URV. Não devia ter idade suficiente pra saber o que era a economia desse pais.

Quando se deu conta, já estava tudo no caminho de hoje.

Gostei do governo do FHC, fiquei surpreso com o governo do Lula e tomara que o proximo governo possa ser do mesmo nivel pois esse pais está indo pra frente e muito bem.

Pra quem acha o contrario: O choro é livre.
 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.977
Reações
55.137
Pontos
1.839
Makenshi;4846933 disse:
[COLOR="Black"]O plano, apesar do custo massacrante, funciono, e ninguém nega que é melhor depois dele, do que no puteiro a céu aberto que era antes.

Mas daí a babar o ovo de um FDP como FHC? É como disseram: ele não fez o plano sozinho (se é que ajudou mesmo a fazer), e não implementou (o presidente era o Itamar).

Fora esse pseuso-achievment, ele não fez NADA que preste pro país. Lulão pelo menos fazendo MTA coisa boa, e misturando um ou outro vacilo (quem não vacilar lá em cima é suspeito, uaheuhahehae)

FHC nunca mais, ladrão safado[/COLOR]

Engraçado que membros do governo Lula babam o ovo do FHC, mas só no estrangeiro claro. Porque se for elogiar aqui vai prejudicar as proximas eleições:

A jornalista Cláudia Trevisan, correspondente do Estadão na China, publicou ontem em seu blog a nota que segue. Leiam. Comento depois:

Dilma é estrela de publicidade oficial em inglês
O atual número da revista norte-americana Foreign Affairs traz 10 páginas de anúncio sobre o Brasil nos quais o princípio constitucional que veta a aparição de autoridades em publicidade oficial foi totalmente esquecido. Financiado pelo BNDES, Petrobras, Embratur e um grupo de entidades e empresas privadas, a propaganda traz fotos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de Henrique Meirelles, mas tem como estrela a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, apresentada como provável candidata às eleições presidenciais de 2010.
O texto lembra que Dilma também é presidente do Conselho de Administração da Petrobras e cita frases da ministra sobre o programa de biocombustíveis do governo Lula. O titular da pasta de Minas e Energia, Edson Lobão, é a única outra autoridade federal a aparecer no anúncio, que fala de maneira extremamente elogiosa do ex-presidente tucano, Fernando Henrique Cardoso.
“Os bancos brasileiros são sólidos e lucrativos graças à estabilidade criada pelo antecessor de Lula, Fernando Henrique Cardoso. De maio de 1993 a abril de 1994, FHC (como ele é conhecido) foi ministro da Fazenda do Brasil e introduziu o Plano Real para acabar com a hiperinflação. Embalado pelo sucesso de seu plano, ele foi eleito presidente em 1994 e reeleito quatro anos mais tarde. Cardoso foi sucedido em 2003 por Lula, que também foi reeleito; o mandato atual de Lula vai terminar em 2011”, diz a propaganda, apresentada em formato de reportagens sobre distintos temas com o título “Brazil, um gigante acorda”.
Meirelles participa com a defesa das políticas fiscal e monetária “conservadoras” que, segundo ele, deram ao país recursos para enfrentar a atual crise econômica.
(...)

Comento
Cláudia já destacou muitos aspectos relevantes da propaganda. Chamo a atenção para o que transcrevi em negrito. FHC tem prestígio internacional. Em inglês e para um público muito selecionado, Lula sabe que não pode negar o legado do outro. Releiam isto: “Os bancos brasileiros são sólidos e lucrativos graças à estabilidade criada pelo antecessor de Lula, Fernando Henrique Cardoso. De maio de 1993 a abril de 1994, FHC (como ele é conhecido) foi ministro da Fazenda do Brasil e introduziu o Plano Real para acabar com a hiperinflação. Embalado pelo sucesso de seu plano, ele foi eleito presidente em 1994 e reeleito quatro anos mais tarde”. Os tucanos subscreveriam. Aliás, não faz tempo, Lula voltou a atacar a Proer. Escrevi praticamente o que vai na propaganda oficial lulista. A petralhada ficou nervosa.

A propaganda tem o objetivo de apresentar Dilma e, vá lá, aumentar a confiança no Brasil. É direcionada a pessoas que conhecem a ordem a internacional e sabem quem fez o quê. Num fórum como esse, Lula é obrigado a reconhecer o legado do antecessor. Imaginem se, em solo nativo, diria qualquer coisa parecida. Ao contrário: aqui dentro, vale a campanha deseducativa e mentirosa do “nunca antes nestepaiz etc”.

(...)

fonte - http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/governo-lula-elogia-fhc-mas-so-em-ingles/

ps- eliminei as partes que são off-topic do tema. mas tem a fonte aí pra quem quizer ler tudo.
ps2 - Vão dizer que quem elogiou é ladrão. e é mesmo. Mas no governo Lula, quem não é?
 
Topo Fundo