O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


PC crashando (BSOD), já fiz de tudo, estou ficando doido, sugestões?

Sebastien_Chabal

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.232
Reações
2.042
Pontos
964
Noticia interessante, da uma olhada @Mafuusu


Acredito que a ultima BIOS fez praticamente isso que o guia indica mas pode ter mais algumas opções a serem alteradas para garantir mais estabilidade.
 

Mafuusu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.043
Reações
3.201
Pontos
1.239
Noticia interessante, da uma olhada @Mafuusu


Acredito que a ultima BIOS fez praticamente isso que o guia indica mas pode ter mais algumas opções a serem alteradas para garantir mais estabilidade.
É exatamente isso que os gringos recomendam fazer, e fazendo isso funciona, estabiliza, só que as custas de uma voltagem altissima, na verdade, quem faz toda a diferença ai, eu já testei um por um, é o SVID BEHAVIO setado para Intel´s Fail Safe, isso que faz não crashar.
 

Mafuusu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.043
Reações
3.201
Pontos
1.239
O problema na real q a Intel pra concorrer com a AMD. Precisou socar o clock dessa 13 e 14° gen la na caso do caraio! A voltagem padrão não está dando conta. E essas bios vem com certeza pra aumentar a voltagem e estabilizar. Só q vc paga com uma temperatura mais alta. Se em games estiver em 80° f**a-se. Só se tivesse batendo 100° dando thermal trotlle sei la como escreve, q eu me preocuparia.

Outra coisa esse E-cores são bons pra programas de renderização. Em jogos vc tendo os 8p cores e os 16 threads ele vai sobrar e precisar de menos voltagem. Aqui no meu 12700KF eu precisava de 1.32v para por os P core em 5.0ghz. Desligando os E-cores precisei só de 1.28v e a temperatura caiu uns 5 a 7° Só jogos q usam mais de 75% do processador passa de 70° Então quem tem um 14700k pra jogos e não desligar os e-cores e não trabalha com ele. Ta tendo dor de cabeça atoa.
Exatamente isso, outra coisa, quem está reduzindo o clock em 100-200mhz resolve, só que eu acho absurdo, eu paguei pelo produto, se ele fala que é X.XGhz, eu quero o X.XGhz, eles cobram fortunas quando esse numero aumenta, pq eu não posso usar o que comprei?

Sim, e a questão é e essa, nem to falando do ASUS MULTICORE ENHANCEMENT (MCE) esse ai por padrão eu já desligo sempre pq ele estupra o processador, mas o SVID BEHAVIOR, estava em AUTO, os games por exemplo DOTA2, ficava na casa dos 55-60 graus rodando, agora com a mudança para o INTEL´S FAIL SAFE, o VDIM dele chega a 1.589v dentro do Windows, no mesmo game a temperatura fica de 60 a 67 graus, olha a diferença que absurdo.

Na verdade, estamos vendo só agora o quanto a série 14xxx precisa de voltagem real para funcionar estável, e é MAIS QUENTE do que ele já tinha a fama. Só que eu vi muito gringo na internet acionando o RMA, recebendo um novo e disse que acabaram os problemas, minha suspeita é LOTE, a Intel fez alguma m**** em alguns lotes.

Eu estava ficando louco com o meu 14900k, até a bios atualizar o firmware Intel me "xxxx" eu não tinha nenhum problema.
Já votei a bios anterior para testar mas não teve jeito.

Nem o cinebench rodava mais.

Tive que desabilitar todos over do processador na bios e não tive mais nenhum problema.

Depois vou testar essa solução.

Intel cagou feio na 13/14 geração, pensando em ficar um tempo só com o pc com 7700k ou notes e pedir o mra só de raiva. :facepalm

Nem a última bios resolveu e anteriores, o me não faz downgrade.

Foi depois dessa atualização que começaram os problemas.

"Updating this BIOS will simultaneously update the corresponding intel ME to version 16.1.30.2307. Please note after you update this BIOS, the ME version remains the updated one even if you roll back to an older BIOS later."
Sim, essa ultima BIOS que saiu a 2-3 dias (v2202) ferrou mais ainda, o windows nem inicia direito, aparece erro de driver, um SHOW de horror, e isso já com as configurações de segurança habilitadas na BIOS, tive que reverter, voltei para a 2102 que estou agora e tudo normal, os caras conseguem lançar uma bios para corrigir os problemas de estabilidade e criaram mais problemas ainda, é surreal a m**** que a Intel ta fazendo.

Eu essa semana estou despachando o processador, mandaram hj cedo o código de postagem, vou enviar e aguardar pacientemente meu novo 14700K, o problema vai ser se o novo vier do mesmo jeito HAHAHA

Ai vou ser obrigado a fazer um underclock de uns 100-200mhz ou usar da forma que estou usando agora com a opção INTEL FAIL SAFE habilitada e fritando o processador por dentro, que beleza.

Daqui 4-5 anos no próximo upgrade, será AMD na veia.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.419
Reações
11.064
Pontos
1.409
Exatamente isso, outra coisa, quem está reduzindo o clock em 100-200mhz resolve, só que eu acho absurdo, eu paguei pelo produto, se ele fala que é X.XGhz, eu quero o X.XGhz, eles cobram fortunas quando esse numero aumenta, pq eu não posso usar o que comprei?

Sim, e a questão é e essa, nem to falando do ASUS MULTICORE ENHANCEMENT (MCE) esse ai por padrão eu já desligo sempre pq ele estupra o processador, mas o SVID BEHAVIOR, estava em AUTO, os games por exemplo DOTA2, ficava na casa dos 55-60 graus rodando, agora com a mudança para o INTEL´S FAIL SAFE, o VDIM dele chega a 1.589v dentro do Windows, no mesmo game a temperatura fica de 60 a 67 graus, olha a diferença que absurdo.

Na verdade, estamos vendo só agora o quanto a série 14xxx precisa de voltagem real para funcionar estável, e é MAIS QUENTE do que ele já tinha a fama. Só que eu vi muito gringo na internet acionando o RMA, recebendo um novo e disse que acabaram os problemas, minha suspeita é LOTE, a Intel fez alguma m**** em alguns lotes.


Sim, essa ultima BIOS que saiu a 2-3 dias (v2202) ferrou mais ainda, o windows nem inicia direito, aparece erro de driver, um SHOW de horror, e isso já com as configurações de segurança habilitadas na BIOS, tive que reverter, voltei para a 2102 que estou agora e tudo normal, os caras conseguem lançar uma bios para corrigir os problemas de estabilidade e criaram mais problemas ainda, é surreal a m**** que a Intel ta fazendo.

Eu essa semana estou despachando o processador, mandaram hj cedo o código de postagem, vou enviar e aguardar pacientemente meu novo 14700K, o problema vai ser se o novo vier do mesmo jeito HAHAHA

Ai vou ser obrigado a fazer um underclock de uns 100-200mhz ou usar da forma que estou usando agora com a opção INTEL FAIL SAFE habilitada e fritando o processador por dentro, que beleza.

Daqui 4-5 anos no próximo upgrade, será AMD na veia.
bem vindo ao lado vermelho da força colega haaha

Eu to esperando sair o zen5 pro upgrade aqui. mas meu ryzen 3600 tá firme e forte por enquanto. unica coisa que já vi que dá m**** com meu processador é se tento usar IA com ele. negócio sempre reinicia. com ctz tem algo a ver com o undervolt que fiz. mas a preguiça de mexer nisso é maior, ai só uso a GPU pra essas coisas e boas. logo troco a CPU e nem vou fazer undervolt mais pq já comprei um cooler bem overkill haha
 

joao perreira

Bam-bam-bam
Mensagens
4.274
Reações
4.238
Pontos
453
essa voltagem a mais na placa mãe não tem risco dela queimar um futuro próximo??
 

Juan Soarez

Bam-bam-bam
Mensagens
771
Reações
2.063
Pontos
273
13600k e ASUS PRIMEEEEEEEEEEEEE VOANDOOOOOO

Não atualize bios sem necessidade. O meu está com o firmware de lançamento.
 


Mafuusu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.043
Reações
3.201
Pontos
1.239
essa voltagem a mais na placa mãe não tem risco dela queimar um futuro próximo??
Queimar eu não sei, mas falam que o processador trabalha mais forçado, reduz a vida util dele bastante, então ele vai morrer mais cedo entende?

13600k e ASUS PRIMEEEEEEEEEEEEE VOANDOOOOOO

Não atualize bios sem necessidade. O meu está com o firmware de lançamento.
Pior que eu acho que nas primeiras versões quando montei o PC não estava rolando esses crashes, foi depois de atualizar a BIOS, agora já foi, é RMA na veia, vou ficar uns dias sem PC mas vão me dar um novo e espero que melhor.
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.071
Reações
12.541
Pontos
753
Eu não sei se seria possível apesar das peças estarem na garantia mas não seria talvez mais negócio devolver placa mãe e processador para a loja e pegar placa+processador AMD no lugar?
 

joao perreira

Bam-bam-bam
Mensagens
4.274
Reações
4.238
Pontos
453
Eu não sei se seria possível apesar das peças estarem na garantia mas não seria talvez mais negócio devolver placa mãe e processador para a loja e pegar placa+processador AMD no lugar?
pelo relato todo, já passou do período de devolução
e até a loja mandou entrar em contato com a própria intel
 

Mafuusu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.043
Reações
3.201
Pontos
1.239
Eu não sei se seria possível apesar das peças estarem na garantia mas não seria talvez mais negócio devolver placa mãe e processador para a loja e pegar placa+processador AMD no lugar?
Não tem como, está na garantia, tem 1-2 meses que montei a maquina, nesse caso só abrindo RMA mesmo, a devolução não é possível.
 

Bering

Bam-bam-bam
Mensagens
3.980
Reações
35.560
Pontos
303
13600k e ASUS PRIMEEEEEEEEEEEEE VOANDOOOOOO

Não atualize bios sem necessidade. O meu está com o firmware de lançamento.
Eu atualizei por uma promessa de mais desempenho, e já saíram 2 que não resolvem. :facepalm
Antes estava perfeito até em stress máximo.

Pior, tirando virtualização e renderização que uso raramente o desempenho do 14900 em 3.2 eu não senti praticamente nenhuma diferença para ele desbloqueado em 6.0.

Nem em jogos em 4k na 4070 ti, ou abrindo 70 abas dos navegadores.

Só paguei mais caro no i9 pela longevidade.



Edit:
Saiu ontem, pior que está não fica. rs

TUF GAMING Z690-PLUS WI-FI D4 BIOS 3501
Versão 3501
11,22MB
2024/04/24
“A atualização introduz a opção Intel Baseline Profile, permitindo aos usuários reverter para as configurações padrão de fábrica da Intel para funcionalidade básica, reduzir limites de energia e melhorar a estabilidade em certos jogos.

A atualização deste BIOS atualizará simultaneamente o Intel ME correspondente para a versão 16.1.30.2307. Observe que depois de atualizar este BIOS, a versão ME permanecerá atualizada, mesmo se você reverter para um BIOS mais antigo posteriormente."
 
Ultima Edição:

Mafuusu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.043
Reações
3.201
Pontos
1.239
Galera, uma dúvida, vou enviar o processador atual em breve para a Intel, vou ficar um tempo sem PC, quando chegar o novo 14700K, eu preciso formatar a máquina?

É igual GPU que precisa passar o DDU ou algo assim? Preciso voltar a BIOS stock antes de tirar o processador? Existe algum procedimento ou por ser o mesmo modelo seria só colocar o novo e já era?
 

Bering

Bam-bam-bam
Mensagens
3.980
Reações
35.560
Pontos
303
Galera, uma dúvida, vou enviar o processador atual em breve para a Intel, vou ficar um tempo sem PC, quando chegar o novo 14700K, eu preciso formatar a máquina?

É igual GPU que precisa passar o DDU ou algo assim? Preciso voltar a BIOS stock antes de tirar o processador? Existe algum procedimento ou por ser o mesmo modelo seria só colocar o novo e já era?
Só deixar da forma que está.
No máximo um reset na bios se você modificou algo no processador como over, ou aquelas tentativas de diminuir voltagem.

Eu acho que vai voltar um igual se não for o mesmo, se eu fizer é só para dar trabalho para intel mesmo, divido que mandem um processador melhor.




Atualizei a bios e nem olhei nada mas pelo horário, e de cara o processador está mais esquentado, devem ter jogado voltagem no alto, só não vi aqueles picos absurdos do tdp.

e no cinebench único teste que eu fiz tirando os de stress nem rodou, no stress segurou mas nos 100º em todos núcleos mesmo com meu water cooler que não passava dos 70 / 80 antes dessas cagadas.


Edit 2: Já tive um crash do browser e dois bsod mesmo depois de desabilitar o "ai overclock" na bios.

Eu consigo voltar as bios antigas mas Intel ME que até aparece dentro da bios eu não consigo, vou fuçar nos fóruns gringos.

O 2802 com ME versão 16.1.30.2264 meu pc estava perfeito.
 
Ultima Edição:

Prava

Bam-bam-bam
Mensagens
6.387
Reações
29.198
Pontos
403
13600k e ASUS PRIMEEEEEEEEEEEEE VOANDOOOOOO

Não atualize bios sem necessidade. O meu está com o firmware de lançamento.

Concordo com isso.

Pior que eu acho que nas primeiras versões quando montei o PC não estava rolando esses crashes, foi depois de atualizar a BIOS, agora já foi, é RMA na veia, vou ficar uns dias sem PC mas vão me dar um novo e espero que melhor.

Pelo que sei dá pra fazer uma Downgrade nas atualizações não?
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.071
Reações
12.541
Pontos
753
Concordo com isso.



Pelo que sei dá pra fazer uma Downgrade nas atualizações não?
Parece que dá pra desfazer as atualizações de BIOS mas as de microcódigo do BIOS para o processador não.
Se um BIOS mais novo atualizou o microcódigo já era. Vai ficar nesse eternamente, a não ser que no futuro atualizem de novo em outro BIOS mais novo.
 

Sebastien_Chabal

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.232
Reações
2.042
Pontos
964
Galera, uma dúvida, vou enviar o processador atual em breve para a Intel, vou ficar um tempo sem PC, quando chegar o novo 14700K, eu preciso formatar a máquina?

É igual GPU que precisa passar o DDU ou algo assim? Preciso voltar a BIOS stock antes de tirar o processador? Existe algum procedimento ou por ser o mesmo modelo seria só colocar o novo e já era?
Teoricamente não precisa mudar nada em questão de sistema. Já fiz troca de Mobo+CPU+RAM sem nem encostar no OS e tudo funciona como se nada tivesse acontecido.
 

Mafuusu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.043
Reações
3.201
Pontos
1.239
Voltar a versão da BIOS é simples, só instalar por cima da mais nova, ele permite, foi assim que eu voltei para a penultima, a ultima versão que lançaram esses dias está pior ainda, tive crashes vendo vídeos ou na tela de login, igual nosso amigo ai em cima, eu fui e voltei a versão, resolvido, estou usando o PC sem crash algum a dia, mas na condição de deixar o intel fail safe ativado no svid behavior, fazendo com que o processador fique com 1.569 de VID, uns 7-12 graus a mais por padrão, mesmo com um 360mm AIO.

Se voltar um igual, eu vou ter que infelizmente continuar usando da forma em que estou ou fazer o que muita gente está fazendo, um underclock de uns 100mhz-300mhz e ele funciona normal disseram, com as temperaturas normais.

Vou precisar escolher, olha que só que maravilha.

Opção A - Usar o processador com o SVID BEHAVIOR em Intel´s Fail Safe que faz com que a voltagem dele seja totalmente liberada e quanto ele pedir para a MOBO ela fornece, ou seja, se ele precisa de 1.6v para sobreviver e ele pedir isso, a MOBO vai fornecer, isso não vai crashar, mas vai fazer ele trabalhar um pouco mais quente e chuto que em 3-4 anos no máximo ele vai para o saco.

Opção B- - Fazer um underclock de uns 100-300Mhz, fazendo ele ficar estável, com boas temperaturas, duradouro, só que tudo isso a custa de performance, vou ter pago por um 14700k e não vou usar os clocks que ele veio de fabrica, uma beleza.

Ou a Intel me manda um que seja descente e não precise de nada disso, vamos ver.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.833
Reações
20.946
Pontos
1.344
Voltar a versão da BIOS é simples, só instalar por cima da mais nova, ele permite, foi assim que eu voltei para a penultima, a ultima versão que lançaram esses dias está pior ainda, tive crashes vendo vídeos ou na tela de login, igual nosso amigo ai em cima, eu fui e voltei a versão, resolvido, estou usando o PC sem crash algum a dia, mas na condição de deixar o intel fail safe ativado no svid behavior, fazendo com que o processador fique com 1.569 de VID, uns 7-12 graus a mais por padrão, mesmo com um 360mm AIO.

Se voltar um igual, eu vou ter que infelizmente continuar usando da forma em que estou ou fazer o que muita gente está fazendo, um underclock de uns 100mhz-300mhz e ele funciona normal disseram, com as temperaturas normais.

Vou precisar escolher, olha que só que maravilha.

Opção A - Usar o processador com o SVID BEHAVIOR em Intel´s Fail Safe que faz com que a voltagem dele seja totalmente liberada e quanto ele pedir para a MOBO ela fornece, ou seja, se ele precisa de 1.6v para sobreviver e ele pedir isso, a MOBO vai fornecer, isso não vai crashar, mas vai fazer ele trabalhar um pouco mais quente e chuto que em 3-4 anos no máximo ele vai para o saco.

Opção B- - Fazer um underclock de uns 100-300Mhz, fazendo ele ficar estável, com boas temperaturas, duradouro, só que tudo isso a custa de performance, vou ter pago por um 14700k e não vou usar os clocks que ele veio de fabrica, uma beleza.

Ou a Intel me manda um que seja descente e não precise de nada disso, vamos ver.

Mas como vc fez essa conta de que essa voltagem vai ter dar só 3 a 4 anos de uso? Tem pessoas q faziam overclocks extremos no 2700k e ele continua vivo até hj. Processador é difícil de dar problemas. Estamos falando de processadores de 2011. Nunca a Intel liberaria uma voltagem q poderia queimar o processador da galera. Pq oq ia ter de RMA ia manchar oq já está sendo manchado com essa 14° gen q é uma 13° com clocks maiores.

Eu se fosse vc q ta na neura de voltagem baixaria em 200mhz o clock dele q é de 5.4ghz com todos os núcleos. Não vai te matar e vai esquentar menos.
 

Bering

Bam-bam-bam
Mensagens
3.980
Reações
35.560
Pontos
303
Parece que dá pra desfazer as atualizações de BIOS mas as de microcódigo do BIOS para o processador não.
Se um BIOS mais novo atualizou o microcódigo já era. Vai ficar nesse eternamente, a não ser que no futuro atualizem de novo em outro BIOS mais novo.
Exatamente, oq ferrou meu sistema não foi a bios em si mas sim o micro código que poucos conhecem, ele aparece até lá dentro da bios pessoal!

O pessoal está só focando na bios e esquecendo do Intel ME, que eu acho que é o real culpado.

Esse Intel ME que ferrou tudo, eu consigo voltar 4 bios mas ele não.
Já vi em fórum gringos umas gambiaras que dizem voltar e até tentei uma mas não funcionou, e as outras eu fiquei com medo de ferrar mais ainda.

Em tese aqui ativando essa opção nova de baixa energia que botaram na bios eu perdi pouco desempenho no 23 e mais no 24.

E eu uso ddr4 ainda em 4000, não sei se influencia muito aqui nesse teste mas ao menos não fechou o programa e nem deu bsod.

1714166795164.png

1714168295659.png

1714168334194.png




Edit; esqueci da temperaturas, saiu de 100 graus para o padrão que estava antes de bugar mas que ele tinha desempenho 100%.

Reparem no clock baixo que antes era mais elevado, ele só chega em 6.0 em single core.

Temperatura aqui bem baixa, ar de 12 em um escritório e eu fiz uma gambiarra no termostato que ele praticamente não desarma, chuto que fique entre 13 e 15 graus (rj) em dias normais, e com um water cooler bonzinho.

Tudo isso para dizer que sem habilitar essa opção na bios todos núcleos cravavam 100 graus desde a cagada da intel.

1714191966881.png



Edit; xxxx fui no xtu e o over ia fez um bem moderado, aplicativos travando e um bsod em menos de 15 minutos.
Comprei o processador para desktop mais caro com k, que não faz over nem de 1ghz com os parâmetros de um app intel e nem da bios.



Que se F, vou fazer de tudo para forçar a instalação Do Intel ME da bios que veio em umas 4 atrás, o desempenho era perfeito e o processador chegava até 6.1 com temperaturas controladas e ótimo desempenho.

Nem assim hoje ele bate 6.1 nem em single.

1714204611230.png

1714204665610.png
 
Ultima Edição:

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.891
Reações
3.962
Pontos
1.544

Caramba, que vídeo bom. Tirou várias dúvidas minhas sobre overclock e como faz diferença um canal de um cara centrado e com conhecimento, muito bom, valeu pela postagem.

Bom, basicamente derrubando vários mitos como o de que trabalhar com o hardware sempre quente não diminui a vida útil.
 

Prava

Bam-bam-bam
Mensagens
6.387
Reações
29.198
Pontos
403
Caramba, que vídeo bom. Tirou várias dúvidas minhas sobre overclock e como faz diferença um canal de um cara centrado e com conhecimento, muito bom, valeu pela postagem.

Bom, basicamente derrubando vários mitos como o de que trabalhar com o hardware sempre quente não diminui a vida útil.

Esse cara pra mim é um dos melhores mesmo.

Manja muito.
 

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.891
Reações
3.962
Pontos
1.544
Peperaio teve um problema com um i9 13900k, só que um pouco diferente.

Interessante que tem informações importantes sobre o RMA no vídeo, @Mafuusu

 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.568
Reações
34.739
Pontos
1.354

Mafuusu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.043
Reações
3.201
Pontos
1.239
Mas a intel me disse que a culpa é das fabricantes de placas mães. :viraolho

É a Intel galera, mesmo colocando todas as configurações em stock do processados, os valores de PL1, PL2, o ICCMAX, deixando tudo stockzão também os crashs acontecem, sõ não acontece quando reduz o clock ou enfia muita voltagem, curioso né dona intel, é claramente ela o problema.
 

Bering

Bam-bam-bam
Mensagens
3.980
Reações
35.560
Pontos
303
Meu Windows fez update drive do Intel me e olha que interessante, crash no browser, crash nos jogos, crash até para instalar drive de vídeo.

Foi no gerenciador de dispositivos e desinstalei esse último e deixei o penúltimo drive parou os problemas.

Esse é o driver mais atual que deu problemas, perdi duas horas para descobri e resolver o problema, qq coisa era tela azul.

Captura de tela 2024-05-01 192617.png


Captura de tela 2024-05-01 220430.png

Fácil de achar.

Esse ainda deu um pouco de problemas.

1714615099291.png


Esse não deu problemas nenhum, estou quase travando o Windows update.

1714618012945.png
 
Ultima Edição:

joao perreira

Bam-bam-bam
Mensagens
4.274
Reações
4.238
Pontos
453
Como tu descobriu que era o driver?

esses updates de driver do windoes são uma b*sta
quando montei meu pc anterior em 2017, dava tela azul direto
descobri um tutorial em site estranho
era configuração do hd :kwow

:kwow
 

Mafuusu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.043
Reações
3.201
Pontos
1.239
Meu Windows fez update drive do Intel me e olha que interessante, crash no browser, crash nos jogos, crash até para instalar drive de vídeo.
Obrigado pelo relato. Pode sim ter relação com o ME.

Eu já estou sem PC, enviei o meu para a Intel essa semana, vou aguardar ai alguns dias (chuto umas 2 semanas) até chegar o novo 14700k, ou me devolvem o dinheiro e compro outro na Kabum, não é possível que venha o mesmo lote e os mesmos problemas, inclusive esses dias estava fora de estoque o 14700K, chegou novo lote recentemente, pode ser que resolva.

Se não resolver, vou abaixar ai uns 100-200Mhz de clock e paciência, não vou pedir outro RMA não, to fora.
 

Bering

Bam-bam-bam
Mensagens
3.980
Reações
35.560
Pontos
303
Expandindo um pouco o ponto acima, agora que os usuários da Intel terão que adotar configurações de linha de base para manter a estabilidade da CPU de 14ª e 13ª geração, os respectivos processadores terão que ser configurados em perfis de 125/188W (PL1/PL2), com o Iccmax agora caindo para 249A.

Aí vem a parte interessante. De acordo com benchmarks feitos por Bang4BuckPC Gamer via YouTube, é revelado que com o Iccmax definido em 307A, que é a predefinição de "Desempenho" da Intel, o CPU Intel Core i9-14900KS testado conseguiu cair para velocidades de clock de 5,1 GHz, o que é uma queda de 17% na velocidade do clock em relação ao pico oficial de 6,2 GHz (em um único núcleo).




 
Ultima Edição:

Mafuusu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.043
Reações
3.201
Pontos
1.239
Expandindo um pouco o ponto acima, agora que os usuários da Intel terão que adotar configurações de linha de base para manter a estabilidade da CPU de 14ª e 13ª geração, os respectivos processadores terão que ser configurados em perfis de 125/188W (PL1/PL2), com o Iccmax agora caindo para 249A.

Aí vem a parte interessante. De acordo com benchmarks feitos por Bang4BuckPC Gamer via YouTube, é revelado que com o Iccmax definido em 307A, que é a predefinição de "Desempenho" da Intel, o CPU Intel Core i9-14900KS testado conseguiu cair para velocidades de clock de 5,1 GHz, o que é uma queda de 17% na velocidade do clock em relação ao pico oficial de 6,2 GHz (em um único núcleo).

Se eu entendi corretamente, o certo no ICCMAX não é os 307A que ele coloca em stock default mas sim 249A?
 

Bering

Bam-bam-bam
Mensagens
3.980
Reações
35.560
Pontos
303
"Agora, a fabricante de processadores orienta que os usuários de modelos básicos e sem suporte para overclock — isto é, aqueles que não pertencem à série “K” — optem pelo perfil “Intel Default Settings”, que força o computador a utilizar um perfil de energia que entrega o nível mais básico de desempenho em placas-mães de entrada.

Já os usuários que possuem chips da linha desbloqueada para overclock — aqueles que têm o sufixo “K”, como o Intel Core i9-14900KF — são orientados a utilizarem os perfis “Performance” ou “Extreme”, uma vez que são mais adequados para lidarem com jogos de alto desempenho e tarefas que demandam muita potência do hardware."

Vou testar e atualizar o MEI.
1715310645776.png


Edit:
Devido o horário só fiz um teste rápido, desabilitei o over ia e o turbo bost 3.0.

Mesmo a placa falando e o perfil habilitava a ia eu não vi isso.

Só teve um detalhe, o extreme deu crash no teste básico do cpu z, mas o performance eu já fez teste com 3 programas.

Aparentemente é uma melhora.
Só fiz 2 ajuste, baixei os dois núcleos que batem em 6.1 para 6.0 e mais um ajuste que não lembro.

Mais tarde tiro print da bios ou salvo as configurações e txt e posto.

Só que a temperatura cegou a 100 graus, vou encher o saco da intel para fazer o downgrade da fimware ime, mas acho que é impossível.
O antigo rodava perfeito e com temperatura baixa e clock alto. :facepalm
 
Ultima Edição:

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.833
Reações
20.946
Pontos
1.344
Meu 12700kf a 5.0ghz raramente passa de 70°. O normal é ficar entre 50 a 65° jogando. Bem safe! Mas eu desabilito aqueles e-cores. Já q só uso pra games.
 

Bering

Bam-bam-bam
Mensagens
3.980
Reações
35.560
Pontos
303
Meu 12700kf a 5.0ghz raramente passa de 70°. O normal é ficar entre 50 a 65° jogando. Bem safe! Mas eu desabilito aqueles e-cores. Já q só uso pra games.
Meu 1490k é bem esquentado mesmo, mas eu botei um water cooler razoável de 360 e não passava de 80 e poucos mesmo nos testes antes da intel fazer essa cagada na firmware.
Meu quarto / escritório é bem frio, mas ele só chega nessa temperatura alta em teste em multi core, em single ele está cravando os 6.0 e não passa de 60º, eu acho que nos jogos fica nesse nível .

Jogando ele fica bem frio, eu nem fico olhando mas pela curva da fan que eu fiz, só no barulho delas da para perceber que não chega na mesma temperatura dos testes de estabilidade e benchmarck do mult core, acho que deva ficar por volta de 60º.



Vou tirar um prints e editar esse post.

EU só setei o XMP da memória por óbvio, baixei os dois núcleos que chegam em 6.1 em 6.0 e mudei o CPU Load-line Calibration [Level 7], o recomendado para over é 4 mas botei lugo em 7.

Se eu ativar o "intel ir adaptative bost" ou o "turbo bost 3.0" da crash em qq coisa.

Txt da minha bios em spoiler.
[2024/05/10 13:10:28]
Ai Overclock Tuner [XMP I]
XMP [XMP DDR4-4000 18-22-22-42-1.40V]
BCLK Frequency [Auto]
Intel(R) Adaptive Boost Technology [Disabled]
ASUS MultiCore Enhancement [Auto – Lets BIOS Optimize]
SVID Behavior [Auto]
BCLK Frequency : DRAM Frequency Ratio [Auto]
Memory Controller : DRAM Frequency Ratio [Auto]
DRAM Frequency [DDR4-4000MHz]
OC Tuner [Keep Current Settings]
Performance Core Ratio [Auto]
Performance Core0 Specific Ratio Limit [Auto]
Performance Core0 specific Voltage [Auto]
Performance Core1 Specific Ratio Limit [Auto]
Performance Core1 specific Voltage [Auto]
Performance Core2 Specific Ratio Limit [Auto]
Performance Core2 specific Voltage [Auto]
Performance Core3 Specific Ratio Limit [Auto]
Performance Core3 specific Voltage [Auto]
*Performance Core4 Specific Ratio Limit [Auto]
Performance Core4 specific Voltage [Auto]
*Performance Core5 Specific Ratio Limit [Auto]
Performance Core5 specific Voltage [Auto]
Performance Core6 Specific Ratio Limit [Auto]
Performance Core6 specific Voltage [Auto]
Performance Core7 Specific Ratio Limit [Auto]
Performance Core7 specific Voltage [Auto]
Efficient Core Ratio [Auto]
Efficient Core Group0 Specific Ratio Limit [Auto]
Efficient Core Group0 specific Voltage [Auto]
Efficient Core Group1 Specific Ratio Limit [Auto]
Efficient Core Group1 specific Voltage [Auto]
Efficient Core Group2 Specific Ratio Limit [Auto]
Efficient Core Group2 specific Voltage [Auto]
Efficient Core Group3 Specific Ratio Limit [Auto]
Efficient Core Group3 specific Voltage [Auto]
AVX2 [Enabled]
AVX2 Ratio Offset to per-core Ratio Limit [Auto]
AVX2 Voltage Guardband Scale Factor [Auto]
DRAM CAS# Latency [18]
DRAM RAS# to CAS# Delay [22]
DRAM RAS# PRE Time [22]
DRAM RAS# ACT Time [42]
DRAM Command Rate [Auto]
DRAM RAS# to RAS# Delay L [Auto]
DRAM RAS# to RAS# Delay S [Auto]
DRAM REF Cycle Time [Auto]
DRAM REF Cycle Time 2 [Auto]
DRAM REF Cycle Time 4 [Auto]
DRAM Refresh Interval [Auto]
DRAM WRITE Recovery Time [Auto]
DRAM READ to PRE Time [Auto]
DRAM FOUR ACT WIN Time [Auto]
DRAM WRITE to READ Delay [Auto]
DRAM WRITE to READ Delay L [Auto]
DRAM WRITE to READ Delay S [Auto]
DRAM CAS to CAS Delay L [Auto]
DRAM CKE Minimum Pulse Width [Auto]
DRAM Write Latency [Auto]
Ctl0 dqvrefup [Auto]
Ctl0 dqvrefdn [Auto]
Ctl0 dqodtvrefup [Auto]
Ctl0 dqodtvrefdn [Auto]
Ctl1 cmdvrefup [Auto]
Ctl1 ctlvrefup [Auto]
Ctl1 clkvrefup [Auto]
Ctl1 ckecsvrefup [Auto]
Ctl2 cmdvrefdn [Auto]
Ctl2 ctlvrefdn [Auto]
Ctl2 clkvrefdn [Auto]
ODT RTT WR (CHA) [Auto]
ODT RTT PARK (CHA) [Auto]
ODT RTT NOM (CHA) [Auto]
ODT RTT WR (CHB) [Auto]
ODT RTT PARK (CHB) [Auto]
ODT RTT NOM (CHB) [Auto]
ODT_READ_DURATION [Auto]
ODT_READ_DELAY [Auto]
ODT_WRITE_DURATION [Auto]
ODT_WRITE_DELAY [Auto]
Round Trip Latency Init Value MC0 CHA [Auto]
Round Trip Latency Max Value MC0 CHA [Auto]
Round Trip Latency Offset Value Mode Sign MC0 CHA [-]
Round Trip Latency Offset Value MC0 CHA [Auto]
Round Trip Latency Init Value MC1 CHA [Auto]
Round Trip Latency Max Value MC1 CHA [Auto]
Round Trip Latency Offset Value Mode Sign MC1 CHA [-]
Round Trip Latency Offset Value MC1 CHA [Auto]
Round Trip Latency MC0 CHA R0 [Auto]
Round Trip Latency MC0 CHA R1 [Auto]
Round Trip Latency MC0 CHA R2 [Auto]
Round Trip Latency MC0 CHA R3 [Auto]
Round Trip Latency MC0 CHA R4 [Auto]
Round Trip Latency MC0 CHA R5 [Auto]
Round Trip Latency MC0 CHA R6 [Auto]
Round Trip Latency MC0 CHA R7 [Auto]
Round Trip Latency MC1 CHA R0 [Auto]
Round Trip Latency MC1 CHA R1 [Auto]
Round Trip Latency MC1 CHA R2 [Auto]
Round Trip Latency MC1 CHA R3 [Auto]
Round Trip Latency MC1 CHA R4 [Auto]
Round Trip Latency MC1 CHA R5 [Auto]
Round Trip Latency MC1 CHA R6 [Auto]
Round Trip Latency MC1 CHA R7 [Auto]
Early Command Training [Auto]
SenseAmp Offset Training [Auto]
Early ReadMPR Timing Centering 2D [Auto]
Read MPR Training [Auto]
Receive Enable Training [Auto]
Jedec Write Leveling [Auto]
Early Write Time Centering 2D [Auto]
Early Read Time Centering 2D [Auto]
Write Timing Centering 1D [Auto]
Write Voltage Centering 1D [Auto]
Read Timing Centering 1D [Auto]
Dimm ODT Training* [Auto]
Max RTT_WR [ODT Off]
DIMM RON Training* [Auto]
Write Drive Strength/Equalization 2D* [Auto]
Write Slew Rate Training* [Auto]
Read ODT Training* [Auto]
Comp Optimization Training [Auto]
Read Equalization Training* [Auto]
Read Amplifier Training* [Auto]
Write Timing Centering 2D [Auto]
Read Timing Centering 2D [Auto]
Command Voltage Centering [Auto]
Early Command Voltage Centering [Auto]
Write Voltage Centering 2D [Auto]
Read Voltage Centering 2D [Auto]
Late Command Training [Auto]
Round Trip Latency [Auto]
Turn Around Timing Training [Auto]
CMD CTL CLK Slew Rate [Auto]
CMD/CTL DS & E 2D [Auto]
Read Voltage Centering 1D [Auto]
TxDqTCO Comp Training* [Auto]
ClkTCO Comp Training* [Auto]
TxDqsTCO Comp Training* [Auto]
VccDLL Bypass Training [Auto]
CMD/CTL Drive Strength Up/Dn 2D [Auto]
DIMM CA ODT Training [Auto]
PanicVttDnLp Training* [Auto]
Read Vref Decap Training* [Auto]
Vddq Training [Auto]
Duty Cycle Correction Training [Auto]
Rank Margin Tool Per Bit [Auto]
DIMM DFE Training [Auto]
EARLY DIMM DFE Training [Auto]
Tx Dqs Dcc Training [Auto]
DRAM DCA Training [Auto]
Write Driver Strength Training [Auto]
Rank Margin Tool [Auto]
Memory Test [Auto]
DIMM SPD Alias Test [Auto]
Receive Enable Centering 1D [Auto]
Retrain Margin Check [Auto]
Write Drive Strength Up/Dn independently [Auto]
Margin Check Limit [Disabled]
tRDRD_sg_Training [Auto]
tRDRD_sg_Runtime [Auto]
tRDRD_dg_Training [Auto]
tRDRD_dg_Runtime [Auto]
tRDWR_sg [Auto]
tRDWR_dg [Auto]
tWRWR_sg [Auto]
tWRWR_dg [Auto]
tWRRD_sg [Auto]
tWRRD_dg [Auto]
tRDRD_dr [Auto]
tRDRD_dd [Auto]
tRDWR_dr [Auto]
tRDWR_dd [Auto]
tWRWR_dr [Auto]
tWRWR_dd [Auto]
tWRRD_dr [Auto]
tWRRD_dd [Auto]
tRPRE [Auto]
tWPRE [Auto]
tWRPRE [Auto]
tPRPDEN [Auto]
tRDPDEN [Auto]
tWRPDEN [Auto]
tCPDED [Auto]
tREFIX9 [Auto]
Ref Interval [Auto]
tXPDLL [Auto]
tXP [Auto]
tPPD [Auto]
tCCD_L_tDLLK [Auto]
MRC Fast Boot [Enabled]
MCH Full Check [Auto]
Mem Over Clock Fail Count [Auto]
Training Profile [Auto]
RxDfe [Auto]
Mrc Training Loop Count [Auto]
DRAM CLK Period [Auto]
Dll_bwsel [Auto]
Controller 0, Channel 0 Control [Enabled]
Controller 0, Channel 1 Control [Enabled]
Controller 1, Channel 0 Control [Enabled]
Controller 1, Channel 1 Control [Enabled]
MC_Vref0 [Auto]
MC_Vref1 [Auto]
MC_Vref2 [Auto]
Dynamic Memory Boost [Disabled]
Realtime Memory Frequency [Disabled]
SA GV [Disabled]
CPU Load-line Calibration [Level 7]
Synch ACDC Loadline with VRM Loadline [Disabled]
CPU Current Capability [Auto]
CPU VRM Switching Frequency [Auto]
CPU Power Duty Control [T.Probe]
CPU Power Phase Control [Auto]
CPU VRM Thermal Control [Auto]
Maximum CPU Core Temperature [Auto]
Fast Throttle Threshold [Auto]
IVR Transmitter VDDQ ICCMAX [Auto]
Unlimited ICCMAX [Enabled]
CPU Core/Cache Current Limit Max. [Auto]
Long Duration Package Power Limit [Auto]
Package Power Time Window [Auto]
Short Duration Package Power Limit [Auto]
Dual Tau Boost [Disabled]
IA AC Load Line [Auto]
IA DC Load Line [Auto]
IA CEP [Auto]
SA CEP [Auto]
IA SoC Iccmax Reactive Protector [Auto]
Inverse Temperature Dependency Throttle [Auto]
IA VR Voltage Limit [Auto]
IA TDC Current Limit [Auto]
TVB Voltage Optimizations [Auto]
Enhanced TVB [Auto]
Overclocking TVB [Auto]
Overclocking TVB Global Temperature Offset Sign [+]
Overclocking TVB Global Temperature Offset Value [Auto]
Offset Mode Sign 1 [+]
V/F Point 1 Offset [Auto]
Offset Mode Sign 2 [+]
V/F Point 2 Offset [Auto]
Offset Mode Sign 3 [+]
V/F Point 3 Offset [Auto]
Offset Mode Sign 4 [+]
V/F Point 4 Offset [Auto]
Offset Mode Sign 5 [+]
V/F Point 5 Offset [Auto]
Offset Mode Sign 6 [+]
V/F Point 6 Offset [Auto]
Offset Mode Sign 7 [+]
V/F Point 7 Offset [Auto]
Offset Mode Sign 8 [+]
V/F Point 8 Offset [Auto]
Offset Mode Sign 9 [+]
V/F Point 9 Offset [Auto]
Offset Mode Sign 10 [+]
V/F Point 10 Offset [Auto]
Offset Mode Sign 11 [+]
V/F Point 11 Offset [Auto]
Realtime Memory Timing [Enabled]
SPD Write Disable [TRUE]
PVD Ratio Threshold [Auto]
SA PLL Frequency Override [Auto]
BCLK TSC HW Fixup [Enabled]
Core Ratio Extension Mode [Disabled]
FLL OC mode [Auto]
UnderVolt Protection [Disabled]
Core PLL Voltage [Auto]
GT PLL Voltage [Auto]
Ring PLL Voltage [Auto]
System Agent PLL Voltage [Auto]
Memory Controller PLL Voltage [Auto]
Efficient-core PLL Voltage [Auto]
CPU 1.8V Small Rail [Auto]
PLL Termination Voltage [Auto]
VPPDDR Voltage [Auto]
PCH 1.05V Primary Voltage [Auto]
PCH Core Voltage [Auto]
Ring Down Bin [Auto]
Min. CPU Cache Ratio [Auto]
Max. CPU Cache Ratio [Auto]
BCLK Aware Adaptive Voltage [Auto]
Actual VRM Core Voltage [Auto]
Global Core SVID Voltage [Auto]
Cache SVID Voltage [Auto]
CPU L2 Voltage [Auto]
CPU System Agent Voltage [Auto]
CPU Input Voltage [Auto]
DRAM Voltage [1.40000]
IVR Transmitter VDDQ Voltage [Auto]
PCH 1.8V Primary Voltage [Auto]
DRAM DATA REF Voltage on CHA DIMM0 Rank0 BL0 [Auto]
DRAM DATA REF Voltage on CHA DIMM0 Rank0 BL1 [Auto]
DRAM DATA REF Voltage on CHA DIMM0 Rank0 BL2 [Auto]
DRAM DATA REF Voltage on CHA DIMM0 Rank0 BL3 [Auto]
DRAM DATA REF Voltage on CHA DIMM0 Rank0 BL4 [Auto]
DRAM DATA REF Voltage on CHA DIMM0 Rank0 BL5 [Auto]
DRAM DATA REF Voltage on CHA DIMM0 Rank0 BL6 [Auto]
DRAM DATA REF Voltage on CHA DIMM0 Rank0 BL7 [Auto]
DRAM DATA REF Voltage on CHA DIMM0 Rank1 BL0 [Auto]
DRAM DATA REF Voltage on CHA DIMM0 Rank1 BL1 [Auto]
DRAM DATA REF Voltage on CHA DIMM0 Rank1 BL2 [Auto]
DRAM DATA REF Voltage on CHA DIMM0 Rank1 BL3 [Auto]
DRAM DATA REF Voltage on CHA DIMM0 Rank1 BL4 [Auto]
DRAM DATA REF Voltage on CHA DIMM0 Rank1 BL5 [Auto]
DRAM DATA REF Voltage on CHA DIMM0 Rank1 BL6 [Auto]
DRAM DATA REF Voltage on CHA DIMM0 Rank1 BL7 [Auto]
DRAM DATA REF Voltage on CHA DIMM1 Rank0 BL0 [Auto]
DRAM DATA REF Voltage on CHA DIMM1 Rank0 BL1 [Auto]
DRAM DATA REF Voltage on CHA DIMM1 Rank0 BL2 [Auto]
DRAM DATA REF Voltage on CHA DIMM1 Rank0 BL3 [Auto]
DRAM DATA REF Voltage on CHA DIMM1 Rank0 BL4 [Auto]
DRAM DATA REF Voltage on CHA DIMM1 Rank0 BL5 [Auto]
DRAM DATA REF Voltage on CHA DIMM1 Rank0 BL6 [Auto]
DRAM DATA REF Voltage on CHA DIMM1 Rank0 BL7 [Auto]
DRAM DATA REF Voltage on CHA DIMM1 Rank1 BL0 [Auto]
DRAM DATA REF Voltage on CHA DIMM1 Rank1 BL1 [Auto]
DRAM DATA REF Voltage on CHA DIMM1 Rank1 BL2 [Auto]
DRAM DATA REF Voltage on CHA DIMM1 Rank1 BL3 [Auto]
DRAM DATA REF Voltage on CHA DIMM1 Rank1 BL4 [Auto]
DRAM DATA REF Voltage on CHA DIMM1 Rank1 BL5 [Auto]
DRAM DATA REF Voltage on CHA DIMM1 Rank1 BL6 [Auto]
DRAM DATA REF Voltage on CHA DIMM1 Rank1 BL7 [Auto]
DRAM DATA REF Voltage on CHB DIMM0 Rank0 BL0 [Auto]
DRAM DATA REF Voltage on CHB DIMM0 Rank0 BL1 [Auto]
DRAM DATA REF Voltage on CHB DIMM0 Rank0 BL2 [Auto]
DRAM DATA REF Voltage on CHB DIMM0 Rank0 BL3 [Auto]
DRAM DATA REF Voltage on CHB DIMM0 Rank0 BL4 [Auto]
DRAM DATA REF Voltage on CHB DIMM0 Rank0 BL5 [Auto]
DRAM DATA REF Voltage on CHB DIMM0 Rank0 BL6 [Auto]
DRAM DATA REF Voltage on CHB DIMM0 Rank0 BL7 [Auto]
DRAM DATA REF Voltage on CHB DIMM0 Rank1 BL0 [Auto]
DRAM DATA REF Voltage on CHB DIMM0 Rank1 BL1 [Auto]
DRAM DATA REF Voltage on CHB DIMM0 Rank1 BL2 [Auto]
DRAM DATA REF Voltage on CHB DIMM0 Rank1 BL3 [Auto]
DRAM DATA REF Voltage on CHB DIMM0 Rank1 BL4 [Auto]
DRAM DATA REF Voltage on CHB DIMM0 Rank1 BL5 [Auto]
DRAM DATA REF Voltage on CHB DIMM0 Rank1 BL6 [Auto]
DRAM DATA REF Voltage on CHB DIMM0 Rank1 BL7 [Auto]
DRAM DATA REF Voltage on CHB DIMM1 Rank0 BL0 [Auto]
DRAM DATA REF Voltage on CHB DIMM1 Rank0 BL1 [Auto]
DRAM DATA REF Voltage on CHB DIMM1 Rank0 BL2 [Auto]
DRAM DATA REF Voltage on CHB DIMM1 Rank0 BL3 [Auto]
DRAM DATA REF Voltage on CHB DIMM1 Rank0 BL4 [Auto]
DRAM DATA REF Voltage on CHB DIMM1 Rank0 BL5 [Auto]
DRAM DATA REF Voltage on CHB DIMM1 Rank0 BL6 [Auto]
DRAM DATA REF Voltage on CHB DIMM1 Rank0 BL7 [Auto]
DRAM DATA REF Voltage on CHB DIMM1 Rank1 BL0 [Auto]
DRAM DATA REF Voltage on CHB DIMM1 Rank1 BL1 [Auto]
DRAM DATA REF Voltage on CHB DIMM1 Rank1 BL2 [Auto]
DRAM DATA REF Voltage on CHB DIMM1 Rank1 BL3 [Auto]
DRAM DATA REF Voltage on CHB DIMM1 Rank1 BL4 [Auto]
DRAM DATA REF Voltage on CHB DIMM1 Rank1 BL5 [Auto]
DRAM DATA REF Voltage on CHB DIMM1 Rank1 BL6 [Auto]
DRAM DATA REF Voltage on CHB DIMM1 Rank1 BL7 [Auto]
PCI Express Native Power Management [Enabled]
Native ASPM [Disabled]
DMI Link ASPM Control [Disabled]
ASPM [Auto]
L1 Substates [Disabled]
DMI ASPM [Disabled]
DMI Gen3 ASPM [Disabled]
PEG - ASPM [Disabled]
PCI Express Clock Gating [Enabled]
Hardware Prefetcher [Enabled]
Adjacent Cache Line Prefetch [Enabled]
Intel (VMX) Virtualization Technology [Enabled]
Per P-Core Control [Disabled]
Per E-Core Control [Disabled]
Active Performance Cores [All]
Active Efficient Cores [All]
Hyper-Threading [Enabled]
Hyper-Threading of Core 0 [Enabled]
Hyper-Threading of Core 1 [Enabled]
Hyper-Threading of Core 2 [Enabled]
Hyper-Threading of Core 3 [Enabled]
Hyper-Threading of Core 4 [Enabled]
Hyper-Threading of Core 5 [Enabled]
Hyper-Threading of Core 6 [Enabled]
Hyper-Threading of Core 7 [Enabled]
Total Memory Encryption [Disabled]
Legacy Game Compatibility Mode [Disabled]
Boot performance mode [Auto]
Intel(R) SpeedStep(tm) [Enabled]
Intel(R) Speed Shift Technology [Enabled]
Intel(R) Turbo Boost Max Technology 3.0 [Disabled]
Turbo Mode [Enabled]
Acoustic Noise Mitigation [Disabled]
CPU C-states [Auto]
Thermal Monitor [Enabled]
Dual Tau Boost [Disabled]
VT-d [Enabled]
Control Iommu Pre-boot Behavior [Disable IOMMU]
Memory Remap [Enabled]
Primary Display [Auto]
iGPU Multi-Monitor [Disabled]
Enable VMD controller [Enabled]
Map PCIE Storage under VMD [Enabled]
Map SATA Controller under VMD [Enabled]
M.2_1 Link Speed [Auto]
PCIEX16(G5) Link Speed [Auto]
PCIEX1(G3)_1 Link Speed [Auto]
PCIEX1(G3)_2 Link Speed [Auto]
PCIEX16(G3) Link Speed [Auto]
PCIEX4(G3) Link Speed [Auto]
M.2_2 Link Speed [Auto]
M.2_4 Link Speed [Auto]
M.2_3 Link Speed [Auto]
SATA Controller(s) [Enabled]
Aggressive LPM Support [Disabled]
SMART Self Test [Enabled]
SATA6G_1 [Enabled]
SATA6G_1 Hot Plug [Disabled]
SATA6G_2 [Enabled]
SATA6G_2 Hot Plug [Disabled]
SATA6G_3 [Enabled]
SATA6G_3 Hot Plug [Disabled]
SATA6G_4 [Enabled]
SATA6G_4 Hot Plug [Disabled]
PTT [Enable]
Intel(R) Dynamic Tuning Technology [Disabled]
PCIE Tunneling over USB4 [Enabled]
Discrete Thunderbolt(TM) Support [Disabled]
Security Device Support [Enable]
SHA256 PCR Bank [Enabled]
Pending operation [None]
Platform Hierarchy [Enabled]
Storage Hierarchy [Enabled]
Endorsement Hierarchy [Enabled]
Physical Presence Spec Version [1.3]
Disable Block Sid [Disabled]
Above 4G Decoding [Enabled]
Re-Size BAR Support [Enabled]
SR-IOV Support [Disabled]
Legacy USB Support [Enabled]
XHCI Hand-off [Enabled]
WD Elements 25A3 1031 [Auto]
ASMT ASM236X NVME 0 [Auto]
USB [Auto]
U32G2X2_1 [Enabled]
U32G2_3 [Enabled]
U32G2_4 [Enabled]
U32G1_C5 [Enabled]
U32G1_E1 [Enabled]
U32G1_E2 [Enabled]
U32G1_E3 [Enabled]
U32G1_E4 [Enabled]
U32G1_7 [Enabled]
U32G1_8 [Enabled]
U32G2_9 [Enabled]
USB10 [Enabled]
USB11 [Enabled]
USB12 [Enabled]
USB13 [Enabled]
Network Stack [Disabled]
Device [N/A]
Restore AC Power Loss [Power Off]
Max Power Saving [Disabled]
ErP Ready [Disabled]
Power On By PCI-E [Disabled]
Power On By RTC [Disabled]
PCIe Bandwidth Bifurcation Configuration [Auto]
HD Audio [Disabled]
Intel LAN [Enabled]
USB power delivery in Soft Off state (S5) [Enabled]
Connectivity mode (Wi-Fi & Bluetooth) [Enabled]
Wi-Fi 6 FW Setting for Ukraine [Disabled]
Wi-Fi 6 Mode for Ukraine [Disabled]
Wi-Fi 6 FW Setting for Russia [Disabled]
Wi-Fi 6 Mode for Russia [Disabled]
When system is in working state [All On]
When system is in sleep, hibernate or soft off states [All On]
M.2_2 Configuration [Auto]
U32G2_9 Type C Power Mode [Auto]
GNA Device [Disabled]
Serial Port [Enabled]
Change Settings [IO=3F8h; IRQ=4]
CPU Temperature [Monitor]
CPU Package Temperature [Monitor]
MotherBoard Temperature [Monitor]
VRM Thermistor Temperature [Monitor]
CPU Fan Speed [Monitor]
CPU Optional Fan Speed [Monitor]
Chassis Fan 1 Speed [Monitor]
Chassis Fan 2 Speed [Monitor]
Chassis Fan 3 Speed [Monitor]
Chassis Fan 4 Speed [Monitor]
AIO Pump Speed [Monitor]
CPU Core Voltage [Monitor]
12V Voltage [Monitor]
5V Voltage [Monitor]
3.3V Voltage [Monitor]
DRAM Voltage [Monitor]
CPU Fan Q-Fan Control [PWM Mode]
CPU Fan Profile [Manual]
CPU Fan Step Up [Level 0]
CPU Fan Step Down [Level 0]
CPU Fan Speed Low Limit [200 RPM]
CPU Fan Upper Temperature [95]
CPU Fan Max. Duty Cycle (%) [100]
CPU Fan Middle Temperature [83]
CPU Fan Middle Duty Cycle (%) [67]
CPU Fan Lower Temperature [43]
CPU Fan Min Duty Cycle (%) [39]
Chassis Fan 1 Q-Fan Control [PWM Mode]
Chassis Fan 1 Profile [Manual]
Chassis Fan 1 Q-Fan Source [CPU]
Chassis Fan 1 Step Up [Level 0]
Chassis Fan 1 Step Down [Level 0]
Chassis Fan 1 Speed Low Limit [200 RPM]
Chassis Fan 1 Upper Temperature [85]
Chassis Fan 1 Max. Duty Cycle (%) [84]
Chassis Fan 1 Middle Temperature [65]
Chassis Fan 1 Middle Duty Cycle (%) [57]
Chassis Fan 1 Lower Temperature [20]
Chassis Fan 1 Min Duty Cycle (%) [20]
Chassis Fan 2 Q-Fan Control [Auto Detect]
Chassis Fan 2 Profile [Standard]
Chassis Fan 2 Q-Fan Source [CPU]
Chassis Fan 2 Step Up [Level 0]
Chassis Fan 2 Step Down [Level 0]
Chassis Fan 2 Speed Low Limit [200 RPM]
Chassis Fan 3 Q-Fan Control [Auto Detect]
Chassis Fan 3 Profile [Standard]
Chassis Fan 3 Q-Fan Source [CPU]
Chassis Fan 3 Step Up [Level 0]
Chassis Fan 3 Step Down [Level 0]
Chassis Fan 3 Speed Low Limit [200 RPM]
Chassis Fan 4 Q-Fan Control [Auto Detect]
Chassis Fan 4 Profile [Standard]
Chassis Fan 4 Q-Fan Source [CPU]
Chassis Fan 4 Step Up [Level 0]
Chassis Fan 4 Step Down [Level 0]
Chassis Fan 4 Speed Low Limit [200 RPM]
AIO Pump Q-Fan Control [Auto Detect]
AIO Pump Profile [Full Speed]
Chassis Intrusion Detection Support [Disabled]
CPU Temperature LED Switch [Enabled]
Launch CSM [Disabled]
OS Type [Other OS]
Secure Boot Mode [Custom]
Fast Boot [Enabled]
Next Boot after AC Power Loss [Fast Boot]
Boot Logo Display [Auto]
POST Delay Time [3 sec]
Bootup NumLock State [On]
Wait For 'F1' If Error [Enabled]
Option ROM Messages [Force BIOS]
Interrupt 19 Capture [Disabled]
AMI Native NVMe Driver Support [Enabled]
Setup Mode [EZ Mode]
Boot Sector (MBR/GPT) Recovery Policy [Local User Control]
Next Boot Recovery Action [Skip]
BIOS Image Rollback Support [Enabled]
Publish HII Resources [Disabled]
Setup Animator [Disabled]
Profile Name []
Save to Profile [1]
DIMM Slot Number [DIMM_A1]
Download & Install ARMOURY CRATE app [Enabled]
Download & Install MyASUS service & app [Disabled]

240510125506.jpg

240510125409.jpg

240510125705.jpg

240510125951.jpg

240510125528.jpg




Idle
1715358527166.png

Single
1715358639263.png


Multi
1715359035590.png

Da para melhorar mas está aceitável, melhor que a gambiarra da intel.

1715359430092.png




Só lembrando que só ficava estável a ponto de eu conseguir terminar esse benchmark simples ultimamente usando aquela gambiarra da intel para jogar tudo lá em baixo, o "Intel baseline profile".
E esses números são dele rodando em segundo plano enquanto trabalho.
Até agora está bem estável.


No R24 ainda estou achando baixo mas está travado 6.0 GHz, alguém tem nem que seja um I7 1470 para comparar, mesmo com DDR5?

Aqui também não melhorou muito.
Antes com o baseline:
index.php


Depois:
1715365101672.png
 
Ultima Edição:

Bering

Bam-bam-bam
Mensagens
3.980
Reações
35.560
Pontos
303
Postando aqui só para não ficar bagunçado.

Essa recomendação não serviu de nada, o processador só fica estável no profile normal que ela sujeriu para processadores no k, no fast ou extreme crash em qq coisa.

Só não ativei o baseline, se eu ativar e bloquear todos overclocks ele fica travado em 3.2GHz que é a base.
 
Ultima Edição:
Topo Fundo