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Eu até entendo a crítica, resumindo, não é que a industria não gera lucro é que todo ano ela precisa crescer e gerar mais lucro que no ano anterior, infelizmente é a regra do jogo
Phil Spencer culpa o capitalismo pelos problemas da indústria de jogos: 'Não tenho o luxo de não ter que administrar um negócio lucrativo e em crescimento'
Spencer disse que as empresas de capital aberto precisam apresentar crescimento constante, caso contrário ninguém lhes dará dinheiro.
Depois de muitas disputas com os reguladores, a Microsoft gastou recentemente US$ 69 bilhões com a AB para adquirir a Activision Blizzard, e em seguida cortou quase imediatamente 1.900 empregos em seu negócio de jogos. Não é uma boa notícia para ninguém, a menos que você possua ações da MSFT. Em uma entrevista à Polygon sobre as forças motrizes por trás das demissões na Microsoft e em toda a indústria, o chefe do Xbox, Phil Spencer, apontou o dedo – bem, na verdade, apenas para o capitalismo em geral.
O problema, segundo Spencer, é a “falta de crescimento” na indústria de videogames como um todo. "Quando você tem um setor que está projetado para ser menor no próximo ano em termos de participantes e dólares, e você tem muitas empresas de capital aberto que estão no setor e que precisam mostrar crescimento aos seus investidores - porque outra razão é que alguém possui um participação nas ações de alguém se não crescer? - o lado do negócio que então é examinado é o lado dos custos”, disse Spencer. "Porque se você não quiser aumentar o lado da receita, o lado dos custos será desafiado."
Em outras palavras, se você não consegue crescer ganhando mais dinheiro, então você pode “crescer” – em termos de lucros, preço das ações, EBITDA e todas as outras métricas que interessam aos tipos de Wall Street – gastando menos. A questão óbvia é: por que você está trazendo todas essas pessoas novas se não tem condições de pagá-las? Claro, a Microsoft pode pagar essas pessoas, ela só não quer, porque, isso mesmo, crescimento.
“Não tenho o luxo de não ter que administrar um negócio lucrativo e crescente dentro da Microsoft”, disse Spencer. "Mas em toda a indústria... sentado aqui na GDC, reflito sobre amigos meus da indústria que foram deslocados e perderam seus empregos e como é justo, não quero que esta indústria seja um lugar onde as pessoas possam com confiança, construir uma carreira. É por isso que continuo voltando para: Como esta indústria voltará a crescer?
"Para nós, como Xbox ou qualquer uma das equipes que estão por aí, é realmente o resultado de uma indústria que não está crescendo. Ela pode crescer e crescerá novamente. Mas você vê este momento agora e as implicações têm impacto humano. E todos nós deveríamos refletir sobre isso e pensar sobre isso."
Há um aspecto claro de “não odeie o jogador” em tudo isso, mas ele não está errado – na verdade, Spencer está sendo muito franco. É assim que funciona: o capitalismo capitaliza, e se esse tubarão parar de nadar, ele morre. A fórmula de crescimento constante não é boa para a sustentabilidade, claro, e por vezes pode levar à catástrofe , mas nada disso importa nos locais onde são tomadas grandes decisões financeiras. E até que isso mude, não é muito provável que algo mais aconteça – a não ser uma extinção total da indústria, pelo menos.
Supondo que possamos evitar esse resultado específico (ou pelo menos evitá-lo por um bom tempo), o impulso incessante de crescimento poderá eventualmente empurrar a Microsoft para alguns lugares inesperados e potencialmente interessantes. Na mesma entrevista ao Polygon, Spencer disse que o antigo modelo de subsidiar o custo do hardware do console para ganhar dinheiro vendendo jogos não é mais viável, o que o faz pensar em outras maneiras de alimentar a máquina – incluindo trazer outras vitrines digitais como a Epic Games Store e Itch.io para Xbox.
Eu como capitalista que sou escolhi não comprar DLCs porcas, jogos lacradores, micro transações e essa porcariada que estão tentando me vender, comprava a média de 30 jogos por ano e agora compro 5 no maximo e olhe la.