Água Mineral
Bam-bam-bam
- Mensagens
- 3.485
- Reações
- 4.439
- Pontos
- 303
Como citei o caso do 360 a MS tava determinada e fez um put* investimento no Japão, exclusividades marketing e tudo.Não é bem assim, como já lembraram mais acima, japonês gosta de McDonald e Iphone, além do cinema americano.
Mas que rola um certo bairrismo, rola mesmo, com determinados produtos.
Carros, mesmo, mal se vê modelos de marcas estrangeiras no Japão. Outro exemplo são os quadrinhos e animações, que a preferência é quase toda pelo produto nacional.
Acho que no caso de games, o que pega para o japonês seria o seguinte: a Sony e a Nintendo são japonesas, então eles tem a "certeza" que jogos japoneses estarão obrigatoriamente nos videogames que elas fabricam.
No caso do X-Box, mesmo disponibilizando um catálogo cheio de game de waifu, os nipônicos ainda ficariam com o pé atrás pelo lance da empresa não ser "raiz".
Mas é uma coisa bizarra se você perguntar para um japonês o que é Xbox eles não sabem, é tipo perguntar aqui no Brasil se alguém conhece sei lá, o Ouya.
Se você manja de inglês tem esse vídeo que o rapaz explica mais ou menos sobre o Xbox por lá: