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Pillars of Eternity e a dificuldade em conquistar o público
Diretor do Pillars of Eternity admite não saber porque o segundo jogo vendeu menos que o primeiro e mostra como a indústria de games pode ser complicada.
Dori Prata 11/11/2019 às 8:00
As vezes a indústria de games pode ser bastante injusta. Enquanto alguns títulos registram ótimos desempenhos comerciais mesmo não tendo muita qualidade, outros aclamados tanto pela crítica quanto pelo público podem não atingir o resultado que os seus criadores gostariam e o Pillars of Eternity II parece ser um bom exemplo disso.
Após ser questionado por um fã se um dia veremos a criação de um Pillars of Eternity III, o diretor Josh Sawyer utilizou seu blog pessoal para afirmar que esta é uma decisão que não cabe a ele e que se considerarmos as vendas do Pillars of Eternity II: Deadfire, talvez seja preciso que eles reexaminem todo o formato da série.
O game designer então passou a levantar uma série de questões sobre o motivo para o segundo jogo não ter vendido tanto quanto o seu antecessor, num indicativo de como é complicado tentar entender o comportamento dos consumidores.
Um profissional ocupando um cargo tão importante demonstrar uma certa fragilidade é algo raro de se ver nesta indústria e embora algumas pessoas possam encarar isso como um defeito, acho bacana quando um diretor se despe da típica arrogância que costumam demonstrar e admite que nem sempre eles estão com a situação sob controle.
A minha dúvida é sobre como as pessoas acima de Josh Sawyer receberão essas declarações, já que no fim das contas, o que importa numa grande empresa são os números de vendas. Vale lembrar que depois do lançamento do Pillars of Eternity II a Obsidian Entertainment acabou sendo adquirida pela Microsoft e não ficarei nada surpreso se Josh Sawyer não for escolhido para dirigir um possível terceiro jogo.
Da minha parte, posso dizer que ainda não comprei o Pillars of Eternity II por dois motivos: o fato dele ainda não ter sido lançado para os consoles e, mesmo tendo adorado o primeiro, ainda não ter conseguido chegar ao fim da sua campanha. Quem sabe um dia?
Fonte: PCGamer.
Diretor do Pillars of Eternity admite não saber porque o segundo jogo vendeu menos que o primeiro e mostra como a indústria de games pode ser complicada.
As vezes a indústria de games pode ser bastante injusta. Enquanto alguns títulos registram ótimos desempenhos comerciais mesmo não tendo muita qualidade, outros aclamados tanto pela crítica quanto pelo público podem não atingir o resultado que os seus criadores gostariam e o Pillars of Eternity II parece ser um bom exemplo disso.
Após ser questionado por um fã se um dia veremos a criação de um Pillars of Eternity III, o diretor Josh Sawyer utilizou seu blog pessoal para afirmar que esta é uma decisão que não cabe a ele e que se considerarmos as vendas do Pillars of Eternity II: Deadfire, talvez seja preciso que eles reexaminem todo o formato da série.
O game designer então passou a levantar uma série de questões sobre o motivo para o segundo jogo não ter vendido tanto quanto o seu antecessor, num indicativo de como é complicado tentar entender o comportamento dos consumidores.
Sawyer afirma então que mesmo sabendo que algumas pessoas apontarão os motivos para as vendas terem caído, ele não possui tanta certeza disso e que o fato é que o seu estúdio não foi capaz de entregar o jogo que o público queria. E como o game designer ainda não conseguiu entender o que saiu errado, ele só pode tentar adivinhar quais foram os problemas e como corrigí-los para uma possível continuação.“É difícil saber exatamente porque uma sequência vendeu menos que o seu antecessor, se ambos os jogos foram avaliados relativamente bem. É porque o primeiro jogo satisfez a necessidade existente e o público simplesmente não estava interessado no segundo? Seria porque o conhecimento em relação a sequência foi menor? Seria porque apesar dos bons reviews e das boas vendas do primeiro jogo, as pessoas ‘realmente’ não gostaram dele? Talvez seja uma combinação de todas essas coisas.
O problema é que sem realmente entender as razões, é difícil saber como seguir adiante. De alguma forma seria fácil se Deadfire fosse um colossal fracasso de crítica e pudéssemos apontar as falhas massivas que precisamos consertar. Os jogadores não criticaram a baixa dificuldade no lançamento ou o enredo principal, o que acho que é justo e razoável, mas esses problemas sozinhos realmente não explicam as diferenças nas vendas. E enquanto as avaliações dos jogadores foram mais fracas para o Deadfire do que para o Pillars 1, as críticas profissionais tenderam a dizer que o Deadfire foi uma melhora em relação ao primeiro jogo em muitas áreas.”
Um profissional ocupando um cargo tão importante demonstrar uma certa fragilidade é algo raro de se ver nesta indústria e embora algumas pessoas possam encarar isso como um defeito, acho bacana quando um diretor se despe da típica arrogância que costumam demonstrar e admite que nem sempre eles estão com a situação sob controle.
A minha dúvida é sobre como as pessoas acima de Josh Sawyer receberão essas declarações, já que no fim das contas, o que importa numa grande empresa são os números de vendas. Vale lembrar que depois do lançamento do Pillars of Eternity II a Obsidian Entertainment acabou sendo adquirida pela Microsoft e não ficarei nada surpreso se Josh Sawyer não for escolhido para dirigir um possível terceiro jogo.
Da minha parte, posso dizer que ainda não comprei o Pillars of Eternity II por dois motivos: o fato dele ainda não ter sido lançado para os consoles e, mesmo tendo adorado o primeiro, ainda não ter conseguido chegar ao fim da sua campanha. Quem sabe um dia?
Fonte: PCGamer.