O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Planeta "similar à Terra" encontrado em órbita de Próxima Centauri

xogum

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.238
Reações
25.630
Pontos
759
Mesmo se arranjarmos um forma de viajarmos na velocidade da luz (o que eu acredito que talvez daqui uns 10 mil anos quem sabe), a exploração espacial é muito inviável. Só sobra os buracos de minhoca, que é apenas uma teoria.
Viagens abaixo da velocidade da luz são perfeitamente viáveis, só que serão viagens de milênios. Precisaremos de naves que funcionem como "mini humanidades". Gerações vão nascer e morrer a bordo dessas naves.

Focos praticamente independentes de humanos populariam lugares distantes uns dos outros. Claro, a evolução biológica vai continuar e nossa espécie vai se dividir em várias.

Na verdade é a forma mais provável com a qual a humanidade vai colonizar a galáxia.
 

Pimenta_

F1 King
Mensagens
14.783
Reações
14.470
Pontos
1.624
Temos muito o que descobrir sobre esse planeta ainda, mas saber que existe um planeta rochoso com pouco mais que a massa da Terra é bastante empolgante.

Eu li no Space.com que pra saber se tem atmosfera só usando o sistema de trânsito (eles descobriram o planeta através do "puxão" gravitacional que ele exerce sobre a estrela). Eles falaram que a chance de que ele seja um planeta que atravesse na frente da estrela pelo nosso ângulo de visão é de apenas 1.5% infelizmente. Mas com certeza vão tentar. Eu acho que não temos tecnologia suficiente pra tentar analisar uma suposta atmosfera de um planeta fora do sistema solar se não for com esse método, não sei agora...

Isso se ele tiver um campo magnético bem forte pra poder ter atmosfera, pois apesar de ser uma estrela bem menor que o Sol ele está bem próximo, 1 ano lá são apenas 11 dias terrestres. E essa estrela tem explosões bem fortes, o que poderia varrer a atmosfera do planeta.
 

socyu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.496
Reações
2.191
Pontos
984
Viagens abaixo da velocidade da luz são perfeitamente viáveis, só que serão viagens de milênios. Precisaremos de naves que funcionem como "mini humanidades". Gerações vão nascer e morrer a bordo dessas naves.

Focos praticamente independentes de humanos populariam lugares distantes uns dos outros. Claro, a evolução biológica vai continuar e nossa espécie vai se dividir em várias.

Na verdade é a forma mais provável com a qual a humanidade vai colonizar a galáxia.
Seria melhor meter um motorzão na Terra e tacar o pé no acelerador pelo espaço kkkk. Zuera.
 

TarcísioBrito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.604
Reações
2.914
Pontos
1.264
Próximo de quem?
tlsf06.jpg
 


Sonymaster

Jogador de Videogame das décadas 1980/1990
VIP
Mensagens
11.623
Reações
17.653
Pontos
1.659
Quem são os moderadores da OS desse planeta em? :kpensa
 

Aulendil

Gato do Mato
VIP
Mensagens
1.830
Reações
11.240
Pontos
909
Mesmo se arranjarmos um forma de viajarmos na velocidade da luz (o que eu acredito que talvez daqui uns 10 mil anos quem sabe), a exploração espacial é muito inviável. Só sobra os buracos de minhoca, que é apenas uma teoria.

De forma estrita, viajar à velocidade da luz sempre será impossível; seria necessária uma quantidade infinita de energia para acelerar um objeto ao limite de 299.792 km/s (como massa e energia são correlatas, a massa cresceria na mesma proporção, e o objeto terminaria seus dias como um buraco negro). Até seria possível se aproximar dela sem violar as leis da física, mas a dilatação temporal seria absurda. Quem estivesse à bordo de uma suposta nave que alcançasse, digamos, 90% da velocidade da luz, chegaria lá em pouco mais de 4 anos (para eles próprios). Do ponto de vista de quem estivesse na Terra, porém... provavelmente já não haveria civilização quando chegassem (ou pelo menos não como nós conhecemos).

UPDATE: Parece que eu estava errado. A 90% da velocidade da luz, a dilatação temporal faria com que o tempo percebido fora da espaçonave fosse apenas o dobro; nesse caso, a duração da viagem até o planera na órbita de Proxima Centauri seria de apenas 8 anos para quem está na Terra. Resta só alcançar essa velocidade insana...

Mas a Voyager já não é considerada ultrapassada? Qual o aparato mais veloz de que dispomos atualmente? Se tiver algo que chegue a 15.000km/s, poderíamos mandar agora e receber informações daqui a 80 anos, é aceitável...

Os objetos mais velozes já feitos pelo homem foram as sondas Helios I (enviadas nos anos 70 para estudar, como o nome indica, o sol), que alcançaram a velocidade máxima de 70,22 km/s em sua órbita heliocêntrica, ou 0,023 % da velocidade da luz.

Ou seja... pra chegar lá na nossa geração, só mesmo em Elite Dangerous ou No Man's Sky :kduvida
 
Ultima Edição:

maquinarama

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.277
Reações
22.643
Pontos
1.324
De forma estrita, viajar à velocidade da luz sempre será impossível; seria necessária uma quantidade infinita de energia para acelerar um objeto ao limite de 299.792 km/s. Até seria possível se aproximar dela sem violar as leis da física, mas a dilatação temporal seria absurda. Quem estivesse à bordo de uma suposta nave que alcançasse, digamos, 90% da velocidade da luz, chegaria lá em pouco mais de 4 anos (para eles próprios). Do ponto de vista de quem estivesse na Terra, porém... provavelmente já não haveria civilização quando chegassem (ou pelo menos não como nós conhecemos).



Os objetos mais velozes já feitos pelo homem foram as sondas Helios I (enviadas nos anos 70 para estudar, como o nome indica, o sol), que alcançaram a velocidade máxima de 70,22 km/s em sua órbita heliocêntrica, ou 0,023 % da velocidade da luz.

Ou seja... pra chegar lá na nossa geração, só mesmo em Elite Dangerous ou No Man's Sky :kduvida

Mas a verdade que o ser humano tem muito a descobrir ainda. Ha 120 anos demorava dias para viajar de navio de Londres a Nova York e hoje se faz em 5 horas de avião.

O que uma verdade absoluta hoje, daqui a 300 anos pode não ser tão absoluta assim.

Nós não damos conta que vamos morrer e o mundo continua aí evoluindo!
 
Ultima Edição:

Geo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.383
Reações
12.090
Pontos
1.129
De repente planetas habitáveis são mais comuns do que se acreditava quando se encontra um orbitando a estrela mais próxima.

Quanto a chegar lá, a melhor proposta que já vi é a nave ISV do filme Avatar. Tecnologia factível, mas impossível para o mundo hoje custear.
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.870
Pontos
553
De repente planetas habitáveis são mais comuns do que se acreditava quando se encontra um orbitando a estrela mais próxima.
Sim.
Eu tenho pouco mais de 40 anos, e sempre me interessei por ciências e ficção científica.
Na educação dos anos 80 (meros 36 anos atrás) eu aprendia na escola que a teoria mais aceita para a formação do sistema solar era que uma outra estrela, menos, se chocou com o sol bilhões de anos atrás e este choque gerou fragmentos que originaram os planetas.
Por essa teoria, até então a única amplamente divulgada e aceita, planetas seriam raríssimos no universo. A vida na Terra seria ainda mais rada. Entao, era possível especular que a vida inteligente era um acaso quase único no universo.

Hoje, sabemos (ou teorizamos com muito mais dados) que a formação dos planetas é diferente, eles surgem do mesmo agrupamento de poeira estelar do qual surgem estrelas, logo, aparentam ser bem comuns, apenas não sendo visíveis porque estão muito longe e não tem luz própria (vale ressaltar que há teorias de um nono ou décimo planetas em nosso próprio sistema solar e eles não podem ser vistos porque estão longe demais da luz do Sol), então as chances de haver muitos planetas. E a chance de outros deles terem vida já até é tida como aceitável que exista vida além da nossa no universo.

A questão agora é encontra vida inteligente (e olhe que nem vida extra-terrestre encontramos ainda).
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.860
Reações
10.519
Pontos
1.069
Viagens abaixo da velocidade da luz são perfeitamente viáveis, só que serão viagens de milênios. Precisaremos de naves que funcionem como "mini humanidades". Gerações vão nascer e morrer a bordo dessas naves.

Focos praticamente independentes de humanos populariam lugares distantes uns dos outros. Claro, a evolução biológica vai continuar e nossa espécie vai se dividir em várias.

Na verdade é a forma mais provável com a qual a humanidade vai colonizar a galáxia.
Sem buracos de minhoca nós estaremos confinados à nossa galáxia, por conta da expansão do universo, numa hipotética viagem intergaláctica, o destino se afastaria da nave.
 

Tarvos

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.004
Reações
13.882
Pontos
954
4. Mas a radiação é um problema...
Proxima b orbita um tipo de estrela muito ativa e que emite uma forte radiação por meio de explosões.

Isso tornaria desafiador que qualquer coisa sobreviva em sua superfície, mas alguns cientistas acreditam que esse fator não necessariamente elimina a possibilidade de o planeta abrigar vida.

http://www.bbc.com/portuguese/geral-37180496

Sei não, deve ser outro planeta marte.

Edit:

http://www.galeriadometeorito.com/2016/08/proxima-b-se-parece-mesmo-com-terra.html
 
Ultima Edição:

SonOfJeffer

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
9.424
Reações
6.701
Pontos
1.449
Eu acho que o ser humano como conhecemos nunca fará viagens interestelares. Eu aposto nos nossos "descendentes" robóticos, com uma IA tão avançada que talvez possa ser considerada "viva". Para um ser assim, teoricamente eterno, a noção de tempo não tem tanta importância...logo uma estrela a 500 anos luz fará tanta diferença quanto ir para a nossa lua.
 

Geo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.383
Reações
12.090
Pontos
1.129
Como é essa proposta?
A ISV acelera a 1.5g até 70% da velocidade da luz durante alguns meses usando um feixe concentrado de laser gerado na Terra. Ao fim do cruzeiro a nave vira 180º e usa foguetes a antimatéria para desacelerar. A viagem até o sistema Centauro leva quase 7 anos (tempo na Terra) e 5 anos (tempo na nave). Durante a viagem, os astronautas ficam em animação suspensa.4

Como os motores são posicionados na frente, puxando a nave, é necessária uma estrutura para suportar carga de tração, o que é apenas 10% do necessário para uma carga de compressão, com os motores posicionados atrás, em uma configuração tradicional. Como a aniquilação de antimatéria gera a maior quantidade possível de energia por peso, é necessária uma pequena quantidade de combustível para a viagem. O uso de feixe de laser proporciona ainda economia de 50% de combustível para a viagem. É um projeto muito inteligente.
 

fabkinder

Veterano
Mensagens
841
Reações
220
Pontos
119
A ISV acelera a 1.5g até 70% da velocidade da luz durante alguns meses usando um feixe concentrado de laser gerado na Terra. Ao fim do cruzeiro a nave vira 180º e usa foguetes a antimatéria para desacelerar. A viagem até o sistema Centauro leva quase 7 anos (tempo na Terra) e 5 anos (tempo na nave). Durante a viagem, os astronautas ficam em animação suspensa.4

Como os motores são posicionados na frente, puxando a nave, é necessária uma estrutura para suportar carga de tração, o que é apenas 10% do necessário para uma carga de compressão, com os motores posicionados atrás, em uma configuração tradicional. Como a aniquilação de antimatéria gera a maior quantidade possível de energia por peso, é necessária uma pequena quantidade de combustível para a viagem. O uso de feixe de laser proporciona ainda economia de 50% de combustível para a viagem. É um projeto muito inteligente.
Em 5 anos, não acho que precisaria de animação suspensa.
 

Demétrio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.882
Reações
6.835
Pontos
1.009
Já comentei isso, queria muito ver a descoberta e exploração de uma planeta próximo ao nosso. Habitado ou não, seria incrível ver nem que sejam filmagens de um outro ecossistema.
Mas infelizmente não verei nada disso no meu tempo de vida. Uma pena.
A não ser que chegue na nossa órbita uma espaçonave tentando fazer contato(não acho que desceriam direto, vendo o tanto de lixo em volta de nós). Nada de acobertamentos, conspirações malucas, Ashtar Sheran, filmagens fora de foco, controle de danos, nada. Uma outra raça nem tão avançada assim descendo aqui seria animal.
Acho que vou escrever um fazine disso, hehehe.
 

Marcelo Black

Bam-bam-bam
Mensagens
5.473
Reações
3.976
Pontos
353
Infelizmente acho que vamos perecer nesse sistema solar antes de alcançarmos viagens interstelares :(

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.870
Pontos
553
Já comentei isso, queria muito ver a descoberta e exploração de uma planeta próximo ao nosso. Habitado ou não, seria incrível ver nem que sejam filmagens de um outro ecossistema.
Mas infelizmente não verei nada disso no meu tempo de vida. Uma pena.
A não ser que chegue na nossa órbita uma espaçonave tentando fazer contato(não acho que desceriam direto, vendo o tanto de lixo em volta de nós). Nada de acobertamentos, conspirações malucas, Ashtar Sheran, filmagens fora de foco, controle de danos, nada. Uma outra raça nem tão avançada assim descendo aqui seria animal.
Acho que vou escrever um fazine disso, hehehe.
Engraçado.

Hoje mesmo estive ouvindo um podcast sobre Kerbal Space Program, um jogo que simula a conquista do espaço por uma simpática raça de homenzinhos verdes, tecnologica e culturalmente parecida com a sociedade terrana de 1950-1960 (se tiver interesse, procure os Nerdplayer desse jogo).

Pois bem, fiquei imaginando se os kerbals chegassem até a Terra, numa nave com tecnologia apenas um pouco superior à nossa, nada de conquistadores militares, nada de seres quase mágicos em termos de poder, gente como a gente (à despeito das diferenças de espécie) e como seria legal só saber que não estamos sós.

Ia ser foda.

E, na verdade nada impede que um povo apenas alguns séculos mais avançado que a gente um dia apareça...
 

Tilak

Bam-bam-bam
Mensagens
4.447
Reações
9.411
Pontos
303
Um dos maiores problemas mesmo, é que avançamos muito como engenheiros, mas não como físicos...

A física tá parada desde os anos 60, com a teoria quântica dos campos... e depois morreu, não foi descoberto absurdamente nada desde então... só apareceu confirmações depois disso, o campo de Higgs, energia escura, neutrinos oscilantes e etc, tudo isso já era previsto a décadas...
Surgiu a teoria das cordas nos anos 90, mas já tá quase enterrada... a teoria holográfica\complexidade é muito promissora, mas tá longe de ser um concesso, e ainda mais longe de pacificada

Enquanto isso, como engenheiros evoluímos muito, sem duvidas... mas continuamos presos na velocidade da luz.
 

Oniblack

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.641
Reações
2.605
Pontos
989
É por que as descobertas demandam mais energia a medida que vão aumentando. Vide o lhc. É provável que haverá um limite maximo.

Daqui a pouco teremos que construir um colisor ou algo assim do tamanho do sistema solar.

Sent from mTalk
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.081
Reações
25.938
Pontos
1.484
o quanto uma civilização cresce está diretamente correlacionado à quantidade de energia que ela pode controlar.

Precisamos de uma nova revolução no campo da energia para realizações de coisas que hoje são impossíveis.

basta pensar por exemplo em como era o mundo na época das navegações. Uma viagem que durava meses usando apenas a energia do vento, hoje realizamos em horas, usando energia química dos combustíveis. A quantidade de comida que produzimos cresceu exponencialmente com a utilizações de maquinário pesado (que também demanda energia que não estava disponível nessa época), e nossa engenharia também está limitada pela energia que produzimos.
 

Demétrio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.882
Reações
6.835
Pontos
1.009
Engraçado.

Hoje mesmo estive ouvindo um podcast sobre Kerbal Space Program, um jogo que simula a conquista do espaço por uma simpática raça de homenzinhos verdes, tecnologica e culturalmente parecida com a sociedade terrana de 1950-1960 (se tiver interesse, procure os Nerdplayer desse jogo).

Pois bem, fiquei imaginando se os kerbals chegassem até a Terra, numa nave com tecnologia apenas um pouco superior à nossa, nada de conquistadores militares, nada de seres quase mágicos em termos de poder, gente como a gente (à despeito das diferenças de espécie) e como seria legal só saber que não estamos sós.

Ia ser foda.

E, na verdade nada impede que um povo apenas alguns séculos mais avançado que a gente um dia apareça...


Ah sim, Kerbal parece bem legal, conhecia justamente do Nerdplayer, hehe!

Em tempo, existe um padrão em relatos ufológicos de abdução que mostra que aparentemente seres alienígenas são bem iguais entre si e não muito criativos, com roupas colantes prateadas ou douradas, imunes ao ambiente externo, sempre flutuando ou se teleportando para fora da nave, e conversando com o abduzido por telepatia na língua nativa dele. As naves são sempre limpas, brilhantes e coloridas, além de silenciosas ou com sons discretos.
 

Coxinha Verde

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.208
Reações
12.062
Pontos
753
É o planeta dos helghans:eek:
Tô jogando killzone shadownfall, e tô nesse planeta ae descoberto.
 

Sadako Man

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.974
Reações
1.979
Pontos
999
Isso só mostra o quanto somos especiais aos olhos de Deus....tantos planetas, estrelas em um universo infinito, e planetas iguais a Terra, e só aqui existe vida.
 

Bucelacha

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.597
Reações
8.747
Pontos
809
SUA MAE EH TAO GORDA QUE A HUMANIDADE NAO PRECISA IR ATÉ OS PLANETAS, OS PLANETAS VAO ATÈ ELA

fik cu deus ai parça
 

Yusuke Urameshi

Bam-bam-bam
Mensagens
5.086
Reações
15.487
Pontos
353
Se cuidarmos do nosso planeta poderemos viver aqui de boas pra sempre.

Se o Sol não fosse incinerar a Terra daqui a 5 bilhões de anos, eu poderia concordar com você. E isso se, antes, nós não entrarmos na mira de asteróides, raios Gama, etc...

Mas a gente se expandir e alcançar as estrelas é importante.

Nenhuma espécie que se prendeu a um.único ecossistema sobreviveu muito tempo.

Muito bem dito. É uma questão de sobrevivência.

Não podemos contar só com a Terra, até porque sabemos ser impossível. Precisamos de um plano B ou até de um plano C, isso é fato.

E, também, todas as sociedades que se estabeleceram em apenas um local acabaram por se extinguir, as que sobreviveram foram aquelas que não ficaram restritas a um só local. Se os humanos não tivessem se espalhado por toda a Terra... hoje provavelmente nós não estaríamos aqui.
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
Enquanto a ciência não for nem capaz de viajar e colonizar qualquer canto do Sistema Solar eu acho que é querer dar um passo muito maior que a perna falar em viagem interestelar.
 

xogum

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.238
Reações
25.630
Pontos
759
N
Sem buracos de minhoca nós estaremos confinados à nossa galáxia, por conta da expansão do universo, numa hipotética viagem intergaláctica, o destino se afastaria da nave.
Não necessariamente. Teoricamente é possível viajar para qualquer galáxia do nosso grupo local de galáxias mesmo sem pontes de Bose-Einstein ou warp drives, ou seja, para as milhares de galáxias próximas que estão relacionadas gravitacionalmente.

Fora do grupo local, aí sim, seria impossível.
 
Topo Fundo