O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Por que sua série favorita dos 80s provavelmente não vai virar BluRay 4K

Violonista

Bam-bam-bam
Mensagens
1.494
Reações
3.969
Pontos
453
Por que sua série favorita dos 80s provavelmente não vai virar BluRay 4K
A triste realidade é que nem toda série será relançada em 4K. Os motivos são vários, mas como tudo na vida, quem fala mais alto é o dinheiro, mesmo.

Em 1921 o genial Buster Keaton lançou um de seus ótimos filmes, Sherlock Junior. Foi filmada por algo parecido com uma caixa de sapatos com uma manivela, um operador girava e mantinha a taxa de quadros por segundo usando apenas o olhômetro, não havia CGI, edição não-linear, correção de cores ou mesmo cores. Mesmo assim conseguimos coisas como a imagem abaixo, de uma restauração em 4K do filme. Já materiais muito mais novos, você provavelmente nunca verá remasterizados.

20191216vlcsnap-2019-12-16-11h08m28s522.jpg



A história das remasterizações em alta definição voltou às conversas por causa deste clipe do Wham!

O clipe é fofinho, mostra dois amigos, Andrew Ridgeley e George Michael com as namoradas curtindo o Natal num resort, e o George Michael safadinho além da própria namorada dá a entender que pegou anteriormente a namorada do amigo. Reconheço que ele é um ótimo ator, pois como todos sabemos George Michael não gostava de Natal, mas eu divago.

A versão abaixo, postada dez anos atrás é como todos nós neandertais vimos o vídeo na TV, com resolução de ralador de queijo.



Agora lançaram uma versão remasterizada em 4K, e a quantidade de detalhes e qualidade de imagem é magnífica, a ponto de ficar estranho, "real" demais, tem gente dizendo que parece um filme de 2019 com gente fazendo cosplay de 1984.





Esse tipo de conversão é possível pois dos Anos 80 para trás todos os filmes e séries eram feitos com isto:
20191216cinema-paradiso-giuseppe-tornatore-critica-30-anos.jpg


O bom e velho (bota velho nisso) filme cinematográfico, emulsão de cristais de iodeto de prata, sensibilizados pela luz, gerando pontos microscópicos de formato e tamanho variado, e a qualidade e resolução da imagem que conseguimos digitalizar depende da tecnologia usada, e ainda não chegamos no limite.

Um único fotograma de filme 36mm x 24mm tem resolução teórica de 20 Megapixels. Por milímetro quadrado. É mais que suficiente pra produzir uma versão em 4K, mas isso é só o começo, toda a produção televisiva era em formato 4:3, e hoje em dia as TVs são todas widescreen, com proporção 16:9 ou maior ainda. Basicamente é preciso enfiar uma imagem quadrada em uma tela retangular, sem distorções e sem deixar faixas pretas do lado. Sim, é impossível.

A alternativa mais comum envolve ampliar e recortar a imagem em 4:3, o que resulta em perda de informação, as margens simplesmente desaparecem. Veja na imagem abaixo, um frame de Endgame, no aspecto original 1.90:1. Convertido pra 4.3 sem distorção, a imagem sofre bastante recorte. Se formos converter de volta, ampliando até atingir a proporção original, perdemos mais informação ainda.





"Ah, mas se as séries eram filmadas em 35mm o filme é widescreen então fica mais fácil de converter, certo?"

Errado. Em muitos casos toda a produção era pensada para o formato 4:3 então os cenários não eram construídos além disso, equipamentos ficavam visíveis e simplesmente não dá pra usar a imagem sem recorte. Não que não há quem tente, a conversão de Buffy para BluRay foi especialmente porca e em toneladas de momentos, coisas assim aconteceram:

2019121611202089_686966884738936_5065522040716958800_n.png


Não é making of, é uma cena que foi pro BluRay, de um episódio.


Calma que Piora

As séries, principalmente sitcoms dos anos 80/90 filmadas direto em fita, esqueça, mas há um grupo de séries intermediárias que foram filmadas em película mas editadas em videotape, aí o trabalho, que custa caro, é reeditar tudo do zero, partindo do princípio que em algum lugar estão guardados os originais em filme.

Foi isso que foi feito com Jornada nas Estrelas: A Nova Geração, os negativos originais foram escaneados, as cenas todas remontadas, áudio remasterizado e alguns efeitos especiais refeitos em computação gráfica, quando necessário. O resultado, magnífico.


]

Isso já havia sido feito com a Série Clássica, mas com a Nova Geração tendo sete temporadas, o custo final foi brutal, as más-línguas falam em US$12 milhões, e dificilmente a Paramount conseguiu convencer um nicho de nerds bem reduzido a tirar o escorpião do bolso e comprar US$12 milhões em Blu Rays.

Esse custo seria maior ainda se a maioria das cenas com efeitos especiais não tivessem sido feitas em película, pela Industrial Light and Magic. Em alguns casos os efeitos foram refeitos, mas no geral, foi só reescanear o material pronto. Já séries como Deep Space Nine não têm esse luxo.

Embora tenha sido filmada em película, a série de 1993 teve seus efeitos visuais finalizados em vídeo, então não adianta reescanear o material. TODAS as cenas teriam que ser refeitas do zero com CGI.

Isso foi feito em alguns trechos para o magnífico, emocionando e lindo documentário What We Left Bahind, mas é economicamente inviável para uma série de 176 episódios.

20191216birthright_ds9_01.jpg



"Ah mas e se a gente tem todos os materiais pra refazer os efeitos?"

Caímos aqui no caso da igualmente excelente Babylon 5. A série de J. Michael Straczynski foi -perdoem meu francês- sacaneada pelo estúdio. Os produtores sabiam que HDTV estava a caminho, então ela foi filmada em película, widescreen, convertida pra 4:3 em videotape, e os efeitos especiais e cenas em computação gráfica renderizadas nesse formato, em baixa resolução.

Pensando no futuro, todos os efeitos de computação gráfica foram armazenados em seus arquivos originais, para serem renderizados em resolução mais alta, mas o estúdio preferiu ampliar e cortar as imagens 4:3 ao invés de reescanear os negativos originais e refazer o CGI. Como resultado a resolução que já não era grande coisa ficou pior ainda.


"Bem, com os arquivos dá pra refazer os efeitos, né?"

Não é tão simples. Primeiro, você precisa de todos os arquivos e texturas, e elas precisam ter resolução suficiente pra funcionar no tamanho de imagem desejado. Segundo, o programa que você está usando precisa saber ler o arquivo, estamos falando de um arquivo extremamente complexo de um programa de 25 anos atrás. Terceiro, há outro problema, veja esta imagem:

20191216st3.jpg



Está cena de Star Trek III foi toda feita com efeitos práticos. Se fosse refeita hoje em dia, um efeito ainda seria o mesmo: O fogo. Ainda é mais barato e realista usar explosões e chamas reais, existem inúmeras bibliotecas vendendo esses efeitos, mas a resolução dos vídeos depende de seu tempo. Dificilmente um vídeo de 25 anos atrás seria em 4K, então teríamos uma cena re-renderizada em alta resolução, com uma explosão aplicada com resolução VGA, por exemplo.

Há Esperança?

Talvez. Há gente pesquisando o uso de machine learning para melhorar imagens, isso foi usado no documentário de Deep Space Nine, mas ainda é muito, muito caro e leva muito, muito tempo. Infelizmente as séries de nicho não compensam financeiramente esse tipo de investimento.

Operação Resgate foi uma série obscura de 1979, com 16 episódios, sobre um dono de ferro-velho que constrói um foguete para voar até a Lua, pegar o lixo deixado pela NASA e revender. Tirando eu umas 5 pessoas no planeta lembram da série.


20191216hqdefault.jpg

As chances de alguém remasterizar isso são ZERO.

O mais provável é que fiquemos com um buraco negro de séries produzidas entre 1980 e 2000, que jamais verão o mundo em FullHD, muito menos 4K. Uma pena, o jeito vai ser continuar a ver Red Shoe Diaries em SD mesmo.




 
Ultima Edição:

Polivalente

Bam-bam-bam
Mensagens
2.138
Reações
8.148
Pontos
453
Muito interessante. Me ajudou entender porque que series com Friends e Arquivo X ganharam remasterizacoes em Widescreen mas outras como Dawson's creek não.

Errado. Em muitos casos toda a produção era pensada para o formato 4:3 então os cenários não eram construídos além disso, equipamentos ficavam visíveis e simplesmente não dá pra usar a imagem sem recorte. Não que não há quem tente, a conversão de Buffy para BluRay foi especialmente porca e em toneladas de momentos, coisas assim aconteceram:
2019121611202089_686966884738936_5065522040716958800_n.png


Não é making of, é uma cena que foi pro BluRay, de um episódio.

Nesses casos daria para esconder o que não deveria estar no frame com edição e talvez inteligência artificial. É trabalhoso mas não é impossível.
 
Ultima Edição:

Dr. Pregos

Xbox Power!
Mensagens
25.066
Reações
98.628
Pontos
1.253
Ultimamente peguei uma obsessão por esse tema, é impressionante a quantidade de material original perdido e a imensidão de coisas boas que nunca veremos remasterizadas.
Pior que se os filmes A não veremos remasterizado, imagina os "B"? Digo isto pois tem um grande carinho pelos filmes B de terror e sci-fi dos anos 80/90.

Engraçado que pegando a parte que você mostrou a conversão porca de Buffy eu lembrei do filme "O Aniquilador" que o começo do filme tem uma perseguição da policia com o protagonista e mostra varias vezes ele girando o volante, isto no VHS, porém quando eu vi o filme em uma resolução um pouco melhor, o volante está parado mas só as mãos dele gira. :klol

cb7d75d9c3ff4e93e36eb4e6cc033aef.jpg
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.917
Reações
7.195
Pontos
1.189
Excelente tópico. Muito interessante mesmo!

Sou designer gráfico e tô sempre pensando em resoluções de telas. E há muito tinha dúvidas sobre qual seria a resolução de um velho filme cinematográfico.

E legal demais também saber o que impacta na viabilidade das conversões/adaptações para resoluções mais altas.
 


Violonista

Bam-bam-bam
Mensagens
1.494
Reações
3.969
Pontos
453
E daqui alguns anos provavelmente vai ser só fazer o upload do arquivo em um serviço de restauração de vídeo usando inteligência artificial e como se fosse mágica recebemos o vídeo em 4k, widescreen e cheio de melhorias...
Deus te ouça, mas creio que vai levar alguns anos...
 

Darth_Tyranus

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.535
Reações
180.303
Pontos
1.003
Por que o filme "The Abyss" do James Cameron nunca foi lançado em Bluray?

OIP.JT25_7GbGnqgJlC6w2OEnAHaEK


Ele já foi exibido na TV digital e eu assisti no Telecine em 1080p, não entendo o porquê desse filme ter sido descartado do cenário da mídia de alta resolução.
 

Baneman

Discípulo de São Jorge
VIP
Mensagens
16.661
Reações
30.530
Pontos
1.253
Por que o filme "The Abyss" do James Cameron nunca foi lançado em Bluray?

OIP.JT25_7GbGnqgJlC6w2OEnAHaEK


Ele já foi exibido na TV digital e eu assisti no Telecine em 1080p, não entendo o porquê desse filme ter sido descartado do cenário da mídia de alta resolução.

Pq o Cameron é um cuzão aparentemente.
As he told Empire back at the end of 2018, “it’s a question of time-management. True Lies and The Abyss both have Blu-ray transfers that are complete for my review. The problem is the next 14 hours when I have to go back and trim the color and get each one perfect. That’s 28 hours. I don’t have 28 hours”.
 

O'conner

Bam-bam-bam
Mensagens
3.149
Reações
4.227
Pontos
453
Eu estou na onda de ir atrás de blu-ray mas de animações e desenhos DC e Marvel por exemplo, coisas da minha infância, até que a maioria existe, difícil é achar lugar que tenha disponibilizado para download, as vezes encontro mas são link antigos que não são hospedados mais.

Pretendo montar um grande acervo disso e ter para futuras gerações, também para me lembrar do que eu gostava quando mais novo.
 

Violonista

Bam-bam-bam
Mensagens
1.494
Reações
3.969
Pontos
453
Eu estou na onda de ir atrás de blu-ray mas de animações e desenhos DC e Marvel por exemplo, coisas da minha infância, até que a maioria existe, difícil é achar lugar que tenha disponibilizado para download, as vezes encontro mas são link antigos que não são hospedados mais.

Pretendo montar um grande acervo disso e ter para futuras gerações, também para me lembrar do que eu gostava quando mais novo.
Comecei a baixar uma grande quantidade de animações e animes antigos e deixar arquivado no meu NAS.
 

Violonista

Bam-bam-bam
Mensagens
1.494
Reações
3.969
Pontos
453
Você tem uma fonte boa? se sim vamos de MP

Estou precisando de um lugar já pra começar a estocar, cogitei até bluray disc pra ir arquivado tudo
Pior que não tenho uma fonte específica, vou procurando e salvando no NAS. Blu-ray tem um boa vida útil? Não creio que meu método de armazenamento em HD seja uma boa opção.
 
Ultima Edição:

O'conner

Bam-bam-bam
Mensagens
3.149
Reações
4.227
Pontos
453
Pior que não tenho uma fonte específica, vou procurando e salvando no NAS. Blu-ray tem um boa vida útil? Não creio que meu método de armazenamento em HD seja uma boa opção.

Não sei também, mas por hora acabei resolvendo por um HD novo só pra armazenamento do material. o Blu-ray por agora também teria um custo bem elevado, e nem sei se seria a melhor opção.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.217
Reações
23.319
Pontos
1.619
Fico triste de saber disso. Então não irei assistir a Crossing Jordan remasterizado nem que a vaca comece a sapatear....

Operação Resgate foi uma série obscura de 1979, com 16 episódios, sobre um dono de ferro-velho que constrói um foguete para voar até a Lua, pegar o lixo deixado pela NASA e revender. Tirando eu umas 5 pessoas no planeta lembram da série.

20191216hqdefault.jpg

As chances de alguém remasterizar isso são ZERO.

O mais provável é que fiquemos com um buraco negro de séries produzidas entre 1980 e 2000, que jamais verão o mundo em FullHD, muito menos 4K. Uma pena, o jeito vai ser continuar a ver Red Shoe Diaries em SD mesmo.

Acrescenta mais um que lembra dessa série. Ela passou na Globo na sua sessão aventura na década de 80....

Tinha ação e uma pitada de fatos completamente esdrúxulos, fora que parece que tinha roteiro pra mais uns 20 eps.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Além desses problemas de conversão e para conseguir trazer para as próximas mídias. A Disney não vai trazer mais nada físico pro Brasil de seus filmes, desenhos e séries.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Sabe o motivo? Ou tem algum link para leitura?

Não tem um parecer claro porque a Disney não deu um motivo certo, simplesmente anunciaram que não vão mais trazer. No entanto, entre alguns dos motivos o que se especula seja mais por conta do Disney+.

Também não sabemos se empresas brasileiras como a Versáti poderá ou não trazer futuramente os seus conteúdos para o Brasil. Até mesmo no EUA houve uma redução das quantidades e com as faltas de opções para BluRay 4k.

------

Do JTC:

Informação exclusiva do BJC:
o contrato de distribuição para mídia física da Disney com a Cinecolor será encerrado ainda este ano. A partir de novembro não haverá mais uma empresa oficialmente licenciada para marketing e distribuição de DVDs e Blu-rays no nosso país. E isso não vale só para o Brasil, mas para toda a América Latina. Assim sendo, a Cinecolor deverá deixar suas atividades com a Disney em todos os territórios em que atua hoje até o final de outubro. México, Colômbia, Argentina, Chile, Peru e Brasil começam a dar adeus aos produtos da empresa de forma abrupta e sem a perspectiva de que um dia voltem ao mercado.

Não há nenhuma indicação de que outra empresa vá assumir as atividades desempenhadas hoje pela Cinecolor. Pelo contrário. A chegada do Disney+ em 17 de novembro no Brasil parece ter sido determinante para que essa decisão fosse tomada. Com isso, a empresa do Mickey procura forçar com que todos assinem seu serviço de distribuição digital e só consumam os seus produtos através do modelo de negócios online. Decisão semelhante já foi noticiada nos Estados Unidos envolvendo o Blu-ray 4K. Mas para nós, da América Latina, a atitude será muito mais severa, pois nos deixa sem qualquer opção de escolha.

Dessa forma, produções da Disney, Star Wars, Marvel, Pixar e Fox não terão seu lançamento em DVD e em Blu-ray no nosso país a partir de novembro deste ano. O impacto da decisão é avassalador para a comunidade de colecionadores e vem na contramão de tudo o que estamos vivendo neste segundo semestre de 2020.

Maiores informações a qualquer momento nas nossas redes sociais. Não perca também o debate amanhã na nossa live que será totalmente dedicada a esse assunto.
 

Violonista

Bam-bam-bam
Mensagens
1.494
Reações
3.969
Pontos
453
Não tem um parecer claro porque a Disney não deu um motivo certo, simplesmente anunciaram que não vão mais trazer. No entanto, entre alguns dos motivos o que se especula seja mais por conta do Disney+.

Também não sabemos se empresas brasileiras como a Versáti poderá ou não trazer futuramente os seus conteúdos para o Brasil. Até mesmo no EUA houve uma redução das quantidades e com as faltas de opções para BluRay 4k.

------

Do JTC:

Informação exclusiva do BJC:
o contrato de distribuição para mídia física da Disney com a Cinecolor será encerrado ainda este ano. A partir de novembro não haverá mais uma empresa oficialmente licenciada para marketing e distribuição de DVDs e Blu-rays no nosso país. E isso não vale só para o Brasil, mas para toda a América Latina. Assim sendo, a Cinecolor deverá deixar suas atividades com a Disney em todos os territórios em que atua hoje até o final de outubro. México, Colômbia, Argentina, Chile, Peru e Brasil começam a dar adeus aos produtos da empresa de forma abrupta e sem a perspectiva de que um dia voltem ao mercado.

Não há nenhuma indicação de que outra empresa vá assumir as atividades desempenhadas hoje pela Cinecolor. Pelo contrário. A chegada do Disney+ em 17 de novembro no Brasil parece ter sido determinante para que essa decisão fosse tomada. Com isso, a empresa do Mickey procura forçar com que todos assinem seu serviço de distribuição digital e só consumam os seus produtos através do modelo de negócios online. Decisão semelhante já foi noticiada nos Estados Unidos envolvendo o Blu-ray 4K. Mas para nós, da América Latina, a atitude será muito mais severa, pois nos deixa sem qualquer opção de escolha.

Dessa forma, produções da Disney, Star Wars, Marvel, Pixar e Fox não terão seu lançamento em DVD e em Blu-ray no nosso país a partir de novembro deste ano. O impacto da decisão é avassalador para a comunidade de colecionadores e vem na contramão de tudo o que estamos vivendo neste segundo semestre de 2020.

Maiores informações a qualquer momento nas nossas redes sociais. Não perca também o debate amanhã na nossa live que será totalmente dedicada a esse assunto.
Decisão errada, streaming nem de longe chega próximo a qualidade de um blu-ray.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Decisão errada, streaming nem de longe chega próximo a qualidade de um blu-ray.

E outra coisa... é completamente equivocado achar que quem compra mídia física não vai consumir streaming. Sendo que, hoje quem compra mídia física de vídeo é porque é um usuário acima do comum, ele ama isso e vai querer consumir tudo o que puder referente ao hobby dele, inclusive, streaming.
 

leotrix14

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.588
Reações
13.569
Pontos
1.139
É bem provável que seja feito re-scan dos filmes 35mm em um Cintel, da blackmagic, ele scaneia o 35mm e entrega o vídeo em Braw(Tendo a flexibilidade do raw é possível fazer ajustes mais pesados nas cores, correções e afins)...
O preço de um Cintel é na faixa de 30 mil dólares, fora a trabalheira.



139481
 

Dr. Pregos

Xbox Power!
Mensagens
25.066
Reações
98.628
Pontos
1.253
Pior que não tenho uma fonte específica, vou procurando e salvando no NAS. Blu-ray tem um boa vida útil? Não creio que meu método de armazenamento em HD seja uma boa opção.
Como este esquema de salvar no NAS? Tem alguns filmes que eu "ralei" para baixar e perdi um HD, daí estou tendo novamente que procurar com muita dificuldade.
 

Violonista

Bam-bam-bam
Mensagens
1.494
Reações
3.969
Pontos
453
Como este esquema de salvar no NAS? Tem alguns filmes que eu "ralei" para baixar e perdi um HD, daí estou tendo novamente que procurar com muita dificuldade.
Recomendo esses vídeos, ter um aparelho dedicado para armazenamento de dados e com alta confiabilidade já que usa HDs próprios para servidores é a melhor coisa para quem quer manter um acervo de mídia. Além disso, é possível baixar Torrents diretamente no NAS e transmitir via rede interna.

Lembrando que esse modelo do vídeo é caro e tem opções mais baratas.
No meu caso também vou começar a upar o que eu tenho para algum serviço de nuvem.

 
Ultima Edição:
Topo Fundo