O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Precisamos falar do 5G....

VanHalenBR

Lenda da internet
VIP
Mensagens
19.002
Reações
27.049
Pontos
1.844
5G e sua segurança é um assunto que acho muito interessante e venho vendo muita controvérsia, finalmente achei um video bom sobre o assusto (abaixo) e vou colocar um resumo/ tradução dele.



Começando, como vocês sabem 5G é muito mais veloz, primeiramente porque ele não é uma melhoria nas tecnologias que usamos no 2G/3G/4G... até então os padrões 'digitais' usavam a mesma faixa de frequências melhorando sua tecnologias e formas de como modular e distribuir o sinal. O 5G é uma arquitetura completamente nova, usando novas técnicas de modulação, distribuição e usando frequências muito mais altas.

Pra começar o 5G vai usar espectros de 1Ghz até 86Ghz, usando múltiplos sinais para se complementar através de MIMO (múltiplas antenas ao mesmo tempo, pra 1 dispositivo). Essa frequências mais alta é chamada de milimiter wave e nunca usada para distribuição em larga escala de sinais, aumentando muito a energia usada na transmissão.

88642

Claro que para usar uma tecnologia completamente nova, não da para reaproveitar as celulas atuais, e o "millimiter wave" é limitado a um alcance de alguns metros até 1Km no máximo (depdendo da densidade do local), e paredes grossas vão diluir muito esse sinal. Então em cidades mais densas, há a chance que o alcance médio da antena vai ser de 100m a 300m... muito menos que o 4G... o milimmiter wave é tão pequeno que até a chuva pode reduzir a potencia do sinal.

Ou seja para resolver isso o 5G vai precisar de muito MUITO mais antenas, como no 5G eleas podem ser bem menores, em cidades mais densas a ideia é ter uma antena a cada 250m, elas vão ser do tamanho de uma lâmpada de rua e podem ficar em postes ao invés de uma estrutura única.

88646

Essas antenas menores vão replicar o sinal de uma torre maior, criando uma enorme rede que cubra a cidade e possibilite um único dispositivo falar com múltiplas antenas. No mais o 5G é capaz de "beamforming" mandando o sinal direto e triangulando aonde você esta e direcionar o sinal pra posição de cada dispositivo.

Pra isso uma cidade como Nova Iorque vai precisar de 10 mil antenas e milhares de mais re-distribuídas

88643

Isso claro faz tudo ficar muito caro, e essa necessidade enorme de antenas vai deixar lugares com menos interesse financeiro esquecidas, sem cobertura, o 4G mesmo não chegou em seu potencial no terceiro mundo e lugares distantes pelos altos custos.... imagina o 5G...

Mesmo nos EUA aonde o 4G (que pode chegar a 100 ~ 300Mpbs) tem media de 16Mbps na prática... devido a sobrecarga da rede. O atual modelo do 5G pode ser ainda pior.

Falando em velocidade o 5G segundo padrões da industria vão ter que ter bases de transmissão com download de 20Gbps e upload de 10gbps... ou seja um download de 2.5GBips, isso não significa que essa é a velocidade que vai chegar até as pessoas, devido a interferência e densidade (múltiplas pessoas usando), mas espera-se que o 5G tenha no mundo real entre 100Mpbs até 4Gbps em média.

88645

O 5G ainda tem uma latência muito mais baixa, enquanto o 4G/LTE tem latencia de 50ms (no melhor caso), o 5G vai ter latência de menos de 1ms, tudo pode carregar imediatamente e as aplicações em real time, não só navegando na Internet, mas para Internet das coisas e carros inteligentes (que vão poder falar um com o outro)... e quem sabe outras aplicações que a gente ainda não sabe. (o video tem bons exemplos)

E como o 5G tem baixa latência, jogos em streaming ou até streaming de VR podem criar uma nova categoria de produtos, já que o poder de processamento pode ficar no cloud e não haver perde ou latência alguma... pensa um jogo VR todo no cloud e seu headset só mostra o video vindo por 5G!!!

No entanto tanta energia e tanta radiação podem ser perigosos, mesmo o 5G não sendo uma radiação ionizante há que diga que o 5G pode ser muito perigoso.

88647

No entanto o celular esta entre nos há mais de 30 anos e não houve aumento nos casos de câncer cerebral, mesmo com aumento de 34% no aumento de detecções, isso se deve mais a melhoria da medicina de diagnostico, que aumento da incidência.

Ainda não há um único estudo que tenha uma forte ligação entre ondas eletromagnéticas não ionizastes e câncer, a WHO tem estudos que há possibilidade de celulares causarem câncer, mas estudos são inconclusivos, não se sabe se é realmente a causa, essa é uma categoria de possibilidade que tem o café ou bacon por exemplo como fator de risco, mas não se sabe ao certo. E mesmo que haja ligação os celulares tem energia muito baixa.

Já o 5G pode ter mais risco, o uso de uma frequência muito maior, com muito mais energia (no nível similar a de um microondas) pode sim ter riscos... na verdade existe até teorias que o 5G pode ser militarizado.

Como o 5G em alta energia afeta a agua, há quem diga que aumentando a potencia de todas antenas em uma região poderia queimar e espantar pessoas protestando por exemplo.

No momento há estudos dizendo que sim, temos que temer o 5G, muitos dizendo que não e que isso é somente para causar medo... alguns casos há sim exagero, não deve ser possível gerar calor e atacar protestos com 5G, afinal a usar a mesma energia de um microondas não afeta nada em espaços abertos.

A luz do sol tem mais energia e maior frequência, então não tem um risco de calor com o 5G...

Mas na questão do câncer, bem... não haja nenhum estudo conclusivo que energia não ionizante (ou seja não radioativa) faça mal, ainda não tivemos o uso em larga escala desse nível de energia, com essa concentração e essa intensidade.

Embora em um laboratório controlado com ratos possa haver sim riscos, ainda não há conclusão que a energia não ionizante tem energia bastante para afetar nosso DNA ou afetar cromossomos.

Como ainda há alguns estudos com links não conclusivos em alguns casos específico, talvez possa haver um meio que ainda desconhecemos na ciência que faça energia não ionizante causar cancer.

Embora isso não seja provável, a ausência de evidencias, não é a evidencia de ausência...

O video termina concluindo que embora não há provas de riscos, nos deveríamos fazer mais testes e muitos na comunidade científica acham que o 5G precisaria de mais estudos científicos antes de alcançar bilhões de pessoas.

Mas muito dinheiro já foi investido, centenas de bilhões e a industria quer e não pode esperar mais estudos... e nos vamos com tudo para usar uma tecnologia que tem uma pequena possibilidade de ser sim perigosa... no fim seremos as cobaias para tais estudos.
 

Mek

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
962
Reações
2.639
Pontos
684
Foda que várias situações do cidadão tecnológico comum estão sendo abordados na força bruta: muita velocidade, muita memória, muita energia. Nada eficiente, mas gira a economia.

Em contrapartida, vários sistemas ultra-high-tech trabalham no downsizing de hardware e otimização de arquitetura: satélites com navegação processada em GPUs, FMS de jatos comerciais operando em 2 cores em 2 GHz. A força cavalar fica concentrada onde realmente é necessário, tal como supercomputadores rodando simulações atmosféricas, financeiras, etc.

Atualmente estou tendo contato com a tecnologia LoRaWAN e estou impressionado com o quão útil pode ser trabalhar com poucos bytes (até 500 por transmissão), focado na eficiência do processo a ser informatizado. Uma pegada muito diferente.

Less is more sem sombra de dúvidas. Contudo acredito que o 5G jogará pesado no IoT urbano.
 


Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.101
Reações
35.094
Pontos
1.054
Pra mim isso vai distribuir canse pra geral. No mais, já devem estar fazendo o 7G pra daqui uns 12 anos.
 

VanHalenBR

Lenda da internet
VIP
Mensagens
19.002
Reações
27.049
Pontos
1.844
Então é assim que vai começar a Skynet?
Excelente tópico.

Eu não confio nesse 5G.

isso que o tópico estava gigante e não coloquei aqui a discussão da China.

Embora inconclusivo existem dúvidas sobre o 5G, e o uso de muitas antenas e beamforming, facilitam muito usar a tecnologia pra rastrear e localizar pessoas e com baixa latência ainda em tempo real e sem muito impacto pra rede.

E os EUA estão batendo muito forte isso, não da pra saber o que a inteligência americana sabe.
 

ROLGENIO

Lenda da internet
Mensagens
23.384
Reações
71.582
Pontos
1.763
Banda super larga, 1 ms de tempo de resposta. Dai o cara entra empolgado no tópico da Larissa Manoela, louco para ver uma linguinha e ...

você excedeu seu limite de dados. Clique aqui para contratar mais ...

isso antes das 10 da manhã.
Exatamente, 5G sem planos de dados ilimitados não servem pra nada...

Já tem uns alarmistas do futuro dizendo que vai ter gente cancelando internet fixa pra ter só 5G. Isso é ridículo se for pensar bem, pq eu duvido muito ter plano de internet ilimitada, ainda mais aqui no HUEzil.
 
Mensagens
3.127
Reações
7.351
Pontos
303
Exatamente, 5G sem planos de dados ilimitados não servem pra nada...

Já tem uns alarmistas do futuro dizendo que vai ter gente cancelando internet fixa pra ter só 5G. Isso é ridículo se for pensar bem, pq eu duvido muito ter plano de internet ilimitada, ainda mais aqui no HUEzil.

Big data vai afrouxar frente a Anatel? Provavelmente não.
 

ROLGENIO

Lenda da internet
Mensagens
23.384
Reações
71.582
Pontos
1.763
Big data vai afrouxar frente a Anatel? Provavelmente não.
Fora que tenho um amigo que faz instalação de fibra óptica e redes em geral que tá fazendo um treinamento no RJ sobre o 5G e ele disse que não é coisa que vai dar certo no HUEzil...

E ouvir de um cara que vai ganhar dinheiro fazendo instalação não é uma coisa pra se duvidar.
 

iporco

Bam-bam-bam
Mensagens
4.695
Reações
9.763
Pontos
303
q venha, meus likes no instagram e memes no whats sao mais importantes q minha parva saude
 

lucas789

Lenda da internet
Mensagens
30.027
Reações
78.324
Pontos
1.704
Exatamente, 5G sem planos de dados ilimitados não servem pra nada...

Já tem uns alarmistas do futuro dizendo que vai ter gente cancelando internet fixa pra ter só 5G. Isso é ridículo se for pensar bem, pq eu duvido muito ter plano de internet ilimitada, ainda mais aqui no HUEzil.
Mano, meu plano de 4g tem 20gb, 2000 minutos de ligacao e aplicativo de musica incluso por 55 reais por mes

Uns anos atras nem gastar 20gb num mes eu conseguia

Hj o unico problema aqui pra viver de 3g seriam videos em hd ou full hd mesmo, pra navegar ou ouvir musica é bem de boa
 

VanHalenBR

Lenda da internet
VIP
Mensagens
19.002
Reações
27.049
Pontos
1.844
Exatamente, 5G sem planos de dados ilimitados não servem pra nada...

Já tem uns alarmistas do futuro dizendo que vai ter gente cancelando internet fixa pra ter só 5G. Isso é ridículo se for pensar bem, pq eu duvido muito ter plano de internet ilimitada, ainda mais aqui no HUEzil.
Já tem cidades nos EUA que da pra fazer isso e aonde a cobertura é boa vale a pena, mas a antena fica na janela do lado de fora e traz um cabo pra dentro (por enquanto)
 

biglinux

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.122
Reações
4.277
Pontos
984
Fora que tenho um amigo que faz instalação de fibra óptica e redes em geral que tá fazendo um treinamento no RJ sobre o 5G e ele disse que não é coisa que vai dar certo no HUEzil...

E ouvir de um cara que vai ganhar dinheiro fazendo instalação não é uma coisa pra se duvidar.

Já pensou se a cada 250 metros precisar instalar um repetidor de cada operadora e se cada repetidor precisar de uma licença de operação, vai levar uns 50 anos, isso que ainda vai ter vandalismo, roubo de equipamentos e etc.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.252
Reações
35.481
Pontos
1.053
eu só não cancelo meu Vivo Fibra 50MB pra usar o 4.5G do celular (mais rápido) porque preciso de uma conexão de backup pra trabalhar.

se todo mundo tomar banho ao mesmo tempo, causa um apagão geral.
nem por isso, água, luz e gás tem franquia.
então por que dados teria que ter ?

Já pensou se a cada 250 metros precisar instalar um repetidor de cada operadora e se cada repetidor precisar de uma licença de operação, vai levar uns 50 anos, isso que ainda vai ter vandalismo, roubo de equipamentos e etc.

olha vou falar algo polêmico, o modelo de telefonia básica (dados/voz) atual é ineficiente.
depois de 15 anos trabalhando nesta área, cheguei a conclusão que o melhor modelo é o de concessão desde que com forte fiscalização das agências reguladoras.
telecom é infraestrutura, da mesma maneira que vc não tem 5 fornecedores de gás, de água e de luz, metrô, ou trem na mesma cidade, é inviável ter 5 fornecedores de telefonia básica na mesma cidade.
as operadoras gastam mais com marketing competindo entre si do que com infraestrutura e melhoria de atendimento.
 

Falken

Poetry & Games
Mensagens
6.378
Reações
21.771
Pontos
603
Mano, meu plano de 4g tem 20gb, 2000 minutos de ligacao e aplicativo de musica incluso por 55 reais por mes

Uns anos atras nem gastar 20gb num mes eu conseguia

Hj o unico problema aqui pra viver de 3g seriam videos em hd ou full hd mesmo, pra navegar ou ouvir musica é bem de boa
Que plano é esse aí, mano?
 

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.285
Reações
50.500
Pontos
1.539
O bom disso tudo é que antes eles vão testar isso nas cobaias do 1 mundo, isso dai sai em lugares como Coreia, Japão, Eua...depois de popularizado que vem pro Brasil, então se for dar algum problema de saude, primeiro pega esse pessoal, até chegar aqui já vamos saber os males dessa tecnologia.

Pra mim isso vai distribuir canse pra geral. No mais, já devem estar fazendo o 7G pra daqui uns 12 anos.

vai distribuir o que?

Que plano é esse aí, mano?

deve ser tim beta
 

Slashtron

Bam-bam-bam
Mensagens
2.252
Reações
3.464
Pontos
303
"espectros de 1Ghz até 86Ghz "

86ghz?
Visualizar anexo 88654
Em complemento a resposta, vamos partir do pressuposto:

  1. Hertz
  2. Mega hertz
  3. Giga hertz

Certo. Os primeiros hertz trabalham na frequência do ruído, isso não interfere o corpo humano.
A natureza e os humanos vibram em frequência, em emoções e geram energia, de certo somos isso.
Quando adquiri-se equilíbrio em linha reta se anda e de forma alguma tende a cair para um dos lados.

A pilha do pessoal pegou é devido a essa seguinte questão ae.

No claro e algum modo há motivos para acreditar que pode afetar os seres.

Seu post é legal!
 
Ultima Edição:

Laynan

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
3.116
Reações
6.529
Pontos
553
É para pensar mesmo.

Tudo bem que smartphones, roteadores, sinal Wi-Fi, 2g, 3g, 4g etc, usam baixas frequências que podem não afetar os humanos.
Mas e tudo isso funcionando ao mesmo tempo? Não nos afetaria por ser um "tráfego" de frequência maior?
 

igraum

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.809
Reações
22.840
Pontos
1.464
Huawei de olho na Oi para o 5G no País

SÃO PAULO - Duas gigantes chinesas — Huawei e China Mobile — unem esforços para entrar na disputa pela Oi, a maior operadora de telefonia fixa do país que está em recuperação judicial desde 2016. Elas têm a perspectiva de um salto no volume de negócios quando o país começar a instalar redes de telefonia móvel da quinta geração (5G).

E este movimento se une ao lobby da Huawei para demarcar território e evitar que a guerra comercial travada entre as duas maiores potências globais afete seus negócios no Brasil.

Uma maior presença chinesa no setor é parte da estratégia comercial da Huawei, que já enfrenta restrições em países como Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos, acusada de espionagem com seus produtos. Uma aquisição da Oi resolveria também um grande nó empresarial brasileiro: a segunda maior recuperação judicial no país. E para a China Mobile, seria a chance de entrar no mercado brasileiro.

Há dois anos, a China Mobile já havia manifestado interesse pela Oi e chegou até a fazer uma due diligence (amplo levantamento de dados que engloba a avaliação de oportunidades, perspectivas para o negócio e riscos da operação). O negócio, no entanto, não foi adiante.

Entre os entraves, os chineses citavam precondições como a aprovação da nova Lei Geral de Telecomunicações, o novo Plano Geral de Metas de Universalização e regras mais claras sobre créditos tributários. Com aspectos regulatórios já resolvidos e incentivada pela Huawei, a China Mobile volta à carga.

Xadrez geopolítico
Para a Huawei, fornecedora de telecomunicações da Oi e das rivais, o que está em jogo é a garantia de fornecimento de material para as redes de 5G. A Oi conta com uma rede de fibra óptica de 360 mil quilômetros, a maior do país, um ativo atraente diante da perspectiva de instalação do 5G.

Além disso, a aproximação marca mais uma etapa do xadrez geopolítico deflagrado pela guerra comercial. Os chineses tentam evitar que seus produtos se tornem alvo de qualquer tipo de restrição no país, considerada um risco diante da proximidade do presidente Jair Bolsonaro do governo de Donald Trump.

Uma das saídas seria evitar que a Oi fique nas mãos de uma empresa americana. A lógica é que, se a Huawei aumentar sua presença no Brasil por meio da maior operadora de telefonia fixa do país, ela pode se tornar grande demais para sofrer restrições.

Na lista de empresas que já manifestaram interesse pela Oi constam não só a TIM e a Telefônica, como a AT&T. Uma vitória da americana multiplicaria os riscos para a Huawei. A Oi já é uma das grandes compradoras de insumos da chinesa, e as duas têm um projeto piloto de 5G em conjunto em Búzios, no Rio.

Não está clara, no entanto, qual seria a modelagem do negócio, ou seja, ainda não se sabe se as empresas atuariam em parceria ( joint venture ) ou se trabalhariam juntas no financiamento da operação ou se fechariam apenas um acordo para fornecimento de insumos.

O anúncio de uma fábrica de US$ 800 milhões (R$ 3,2 bilhões) da Huawei para fabricação de celulares no Estado de São Paulo faria parte da estratégia chinesa de mostrar às autoridades brasileiras real disposição de entrar e investir no mercado local. A Huawei é a segunda maior fabricante de celulares do mundo, atrás apenas da Samsung e à frente da Apple. Este projeto, previsto para começar no ano que vem, ampliaria ainda mais os laços da empresa com o Brasil.

Os americanos acusam a Huawei e a também chinesa ZTE de utilizarem seus equipamentos para obter dados dos clientes, em um caso de espionagem negado pelas empresas asiáticas, que rebatem Washington, afirmando que há interesses protecionistas na restrição às companhias.

Lobby chinês
A gigante chinesa de tecnologia tem feito um forte lobby para mostrar que é confiável. No momento, cinco senadores brasileiros estão visitando a China para conhecer o país e a fábrica da Huawei.

— A empresa chinesa, juntamente com suecas e finlandesas, pode fornecer a tecnologia 5G de ponta a ponta. Visitamos a empresa e vimos que eles estão dispostos a nos oferecer uma parceria, com transferência de tecnologia — afirmou o senador Irajá Abreu (PSD-TO), que participa da viagem promovida por Pequim.

O senador Rogério Carvalho (PT-SE), que também compõe a comitiva, comparou o episódio aos caças suecos Gripen, da Saab:

— O Brasil tem que saber como explorar as opções. Poderemos ter com a China, na questão do 5G, uma transferência de tecnologia similar à que estamos tendo com os caças suecos.

Para especialistas, a lei brasileira garante boas regras de confiabilidade de dados e interconectividade entre companhias. A avaliação é que as companhias chinesas poderiam ser punidas caso de fato cometessem aqui as infrações das quais são acusadas nos EUA. Além disso, avaliam que há espaço para a entrada de novas empresas:

— O que queremos é que o leilão de 5G seja o mais rápido possível, para o país não ficar para trás. Não se trata apenas de ver vídeos ou jogos em uma velocidade superior, mas sim de criar um novo ambiente de negócios com a tecnologia, inclusive com a internet das coisas — explicou ao GLOBO Thiago Camargo, presidente do Movimento Brasil Digital.

Enquanto o Brasil não realiza o leilão, a guerra pelo fornecimento de tecnologia 5G se acirra. A Huawei informou, na semana passada, ter fechado 50 contratos pelo mundo, superando os 48 contratos da Nokia, que até então liderava esse movimento. Em terceiro lugar está a Ericsson, com 24 contratos.
 

igraum

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.809
Reações
22.840
Pontos
1.464

SaulScience_SENSITIVE.jpg
 
Topo Fundo