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R8, Classe E, 599 Fiorano, 760i e Panamera ganham novas propostas no Salão de Genebra
O Salão de Genebra é oportunidade também para os preparadores mostrarem suas últimas criações, como as cinco que apresentamos aqui. O Audi R8 GT-R, da alemã Abt Sportsline, propõe soluções de competição. Capô dianteiro, folha das portas, defletor frontal e aerofólio traseiro são de fibra de carbono, leve e resistente. Em vez de vidros, as janelas laterais usam o policarbonato Makrolon. No interior, carbono também está no volante e os bancos de corrida Recaro têm cintos de quatro pontos. Assim, o GTR elimina 100 kg do R8. O motor V10 de 5,2 litros tem a potência aumentada de 525 para 620 cv, que se traduzem em máxima de 325 km/h, 0 a 100 km/h em 3,2 segundos e 0 a 200 em 9,9 s. A suspensão ganha amortecedores ajustáveis e altura regulável, os freios usam discos de carbono-cerâmica e as rodas de 19 pol são especiais, assim como os pneus.
Até onde se pode levar um Mercedes-Benz Classe E Coupe? A Brabus responde com a última geração do E V12, que coloca um motor de 12 cilindros sob o capô do modelo equipado, de fábrica, no máximo com um V8. Com cilindrada aumentada de 5,5 para 6,3 litros e uma preparação pesada, o V12 cedido pelo Classe S desenvolve potência de 800 cv e o estonteante torque de 144,9 m.kgf. Apesar de todo seu peso, o cupê acelera de 0 a 100 em 3,7 s, passa pelos 200 em 9,9 s e chega a 300 km/h em 23,9 s, garante a Brabus. A máxima de 350 km/h é limitada pela central eletrônica, pois o motor poderia ir além. É mantida a caixa automática de cinco marchas, com reforços, e o comportamento melhora com rodas de 19 pol e suspensão com altura ajustável. O conjunto aerodinâmico em fibra de carbono fecha o pacote.
Nem Ferraris escapam de preparadoras como a Novitec, cuja divisão Rosso é especializada na marca de Maranello. O modelo 848 Race, baseado no 599 GTB Fiorano, recebe dois compressores no motor V12 de 6,0 litros para que a potência suba de 620 para 848 cv (por isso a denominação), enquanto o torque vai de 61,9 para 85,9 m.kgf. Com a caixa automatizada F1 Superfast, esse GTB endiabrado vai de 0 a 100 em 3,4 s, passa pelos 200 em 9,6 s e chega aos 300 em 23,7 s, com máxima de 345 km/h. Sem grandes alterações visuais, o carro ganha defletores e saias mais pronunciados, que ajudam a produzir sustentação negativa, e rodas com acabamento negro. Novos freios fornecidos pela Brembo são encarregados de segurar a fúria do 848 Race, que traz acabamento exclusivo no interior.
Quando um BMW 760i não é suficiente com seu V12 biturbo de 6,0 litros, 544 cv e 76,5 m.kgf, a G-Power pode ser a solução. O pacote Storm, desenvolvido para o sedã topo de linha da marca de Munique, aumenta a pressão dos turbos de 0,5 para 0,9 bar e faz alterações na admissão e no escapamento de modo a produzir 725 cv e 102 m.kgf — números de supercarro para um amplo e confortável quatro-portas. O desempenho não decepciona: 0 a 100 em 4,2 s, passagem pelos 200 em 11,9 s e máxima de 345 km/h, informa a preparadora. As belas rodas negras têm aro de 22 pol, com tala 10,5 nas traseiras, e combinam-se a um rebaixamento do chassi em 30 mm para aumentar a estabilidade. Pintura em dois tons e anexos aerodinâmicos contam ao mundo que este não é um 760i qualquer.
Embora diversas propostas para o Porsche Panamera tenham aparecido na edição 312, esta é nova: o TechArt Concept One, mais ousado que o projeto da mesma empresa alemã revelado em 2009. Desta vez o motor V8 biturbo de 4,8 litros e 500 cv é modificado para chegar a 650 cv (a TechArt não divulgou as alterações), as rodas são de 22 pol em alumínio forjado e o pacote aerodinâmico inclui aerofólio traseiro regulável. O visual imponente vem ainda da carroceria alargada em 42 mm na frente e 84 mm na traseira, dentro do conceito Wide Body. O carro é diferente também por dentro: bancos esportivos revestidos em couro, grande parte do acabamento na mesma cor externa, teto forrado de camurça sintética e um monitor de 10,2 pol junto ao teto para exibir DVDs a quem viaja no banco traseiro.