O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Preservação] O grave descaso com algumas plataformas que podem se perder

John Henry Eden

Bam-bam-bam
Mensagens
1.121
Reações
3.197
Pontos
453
Eu acho importante a preservação, muitas empresas produtoras de jogos sequer existem mais, ou mesmo muitos jogos de produtoras ainda em atividade, não se interessam muito em relançar conteúdo antigo, o que é um pouco triste.

N-Gage da Nokia acredito que não foi emulado ainda por ter poucos exclusivos, o que é uma pena, eu queria muito jogar o jogo Pocket Kingdom Own the Word (Sega), similar ao Dragon Force, ou o Elder Scrolls Travels, mas esse não é exclusivo.

O Xbox sofre desse mesmo problema, devido aos poucos exclusivos, não existe muito interesse no desenvolvimento de um emulador totalmente funcional, felizmente alguns jogos que eu gostaria de jogar foram lançados no GOG, ou relançados na retro compatibilidade dos consoles Xbox.

Outro console que gostaria de ver emulado é o Zeebo, queria muito jogar aquela versão do Double Dragon.

Eu tenho um colega que tem PS4, mas o filho dele só gosta de jogar jogos Mobile, com o tempo tudo que conhecemos vai cair no esquecimento, isso ainda se mantem, pois muita gente que viveu nessas gerações, ainda continua vivo.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.786
Reações
80.139
Pontos
1.839
Eu parei de pirar nesse assunto, caso contrário nem dormiria á noite.

Tenho um HD de 4 terabytes só de ROMS e emuladores...e estava tudo funfando. Esses dias tentei rodar uns negócios em uma máquina atual...não deu.

Vida que segue...tudo (infelizmente) acaba um dia.
 

Wolfvalantine

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
393
Reações
157
Pontos
749
Eu parei de pirar nesse assunto, caso contrário nem dormiria á noite.

Tenho um HD de 4 terabytes só de ROMS e emuladores...e estava tudo funfando. Esses dias tentei rodar uns negócios em uma máquina atual...não deu.

Vida que segue...tudo (infelizmente) acaba um dia.
Esse é meu medo, como eu disse na minha primeira postagem neste tópico, eu tenho 18TB de HDs aqui exclusivamente voltados para ROMS e ISOs + muitos BluRays gravados. Eu sei que um dia TUDO isso vai pro saco e o fato de pensar nisso me deixa realmente triste. Mas é a vida, nada dura pra sempre e vc tem toda razão de seguir em frente e deixar isso pra lá. Eu realmente espero que os meus ainda durem por muitos e muitos anos, e se sair alguma tecnologia de armazenamento física mais segura que os HDs, pode ter certeza que vou aderir e fazer os backups dos backups nessa nova tecnologia. Tudo pra manter os jogos antigos que fizeram minha infância, adolescência e vida adulta.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.786
Reações
80.139
Pontos
1.839
Esse é meu medo, como eu disse na minha primeira postagem neste tópico, eu tenho 18TB de HDs aqui exclusivamente voltados para ROMS e ISOs + muitos BluRays gravados. Eu sei que um dia TUDO isso vai pro saco e o fato de pensar nisso me deixa realmente triste. Mas é a vida, nada dura pra sempre e vc tem toda razão de seguir em frente e deixar isso pra lá. Eu realmente espero que os meus ainda durem por muitos e muitos anos, e se sair alguma tecnologia de armazenamento física mais segura que os HDs, pode ter certeza que vou aderir e fazer os backups dos backups nessa nova tecnologia. Tudo pra manter os jogos antigos que fizeram minha infância, adolescência e vida adulta.

Na verdade nem estou preocupado com o conteúdo do HD. Mas sim em como fazer funcionar.

Tipo: não vai adiantar guardar este tipo de material, se não houver um quase contínuo desenvolvimento em cima dele para ele se manter funcionando.

É deixar ir...e o que você realmente quiser usar, vê-se tem na web naquele determinado momento e faz funcionar.
 

Raptor87

Bam-bam-bam
Mensagens
1.167
Reações
3.750
Pontos
303
Eu parei de pirar nesse assunto, caso contrário nem dormiria á noite.

Tenho um HD de 4 terabytes só de ROMS e emuladores...e estava tudo funfando. Esses dias tentei rodar uns negócios em uma máquina atual...não deu.

Vida que segue...tudo (infelizmente) acaba um dia.
Nunca tive qualquer problema em fazer emuladores de qualquer plataforma antiga rodarem em sistemas atuais.

Só aconteceu mesmo com alguns jogos muito antigos de Windows onde eu não conseguia instalar ou iniciar por causa de problemas de compatibilidade, mas de qualquer forma, foram apenas dois ou três jogos.
 


srchrono

Habitué da casa
Mensagens
100
Reações
94
Pontos
63
Eu acho que isso vai acontecer com jogos de NES, SNES e Mega e outros com o tempo.
Conforme as novas gerações vão chegando, a molecada pouco se interessa por essas coisas e eu acho que vai chegar um momento em que esses jogos também vão desaparecer ou ficar bem complicado de encontrar pra baixar e jogar.

Eu acho bem difícil, eu mesmo já presenciei uma molecadinha bem nova jogando pokémon de gba no celular, eu mesmo já joguei diversos jogos que não são da minha época e me diverti pra caramba com esses.

impossível, enquanto houver porões nas casas americanas, tá tudo preservado por mais 100 anos seguramente.

no caso de jogos das plataformas mainstream, lembrar que são jogos produzidos em escala industrial, em mídia fisica durável, sem contar os milhoes de copias digitais já feitas... no maximo um ou outro protótipo fica perdido

Falou tudo.

N é questão de se contradizer pois eu nunca disse em momento nenhum que tive dificuldades de achar. O que eu disse na postagem foi justamente o medo de esse recurso online desaparecer sem que eu tenha controle, entende? A queda do Emuparadise ligou um alarme em mim que realmente me fez pensar sobre essa questão de controle. Se a internet acabasse amanhã (em um exemplo catastrófico), eu teria todo esse conteúdo a salvo comigo, ao contrário do que rola hoje com eles espalhados pela internet. Não acho que HOJE o acesso a esse conteúdo seja difícil, mas vejo que as empresas estão mais em cima desse lance de pirataria agora e tomando atitudes mais eficientes do que por exemplo 10 anos atrás.

Cara é isso, seu comentário sintetiza a ideia central do tópico inteira, o do ps3 eu experimentei uma dificuldade recentemente tentando baixar o Bioshock Infinite, os torresmos não têm seed se tu entrar no site do barco e colocar jogos mais específicos estão sem seed, os próprios sites que cortam os jogos em vários pedaços no google drive eu vi vários com links quebrados, eu só fui conseguir esse jogo depois que eu achei um diretório de links com jogos em .pkg. Fácil mesmo hoje em dia somente naqueles sites privados, vocês sabem quais.

Nunca tive qualquer problema em fazer emuladores de qualquer plataforma antiga rodarem em sistemas atuais.

Só aconteceu mesmo com alguns jogos muito antigos de Windows onde eu não conseguia instalar ou iniciar por causa de problemas de compatibilidade, mas de qualquer forma, foram apenas dois ou três jogos.

Já tive problema com alguns jogos que rodam em Shockwave, no Windows 10 mesmo que você instale os plugins necessários simplesmente não abre, teria que jogar em uma maquina virtual ou montar uma máquina com Windows XP.
 
Ultima Edição:

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.749
Reações
14.451
Pontos
503
Bom, MS-DOS acredito que muita coisa está bem preservada, por muitos anos baixei e guardei muitos jogos de MS-DOS e tive até um blog onde compartilhava eles a muitos anos atrás, mas talvez muita coisa nacional, como jogos traduzidos, entre alguns jogos mais raros podem se perder para sempre com o tempo mesmo...

Já os jogos em Flash e Java é complicado, pois muita tranqueira foram lançadas para esses sistemas e muita gente deve ter perdido o interesse em preservar por causa disso, mas sei que existe coisas boas lançadas para eles também, uma pena que é difícil de achar... Muitos jogos em Flash foram lançados naqueles CD-ROMS com milhares de jogos, algumas pérolas até, mas desconheço quem preserva eles... Já os jogos em Java é mais complicados de preservar, pode até existir muitos dos principais jogos preservados, mas na época de ouro deles, comprei muito jogo traduzido para o meu Nokia 6265 que usava na época, como o joguinho do Lost, acho que era de uma empresa chamada Gamelot, eu tinha um After Burner da Sega também, que gosto muito da série, e eles eram traduzidos, eu até achei esses jogos em resoluções diferentes para emular anos depois, e até consegui matar a saudade deles, mas queria exatamente as mesmas versões traduzidas que joguei, mas acho que não deve existir por ai...

Mas espero que se criem grupos com o tempo que ajude a preservar esses jogos, eu sei que existe gente que não curte eles e acha que só tem tranqueiras, mas tem gente que gosta, e esses jogos em alguns casos podem estar em extinção mesmo, para mim todos os jogos tem que serem preservados, pois tem gente que pode curtir certo jogo e talvez nunca mais o encontre.
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.326
Reações
10.962
Pontos
453
Tenho o mesmo receio que muitos aqui. Por isso tenho guardado aqui em casa o fuulset snes/mega/ entre outros, a maioria dos jogos que me marcaram, em HDs q dá uns 4tb
Tudo acaba um dia? com certeza, eu e voce que lê esse post tbm.... nós não vamos durar pra sempre... se ninguem te disse, nosso destino é a morte tbm. Mas enquanto eu viver vou guardar eles.
Embora seja programador, detesto essa confiança exagerada que o povo tem em nuvem e serviço de clouding. Prefiro ter o controle, posso ter backups na nuvem, mas meus HDs estarão aqui por preocação.

Sei que foge um pouco do topico, mas esses dias queria assistir uma novela antiga e sofri pra achar, só tinha "comprando" de aproveitadores no ML ou assinando serviços de tv box android piratex por ai. Caso que não acho, na vdd achei 1 link só online não travado por "download pago com liberação via pv de ML"
 

srchrono

Habitué da casa
Mensagens
100
Reações
94
Pontos
63
Update , da pra jogar os jogos de Symbian num emulador pra Android:

Muito bom saber que há emulação para o Symbian, obrigado por compartilhar.
...mas talvez muita coisa nacional, como jogos traduzidos, entre alguns jogos mais raros podem se perder para sempre com o tempo

Puts mano, perca de tradução é uma coisa terrível, eu já traduzi jogos no passado, gosto bastante do trabalho de Romhacking, eu criei o tópico sem lembrar dessa possibilidade, no próprio site do PO.B.R.E (grupo de romhacking famoso) havia uma lista com diversas traduções e hacks perdidas que estavam a procura que foram perdidas por conta da extinção de diversos outros grupos que houveram no passado, uma pena. Teve um período que a tradução do jogo Legacy of Kain Soul Reaver de Ps1 ficou um tempo perdida, alguns meses, praticamente todos os links que você encontrava estavam offline, até de alguém que tinha a ISO re-upou a mesma, é apenas um exemplo dessa instabilidade que poderia ter apagado um projeto excepcional de bom.

Já os jogos em Flash e Java é complicado, pois muita tranqueira foram lançadas para esses sistemas e muita gente deve ter perdido o interesse em preservar por causa disso, mas sei que existe coisas boas lançadas para eles também, uma pena que é difícil de achar...

Belo ponto, história digital é história de qualquer modo, por isso que pelo menos pra mim vejo valor em preservar, mesmo que haja tranqueiras e afins, brasileiro no geral não liga em resguardar os próprios conteúdos.

Muitos jogos em Flash foram lançados naqueles CD-ROMS com milhares de jogos, algumas pérolas até, mas desconheço quem preserva eles... Já os jogos em Java é mais complicados de preservar, pode até existir muitos dos principais jogos preservados, mas na época de ouro deles, comprei muito jogo traduzido para o meu Nokia 6265 que usava na época, como o joguinho do Lost, acho que era de uma empresa chamada Gamelot, eu tinha um After Burner da Sega também, que gosto muito da série, e eles eram traduzidos, eu até achei esses jogos em resoluções diferentes para emular anos depois, e até consegui matar a saudade deles, mas queria exatamente as mesmas versões traduzidas que joguei, mas acho que não deve existir por ai...

Mas espero que se criem grupos com o tempo que ajude a preservar esses jogos, eu sei que existe gente que não curte eles e acha que só tem tranqueiras, mas tem gente que gosta, e esses jogos em alguns casos podem estar em extinção mesmo, para mim todos os jogos tem que serem preservados, pois tem gente que pode curtir certo jogo e talvez nunca mais o encontre.

É o que eu penso, mesmo hoje se começasse um esforço mútuo de preservação provavelmente muita coisa já não teria mais como recuperar, existem sim aqueles dumps enormes no web archive e isso é bom, mas ali contém esses jogos em resoluções específicas e/ou traduzidos? muito difícil, o mais comum é você até achar o jogo que quer, mas aquela resolução que você se lembra não estar mais disponível, é uma plataforma bem complexa devido essas multiversões. Um exemplo que já havia sido perdido na própria época que o Java tava em alta é de um emulador de game boy color pra J2ME com suporte ao touchpad, sabemos que esse emulador existe porque existe uma rom de pokémon yellow que foi gerada através dele, assim como sua versão para teclado físico que está disponível, mas o arquivo gerador que transformava o .gbc em .jar não está mais disponível.

Outro ponto que eu já devo ter levantado é que mesmo a emulação que há, não é tão boa, o Kemulator que pra mim é o melhor disponível para PC não emula de maneira muito precisa, em testes no Nokia e no Kemulator percebo bem isso, tanto em desempenho como em aspectos gráficos e sonoros, é a mesma treta que eu tinha com os emuladores de Nes até a saída do emulador Mesen, eu tenho um clone de Nes que nenhum emulador chega perto da maneira que ele roda o jogo, exceto o Mesen que é muito preciso e semelhante, aquilo ali sim é um bom projeto, não só ele, mas Dolphin, Duckstation, etc. Para as suas respectivas plataformas, emulador bom tem uma interface boa e sua devida precisão.

Tenho o mesmo receio que muitos aqui. Por isso tenho guardado aqui em casa o fuulset snes/mega/ entre outros, a maioria dos jogos que me marcaram, em HDs q dá uns 4tb
Tudo acaba um dia? com certeza, eu e voce que lê esse post tbm.... nós não vamos durar pra sempre... se ninguem te disse, nosso destino é a morte tbm. Mas enquanto eu viver vou guardar eles.
Embora seja programador, detesto essa confiança exagerada que o povo tem em nuvem e serviço de clouding. Prefiro ter o controle, posso ter backups na nuvem, mas meus HDs estarão aqui por preocação.

Concordo com você, não tem como confiar 100% em nuvem, até porque nem eles estão livres de acidentes ou perca de dados, o que impede de você ter conteúdo pirata e aparecer uma notificação que seu arquivo foi removido? Megaupload e Minhateca são dois exemplos palpáveis disso...

E quanto a morte, realmente, mas nem mesmo que fôssemos eternos seria bom, o valor das coisas está na sua escassez é por isso que a vida possui seu valor intrínseco, é por isso que tememos que da mesma forma esses jogos se percam, tivemos nossos momentos de ócio e lazer com esses conteúdos, faz sentido desejar que os que ainda virão também tenham, pelo menos para quando formos embora ainda tenha aqueles resquícios que marcaram outrem.

Já me diverti muito com jogos dos anos 80, não sou dessa época, mas sou grato por esses terem e continuarem a existir.


Sei que foge um pouco do topico, mas esses dias queria assistir uma novela antiga e sofri pra achar, só tinha "comprando" de aproveitadores no ML ou assinando serviços de tv box android piratex por ai. Caso que não acho, na vdd achei 1 link só online não travado por "download pago com liberação via pv de ML"

Não foge de maneira alguma, ML é fod* mesmo o que é possível de vender eles dão um jeito, já me encontrei nessa mesma situação algumas vezes.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.749
Reações
14.451
Pontos
503
Muito bom saber que há emulação para o Symbian, obrigado por compartilhar.


Puts mano, perca de tradução é uma coisa terrível, eu já traduzi jogos no passado, gosto bastante do trabalho de Romhacking, eu criei o tópico sem lembrar dessa possibilidade, no próprio site do PO.B.R.E (grupo de romhacking famoso) havia uma lista com diversas traduções e hacks perdidas que estavam a procura que foram perdidas por conta da extinção de diversos outros grupos que houveram no passado, uma pena. Teve um período que a tradução do jogo Legacy of Kain Soul Reaver de Ps1 ficou um tempo perdida, alguns meses, praticamente todos os links que você encontrava estavam offline, até de alguém que tinha a ISO re-upou a mesma, é apenas um exemplo dessa instabilidade que poderia ter apagado um projeto excepcional de bom.



Belo ponto, história digital é história de qualquer modo, por isso que pelo menos pra mim vejo valor em preservar, mesmo que haja tranqueiras e afins, brasileiro no geral não liga em resguardar os próprios conteúdos.



É o que eu penso, mesmo hoje se começasse um esforço mútuo de preservação provavelmente muita coisa já não teria mais como recuperar, existem sim aqueles dumps enormes no web archive e isso é bom, mas ali contém esses jogos em resoluções específicas e/ou traduzidos? muito difícil, o mais comum é você até achar o jogo que quer, mas aquela resolução que você se lembra não estar mais disponível, é uma plataforma bem complexa devido essas multiversões. Um exemplo que já havia sido perdido na própria época que o Java tava em alta é de um emulador de game boy color pra J2ME com suporte ao touchpad, sabemos que esse emulador existe porque existe uma rom de pokémon yellow que foi gerada através dele, assim como sua versão para teclado físico que está disponível, mas o arquivo gerador que transformava o .gbc em .jar não está mais disponível.

Outro ponto que eu já devo ter levantado é que mesmo a emulação que há, não é tão boa, o Kemulator que pra mim é o melhor disponível para PC não emula de maneira muito precisa, em testes no Nokia e no Kemulator percebo bem isso, tanto em desempenho como em aspectos gráficos e sonoros, é a mesma treta que eu tinha com os emuladores de Nes até a saída do emulador Mesen, eu tenho um clone de Nes que nenhum emulador chega perto da maneira que ele roda o jogo, exceto o Mesen que é muito preciso e semelhante, aquilo ali sim é um bom projeto, não só ele, mas Dolphin, Duckstation, etc. Para as suas respectivas plataformas, emulador bom tem uma interface boa e sua devida precisão.



Concordo com você, não tem como confiar 100% em nuvem, até porque nem eles estão livres de acidentes ou perca de dados, o que impede de você ter conteúdo pirata e aparecer uma notificação que seu arquivo foi removido? Megaupload e Minhateca são dois exemplos palpáveis disso...

E quanto a morte, realmente, mas nem mesmo que fôssemos eternos seria bom, o valor das coisas está na sua escassez é por isso que a vida possui seu valor intrínseco, é por isso que tememos que da mesma forma esses jogos se percam, tivemos nossos momentos de ócio e lazer com esses conteúdos, faz sentido desejar que os que ainda virão também tenham, pelo menos para quando formos embora ainda tenha aqueles resquícios que marcaram outrem.

Já me diverti muito com jogos dos anos 80, não sou dessa época, mas sou grato por esses terem e continuarem a existir.




Não foge de maneira alguma, ML é fod* mesmo o que é possível de vender eles dão um jeito, já me encontrei nessa mesma situação algumas vezes.
Pois é, eu até baixei uns mega packs a uns 10 anos atrás de jogos de celular, e tinha muitos que eu gostava em várias versões diferentes, mas nenhum traduzido igual aos que eu tinha no meu Nokia 6265... :ktriste2

Eu ainda devo ter eles em alguns backups mas não sei se os DVDR que gravei ainda estão bons, preciso conferir eles um dia, mas espero que esses packs ainda existam por ai na internet, acho legal alguém criar um grupo e catalogar essas coisas antes que se percam, infelizmente na questão dos jogos traduzidos, acho que boa parte já devem ter se perdido para sempre, a não ser que alguém ainda tenha um celular funcionando com eles e que um dia possa extrair de alguma forma... Tentei guardar meu Nokia 6265 depois que parei de usar ele em 2012, usei ele por uns 6 anos, mas tive que trocar ele em 2012 porque era CDMA e na época a Vivo iria desativar as linhas desse sistema, e fui obrigado a trocar ele por outro celular GSM, mas mantive ele, e deixei ele alguns anos parado, e ano retrasado fui ligar ele novamente e ele não ligou mais... Esse acho que nunca mais vou jogar o joguinho do Lost traduzido... Mas tomara que um dia surja um grupo que trabalhe com isso, e que consiga recuperar esses jogos, pois acredito que ainda tenha gente com celulares antigos por ai que ainda tenha eles.

Na questão dos jogos em Flash, acho que ainda se acham por ai aquelas revistinhas com CD-ROM com milhares desses jogos, acho muito mais fácil resgatar eles.
 

srchrono

Habitué da casa
Mensagens
100
Reações
94
Pontos
63
ano retrasado fui ligar ele novamente e ele não ligou mais...

Poderia facilmente ser a bateria, Baterias de lítio normalmente não podem ficar longos períodos descarregadas, pois isso tem potencial de diminuir a vida útil, é por esse motivo que quando você compra celulares novos eles vem com metade da carga, bom caso algum dia você tenha interesse em reviver ele para voltar a jogar tais jogos verificar a bateria seria um bom ponto a ser analisado, quem sabe você não recupera esses jogos pra internet não é? Ainda possuo meu Nokia X2-01 funcional, qualquer dia coloco um cartão de memória nele e volto a curtir esses clássicos, eu costumava jogar bastante um jogo online pra java chamado Age of Heroes, infelizmente os servidores fecharam e eu perdi o contato com o pessoal que jogava também, uma pena.
 

Retroaholic

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.135
Reações
5.387
Pontos
694
Existem dumps de CPS Changer inexistentes até hoje. E olha que é um sistema com jogos de boa demanda.

Até onde sei apenas o dump da SF Zero (que ronda a internet desde os idos de 1999) e do Warriors of Fate existem.

Nem mesmo a Hyper Fighting que vinha num bundle do sistema dá pra achar,

Há dúvidas de quantos jogos os sistema tinha. Há alguns anos tinha fotos de um colecionador (inclusive aparentemente ele era da américa do sul, chileno ou sei la) que tinha uma coleção praticamente completa com os jogos na caixa.

Imagino o quanto aquilo deve custar hoje em dia.


*** achei aqui um video!
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.749
Reações
14.451
Pontos
503
Poderia facilmente ser a bateria, Baterias de lítio normalmente não podem ficar longos períodos descarregadas, pois isso tem potencial de diminuir a vida útil, é por esse motivo que quando você compra celulares novos eles vem com metade da carga, bom caso algum dia você tenha interesse em reviver ele para voltar a jogar tais jogos verificar a bateria seria um bom ponto a ser analisado, quem sabe você não recupera esses jogos pra internet não é? Ainda possuo meu Nokia X2-01 funcional, qualquer dia coloco um cartão de memória nele e volto a curtir esses clássicos, eu costumava jogar bastante um jogo online pra java chamado Age of Heroes, infelizmente os servidores fecharam e eu perdi o contato com o pessoal que jogava também, uma pena.
Pois é, até testei outra bateria nele que eu lembre, mas acho que ele pegou umidade, talvez tenha sido isso, mas um dia vou olhar ele com calma e ver se consigo recupera-lo.
 

-=|R.R.|=-

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
46.529
Reações
179.460
Pontos
1.514
Ainda tenho vários desses CDs de revista aqui, se estão se deteriorando eu já não sei


Jogos do MS-DOS estão bem preservados e desenvolvimento do Dos-Box é ativo.
Você pode adquirir muitos desses jogos (ao menos os mais populares) legalmente pela loja GoG.

Não se esqueça também que existem desenvolvedores que criam re-implementações desses jogos para sistemas modernos como o Exult para o Ultima VII, por exemplo.

Jogos Java mobile e Flash, bom, ninguém liga pois a esmagadora maioria era descartável/esquecível.


inclusive o Dangerous Dave citado eu comprei baratinho na GOG
 
Topo Fundo