O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


'Primeira vez com negão não dói', diz promotor a defensora em júri na BA

Coffinator

Mil pontos, LOL!
Mensagens
63.058
Reações
182.356
Pontos
1.029
A defensora pública Fernanda Nunes Morais foi alvo de ofensas machistas de um promotor de Justiça nesta quinta-feira (4) em meio a uma sessão do Tribunal do Júri no Fórum da cidade de Feira de Santana (109 km de Salvador).

Ao iniciar a sua fala durante o julgamento, o promotor Ariomar José Figueiredo da Silva cumprimentou a defensora, a quem ele não conhecia, e afirmou para ela ficar calma porque a "primeira vez com um negão não dói".

Leia também
Era a primeira vez em que a defensora atuava em um caso com o promotor Ariomar, que fica sediado em Salvador e costuma atuar em julgamentos de crimes no interior do estado.

À reportagem, a defensora que se sentiu constrangida e estarrecida com a saudação feita pelo promotor.

"A pretexto de me saudar, o promotor disse esta frase que foi extremamente desrespeitosa. Entendo não foi uma ofensa dirigida a mim como defensora, mas como mulher. Poderia ter acontecido com qualquer mulher", afirmou.

A ofensa foi registrada na ata da audiência e foi encaminhada à corregedoria da Defensoria Pública da Bahia.

Segundo a promotora Fernanda Morais, a ofensa proferida pelo promotor deve ser encaminhada no âmbito das instituições e tratada de forma coletiva, de forma a abrir um debate sobre estratégias para combater a violência de gênero.

"Não quero pessoalizar este debate, não estou aqui para expor o promotor ou a instituição Ministério Público. Mas entendo que luta tem que ser pautada de maneira coletiva para evitar que outras defensoras, advogadas, promotoras ou servidoras passem por constrangimentos como este", diz.

Em nota, o Ministério Público do Estado da Bahia informou que "não houve qualquer intenção de ofensa" na frase proferida pelo promotor de Justiça Ariomar José Figueiredo da Silva.

"A instituição lamenta o ocorrido e se desculpa por qualquer ofensa eventualmente gerada pela frase dita em um contexto de sessão do Júri", informou a nota.

A Promotoria ainda afirmou que "a conduta de Ariomar Figueiredo é ilibada e que ele tem um excelente relacionamento com os servidores da Justiça baiana".

A Defensoria Pública do Estado da Bahia, em nota, manifestou solidariedade à defensora Fernanda Morais e criticou a ofensa proferida pelo promotor.

Tal fala, redutora e sexualizadora da atuação pública e séria das partes, desrespeita a mulher e a defensora Fernanda e reflete de forma clara a cultura machista que mancha nossa sociedade e insiste em tentar reduzir sistematicamente as mulheres a meros objetos sexuais".

A Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos e Associação de Defensores Públicos do Estado da Bahia também emitiram uma nota na qual repudiaram as declarações do promotor, considerando que este "maculou a ética da profissão e se utilizou de frase e comportamento indiscutivelmente machistas, com teor sexualizado, para constranger à defensora".

Ainda se manifestou sobre o caso Coletiva de Mulheres Defensoras Públicas do Brasil, que emitiu uma nota na qual manifesta repúdio à declaração do promotor, classificada como repugnante e inaceitável.

"A explícita conotação sexual da fala do promotor configura [...] uma violenta manifestação do machismo institucional arraigado dentro do Sistema de Justiça, que submete historicamente as mulheres ao lugar de objetos sexuais e sexualizados, deslegitimando-as como profissionais nas relações estabelecidas neste Sistema", afirma a nota.

Yacoo
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Uma mulher bonita não pode mais andar na rua sem ser alvo de comentários desse naipe, prendam este facínora por esse estupro!
 

jackjone

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.088
Reações
47.793
Pontos
1.053
Cara, totalmente ridicula essa declaracao desse cara. Tem nem como defender. Ta certo que nao precisa de todo esse escandalo, mas dizer tb que nao foi nada demais, nao da. Uma advertencia estaria de bom tamanho.


Pior que esse tipo de coisa nao me espanta, ainda mais se esse cara tiver uma idade mais avancada. Ta cheio de juiz e promotor da epoca que esses concursos eram cheios de fraudes e vagas era reservadas pra filhos de desembargador que nao sabem se portar. A galera que realmente esta nesses cargos por meritos e ralou mt pra estar ali, geralmente sabe se portar e sabe que esse tipo de comentario nao eh apropriado em um tribunal.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.874
Reações
3.943
Pontos
1.544
A frase é desrespeitosa, ainda mais em um ambiente extremamente formal como um fórum, ainda mais porque eles estavam em lados opostos (acusação e defesa) e mais ainda porque não se conheciam, ou seja, não havia intimidade.

Uma pena o MP ainda defendendo o babaca.
 


Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
defensora-publica-850x491.jpg
 

iporco

Bam-bam-bam
Mensagens
4.695
Reações
9.763
Pontos
303
kkkkk poxa, a pequena admoestaçao do cara n foi por mal vai... foi ate engraçada :klol

se eu fosse mulher eu so ia rir e seguir em frente
 

Sengaya

Bam-bam-bam
Mensagens
685
Reações
2.657
Pontos
433
Um negro insulta uma mulher branca e fica tudo certo. Se fosse um homem branco contra uma mulher negra daria processos, ia passar no fantástico, sair nos noticiários do exterior. Ha, ha, ha que país lixo e hipócrita.

Pois é, em nenhum momento da reportagem se comentou o fato do cara se valer de ser negro do rolão para oprimir a mulher branca. Há sim um componente racista nesse comentário do “excelentíssimo” promotor.

O Cara é escroto, sem dúvida nenhuma, assim como aquele magistrado que, ao lado do cantor Leonardo, disse que ia comer as juízas amigas dele.
Pior que a gente tá nas mãos desses caras quando vamos parar na justiça
 

Blue Falcon

Bam-bam-bam
Mensagens
6.732
Reações
19.250
Pontos
363
Tem mulher por aí que tu vai comer e toca triângulo com a rola de tão foló que o xibiu tá
 

msmith

Habitué da casa
Mensagens
437
Reações
617
Pontos
93
Mais um mané que vira intocável só porque passou numa provinha. País ridículo.
E depende dessa provinha viu, se for aquelas provinha da geração 2000 pra cá é mais difícil de ter havido fraude, mas se for aquelas provinhas originadas na década de 70/80 eu duvido muito que esse senhor intocável passou com todos seus méritos, naquela época era tudo no esquema.
 
Topo Fundo