O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Problemas de desempenho com Ryzen 5600G + RTX 3070

wisage

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.296
Reações
231
Pontos
1.054
Fala galera, beleza?
Montei um PC com peças que paguei preço de ocasião e estou um pouco frustrado com o desempenho dele. A config em questão é:

AMD Ryzen 5 5600G
MB Biostar B450MH
Galax RTX 3070
16GB DDR4 3200MHz RGB Gloway (2x8GB)
SSD M.2 NVMe 256GB
Windows 11 PRO
Fonte C3 Tech 600W 80 Plus
Monitor LG 25UM58G

A questão é que esse monitor é UltraWide, então a resolução máxima é de 2560x1080. Configurei os jogos que tenho, nessa resolução e setei as opções gráficas no máximo possível e os jogos até ficam em 60fps mas tenho alguns sttutering's no meio da jogatina. Pelos vídeos que vi antes de adquirir essa VGA, ela deveria rodar todos os jogos em FHD e QHD com tudo no máximo à mais de 60fps sem problemas. Alguém sabe o que pode estar interferindo pra que isso não ocorra no meu caso? Obrigado pela atenção de todos!


 

GustavoLT

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
782
Reações
1.269
Pontos
574
kra... quais jogos estão dando stutter?... se forem de engine unreal isso vai ser comum mesmo!

tem alguns jogos (Spiderman) que mesmo eu conseguindo 70-80-90 fps na minha máquina eu preciso travar ele 60fps p/ ter um pacing bom!
 

wisage

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.296
Reações
231
Pontos
1.054
kra... quais jogos estão dando stutter?... se forem de engine unreal isso vai ser comum mesmo!

tem alguns jogos (Spiderman) que mesmo eu conseguindo 70-80-90 fps na minha máquina eu preciso travar ele 60fps p/ ter um pacing bom!

Testados:

-Chernobylite
-Spiderman
-Far Cry 6
-GTA Vice City Remaster
-WRC Generations
-Final Fantasy 7 Remake
 

Cloudst69

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.219
Reações
3.597
Pontos
1.084
Possivelmente os stutters são da variação de fps nos jogos. Dependendo do jogo a variação pode ser grande e se seu monitor não possui freesync/gsync/vrr, com certeza é notada. Caso possua, garanta que está ligado/habilitado e repare se o fps sai do range freesync do monitor.
 

Soulzito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.791
Reações
1.210
Pontos
1.254
Testados:

-Chernobylite
-Spiderman
-Far Cry 6
-GTA Vice City Remaster
-WRC Generations
-Final Fantasy 7 Remake

FarCry 6, Spiderman, GTA Vice City Remaster e FFVII Remake são notórios pra dar uns engasgos.

Em FarCry 6, dropa o uso de HD Textures e testa o jogo com e sem FSR; aqui, com uma 3080 10GB, sem FSR, sem HD Textures e a 1440p roda muito bem.

Spiderman sem DLSS aqui roda melhor do que com DLSS.

E pra todos os casos, a não ser que tenha GSync/FreeSync de alguma forma, não usa o Vsync adaptativo no nVidia Control Panel; deixa setado pra aplicação lidar com isso (no meu caso uso uma TV que não tem GSync/FreeSync e a performance fica muito melhor e trava muito menos em diversos jogos, mesmo com o Vsync interno deles em ON).
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.556
Reações
5.290
Pontos
403
Fala galera, beleza?
Montei um PC com peças que paguei preço de ocasião e estou um pouco frustrado com o desempenho dele. A config em questão é:

AMD Ryzen 5 5600G
MB Biostar B450MH
Galax RTX 3070
16GB DDR4 3200MHz RGB Gloway (2x8GB)
SSD M.2 NVMe 256GB
Windows 11 PRO
Fonte C3 Tech 600W 80 Plus
Monitor LG 25UM58G

A questão é que esse monitor é UltraWide, então a resolução máxima é de 2560x1080. Configurei os jogos que tenho, nessa resolução e setei as opções gráficas no máximo possível e os jogos até ficam em 60fps mas tenho alguns sttutering's no meio da jogatina. Pelos vídeos que vi antes de adquirir essa VGA, ela deveria rodar todos os jogos em FHD e QHD com tudo no máximo à mais de 60fps sem problemas. Alguém sabe o que pode estar interferindo pra que isso não ocorra no meu caso? Obrigado pela atenção de todos!



Fonte C3 Tech 600W 80 Plus

Essa fonte ai não tem condição, amigo. Não sei se é isso, nem to acusando que seja, mas é algo que vc precisa mudar.

Essa placa tem condições sim de rodar qualquer jogo a 60FPS sem qualquer engasgo ou travadinha. Claro que aqui ou acolá na hora de carregar um mapa ou coisa do tipo, faz parte. Mas no geral 60FPS é moleza pra essa placa na resolução do seu monitor.

Outra coisa. Windows 11 esquece tb.

Agora os jogos que vc testou todos são extremamente duvidosos, com exceção do WRC. O resto a performance é meio pipoca mesmo. Ainda assim 60FPS extremamente estáveis esperado na maioria deles. Até bem mais.

Independentemente de qlq coisa eu jamais ficaria com uma fonte dessa nessa configuração e também jamais utilizaria Windows 11 por agora. Não duvidaria ser ela a responsável não, embora tenha que deixar claro de novo: não estou dizendo que seja.
 


Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.878
Reações
11.114
Pontos
753
a questão do desempenho baixo pode ser por ligar o vsync nos jogos, limitando a 60 fps
os games estão no ssd? se for hd mecanico é normal alguns darem travadinhas
checou as temperaturas de cpu e gpu?
 

GustavoLT

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
782
Reações
1.269
Pontos
574
Spiderman aqui eu fiz o seguinte, uso gsync mas travei ele a 60hz, se deixar solto... engasga muito!
 

wisage

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.296
Reações
231
Pontos
1.054
Possivelmente os stutters são da variação de fps nos jogos. Dependendo do jogo a variação pode ser grande e se seu monitor não possui freesync/gsync/vrr, com certeza é notada. Caso possua, garanta que está ligado/habilitado e repare se o fps sai do range freesync do monitor.

Nada, meu monitor é básico...
Fonte C3 Tech 600W 80 Plus

Essa fonte ai não tem condição, amigo. Não sei se é isso, nem to acusando que seja, mas é algo que vc precisa mudar.

Essa placa tem condições sim de rodar qualquer jogo a 60FPS sem qualquer engasgo ou travadinha. Claro que aqui ou acolá na hora de carregar um mapa ou coisa do tipo, faz parte. Mas no geral 60FPS é moleza pra essa placa na resolução do seu monitor.

Outra coisa. Windows 11 esquece tb.

Agora os jogos que vc testou todos são extremamente duvidosos, com exceção do WRC. O resto a performance é meio pipoca mesmo. Ainda assim 60FPS extremamente estáveis esperado na maioria deles. Até bem mais.

Independentemente de qlq coisa eu jamais ficaria com uma fonte dessa nessa configuração e também jamais utilizaria Windows 11 por agora. Não duvidaria ser ela a responsável não, embora tenha que deixar claro de novo: não estou dizendo que seja.

A diferença de desempenho do Windows 11 pro 10 tá tão grande assim? No meu Lenovo Gaming rodava de boas os jogos, ali o fator limitante era a CPU, não o Windows, acredito eu... A fonte infelizmente não conseguirei trocar no momento, comprei essa config no peito e na raça. por que a situação financeira tá feia.. Obrigado pelas dicas.
 

wisage

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.296
Reações
231
Pontos
1.054
a questão do desempenho baixo pode ser por ligar o vsync nos jogos, limitando a 60 fps
os games estão no ssd? se for hd mecanico é normal alguns darem travadinhas
checou as temperaturas de cpu e gpu?

Vou testar os jogos no Nvme, só pra desencargo de consciência. Se for isso mesmo, na segunda eu pego um SSD 500Gb da WD que achei na minha cidade por 189 reais lacrado. As temps estão boas, máx. de 65ºC no CPU e 85ºC na GPU...
 

wisage

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.296
Reações
231
Pontos
1.054
Spiderman aqui eu fiz o seguinte, uso gsync mas travei ele a 60hz, se deixar solto... engasga muito!

Esse foi o que teve pior desempenho, dava uma lerdeadas e depois umas aceleradas. Talvez esse tenha sido o jogo onde tenha ficado mais evidente que possa ser mesmo o HDD de note o vilão da história.
 

wisage

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.296
Reações
231
Pontos
1.054
FarCry 6, Spiderman, GTA Vice City Remaster e FFVII Remake são notórios pra dar uns engasgos.

Em FarCry 6, dropa o uso de HD Textures e testa o jogo com e sem FSR; aqui, com uma 3080 10GB, sem FSR, sem HD Textures e a 1440p roda muito bem.

Spiderman sem DLSS aqui roda melhor do que com DLSS.

E pra todos os casos, a não ser que tenha GSync/FreeSync de alguma forma, não usa o Vsync adaptativo no nVidia Control Panel; deixa setado pra aplicação lidar com isso (no meu caso uso uma TV que não tem GSync/FreeSync e a performance fica muito melhor e trava muito menos em diversos jogos, mesmo com o Vsync interno deles em ON).

No Lenovo Gaming i5+1650 ele só rodava legal se eu desabilitasse um tal de FX alguma coisa... Aí era 60 fps em full hd no médio em grande parte do jogo. Ficava muito bom.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.556
Reações
5.290
Pontos
403
A diferença de desempenho do Windows 11 pro 10 tá tão grande assim? No meu Lenovo Gaming rodava de boas os jogos, ali o fator limitante era a CPU, não o Windows, acredito eu... A fonte infelizmente não conseguirei trocar no momento, comprei essa config no peito e na raça. por que a situação financeira tá feia.. Obrigado pelas dicas.
A questão é que o W11 ainda não é um sistema totalmente confiável. É mais um elo que pode estar ajudando a te atrapalhar ai.

A fonte é uma questão emergencial. Ela não é suficiente pra segurar qualquer configuração gamer especialmente uma placa do nível da 3070. Essa é uma fonte quase genérica travestida de fonte de verdade. Vc está correndo enorme risco.
 

wisage

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.296
Reações
231
Pontos
1.054
A questão é que o W11 ainda não é um sistema totalmente confiável. É mais um elo que pode estar ajudando a te atrapalhar ai.

A fonte é uma questão emergencial. Ela não é suficiente pra segurar qualquer configuração gamer especialmente uma placa do nível da 3070. Essa é uma fonte quase genérica travestida de fonte de verdade. Vc está correndo enorme risco.

Entendi, vou ver o que consigo fazer aqui. Obrigado.
 

wisage

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.296
Reações
231
Pontos
1.054
Galera, só passando pra dar o feedback. Fiz os testes que a turma me indicou e realmente o problema era o HD de Note, acho que nem pelo fato de ser de note, mas por ele estar com sinal amarelo de alerta, coisa que só descobri ao passar o CrystalDisk em todos os HD's do PC. Obrigado à todos que ajudaram de alguma forma. Valeu.
 
Topo Fundo