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Produtor da SEGA culpa o Sega 32X pelo fracasso comercial do Sega Saturn

Wolkaiser

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As vezes me pergunto se o 32X poderia ter sido uma ideia melhor se tivesse sido lançado um pouquinho mais cedo, quando os primeiros consoles 32 Bits estavam começando a aparecer (aparentemente, o FM Towns Marty foi quem inaugurou essa era em 1993, mesmo com algumas ressalvas em relação ao seu hardware) e em forma de update unificado para o Mega Drive, como a Sega pensava em fazer com o Neptune em 95. Seria mais ou menos a tática da Nintendo com a transição do Game Boy para o Game Boy Color: você teria uma versão mais forte do videogame comum e compatível com a versão anterior, com certos títulos exclusivos que fazem uso do hardware novo. Com isso, o Mega original poderia se tornar uma alternativa mais barata para quem desejasse ter um console em casa.

Acho que a melhor ideia era usar chips adicionais mesmo. Só fizeram o SVP, que era caro, mas porque era um chip muito forte. Mas com mais títulos, o pessoal se interessaria.

Havia alguns outros jogos planejados como Virtua Fighter, o Star Wars, que foram movidos para o 32X e Daytona USA que foi pro Saturn.

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Wing War poderia ter ganhado um port, mas ficou só nos arcades.

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Além das versões reduzidas da Model 1, poderíamos ter cartuchos com chips para rodar aqueles jogos que usavam pseudo3D, da placa System 32, como Outrunners, que teve port pro Mega, mas ficou bem aquém.

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Slipstream

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Golden Axe The Revenge of Death Adder

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Jurassic Park

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George Morales

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Pois era essa a estratégia que a SEGA deveria ter adotado: investor em jogos e em chips extras pra melhorar tais jogos. Tal qual a Nintendo fez com o SNES que acabou tirando a diferença em liderança de vendas no médio prazo.
Mas não! Preferiram ficar com a guerra de egos entre americanos e japoneses e dando murro em ponta de faca com os acessórios que só alienaram a base instalada e fizeram os cofres sangrarem sem nenhum retorno.
 

João Pinheiro

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Acho que a melhor ideia era usar chips adicionais mesmo. Só fizeram o SVP, que era caro, mas porque era um chip muito forte. Mas com mais títulos, o pessoal se interessaria.

Havia alguns outros jogos planejados como Virtua Fighter, o Star Wars, que foram movidos para o 32X e Daytona USA que foi pro Saturn.

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Wing War poderia ter ganhado um port, mas ficou só nos arcades.

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Além das versões reduzidas da Model 1, poderíamos ter cartuchos com chips para rodar aqueles jogos que usavam pseudo3D, da placa System 32, como Outrunners, que teve port pro Mega, mas ficou bem aquém.

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O pior é que um dos principais problemas do mega que começaram a apertar em 95 são poucas cores e paletas, problema que não tinha como ser resolvido com um chip na fita, tanto que o 32x tinha sua própria saída de vídeo
Se eles quisessem portar esses jogos superscalers dava pra fazer ports bem decentes pro sega CD
 

Wolkaiser

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O pior é que um dos principais problemas do mega que começaram a apertar em 95 são poucas cores e paletas, problema que não tinha como ser resolvido com um chip na fita, tanto que o 32x tinha sua própria saída de vídeo
Se eles quisessem portar esses jogos superscalers dava pra fazer ports bem decentes pro sega CD

Acho o contrário, a essa altura do campeonato, vários estúdios já sabiam como burlar esse limite.

Já os jogos superscalers só precisariam dar um up na velocidade do processador e permitir descompressão de sprites, tal como os chips do SNES faziam.

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johnwolque

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Tipicamente, é isso que define pra mim, o sucesso de um console, a facilidade com que os desenvolvedores tem para extrair o poder da máquina. Essa facilidade inclusive permitiu que o PS1 tivesse muitas empresas estreantes no console, por isso o console possui tantos jogos.
Não exatamente,fosse assim o PS 2 que é tão ou mais complicado de se programar que o Saturn teria ficado em último lugar,o que define o sucesso é uma mistura de muitos fatores ,time de lançamento, marketing agressivo, preço,jogos que explorem o seu potencial,o PS2 teve um começo bem devagar com relação ao potencial dos jogos e lembro que isso foi alvo de críticas porém teve a vantagem de largar sozinho por mais de um ano se consderar o cube e xbox,aliado ao imenso hype e a retrô com o PS1 e rodar dvd

Dos motivos do fracasso do Saturn eu coloco a dificuldade de se programar em último, lógico que contribuiu,porém se ele tivesse sido lançado nos EUA corretamente e sem um 32X pra atrapalhar , teria dado muito mais trabalho pro PS1,, ainda perderia pois viria um tal de FF7 no futuro mas perderia de forma mais honrosa ,e as produtoras teriam dado um jeito e aprendido a dominar mais a máquina como fizeram no PS2 ,
 
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Sega&AMD

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Dos motivos do fracasso do Saturn eu coloco a dificuldade de se programar em último, lógico que contribuiu,porém se ele tivesse sido lançado nos EUA corretamente e sem um 32X pra atrapalhar , teria dado muito mais trabalho pro PS1,, ainda perderia pois viria um tal de FF7 no futuro mas perderia de forma mais honrosa ,e as produtoras teriam dado um jeito e aprendido a dominar mais a máquina como fizeram no PS2 ,
Sabia que :
1- no SS há jogos feito por equipes contendo um único membro ? e que a
2- Sony tinha politica de royalties na metade do preço (em relação a Sega) para os devs maximizar os lucros ?
 


Askeladd

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Sabia que :
1- no SS há jogos feito por equipes contendo um único membro ? e que a
2- Sony tinha politica de royalties na metade do preço (em relação a Sega) para os devs maximizar os lucros ?

Saturn foi atropelado.
Preço de lançamento do PS US$ 299,99
Venderam os de canhão de plástico por uns US$ 100,00.
Soma isso a royalties baixo, custo de impressão irrisório, kit de desenvolvimento e jogos exclusivos. EA, Square, Konami, Nanco... Fifa, RPG, Metal Gear, Tekken, GT.
 

Poor_Boy

Mil pontos, LOL!
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Não exatamente,fosse assim o PS 2 que é tão ou mais complicado de se programar que o Saturn teria ficado em último lugar,o que define o sucesso é uma mistura de muitos fatores ,time de lançamento, marketing agressivo, preço,jogos que explorem o seu potencial,o PS2 teve um começo bem devagar com relação ao potencial dos jogos e lembro que isso foi alvo de críticas porém teve a vantagem de largar sozinho por mais de um ano se consderar o cube e xbox,aliado ao imenso hype e a retrô com o PS1 e rodar dvd

Dos motivos do fracasso do Saturn eu coloco a dificuldade de se programar em último, lógico que contribuiu,porém se ele tivesse sido lançado nos EUA corretamente e sem um 32X pra atrapalhar , teria dado muito mais trabalho pro PS1,, ainda perderia pois viria um tal de FF7 no futuro mas perderia de forma mais honrosa ,e as produtoras teriam dado um jeito e aprendido a dominar mais a máquina como fizeram no PS2 ,
A tal da dificuldade programar no SS tem relação com o segundo processador colocado as pressas no projeto.
Esse processador além de elevar a dificuldade no desenvolvimento elevou o preço, esse sim um fator decisivo na escolha do consumidor final.
 

Asha

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Acho que a melhor ideia era usar chips adicionais mesmo. Só fizeram o SVP, que era caro, mas porque era um chip muito forte. Mas com mais títulos, o pessoal se interessaria.

Havia alguns outros jogos planejados como Virtua Fighter, o Star Wars, que foram movidos para o 32X e Daytona USA que foi pro Saturn.

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Wing War poderia ter ganhado um port, mas ficou só nos arcades.

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Além das versões reduzidas da Model 1, poderíamos ter cartuchos com chips para rodar aqueles jogos que usavam pseudo3D, da placa System 32, como Outrunners, que teve port pro Mega, mas ficou bem aquém.

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Pois é, se a Sega quisesse continuar com os chips de forma viável, eles teriam que ser mais fracos e baratos. No entanto, nesse caso, acho que valeria mais a pena fazer títulos próprios do Mega que usassem o chip para auxiliar o console em tarefas mais difíceis ao invés de portar. Seria muito mais fácil e proveitoso fazer algo especialmente para a plataforma ao invés de tentar fazer uma adaptação de um game de outra muito mais forte, que talvez não fosse atender expectativas.
 

Wolkaiser

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Pois é, se a Sega quisesse continuar com os chips de forma viável, eles teriam que ser mais fracos e baratos. No entanto, nesse caso, acho que valeria mais a pena fazer títulos próprios do Mega que usassem o chip para auxiliar o console em tarefas mais difíceis ao invés de portar. Seria muito mais fácil e proveitoso fazer algo especialmente para a plataforma ao invés de tentar fazer uma adaptação de um game de outra muito mais forte, que talvez não fosse atender expectativas.

Bom, é que era padrão da Sega portar seus jogos de arcade para o console e isso normalmente dava certo. Obviamente os ports ficavam com gráficos piores, mas alguns adicionavam conteúdo e se tornavam jogos melhores, como MonacoGP por exemplo.

Virtua Racing no mega drive é bem legal, mas faltou conteúdo. No 32X ele ficou bacana, assim como Virtua Fighter.

Acho que o fato em si de ver aquilo rodando no Mega Drive já é algo bem chamativo.
 

Ridge

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Capaz de sair da loja com um Pollyatation preto.
Capaz de sair da loja com um Sega CD isso sim.

Na época um amigo de infância pediu pro pai dele, que estava nos EUA, pra comprar um Saturn, só que o pai dele chegou em casa com um Sega CD, e detalhe que ele nem tinha o Mega Drive. :klol

Ele disse que o pai dele ficou putasso: Como assim um videogame precisa de outro videogame pra poder funcionar?

Só anos depois ele conseguiu pegar um Mega pra poder usar o Sega CD.
 

Sega&AMD

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Saturn foi atropelado.
Preço de lançamento do PS US$ 299,99
Venderam os de canhão de plástico por uns US$ 100,00.
Soma isso a royalties baixo, custo de impressão irrisório, kit de desenvolvimento e jogos exclusivos. EA, Square, Konami, Nanco... Fifa, RPG, Metal Gear, Tekken, GT.
A única chance da Sega era piorar o Saturno e torna-lo 100% 2D vendendo por 199 é o que eu faria ou nunca ter baixado dos 399 insistindo de modo mentiroso no poder oculto .

O destino da Sega foi traçado no momento em que a Sony entrou
 

Askeladd

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A única chance da Sega era piorar o Saturno e torna-lo 100% 2D vendendo por 199 é o que eu faria ou nunca ter baixado dos 399 insistindo de modo mentiroso no poder oculto .

O destino da Sega foi traçado no momento em que a Sony entrou
Eu diria que a própria Sony teve muita sorte e timming perfeito.
Se tivesse lançado o tal acessório com a Nintendo poderia ter se ferrado igual a Phillips.
A Nintendo insistiu em cartucho e perdeu a Square, a Sega a EA.
Nintendo demorou demais para lançar o 64.
3DO era um monstro mas não emplacou com as massas por ser muito caro.
Jaguar virou Sega lançou o treco em cartucho pós cd a parte e faliu.
 

johnwolque

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Sabia que :
1- no SS há jogos feito por equipes contendo um único membro ? e que a
2- Sony tinha politica de royalties na metade do preço (em relação a Sega) para os devs maximizar os lucros ?
As produtoras vão aonde tem maior base instalada ,a política de royalties da sega era pior que a da Sony mas não era tão leonina cono a da Nintendo e isso não impediu o N64 de vender bem nos EUA e nem o Saturn vender bem no Japão, e cabe lembrar que o Saturn ficou na frente do ps1 no Japão até o lançamento de final fantasy 7 em dez de 96... ,o nome Sega era mais forte nos EUA em termos de console que o da Sony,tivesse sido lançado corretamente pelo preço certo a disputa teria sido muito mais acirrada, independente de facilidade de programação

O fator de jogos ser feitos pro Saturn por equipes secundárias nas produtores só reflete a pouca base instalada que ele tinha portanto menor atenção dada ao console,como eu disse e respondendo o colega ,o PS2 se duvidar era mais complicado de trabalhar que o Saturn mas como foi o líder absoluto as produtoras se viram obrigadas a dar prioridade pra ele ,muitos multis tinham ele como console base de desenvolvimento
 

Sega&AMD

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O fator de jogos ser feitos pro Saturn por equipes secundárias
Não disse secundária , disse que 1 único cara fazia jogo no Saturn

Minha resposta anterior apenas queria te demonstrar que dificuldade de programar era mentira a tecnologia ''quad'' foi usada no 3DO (mais de 200 jogos) arcades da Sega Model 1,2,3 e programar em assemby era como se fazia desde de sempre ... Os jogos 2D são ainda mais faceis de fazer no Saturn.

Se houve um erro foi a Sega subestimar o dinheiro da Sony, ela não devia ter entrado em guerra de preço com a Sony nem nutrir a megalomania de querer ser lider.
 

Wolkaiser

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Repetindo o que falei, o Saturn era complicado de desenvolver mais pelo fato de não ter ferramentas adequadas para desenvolvimento. Em 1995, estava tudo muito cru, mesmo os jogos da Sega saiam meio mal acabados. E ainda tinha o fato de que a Sega japonesa não dividia esse conhecimento com ninguém, nem mesmo a Sega of America ou as third parties. A Lobotomy Software, de PowerSlave, criou sozinha um ambiente de desenvolvimento para poder suprir suas necessidades e este foi usado em vários outros jogos com Witchcraft, Shadow Warrior, etc.

A Sony facilitou demais no PS1, vocês não tem ideia do quão avançado é sair de desenvolver em Assembly para desenvolver em C, é muito mais fácil e rápido. Por isso que disse que o PS1 era um console onde você gastava pouco para fazer um jogo, seja pelos royalties mais baixos, seja porque um kit de desenvolvimento era muito mais simples de obter e trabalhar em cima.

A Sony também foi diferenciada ao ser mais aberta, ela compartilhava conhecimento com as thirds, ajudava no desenvolvimento (em troca de exclusividade).

Reparem como no PS1, você não vê discrepância gráfica entre um jogo first e um third. No 64 e no Saturn, a diferença é gritante. Nenhuma third fez algo como Virtua Fighter 2 ou os jogos da Rare no 64.

O PS2 era complicado, realmente, mas ele também saiu de fábrica com bons kits, tanto que no 1º ano do console, já temos jogos muito avançados graficamente, como Tekken Tag Tournament, Metal Gear Solid 2, Final Fantasy X, Gran Turismo 3, etc.

O PS2 era muito bem documentado.



A Sony falhou no PS3, porque tudo atrasou, o console foi lançado em 2006 ainda incompleto, só foram conseguir alguma coisa em 2008, quando o Mark Cerny formou uma equipe para desenvolver melhores ferramentas para o console, o famoso ICE Team. Tanto que o salto de qualidade é gigante de 2007 para 2008.
 

Sega&AMD

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Repetindo o que falei, o Saturn era complicado de desenvolver mais pelo fato de não ter ferramentas adequadas para desenvolvimento. Em 1995, estava tudo muito cru, mesmo os jogos da Sega saiam meio mal acabados.

A Sony facilitou demais no PS1, vocês não tem ideia do quão avançado é sair de desenvolver em Assembly para desenvolver em C, é muito mais fácil e rápido.
voce sabe que o ps1 tinha menos jogos que o Saturn certo ? os jogos do ps1 apenas viralizou o PS1 só passou o número de jogos em 1997

Reparem como no PS1, você não vê discrepância gráfica entre um jogo first e um third. No 64 e no Saturn, a diferença é gritante. Nenhuma third fez algo como Virtua Fighter 2 ou os jogos da Rare no 64.
ve sim , fez-se sim e no caso do N64 Rayman 2 não deixa nada a desejar frente os jogos da Rare.

Qual o ponto desse lance da programação você acha que os gráficos do Saturn nos multis que sairam não são condizente com a diferença de poder entre ele e o playstation ? ou que poderiam ficar melhores ?
 

johnwolque

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Se houve um erro foi a Sega subestimar o dinheiro da Sony, ela não devia ter entrado em guerra de preço com a Sony nem nutrir a megalomania de querer ser lider.


Se fosse pra sega entrar em guerra de preço com a sony e torrar dinheiro,melhor ou menos seria se fosse gasto subsidiando o Saturn nos EUA a 299 no lançamento ao invés daquela m**** do 32x ,teria inclusive mais Chips sh2 e 6800 pra produzir mais Saturn ,melhor ainda se com engenharia tacasse uma retro com o Gênesis usando o 6800 na entrada de cartuchos e um adaptadorr,nisso eu concordo com o cara do tópico ,o principal vilão do saturn foi o 32X que na verdade era concretização das desavenças das duas segas , porem a sega da américa com o tão aclamado Tom kalinske foi o principal responsável seguido da decisão japonesa de antecipar o lançamento sem jogos e poucas unidades ,resumindo: as duas segas fizeram cagadas ,mas a cagada maior foi a americana ao insistir no desenvolvimento do 32X
 
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Sega&AMD

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Se fosse pra sega entrar em guerra de preço com a sony e torrar dinheiro,melhor ou menos seria se fosse gasto subsidiando o Saturn nos EUA a 299 no lançamento
Não daria certo. O problema master nasce já no hardware , alem de mais caro de produzir o saturn é mais fraco (ou mais dificil de programar, tanto faz) o jogo ficava pior.
não havia como subsidiar porque ficaria abaixo do preço do japão aí é dumping mas mesmo que desce a Sony também baixaria o ps1...

guerra de preços não é algo que se pede para entrar, tudo começa quando o concorrente oferece preço menor e caso ele consiga exito você precisa baixar também. Veja a os multis eraguerra .


Saturn foi introduzido 11 de maio (5 meses antes) a $399 com orçamento de Marketing de 50 Milhões !
isso foi feito assim porque a Sega sabia que 399 era caro para caraio, o plano era desovar a leva inicial rapidamente e pedir mais consoles a matriz mas a execução do plano foi péssima, lojistas em fúria, jogos como vf1 sem apelo aos americano e o pior várias revistas mostrando gráficos de jogos de ps1... era virtua fighter quadrado vs jogos fictícios das paginas de revista. Também houve atraso nos games do lançamento antecipado, como comprar console sem jogo ?


Playstation foi lançado em 9 setembro por $299 com orçamento de Marketing de 40 Milhões (visivelmente mais eficiente como vimos )
A sony vendeu tudo, em dois dias superou os 5 meses da Sega (100 mil vs 80 mil) vendeu mais jogos também.
Em 2 de outubro (um mes depois do PS1 lançar ) a Sega baixou para $299 (-$100) não deu certo, até virar o ano o ps1 estava com 800.000 e o Saturn 400.000.

Não deu certo porque o Saturn tinha menos jogos atrativos e multis piores mas custava o mesmo preço (eis o imbroglio)

Em março de 1996 o Saturn caí $249 (-$50) Porque fez isso ? Nesse caso foi porque os jogos não vendiam então sentiram necessidade de tentar estimular novas vendas do hardware para novos clientes.

Maio de 1996 PS1 o caí para $199 (-$100) Porque a Sony fez isso ? Aqui é o coração da guerra de preços, estava claro para a Sony que o Saturn não era viavel se tivesse no mesmo preço do Playstation, eles queriam tirar a Sega da disputa (e conseguiram, meses depois )

Maio de 1996 a Sega derruba novamente o preço para $199 (-$50) igualando com o play e caindo no truque da Sony , aqui oficialmente já estão perdendo dinheiro e com o destino selado, a exatamente um ano de mercado americano .


Setembro de 1996 introdução do N64 por $199 e 54 milhões orçamento de Marketing que apagou o Saturn - na época ninguém via o N64 como ruim somente talvez algum visionário- pois o console era muito hypado, o PS1 sobreviveu mas N64 quebrou recordes mesmo assim .

A Sega não podia mais baixar preço mas baixou (-$10) e fez a desesperada promoção ''3 Free'' (deu certo) as vendas subiram e deixou Sega respirar se não o sonho acabaria ali mesmo em 1996 mas é tosco dar jogos de gratis sendo que o lucro são os jogos.

1997 inicio, o N64 ultrapassa o Sega Saturn, o desanimo bate
Março 1997 ambos vão N64 e PS1 a $149 cheio de jogo bom e a Sega não podia mais baixar preço... somente em junho o fez por que ? porque o console já estava descontinuado.

Salvar o Saturn é um dos grandes desafios que os fãs sempre remoem mas é díficil, nunca há uma conclusão que não envolva mudanças drasticas,
 

George Morales

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Alguém sabe quanto o Saturno vendeu nos EUA e no mercado europeu?
E no Brasil? Houve divulgação desses números?
Nunca achei uma fonte confiável...
 

Tre Styles

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Esses cortes de preço da Sega você via o desespero a quilômetros de distância, porque sempre era uma reação a uma ação da Sony, que se cortava o preço por iniciativa própria é porque dava conta do baque, enquanto a Sega o fazia pra tentar se manter competitiva no mercado.

Quando passou a dar 3 jogos no pacote então...

Saturn não deveria vir com jogo nenhum e nem ter memória interna para salvar jogo, o pacote mais pelado que fosse possível, foi assim que a Sony conseguiu vender o PS1 a 299 logo de cara.
Fizeram foi dinheiro vendendo memory card sendo que até então o jogador era capaz de jogar seus jogos sem ter que adquirir qualquer acessório extra pra isso.
 

*ka

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Esses cortes de preço da Sega você via o desespero a quilômetros de distância, porque sempre era uma reação a uma ação da Sony, que se cortava o preço por iniciativa própria é porque dava conta do baque, enquanto a Sega o fazia pra tentar se manter competitiva no mercado.

Quando passou a dar 3 jogos no pacote então...

Saturn não deveria vir com jogo nenhum e nem ter memória interna para salvar jogo, o pacote mais pelado que fosse possível, foi assim que a Sony conseguiu vender o PS1 a 299 logo de cara.
Fizeram foi dinheiro vendendo memory card sendo que até então o jogador era capaz de jogar seus jogos sem ter que adquirir qualquer acessório extra pra isso.
A sony só colocava na caixa um cd com demos.

Alguém sabe quanto o Saturno vendeu nos EUA e no mercado europeu?
E no Brasil? Houve divulgação desses números?
Nunca achei uma fonte confiável...

O número de vender aqui no Brasil é difícil de saber.
 

BmX Burner

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Esses cortes de preço da Sega você via o desespero a quilômetros de distância, porque sempre era uma reação a uma ação da Sony, que se cortava o preço por iniciativa própria é porque dava conta do baque, enquanto a Sega o fazia pra tentar se manter competitiva no mercado.

Quando passou a dar 3 jogos no pacote então...

Saturn não deveria vir com jogo nenhum e nem ter memória interna para salvar jogo, o pacote mais pelado que fosse possível, foi assim que a Sony conseguiu vender o PS1 a 299 logo de cara.
Fizeram foi dinheiro vendendo memory card sendo que até então o jogador era capaz de jogar seus jogos sem ter que adquirir qualquer acessório extra pra isso.
Exato. O PS1 era "mais barato", pero no mucho. Botava 1 jogo e um memory card, já beirava o preço do Saturn. Mas colou né...
 

A Voz do Polvo

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Eu achava o Sega CD o máximo.

O 32x eu só via nas revistas mesmo. Nunca vi nem peguei em um.

Lembro que minha locadora tinha tipo uns 2 jogos de 32x. Eu olhava e achava estranho. "Pq só 2? É muito caro?"

Meu pensamento de criança de 9, 10 anos hahaha.
 

Sega&AMD

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Como a Nintendo sobreviveu ao Playstation

Nintendo tinha antes do ps1 existir um console bem sucedido e a sega também tinha ... mas o que deu errado para a sega que não deu para nintendo na hora de migrar esse público ?

a) Reação inteligente ao Playstation. Se a Sega descobriu as specs do ps1 em 93 a Nintendo também, por isso buscou hardware melhor
b) O cuidado com suas franquias. Mario salvou o N64 e ajudou-o em poucos meses a vender 3 milhões de unidades , lucro dobrado hardware e software .
c) Não comprometer as finanças. Até hoje a Nintendo não subsidia hardware, não vende unidade assumindo prejuízo, não é vanguarda
d) preço baixo- A nintendo viu a Sega se dar mau de camarote apostando em preço alto, sabia que o N64 não poderia ser caro
e) A nintendo cometeu um erro vital , achou que o ps1 e saturn se canibalizaria para quando o N64 chegasse anular a ambos mas não se tocou que a base do playstation estava muito grande tornando-o inevitável e nem que a Sega não.

A reação da Sega ao ps1 foi horrível e nem digo pelo mito do segundo SH2 ou pelo correto lançamento antecipado (que foi mau muito mau executado) mas por deixar a Sony conduzir a narrativa , por dar liberdade criativa aos devs ao inves de exigir um foco comercial .

Sobre franquias: A Sega traçou seu destino ao subestimar a importância de um Sonic no lançamento apesar do declinio da franquia devido super exploração , sonic ainda era mais system seller nos eua que qualquer outro jogo da empresa . Transformar ''Sonic 2D Saturn'' em Knuckles' Chaotix um mod simplificado de um hipotético Sonic Saturn que nunca existiu mostrou tacitamente como a Sega pensava e via o Sonic nessa fase imo Chaotix não devia existir e nem Nights ser o jogo hi-tech de 1996, o próprio xtreme só foi inventado depois que eles souberam do Mario 64 mas não adiantaria, o Sonic só ajudaria o Sega Saturn até saísse até novembro de 1995, depois disso ficaria apagado diante de RE1.
 

Tre Styles

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Saturn tinha que ter tido um Sonic logo de cara só pra alavancar as vendas e manter o hype em cima, nem que fosse 2D com apenas alguns elementos 3D e bônus 3D como foi o Sonic 3D Blast dele. Mostrar que o potencial estava lá para um próximo jogo 3D e que o Saturn dava conta do recado.

Depois fizessem esse Sonic totalmente 3D pra se manter no nível do Mario 64, tanto o mascote quanto o console.

Preferiram fazer Bug!, um jogo chatinho de doer e pior, usariam a mesma receita no que seria Sonic Extreme. Esse jogo iria fracassar feio se tivesse sido lançado.
 

Wolkaiser

Bam-bam-bam
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Saturn tinha que ter tido um Sonic logo de cara só pra alavancar as vendas e manter o hype em cima, nem que fosse 2D com apenas alguns elementos 3D e bônus 3D como foi o Sonic 3D Blast dele. Mostrar que o potencial estava lá para um próximo jogo 3D e que o Saturn dava conta do recado.

Depois fizessem esse Sonic totalmente 3D pra se manter no nível do Mario 64, tanto o mascote quanto o console.

Preferiram fazer Bug!, um jogo chatinho de doer e pior, usariam a mesma receita no que seria Sonic Extreme. Esse jogo iria fracassar feio se tivesse sido lançado.

Sempre imaginei um Sonic do Saturn em 2.5D, como Pandemonium.

Pandemonium!_gif_-_Funktion_1,_DLC.gif
Pandemonium!_gif_-_Funktion_2,_DLC.gif


Se bem que o Crash demonstrava como poderia ser um Sonic também, algo mais dentro de trilhos.

be92e8dc4c6766495025df4fd4ee7c2a.gif
 

johnwolque

Ei mãe, 500 pontos!
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A sony só colocava na caixa um cd com demos.



O número de vender aqui no Brasil é difícil de saber.
Segundo a wikepedia a tectoy vendeu 1 milhão no Brasil ,acho esse número meio irreal
 
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