O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


PS2 e OPL

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.746
Reações
13.783
Pontos
803
hmm, pode ser
mas teria que estar dentro do jogo não?
ou isso reseta direto pro opl?

pesquisei aqui e pra voltar pro opl é L1+R1+L2+R2+ Start+ Select

entao se a aba APPS tiver habilitada, deve existir um app pra rodar ele e voltar pro menu principal do ps2, que acredito eh isso que vc quer.
 

Top Speed

F1 King
Mensagens
1.201
Reações
107
Pontos
804
O iGR é pra voltar seja pro opl, ou ulaunchelf, desde que vc tenha configurado o comando lá em settings, funciona com a maioria dos jogos.
Jogos que precisam do modo 6 ativado não vai funcionar. É um comando pra vc trocar de jogo sem precisar levantar e resetar o console, e acho que só serve pra jogos de PS2.
 

BarbudimGamer

Veterano
Mensagens
223
Reações
538
Pontos
128
Na verdade antes de reiniciar o console, tem que apertar start primeiro pra salvar a configuração, como sua própria imagem diz hehe.
Eu tenho um clone do matrix aqui que salva as configurações normalmente, os primeiros clones do matrix é que eram de baixa qualidade e não salvavam. Alguns clones de melhor qualidade, dão boot até no pendrive, função que até então era exclusiva do thunder pro 2.
Exato! Viajei haha vou editar. Start para salvar e em seguida reiniciar.

Que maneiro desconhecia essas opões de alguns clones, superiores ao original então nesse quesito.
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.746
Reações
13.783
Pontos
803
O iGR é pra voltar seja pro opl, ou ulaunchelf, desde que vc tenha configurado o comando lá em settings, funciona com a maioria dos jogos.
Jogos que precisam do modo 6 ativado não vai funcionar. É um comando pra vc trocar de jogo sem precisar levantar e resetar o console, e acho que só serve pra jogos de PS2.

como uso o opl server, coloquei o cheats device na pasta apps, e executo ele a partir da aba apps do OPL, ele roda normal

porem nao lista nada na game cheat list, mas o arquivo zip do cheatdatabase esta tb dentro da pasta cheatdevice dentro de APPS

Se coloco o pen drive e executo o ulaunchelf a partir da aba APPS, e depois o cheatdevice.elf, roda normal e lista os cheats tambem.

o que estaria faltando nesse caso para eu nao ter q usar mais pen drive para o cheatsdevice?
 


Top Speed

F1 King
Mensagens
1.201
Reações
107
Pontos
804
como uso o opl server, coloquei o cheats device na pasta apps, e executo ele a partir da aba apps do OPL, ele roda normal

porem nao lista nada na game cheat list, mas o arquivo zip do cheatdatabase esta tb dentro da pasta cheatdevice dentro de APPS

Se coloco o pen drive e executo o ulaunchelf a partir da aba APPS, e depois o cheatdevice.elf, roda normal e lista os cheats tambem.

o que estaria faltando nesse caso para eu nao ter q usar mais pen drive para o cheatsdevice?

Pode ser algum bug ou algum caractere errado, eu usava o cheat device pela pasta apps no pendrive, e numa atualização, eu ia executar ele e só dava tela preta, desde então eu abandonei a pasta apps. Aqui eu só deixo o ulaunchelf no memory card e o resto dos aplicativos fica tudo no pendrive.

Edit: Tava vendo um vídeo do hardlevel, e segundo ele o cheat device só funciona via usb.
 
Ultima Edição:

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.746
Reações
13.783
Pontos
803
pessoal

acabei de pegar um slim 79010 e mesmo colocando em dev1 e salvando com start, nao ta entrando direto no OPL

IMG-1733.jpg


alguma ideia do que possa ser?

O meu outro modelo 90010 salva e entra direto no OPL
 

BarbudimGamer

Veterano
Mensagens
223
Reações
538
Pontos
128
pessoal

acabei de pegar um slim 79010 e mesmo colocando em dev1 e salvando com start, nao ta entrando direto no OPL

IMG-1733.jpg


alguma ideia do que possa ser?

O meu outro modelo 90010 salva e entra direto no OPL
Estranho, as configurações realmente salvaram né?

Como é o modelo 7xxxx você pode instalar o Free MC Boot.
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.746
Reações
13.783
Pontos
803
Estranho, as configurações realmente salvaram né?

Como é o modelo 7xxxx você pode instalar o Free MC Boot.
pois eh, aparece settings saved, press reset to start

e quando reinicia nada e quando entro com triangulo e circulo, esta la auto no boot mode

freemcboot da mais trabalho pois aidna vai pro menu dele e tal, so queria evitar de pressionar r1 igual estava fazendo de boa no meu modelo 90010
 

Top Speed

F1 King
Mensagens
1.201
Reações
107
Pontos
804
pois eh, aparece settings saved, press reset to start

e quando reinicia nada e quando entro com triangulo e circulo, esta la auto no boot mode

freemcboot da mais trabalho pois aidna vai pro menu dele e tal, so queria evitar de pressionar r1 igual estava fazendo de boa no meu modelo 90010

Então não tá salvando as configurações, já que vc tá mudando pra dev1 e tá voltando pra auto, assim não vai funcionar mesmo. Vai ter que trocar o chip por um que salva as configurações.

Como disse anteriormente, tem clones de baixa e boa qualidade.
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.746
Reações
13.783
Pontos
803
Então não tá salvando as configurações, já que vc tá mudando pra dev1 e tá voltando pra auto, assim não vai funcionar mesmo. Vai ter que trocar o chip por um que salva as configurações.

Como disse anteriormente, tem clones de baixa e boa qualidade.

esse novo que recebi hj eh igual ao outro 90010, mesmo 1.93, menu aparecendo tudo igual, nao sabia q ia fazer diferenca assim
 

BarbudimGamer

Veterano
Mensagens
223
Reações
538
Pontos
128
pois eh, aparece settings saved, press reset to start

e quando reinicia nada e quando entro com triangulo e circulo, esta la auto no boot mode

freemcboot da mais trabalho pois aidna vai pro menu dele e tal, so queria evitar de pressionar r1 igual estava fazendo de boa no meu modelo 90010
Da pra configurar qualquer .ELF em AutoBoot no FMCB/FHDB. Nas configurações do mesmo, aí ele vai mostrar o logo do Free MC Boot e em seguida bootar o OPL automaticamente.

Edit: E provavelmente deve dar pra fazer o mesmo utilizando o Funtuna no PS2 9xxxx, mas aí eu já não me lembro se ele incia direto ou tem que ir pro browser antes.
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.746
Reações
13.783
Pontos
803
Da pra configurar qualquer .ELF em AutoBoot no FMCB/FHDB. Nas configurações do mesmo, aí ele vai mostrar o logo do Free MC Boot e em seguida bootar o OPL automaticamente.

Edit: E provavelmente deve dar pra fazer o mesmo utilizando o Funtuna no PS2 9xxxx, mas aí eu já não me lembro se ele incia direto ou tem que ir pro browser antes.

estou com um memcard que veio junto e ja formatei com o freemcboot, no caso so instalo o freemcboot pela opcao 'install on this console' e depois? Em que parte coloco o OPL como autoboot?
 

BarbudimGamer

Veterano
Mensagens
223
Reações
538
Pontos
128
estou com um memcard que veio junto e ja formatei com o freemcboot, no caso so instalo o freemcboot pela opcao 'install on this console' e depois? Em que parte coloco o OPL como autoboot?
Estou no celular, mas é basicamente isso:
Depois de instalar e abrir a tela do FMCB vai na Opção "Free MCBoot Configurator".
1708385355782.png

Em seguida vai na opção abaixo:
1000089898.jpg

Aí em Auto, escolhe o .ELF do OPL
1000089899.jpg

E em seguida salva nessa opção se o seu Memory Card estiver na primeira porta, MC1 = Segunda Porta e MASS = Dispositivo USB:
1000089900.jpg

Edit: Pra facilitar, encontrei um vídeo em inglês:
 
Ultima Edição:

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.746
Reações
13.783
Pontos
803
Estou no celular, mas é basicamente isso:
Depois de instalar e abrir a tela do FMCB vai na Opção "Free MCBoot Configurator".
Visualizar anexo 377280

Em seguida vai na opção abaixo:
Visualizar anexo 377277

Aí em Auto, escolhe o .ELF do OPL
Visualizar anexo 377278

E em seguida salva nessa opção se o seu Memory Card estiver na primeira porta, MC1 = Segunda Porta e MASS = Dispositivo USB:
Visualizar anexo 377279

Edit: Pra facilitar, encontrei um vídeo em inglês:


no caso atualmente uso o opl 2063, eh oq achei ser bem compativel pra mim para os jogos, no caso coloco o boot.elf dele onde para eu apontar pra ele entrar direto? Copio do pen drive para o memcard?
 

BarbudimGamer

Veterano
Mensagens
223
Reações
538
Pontos
128
no caso atualmente uso o opl 2063, eh oq achei ser bem compativel pra mim para os jogos, no caso coloco o boot.elf dele onde para eu apontar pra ele entrar direto? Copio do pen drive para o memcard?
Sim, pode passar ele pro Memory Card, mas você pode usar ele TMB no Pen Drive se preferir é só localizar ele lá.

mc0:/ = Memory Card 1
mc1:/ = Memory Card 2
Mass:/ = Dispositivo USB

Mas lembrando que, se você trocar de pen drive, mantenha o OPL lá com o mesmo nome. Por exemplo, o nome e o caminho padrão:

mc0:/BOOT/BOOT.ELF
mc1:/BOOT/BOOT.ELF
mass:/BOOT/BOOT.ELF

Por que, se não estiver com o mesmo nome, simplesmente não fará o AutoBoot.
 
Ultima Edição:

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.746
Reações
13.783
Pontos
803
Sim, pode passar ele pro Memory Card, mas você pode usar ele TMB no Pen Drive se preferir é só localizar ele lá.

mc0:/ = Memory Card 1
mc1:/ = Memory Card 2
Mass:/ = Dispositivo USB

Mas lembrando que, se você trocar de pen drive, mantenha o OPL lá com o mesmo nome. Por exemplo, o nome e o caminho padrão:

mc0:/BOOT/BOOT.ELF
mc1:/BOOT/BOOT.ELF
mass:/BOOT/BOOT.ELF

Por que, se não estiver com o mesmo nome, simplesmente não fará o AutoBoot.

Valeu deu certo! Copiei o boot.elf da versao 2063 para o memcard0

minha preocupacao eh pq uso o wingman brook ai ele demora um pouco pra sincronizar quando aperto o botao PS no dual shock 4,

agora enquanto aparece o logo do fmbc e depois OPL, é tempo que aperto o botao PS e quando chega na game list ja esta sincronizado! :rox
 

BarbudimGamer

Veterano
Mensagens
223
Reações
538
Pontos
128
Valeu deu certo! Copiei o boot.elf da versao 2063 para o memcard0

minha preocupacao eh pq uso o wingman brook ai ele demora um pouco pra sincronizar quando aperto o botao PS no dual shock 4,

agora enquanto aparece o logo do fmbc e depois OPL, é tempo que aperto o botao PS e quando chega na game list ja esta sincronizado! :rox
Show de bola, amigão!
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.746
Reações
13.783
Pontos
803
Agora que saiu a versao 2072 do opl, resolvi colocar entao a 2070 (existem varias runs/versoes, coloquei a ultima run 1454 que foi dia 23/02)

e esta bem estavel! O teste era gran turismo 4 que a ultima compativel, pelo menos em SMB era a 2049 e ta rodando perfeito.

Caso queiram atualizar os seus, essa 2070 ta otima
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.746
Reações
13.783
Pontos
803
Qual a melhor forma de rodar iso de PSX no ps2 via OPL?

Eh somente via emulacao ou o hardware do console ta dentro do ps2 tb?
 

Agent13

Bam-bam-bam
Mensagens
3.487
Reações
7.969
Pontos
453
Creio que só há emulação mesmo, pelo POPS, mas roda relativamente bem
Pois é... Além de criarem patchs para certos jogos rodarem nele. Um cara conhecido por Hugopocket, está criando patchs para jogos com problemas.
 

Selaht

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.117
Reações
2.836
Pontos
954
Pois é... Além de criarem patchs para certos jogos rodarem nele. Um cara conhecido por Hugopocket, está criando patchs para jogos com problemas.
Disso não sabia.
Joguei nele o Castlevania SOTN e ocorriam travamentos aleatórios. Aí larguei pra lá.
 

BarbudimGamer

Veterano
Mensagens
223
Reações
538
Pontos
128
Acompanho a bastante tempo essa lista de compatibilidade do pops feita pelo pessoal do El Otro Lado, o Hugopocked vem postando esses patchs a alguns anos.

Só seguir a lista de compatibilidade e dar uma olhada no status e nas observações que os links com as correções estão lá.

IMG-20240229-112143.jpg
 

Top Speed

F1 King
Mensagens
1.201
Reações
107
Pontos
804
Qual a melhor forma de rodar iso de PSX no ps2 via OPL?

Eh somente via emulacao ou o hardware do console ta dentro do ps2 tb?

O PS2 tem retro compatibildade via hardware com o PS1 sim, mas como já te sugeriram, vai de POPS pra poupar o leitor. Até porque o PS2 pra rodar backups de PS1 via cd, precisa que o ponto que habilita a leitura de PS1 esteja soldado, e em alguns casos mesmo assim, precisam de uma regulagem no leitor pra funcionar.

O OPL não roda jogo de PS1, mas ele lista os jogos na pasta de apps, no hardlevel tem tutorial explicando como fazer. Aqui eu deixo os jogos de PS1 no pendrive e rodo pelo ulaunchelf.
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.746
Reações
13.783
Pontos
803
O PS2 tem retro compatibildade via hardware com o PS1 sim, mas como já te sugeriram, vai de POPS pra poupar o leitor. Até porque o PS2 pra rodar backups de PS1 via cd, precisa que o ponto que habilita a leitura de PS1 esteja soldado, e em alguns casos mesmo assim, precisam de uma regulagem no leitor pra funcionar.

O OPL não roda jogo de PS1, mas ele lista os jogos na pasta de apps, no hardlevel tem tutorial explicando como fazer. Aqui eu deixo os jogos de PS1 no pendrive e rodo pelo ulaunchelf.

minha duvida foi q ficou se esse pops roda nativamente ou eh emulacao? Pois se for emulacao, eu continuo usando o misterfpga mesmo nesse caso.

OBS: nao uso o leitor, so .iso mesmo e bin+cue, caso seja cd pra ps2
 

Bridges

Bam-bam-bam
Mensagens
1.540
Reações
2.634
Pontos
353
Gente, vou aproveitar aqui e pedir uma ajuda num drama recente meu:

Tô tentando instalar o FreeMCBoot em três memory cards meus sem sucesso. Tenho certeza de que são todos originais.

Mas em todas as vezes, recebo a mesma mensagem:
"failed to bind magicgate file to memory card"

Sei que essa falha acontece quando se usa MC paralelos, que não tem suporte ao Magicgate, mas os meus são todos originais, até despi os bichinhos pra conferir:

20240312_232330.jpg(em cima, o MC já com FreeMCBoot; na fileira de baixo, os três que tô tentando usar pra instalar)

Bem, a ideia é instalar em apenas um deles, já testei os três pra ver se era problema no meu MC. Já troquei o instalador também, testei as versões 1.966 e 1.965, nas duas só consigo o mesmo erro. Só não tentei usar outro PS2, justamente porque o meu outro é travado.

Alguém tem alguma luz pro fim do meu túnel?
 

BarbudimGamer

Veterano
Mensagens
223
Reações
538
Pontos
128
Gente, vou aproveitar aqui e pedir uma ajuda num drama recente meu:

Tô tentando instalar o FreeMCBoot em três memory cards meus sem sucesso. Tenho certeza de que são todos originais.

Mas em todas as vezes, recebo a mesma mensagem:
"failed to bind magicgate file to memory card"

Sei que essa falha acontece quando se usa MC paralelos, que não tem suporte ao Magicgate, mas os meus são todos originais, até despi os bichinhos pra conferir:

Visualizar anexo 381674(em cima, o MC já com FreeMCBoot; na fileira de baixo, os três que tô tentando usar pra instalar)

Bem, a ideia é instalar em apenas um deles, já testei os três pra ver se era problema no meu MC. Já troquei o instalador também, testei as versões 1.966 e 1.965, nas duas só consigo o mesmo erro. Só não tentei usar outro PS2, justamente porque o meu outro é travado.

Alguém tem alguma luz pro fim do meu túnel?
Tenta formatar elas com o Memory Card Annihilator v2.0a.
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.746
Reações
13.783
Pontos
803
Gente, vou aproveitar aqui e pedir uma ajuda num drama recente meu:

Tô tentando instalar o FreeMCBoot em três memory cards meus sem sucesso. Tenho certeza de que são todos originais.

Mas em todas as vezes, recebo a mesma mensagem:
"failed to bind magicgate file to memory card"

Sei que essa falha acontece quando se usa MC paralelos, que não tem suporte ao Magicgate, mas os meus são todos originais, até despi os bichinhos pra conferir:

Visualizar anexo 381674(em cima, o MC já com FreeMCBoot; na fileira de baixo, os três que tô tentando usar pra instalar)

Bem, a ideia é instalar em apenas um deles, já testei os três pra ver se era problema no meu MC. Já troquei o instalador também, testei as versões 1.966 e 1.965, nas duas só consigo o mesmo erro. Só não tentei usar outro PS2, justamente porque o meu outro é travado.

Alguém tem alguma luz pro fim do meu túnel?

O que faço no meu é rodar o .elf dele via pen drive e formato o memory card primeiro. Depois rodo novamente e instalo no mc.
 
Topo Fundo