O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Quais as melhores formas de se praticar o calejamento em determinadas partes do corpo?

destroyyerever2

Supra-sumo
Mensagens
780
Reações
1.551
Pontos
173
Quero praticar o calejamento nas mãos,canelas e antebraços,sei que uma das formas de calejar a mão é através da Makiwara,a canela dizem que aplicar golpes com cabo de vassoura não é aconselhável e antebraços eu ouvi falar da técnica Da Saam Sing mas não tenho com quem treinar.Podem me ajudar?

Pra quem não sabe o que é uma Makiwara:
training_equipment.jpg
 

rftailor

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.522
Reações
2.838
Pontos
1.024
Qual o objetivo? Resistência nas partes calejadas?

Enviado de meu ASUS_Z00LD usando Tapatalk
 

samfruc

Bam-bam-bam
Mensagens
1.395
Reações
2.643
Pontos
303
Exatamente,ajuda na hora de uma eventual briga.
Pratico artes marciais desde os quatro anos, então já são 26 anos nisso. E te digo: a única coisa que caleja de verdade é o tempo.
Makiwara é bom para calejar o seiken, mas em excesso, sem que haja o devido descanso, vai deixar tão dolorido que nem vai conseguir socar.
No caso da canela é pior ainda. O osso tem naturalmente uma certa flexibilidade, e o calejamento nada mais é do que microfraturas que, ao se calcificarem novamente, torna o osso mais denso. Mas essa densidade também tira a resiliência do osso, podendo facilitar a ocorrência de fraturas.

O que vc precisa fazer não é se preocupar em deixar o osso mais duro, mas sim se acostumar com a dor de dar os golpes. É por isso que digo que apenas o tempo caleja de verdade.

O que vc pode fazer, e que vale muito mais a pena, é acostumar o corpo a RECEBER os golpes. Afinal não adianta nada vc ter mãos e pernas de ferro e cair com um soquinho mais forte.
 

Illidan

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.871
Reações
20.787
Pontos
1.059
Se você não for praticante nem precisa se preocupar com isso. Porque além do tempo que você precisa se dedicar, isso trás mais malefícios do que benefícios.
Além da parte visual, tem o problema das articulações e tendões se você não souber fazer direito.
Como o user aí em cima falou, foca no máximo de calejamento de músculos como os do abdômen e pernas.
Na ora de uma briga mesmo a adrenalina cuida do resto.

O certo mesmo é nem em brigas se envolver, mas...

Enviado de meu GT-N7100 usando Tapatalk
 


Gato Descabelado

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.977
Reações
19.930
Pontos
1.149
p*nh*ta é infalível. Além de deixar a mão peluda, o que te dá uma camada extra de proteção.
 

LedBoy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
20.389
Reações
11.219
Pontos
749
Sou praticante de Karate estilo uechi-ryu. Ele tem o que vc quer, com as praticas de Sanchi e Kategatai.

Dá uma procurada
 

Lord_Revan

Lenda da internet
Mensagens
65.948
Reações
130.958
Pontos
2.274
Compra uma enxada e sai capinando lote.
.
Vai estar com a mão parecendo um casco de boi.
 

Grand Rapids

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.476
Reações
11.275
Pontos
503
Pratico artes marciais desde os quatro anos, então já são 26 anos nisso. E te digo: a única coisa que caleja de verdade é o tempo.
Makiwara é bom para calejar o seiken, mas em excesso, sem que haja o devido descanso, vai deixar tão dolorido que nem vai conseguir socar.
No caso da canela é pior ainda. O osso tem naturalmente uma certa flexibilidade, e o calejamento nada mais é do que microfraturas que, ao se calcificarem novamente, torna o osso mais denso. Mas essa densidade também tira a resiliência do osso, podendo facilitar a ocorrência de fraturas.

O que vc precisa fazer não é se preocupar em deixar o osso mais duro, mas sim se acostumar com a dor de dar os golpes. É por isso que digo que apenas o tempo caleja de verdade.

O que vc pode fazer, e que vale muito mais a pena, é acostumar o corpo a RECEBER os golpes. Afinal não adianta nada vc ter mãos e pernas de ferro e cair com um soquinho mais forte.


Caramba, vi uma foto sua em outro tópico e te dava no máximo uns 23 anos, tá conservadão, cara!
 

Beren_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.473
Reações
29.117
Pontos
1.053
Pratico artes marciais desde os quatro anos, então já são 26 anos nisso. E te digo: a única coisa que caleja de verdade é o tempo.
Makiwara é bom para calejar o seiken, mas em excesso, sem que haja o devido descanso, vai deixar tão dolorido que nem vai conseguir socar.
No caso da canela é pior ainda. O osso tem naturalmente uma certa flexibilidade, e o calejamento nada mais é do que microfraturas que, ao se calcificarem novamente, torna o osso mais denso. Mas essa densidade também tira a resiliência do osso, podendo facilitar a ocorrência de fraturas.

O que vc precisa fazer não é se preocupar em deixar o osso mais duro, mas sim se acostumar com a dor de dar os golpes. É por isso que digo que apenas o tempo caleja de verdade.

O que vc pode fazer, e que vale muito mais a pena, é acostumar o corpo a RECEBER os golpes. Afinal não adianta nada vc ter mãos e pernas de ferro e cair com um soquinho mais forte.

Quando eu treinava Jiu, uma galera do Krav Maga fazia muito isso.
Povo de fora chegava a se assustar em ver povo dando e tomando porrada repetidamente para poder acostumar e criar resistência.

Agora, se o OP quiser saber sobre calejamento de palma da mão, tem um povo aqui no forum que conhece altas técnicas.
 

samfruc

Bam-bam-bam
Mensagens
1.395
Reações
2.643
Pontos
303
Caramba, vi uma foto sua em outro tópico e te dava no máximo uns 23 anos, tá conservadão, cara!
O segredo é Monange.
coolface.gif
Trinta gloriosos anos aqui man. Indo pra 31 esse ano.

Quando eu treinava Jiu, uma galera do Krav Maga fazia muito isso.
Povo de fora chegava a se assustar em ver povo dando e tomando porrada repetidamente para poder acostumar e criar resistência.

Agora, se o OP quiser saber sobre calejamento de palma da mão, tem um povo aqui no forum que conhece altas técnicas.
Nunca vi um treino de krav maga, mas o calejamento pra aguentar pancadas geralmente assusta quem é de fora.
Mas mesmo esse tipo de técnica tem que ser feita com parcimônia. O objetivo é gradualmente fazer com que se aguente mais, não machucar como alguns videos no youtube de treinadores capengas fazem.
 

yugi moto

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.397
Reações
31.983
Pontos
1.059
Quer calejar a mão? trabalha 1 mês em obras carregando latas de cimento, sua mão fica mais grossa que couro de jacaré
 

LedBoy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
20.389
Reações
11.219
Pontos
749
Quando eu treinava Jiu, uma galera do Krav Maga fazia muito isso.
Povo de fora chegava a se assustar em ver povo dando e tomando porrada repetidamente para poder acostumar e criar resistência.

Agora, se o OP quiser saber sobre calejamento de palma da mão, tem um povo aqui no forum que conhece altas técnicas.

O do uechi ryu tb é assim

Procurem por sanchi,é um exerciciozinho de calejamento, junto com okategatai
 

Beren_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.473
Reações
29.117
Pontos
1.053
O segredo é Monange.
coolface.gif
Trinta gloriosos anos aqui man. Indo pra 31 esse ano.


Nunca vi um treino de krav maga, mas o calejamento pra aguentar pancadas geralmente assusta quem é de fora.
Mas mesmo esse tipo de técnica tem que ser feita com parcimônia. O objetivo é gradualmente fazer com que se aguente mais, não machucar como alguns videos no youtube de treinadores capengas fazem.

Nunca pratiquei Krav Maga. Só para deixar claro, foram 4 anos de judo e uns 8 de Jiu. Sinceramente inclusive, parabens a voce por treinar 26 anos de qualquer arte marcial. Eu apos adulto tive dificuldade de conciliar as coisas, tempo, lesoes, trabalho, faculdade. Muita coisa junta me fez parar. ;(

Eu tinha um amigo que dava aula. E alguns alunos dele conhecidos. Eu via na academia e nas aulas dele quando ia falar com ele. Era tipo 2 quarteirões de casa.

Rolava um pouco tipo esse video abaixo. Mas também rolava coisa meio concentrada em pares ou trios. Simplesmente uma pessoa batia em um ponto especifico varias vezes, tipo lateral do torax, barriga, coxa, canela. locais que geralmente agente sabe que machucam se forem acertados corretamente. Tinha vezes que usavam inclusive objetos como madeira e tijolos. Era bem doido.
O objetivo era o que voce falou, ganhar resistência e "acostumar" com a dor.

 

hickmorais

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.778
Reações
9.485
Pontos
1.219
Pratico artes marciais desde os quatro anos, então já são 26 anos nisso. E te digo: a única coisa que caleja de verdade é o tempo.
Makiwara é bom para calejar o seiken, mas em excesso, sem que haja o devido descanso, vai deixar tão dolorido que nem vai conseguir socar.
No caso da canela é pior ainda. O osso tem naturalmente uma certa flexibilidade, e o calejamento nada mais é do que microfraturas que, ao se calcificarem novamente, torna o osso mais denso. Mas essa densidade também tira a resiliência do osso, podendo facilitar a ocorrência de fraturas.

Senti dor só de ler isso
 

Beren_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.473
Reações
29.117
Pontos
1.053
O do uechi ryu tb é assim

Procurem por sanchi,é um exerciciozinho de calejamento, junto com okategatai

Sim. Vi uns videos pelo que voce falou. É bem isso mesmo.

O Krav Maga se não me engano eh uma defesa pessoal com influencia de diversas artes marcias, então ele usa muita coisa misturada. Não sei se temos algum praticante aqui no forum que pudesse ilustrar melhor quanto a esta em especial.
 

destroyyerever2

Supra-sumo
Mensagens
780
Reações
1.551
Pontos
173
O do uechi ryu tb é assim

Procurem por sanchi,é um exerciciozinho de calejamento, junto com okategatai
Procurei no google e não achei

Sim. Vi uns videos pelo que voce falou. É bem isso mesmo.

O Krav Maga se não me engano eh uma defesa pessoal com influencia de diversas artes marcias, então ele usa muita coisa misturada. Não sei se temos algum praticante aqui no forum que pudesse ilustrar melhor quanto a esta em especial.
Krav Maga eu acho muito interessante,primeiro quero aprender boxe,pelo menos o básico e depois com certeza vou querer aprender o Krav Maga.
 

Jonjon's Kimyo na Boken

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
11.861
Reações
15.018
Pontos
684
Nunca foquei em calejar canelas mas pra mãos garanto que flexão de punho fechado e socar um saco de pancada daqueles pesadões com atadura, ja fiz muito e funciona.
Com o lance do saco de pancada é importante sempre ter firmeza e bom posicionamento pra não ferrar seu pulso, mas isso tú já previne muito colocando a atadura corretamente.
 

LeoshevBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
47.507
Reações
30.863
Pontos
1.464
E por qual motivo?

Primeiro....briga
Segundo...briga
Terceiro....briga

Sem falar que não adianta muito hoje em dia ser o foda na briga. QQ zé ruela puxa um cano e tchau.

Mas né. Se o cara quer brigar....
 

Demétrio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.878
Reações
6.829
Pontos
1.009
Acho que As dicas dadas aqui foram boas. Em todo caso, aconselho treinar os pulsos. Exercícios de pulsos e "pegada" ajudam muito a ter um soco potente.
E acostumar com dor é com treino e tempo. Não tem outo jeito. bater na madeira é legal, mas nada como levar um soco inesperado para ir acostumando.
 

destroyyerever2

Supra-sumo
Mensagens
780
Reações
1.551
Pontos
173
Nunca foquei em calejar canelas mas pra mãos garanto que flexão de punho fechado e socar um saco de pancada daqueles pesadões com atadura, ja fiz muito e funciona.
Com o lance do saco de pancada é importante sempre ter firmeza e bom posicionamento pra não ferrar seu pulso, mas isso tú já previne muito colocando a atadura corretamente.
Saco de pancadas não pretendo comprar agora mas posso começar a fazer essas flexões de punho fechado.Vlw a dica!

Primeiro....briga
Segundo...briga
Terceiro....briga

Sem falar que não adianta muito hoje em dia ser o foda na briga. QQ zé ruela puxa um cano e tchau.

Mas né. Se o cara quer brigar....
Ainda bem que você interpretou bem o meu segundo comentário nesse tópico ''Exatamente,ajuda na hora de uma *eventual briga.''.Em nenhum momento eu disse que quero brigar com alguém como você insinua no seu post.E se você considera o meu tópico troll por que perde tempo comentando 3 vezes nele?

*eventual
adjetivo de dois gêneros
  1. 1.​
    que é fortuito, podendo ou não ocorrer ou realizar-se; casual.
  2. 2.​
    que ocorre algumas vezes, em certas ocasiões; ocasional.
Acho que As dicas dadas aqui foram boas. Em todo caso, aconselho treinar os pulsos. Exercícios de pulsos e "pegada" ajudam muito a ter um soco potente.
E acostumar com dor é com treino e tempo. Não tem outo jeito. bater na madeira é legal, mas nada como levar um soco inesperado para ir acostumando.
Quais exercícios de pulso você me indica?
 
Ultima Edição:

samfruc

Bam-bam-bam
Mensagens
1.395
Reações
2.643
Pontos
303
Saco de pancadas não pretendo comprar agora mas posso começar a fazer essas flexões de punho fechado.Vlw a dica!


Ainda bem que você interpretou bem o meu segundo comentário nesse tópico ''Exatamente,ajuda na hora de uma *eventual briga.''.Em nenhum momento eu disse que quero brigar como você insinua no seu post.E se você considera o meu tópico troll por que perde tempo nele comentando 3 vezes?

*eventual
adjetivo de dois gêneros
  1. 1.​
    que é fortuito, podendo ou não ocorrer ou realizar-se; casual.
  2. 2.​
    que ocorre algumas vezes, em certas ocasiões; ocasional.

Quais exercícios de pulso você me indica?
Se for fazer flexões de punho fechado concentra o peso nas juntas dos dois primeiros dedos, e não no punho todo.
Flexão na ponta dos dedos também ajuda bastante a fortalecer o antebraço.
 

Beren_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.473
Reações
29.117
Pontos
1.053
Primeiro....briga
Segundo...briga
Terceiro....briga

Sem falar que não adianta muito hoje em dia ser o foda na briga. QQ zé ruela puxa um cano e tchau.

Mas né. Se o cara quer brigar....

Bem. Vamos lá. Já que sua visão é tão limitada, tentarei ajudar a esclarece-lo.

Primeiramente, artes marciais são também em sua maioria esportes. Segundo seu preceito, o pessoal do Judo e taekwondo que disputam olimpíadas por exemplo estão ali "apenas para uma eventual briga".

Por que vou precisar aprender a nadar por exemplo se eu vivo em terra firme.
Por que aprender a dirigir? Eu posso pegar um ônibus ou taxi.

Artes marciais fazem bem ao corpo, e muitas a mente. A filosofia envolvida em muitas delas, onde diz-se primeiro "evite o confrontos" e apenas por ultimo "defenda-se se necessário" é muito útil e atesta mais contra a violência do que muitas politicas públicas.
Além disso, artes marcias são uma ótima forma de extravasar o stress do dia a dia, pois voce pode soltar toda sua energia acumulada em um treino sob situações controladas, supervisionado e com pessoas que concordam em fazer isso contigo. É muito melhor do que chegar em casa e bater na esposa, esposo, filhos ou etc.
Durante meus anos no Jiu Jitsu algumas das pessoas com que treinei eram policiais civis e militares, isto já postei em outros tópicos sobre o assunto inclusive neste mesmo forum. Alguns conversando sempre diziam que não paravam de treinar, pois se parassem, não sabiam o que poderiam fazer ao chegar em casa após passar pelo que passam no dia a dia, que não e facil. E ali eles conseguem soltar toda a "raiva" contida sem realmente machucar ninguém e ainda melhoram seu próprio preparo físico, psicológico e capacidade de lidar com situações adversas no âmbito de sua profissão sem precisar recorrer a armas, tasers e etc.
Inclusive, acho interessante adicionar que grandes responsáveis pela violência no país são exatamente pessoas despreparadas, de torcidas organizadas, ladrões e viciados, como exemplo. Treinar uma arte marcial não torna uma pessoa violenta, pelo contrário, e ainda ajuda a afastar de drogas e outros problemas semelhantes como alcoolismo. Inclusive artes marciais entram no treinamento de qualquer força policial do mundo.
Então aqui já rebati aqui seu primeiro "wannabe argument".

Em segundo, Não, não é "qualquer zé ruela" que puxa um cano.
E se for para um "zé ruela" puxar um cano, se você souber ou não artes marciais, qual será a diferença no final?
Talvez sabendo artes marciais caso você não tenha escolha e saiba que vai morrer, se o agressor estiver próximo, você consiga reagir. Se o agressor estiver a uma certa distância, sabendo ou não, já era. Se souber artes marciais e é assaltado a mão armada, provavelmente terá mais calma de não reagir, avaliar a situação e acalmar o agressor, mesmo que você precise perder seus pertences, mantem a vida.
Independente disso, nem você, nem eu, estamos livres de uma confrontação violenta eventual.
A não ser que você seja desses reclusos que só saem de casa através de GTA no video game, você está sim sujeito a que ocorra uma situação onde não será possível fugir do conflito (Eu particularmente já passei pro algumas que não deu para evitar).
E mesmo assim, hoje em dia até casas são invadidas. Não havendo policiais ou outra força do governo que possa "salvar seu rabo", você será apenas mais uma vítima indefesa. E não estará o agressor armado com arma de fogo.
Grande parte dos crimes violentos não ocorre com uso de armas de fogo, como estupros, crimes passionais, furtos e pequenos delitos. É só ter como exemplo o centro do RJ onde ocorrem delitos frequentes sem uso de arma de fogo. Em baladas, volta para casa e outras situações pode ocorrer abordagem onde achem que você é um alvo facil. E o conhecimento de artes marciais ajuda a lidar com esses eventos. Nem que seja para avaliar a situação melhor e fugir.
Bullyng, trotes em faculdades e escolas, brigas, defender seu conjugue. São diversas as situações onde uma confrontação fisica pode ocorrer. Seu corpo é seu e protege-lo antes de tudo é responsabilidade SUA.

Emfim, seu post eh raso, troll, sem argumentos e preconceituoso. Recheado de senso comum, sem lógica, fatos ou analise empírica. Mostrando apenas que você em suas opiniões, alem do já dito preconceito, eh fraco em diversos pontos, mas também de mente ao não ser capaz de argumentar algo fora do "herp derp pega uma arma e mata ele" ou "ele quer briga, olha ele olha ele".

Por ultimo. deixo uma citação conhecida:
"Melhor saber e não precisar, do que precisar e não saber".

Abraços do papai troll.
 

LeoshevBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
47.507
Reações
30.863
Pontos
1.464
Bem. Vamos lá. Já que sua visão é tão limitada, tentarei ajudar a esclarece-lo.

Primeiramente, artes marciais são também em sua maioria esportes. Segundo seu preceito, o pessoal do Judo e taekwondo que disputam olimpíadas por exemplo estão ali "apenas para uma eventual briga".

Por que vou precisar aprender a nadar por exemplo se eu vivo em terra firme.
Por que aprender a dirigir? Eu posso pegar um ônibus ou taxi.

Artes marciais fazem bem ao corpo, e muitas a mente. A filosofia envolvida em muitas delas, onde diz-se primeiro "evite o confrontos" e apenas por ultimo "defenda-se se necessário" é muito útil e atesta mais contra a violência do que muitas politicas públicas.
Além disso, artes marcias são uma ótima forma de extravasar o stress do dia a dia, pois voce pode soltar toda sua energia acumulada em um treino sob situações controladas, supervisionado e com pessoas que concordam em fazer isso contigo. É muito melhor do que chegar em casa e bater na esposa, esposo, filhos ou etc.
Durante meus anos no Jiu Jitsu algumas das pessoas com que treinei eram policiais civis e militares, isto já postei em outros tópicos sobre o assunto inclusive neste mesmo forum. Alguns conversando sempre diziam que não paravam de treinar, pois se parassem, não sabiam o que poderiam fazer ao chegar em casa após passar pelo que passam no dia a dia, que não e facil. E ali eles conseguem soltar toda a "raiva" contida sem realmente machucar ninguém e ainda melhoram seu próprio preparo físico, psicológico e capacidade de lidar com situações adversas no âmbito de sua profissão sem precisar recorrer a armas, tasers e etc.
Inclusive, acho interessante adicionar que grandes responsáveis pela violência no país são exatamente pessoas despreparadas, de torcidas organizadas, ladrões e viciados, como exemplo. Treinar uma arte marcial não torna uma pessoa violenta, pelo contrário, e ainda ajuda a afastar de drogas e outros problemas semelhantes como alcoolismo. Inclusive artes marciais entram no treinamento de qualquer força policial do mundo.
Então aqui já rebati aqui seu primeiro "wannabe argument".

Em segundo, Não, não é "qualquer zé ruela" que puxa um cano.
E se for para um "zé ruela" puxar um cano, se você souber ou não artes marciais, qual será a diferença no final?
Talvez sabendo artes marciais caso você não tenha escolha e saiba que vai morrer, se o agressor estiver próximo, você consiga reagir. Se o agressor estiver a uma certa distância, sabendo ou não, já era. Se souber artes marciais e é assaltado a mão armada, provavelmente terá mais calma de não reagir, avaliar a situação e acalmar o agressor, mesmo que você precise perder seus pertences, mantem a vida.
Independente disso, nem você, nem eu, estamos livres de uma confrontação violenta eventual.
A não ser que você seja desses reclusos que só saem de casa através de GTA no video game, você está sim sujeito a que ocorra uma situação onde não será possível fugir do conflito (Eu particularmente já passei pro algumas que não deu para evitar).
E mesmo assim, hoje em dia até casas são invadidas. Não havendo policiais ou outra força do governo que possa "salvar seu rabo", você será apenas mais uma vítima indefesa. E não estará o agressor armado com arma de fogo.
Grande parte dos crimes violentos não ocorre com uso de armas de fogo, como estupros, crimes passionais, furtos e pequenos delitos. É só ter como exemplo o centro do RJ onde ocorrem delitos frequentes sem uso de arma de fogo. Em baladas, volta para casa e outras situações pode ocorrer abordagem onde achem que você é um alvo facil. E o conhecimento de artes marciais ajuda a lidar com esses eventos. Nem que seja para avaliar a situação melhor e fugir.
Bullyng, trotes em faculdades e escolas, brigas, defender seu conjugue. São diversas as situações onde uma confrontação fisica pode ocorrer. Seu corpo é seu e protege-lo antes de tudo é responsabilidade SUA.

Emfim, seu post eh raso, troll, sem argumentos e preconceituoso. Recheado de senso comum, sem lógica, fatos ou analise empírica. Mostrando apenas que você em suas opiniões, alem do já dito preconceito, eh fraco em diversos pontos, mas também de mente ao não ser capaz de argumentar algo fora do "herp derp pega uma arma e mata ele" ou "ele quer briga, olha ele olha ele".

Por ultimo. deixo uma citação conhecida:
"Melhor saber e não precisar, do que precisar e não saber".

Abraços do papai troll.

Cara, vou me resumir a responder. Se o cara viesse e falasse, quero praticar artes marciais pra praticar um esporte, eu não teria nem postado ironicamente e poderia ter ajudado. Fiz um tempo de Thai.

Simples.

Foi o caso?

Meu troll foi raso porque o motivo do topico foi raso.

Mais simples que isso não tem como.
 
Topo Fundo