O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Quais jogos jogar e como vocês se organizam

AranhaJohnson

Habitué da casa
Mensagens
62
Reações
79
Pontos
88
Ano 2022, vários consoles e opções pra jogar, vários portáteis da china com trocentos emuladores... Como vocês escolhem oque jogar? Nasci em 2004 e a maioria dos consoles retros eu mal consegui jogar e agora tenho a oportunidade mas são tantas coisas pra jogar e tão pouco tempo com trabalho e escola que sobra um tempinho no caminho do bus e uma tarde de fim de semana, fica difícil arriscar um novo aqui e ali e acabar dropando rápido.

A questão é, quais seus critérios na hora de escolher um game? tem uma lista? ou joga o que chamar atenção primeiro e tanto faz?
 

Raptor87

Bam-bam-bam
Mensagens
1.167
Reações
3.750
Pontos
303
Dou prioridades para tipos de jogos que eu mais gosto: RPG (tanto ocidental quanto japonês), action-adventure e FPS/TPS.
Outros gêneros que eu curto como luta e corrida eu jogo mais casualmente sem compromisso pra zerar.

No caso desse ano, eu resolvi maratonar jogos de 1998.
Outra coisa que eu faço é focar em apenas um jogo como um RPG e de vez em quando jogar algo mais simples como um jogo de luta.
Se ficar tentando jogar trocentos jogos de uma só vez a pessoa acaba se frustrando e não finaliza nada.

No momento estou jogando Xenogears e de vez em quando Tekken 3.
 

Retroviews

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.738
Reações
4.347
Pontos
704
Minhas plataformas atuais são o PC e o celular. Pra esse ano o plano é pegar um novo PC e quem sabe um portátil. Geralmente vou me alternando entre um jogo ou dois em cada plataforma.

Para decidir o que pegar eu recorro a listas de recomendações, em especial essa aqui: https://vsrecommendedgames.fandom.com/wiki/V/'s_Recommended_Games_Wiki

O que me chama a atenção eu incluo no backlog do meu perfil no How Long To Beat, e aí por ele eu consigo ter uma noção de quais jogos são mais curtos ou longos, e isso vai me ajudando a me decidir. Como o user acima, as vezes tento alternar coisas mais longas com coisas mais curtas. Tenho muitos jogos já baixados em um segundo HD no meu PC voltado só para isso, muito graças ao Internet Archive.
 
Ultima Edição:

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.622
Reações
33.131
Pontos
1.048
Eu não tenho muito critério em escolher os jogos, sejam novos ou antigos. Por exemplo, eu atualmente estou jogando o GTA IV de PC, comprei uma cópia física usada e fui testar o código no launcher da R* e o jogo ativou por lá.

Porém eu estou jogando pouquíssimo. Passo meus dias numa obra que estou fazendo e quando chego em casa eu quero descansar. Aí no fds eu estou tão moído/estressado e acabo não jogando.

Uma coisa que eu decidi depois de começar o GTA IV é que eu vou dar um tempo em jogos de mundo aberto (exceção se eu conseguir pegar o Far Cry 6) e vou focar em jogos mais lineares e curtos.

Quando eu quero jogar algo sem compromisso minha plataforma preferida é o Atari 2600: os jogos são simples e não possuem objetivos a não ser pontuar.
 

AranhaJohnson

Habitué da casa
Mensagens
62
Reações
79
Pontos
88
Minhas plataformas atuais são o PC e o celular. Pra esse ano o plano é pegar um novo PC e quem sabe um portátil. Geralmente vou me alternando entre um jogo ou dois em cada plataforma.

Para decidir o que pegar eu recorro a listas de recomendações, em especial essa aqui: https://vsrecommendedgames.fandom.com/wiki/V/'s_Recommended_Games_Wiki

O que me chama a atenção eu incluo no backlog do meu perfil no How Long To Beat, e aí por ele eu consigo ter uma noção de quais jogos são mais curtos ou longos, e isso vai me ajudando a me decidir. Como o user acima, as vezes tento alternar coisas mais longas com coisas mais curtas. Tenho muitos jogos já baixados em um segundo HD no meu PC voltado só para isso, muito graças ao Internet Archive.
Valeu pela ajuda cara! exatamente algo assim que eu procurava.
 

leram

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.526
Reações
312
Pontos
809
Eu tenho uma coleção de jogos ( atuais e retrôs), onde só tenho jogos que considero "jogáveis". Daí sempre estou jogando 2 jogos, um que escolho jogar pq estou com vontade msm, e outro sorteado dentre toda minha coleção, e assim vou rodando. Se por acaso durante o jogo, estiver achando chato, ou não quero mais jogar, percebo que esse não passa no conceito de jogável, e repenso se devo mantê-lo na coleção.

Eu fiz dessa forma, pq as vezes ficava com preguiça de montar outros consoles que tenho aqui, e acabava jogando poucos itens da coleção, desse jeito vou sempre rodando...

No seu caso de emuladores, o leque é infinito. Se vc gosta, tem paciência, e quer visitar jogos antigos sugeriria começar pelos clássicos de algum genêro que vc gosta e ir testando, um jogo acaba puxando o outro.

Uma coisa que percebia quando jogava muito em emulador, e acontecia parecido na época do PS1 com bacias de jogos piratas, é que com muitas opções vc acaba não aproveitando direito cada jogo....

Outra coisa que me ajuda a selecionar os jogos pra jogar são canais de youtubes ou podcasts de jogos, quando comentam algo sobre algum jogo antigo específico e acaba me dando vontade de rejogar, pra ver minha percepção sobre o que foi comentado. Um dos últimos jogos que joguei foi Beyond Oasis do Mega, e comecei ele pq vi um cara zerando em live no youtube um tempo atrás.

Edit: ah, outra dica, aqui nessa pasta do fórum tem um tópico de retrojogo da quinzena, que o pessoal seleciona junto um jogo retrô para jogar, analisar, discutir, etc. Pode ser um bom direcionamento tbm.
 


Riveler

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
3.819
Reações
7.745
Pontos
1.264
Boa pergunta.

Eu jogo religiosamente 2 jogos (Pokémon Shuffle e Animal Crossing New Leaf) durante o dia.

Durante a noite eu alterno entre alguma coisa de 3DS ou DS, pois tenho muitos jogos para terminar, e jogos de emulador que jogo num portátil da Anbernic (GP351V).

E para não ficar totalmente perdido, devido à enorme quantidade de jogos disponíveis, uso este tópico para ajudar a manter o foco em uma coisa => https://forum.outerspace.com.br/ind...-pág-51-post-1774-prazos-no-post-1774.572754/
 

Space Ace

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.131
Reações
14.815
Pontos
503
Eu faço uma listinha mental do que me despertou interesse, jogos que parecem que eu vou gostar bastante, e vou jogando conforme minha disponibilidade / disposição.

Se tratando de retrôs, geralmente jogo os games escolhidos por votação no tópico do retrogame da quinzena, ou alguns que marcaram minha infância, que não jogo há muito tempo e tenho vontade de revisitar.
 

keanu_yves

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
746
Reações
979
Pontos
543
Eu faço minha lista por console (os que eu tenho). 01 jogo principal por vez em cada console.

Atualmente: Pokémon Diamond (Switch); DKC Country Tropical Freeze (Wii U); Rayman Origins (Wii); Baten Kaitos (Gamecube); Yakuza (PS2); Xenogears (PS1); FF VI (SNES).

Daí jogo um de cada vez de acordo com a minha vontade, sem ordem. E claro, jogo outras coisas em meio a esses preferenciais acima. Tirei também jogos online que jogo sazonalmente, como Mario Party no Switch, MK8 no Wii U.
 

Askeladd

Bam-bam-bam
Mensagens
4.750
Reações
10.874
Pontos
453
Tipo jogos que gostaria de zerar antes de morrer.
Daí jogo uns 15 minutos de cada e separo no máximo 2 ou 3 para jogar no PS Vita.
Vou jogando uns 15 minutos por dia e dá para Zerar em um mês já que a maioria dos jogos antigos é bem curtinha.
 

Uzumaki.Luffy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.911
Reações
28.720
Pontos
803
ou joga o que chamar atenção primeiro e tanto faz?

É exatamente isso.

Seja pelos gráficos, gênero do jogo, pela temática ou pelo próprio gameplay.Tirando corrida, esportes, simuladores e jogos de filminho interativo, eu gosto de tudo um pouco.
 

AranhaJohnson

Habitué da casa
Mensagens
62
Reações
79
Pontos
88
Uma coisa que percebia quando jogava muito em emulador, e acontecia parecido na época do PS1 com bacias de jogos piratas, é que com muitas opções vc acaba não aproveitando direito cada jogo....
As vezes sinto isso, o fato de ter infinitas opções faz ficar ainda mais fácil pra descartar o jogo e pular pra outro. Na época que eu jogava sem emulação era no máximo 3 jogos pra jogar no console e olhe lá quando ia ser o dia que eu fosse ganhar um novo, isso fazia eu valorizar mais ainda o game, mesmo sendo ruim.
Pessoal que respondeu ao tópico me ajudou bastante, estou separando uma lista pra jogar e isso deixou as coisas mais claras pra mim, agora é só zerar os games!:kcool
 

Grandpa

Mestre Jedi
Mensagens
5.695
Reações
2.846
Pontos
1.334
Jogos novos eu não tenho jogado nenhum, pois parei no PS3. "jogo novo" então pra mim é do PS3. Estou sempre jogando alguma coisa no PS3. Até tenho um PS4, mas fica no quarto do meu filho e é ele que fica direto jogando lá. As vezes jogo alguma coisa com ele.

Quanto aos jogos mais antigos (pré-PS3) eu costumo ficar revezando os consoles e estilo de jogos. Tudo através de emuladores no PC. Por exemplo, um mês pego um jogo de plataforma no Mega Drive, outro mês escolho um RPG do Super Nintendo etc. Esse mês, por exemplo, tenho jogado Garou - Mark of the Wolves (jogo de luta) do Neo Geo.
 

Tauron

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.075
Reações
28.881
Pontos
703
Organização pra jogar é difícil, quanto mais velhos vamos ficando mais o tempo é escasso, filho pequeno, esposa, eventos e compromissos sociais etc...
Tenho um HD externo de 4TB com milhares de jogos e emuladores que vou acumulando lá... tem tanta coisa que já cheguei a triste conclusão que não vou jogar, muito menos terminar nem 30% deles... porra, não faz 6 meses que descobri uma série obscura de Crpgs do DOS da Spiderweb Software, as séries Avernum, Geneforge etc... tudo lindo, turn based, com jogos lançados desde 2001... eu PRECISO jogar isso, mas não tenho tempo...

Diferente do Azazel do saudoso Fallen, time is not on my side... not anymore...
 

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.772
Reações
40.753
Pontos
1.053
Pra jogos mais recentes eu tenho a minha wishlist da Steam, e pra jogos retrô eu tenho uma lista no google docs.
Gosto de focar em apenas um jogo por vez até zerar e geralmente são JRPGs, as vezes intercalando com jogos de plataforma e shmups. Pra escolher qual será o jogo que vou iniciar eu apenas olho as listas e vejo qual deles fisga mais a minha atenção naquele momento.
 

Leira

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.297
Reações
2.503
Pontos
999
Como foi dito em algumas respostas, eu costumo mesclar entre jogos mais longos e complexos, como RPGs, e jogos mais curtos e de jogabilidade rápida (plataforma, beat em up, etc). Jogar dois RPGs ao mesmo tempo é suicídio para mim, com certeza não terminarei nenhum dos dois. Por exemplo, recentemente joguei Monica na Terra dos Monstros (RPG) junto com o Tiny Toon (plataforma). Jogar apenas um jogo até zerar para então partir para próximo pode me entediar, por isso acredito que revezar entre jogos de estilos diferentes seja a melhor opção.

A escolha do jogo depende. Às vezes simplesmente me dá vontade de revisitar um jogo, outras vezes pego por conta de uma indicação. Já para pontuação/ranking no site Retroachievements, faço uma lista em um bloco de notas no meu celular. Coloco jogos que tenho afinidade e que ainda faltam pontuar no site, vou retirando à medida que jogo e insiro outros.
 

LuizFernando27

Bam-bam-bam
Mensagens
712
Reações
947
Pontos
293
Minhas plataformas atuais são o PC e o celular. Pra esse ano o plano é pegar um novo PC e quem sabe um portátil. Geralmente vou me alternando entre um jogo ou dois em cada plataforma.

Para decidir o que pegar eu recorro a listas de recomendações, em especial essa aqui: https://vsrecommendedgames.fandom.com/wiki/V/'s_Recommended_Games_Wiki

O que me chama a atenção eu incluo no backlog do meu perfil no How Long To Beat, e aí por ele eu consigo ter uma noção de quais jogos são mais curtos ou longos, e isso vai me ajudando a me decidir. Como o user acima, as vezes tento alternar coisas mais longas com coisas mais curtas. Tenho muitos jogos já baixados em um segundo HD no meu PC voltado só para isso, muito graças ao Internet Archive.
Po bixo, já tava cheio de jogo aqui, ainda olho esse site e descubro mais coisa...:rox

Boa, gostei da indicação!
 

METALMANIAC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.110
Reações
4.668
Pontos
1.319
Grealmente eu foco num jogo nao muito linear, de longa duração...qdo quero dar um tempo dele, aí recorro sempre a jogos Arcade, pois não enjoam nunca, geralmente dão pra terminar em poucas horas, caso seja muito difícil de terminar, acabo jogando outro, pois são jogos mais descompromissados, e são meu estilo preferido de jogo. O que faz muito tempo que não faço mais é jogar mais de um jogo com história ou demorado ao mesmo tempo. Isso me fez um bem danado.
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.245
Reações
10.771
Pontos
753
Random. Dá vontade, tenho como jogar, pego para jogar normalmente. Alguns lançamentos que me interessam paro tudo para jogar eles, outras vezes aleatoriamente dá vontade de jogar algum, vou lá e jogo. Último totalmente random foi o Momodora III, teve a página da Steam que entrou no ar a pouco do próximo jogo da série, tinha ele já comprado, instalei e joguei no último final de semana. Alguns são mais ou menos planejados, tipo o Terranigma que estava fazia tempos para jogar e comecei ano passado terminando no início agora do ano, queria jogar também o Granstream Saga que é da mesma Quintet, e estou jogando ele aos poucos desde o início do ano.

Normalmente mesclo jogos no PC com portáteis, vou jogando alguns em paralelo aos poucos. Atualmente estou com 3 rpgs, Mary Skelter 2 no PC, The Granstream Saga e Blade Dancer no PSP. De rpgs não jogarei mais nada até fechar especialmente o MS e o Granstream Saga, mas se der vontade de jogar algum platformer, luta ou shmup que são partidas rápidas jogo de boa.
 

AranhaJohnson

Habitué da casa
Mensagens
62
Reações
79
Pontos
88
Grealmente eu foco num jogo nao muito linear, de longa duração...qdo quero dar um tempo dele, aí recorro sempre a jogos Arcade, pois não enjoam nunca, geralmente dão pra terminar em poucas horas, caso seja muito difícil de terminar, acabo jogando outro, pois são jogos mais descompromissados, e são meu estilo preferido de jogo. O que faz muito tempo que não faço mais é jogar mais de um jogo com história ou demorado ao mesmo tempo. Isso me fez um bem danado.
kkkkkkk já cometi esse erro, dropei muito jogo por esse motivo. jogar mais de um jogo com história longa e que necessita de uma atenção maior é difícil
 

Lo Pan

Supra-sumo
Mensagens
434
Reações
1.657
Pontos
158
Tenho dois critérios, colega.
Vontade e Tempo

1) Jogo o que tenho vontade, seja instigada por nostalgia repentina, levando minha jogatina para emulação ou algum título recente que "assanhou minhas lombrigas".
2) Tempo pesa e cobra seu preço ( principalmente quando se tem mais idade e compromissos da vida adulta); entre jogar Skyrim que tanto gosto ou um jogo mais imediatista, dependendo da minha limitação de tempo, vou para um título de abordagem mais rápida...jogar algo grandioso que demandaria semanas, forçando uma tentativa de continuidade após longos interregnos sem encostar num video game quebra minha experiência de jogo.
Dessa forma deixo os títulos mais extensos para férias, feriados ou finais de semana sem compromissos agendados.
 

DanMorishima

Bam-bam-bam
Mensagens
1.674
Reações
2.036
Pontos
353
Aleatoriamente msm
Hoje eu resolvi jogar pokémon e fiquei quase o dia todo
Tem dia que bate a saudade corrida , dai vou lá e jogo

É a melhor maneira de se divertir
Fazer lista é furada
 

Forte Bomba

Ser evoluído
Mensagens
33
Reações
112
Pontos
43
O critério que eu sigo mais rigorosamente é ir jogando as gerações por ordem; por exemplo jogo um do NES, depois um do SNES, depois um do PS1, daí por diante. Portáteis faço a mesma coisa, bom que dá pra jogar tudo (da Nintendo) no 3DS

Já pra escolher os jogos, depende. Bibliotecas que eu não sou muito familiarizado vou no Metacritic ver as melhores notas ou busco alguma lista online dos melhores jogos pro console. Dos consoles que eu já joguei os principais jogos gosto de pegar uma lista na Wikipedia e ver o que foi lançado no mesmo mês que eu for jogar. É meio besta, eu sei, mas tem que ter algum método né?
 
Topo Fundo