O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial Qual a sua opinião sobre coaching e afins?

Acredita nesse serviço?


  • Total voters
    22

Shikamaru Nara

Bam-bam-bam
Mensagens
4.234
Reações
10.798
Pontos
453
O coaching é um dos caminhos para quem busca obter mudanças no trabalho e na vida pessoal
Este artigo busca esclarecer pontos sobre esta profissão que ajuda pessoas em diversas áreas de atuação




O Coaching é um conjunto de técnicas que busca melhorar a performance indivíduos ou grupos em aspectos diversos. Este artigo busca levantar questões que possam somar informações na hora de optar por este tipo de solução estratégica.

bfa6dcfb-c1d4-4ffd-9d96-805587d560f2.png


Foto: Envato Licenciado / DINO

"Coaching é um processo que visa elevar a performance de um indivíduo (grupo ou empresa), aumentando os resultados positivos por meio de metodologias, ferramentas e técnicas cientificamente validadas, aplicadas por um profissional habilitado (o coach), em parceria com o cliente (o coachee)", explicam Villela Da Matta e Flora Victoria.

Esta metodologia se instalou no Brasil em 1999, portanto, uma nova profissão que serve para desenvolver o potencial das pessoas e construir uma capacidade que os leve a mudanças positivas e frequentes e a um acelerado aumento de resultados.
Uma forma de assessoria pessoal e profissional que utiliza procedimentos orientados, cientificamente validados, para que indivíduos, times e empresas alcancem aumento de performance, para resultados superiores e positivos. Por este processo, é possível entender como acontecem os pensamentos, sentimentos e ações. A metodologia parte da premissa que entender esta dinâmica do dia-a-dia é o ponto de partida para elevar a performance de um indivíduo ou empresa, de forma acelerada e saudável.

No mercado existem outras práticas que, constantemente, são comparadas com o processo de coaching, porém cada uma atua com propósitos diferentes. Existem os treinamentos de performance, por exemplo, que também utilizam técnica e metodologia próprias.
Coaching não é terapia, ambos visam ao desenvolvimento humano, inclusive, muitos psicólogos e terapeutas buscam a formação em coaching para ampliar seu repertório de ferramentas e de abordagens.
As diferenças começam pela aplicação, a psicoterapia só pode ser exercida por profissionais formados por faculdades de psicologia, porém um dos aspectos em que mais diferem é como cada processo ocorre. Enquanto a psicoterapia considera toda a complexidade da vida do indivíduo e se propõe a tratar e a curar por meio de práticas psicológicas, o coaching é totalmente orientado à ação, à aplicação imediata, com foco no aumento de performance na vida e na carreira por meio das ferramentas de coaching.
O coaching não é aconselhamento, mentoria ou consultoria, pois o coach não é orientado a dar recomendações ou conselhos e apontar soluções. Um mentor ou consultor atua em uma relação semelhante à de mestre e discípulo e se vale de sua experiência e/ou de um conjunto de práticas diversas, incluindo orientar, ajudar, informar, amparar, aconselhar, treinar e tratar.
O profissional desenvolve um processo embasado em metodologias e técnicas específicas e validadas, que leva o cliente a encontrar e a implementar suas próprias soluções. O coaching não é autoajuda, pois este conceito não constitui um corpo consolidado e cientificamente validado de conhecimento e prática.
A comparação ou confusão acontece por conta de, no coaching, serem utilizados com frequência alguns conceitos, como satisfação, felicidade, realização, qualidade de vida e sucesso e esse vocabulário é amplamente utilizado pela literatura de autoajuda.
O que ocorre é que na autoajuda, os autores desenvolvem suas próprias fórmulas por meio das quais os indivíduos poderão atingir determinados fins, como enriquecer, ter sucesso, ser mais feliz etc., por outro lado, o coaching é embasado em método consolidado e cientificamente validado de conhecimento e prática.
O coaching não utiliza fórmulas, apenas metodologias, técnicas e conceitos testados e comprovados por meio de pesquisas. Possui um corpo de conhecimento multidisciplinar que reúne conceitos de ciências do comportamento, filosofia, desenvolvimento e aprendizado de adultos, teoria dos sistemas, bem como ciências organizacionais e liderança. Incorpora também em suas técnicas e ferramentas alguns conceitos da psicologia cognitiva, comportamental, social, humanista, entre outras, que se alinham com seus objetivos e sua filosofia.

A metodologia vem sendo estudada por organizações e cientistas desde 1930 e tomou a forma que se conhece hoje através de Timothy Gallwey, especificamente pelo best-seller The Inner Game, isto levou milhares de pessoas que experimentaram estes benefícios, em especial nos últimos 20 anos - período em que está presente no Brasil -, e então buscassem seguir carreira e se profissionalizar como coach.
Estes serviços vêm sendo adquiridos por empresários, colaboradores de uma empresa ou mesmo por indivíduos que buscam melhorar aspectos diversos da vida. Os departamentos de RH também são contumazes contratantes do serviço.
O coach não promete resultados milagrosos, o papel deste profissional é desafiar o cliente a descobrir e a utilizar ao máximo o seu potencial - e, ao fazer isso, os resultados esperados poderão ser alcançados ou mesmo superados.
Consultada, Érica Borgonovi, master coach de executivos e empresas e franqueada SBCoaching, cmpleta a análise.
Segundo Érica, "na entrega da solução, deve haver parceria entre o profissional e o cliente, com foco e trabalho contínuo do coach no aperfeiçoamento de habilidades, melhorias no bem-estar e na saúde, crescimento, tanto profissional como pessoal, e aprimoramento em direção a uma vida mais satisfatória e feliz, ou seja, em direção aos objetivos definidos."
Érica conclui que "o coaching serve, simplesmente, para qualquer pessoa que queria aumentar seus resultados. Tanto quantitativos quanto qualitativos em aumento de performance, melhoria contínua, uso de valores, metas e busca de soluções eficazes e transformadoras, gestão e gerenciamento de pessoas etc."
No mundo corporativo os resultados são ainda maiores, milhares de empresas no Brasil têm utilizado deste recurso, pois muitos profissionais podem possuir o conhecimento necessário para conquistar sucesso profissional na área em que atuam, mas não possuir a atitude necessária para transformar esse conhecimento em produtividade. O coach entra justamente nesta parceria, para que o profissional "faça o que deve ser feito, da maneira mais assertiva possível".
225895


_

Alguém já teve experiência de utilizar desse tipo de serviço?
Hoje em dia tem aparecido muito para quem estuda para concursos, vestibulares e afins como sabemos. Qual a sua opinião? É tendência para o futuro? É profissão de fato? Pode substituir psicólogo? hue

Dissertem
 

puchu

Bam-bam-bam
Mensagens
973
Reações
2.009
Pontos
333
Galera vai entrar e vai xingar sem nem ao menos ter tido a experiência. Mas estamos falando de uma galera cheia de problemas.

Existem os coachs de m**** e existe o coaching levado a sério. Eu mesma já fiz o processo e me ajudou tive bons resultado e um nível de autoconhecimento que me ajuda até hoje.

O coaching não é terapia, não é psicologia embora ele seja terapêutico muitas vezes.

O choro é livre. Bjs
 

vr-struper

Bam-bam-bam
Mensagens
3.271
Reações
9.012
Pontos
303
Todos os dia, geralmente pela manhã, se levantam da cama um malandro e alguns otários, alguns preferem dar a isso o nome de coaching.

É algo tão válido quanto aqueles emails que eu recebo sobre como ganhar nas loterias: se o cara tem a fórmula, por que não a usa para jogar e fazer milhões por dia?

Pois é... Aí você olha esses coachs dizendo como se dar bem em áreas onde não são referência alguma, mesma coisa.
 


konig

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.294
Reações
4.847
Pontos
804
Funciona muito bem de acordo com a sua origem, como um tutor para fins específicos, como negócios e esportes. Quando entra na questão da saúde mental, através de qualquer discurso, só produz malefícios.
 

Kroma

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.993
Reações
5.410
Pontos
989
Do Coaching não penso nada. É só mais um esperto falador.

Agora o nível de insegurança de uma pessoa q paga pra isso é triste.
Qualquer um q gritar um pouco na cara deles já é voz da razão.
 

Stuttz1

Bam-bam-bam
Mensagens
2.633
Reações
3.287
Pontos
453
Galera vai entrar e vai xingar sem nem ao menos ter tido a experiência. Mas estamos falando de uma galera cheia de problemas.

Existem os coachs de m**** e existe o coaching levado a sério. Eu mesma já fiz o processo e me ajudou tive bons resultado e um nível de autoconhecimento que me ajuda até hoje.

O coaching não é terapia, não é psicologia embora ele seja terapêutico muitas vezes.

O choro é livre. Bjs
se vc acha que é válido pagar alguem pra te ensinar a dizer "sim, eu consigo", "sim, sim, sim, sim". Tudo bem, a grana é sua.
 

Hitmanbadass

You can't handle the truth!
VIP
Mensagens
23.924
Reações
52.307
Pontos
1.564
Nunca usei mas sei de casos e casos. É uma área que pegou uma put* má fama por diversas razões.

Se alguém ver o que esses caras fazem com atletas para que os mesmos se mantenham focados e lutando para se manter no topo, entenderia o potencial que eles tem para assuntos relacionados a performance.

Porra, nós somos altamente influenciáveis, as vezes estamos no limite do cansaço e entra uma música do Rocky Balboa no fone e corremos mais 10 min... um filme as vezes levanta os ânimos... acho justo supor que alguém com um discurso estruturado e focado em vc pode tirar algo que vc sozinho demoraria mto (ou nem conseguiria) encontrar.
 

Cloud Loirin

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.109
Reações
19.655
Pontos
1.124
E normalmente o tipo de curso e consultoria que a pessoa compra somente para ter um vies de confirmação mesmo.

O cara sabe o que ta errado na merd4 da vida dele, e quer para um malando pra dizer o obvio pra ele.

E aquele ditado, todo dia sai um Malandro e um Otario de casa, e quando eles se encontram eles fazem negocio... pura e simplesmente isso.
 

The Thin Red Line

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.376
Reações
10.301
Pontos
703
Coach que aluga um espaço para se reunir com centenas, talvez milhares de otários das mais diversas áreas, são todos, sem nenhuma exceção, CHARLATÕES.

Agora, existe o coach que é contratado por empresas para uma área especifica, para ensinar um grupo pequeno de pessoas e acaba sendo uma reunião focada num assunto previamente combinado. Esse tipo é um profissional como qualquer outro, tem os bons e ruins.
 

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.483
Reações
21.016
Pontos
1.044
Querem saber a minha opinião ?
O ser humano evoluiu na malandragem ao ponto de cair no próprio pecado de sua própria criatura.

O que seriam COACHs numa definição prática ?
Mentores que conduziriam pessoas a obter resultados desejados no segmento que atua.

Um tutorial de photoshop ou um walktrough de um jogo não deixa de exercer um papel de coach.

O problema foi quando nós passamos a dar valor a esse perfil atual que são quase como xamãs ou oráculos. Vide Pablo.

Fernando Liberal é um ponto fora da curva.
É tipo aquele hipnólogo colombiano que ia no PROGRAMA LIVRE e fazia as pessoas comerem cebola.
 

DingDong

Bam-bam-bam
Mensagens
1.372
Reações
2.446
Pontos
303
Contratei uma empresa que servia de coaching e realocação profissional depois que fui demitido.

Prometiam um novo emprego em menos de 2 meses.

Em 9 meses de contrato não conseguiram uma entrevista sequer, eu consegui várias sozinho.
 

¬¬*

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.604
Reações
26.646
Pontos
803
Só sendo muito otário pra dar dinheiro pro um filho da put@ dizer um monte de groselha de livro de auto-ajuda.
 
Topo Fundo