O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Qual equipamento vcs estão usando para emular jogos atualmente?

TheCollector

Bam-bam-bam
Mensagens
4.772
Reações
13.082
Pontos
453
Antes de comprar meu atual PC, tinha o PC antigo (lógico né) mas utilizava também um mini ITX no qual tudo era miniaturizado pela sua praticidade, porém era muito poderoso para a época, era tão pequeno que parecia um console (hoje existem retro-portáteis a rodo que faz isso, mas na época não e além do mais esse era poderoso como um PC normal), essas fotos são de 2010:

DSC00081.JPGDSC00082.JPGDSC00079.JPGDSC00084.JPGDSC00085.JPGDSC00086.JPGDSC00089.JPGDSC00095.JPGDSC00110.JPGDSC00096.JPG
 
Ultima Edição:

mshonorato

Bam-bam-bam
Mensagens
1.741
Reações
6.828
Pontos
353
Antes de comprar meu atual PC, tinha o PC antigo (lógico né) mas utilizava também um mini ITX no qual tudo era miniaturizado pela sua praticidade, porém era muito poderoso para a época, era tão pequeno que parecia um console (hoje existem retro-portáteis a rodo que faz isso, mas na época não e além do mais esse era poderoso como um PC normal), essas fotos são de 2010:

Visualizar anexo 356435Visualizar anexo 356437Visualizar anexo 356438Visualizar anexo 356439Visualizar anexo 356440Visualizar anexo 356441Visualizar anexo 356442Visualizar anexo 356444Visualizar anexo 356445Visualizar anexo 356446

To pensando em pegar um desses mini pc Optiplex da Dell no lugar do raspberry.
Raspberry Pi 5 tá custando milzão.
Um mini pc da Dell Core i5 de 8ª, 9ª geração tem alguns por 1.2k na olx.

1699548263359.png
 


mshonorato

Bam-bam-bam
Mensagens
1.741
Reações
6.828
Pontos
353
Dá uma olhada na Orange pi
Hoje se fosse pegar um desses mini, pegaria uma Orange pi no lugar do raspberry pi
Pensei nisso, mas depois de avaliar bem, nenhuma placa dessas tem mais suporte e conteúdo do que o raspberry.
Até hoje, quando lançam uma nova versão de recalbox, batocera, etc., tem versão até para o raspberry 1, para os outros fabricantes não, a pessoa tem que ficar caçando versões anteriores...
 

mshonorato

Bam-bam-bam
Mensagens
1.741
Reações
6.828
Pontos
353
Para jogos de cartucho ou CD até o PS1, eu uso o portátil anbernuc 351V.
Para jogos de N64, Saturn, DC, PSP, PS2, GC, WII DS e 3DS, eu uso o Retroid Pocket 3+.

O que não funcionar nesses 2 aparelhos, eu jogo no PC se a vontade for muita, como é o caso dessas fases "novas" de Tomb Raider (Saturn).
Fala ae, blz?
Cara tem algum segredo para emular Saturn?
Queria jogar o TR1, mas o Saturn nem aparece no EmuELEC.
Coloquei a ROM na pasta de saturn e coloquei todas as bios de saturn na pasta BIOS e nada de funfar.
Outras plataformas funcionam tudo.
 

Riveler

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
3.823
Reações
7.755
Pontos
1.264
Fala ae, blz?
Cara tem algum segredo para emular Saturn?
Queria jogar o TR1, mas o Saturn nem aparece no EmuELEC.
Coloquei a ROM na pasta de saturn e coloquei todas as bios de saturn na pasta BIOS e nada de funfar.
Outras plataformas funcionam tudo.

Eu uso o RP3+ para jogar Saturn. Não testei o TR porque já joguei demais e nem me preocupei em baixar uma ROM.

Mas o emulador Yabasanshiro funciona muito bem nele. Só o jogo Super Tempo não rodou. Embora eu tenha testado poucos jogos.

Mas se estiver falando do RV 351V, desista. Ele não lê jogos de Saturn com eficiência. Até já apaguei todos que tinham no micro SD card do RV 351V.
 

mshonorato

Bam-bam-bam
Mensagens
1.741
Reações
6.828
Pontos
353
Eu uso o RP3+ para jogar Saturn. Não testei o TR porque já joguei demais e nem me preocupei em baixar uma ROM.

Mas o emulador Yabasanshiro funciona muito bem nele. Só o jogo Super Tempo não rodou. Embora eu tenha testado poucos jogos.

Mas se estiver falando do RV 351V, desista. Ele não lê jogos de Saturn com eficiência. Até já apaguei todos que tinham no micro SD card do RV 351V.
Não colega, o emulador do Saturn nem aparece no emuelec.
Eu coloquei 4 jogos de Saturn na pasta de ROMs, não foi só Tomb Raider.
Inseri as BIOS de todas as regiões.
Sacou?
Quando eu ligo o EmuELEC, deveria aparecer o Saturn, correto?
Fiz um teste com Dreamcast também, coloquei as roms na pasta e funcionou de boa, meu problema está sendo o saturn.
Vou tentar outro formato de ROM, usei chd deveria ter funcionado.
 

Riveler

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
3.823
Reações
7.755
Pontos
1.264
Não colega, o emulador do Saturn nem aparece no emuelec.
Eu coloquei 4 jogos de Saturn na pasta de ROMs, não foi só Tomb Raider.
Inseri as BIOS de todas as regiões.
Sacou?
Quando eu ligo o EmuELEC, deveria aparecer o Saturn, correto?
Fiz um teste com Dreamcast também, coloquei as roms na pasta e funcionou de boa, meu problema está sendo o saturn.
Vou tentar outro formato de ROM, usei chd deveria ter funcionado.

Desculpe-me! Lembrei agora o que é emuelec. Coisa de cabeça de velho, não leve a mal.

Eu preferi usar o Arkos no RG 351V em vez desse Emuelec. Nada sei sobre esse sistema e não poderei lhe ajudar.

Com o Arkos, os jogos de Saturn aparecem numa boa. Só não funcionam direito, na maioria.
 

A Voz do Polvo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.613
Reações
17.916
Pontos
749
Estou usando meu PC normal mesmo com RetroArch ou RALibretro + Retroachievements.

Meto um cabo HDMI na TV e é só alegria.

Controles eu uso da 8bitdo, de excelente qualidade. Tenho um padrão estilo Playstation, um estilo Neo Geo, e estou pensando em comprar um 6 botões estilo Sega Saturn/Mega Drive. Talvez no final do ano quando eu receber meu décimo terceiro e férias.
 

mshonorato

Bam-bam-bam
Mensagens
1.741
Reações
6.828
Pontos
353
Estou usando meu PC normal mesmo com RetroArch ou RALibretro + Retroachievements.

Meto um cabo HDMI na TV e é só alegria.

Controles eu uso da 8bitdo, de excelente qualidade. Tenho um padrão estilo Playstation, um estilo Neo Geo, e estou pensando em comprar um 6 botões estilo Sega Saturn/Mega Drive. Talvez no final do ano quando eu receber meu décimo terceiro e férias.
Acho que é a melhor opção mesmo, as vezes aparece esses mini pc com processador core i3 por pouco mais de 500,00, que é o preço de um raspberry, orange pi, banana pi, etc.
 

Scorpion

Lenda da internet
Mensagens
13.526
Reações
12.746
Pontos
1.634
Estou usando meu PC normal mesmo com RetroArch ou RALibretro + Retroachievements.

Meto um cabo HDMI na TV e é só alegria.

Controles eu uso da 8bitdo, de excelente qualidade. Tenho um padrão estilo Playstation, um estilo Neo Geo, e estou pensando em comprar um 6 botões estilo Sega Saturn/Mega Drive. Talvez no final do ano quando eu receber meu décimo terceiro e férias.
site da tectoy tem ele. e a um preço bacana
 

mshonorato

Bam-bam-bam
Mensagens
1.741
Reações
6.828
Pontos
353
Fala pessoal,
Acabei comprando um mini pc Lenovo M70q com processador Core i5 de 10ª Geração e um teclado sem fio da Logitech K400 Plus, assim deixo ele ligado direto na TV, e além de usar para emular posso usar para outras tarefas tb.
Queria um Raspberry 4 ou 5, mas estão enfiando a faca nessas plaquinhas, acho que não tá valendo a pena.
Valeu a todos que responderam.
Abs!
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.189
Reações
58.305
Pontos
2.009
1704376446362.png

Powkiddy X55, tá me atendendo muito acima do que eu imaginava que atenderia.
De PS1 pra trás e portáteis até o DS roda perfeito, agoniza um pouco pra rodar N64 (dependendo o jogo) e até DC roda liso, porém com baixíssima resolução.

Eu tinha uma TV Box que atendia bem mas muito desengonçada, me achei muito no portátil pois pra mim é o "console de cabeceira" perfeito pra dar aquela jogada rápida.
 

Yon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.298
Reações
1.589
Pontos
614
Fala pessoal,
Acabei comprando um mini pc Lenovo M70q com processador Core i5 de 10ª Geração e um teclado sem fio da Logitech K400 Plus, assim deixo ele ligado direto na TV, e além de usar para emular posso usar para outras tarefas tb.
Queria um Raspberry 4 ou 5, mas estão enfiando a faca nessas plaquinhas, acho que não tá valendo a pena.
Valeu a todos que responderam.
Abs!
Ele chega a emular jogo de Switch? Os mais simples pelo menos?
 

mshonorato

Bam-bam-bam
Mensagens
1.741
Reações
6.828
Pontos
353
Ele chega a emular jogo de Switch? Os mais simples pelo menos?
Na verdade eu nem mexi direito ainda.
Estou pensando com vou usar esse pc ainda.
Nesse momento está com um Trial boot, Windows, Linux e Batocera, mas acho que vou refazer tudo e deixar só o Windows e Linux.
O problema é que não gostei muito do Retroarch, não achei nada prático, estou usando ele no Win.
Para Super Nintendo eu instalei o snes9x e achei bem melhor do que pelo retroarch...
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.264
Reações
10.822
Pontos
753
Na verdade eu nem mexi direito ainda.
Estou pensando com vou usar esse pc ainda.
Nesse momento está com um Trial boot, Windows, Linux e Batocera, mas acho que vou refazer tudo e deixar só o Windows e Linux.
O problema é que não gostei muito do Retroarch, não achei nada prático, estou usando ele no Win.
Para Super Nintendo eu instalei o snes9x e achei bem melhor do que pelo retroarch...
É costume, organiza por pastinhas os jogos e ignora o organizador que vem nele.
O que faço aqui é simplesmente configurar o shader, salvo por core, depois disto é só dar play em qualquer jogo. Além disto tem o Retroachievements caso se interesse. Depois que descobri o RA, deixei o que dá all-in-one nele (mesmo no celular, tenho usado para retrô ele para a maioria dos consoles). Depois que se familiariza com ele não tem volta hehe.
 

mshonorato

Bam-bam-bam
Mensagens
1.741
Reações
6.828
Pontos
353
É costume, organiza por pastinhas os jogos e ignora o organizador que vem nele.
O que faço aqui é simplesmente configurar o shader, salvo por core, depois disto é só dar play em qualquer jogo. Além disto tem o Retroachievements caso se interesse. Depois que descobri o RA, deixei o que dá all-in-one nele (mesmo no celular, tenho usado para retrô ele para a maioria dos consoles). Depois que se familiariza com ele não tem volta hehe.
Colega, me explica melhor por favor?
Sou acostumado com Recalbox, batocera, etc.
Meus jogos já são organizados em pastas.
Exemplo: Games -> Roms -> Super Nintendo, Mega Drive, N64, etc...
Mas me incomoda por exemplo ter que ficar mandando o retroarch analisar/escanear as pastas para poder aparecer tal emulador com os jogos.

Como assim ignorar o organizador que vem nele?
Vou pesquisar aqui o que é Retroachievements.
 
Ultima Edição:

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.264
Reações
10.822
Pontos
753
Mas me incomoda por exemplo ter que ficar mandando o retroarch analisar as pastas para poder aparecer tal emulador com os jogos.

Como assim ignorar o organizador que vem nele?
Isto, eu ignoro este categorizador dele, não uso, apenas navego pelas pastas. Outro passo é setar o diretório default dos jogos, (procura em configurações e diretórios). Daí tu só vai em Load Content -> diretório default e ali vai escolher se quer jogar algo de Snes ou PS1 por exemplo, navegando pelas pastas dos jogos.

O Retroarch em si é um front-end, os emuladores de fato são os "cores" que tu instala nele. Então é basicamente estes passos para jogar:
1 - seta o diretório default
2 - instala os cores (pelo próprio retroarch (Load cores -> download cores)
3 - seta as bios para consoles no diretório system do RA que são necessários (tem packs de bios prontos, só olhar no archive.org)
4 - Load content, seleciona jogo, seleciona core e jogar. Pode adicionar aos favoritos para facilitar, aí nem vai perguntar core para jogar. Outra alternativa é olhar no histórico.
5 - Opcional, com o jogo aberto aperta F1 para abrir o quick menu, e seta shader CRT ou outro tipo.

O Retroachievements tu se cadastra no site do Retroachievements e configura o teu login no RA, tem além de troféus vários jogos com recordes online (pontuação em shmups, tempo em jogos de corrida por exemplo).
Ex.: https://retroachievements.org/leaderboardinfo.php?i=2380 (estou em #245 hehe)
 

mshonorato

Bam-bam-bam
Mensagens
1.741
Reações
6.828
Pontos
353
Isto, eu ignoro este categorizador dele, não uso, apenas navego pelas pastas. Outro passo é setar o diretório default dos jogos, (procura em configurações e diretórios). Daí tu só vai em Load Content -> diretório default e ali vai escolher se quer jogar algo de Snes ou PS1 por exemplo, navegando pelas pastas dos jogos.
Pô cara, me salvou, tú és o cara.
Bem mais fácil assim.
Fiz um teste com apenas 1 jogo, DK1 do SNES, pois não estou em casa.
Veja aí se é isso que vc tá falando.

1704463049277.png 1704463099027.png

1704463145382.png 1704463191841.png

1704463241537.png
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.264
Reações
10.822
Pontos
753
Pô cara, me salvou, tú és o cara.
Bem mais fácil assim.
Fiz um teste com apenas 1 jogo, DK1 do SNES, pois não estou em casa.
Veja aí se é isso que vc tá falando.

Visualizar anexo 367952 Visualizar anexo 367953

Visualizar anexo 367954 Visualizar anexo 367955

Visualizar anexo 367956
Isso mesmo. Aí é só organizar por diretórios. O meu aqui:
rQLaBUC.jpg
 

Max payne fox

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.108
Reações
3.280
Pontos
959
PC mesmo, acaba sendo a opção com melhor fidelidade e mais poder de fogo pra rodar tudo. Sem falar na facilidade de ligar em qualquer lugar e qualquer controle.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.890
Reações
51.014
Pontos
1.003
É costume, organiza por pastinhas os jogos e ignora o organizador que vem nele.
O que faço aqui é simplesmente configurar o shader, salvo por core, depois disto é só dar play em qualquer jogo. Além disto tem o Retroachievements caso se interesse. Depois que descobri o RA, deixei o que dá all-in-one nele (mesmo no celular, tenho usado para retrô ele para a maioria dos consoles). Depois que se familiariza com ele não tem volta hehe.
Sim, o scanner do Retroarch até hoje é por checksum ou seila, não sei pq isso. Não escaneia hack, tradução, formatos compactados tipo chd ou pbp, pra colocar arcade também é um parto
Não sei pq até hoje não melhoraram isso
 
Topo Fundo