O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Qual o óleo ideal para eu comprar e por no carro?

anonimointernet

Habitué da casa
Mensagens
12
Reações
2
Pontos
63
Quero saber por favor qual óleo é o ideal de eu por no Fiat Uno Economy 2014


Consigo facilmente comprar e por em casa?
Nos postos de gasolina que fui disseram que o óleo está bem baixo,
no primeiro disseram para eu por logo e andar só mais 1 litro de gasolina e por 1 litro de óleo,
no segundo que confio mais só disseram que tava baixo e que talvez andando só na cidade não ia dar problema mas não podiam garantir


Quanto devo por de óleo? 1 litro ou mais?


No caso para comprar o ideal é em auto peças ou outro lugar? em posto de gasolina não é bom comprar neh?
Vou por em casa, pois moro longe do centro da cidade e posso pedir para algum parente que venha sempre em casa comprar para mim


Obrigado
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.714
Reações
34.891
Pontos
903
O seu é o quadradão ou o novo? Se for o com motorização FIRE, o recomendável e indicado pela fábrica é o Selenia Sintético API-SL 5w30 ou 15w40. E sim, você consegue trocar em casa, mas creio que você seja leigo e possa fazer errado, é melhor você levar num mecânico, não é caro uma troca está na faixa de uns 100 reais. De óleo você bota o indicado pelo manual do carro, o motor FIRE 1.0 8V comporta 2.7 litros. Óleo você acha desde qualquer auto peça de esquina até na internet, só conferir se está lacrado. Como seu óleo está baixo e você deixou ao ponto de ser avisado por uma outra pessoa, recomendo que você faça logo a troca do óleo junto do filtro, talvez até uma limpeza do pescador, cárter e etc. Cheque toda semana o nível do óleo pela vareta, você deixar o reservatório secar e o motor vir a funcionar sem óleo é a receita ideal pra dar PT no seu motor, tome cuidado. Recomendo também você fazer uma manutenção geral do carro, como filtros, correias, cabo, vela, bobina, suspensão, freios e etc.
E mais um adendo: palavra de frentista quase sempre vale nada, no mínimo estavam tentando te empurrar um óleo pra você comprar. Cheque em casa o nível e se realmente estiver baixo, leve num mecânico.
 

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.280
Reações
50.460
Pontos
1.539
Amigo dá pra vc procurar isso no google, ver no manual do carro e em ultimo caso ligar em uma concessionaria fiat, da inclusive pra vc fazer a troca na concessionaria, troca de oleo não é tão caro em concessionaria.

Se vc tiver as ferramentas corretas é bem tranquilo fazer em casa.
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.582
Reações
13.100
Pontos
1.189
O cara não sabe nem verificar o nível do óleo, e vai ser meter a trocar? Vá a um bom posto e resolva isso, troque óleo e filtro. Se não sabe quando foi trocado, troque o filtro de combustível também. E veja como está o filtro de ar. Se estiver ruim, troque.
 

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.280
Reações
50.460
Pontos
1.539
O cara não sabe nem verificar o nível do óleo, e vai ser meter a trocar? Vá a um bom posto e resolva isso, troque óleo e filtro. Se não sabe quando foi trocado, troque o filtro de combustível também. E veja como está o filtro de ar. Se estiver ruim, troque.

Eu diria pra trocar em um mecanico de preferencia, no minimo esses auto center, pq frentista trocando oleo é foda, os caras vão querer meter ali o que mais der lucro né
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.582
Reações
13.100
Pontos
1.189
Eu diria pra trocar em um mecanico de preferencia, no minimo esses auto center, pq frentista trocando oleo é foda, os caras vão querer meter ali o que mais der lucro né

Ah, bicho, troca de óleo... qualquer um com um mínimo de treinamento faz. Os bons postos normalmente têm um funcionário para isso. E trocar óleo de Fiat Uno é muito tranquilo. Mas tem razão. Eu mesmo só troco em posto em caso de emergência. Se ele puder, que vá em uma loja especializada, então. Aqui no DF gosto da Só Óleo, no SOF Sul.
 


lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.335
Reações
16.567
Pontos
1.439
o melhor oleo é o que diz no manual do seu carro. a quantidade é a que diz lá tambem.

não recomendo trocar em casa se não tiver o ferramental necessario, pois vai fazer uma lambança na sua calçada e depois ainda ficar com um monte de oleo velho sem ter onde descartar
 

Mek

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
962
Reações
2.639
Pontos
684
Ah, bicho, troca de óleo... qualquer um com um mínimo de treinamento faz. Os bons postos normalmente têm um funcionário para isso. E trocar óleo de Fiat Uno é muito tranquilo. Mas tem razão. Eu mesmo só troco em posto em caso de emergência. Se ele puder, que vá em uma loja especializada, então. Aqui no DF gosto da Só Óleo, no SOF Sul.

Infelizmente está comum o "golpe do óleo". Frentista oferece pra ver a porra toda, mede errado na má fé, e vem apavorando dizendo que está baixo. Já vai te empurrando o litro com o preço abusivo, se bobear até fluído de radiador.

OP, meça CORRETAMENTE o nível pra ter certeza que está precisando completar. Caso realmente esteja baixo, leva em uma oficina basicona pra fazer o serviço da maneira correta. Pelo menos aqui na minha quebrada é entre 100 e 200 conto. No posto não vai fugir muito disso.
 

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.280
Reações
50.460
Pontos
1.539
Ah, bicho, troca de óleo... qualquer um com um mínimo de treinamento faz. Os bons postos normalmente têm um funcionário para isso. E trocar óleo de Fiat Uno é muito tranquilo. Mas tem razão. Eu mesmo só troco em posto em caso de emergência. Se ele puder, que vá em uma loja especializada, então. Aqui no DF gosto da Só Óleo, no SOF Sul.

Meu amigo era cabaço pra carro e tinha um linea na epoca, foi no posto trocar o oleo, obvio que os caras empurraram o mais caro, mas não era aquele oleo o do linea, resultado começou a vazar oleo e com pouca km acendeu a luz do oleo do cara.

Então, a não ser que vc saiba exatamente o oleo que precisa e tudo mais, por exemplo eu sei que nos meus carros vão o oleo 10w40 semi que atende a norma RN 0700, sei quais são os que atendem essa norma, em uma emergencia obvio que colocaria um 10w40 semi que não fosse dessa norma, mas sei qual eu preciso, o cara ai do post acho que se duvidar coloca o oleo no reservatorio de agua do parabrisas e acha que ta ok.
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.582
Reações
13.100
Pontos
1.189
Meu amigo era cabaço pra carro e tinha um linea na epoca, foi no posto trocar o oleo, obvio que os caras empurraram o mais caro, mas não era aquele oleo o do linea, resultado começou a vazar oleo e com pouca km acendeu a luz do oleo do cara.

Então, a não ser que vc saiba exatamente o oleo que precisa e tudo mais, por exemplo eu sei que nos meus carros vão o oleo 10w40 semi que atende a norma RN 0700, sei quais são os que atendem essa norma, em uma emergencia obvio que colocaria um 10w40 semi que não fosse dessa norma, mas sei qual eu preciso, o cara ai do post acho que se duvidar coloca o oleo no reservatorio de agua do parabrisas e acha que ta ok.

Claro, eu fico de olho no que o fulano está fazendo e sei o que deve ser feito. O colega que sequer sabe qual óleo usar corre risco de ser enganando se não se informar antes. Mas isso vale para qualquer coisa.

Vou enumerar as vezes que tive problemas com troca de óleo:
  • Toyota pôs menos óleo que o recomendado em uma revisão. Ainda tive que bater boca com a "consultora" para acabar a palhaçada.
  • Renault duas vezes rompeu o anel de borracha do parafuso do bujão do carter do Clio da esposa e vazou óleo com vontade.
Todas as vezes em que fizeram besteira foi com os carros em garantia, na concessionária.

Sobre a classificação do óleo, ok, usar um homologado pelo fabricante do motor, melhor. Mas se atentar somente à classificação SAE já é mais que suficiente.

O carro do seu amigo deve ter vazado óleo porque cagaram na troca e aí acendeu a luz de baixa pressão. Óleo errado não dá m**** tão rápido. Até óleo 40 não faz isso a curto prazo.
 

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.280
Reações
50.460
Pontos
1.539
Claro, eu fico de olho no que o fulano está fazendo e sei o que deve ser feito. O colega que sequer sabe qual óleo usar corre risco de ser enganando se não se informar antes. Mas isso vale para qualquer coisa.

Vou enumerar as vezes que tive problemas com troca de óleo:
  • Toyota pôs menos óleo que o recomendado em uma revisão. Ainda tive que bater boca com a "consultora" para acabar a palhaçada.
  • Renault duas vezes rompeu o anel de borracha do parafuso do bujão do carter do Clio da esposa e vazou óleo com vontade.
Todas as vezes em que fizeram besteira foi com os carros em garantia, na concessionária.

Sobre a classificação do óleo, ok, usar um homologado pelo fabricante do motor, melhor. Mas se atentar somente à classificação SAE já é mais que suficiente.

O carro do seu amigo deve ter vazado óleo porque cagaram na troca e aí acendeu a luz de baixa pressão. Óleo errado não dá m**** tão rápido. Até óleo 40 não faz isso a curto prazo.

Sim, mas cara, pense um cara que não sabe o oleo que vai no carro dele e quer trocar em casa, imagine o tamanho da cagada, o cara nem sabe o que é SAE.

Eu realmente não sei dizer o que houve, mas eu tava com ele quando aconteceu, ligou a luz do motor, ele perguntou o que fazer, eu falei "cara pare o carro e vamos ver o que ta acontecendo" ai ele falou do oleo, eu falei vamos pra o posto mais perto que tiver, vc completa com o recomendado aqui no manual e faz uma troca total na semana, isso era de noite já, não tinha muito o que fazer, a cagada o cara ja tinha feito.
 

Bob Blu

Bam-bam-bam
Mensagens
763
Reações
3.420
Pontos
433
Galera, o Op não tá querendo trocar o óleo, ele tá querendo COMPLETAR... Ele pegou o carro e pelo jeito nem a troca de óleo fez e tá querendo completar o nível sem nem saber qual o óleo que tá dentro do motor dele.
O cara já veio fazendo o errado desde o início.
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.582
Reações
13.100
Pontos
1.189
Galera, o Op não tá querendo trocar o óleo, ele tá querendo COMPLETAR... Ele pegou o carro e pelo jeito nem a troca de óleo fez e tá querendo completar o nível sem nem saber qual o óleo que tá dentro do motor dele.
O cara já veio fazendo o errado desde o início.


Eu sei. Por isso mesmo recomendei logo a troca. Sabe-se lá o que está no motor desse pobre carro.
 

BANNOUT1983

Habitué da casa
Mensagens
102
Reações
412
Pontos
63
Como já disseram acima, itens OBRIGATÓRIOS MÍNIMOS ao comprar o veículo (Uno) a serem TROCADOS:

  1. Óleo
  2. Filtro de óleo
  3. Filtro de ar
  4. Filtro de gasolina
  5. Correia dentada e rotores
  6. Correia dos acessários e rotores (se houver)
  7. Limpeza do sistema de radiador e troca do líquido de arrefecimento

Estes itens evitarão simplesmente um problemão maior, pois caso algum esteja vencido o prejuízo poderá ser enorme. Já no quesito verificação dos níveis (água e óleo), os quais VOCÊ E NÃO O FRENTISTA deve fazer sempre, utilize este procedimento sempre antes de sair com o carro (até começar a saber se ele baixa ou não água e óleo):

  1. Veículo frio (de preferência depois de ter ficado a noite parado) ou esperar o tempo necessário para o óleo descer todo e o carro esfriar
  2. Puxe a vareta do óleo
  3. Limpe com um pano seco ou papel toalha
  4. Enfie de volta até o fim
  5. Verifique se está no nível correto

Depois de efetuada a limpeza do radiador, complete o nível de água sempre que precisar com fluído ou água destilada, isso evitará que se forme mais sujeira rapidamente.

Tomando estes procedimentos básicos dificilmente terá problemas críticos e altos prejuízos.
 

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
Op, não sei se você é novo com carro, mas óleo só se completa se você souber qual o óleo que está no carro e se o óleo que está no motor ainda está dentro do prazo de troca. Nesse caso você pode comprar 1 litro e completar em casa, é bem tranquilo, só abrir a capo do motor, tirar a tampa de abastecimento do óleo e completar. Lembrando que o óleo precisa de uma substituição completa a cada 1 ano ou 10000 Km (ou o que estiver descrito no manual).

Se comprou o carro agora e não sabe quando foi feita a última troca e qual o óleo usado, é melhor fazer uma substituição completa e aí você passa a ter no seu controle.

Não recomendo trocar o óleo em posto. Normalmente eles só vão ter o óleo na bandeira deles e nada garante que vai ter o óleo que é certo pro seu carro. Não sei aonde você mora, mas aqui na minha região existem lojas que são especializadas apenas em troca de óleo, eles vão ter várias opções e com certeza vão te orientar melhor.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.216
Reações
172.414
Pontos
2.599
Regra número zero do motorista: jamais faça qualquer coisa em posto que não seja abastecer.

Veja no manual do carro a especificação e compre dentro dela. E não complete, faça a troca total, pois nem sabe quanto tempo o óleo atual está lá e o quão contaminado está.

Você não irá querer que borras sejam criadas por causa de economia com óleo, pode acreditar. Claro, também deve trocar o filtro de óleo, de combustível e provavelmente de ar. Mas para ser realista, seria bom ir em algum mecânico de confiança para ver tudo.
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.714
Reações
34.891
Pontos
903
Como já disseram acima, itens OBRIGATÓRIOS MÍNIMOS ao comprar o veículo (Uno) a serem TROCADOS:

  1. Óleo
  2. Filtro de óleo
  3. Filtro de ar
  4. Filtro de gasolina
  5. Correia dentada e rotores
  6. Correia dos acessários e rotores (se houver)
  7. Limpeza do sistema de radiador e troca do líquido de arrefecimento
Estes itens evitarão simplesmente um problemão maior, pois caso algum esteja vencido o prejuízo poderá ser enorme. Já no quesito verificação dos níveis (água e óleo), os quais VOCÊ E NÃO O FRENTISTA deve fazer sempre, utilize este procedimento sempre antes de sair com o carro (até começar a saber se ele baixa ou não água e óleo):

  1. Veículo frio (de preferência depois de ter ficado a noite parado) ou esperar o tempo necessário para o óleo descer todo e o carro esfriar
  2. Puxe a vareta do óleo
  3. Limpe com um pano seco ou papel toalha
  4. Enfie de volta até o fim
  5. Verifique se está no nível correto
Depois de efetuada a limpeza do radiador, complete o nível de água sempre que precisar com fluído ou água destilada, isso evitará que se forme mais sujeira rapidamente.

Tomando estes procedimentos básicos dificilmente terá problemas críticos e altos prejuízos.
Dúvida minha, água destilada e desmineralizada são a mesma coisa?
 

Bob Blu

Bam-bam-bam
Mensagens
763
Reações
3.420
Pontos
433
Como já disseram acima, itens OBRIGATÓRIOS MÍNIMOS ao comprar o veículo (Uno) a serem TROCADOS:

  1. Óleo
  2. Filtro de óleo
  3. Filtro de ar
  4. Filtro de gasolina
  5. Correia dentada e rotores
  6. Correia dos acessários e rotores (se houver)
  7. Limpeza do sistema de radiador e troca do líquido de arrefecimento
Estes itens evitarão simplesmente um problemão maior, pois caso algum esteja vencido o prejuízo poderá ser enorme. Já no quesito verificação dos níveis (água e óleo), os quais VOCÊ E NÃO O FRENTISTA deve fazer sempre, utilize este procedimento sempre antes de sair com o carro (até começar a saber se ele baixa ou não água e óleo):

  1. Veículo frio (de preferência depois de ter ficado a noite parado) ou esperar o tempo necessário para o óleo descer todo e o carro esfriar
  2. Puxe a vareta do óleo
  3. Limpe com um pano seco ou papel toalha
  4. Enfie de volta até o fim
  5. Verifique se está no nível correto
Depois de efetuada a limpeza do radiador, complete o nível de água sempre que precisar com fluído ou água destilada, isso evitará que se forme mais sujeira rapidamente.

Tomando estes procedimentos básicos dificilmente terá problemas críticos e altos prejuízos.
O correto para verificar o nível do óleo é com o carro quente e desligado.

As outras dicas são boas, principalmente a correia dentada que é primordial que seja feita a troca caso não se saiba quando foi feita pela última vez (ou se foi feita né...)

Dúvida minha, água destilada e desmineralizada são a mesma coisa?

Não, água destilada é água 100% pura, já a desmineralizada é uma água "purificada". Nos carros o ideal é usar a desmineralizada.
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.582
Reações
13.100
Pontos
1.189
Dúvida minha, água destilada e desmineralizada são a mesma coisa?

Têm suas pequenas diferenças, mas para pôr no radiador, dá na mesma.

Gente, vocês têm muito medo de trocar óleo em posto de gasolina, não é possível. Por que? Como para qualquer coisa há postos bons, há postos ruins. Se tiver o óleo que eu quero, lacrado, os filtros que eu quero, das marcas que uso, boa. Vou ficar ali ao lado, vendo o que o fulano está fazendo. Como faço em loja especializada.

Tem muita cidade pelo Brasil que posto é a única opção. No passado era o que tinha, também. É só uma troca de óleo. E estamos falando de um Fiat Uno, não de um carro sensível.
 

BANNOUT1983

Habitué da casa
Mensagens
102
Reações
412
Pontos
63
Têm suas pequenas diferenças, mas para pôr no radiador, dá na mesma.

Gente, vocês têm muito medo de trocar óleo em posto de gasolina, não é possível. Por que? Como para qualquer coisa há postos bons, há postos ruins. Se tiver o óleo que eu quero, lacrado, os filtros que eu quero, das marcas que uso, boa. Vou ficar ali ao lado, vendo o que o fulano está fazendo. Como faço em loja especializada.

Tem muita cidade pelo Brasil que posto é a única opção. No passado era o que tinha, também. É só uma troca de óleo. E estamos falando de um Fiat Uno, não de um carro sensível.

Concordo, tem de ser avaliado caso a caso. Existem lojas e oficinas especializadas que vão colocar sempre óleo de marca desconhecida, os que estão em seus estoques. Existem postos bons, tradicionais, com bons trocadores de óleo e marcas boas, como Mobil, que se você confiar, pode colocar até a granel. Mas como o colega disse, em todo serviço fique observando o mesmo, não confie.
 

Bob Blu

Bam-bam-bam
Mensagens
763
Reações
3.420
Pontos
433
Têm suas pequenas diferenças, mas para pôr no radiador, dá na mesma.

Gente, vocês têm muito medo de trocar óleo em posto de gasolina, não é possível. Por que? Como para qualquer coisa há postos bons, há postos ruins. Se tiver o óleo que eu quero, lacrado, os filtros que eu quero, das marcas que uso, boa. Vou ficar ali ao lado, vendo o que o fulano está fazendo. Como faço em loja especializada.

Tem muita cidade pelo Brasil que posto é a única opção. No passado era o que tinha, também. É só uma troca de óleo. E estamos falando de um Fiat Uno, não de um carro sensível.
Os caras acham que todo carro é igual Ferrari, que tem carter seco e a troca de óleo é feita em várias etapas.
É só erguer o carro no elevador, abrir o bujão, escorrer e completar com o óleo novo. Geralmente em casas especializadas a diferença é que eles tem marcas importadas, enquanto nos postos eles oferecem os óleos da bandeira. Se for Shell, BR ou ipiranga são boas marcas e com um custo um pouco mais baixo.

Só pra lembrar quem não sabe: Troque o filtro de óleo em todas as trocas, não existe essa de "a cada duas trocas".
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.582
Reações
13.100
Pontos
1.189
Os caras acham que todo carro é igual Ferrari, que tem carter seco e a troca de óleo é feita em várias etapas.
É só erguer o carro no elevador, abrir o bujão, escorrer e completar com o óleo novo. Geralmente em casas especializadas a diferença é que eles tem marcas importadas, enquanto nos postos eles oferecem os óleos da bandeira. Se for Shell, BR ou ipiranga são boas marcas e com um custo um pouco mais baixo.

Só pra lembrar quem não sabe: Troque o filtro de óleo em todas as trocas, não existe essa de "a cada duas trocas".

Óleo Shell é ótimo. Gosto muito dos Shell Helix, do custo x benefício. Falando em Ferrari, já vi trocarem correia dentada da 360 na base da marquinha de tinta. Hahahaha!
 
Ultima Edição:

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.714
Reações
34.891
Pontos
903
alguém tem algum video por favor sobre como completo o óleo no uno economy 2014?
obrigado
Você leu o tópico, cara? :kzangado
Galera repetindo mil vezes sobre como proceder corretamente e você continua nessa de completar óleo...só não deu pau ainda porque é um uno, se fosse outro carro mais b***la você tava a pé já.
 

Bob Blu

Bam-bam-bam
Mensagens
763
Reações
3.420
Pontos
433
alguém tem algum video por favor sobre como completo o óleo no uno economy 2014?
obrigado
Cara, tudo bem que ninguém nasce sabendo das coisas e é legal você buscar aprender. Mas esse procedimento é o básico do básico. Você chegou a ler o manual do carro? É importante ler, pelo menos essas partes sobre manutenção básica e checar se está tudo em ordem.
Falo isso porque sem saber isso você corre o risco de fazer algo errado e causar um prejuízo e qualquer coisa que estraga em carro custa caro.

Sobre o procedimento é bem simples, no motor do carro tem uma tampa onde se coloca o óleo, fica na tampa de válvulas. É só abrir essa tampa e completar com o óleo, depois você liga o carro por alguns segundos, desliga e checa de novo o nível pra ver se foi suficiente. Se o nível está no mínimo geralmente vai 1 litro até completar.

Agora, saiba que esse processo NÃO é o correto, se o nível de óleo está baixo provavelmente existe algum vazamento, ou até mesmo esse óleo já passou e muito da hora da troca, e como o carro consome um pouco normalmente o nível baixou mais do que deveria se tivesse sido trocado no tempo certo.

Se você colocar um óleo diferente do que está no motor o perigo é grande, não misture óleos com viscosidades diferentes.

O certo pra você é ir no posto e mandar trocar esse óleo de uma vez, junto com o filtro. Vai gastar em torno de 120 a 180 reais dependendo da sua região, e nisso você já dá uma olhada em como tá o resto do carro por baixo.

Mesmo depois disso tudo quer fazer o errado e apenas completar, sem trocar e nem saber qual óleo está no seu carro? Vai no posto e pede pro cara completar pra você.
 
Ultima Edição:

Bob Blu

Bam-bam-bam
Mensagens
763
Reações
3.420
Pontos
433
Óleo Shell é ótimo. Gosto muito dos Shell Helix, do custo x benefício. Falando em Ferrari, já vi trocarem correia dentada da 360 na base da marquinha de tinta. Hahahaha!
Tem gente que é corajoso né :klolwtf
Já usei muito Shell helix, e o óleo top deles (se não me engano é o 0w40) atende a norma da Ferrari e pode ser usado nela.
Hoje em dia uso Motorcraft e AC Delco, mas porque eles tem um bom preço no lugar que eu confio e levo meus carros, mas já usei tanto esse da Shell como o das outras bandeiras e nunca tive nenhum problema de borra nem vazamento causado por óleo.
É só respeitar o intervalo certo das trocas e usar o óleo correto que qualquer marca disponível no mercado vai atender muito bem, ainda mais em um uno.
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.714
Reações
34.891
Pontos
903
Cara, tudo bem que ninguém nasce sabendo das coisas e é legal você buscar aprender. Mas esse procedimento é o básico do básico. Você chegou a ler o manual do carro? É importante ler, pelo menos essas partes sobre manutenção básica e checar se está tudo em ordem.
Falo isso porque sem saber isso você corre o risco de fazer algo errado e causar um prejuízo e qualquer coisa que estraga em carro custa caro.

Sobre o procedimento é bem simples, no motor do carro tem uma tampa onde se coloca o óleo, fica na tampa de válvulas. É só abrir essa tampa e completar com o óleo, depois você liga o carro por alguns segundos, desliga e checa de novo o nível pra ver se foi suficiente. Se o nível está no mínimo geralmente vai 1 litro até completar.

Agora, saiba que esse processo NÃO é o correto, se o nível de óleo está baixo provavelmente existe algum vazamento, ou até mesmo esse óleo já passou e muito da hora da troca, e como o carro consome um pouco normalmente o nível baixou mais do que deveria se tivesse sido trocado no tempo certo.

Se você colocar um óleo diferente do que está no motor o perigo é grande, não misture óleos com viscosidades diferentes.

O certo pra você é ir no posto e mandar trocar esse óleo de uma vez, junto com o filtro. Vai gastar em torno de 120 a 180 reais dependendo da sua região, e nisso você já dá uma olhada em como tá o resto do carro por baixo.

Mesmo depois disso tudo quer fazer o errado e apenas completar, sem trocar e nem saber qual óleo está no seu carro? Vai no posto e pede pro cara completar pra você.
Esses posts são um dos motivos de tanta gente preferir pagar 60 mil num carro pelado mas novo do que num usado, imagina só você comprar o carro de alguém que completa o cárter do carro com qualquer óleo cagando e andando pro motor.
 

Bob Blu

Bam-bam-bam
Mensagens
763
Reações
3.420
Pontos
433
Esses posts são um dos motivos de tanta gente preferir pagar 60 mil num carro pelado mas novo do que num usado, imagina só você comprar o carro de alguém que completa o cárter do carro com qualquer óleo cagando e andando pro motor.
O que não falta na internet são exemplos de que pessoas como essas existem e não são poucas. Vou deixar aqui 2 vídeos só de exemplo, se os donos não trocavam o óleo de uma BMW e de um AUDI A8 que são carros premium, imagina como são feitas as manutenções dos nossos carros populares que vemos rodando por aí.

Comprou o carro? Corre trocar o óleo na hora a não ser que você tenha certeza de quando a troca foi feita.



 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.714
Reações
34.891
Pontos
903
O que não falta na internet são exemplos de que pessoas como essas existem e não são poucas. Vou deixar aqui 2 vídeos só de exemplo, se os donos não trocavam o óleo de uma BMW e de um AUDI A8 que são carros premium, imagina como são feitas as manutenções dos nossos carros populares que vemos rodando por aí.

Comprou o carro? Corre trocar o óleo na hora a não ser que você tenha certeza de quando a troca foi feita.




Óleo é o mínimo do mínimo, tem que trocar logo as correias, cabos, velas, bobinas, filtros, fluídos, checar freio, suspensão e etc, não dá pra confiar no brasileiro médio que só compra carro pra se exibir pro vizinho
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.582
Reações
13.100
Pontos
1.189
O que não falta na internet são exemplos de que pessoas como essas existem e não são poucas. Vou deixar aqui 2 vídeos só de exemplo, se os donos não trocavam o óleo de uma BMW e de um AUDI A8 que são carros premium, imagina como são feitas as manutenções dos nossos carros populares que vemos rodando por aí.

Comprou o carro? Corre trocar o óleo na hora a não ser que você tenha certeza de quando a troca foi feita.





Um amigo meu tinha oficina e recebia muitos carros do naipe de Porsche, Ferrari, Mercedes AMG. O que tem de dono porco desses carros, querendo economizar em tudo, não está escrito. Ferrari batida e o cabra importando peças paralelas da China? Tem. BMW M esmerilhada até trincar o bloco, soldar e vender? Tem também. Mercedes AMG desentortada no ciborgue? Ficou um lixo, mas o dono quis assim. Não é incomum o cabra comprar um carro desses, ter a habilidade de um preá ao volante e fazer bobagem. Dá uma guaribada e repassa o "sonho". Comprar supercarro usado está longe de ser algo que pode ser baseado na confiança.

A C250 da minha mãe (que está muito longe de ser um carro dos que citei) deu PT em um acidente, de acordo com a própria Mercedes. A seguradora queria consertar, mas minha mãe não aceitou algo diferente do que a concessionária Mercedes determinou. Pegou o dinheiro e boa. Adivinha onde esse carro está hoje? Da última vez que olhei, estava rodando em SP Capital.
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.714
Reações
34.891
Pontos
903
Um amigo meu tinha oficina e recebia muitos carros do naipe de Porsche, Ferrari, Mercedes AMG. O que tem de dono porco desses carros, querendo economizar em tudo, não está escrito. Ferrari batida e o cabra importando peças paralelas da China? Tem. BMW M esmerilhada até trincar o bloco, soldar e vender? Tem também. Mercedes AMG desentortada no ciborgue? Ficou um lixo, mas o dono quis assim. Não é incomum o cabra comprar um carro desses, ter a habilidade de um preá ao volante e fazer bobagem. Dá uma guaribada e repassa o "sonho". Comprar supercarro usado está longe de ser algo que pode ser baseado na confiança.

A C250 da minha mãe (que está muito longe de ser um carro dos que citei) deu PT em um acidente, de acordo com a própria Mercedes. A seguradora queria consertar, mas minha mãe não aceitou algo diferente do que a concessionária Mercedes determinou. Pegou o dinheiro e boa. Adivinha onde esse carro está hoje? Da última vez que olhei, estava rodando em SP Capital.
Isso vindo de um carro de luxo ou super esportivo de alguém que tem dinheiro, agora imagine de um classe média que tem um popular, comprar carro usado não é dar um tiro no escuro, é dar uma bazucada
 

CachorroQuadrado

Ser evoluído
Mensagens
70
Reações
191
Pontos
33
O descrito no manual do fabricante e sem essas nutelagem dos caralhos de condicionadores de metal.
Ouça os mais antigos e experientes:

Aconselho os sites Autopapo e Autoentusiastas, Boris Feldman e Bob Sharp e suas respectivas equipes.


 

BANNOUT1983

Habitué da casa
Mensagens
102
Reações
412
Pontos
63
Ainda tem aqueles tiozões que querem pôr um óleo "mais grosso" porque o motor já está um pouco mais rodado ou para "preservar mais". Depois os trouxas acham que estão comprando um baita carro de um coroa cuidadoso.
 
Topo Fundo