Série 390xx (FAT) Sem dúvidas amigo, leitor mais forte e durável,
placa mãe dele super bem projetada, cooler enorme e altamente confiável e há leitores novos disponíveis no ML, caso você ache algum com leitor morto. Série 50xxx também é boa, porém da muito problema de vídeo e áudio, porém mas é confiável que os slims da vida, que no geral dão muito problema MUITO mesmo, muito por conta do leitor blower porco que a sony botou neles.
Eu já consertei muitos ps2 slim, fui assistente técnico de uma assistência de PS2 há uns 4 anos, o seu PS2 provavelmente tá com problema no fusível PS17 que é responsável pela alimentação da ventoinha, pode ser solda fria, se você tem conhecimento básico técnico e um simples ferro de solda pode resolver o problema. Procure vídeos no youtube do canal JOHN GAMES, que há vídeos dele resolvendo esse problema em ps2 slim da série 70xxx.
O meu ps2 é um 90010 e tá com ventoinha morta, adaptei um cooler de PC nele ( adaptação avançada) e já faz 4 anos que uso ele assim. O foda de procurar um fat hoje que é que tão passando a faca, tem doido vendendo por 500 pila e ainda com leitor morto e mecanismo da bandeja travado. Eu não recomendo comprar um FAT que o mecanismo da bandeja esteja travado, porque o problema as vezes ( na maioria ) não tem conserto e só comprando outro mecanismo de bandeja... Procure na OLX de sua região, pode até achar alguns baratos até se souber negociar, com toda popularidade e exploits novos do ps2 sendo descobertos, os preços de ps2 no geral vão subir bastante... infelizmente...