O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Que game inventou/inovou o quê

Havokdan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.521
Reações
10.092
Pontos
764
Minha pergunta pros especialistas é que game foi o primeiro ou que tornou popular algum recurso no game na retrohistória?
Tipo, que primeiro game teve save point? Que primeiro game tinha chefão multi-formas? Que primeiro game com barra de vida/life? Que primeiro jogo de luta com golpe especial?
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.881
Reações
50.999
Pontos
1.003
Tópico Oficial da Treta

Eu vou falar um que eu acredito que seja incontestável, que foi o Goldeneye popularizando o multiplayer no FPS
 

soltonatural

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.835
Reações
16.534
Pontos
1.004
Tópico Oficial da Treta

Eu vou falar um que eu acredito que seja incontestável, que foi o Goldeneye popularizando o multiplayer no FPS
8a30216233e2b6519df02a20294e22c5.gif
 

Leira

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.297
Reações
2.503
Pontos
999
Dificil dizer quem foram os pioneiros. Lembro dos jogos que ajudaram a disseminar uma certa ferramenta ou estilo de jogo. Cito alguns:

Mario Kart (SNES) - estilo combat racing com destaque para o multiplayer. Depois dele, vieram outros jogos bons também, como Rock N Roll Racing, lançado no ano seguinte.

Quake (PC) - na minha opinião, foi o grande responsavel por espalhar o genero FPS multiplayer online. Ja rolava partidas online em Doom 2 e Duke Nukem 3D, no entanto, os servidores eram gringos e exigia um certo cadastro. Salvo engano, era ate pago. No Quake, a jogabilidade simples e a facilidade em entrar nas partidas trouxe uma legião de gamers. Alem disso, o código aberto ajudou na criação de modalidades copiadas em outros jogos, como Capture the Flag e Team Fortress, com seu sistema de classes.

Phantasy Star (Master System) - nao sei dizer se foi o primeiro, mas lembro que ao ser vendido, o fato de poder salvar o jogo foi tido como um grande diferencial.

Street Fighter 2 (arcade) - certamente nao foi o primeiro de luta 1x1, mas foi ali que o genero ganhou destaque.

Mortal Kombat - trouxe o fatality.
 


PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.881
Reações
50.999
Pontos
1.003
Foi o primeiro que joguei e primeiro que gostei.
É
Eu sempre falo que Goldeneye popularizou porque todos os pioneiros não conseguiam (principalmente pelas circunstâncias do PC gaming da época) chegar ao amplo público casual. E Goldeneye conseguiu.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Não sei se foram os pioneiros, mas deixar aqui títulos populares que já vi serem citados em documentários/reportagens por aí.

• Tennis For Two.
De 1958, primeiro jogo para 2 players.



• Touch Me.
De 1974, primeiro jogo "sonoro", era uma espécie de jogo da memória com os sons gerados.



• Space Invaders.
De 1978, primeiro jogo a transformar os barulhinhos gerados em uma "trilha sonora" para dar emoção e dramaticidade.



• Donkey Kong.
De 1981, trazia uma "história", um personagem "humano" na tela querendo salvar a princesa. Os videogames deixaram a temática de naves, veículos, ETs e objetos.



• Jump Bug.
De 1981. Primeiro jogo a ter scroll nos cenários.



• I, Robot
De 1983, primeiro Game de gráfico poligonal do jeito que conhecemos atualmente.



• Wolfenstein 3D
De 92. Aproveitando o avanço do processamento enfim permitia gráficos "3D" sofisticados e nascia o gosto por fps, que colocavam o jogador "dentro" do game.

Edit: Informação relevante:O game Catacomb-3D (também de John Carmack) citado por @Macbee já apresentava em 91 a tecnologia que foi aplicada e popularizada em Wolfeinstein 3D.



• Doom
De 93. Os gráficos vistos no Wolfeinstein evoluíram, juntamente com a jogabilidade. Agora era possível degraus e escadas. A representação do ambiente dava um salto de qualidade.
 
Ultima Edição:

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.181
Reações
8.718
Pontos
969
Esse tópico será confuso. Claro que há exceções, mas muitos dos jogos que foram/são considerados revolucionários muitas vezes foram precedidos de títulos menos famosos que já tinham feito essas inovações.

Phantasy Star (Master System) - nao sei dizer se foi o primeiro, mas lembro que ao ser vendido, o fato de poder salvar o jogo foi tido como um grande diferencial.
Zelda fez isso um ano antes.

• Wolfenstein 3D
De 92. Aproveitando o avanço do processamento enfim permitia gráficos "3D" sofisticados e nascia o gosto por fps, que colocavam o jogador "dentro" do game.

www.youtube.com/watch?v=NdcnQISuF_Y

Wolf na verdade era uma evolução do Catacomb 3D (que, por sua vez, veio do Hovertank 3D):




E discordo do Goldeneye também. Conheci um monte de gente que pegava seus PCs, botavam embaixo do braço e se reuniam na casa de um pra passar o final de semana inteiro se matando em multiplayer local de Doom. Tipo isso: http://dearchibi.com/2013/03/17/marcuss-doom-lan-party/
 
Ultima Edição:

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.895
Reações
63.093
Pontos
1.253
Inovador ou pioneiro?

Porque ambos podem estar juntos,mas nem sempre algo inovador é pioneiro.

Enviado de meu GT-I8190 usando o Tapatalk
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.895
Reações
63.093
Pontos
1.253
Esse tópico será confuso. Claro que há exceções, mas muitos dos jogos que foram/são considerados revolucionários muitas vezes foram precedidos de títulos menos famosos que já tinham feito essas inovações.


Zelda fez isso um ano antes.


Wolf na verdade era uma evolução do Catacomb 3D (que, por sua vez, veio do Hovertank 3D):




E discordo do Goldeneye também. Conheci um monte de gente que pegava seus PCs, botavam embaixo do braço e se reuniam na casa de um pra passar o final de semana inteiro se matando em multiplayer local de Doom. Tipo isso: http://dearchibi.com/2013/03/17/marcuss-doom-lan-party/


Pô mas convenhamos né,nem de longe era tão prático quanto jogar Goldeneye num console.Um tu precisava de um trabalho todo pra carregar um trambolho daqueles pra outros lugares,não era e nem é muito comum.O outro (N64) era só pegar o seu controle e ir jogar na casa de um colega, bem mais simples.
Agora se for pioneirismo em si,concordo.

Mas de qualquer forma eu discordo que ele tenha revolucionado por causa disso (multiplayer).Acho que além de ser um dos primeiros FPS de peso pros consoles , ele tinha uma IA avançada que muda de comportamento toda hora e reage a diferentes tipos de situações, tem uma física própria para os diferentes membros do corpo (EX : tiro na cabeça o inimigo morre na hora,na mão ele fica incapacitado de atirar por um tempo),level design que incorpora diversos objetivos com diferentes tipos de gameplay (EX : seções de sniper misturadas com stealth),além do próprio controle do personagem que faz bom uso do analógico (posteriormente,em outros jogos, isso foi expandido/melhorado para 2 analógicos, um pra movimento e outro pra mira).

Mas é aquilo,se for apenas sobre "qual fez isso primeiro", daí não entra na questão.

Enviado de meu GT-I8190 usando o Tapatalk
 
Ultima Edição:

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Esse tópico será confuso. Claro que há exceções, mas muitos dos jogos que foram/são considerados revolucionários muitas vezes foram precedidos de títulos menos famosos que já tinham feito essas inovações.
É bem isso.

isaac_newton_se_eu_vi_mais_longe_foi_por_estar_sobre_om_lkey0mx.jpg


Wolf na verdade era uma evolução do Catacomb 3D (que, por sua vez, veio do Hovertank 3D):
Esse foi um caso bem "cinzento" que tomei cuidado ao escrever: "Aproveitando o avanço do processamento enfim permitia gráficos "3D" sofisticados e nascia o gosto por fps". Interessante que o documentário que vi foi até justo ao dar o crédito da "qualidade definitiva" aos FPS ao Wolf pelo ótimo gráfico e repercussão do game, mas podiam ter citado este catacomb. Não estava tão abaixo.
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.181
Reações
8.718
Pontos
969
É bem isso.

isaac_newton_se_eu_vi_mais_longe_foi_por_estar_sobre_om_lkey0mx.jpg


Esse foi um caso bem "cinzento" que tomei cuidado ao escrever: "Aproveitando o avanço do processamento enfim permitia gráficos "3D" sofisticados e nascia o gosto por fps". Interessante que o documentário que vi foi até justo ao dar o crédito da "qualidade definitiva" aos FPS ao Wolf pelo ótimo gráfico e repercussão do game, mas podiam ter citado este catacomb. Não estava tão abaixo.
No caso do Wolf3D, acho que foi o modelo de negócio (e a temática) que tornou ele aquele fenômeno todo:
Wolfenstein foi projetado pra ser um jogo shareware (esses que o primeiro capítulo pode ser distribuído de graça). Não tenho certeza, mas acho que os jogos anteriores que já tinham a mesma engine eram vendidos apenas da forma tradicional (naquelas caixas gigantes contendo alguns disquetes).

Aí imagino que, pra muita gente (inclusive pra mim na época), ele foi o primeiro FPS e parecia diferente de tudo até então.
Mas na real esse Catacombs já era a mesma coisa - só que com menos cores e menos polêmica.

FN9qzc8.jpg
 
Ultima Edição:

Ridge

Bam-bam-bam
Mensagens
2.126
Reações
4.622
Pontos
453
Star Fox 64 foi o primeiro jogo a ter rumble em consoles caseiros.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
No caso do Wolf3D, acho que foi o modelo de negócio (e a temática) que tornou ele aquele fenômeno todo:
Ter uma versão demo era muito interessante.

Parece que na série, o Catacomb Abyss em 91 foi shareware (mas só vi isso na wikipedia).

www.youtube.com/watch?v=KojMncHJET0
Aí imagino que, pra muita gente (inclusive pra mim na época), ele foi o primeiro FPS e parecia diferente de tudo até então.
Mas na real esse Catacombs já era a mesma coisa - só que com menos cores e menos polêmica.
Não foi o primeiro pra mim porque só comprei PC em 98. Senão provavelmente teria sido também.

Ainda que Wolfeinstein seja sim o divisor de águas de "difundiu" os FPS em popularidade e qualidade, concordo que em termos de tecnologia, Catacomb é quase a mesma coisa. Teria merecido uma notinha de rodapé no documentário. Vou editar o post para citá-lo.
 
Ultima Edição:

Havokdan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.521
Reações
10.092
Pontos
764
Qual foi o primeiro jogo que cair num buraco morria? Que teve a primeira fase no gelo com possibilidade de personagem escorregar para morte no buraco? (Faço essas perguntas, que essas são 50% das causas das minhas mortes em games retro.... :D )
 

Silverock®

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.816
Reações
6.318
Pontos
719
Realmente bem dificil achar os pioneiros, mais fácil achar os que consolidaram tal inovação no mercado e são lembrados como referência, nesse cito Shenmue que até acredito ter sido o primeiro Open Word City que é uma sub-categoria de games Open World
Não foi o primeiro a utilizar QTE mas foi o game que consolidou o sistema como conhecemos e é utilizado até hoje inclusive a própria sigla QTE vem do Shenmue
1º Game a possuir um censo? talvez tb o primeiro "rpg" a não possuir npc repetido? primeiro a possuir rotinas distintas entre os npcs dia após dia? bem provável que sim apesar que não tenho certeza
Talvez tb o 1º a utilizar captura de movimentos para simular naturalidade, pelo menos a nível consoles, mas tb não sei dizer
Primeiro game e a ter games completos dentro do game principal como bônus no caso dos arcades da Sega
Talvez tb o primeiro a implementar condições climáticas que afetam tudo em volta seja no cenário, nos npcs visualmente e em suas falas

Enfim algo bem difícil saber se foi o primeiro mesmo mas com certeza um divisor de agua e referência qdo se lembra de certas coisas
 

Lagarto Distraído

Bam-bam-bam
Mensagens
5.171
Reações
10.398
Pontos
353
Acho que Halo trouxe ou ao menos popularizou esse negocio de a vida do personagem se restaurar automaticamente com o tempo.
E tem aquele Dragon Buster da Namco, o primeiro a trazer o pulo duplo!
 
Ultima Edição:

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.794
Reações
80.190
Pontos
1.839
Acho que existem muitos jogos que acabam por ditar conceitos. As vezes uma pequena característica, as vezes todo um conceito de gameplay. Dificil é pegar um jogo que o torne influente como um todo após seu lançamento. Até porque existem estilos básicos como corrida, luta, campanha single player, competitivo....
Street Fighter II e Gran Turismo foram dois exemplos clássicos de mudança de paradigmas da indústria.

Pensando na ultima década, no ramo single player, sem sombra de dúvidas Resident Evil 4 foi o jogo mais influente. Essa porra é copiada até hoje, e até mesmo em blockbusters aclamados como o novo God of War. Com confissão do criador do jogo que Resident Evil 4 inspirou o jogo dele. E RE4 tem 13 anos de idade já.

E é merecido. Resident Evil 4 é um jogo polido como um diamante. Um dos melhores de todos os tempos. Você pode dizer que ele não é um "Resident Evil de fato". Mas jamais poderá dizer que ele não é um jogo no mínimo, excelente.
 

Havokdan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.521
Reações
10.092
Pontos
764
E é merecido. Resident Evil 4 é um jogo polido como um diamante. Um dos melhores de todos os tempos. Você pode dizer que ele não é um "Resident Evil de fato". Mas jamais poderá dizer que ele não é um jogo no mínimo, excelente.

Foi ele que inventou a câmera encima do ombro? Nem tanto o fato da posição da câmera em si, mas pela jogabilidade.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.794
Reações
80.190
Pontos
1.839
Foi ele que inventou a câmera encima do ombro? Nem tanto o fato da posição da câmera em si, mas pela jogabilidade.

Já teve jogos antes com câmera no ombro. Fade to Black (1995) é um exemplo. Kill Switch de 2003 é outro. Mas quem popularizou foi RE4. E também não é só a câmera que RE4 fez escola. A forma como o jogo progride é copiado aos montes.
 

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.262
Reações
41.479
Pontos
1.064
Quando vejo o termo "inovação", me vem logo a cabeça Super Metroid, da forma como inovou os games 2D e de trazer a exploração mais rica e detalhada que o primeiro game do NES.
 

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.518
Reações
2.764
Pontos
703
-O primeiro jogo com continue:
Adventure (1979/80, Atari 2600) Nesse jogo, depois de morrer, era só apertar o reset que o jogo voltava pro ponto até onde você havia avançado. Obs: levo em conta jogos com interface gráfica. Existiam jogos de texto nos anos 70, que inspiraram o próprio Adventure, mas nunca ouvi falar se eles tinham continue.
Adventure é um jogo muito antigo que possuia mundo aberto, e também foi creditado por, entre outras coisas, ter o primeiro Easter Egg da história. Mas me foquei no recurso do continue por praticidade e por achar uma de suas inovações mais importantes.

-O primeiro com mais de um nível de plataforma onde se podia pular pra subir ou descer delas:
Rolling Thunder (arcade) Essa mecânica se tornou posteriormente uma característica comum em jogos do gênero, como Shinobi.

-O primeiro jogo de plataforma com side scrolling controlável (?)
Snokie (1983, Atari 8-bit, C64) Jump Bug, já citado pelo colega Edinei, foi provavelmente o primeiro com scroll, mas era automático, como é nos shmups, por ex. Coloquei um (?) logo acima por que não tenho certeza, mas esse é o jogo mais antigo que já vi onde o scrolling funcionava de acordo com o andar do personagem (como se tornou padrão). Segue um vídeo abaixo:

 
Ultima Edição:

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.895
Reações
63.093
Pontos
1.253
Já teve jogos antes com câmera no ombro. Fade to Black (1995) é um exemplo. Kill Switch de 2003 é outro. Mas quem popularizou foi RE4. E também não é só a câmera que RE4 fez escola. A forma como o jogo progride é copiado aos montes.
Eu já diria que não só popularizou,foi também o primeiro a fazer isso de forma decente...não,melhor,excelente.


Enviado de meu GT-I8190 usando o Tapatalk
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.181
Reações
8.718
Pontos
969
Ter uma versão demo era muito interessante.

Parece que na série, o Catacomb Abyss em 91 foi shareware (mas só vi isso na wikipedia).
Wikipedia br diz 91, mas a americana e outros sites como Giant Bomb falam em 92.
Engraçado que até o Catacomb de 1993 tinha gráficos 16 cores/EGA (quando o padrão eram 256 cores já há algum tempo).
 

Azeon

Lenda da internet
Mensagens
26.289
Reações
50.006
Pontos
1.504
Pô mas convenhamos né,nem de longe era tão prático quanto jogar Goldeneye num console.Um tu precisava de um trabalho todo carregar um trambolho daqueles pra outros lugares,não era e nem é muito comum.
Agora se for pioneirismo em si,concordo.

Mas de qualquer forma eu discordo que ele tenha revolucionado por causa disso (multiplayer).Acho que além de ser um dos primeiros FPS de peso pros consoles , ele tinha uma IA avançada que muda de comportamento toda hora e reage a diferentes tipos de situações, tem uma física própria para os diferentes membros do corpo (EX : tiro na cabeça o inimigo morre na hora,na mão ele fica incapacitado de atirar por um tempo),level design que incorpora diversos objetivos com diferentes tipos de gameplay (EX : seções de sniper misturadas com stealth),além do próprio controle do personagem que faz bom uso do analógico (posteriormente,em outros jogos, isso foi expandido/melhorado para 2 analógicos, um pra movimento e outro pra mira).

Mas é aquilo,se for apenas sobre "qual fez isso primeiro", daí não entra na questão.

Enviado de meu GT-I8190 usando o Tapatalk

Concordo, carregar isso aqui
nintendo-64-n64-console-mario-kart-64-4-controllers-av-cable-power-cable-54e52e0596ba4250a9711abc2e7c0158.jpg


Era muito mais trabalhoso que isso aqui :
it_photo_208642.jpg


Lembrando que TV toda casa tem praticamente e que se fossem jogar na casa do dono o máximo era levar os controles que cabiam numa sacola de mercado...

Agora, para jogar em LAN ou online naquela época, além de ser bem difícil conhecer amigos com PC e que pudessem transportar o PC para a casa dos outros era raro alguém ter internet em 1997, principalmente a molecada para jogar...

Eu tinha N64 e 2 amigos também tinham, joguei muito MK64 e Goldeneye dividindo em 4 telas de de TV 14" e 20".

Meu primeiro PC foi em 1996, acho que uns 3 amigos no máximo tinham PC em casa e os pais mal deixavam usar, quiçá deixar o moleque levar o PC para outro lugar para montar uma LAN...
 

Taluigi

Ser evoluído
Mensagens
82
Reações
166
Pontos
43
Half-Life 2: Um jogo que estava muito a frente de sua época, tinha som excelente, bons visuais, ragdolls, e uma estória que era contada sem o uso de cutscenes.

uhhh... não sei se deveria estar postando aqui, mas acho que vale apenas pela menção
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.181
Reações
8.718
Pontos
969
Concordo, carregar isso aqui
nintendo-64-n64-console-mario-kart-64-4-controllers-av-cable-power-cable-54e52e0596ba4250a9711abc2e7c0158.jpg


Era muito mais trabalhoso que isso aqui :
it_photo_208642.jpg


Lembrando que TV toda casa tem praticamente e que se fossem jogar na casa do dono o máximo era levar os controles que cabiam numa sacola de mercado...
O tópico não é sobre qual o mais cômodo de carregar. Goldeneye pode ter popularizado o FPS multiplayer pra mais gente, mas o pessoal mais velho fazia LAN de Doom há muito mais tempo. Era coisa de nerd, lógico. Mas, dentro do nicho, era um negócio popular, ainda que caro e cansativo.

Agora, para jogar em LAN ou online naquela época, além de ser bem difícil conhecer amigos com PC e que pudessem transportar o PC para a casa dos outros era raro alguém ter internet em 1997, principalmente a molecada para jogar...

Meu primeiro PC foi em 1996, acho que uns 3 amigos no máximo tinham PC em casa e os pais mal deixavam usar, quiçá deixar o moleque levar o PC para outro lugar para montar uma LAN...
Em 1997 eu e meus amigos éramos maiores de idade, vários dirigiam e eram donos de seus computadores. Se eu dei o exemplo dessas LANs foi porque vivi isso.
Fora que não faz sentido usar a realidade do Brasil pra tentar justificar. Doom e Goldeneye não são produtos brasileiros. Se até aqui tinha LAN, imagina a farra que não devia ser nos EUA e na Europa.



pbU_OVGAAV9YqGDBwBqWyWicLEOHcnzfYuS4SKT3HCQ.jpg


2rrff2dlz8fz.png


vt8tmiinplyz.jpg


1440066048599.jpg
 

Ryo_Hazuki(

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.327
Reações
5.786
Pontos
703
Ainda se discute quem definiu primeiro as mecânicas de jogabilidade 3d, Mario 64 ou Tomb Raider.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.881
Reações
50.999
Pontos
1.003
Goldeneye pode ter popularizado o FPS multiplayer pra mais gente, mas o pessoal mais velho fazia LAN de Doom há muito mais tempo. Era coisa de nerd, lógico. Mas, dentro do nicho, era um negócio popular, ainda que caro e cansativo.
Então não popularizou, não existe nicho popular (sem piadinhas forumlisticas)
 

Ridge

Bam-bam-bam
Mensagens
2.126
Reações
4.622
Pontos
453
Zelda Ocarina of Time definiu o z-targeting, sim aquele movimento que no apertar de um botão a câmera centraliza atras do seu personagem ou trava num inimigo para uma batalha.
 
Topo Fundo