O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Queda de FPS e alto consumo da placa de vídeo (preciso de ajuda).

MSilv

Larva
Mensagens
19
Reações
3
Pontos
3
O meu PC tem por volta de 4 meses, eu trouxe as peças dos Estados Unidos e montei no Brasil.
Config:
Processador AMD Ryzen 7 3700X
Placa-Mãe Asus ROG Strix B450-F Gaming
Memória Corsair Vengeance LPX 16GB (2X8) DDR4 2666MHZ
Placa de Vídeo EVGA NVIDIA GeForce GTX 1660 Ti XC Gaming 6GB,
SSD Samsung EVO 860 1TB
Gabinete NZXT H500
Kit com 2 Cooler FAN Corsair AF140, 140mm


O PC é muito bom e geralmente roda os jogos com alto desempenho, até mesmo os mais pesados como AC Syndicate (config no máximo e ultra) e Just Cause 4 (tudo no ultra) travado em 60 FPS, a taxa de atualização do meu monitor é de 60Hz. Acontece que algumas vezes, enquanto eu estou jogando, o FPS cai bruscamente e além do jogo travar, o PC também demora muito para responder. Quando isso acontece, eu reinicio o PC e ele volta a funcionar normalmente, mas atrapalha a jogatina e após a algum tempo volta a acontecer. Tem dias que passam sem dar o problema, mas é inevitável e ele volta. Os drivers da placa de vídeo estão atualizados e tudo funciona normalmente. Eu já fiz alguns testes com o Afterburner e nesses jogos mais pesados o uso do processador fica na média de 30% e a GPU entre 70% a 100%. Eu presumo que está acontecendo um gargalo na placa de vídeo. Vocês têm ideia do problema e como resolver? Preciso muito dessa ajuda e ficaria muito grato com a ajuda de vocês.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.216
Reações
172.415
Pontos
2.599
Gargalo não tem porque acontecer porque é pouca placa de vídeo para muito processador.

Atualizou a BIOS para a última versão 3003? https://dlcdnets.asus.com/pub/ASUS/..._GAMING/ROG-STRIX-B450-F-GAMING-ASUS-3003.zip

Baixou os drivers mais recentes da AMD? https://drivers.amd.com/drivers/amd_software_2.04.04.111.zip

Tente também usar o DDU para desinstalar os drivers da NVidia e depois instalar o último de forma limpa: https://www.guru3d.com/files-details/display-driver-uninstaller-download.html e https://www.nvidia.com.br/content/D...ernational-dch-whql.exe&lang=br&type=geforcem
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.279
Reações
175.730
Pontos
2.234
Eu daria uma olhada nas temperaturas de CPU e GPU também.
 

MSilv

Larva
Mensagens
19
Reações
3
Pontos
3
Gargalo não tem porque acontecer porque é pouca placa de vídeo para muito processador.

Atualizou a BIOS para a última versão 3003? https://dlcdnets.asus.com/pub/ASUS/..._GAMING/ROG-STRIX-B450-F-GAMING-ASUS-3003.zip

Baixou os drivers mais recentes da AMD? https://drivers.amd.com/drivers/amd_software_2.04.04.111.zip

Tente também usar o DDU para desinstalar os drivers da NVidia e depois instalar o último de forma limpa: https://www.guru3d.com/files-details/display-driver-uninstaller-download.html e https://www.nvidia.com.br/content/D...ernational-dch-whql.exe&lang=br&type=geforcem
Muito obrigado pela ajuda. Vou fazer esses procedimentos. Eu vi em canais no YouTube que existem gargalos de Placa de Vídeo mais fracas para processadores melhores, mas eu não entendo muito do assunto. Talvez no final do ano eu vá trocar a 1660 Ti por uma 2070s e adicionar mais 16gb RAM,
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.279
Reações
175.730
Pontos
2.234
Ainda não me liguei muito para a temperatura, vou dar uma olhada depois. Você pode me dizer quais seriam as temperaturas ideais? Obrigado pela ajuda!

CPU acho que até uns 75 é seguro, mas jogando não deve passar dos 70. Coincidentemente, acho que a 1660Ti uns 70, 75 também.
 


[BF2]PuNiShEr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.759
Reações
4.830
Pontos
1.194
CPU acho que até uns 75 é seguro, mas jogando não deve passar dos 70. Coincidentemente, acho que a 1660Ti uns 70, 75 também.

Forçou a barra mestre, até uns 85 tá ok para CPU, o mesmo vale para GPU. Rodei por 1 ano meu i7 6700K em 4.7Ghz no talo a 86 Graus, nunca teve thermal throttling.

Já tive uma RX 480 8GB Blower rodando no talo na casa dos 90 graus por meses e tbm nunca deu problema nem reduzia clock.

Lembrando que depende de MOBO pra MOBO, mas via de regra a temp operacional pode ser de até 100º, tem mto notegamer que sai da loja já fritando em 95º a cpu.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.279
Reações
175.730
Pontos
2.234
Certo. Se passar dessa margem você tem ideia de como ajeitar o problema?

Se for CPU, tem que ver se a fan tá funcionando - ou se a bomba tá ok, se for WC - se tá encaixado direito e se a pasta térmica tá bem aplicada.
GPU é mais difícil ser...como ela já vem montada, dificilmente dá problema.

Forçou a barra mestre, até uns 85 tá ok para CPU, o mesmo vale para GPU. Rodei por 1 ano meu i7 6700K em 4.7Ghz no talo a 86 Graus, nunca teve thermal throttling.

Já tive uma RX 480 8GB Blower rodando no talo na casa dos 90 graus por meses e tbm nunca deu problema nem reduzia clock.

Lembrando que depende de MOBO pra MOBO, mas via de regra a temp operacional pode ser de até 100º, tem mto notegamer que sai da loja já fritando em 95º a cpu.

Dá pra rodar perto do Tjunction sempre, mas diminui a longevidade do chip. É uma escolha que se faz.
 

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.874
Reações
3.943
Pontos
1.544
Em primeiro lugar, parabéns pelo pc!

Eu daria uma olhada como está o uso da memória ram da GPU quando isso acontece.

Eu tenho uma config. bem mais modesta que a sua, mas em comum aqui sobra cpu e falta GPU e tenho problemas parecidos quando o uso da memória ram da GPU está perto do limite.
 

MSilv

Larva
Mensagens
19
Reações
3
Pontos
3
Em primeiro lugar, parabéns pelo pc!

Eu daria uma olhada como está o uso da memória ram da GPU quando isso acontece.

Eu tenho uma config. bem mais modesta que a sua, mas em comum aqui sobra cpu e falta GPU e tenho problemas parecidos quando o uso da memória ram da GPU está perto do limite.
Muito obrigado pela ajuda, eu acho que o uso da memória RAM está normal. Eu presumo que já encontrei o problema, a temperatura da CPU. Nos jogos estava passando de 90 graus. Eu ajeitei o cooler e a temperatura abaixou para 65-80 graus, porém ainda acho que está acima do ideal, principalmente pois sem abrir nada o HWMonitor mostra que a CPU está em 50-65 graus, sendo que o ideal seria por volta dos 30. A GPU fica por volta dos 40 mas o ideal seria 30. Estou pensando em trocar o Air Cooler por um Water Cooler e trocar a pasta térmica. Você tem alguma dica?
 

MSilv

Larva
Mensagens
19
Reações
3
Pontos
3
Se for CPU, tem que ver se a fan tá funcionando - ou se a bomba tá ok, se for WC - se tá encaixado direito e se a pasta térmica tá bem aplicada.
GPU é mais difícil ser...como ela já vem montada, dificilmente dá problema.



Dá pra rodar perto do Tjunction sempre, mas diminui a longevidade do chip. É uma escolha que se faz.
Realmente o problema parece ser na temperatura da CPU como eu expliquei na resposta ao The Watcher. Você tem algum conselho? Obrigado pela ajuda!
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.279
Reações
175.730
Pontos
2.234
Muito obrigado pela ajuda, eu acho que o uso da memória RAM está normal. Eu presumo que já encontrei o problema, a temperatura da CPU. Nos jogos estava passando de 90 graus. Eu ajeitei o cooler e a temperatura abaixou para 65-80 graus, porém ainda acho que está acima do ideal, principalmente pois sem abrir nada o HWMonitor mostra que a CPU está em 50-65 graus, sendo que o ideal seria por volta dos 30. A GPU fica por volta dos 40 mas o ideal seria 30. Estou pensando em trocar o Air Cooler por um Water Cooler e trocar a pasta térmica. Você tem alguma dica?

Realmente o problema parece ser na temperatura da CPU como eu expliquei na resposta ao The Watcher. Você tem algum conselho? Obrigado pela ajuda!

A temperatura em idle do 3700X não é 30, é entre 35 e 40 numa temperatura ambiente amena, na casa dos 20, 23 graus e com um gabinete bem refrigerado. Bater até uns 70 jogando seria normal.
A GPU também não fica em 30 nem fodendo, é na casa dos 40, podendo ir até uns 70 também.

Um bom aircooler é tão bom quanto a maioria dos Watercoolers AIO do mercado. Não mexe com isso não que é desnecessário.

Tá usando o cooler stock? E pasta térmica eu recomendo a PCYes OCX ou a Mastergel Maker.
 

MSilv

Larva
Mensagens
19
Reações
3
Pontos
3
A temperatura em idle do 3700X não é 30, é entre 35 e 40 numa temperatura ambiente amena, na casa dos 20, 23 graus e com um gabinete bem refrigerado. Bater até uns 70 jogando seria normal.
A GPU também não fica em 30 nem fodendo, é na casa dos 40, podendo ir até uns 70 também.

Um bom aircooler é tão bom quanto a maioria dos Watercoolers AIO do mercado. Não mexe com isso não que é desnecessário.

Tá usando o cooler stock? E pasta térmica eu recomendo a PCYes OCX ou a Mastergel Maker.
Eu estou usando Cooler Wraith Prism que vem com o 3700x. Estaria disposto a pagar até 500 reais em um Water Cooler se for necessário.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.279
Reações
175.730
Pontos
2.234
Eu estou usando Cooler Wraith Prism que vem com o 3700x. Estaria disposto a pagar até 500 reais em um Water Cooler se for necessário.

Era pra esse Prism estar performando melhor. Que pasta térmica que você tá usando aí?
 

promotor2004

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.013
Reações
3.776
Pontos
1.259
O Cooler veio com pasta já grudada nele, devo trocar?

Apenas uma dica: quando for trocar o cooler ligue o PC antes rode algum programa para aquecer o processador por um tempo, aquecendo a pasta térmica consequentemente.

Depois de aquecer, quando for retirar o cooler gire-o lentamente de um lado para o outro até ele se soltar.

Estou dizendo isso porque recentemente tenho visto vários relatos de pessoas que arrancaram o processador do socket colado com o cooler pela pasta térmica.

Isso não é algo novo com processadores AMD, mas por esses dias vi alguns relatos sobre isso.

Caso já tenha experiência com isso, desconsidere a dica.
 

MSilv

Larva
Mensagens
19
Reações
3
Pontos
3
Muito obrigado pela ajuda, galera. Vou trocar a pasta térmica. Vocês podem me dizer quais são as melhores?
 

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.874
Reações
3.943
Pontos
1.544
Muito obrigado pela ajuda, eu acho que o uso da memória RAM está normal. Eu presumo que já encontrei o problema, a temperatura da CPU. Nos jogos estava passando de 90 graus. Eu ajeitei o cooler e a temperatura abaixou para 65-80 graus, porém ainda acho que está acima do ideal, principalmente pois sem abrir nada o HWMonitor mostra que a CPU está em 50-65 graus, sendo que o ideal seria por volta dos 30. A GPU fica por volta dos 40 mas o ideal seria 30. Estou pensando em trocar o Air Cooler por um Water Cooler e trocar a pasta térmica. Você tem alguma dica?

O @LucianoBraga já respondeu com maestria.

A respeito do HWmonitor, já li aqui no fórum que as leituras não são tão precisas, então embora sirva como referência, não é para levar totalmente à sério a temperatura que estiver mostrando ali. Precisão mesmo só com um termômetro encostado no local onde quiser fazer a medição.
Isso procede @LucianoBraga ?

De qualquer forma, como disseram, está muito quente sim e a maior prova disso é que está dando thermal throttling.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.279
Reações
175.730
Pontos
2.234
O @LucianoBraga já respondeu com maestria.

A respeito do HWmonitor, já li aqui no fórum que as leituras não são tão precisas, então embora sirva como referência, não é para levar totalmente à sério a temperatura que estiver mostrando ali. Precisão mesmo só com um termômetro encostado no local onde quiser fazer a medição.
Isso procede @LucianoBraga ?


De qualquer forma, como disseram, está muito quente sim e a maior prova disso é que está dando thermal throttling.

Leitura de software é sempre complicada...sempre vai dar uma diferença, mas nada absurdo. Acho que o mais próximo de funcionar legal é leitura de BIOS, que é captação direta dos sensores sem interferência de sistema, mas não dá pra usar o sistema operacional e estar na bios ao mesmo tempo, então...hehe

O que se recomenda, no caso específico do Ryzen, é ver as leituras no Ryzen Master.
Pras GPUs AMD, o painel de controle da Radeon atende ok.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.419
Reações
34.507
Pontos
1.354
Aqui em encode que exige bastante, no máximo 73 e media de 69 graus no ryzen 3600.
GPU antes dos ajustes, pegava 86 graus em jogos(um absurdo de quente), depois dos ajustes 69 graus na média.
Passar de 70 graus em jogos para CPU é de cair o cu da bunda, media aqui não passa de 60 graus, normal ficar sempre nos 55 aqui.

Forçou a barra mestre, até uns 85 tá ok para CPU, o mesmo vale para GPU. Rodei por 1 ano meu i7 6700K em 4.7Ghz no talo a 86 Graus, nunca teve thermal throttling.

Já tive uma RX 480 8GB Blower rodando no talo na casa dos 90 graus por meses e tbm nunca deu problema nem reduzia clock.

Lembrando que depende de MOBO pra MOBO, mas via de regra a temp operacional pode ser de até 100º, tem mto notegamer que sai da loja já fritando em 95º a cpu.
Meu i7 6700K dava tela azul se chegasse a 83 graus a 4.6GHz, normal não é.
 

MSilv

Larva
Mensagens
19
Reações
3
Pontos
3
A pasta Arctic Silver 5 é boa? Dentre as mais bem avaliadas que eu achei ela tem o melhor preço, vocês já tiveram alguma experiência com ela?
 

MSilv

Larva
Mensagens
19
Reações
3
Pontos
3
Procurei pela OCX e pela Mastergel, parece que elas estão em falta nas maiores lojas, onde eram vendidas pelo preço menor (Kabum, Terabyte,...).
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.279
Reações
175.730
Pontos
2.234
A pasta Arctic Silver 5 é boa? Dentre as mais bem avaliadas que eu achei ela tem o melhor preço, vocês já tiveram alguma experiência com ela?

É ok. Muito melhor do que a que vem no cooler, mas consideravelmente pior do que as que eu indiquei.
 
Topo Fundo