O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Quero lançar um app (potencial monstruoso) e tenho muitas dúvidas [+ shitstorm de idéias]

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.162
Reações
58.255
Pontos
2.009
Então tetudos desgraçados que eu amo.

Há alguns anos postei aqui no fórum a ideia de um site, isso antes de vir a onda dos apps.
Vim desenvolvendo a ideia de lá pra cá, falando com muita gente, mas sem botar nada em prática.

Já tinha largado a ideia pra uma e outra pessoa, sempre em doses homeopáticas e todas elas ficaram abismadas com o potencial.
Agora por último, que foi o que me motivou demais a tocar o projeto, foi uma troca de ideias com um gerente de projetos de uma empresa grande da Inglaterra com base no Bostil (não vou falar o nome, obviamente) e o cara ficou louco, disse que se eu não tocar a ideia ele toca.

Enfim, aqui vai uma breve descrição do projeto:

  • Em termos de base, imaginem algo semelhante aos classificados que temos por aí, Mercado Livre, Olx e a porra toda;
  • Tem "a cereja do bolo", que não vou apresentar aqui e é o que diferenciaria desses sites / apps. Essa cereja do bolo, inclusive, é o que daria o nome do app, algo bem literal mesmo, sem firula;
  • Ainda não avaliei o modelo de negócio, se via publicidade, transações do app ou ambos;
  • Eu teria que avaliar melhor, mas uma possibilidade seria criar tipo "contas premium", pra empresas;
  • Já pesquisei e aparentemente não tem nada no mercado. Não fiz nenhuma pesquisa de mercado ou algo do tipo, justamente pelo medo de alguém roubar a ideia. Por isso não considero essa afirmação tão assertiva assim;
  • Quase que de maneira utópica, meu sonho seria o app dar certo e vende-lo depois pra alguma controladora maior;

DÚVIDAS:

Detalhe: minha área de formação é adm. de empresas + marketing + vendas, não entendo ABSOLUTAMENTE NADA de programação.

1) É possível eu patentear a ideia? Onde e como faço isso? Sou de Porto Alegre - RS.

2) Muito, mas MUITO aproximadamente, qual o investimento e recursos necessários pra criar algo, mais ou menos, do tamanho de uma OLX ou Mercado Livre, que não deixam de ser "simples", entretanto com muito volume de dados e acessos? Num primeiro momento, acredito, não teria o mesmo tamanho, seria algo pra começar entre amigos e ir espalhando no RS, Brasil, sei la.

2.1) Especificamente em segurança de informação dos usuários, pra não ter invasões essas coisas.

3) Teria opção de se logar pelo Facecu. Como funfa isso? Tem que pagar algo pro Zuckerberg?

4) Quanto a busca de investidores, como funciona isso? Pensei em montar o projeto no papel e apresentar pra alguma startup. Quais seriam as demais alternativas?

5) Outra possibilidade seria montar um crowdfunding, mas aí acho que não funcionaria por aquilo tudo de não expor a ideia e eu não saber uma maneira de compensar quem patrocinou o projeto;

6) Quais as principais fontes de informação pra eu adquirir mais conhecimento sobre isso? Tem algum site, canal do YT ou algo assim? E livro?

Dei uma breve pesquisada e vi que a OLX ganha dinheiro da seguinte forma:
https://analistamodelosdenegocios.com.br/modelo-de-negocio-olx/

Business Model Canvas da OLX
O modelo canvas da OLX tem o seguinte desenho

Modelo-de-Negocio-da-OLX-modelo-canvas.png


Como a OLX Ganha Dinheiro
A OLX ganha dinheiro oferecendo a opção de colocar o seu anúncio em destaque, o que significa que ele aparece entre os primeiros lugares da busca ou listagem de anúncios, aumentando as chances de vender o item mais rapidamente.

A empresa também ganha dinheiro oferecendo espaços publicitários através da rede de display do Google e pretende no futuro ganhar dinheiro facilitando pagamentos entre seus usuários.

Outras Empresa que Adotam o Mesmo Modelo de Negócio da OLX

Já o Mercado Livre:
https://analistamodelosdenegocios.com.br/modelo-de-negocio-mercado-livre/

O Business Model Canvas do Mercado Livre
Mecado-Livre-Modelo-Canvas-Negocio.png


Como o Mercado Livre Ganha Dinheiro
O Mercado Livre ganha dinheiro em cima de tarifas de anúncio, de transação, além de taxas de processamento de cartões de crédito e de frente. Os valores dependem de uma série de fatores, como reputação do vendedor, nível de vendas, valor dos produtos e etc.

Eu quero pelo menos tirar a ideia da cabeça e botar algo no papel, se eu levantar os custos de toda a bagaça já é um baita passo.

Me ajudão!
 
Ultima Edição:

Baneman

Discípulo de São Jorge
VIP
Mensagens
16.661
Reações
30.530
Pontos
1.253
Deu muita informação, na minha opinião. Sem se esforçar muito já deu pra ver o que é e qual sua "grande" ideia.
 

Grudento

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.210
Reações
1.707
Pontos
859
Deu muita informação, na minha opinião. Sem se esforçar muito já deu pra ver o que é e qual sua "grande" ideia.

Temos um Xeroque Rômes aqui.

No mais... Terceirizar a produção e construção de um APP é extremamente caro. Dependendo do número de interações (Usuário-app, e app-servidor) fica na casa de 6 dígitos para lançar um bem feito. E outra, aprender a contruir um do zero? Prepare-se para investir anos da sua vida até conseguir chegar em um patamar que você tem na sua cabeça.

Para tentar seguir com isso adiante, sem a grana e sem o conhecimento, vc tem algumas opções... Formar uma equipe, que cada um fique por conta de uma parte da empresa e tentar competir nesses concursos de Startups pelo melhor projeto... Ou tentar algo como capital Anjo em seu estado ou incubadora, que também envolve o escrever o seu projeto...

Você não necessariamente precisa saber programar, você precisa vender sua ideia no início, o que me parece que você já sabe. Então tenta colocar o projeto no papel (na internet tem vários templates para escrever o projeto, canvas já é um deles), e ir nesses lugares. Aqui em Minas Gerais temos a Lemonade, que é uma das referencias em projetos de startups.
 

Insônia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.785
Reações
16.102
Pontos
994
Vai fazer um site de escambos, né?

Valeu pela ideia!

:coolface
 


Diógenes Laércio

Bam-bam-bam
Mensagens
5.433
Reações
8.901
Pontos
353
Sua ideia vai ter que ser muito boa e muito bem executada para você ter a mínima chance de ganhar um centavo que seja com isso.
Esse mercado de anúncios on-line já possui muitas opções.
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.617
Reações
33.095
Pontos
1.048
Quer registrar patentes? Vai pro USA. Aqui no Brasil além de demorar em média 14 anos pro registro sair, somente pessoas jurídicas podem pedir registros de patentes. O órgão responsável aqui é o INPI. Boa sorte!

Enviado de meu ASUS_X00DDA usando Tapatalk
 

leotrix14

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.588
Reações
13.569
Pontos
1.139
Muito tempo atrás houve um site de trocas chamado Xcambo e não vingou.
 

adamiva

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.152
Reações
2.502
Pontos
1.129
\
2.1) Especificamente em segurança de informação dos usuários, pra não ter invasões essas coisas.

3) Teria opção de se logar pelo Facecu. Como funfa isso? Tem que pagar algo pro Zuckerberg?

Falando pelo que conhe'ço dos dois pontos:

2.1 Não é algo assombroso, mas ainda assim tem um certo investimento. O principal é a parte de desenvolvimento seguro: você pode contratar serviço de ETHICAL HACKING para eles avaliarem se o teu APP é seguro para um monte de coisas. Existem varias verificações e possíveis EXPLOITS que tem que ser avaliado (não tem receita de bolo, infelizmente).

Do ponto de vista de infraestrutura, entendo que seu serviço vai ficar armazenado em algum servidor. O mesmo vale para esta infra: vai ter que se preocupar em como está hospedado, mas geralmente como você vai ter um hosting, eles devem se responsabilizar um pouco por essa parte.

Citei a integração do FB, eles tem uma API para isso. Googlei rapidamente e tem varias coisas sobre isso?

https://canaltech.com.br/software/a...acebook-no-seu-site-usando-javascript-ou-php/

Lembrando que isso cai novamente no item 2.1 (desenvolvimento seguro), pois uma das bases de autenticação serão via API. O Código tem que proteger isso.

Acho que, de maneira superficial, é isso. Claro que existe um universo de coisas a ser vista (Autenticação, segurança do banco, etc, etc etc) mas pra isso, tem que avaliar toda a estrutura com muita calma e mapear cada elemento e possíveis falhas...
 

NeWii

Bam-bam-bam
Mensagens
5.382
Reações
4.673
Pontos
434
Pede pro gringo inglês tocar pra tu









Não disse o quê

Enviado de meu LG-D724 usando Tapatalk
 

Mr. Nobody

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
6.343
Reações
1.313
Pontos
1.204
Não vou escrever muito por que sou um analfabeto funcional...
Mas tambem tenho uma idéia semelhante de fazer um site de classificados so que voltado para comunidade de imigrantes daqui, atualmente tem uma comunidade de classificados no facetube, mas é um desorganizacao só.

Como eu quero fazer essa ideia é bem simples é instalar o Joomla com alguma extensão de anuncios classificados.
Uma extensão que eu estou pensando em usar seria essa:
https://extensions.joomla.org/extensions/extension/ads-a-affiliates/classified-ads/dj-classifieds/

Mas existem outras extensoes como essa no diretoria do Joomla
https://extensions.joomla.org/tags/classified-ads/

Sei lá talvez já exista algum "templante" parecido com sua ideia que voce possa utilizar...

Agora registrar patente não creio que você consiga... não lembro de nenhum servico online que seja patenteado o que aconteçe ´fazerem o copyright do codigo.


Ou seja escrevi e escrevei e não ajudei em nada:lolwtf
 

Gattuso

Lenda da internet
VIP
Mensagens
24.821
Reações
21.187
Pontos
1.719
Aproveita do o tópico, uma coisa que deviam fazer, mas que deve custar milhões, é um App de entrega de compras de supermercado. Muita gente tenta, mas é muito difícil mesmo bolar uma logística. Penso tanto em uma distribuidora ja centralizada, ou um App que tenha convênio com varios supermercados, que dariam a lista de produtos, colocariam numa database, as pessoas escolheriam onde comprar, e no final do dia o supermercado separaria os itens vendidos, alguem do App buscaria e entregaria na casa da pessoa. Ou algo mais terceirizado, tipo uber. De qualquer forma pra ser direito nao deve ser menos que 10kk.
 

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.935
Pontos
1.659
Quer fazer um letgo brasileiro?

Eu sou desenvolvedor iOS e Android.
Pra fazer eu te cobraria uns 10 a 20 mil pra cada versao, dependendo dos detalhes.
O problema é que eu nem relo no backend (parte do codigo que roda no servidor). Só cuido dos apps mesmo, então vai ai mais uns 10 mil pra essa parte.
Mas eu sou freelancer. Se vc pegar uma empresa "real" eles devem cobrar mais.

Tem que ver tambem que o facebook agora tem o merketplace deles, então acho q vc ja ta meio atrasado nessa. Tem que ver se vale a pena mesmo.
 

Gattuso

Lenda da internet
VIP
Mensagens
24.821
Reações
21.187
Pontos
1.719
Tem o workana tb. Oferece la um valor q galeris pega
 
D

Deleted member 219486

Me lembrou um participante do Shark Tank gringo, o cara pirava na ideia do app dele de contratar profissionais que dão aulas principalmente voltadas para esportes radicais via aplicativo, todos os investidores falaram que a ideia era ruim, o cara peitou eles e disse que ouviriam falar dele, fui pesquisar e fechou a empresa.
 

Diegoafv

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.365
Reações
2.020
Pontos
1.059
Quer fazer um letgo brasileiro?

Eu sou desenvolvedor iOS e Android.
Pra fazer eu te cobraria uns 10 a 20 mil pra cada versao, dependendo dos detalhes.
O problema é que eu nem relo no backend (parte do codigo que roda no servidor). Só cuido dos apps mesmo, então vai ai mais uns 10 mil pra essa parte.
Mas eu sou freelancer. Se vc pegar uma empresa "real" eles devem cobrar mais.

Tem que ver tambem que o facebook agora tem o merketplace deles, então acho q vc ja ta meio atrasado nessa. Tem que ver se vale a pena mesmo.
Se for isso, dá pra citar só de cabeça uns 3 apps BR com a mesma linha de ideia. Skina, YOP, Tradr...deve ter até mais...

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
 

Gattuso

Lenda da internet
VIP
Mensagens
24.821
Reações
21.187
Pontos
1.719
Tenhou um amigo gayucho, lembrei, q trabalha numa empresa de apps meio nova mas q parece ter mt potencial. Se quiser q eu veja com ele comenta
 

TommyAngelo

Lenda da internet
Mensagens
17.499
Reações
13.314
Pontos
1.684
Brother e conterrâneo, Zé... duas coisas:
1- patentear um site? esquece, muito mais aqui no HUE;
2- se tu acredita muito na tua ideia, mete a cara mesmo e vai atrás de pessoas que entendam do assunto, sem medo de expô-la. Eu tenho até hoje o projeto descritivo completo de um jogo pra celular/tablets, que depois de um tempo expus pra um cara foda e muito gente boa (já foi presidente da ADjogosRS, seguido aparece na RBS falando sobre o meio digital e é dono duma empresa grande aqui em POA). Ele achou a ideia boa, nunca tinha visto uma igual, mas o desenvolvimento era caro e eles já tinham outros projetos em andamento. Acabei engavetando, mas se eu tivesse mais tempo pra correr atrás de investidor, hoje iria, nem que ficasse com 49% só do jogo pra mim...
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.892
Reações
27.921
Pontos
1.444
Vou dar uns palpites baseado no meu parco conhecimento, então espero que ajude.

1) É possível eu patentear a ideia? Onde e como faço isso? Sou de Porto Alegre - RS.
http://www.inpi.gov.br/menu-servicos/programa-de-computador
Mas acho que você tem que ter algo muito específico, que valha a pena questionar judicialmente uma possível "cópia". Se o clone tiver alguma funcionalidade diferente, acho que a patente não gerará a proteção desejada.

2) Muito, mas MUITO aproximadamente, qual o investimento e recursos necessários pra criar algo, mais ou menos, do tamanho de uma OLX ou Mercado Livre, que não deixam de ser "simples", entretanto com muito volume de dados e acessos? Num primeiro momento, acredito, não teria o mesmo tamanho, seria algo pra começar entre amigos e ir espalhando no RS, Brasil, sei la.
Uns 500 mil. Começar pequeno é besteira. Você tem que dimensionar um tamanho mínimo para o negócio. Além de investimento em infraestrutura do negócio, vc tem que gastar muito com marketing. Mas não precisa tirar do seu bolso; você pode entregar algo em garantia e pegar um crédito com agências de fomento, tem muitas linhas de crédito para quem investe em empresas de tecnologia (apesar de não ser o foco dos negócios, perceberá que é a designação é essa). É igual Uber, o negócio dele não é transporte, é a transação eletrônica. Prepare-se para oferecer algo em garantia, como imóvel, terreno, etc. Se tua proposta afundar vc poderá perder essa garantia.

2.1) Especificamente em segurança de informação dos usuários, pra não ter invasões essas coisas.
Com computação na nuvem você terceiriza essas informações com segurança na nuvem, o Amazon, Google, etc, são responsáveis. Se vc quiser manter cartões de crédito e outros dados mais sensíveis, vai ter que pagar alto por isso, como o Uber que mantém nossos cartões de crédito cadastrados no app. Melhor não mexer nisso, e ter uma validação certificada nas transações VISA, Master, etc fornecem esse componente através do seu banco.

3) Teria opção de se logar pelo Facecu. Como funfa isso? Tem que pagar algo pro Zuckerberg?
Não. https://developers.facebook.com/docs/facebook-login

4) Quanto a busca de investidores, como funciona isso? Pensei em montar o projeto no papel e apresentar pra alguma startup. Quais seriam as demais alternativas?
Ou vc tem uns amigos ricos ou leia novamente a resposta da 2.

5) Outra possibilidade seria montar um crowdfunding, mas aí acho que não funcionaria por aquilo tudo de não expor a ideia e eu não saber uma maneira de compensar quem patrocinou o projeto;
Não rola. Ia acabar virando Bel Pesce 2. Crowdfunding é uma mania imbecil que a internet trouxe e perderam o medo de pedir a sua grana prometendo algo em troca. O risco é maior; a galera só entra pq virou moda. Quem coloca grana em crowdfunding na prática está doando dinheiro para o dono da ideia, que promete algo. Imagina o Google nos primórdios: o dono do Google precisa de 100 mil dólares para começar, e te pede 100 dólares. Para que vc ia dar isso pra ele a troco de tokens imbecis? Legal era ter 0,1% do negócio, hoje você teria milhões. Nunca ponha dinheiro em algo que não vai te dar uma participação direta no negócio. E ainda caso isso ocorra, tem que ter muita cautela. E o mesmo é válido para quem investisse em vc.

6) Quais as principais fontes de informação pra eu adquirir mais conhecimento sobre isso? Tem algum site, canal do YT ou algo assim? E livro?
Como assim? Acho que não. Não tem nada redondo sobre o tema, até pq empresa é algo que vc monta do seu jeito baseado nos seus conhecimentos, o que na teoria é um modelo, na prática vc vai utilizar componentes desses modelos e dimensionar seu negócio. Como vc tem adm, sabe bem essa parte teórica, mas precisa suar muito para gerir um negócio, e vai usar as ferramentas que a adm te dá. Se for algo inovador, não tem nada pronto para você aplicar.

Eu quero pelo menos tirar a ideia da cabeça e botar algo no papel, se eu levantar os custos de toda a bagaça já é um baita passo.
Tem que levantar mesmo. Abrir uma planilha e começar a contabilizar. A maioria das ideias morre aqui. O cara fala, fala, e nada de colocar os custos no papel.... É algo que, se eu fosse você, começava agora.

Apenas um adendo: cuidado com apps "miraculosos". Também já tive algumas idéias de apps e o meu irmão trabalhou em alguns projetos, mas nunca investimos pesado nisso, sempre foi com o conhecimento e "vendo no que ia dar". Nessas meu irmão pegou um projeto extremamente promissor, com caras investindo forte, equipe e trabalho sério. Mas o projeto falhou, e no fim os caras se deram mal.
Aconteceram duas coisas, uma é falando do projeto em si. Erraram o enfoque. Eu avisei meu irmão disso, ele tentou alertar os caras, mas não adiantou nada. Fizeram um projeto com ênfase no desenvolvedor, sendo que o desenvolvedor NUNCA é o tomador da decisão financeira. Mesmo que os desenvolvedores estivessem doidos para trabalhar com a ferramenta, os diretores e os financeiros preferiam pagar por soluções com nome no mercado, e soluções muito mais caras e burocráticas. É até engraçado que num ambiente que deveria ser extremamente racional, as pessoas são impressionadas por marcas e propaganda. Além disso, apresentaram para uma consultoria grande, mas o diretor de TI disse que já tinham um projeto similar (sem ter, na verdade), pq ficou com medo de perder o controle da área de TI para um projeto externo, então fez a cabeça do presidente da empresa contra o projeto, sendo que inicialmente ele estava bastante interessado. O projeto "similar" dessa consultoria até hoje não saiu do papel, se é que existiu papel com algum esboço.
A outra foi com o meu irmão mesmo além de outras pessoas no projeto. Prometeram uma participação nos negócios, além do pagamento pelos serviços. Mas quando a coisa tomou forma e parecia que ia despontar, não formalizaram e nem abriram quanto entrava. Todo mês pagavam um valor, mas não definiram um contrato dando a prometida participação, e ainda pediam melhorias ou alterações, mediante pagamento extra, mas ainda sim não abriram a contabilidade para o meu irmão saber. Enfim, a hora que o meu irmão viu que não ia engrenar uma grana pesada, pegou um projeto na Alemanha e foi embora, e esses caras se f*deram, pois não conseguiam colocar alguém para dar a qualidade que o meu irmão deu no desenvolvimento, até hoje estão engatinhando.
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.774
Reações
18.254
Pontos
784
empresas + marketing + vendas
já te advirto umas coisas, o que para voce parece banal e fácil na prática dá muito trabalho e é caro.
dificilmente voce vai pegar alguém que vai trabalhar e fazer isto de graça pra voce e quem voce contratar tem o risco do cara só te enrolar e naõ fazer nada.
desenvolver qualquer software é caro e leva tempo, e vem com vários bugs desde o começo
mesmo empresas grandes tem dificuldades na construção de qualquer software.
já comece sabendo das dificuldades, isto nao é como escrever um texto!
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.162
Reações
58.255
Pontos
2.009
Vou dar uns palpites baseado no meu parco conhecimento, então espero que ajude.

1) É possível eu patentear a ideia? Onde e como faço isso? Sou de Porto Alegre - RS.
http://www.inpi.gov.br/menu-servicos/programa-de-computador
Mas acho que você tem que ter algo muito específico, que valha a pena questionar judicialmente uma possível "cópia". Se o clone tiver alguma funcionalidade diferente, acho que a patente não gerará a proteção desejada.

2) Muito, mas MUITO aproximadamente, qual o investimento e recursos necessários pra criar algo, mais ou menos, do tamanho de uma OLX ou Mercado Livre, que não deixam de ser "simples", entretanto com muito volume de dados e acessos? Num primeiro momento, acredito, não teria o mesmo tamanho, seria algo pra começar entre amigos e ir espalhando no RS, Brasil, sei la.
Uns 500 mil. Começar pequeno é besteira. Você tem que dimensionar um tamanho mínimo para o negócio. Além de investimento em infraestrutura do negócio, vc tem que gastar muito com marketing. Mas não precisa tirar do seu bolso; você pode entregar algo em garantia e pegar um crédito com agências de fomento, tem muitas linhas de crédito para quem investe em empresas de tecnologia (apesar de não ser o foco dos negócios, perceberá que é a designação é essa). É igual Uber, o negócio dele não é transporte, é a transação eletrônica. Prepare-se para oferecer algo em garantia, como imóvel, terreno, etc. Se tua proposta afundar vc poderá perder essa garantia.

2.1) Especificamente em segurança de informação dos usuários, pra não ter invasões essas coisas.
Com computação na nuvem você terceiriza essas informações com segurança na nuvem, o Amazon, Google, etc, são responsáveis. Se vc quiser manter cartões de crédito e outros dados mais sensíveis, vai ter que pagar alto por isso, como o Uber que mantém nossos cartões de crédito cadastrados no app. Melhor não mexer nisso, e ter uma validação certificada nas transações VISA, Master, etc fornecem esse componente através do seu banco.

3) Teria opção de se logar pelo Facecu. Como funfa isso? Tem que pagar algo pro Zuckerberg?
Não. https://developers.facebook.com/docs/facebook-login

4) Quanto a busca de investidores, como funciona isso? Pensei em montar o projeto no papel e apresentar pra alguma startup. Quais seriam as demais alternativas?
Ou vc tem uns amigos ricos ou leia novamente a resposta da 2.

5) Outra possibilidade seria montar um crowdfunding, mas aí acho que não funcionaria por aquilo tudo de não expor a ideia e eu não saber uma maneira de compensar quem patrocinou o projeto;
Não rola. Ia acabar virando Bel Pesce 2. Crowdfunding é uma mania imbecil que a internet trouxe e perderam o medo de pedir a sua grana prometendo algo em troca. O risco é maior; a galera só entra pq virou moda. Quem coloca grana em crowdfunding na prática está doando dinheiro para o dono da ideia, que promete algo. Imagina o Google nos primórdios: o dono do Google precisa de 100 mil dólares para começar, e te pede 100 dólares. Para que vc ia dar isso pra ele a troco de tokens imbecis? Legal era ter 0,1% do negócio, hoje você teria milhões. Nunca ponha dinheiro em algo que não vai te dar uma participação direta no negócio. E ainda caso isso ocorra, tem que ter muita cautela. E o mesmo é válido para quem investisse em vc.

6) Quais as principais fontes de informação pra eu adquirir mais conhecimento sobre isso? Tem algum site, canal do YT ou algo assim? E livro?
Como assim? Acho que não. Não tem nada redondo sobre o tema, até pq empresa é algo que vc monta do seu jeito baseado nos seus conhecimentos, o que na teoria é um modelo, na prática vc vai utilizar componentes desses modelos e dimensionar seu negócio. Como vc tem adm, sabe bem essa parte teórica, mas precisa suar muito para gerir um negócio, e vai usar as ferramentas que a adm te dá. Se for algo inovador, não tem nada pronto para você aplicar.

Eu quero pelo menos tirar a ideia da cabeça e botar algo no papel, se eu levantar os custos de toda a bagaça já é um baita passo.
Tem que levantar mesmo. Abrir uma planilha e começar a contabilizar. A maioria das ideias morre aqui. O cara fala, fala, e nada de colocar os custos no papel.... É algo que, se eu fosse você, começava agora.

Apenas um adendo: cuidado com apps "miraculosos". Também já tive algumas idéias de apps e o meu irmão trabalhou em alguns projetos, mas nunca investimos pesado nisso, sempre foi com o conhecimento e "vendo no que ia dar". Nessas meu irmão pegou um projeto extremamente promissor, com caras investindo forte, equipe e trabalho sério. Mas o projeto falhou, e no fim os caras se deram mal.
Aconteceram duas coisas, uma é falando do projeto em si. Erraram o enfoque. Eu avisei meu irmão disso, ele tentou alertar os caras, mas não adiantou nada. Fizeram um projeto com ênfase no desenvolvedor, sendo que o desenvolvedor NUNCA é o tomador da decisão financeira. Mesmo que os desenvolvedores estivessem doidos para trabalhar com a ferramenta, os diretores e os financeiros preferiam pagar por soluções com nome no mercado, e soluções muito mais caras e burocráticas. É até engraçado que num ambiente que deveria ser extremamente racional, as pessoas são impressionadas por marcas e propaganda. Além disso, apresentaram para uma consultoria grande, mas o diretor de TI disse que já tinham um projeto similar (sem ter, na verdade), pq ficou com medo de perder o controle da área de TI para um projeto externo, então fez a cabeça do presidente da empresa contra o projeto, sendo que inicialmente ele estava bastante interessado. O projeto "similar" dessa consultoria até hoje não saiu do papel, se é que existiu papel com algum esboço.
A outra foi com o meu irmão mesmo além de outras pessoas no projeto. Prometeram uma participação nos negócios, além do pagamento pelos serviços. Mas quando a coisa tomou forma e parecia que ia despontar, não formalizaram e nem abriram quanto entrava. Todo mês pagavam um valor, mas não definiram um contrato dando a prometida participação, e ainda pediam melhorias ou alterações, mediante pagamento extra, mas ainda sim não abriram a contabilidade para o meu irmão saber. Enfim, a hora que o meu irmão viu que não ia engrenar uma grana pesada, pegou um projeto na Alemanha e foi embora, e esses caras se f*deram, pois não conseguiam colocar alguém para dar a qualidade que o meu irmão deu no desenvolvimento, até hoje estão engatinhando.
Esclarecedor demais, sem palavras, te devo uma.


























Posso pagar com o cool gatso? :kpaixao
 

_Cab_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.657
Reações
6.658
Pontos
819
Aproveita do o tópico, uma coisa que deviam fazer, mas que deve custar milhões, é um App de entrega de compras de supermercado. Muita gente tenta, mas é muito difícil mesmo bolar uma logística. Penso tanto em uma distribuidora ja centralizada, ou um App que tenha convênio com varios supermercados, que dariam a lista de produtos, colocariam numa database, as pessoas escolheriam onde comprar, e no final do dia o supermercado separaria os itens vendidos, alguem do App buscaria e entregaria na casa da pessoa. Ou algo mais terceirizado, tipo uber. De qualquer forma pra ser direito nao deve ser menos que 10kk.
amazon já não ta fazendo isso? Acho que já tem algumas startup aqui no Brasil em SP que estão fazendo isso também...
 

Mr. Nobody

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
6.343
Reações
1.313
Pontos
1.204
Aproveita do o tópico, uma coisa que deviam fazer, mas que deve custar milhões, é um App de entrega de compras de supermercado. Muita gente tenta, mas é muito difícil mesmo bolar uma logística. Penso tanto em uma distribuidora ja centralizada, ou um App que tenha convênio com varios supermercados, que dariam a lista de produtos, colocariam numa database, as pessoas escolheriam onde comprar, e no final do dia o supermercado separaria os itens vendidos, alguem do App buscaria e entregaria na casa da pessoa. Ou algo mais terceirizado, tipo uber. De qualquer forma pra ser direito nao deve ser menos que 10kk.

Cara sabe é uma ideia boa, mas eu focaria de outra forma. Ao inves de centralizar tudo e precisar de uma logistica monstra, eu simplesmente criaria um templante para site de venda volta em supermercado e tambem um templante de app para acompanhar a ideia.

Então iria vender esse templantes para o maior numero de mercado e bodegas posssiveis, assim como tambem poder vender um plano de manutenção e hospadagem para os estabelicementos.

A Parte toda da logistica ficaria a cargo do supermercado /bodega.
 

xalpa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.839
Reações
2.728
Pontos
749
Aproveita do o tópico, uma coisa que deviam fazer, mas que deve custar milhões, é um App de entrega de compras de supermercado. Muita gente tenta, mas é muito difícil mesmo bolar uma logística. Penso tanto em uma distribuidora ja centralizada, ou um App que tenha convênio com varios supermercados, que dariam a lista de produtos, colocariam numa database, as pessoas escolheriam onde comprar, e no final do dia o supermercado separaria os itens vendidos, alguem do App buscaria e entregaria na casa da pessoa. Ou algo mais terceirizado, tipo uber. De qualquer forma pra ser direito nao deve ser menos que 10kk.

Moro, não rola.
Tenho dois meses indo ao supermercado para comprar um shampoo e quando chego lá pego DE TUDO, mas não a porra do shampoo.
Tive essa ideia ainda na faculdade de ciências da computação, em 2006, e logo argumentaram que os supermercados não iriam aderir visto que os clientes, em sua maioria compulsivos, iriam comprar apenas o suficiente pelo aplicativo (na época era site).
Também deveriam colocar mais pessoas trabalhando (gerando custos) que atualizariam o aplicativo com os preços de todos os supermercados, para o cliente escolher o mais barato. Imagina essa galera atualizando preço a todo momento em um mercado onde rola várias promoções diárias?

São ideias boas, maravilhosas, sobretudo para nós tetudos, que queremos nossas gordices em nossa comodidade, em casa, sem precisar fazer porcaria de esforço físico indo ao supermarket.

Existem N argumentos contra essa ideia no sentido do quão ela prejudicaria as vendas dos supermercados, afinal, quem aqui nunca foi ao supermercado para comprar pão e voltou com leite, biscoito (ou bolacha), guloseimas, broa de milho, bolo de aipim, queijo, presunto e manteiga?
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.162
Reações
58.255
Pontos
2.009
Talvez... hehehe... Mas se der muita grana e estiver precisando de alguém para tocar o dia a dia, lembra de mim, pelo menos para uma entrevista... vai que dá certo...
500k é COMPLETAMENTE fora de cogitação, vou focar em montar o projeto no papel e ver no que vai dar.

Se eu desistir largo a ideia aqui (ninguém chegou nem perto ainda) e quem quiser pegar que tente a sorte.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.162
Reações
58.255
Pontos
2.009
Moro, não rola.
Tenho dois meses indo ao supermercado para comprar um shampoo e quando chego lá pego DE TUDO, mas não a porra do shampoo.
Tive essa ideia ainda na faculdade de ciências da computação, em 2006, e logo argumentaram que os supermercados não iriam aderir visto que os clientes, em sua maioria compulsivos, iriam comprar apenas o suficiente pelo aplicativo (na época era site).
Também deveriam colocar mais pessoas trabalhando (gerando custos) que atualizariam o aplicativo com os preços de todos os supermercados, para o cliente escolher o mais barato. Imagina essa galera atualizando preço a todo momento em um mercado onde rola várias promoções diárias?

São ideias boas, maravilhosas, sobretudo para nós tetudos, que queremos nossas gordices em nossa comodidade, em casa, sem precisar fazer porcaria de esforço físico indo ao supermarket.

Existem N argumentos contra essa ideia no sentido do quão ela prejudicaria as vendas dos supermercados, afinal, quem aqui nunca foi ao supermercado para comprar pão e voltou com leite, biscoito (ou bolacha), guloseimas, broa de milho, bolo de aipim, queijo, presunto e manteiga?
O que tu comentou tem MUITO sentido, mas tem o ônus e o bônus.

Em muitos casos, por questões de maior conveniência - essa a palavra-chave pra um app de entregas de super mercado - eu deixo de ir numa rede grande (aqui em POA o Zaffari é muito tradicional, por exemplo) pra ir num mercadinho de bairro, que estaciono na frente, desço, compro o que tenho que comprar + alguns itens com impulso e vou embora.

Creio que essa seria a brecha pra um app desse naipe.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.162
Reações
58.255
Pontos
2.009
Brother e conterrâneo, Zé... duas coisas:
1- patentear um site? esquece, muito mais aqui no HUE;
2- se tu acredita muito na tua ideia, mete a cara mesmo e vai atrás de pessoas que entendam do assunto, sem medo de expô-la. Eu tenho até hoje o projeto descritivo completo de um jogo pra celular/tablets, que depois de um tempo expus pra um cara foda e muito gente boa (já foi presidente da ADjogosRS, seguido aparece na RBS falando sobre o meio digital e é dono duma empresa grande aqui em POA). Ele achou a ideia boa, nunca tinha visto uma igual, mas o desenvolvimento era caro e eles já tinham outros projetos em andamento. Acabei engavetando, mas se eu tivesse mais tempo pra correr atrás de investidor, hoje iria, nem que ficasse com 49% só do jogo pra mim...
Baita exemplo.

Eu toparia ficar, também, com a menor parte, f**a-se.
Só não tenho a grana mais pesada pra botar agora.

Quanto a adjogosRS, tava lendo uma matéria esses dias, bem bacana o projeto dos caras.
 

xalpa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.839
Reações
2.728
Pontos
749
O que tu comentou tem MUITO sentido, mas tem o ônus e o bônus.

Em muitos casos, por questões de maior conveniência - essa a palavra-chave pra um app de entregas de super mercado - eu deixo de ir numa rede grande (aqui em POA o Zaffari é muito tradicional, por exemplo) pra ir num mercadinho de bairro, que estaciono na frente, desço, compro o que tenho que comprar + alguns itens com impulso e vou embora.

Creio que essa seria a brecha pra um app desse naipe.
A ideia do site (em minha época) e do app são sensacionais. Eu diria que, para nós consumidores, é muito prático e útil.
Quem aqui nao curte uma pizza entregue em casa?
Mas daí você convencer os donos de supermercados de que essa ideia para eles é ótima, são outros 500.

Quando você vai adicionando os produtos no "carrinho" do app, ele vai te dando um valor e vc vai moderando, se policiando.
No supermercado é diferente. Eu mesmo, entro lá, vou colocando as coisas no carrinho e f**a-se o valor. Tenho até vergonha, as vezes, de tirar um produto que, depois de ter passado na leitora, achei caro.
Acho que acontece muito isso com muita gente.
 

xalpa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.839
Reações
2.728
Pontos
749
500k é COMPLETAMENTE fora de cogitação, vou focar em montar o projeto no papel e ver no que vai dar.

Se eu desistir largo a ideia aqui (ninguém chegou nem perto ainda) e quem quiser pegar que tente a sorte.
o primeiro passo para montar um aplicativo é colocar todas as ideias que puder em um papel, escrever, escrever e escrever.
depois tu vai ter que estudar um pouco sobre desenvolvimento de projetos de software.
é um caminho longo, mas eu não diria que é tão pesado assim, como disseram aí em cima.

dá pra encarar como hobby de boas. duraria alguns anos se tratando de hobby, mas depende mto da tua disponibilidade e facilidade em aprender.
poderia juntar com outra pessoa e distribuir tarefas.
 
Topo Fundo