O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


garbuio

Habitué da casa
Mensagens
465
Reações
315
Pontos
94
jogo ark, 90% da minha jogatina é ark, 7k de horas e subindo, minha config:
fx 8350 com gtx 970

sera que vale a pena migrar pra um i3 10100f ?
pelos videos nao vi muitadiferença em desempenho em games

ark é muito mal otimizado, exige bastante processamento
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.555
Reações
5.288
Pontos
403
Se não regular na bios e desativar o precision boost, vai ter forno mesmo.
Esse troço taca a voltagem que ele quiser.
a voltagem vai ao infinito e além
Tõ meio velho e tô sentindo que minha paciência pra mexer nessas coisas tá realmente acabando rsrs. Vou deixar assim mesmo. Vcs dizem pra reduzir o Vcore e desligar o PB, né? Pq AMD não faz o trabalhinho de casa como Intel, né?

jogo ark, 90% da minha jogatina é ark, 7k de horas e subindo, minha config:
fx 8350 com gtx 970

sera que vale a pena migrar pra um i3 10100f ?
pelos videos nao vi muitadiferença em desempenho em games

ark é muito mal otimizado, exige bastante processamento
Cara, uma vez já tirei essa dúvida no fórum do Adrena e, se não me falha a memória, o limitador no teu caso pra esse jogo é a 970. Portanto mudar o CPU não vai te fazer ganhar frames, infelizmente. Mas é aquilo, trocar a VGA também não vai ajudar muito, pois o 8350 é um fator limitante para placas acima da 970.

O cobertor aí tá perfeito. Nem sobrando pra cima nem pra baixo nesse jogo rs.

Achei o vídeo que usei! Esse aqui. Veja que a RX580, que é uns 20% mais forte que a 970, tá rodando com 100% de uso de GPU direto. Isso significa que um processador melhor não resultará em mais frames. A não ser que você jogue do médio pra baixo e uns 15% de melhoria nos frames mínimos faça tanta diferença assim.

 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.419
Reações
34.507
Pontos
1.354
Tõ meio velho e tô sentindo que minha paciência pra mexer nessas coisas tá realmente acabando rsrs. Vou deixar assim mesmo. Vcs dizem pra reduzir o Vcore e desligar o PB, né? Pq AMD não faz o trabalhinho de casa como Intel, né?
Vcore e mexo no offtset tb.
Pb off.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.419
Reações
34.507
Pontos
1.354
Muita mão rs. Especialmente que de vez em quando a placa-mãe gosta de fazer umas gracinhas de não recuperar sozinha de boot mal sucedido... E o clear fica embaixo da placa de vídeo, que ocupa mais de 2 slots.
Aqui na MSI B450 gaming plus nunca tive este problema de ter que resetar a bios ou ela se auto apagar.
Faz quase dois anos que estou com ela e tranquilo aqui.
Eu tinha outra MSI B450 vdh pro plus que não me deu dor de cabeça quanto a isso, mas o nvme ficava num lugar ruim, então peguei esta outra.
Dei a placa mãe de graça pra um amigo meu kkk
Ele usa com um ryzen 3500x e não me relatou problemas até agora, sobre bios.
 


rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.555
Reações
5.288
Pontos
403
Aqui na MSI B450 gaming plus nunca tive este problema de ter que resetar a bios ou ela se auto apagar.
Faz quase dois anos que estou com ela e tranquilo aqui.
Eu tinha outra MSI B450 vdh pro plus que não me deu dor de cabeça quanto a isso, mas o nvme ficava num lugar ruim, então peguei esta outra.
Dei a placa mãe de graça pra um amigo meu kkk
Ele usa com um ryzen 3500x e não me relatou problemas até agora, sobre bios.
Usei o Ryzen Master. Meu deus, obrigado AMD rsrs. Lembro que eu fazia over no meu antigo Phenom II em app também. Era lindo. Super estável.

Consegui aqui baixar pra 57C no Warzone, quase igual o Ryzen 2600 agora. Baixei pra quase 1v o Vcore.
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.816
Reações
10.967
Pontos
753
Tõ meio velho e tô sentindo que minha paciência pra mexer nessas coisas tá realmente acabando rsrs. Vou deixar assim mesmo. Vcs dizem pra reduzir o Vcore e desligar o PB, né? Pq AMD não faz o trabalhinho de casa como Intel, né?


Cara, uma vez já tirei essa dúvida no fórum do Adrena e, se não me falha a memória, o limitador no teu caso pra esse jogo é a 970. Portanto mudar o CPU não vai te fazer ganhar frames, infelizmente. Mas é aquilo, trocar a VGA também não vai ajudar muito, pois o 8350 é um fator limitante para placas acima da 970.

O cobertor aí tá perfeito. Nem sobrando pra cima nem pra baixo nesse jogo rs.

Achei o vídeo que usei! Esse aqui. Veja que a RX580, que é uns 20% mais forte que a 970, tá rodando com 100% de uso de GPU direto. Isso significa que um processador melhor não resultará em mais frames. A não ser que você jogue do médio pra baixo e uns 15% de melhoria nos frames mínimos faça tanta diferença assim.



ah vei, aqui eu já larguei mão e deixo tudo em stock mesmo.
uso um hyper 212, no cooler stock que era mais preocupante.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.555
Reações
5.288
Pontos
403
ah vei, aqui eu já larguei mão e deixo tudo em stock mesmo.
uso um hyper 212, no cooler stock que era mais preocupante.
A temperatura do PC não me preocupa. Se bater 90C e ainda mantiver o clock no talo, não ligo. A questão é que quanto mais quente o PC, mais calor no quarto. Só por isso mesmo.
 

Tassadar_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.584
Reações
16.532
Pontos
553
A temperatura do PC não me preocupa. Se bater 90C e ainda mantiver o clock no talo, não ligo. A questão é que quanto mais quente o PC, mais calor no quarto. Só por isso mesmo.
Não necessariamente... A relação é quanto maior o calor dissipado, quanto mais energia o PC consome, mais calor no quarto... Logo, se teu processador joga 100w de energia térmica fora, tanto faz tu colocar um cooler ruim que deixa ele em 90° ou um cooler bom que deixa a 50° que ele vai continuar jogando 100w de energia térmica pra dentro do quarto...
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.555
Reações
5.288
Pontos
403
Não necessariamente... A relação é quanto maior o calor dissipado, quanto mais energia o PC consome, mais calor no quarto... Logo, se teu processador joga 100w de energia térmica fora, tanto faz tu colocar um cooler ruim que deixa ele em 90° ou um cooler bom que deixa a 50° que ele vai continuar jogando 100w de energia térmica pra dentro do quarto...
Cara.... Isso é meio básico e tô me sentindo bem idiota por nunca ter pensado nisso. Total razão. Não tô me desfazendo de você por dizer que é básico não, mas é que aprendemos isso na escola lá trás, né? E é uma coisa muito lógica também. Fico assustado de não ter me ligado nisso. Valeu!
 

Tassadar_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.584
Reações
16.532
Pontos
553
Cara.... Isso é meio básico e tô me sentindo bem idiota por nunca ter pensado nisso. Total razão. Não tô me desfazendo de você por dizer que é básico não, mas é que aprendemos isso na escola lá trás, né? E é uma coisa muito lógica também. Fico assustado de não ter me ligado nisso. Valeu!
Mais ou menos, isso é estudado em termodinâmica, principalmente quanto a definição de sistemas... Parece básico numa primeira vista, mas se tu levar em consideração todos os fatores, não é tão básico não. Minha formação é engenharia mecânica e estudei bastante termodinâmica, transferência de calor e masssa, etc... Por exemplo, vejo uns posts de gente que por ver uma placa de vídeo com 2 fans já diz que tem dissipação pior que uma de 3 fans, no entanto isso é só uma variável na equação de troca de calor do chip com o ambiente... Na maioria dos casos é verdadeira, mas não é apenas o fato de ter 3 e não 2 fans.

Outro exemplo, achar que watercooler é melhor que aircooler na dissipação de processadores... E isso que já tem vários sites que fizeram testes e mostraram o contrário... A pessoa tenta simplificar pensando "ahhh, água é melhor pra resfriar, logo o watercooler deve ser melhor", e cai numa enganação... Esquece de pensar no sistema como um todo, esquece que o radiador do watercooler nada mais é que um air cooler, esquece que se tu coloca um segundo meio de condução de calor (a água), ela pode atuar como mais uma interface de troca de calor e toda interface de troca de calor tem perda de rendimento... São tantas variáveis a se considerar que no fim, o melhor é testar o produto e comparar caso a caso, sem o "pré-conceito" de que algo é bom ou ruim só por ser feito de tal forma.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.555
Reações
5.288
Pontos
403
Mais ou menos, isso é estudado em termodinâmica, principalmente quanto a definição de sistemas... Parece básico numa primeira vista, mas se tu levar em consideração todos os fatores, não é tão básico não. Minha formação é engenharia mecânica e estudei bastante termodinâmica, transferência de calor e masssa, etc... Por exemplo, vejo uns posts de gente que por ver uma placa de vídeo com 2 fans já diz que tem dissipação pior que uma de 3 fans, no entanto isso é só uma variável na equação de troca de calor do chip com o ambiente... Na maioria dos casos é verdadeira, mas não é apenas o fato de ter 3 e não 2 fans.

Outro exemplo, achar que watercooler é melhor que aircooler na dissipação de processadores... E isso que já tem vários sites que fizeram testes e mostraram o contrário... A pessoa tenta simplificar pensando "ahhh, água é melhor pra resfriar, logo o watercooler deve ser melhor", e cai numa enganação... Esquece de pensar no sistema como um todo, esquece que o radiador do watercooler nada mais é que um air cooler, esquece que se tu coloca um segundo meio de condução de calor (a água), ela pode atuar como mais uma interface de troca de calor e toda interface de troca de calor tem perda de rendimento... São tantas variáveis a se considerar que no fim, o melhor é testar o produto e comparar caso a caso, sem o "pré-conceito" de que algo é bom ou ruim só por ser feito de tal forma.
Aham, mas tipo, pensando de forma lógica. O próprio nome já diz. O calor tá sendo dissipado. Se não está sendo resfriado (e isso também depende de gasto de energia necessariamente), ele está apenas sendo dissipado no ambiente. Então no final das contas tanto faz mesmo. Me sinto burro sim hahah.

Agora com relação a refrigeração líquida, ela tende a ser uma escolha mais eficaz sim. Porém depende de outros fatores e vc mais do que ninguém sabe e mencionou isso. Tanto que é uma forma eficaz, que carros usam até hoje esse sistema para dissipar o calor do bloco do motor. Mas lógico que um projeto mais simples e mal dimensionado pode representar em menos eficácia que outros métodos de dissipação.
 

Tassadar_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.584
Reações
16.532
Pontos
553
Aham, mas tipo, pensando de forma lógica. O próprio nome já diz. O calor tá sendo dissipado. Se não está sendo resfriado (e isso também depende de gasto de energia necessariamente), ele está apenas sendo dissipado no ambiente. Então no final das contas tanto faz mesmo. Me sinto burro sim hahah.

Agora com relação a refrigeração líquida, ela tende a ser uma escolha mais eficaz sim. Porém depende de outros fatores e vc mais do que ninguém sabe e mencionou isso. Tanto que é uma forma eficaz, que carros usam até hoje esse sistema para dissipar o calor do bloco do motor. Mas lógico que um projeto mais simples e mal dimensionado pode representar em menos eficácia que outros métodos de dissipação.
É verdade, concordo.

Não é raro esquecermos de que o que é mais eficaz numa realidade, pode não ser em outra... Por exemplo, pra TDP até uns 100w, air cooler funciona bem, quando é superior a isso, o incremento na massa do dissipador, quantidade de aletas, de heatpipes, volume do dissipador, aumenta tanto o custo que o preço justifica partir pra solução de resfriamento a água...
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.419
Reações
34.507
Pontos
1.354
Não necessariamente... A relação é quanto maior o calor dissipado, quanto mais energia o PC consome, mais calor no quarto... Logo, se teu processador joga 100w de energia térmica fora, tanto faz tu colocar um cooler ruim que deixa ele em 90° ou um cooler bom que deixa a 50° que ele vai continuar jogando 100w de energia térmica pra dentro do quarto...
Aqui enquanto encodo videos, o hwmonitor mostra que o processador esta consumindo 80~85w o tempo todo. 74 graus neste momento, 30 graus na região e não tenho ar condicionado.
24 horas assim.
Eu não lembro como deixei o vcore na bios, mas deve ser algo entre 1.200~1.250, PB off, aquela voltagem da placa mãe não lembro, mas era um valor bem baixo tb.
4.1 Ghz em todos os nucleos.
Deixei assim, por que não esquenta tanto por causa dos encode, se extrapolo, nem o cooler Assassin 3 aguenta aqui. Ryzen é bem esquentandinho.
E por curiosidade fui olhar esse cooler para venda, mais de 800 bolsos, paguei 479 na época achando caro, agora acho que sai ganhando kkk
Se fosse usado apenas para jogo, colocaria no máximo que o processador aguenta e já elvis, eu já fiz este teste e o processador não passava de 64 graus em jogos pesados, só pesa o encode mesmo.
Detalhe, gabinete com 6 coolers internos da cooler master com mais de 2000rpm.
 

[BF2]PuNiShEr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.759
Reações
4.830
Pontos
1.194
Galera, entre uma GTX 1080 usada (quase 3 anos de uso), e uma GTX 1660 Ti, semi nova (2 meses de uso + 10 meses garantia) pelo mesmo valor.

Qual voces iriam?
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.419
Reações
34.507
Pontos
1.354
Esse Asgard AN3 (azul) é monster mesmo. Eles informam que chega a 3300Mb/s de leitura e 3000Mb/s de escrita. Aí testei

cdman3.jpg


E o bichão meteu 3,5Gb/s de leitura e 3,2Gb/s de escrita.


Pode deixar o adesivo.
Pagou quanto?
Tem link da loja ou anuncio?
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.240
Reações
12.904
Pontos
503
Detalhe, gabinete com 6 coolers internos da cooler master com mais de 2000rpm.
hqdefault.jpg

:coolface

Mas fiquei de cara,sendo o mesmo processador,eu coloco a 4.3 ghz,1,175v e testo no Aida ou Prime 95 no clocktuner,máximo que suga é 64w.
Queria saber o que foi que a amd fez nesses processadores 2020.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.219
Reações
172.417
Pontos
2.599

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.419
Reações
34.507
Pontos
1.354
hqdefault.jpg

:coolface

Mas fiquei de cara,sendo o mesmo processador,eu coloco a 4.3 ghz,1,175v e testo no Aida ou Prime 95 no clocktuner,máximo que suga é 64w.
Queria saber o que foi que a amd fez nesses processadores 2020.
Não pretendo ficar com esse ryzen 3600 por muito tempo, vou pegar um ryzen 5700x caso exista ou o 5800x.
O meu 3600 não foi loteria do silicio, não chega nem em 4.2ghz, máximo é 4175ghz., mas esta dando pro gasto.
Só de não dar tela azul que nem o i7 6700k, já é um baita alivio.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.555
Reações
5.288
Pontos
403
Não pretendo ficar com esse ryzen 3600 por muito tempo, vou pegar um ryzen 5700x caso exista ou o 5800x.
O meu 3600 não foi loteria do silicio, não chega nem em 4.2ghz, máximo é 4175ghz., mas esta dando pro gasto.
Só de não dar tela azul que nem o i7 6700k, já é um baita alivio.
Eu achava que o boost dele era 4.4Ghz. Tanto é que meti logo 4.4 e baixei vcore pra 1.15 e parece super estável.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.419
Reações
34.507
Pontos
1.354
Ultima Edição:

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.419
Reações
34.507
Pontos
1.354
Eu achava que o boost dele era 4.4Ghz. Tanto é que meti logo 4.4 e baixei vcore pra 1.15 e parece super estável.
Os chips mais recentes dos ryzen 3600 estão melhores que do ano passado, ano passado era loteria, agora os chips deste ano não. Tanto é que só se via review com ele chegando no máximo a 4.3ghz.
Eles sobem bem mais.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.219
Reações
172.417
Pontos
2.599
Ele é mais rápido que o meu MP520 de 1tb tb e custando metade.
Caso estrague o meu(hoje com 96% de saude e 43.59TB de escrita), já terei outra marca de referência, vlw.

Visualizar anexo 156872
FIque atento também que chegou NVMe PCI-E 4.0 por lá


O bichão faz só
U5c034cf93377427e8027acc819fa10d4Y.png
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.419
Reações
34.507
Pontos
1.354
1800TB de escrita, um pouco mais que o MP510 :kluv
Com certeza ficarei de olho neste, vlw.
Futuramente troco a placa mãe tb, ela ainda é pci 3.0.
Uma b550 estaria bom.
 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.110
Reações
7.206
Pontos
774

É monstrão mas a velocidade de leitura e escrita aleatória são meio baixas comparado ao que já tem no mercado(o 970 evo por exemplo é em média de 4 a 6 vezes mais rápido no teste de Q32T16). Me pergunto que impacto isso teria em jogos futuros que venham a utilizar melhor o potencial desses SSDs de alto desempenho.

Mas, para o preço está bom demais.

Edit. Esquece, ví errado. Na foto o teste é outro(É Q32T1 ao invés de Q32T16). No mesmo teste da foto a velocidade é mais ou menos a mesma.
 
Ultima Edição:

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.219
Reações
172.417
Pontos
2.599
É monstrão mas a velocidade de leitura e escrita aleatória são meio baixas comparado ao que já tem no mercado(o 970 evo por exemplo é em média de 4 a 6 vezes mais rápido no teste de Q32T16). Me pergunto que impacto isso teria em jogos futuros que venham a utilizar melhor o potencial desses SSDs de alto desempenho.

Mas, para o preço está bom demais.
Essa é uma questão que só o tempo vai dizer mesmo. Temos que ver como isso vai ser implementado para uso concreto e diferenciado.
 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.110
Reações
7.206
Pontos
774
Essa é uma questão que só o tempo vai dizer mesmo. Temos que ver como isso vai ser implementado para uso concreto e diferenciado.

Eu fiz confusão. Tava vendo testes de uma versão anterior do Crystalmark onde o teste era Q32T16. No Q32T1 que é o mesmo da foto, a velocidade é a mesma mais ou menos.

Porém, o questionamento se mantém válido.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.219
Reações
172.417
Pontos
2.599
Eu fiz confusão. Tava vendo testes de uma versão anterior do Crystalmark onde o teste era Q32T16. No Q32T1 que é o mesmo da foto, a velocidade é a mesma mais ou menos.

Porém, o questionamento se mantém válido.
Já vi testes com valores parecidos e até maiores. Mas penso que o questionamento é o mesmo também. Quero ver como vão implementar isso para ver de fato se haverá diferença entre SATA, PCI-E 3.0 ou 4.0.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.675
Reações
20.671
Pontos
1.344
Em quanto não tiver game demandando SSDs de altíssimas velocidades, acho q nen vou pegar um M2. Tenho 2 ssds satas de 1tb aqui e me suprem bem pra games, fora os hds pra gamer q não são de mundo aberto!
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.419
Reações
34.507
Pontos
1.354
Em quanto não tiver game demandando SSDs de altíssimas velocidades, acho q nen vou pegar um M2. Tenho 2 ssds satas de 1tb aqui e me suprem bem pra games, fora os hds pra gamer q não são de mundo aberto!
Eu estou treinando artes aqui no photoshop e tudo funciona melhor quando o PS esta instalado no M2.
Save é igual save state de emulador rs
Pra mim M2 esta sendo bem útil, não só para jogos.
Encode estou utilizando o M2 tb.
 
Topo Fundo