O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Remakes, Spin-offs e ports.

Zen Dario

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.433
Reações
2.176
Pontos
703
Fala aí!

Não sei se é a pasta adequada, porém gosto mais da retrospace.

Embora seja de entendimento simples, acabei me confundindo com alguns jogos q são chamados de remakes em certas fontes e de ports em outras.

Por exemplo, o Resident Evil DS. A maioria diz que é port.

Até entendo... Pois existe um GRANDE remake. Considero o DS remake tbm. De um nível mais baixo, claro.

O jogo tem novas modelagens nos personagens, novos puzzles, etc e talz. Isso não é remake?! Claro que é. Se o Kirby Super Star Ultra é oficialmente chamado de remake, então o Resident Evil DS tbm é.

-----

No caso de spin-offs, meu cérebro tá bagunçado. Spin-off seria tudo o q deriva de uma obra/série original?! Então Donkey Kong Country seria um spin-off do Donkey Kong original? É esquisito imaginar assim... Megaman X seria spin-off da série clássica?

Eu nunca vi dessa forma, recentemente fui pesquisar detalhes sobre a história de Megaman X, e me deparei com algumas fontes chamando de spin-off. Sempre enxerguei spin-off de outra forma.

Alguns de vcs devem ter esses conceitos MAIS CLAROS na cabeça e com exemplos mais sólidos... Estou um pouco confuso, pois acabei lendo coisas diferentes em fontes variadas.

Valeu!
 

Legiao-RJ

Bam-bam-bam
Mensagens
5.682
Reações
8.440
Pontos
354
A série Dead or Alive é um jogo de luta,correto?
Então...existe um game de vôlei com as personagens do game,isso é um exemplo de um spin-off
É um game da mesma franquia,porem com outro segmento.
 

*BAH*

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.936
Reações
2.623
Pontos
994
Levando a ferro e fogo, Super Mario Bros. é um spin-off de Donkey Kong.

Remake é refazer. Port é adaptar.

Um remake pode ser um port? Pode!

Um port pode ser um remake? Pode!

Então é tudo a mesma coisa só que diferente.

Resumindo:

_blue_screen_of_death_meme.png
 

_kana_

Bam-bam-bam
Mensagens
7.852
Reações
22.095
Pontos
364
REMAKE - pega um jogo e o refaz, com engine moderna, modelamento novo, etc. mas a história
ou origem continua igual. pode, também ter algumas áreas a mais ou diferentes, mas a essencia
do jogo é mantida, o entendimento da história continua. Só muda a roupagem visual e detalhes
na jogabilidade. ex:
resident evil 1 do PS1 ---> resident evil 1 do GC (gráficos melhores, controles com detalhes a
mais, fases com alguns comodos a mais, mas a história é a mesma).
tomb raider 1 do PS1 ---> tomb raider anniversary do PS2 (idem).

REBOOT - pega um jogo e é zerado. Como os games estão com muitas versões (1,2,3,4,5,6...),
muitos estúdios estão pegando o uma franquia e resetando, apresentando assim uma nova
história de origem e personagem com atualizações. é um jogo diferente e que foi reimaginado. ex:
devil may cry 1 do PS1 (dante cachaceiro que é filho de demonio com humana) --> DMC do PS3
(dante emo que é filho de anjo com demonio, umas paradas diferentes).
tomb raider 1 do PS1 (lara já consolidada, super aventureira, mina peituda, a aventura começa
com uma jornada) --> tomb raider do PS3 (lara novata, mirim, só faz cagada, leva porrada, a
aventura começa com uma tragédia).

PORT - é pegar um jogo e convertê-lo pra outra plataforma. Não muda nada, no máximo uma
textura lavada aqui, um som cortado ali, um modo de jogo a mais etc, nada demais. Não passa
de uma conversão. ex:
SF2 do fliperama --> SF2 pro SNES --> SF2 pro Mega.

CONTINUAÇÃO - é a continuação OFICIAL de um jogo, formando uma série, com enredo e trama
sequenciais. Ex: Resident Evil 1, 2, 3, Code Veronica, 4, 5, 6. É a chamada série PRINCIPAL. Idem
pro Dead Or Alive 1, 2, 3... A série de luta é a principal. TKOF 94, 95, 96, 97... Idem.

SPIN-OFF - geralmente jogo caça-níquel, pra ganhar um troco no vácuo de outro maior.
pode, ou não, ter relacao oficial com o enredo do jogo principal. geralmente podem até
ter, mas se a qualidade é ruim e nada é apresentado de relevante no enredo, são ignorados. ex:
resident evil franquia spin-off: umbrella chronicles, raccoon city não sei das quantas...
Dead or Alive extreme beach volley (joguinho de volei, nao acrescenta nada), TKOF Kyo,
EX Blood etc (não acrescentam nada), sao jogos fora da linha da serie principal de luta e
que ignoram várias coisas.

Não tem mistério.
 

Zen Dario

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.433
Reações
2.176
Pontos
703
Pra mim tbm n "tinha mistério"... O problema é q leio coisas diferentes sobre um mesmo jogo...

A réplica do legião já clareou legal sobre spin-offs... O foco para analisar é mais na diferença dos gêneros... Me confundo tbm pq se traçar um paralelo com outras mídias, tipo uma série de tv, pode não haver mudança de gênero...

É estranho ler q Donkey Kong Country é spin-off da versão original... Pra mim não é.

E o Resident Evil (1) DS tbm entra no conceito de remake.
 

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.976
Reações
41.654
Pontos
1.689
A série Dead or Alive é um jogo de luta,correto?
Então...existe um game de vôlei com as personagens do game,isso é um exemplo de um spin-off
É um game da mesma franquia,porem com outro segmento.

Mais ou menos também Legião. Veja Ninja Gaiden. Saiu recentemente o Yaiba Ninja Gaiden, onde você joga com um vilão da série.
Mesmo sendo também jogo um de ação como os outros jogos de Ninja Gaiden, é um spin-off, já que não segue o tronco principal, que é com Ryu Hayabusa.
 


Legiao-RJ

Bam-bam-bam
Mensagens
5.682
Reações
8.440
Pontos
354
Mais ou menos também Legião. Veja Ninja Gaiden. Saiu recentemente o Yaiba Ninja Gaiden, onde você joga com um vilão da série.
Mesmo sendo também jogo um de ação como os outros jogos de Ninja Gaiden, é um spin-off, já que não segue o tronco principal, que é com Ryu Hayabusa.

Sim claro,outro exemplo é o Castlevania Jr (Kid Dracula no Japão)
 

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.976
Reações
41.654
Pontos
1.689
Pra mim tbm n "tinha mistério"... O problema é q leio coisas diferentes sobre um mesmo jogo...

A réplica do legião já clareou legal sobre spin-offs... O foco para analisar é mais na diferença dos gêneros... Me confundo tbm pq se traçar um paralelo com outras mídias, tipo uma série de tv, pode não haver mudança de gênero...

É estranho ler q Donkey Kong Country é spin-off da versão original... Pra mim não é.

E o Resident Evil (1) DS tbm entra no conceito de remake.

Acho q não da para se ter um critério muito rígido do que é remake, port ou spin-off.
Acho q quando um spin-off ganha identidade e independência da série principal, deixa de ser spin-off.
Assim, Megaman X e seguintes não são spin-offs de Megaman, mas Megaman & Forte sim.
 

_kana_

Bam-bam-bam
Mensagens
7.852
Reações
22.095
Pontos
364
A réplica do legião já clareou legal sobre spin-offs... O foco para analisar é mais na diferença dos gêneros... Me confundo tbm pq se traçar um paralelo com outras mídias, tipo uma série de tv, pode não haver mudança de gênero...

É estranho ler q Donkey Kong Country é spin-off da versão original... Pra mim não é.

E o Resident Evil (1) DS tbm entra no conceito de remake.
mas aí vc está entrando em detalhes que, sinceramente, nem fazem muita diferença PRÁTICA.
fica tudo mais a mero título de curiosidade mesmo e mimimices.
na tv, breaking bad é a série principal e vai sair uma derivada dela ano que vem, a do advogado
que participava da série (Better Call Saul). se ela fizer sucesso, ninguém irá lembrar que veio
de uma outra série. se não fizer sucesso, vai morrer como a eterna derivada fracassada de Breaking Bad.
Quanto a DKC, sinceramente... muda nada. Alias DKC é referencia de popularidade
e qualidade, se sustenta por si só e redefiniu todo jogo de plataforma no início dos
anos 90, coisa que a original ficou no vácuo, nos longínquos anos 80. Ah, mas
'Mario é spin-off de Donkey Kong...' . Mesma m****. Só tem valor de 'registro histórico',
por assim dizer, uma curiosidade.
Olhe só o caso do Super Castlevania IV pro SNES... Ele é um 'remake' do Castlevania 1
do NES... Olhe o Castlevania Chronicles do PS1... Mesma coisa. E ninguém lembra disso.
Encara como um jogo 'novo' mesmo e joga. f**a-se a numeração...
E RE1 pro DS, apesar de ter alguns modos novos e panz, nem considero Remake
pra valer (isso eu deixo pra versão do GC). Eu diria, no maximo, que é um port
do PS1 com muita perfumaria.

Acho q não da para se ter um critério muito rígido do que é remake, port ou spin-off. Acho q quando um spin-off ganha identidade e independência da série principal, deixa de ser spin-off. Assim, Megaman X e seguintes não são spin-offs de Megaman, mas Megaman & Forte sim.
é por aí. se ela consegue sobreviver por si só e ganha continuação, bom sinal.
vira mesmo uma série a parte, franquia a parte, etc. agora, se a qualidade
é uma m**** e não acrescenta porra nenhuma, tem peso nenhum.
 

Cosmão

Lenda da internet
Mensagens
26.267
Reações
15.544
Pontos
1.524
Final Fantasy VII se encaixa bem nesse tópico.

É um put* jogo, gerou inúmeros spin-offs, teve continuações diversas em outros estilos e consoles, foi portado uma única vez pra PC e todos sonham com um remake.
 

_kana_

Bam-bam-bam
Mensagens
7.852
Reações
22.095
Pontos
364
Final Fantasy VII se encaixa bem nesse tópico.

É um put* jogo, gerou inúmeros spin-offs, teve continuações diversas em outros estilos e consoles, foi portado uma única vez pra PC e todos sonham com um remake.

e ainda recebeu o filme (Advent Children/Advent Children Complete)
que finaliza a história oficialmente depois do jogo.

por outro lado, teve a m**** do Enter The Matrix que foi uma piada
cross-plataformas e cross-mídia: assistia o filme, depois jogava o
jogo, depois tinha que ir pro site na internet digitar um código e, por último,
assistia a animação. Muito ruim... Acompanhar todo um enredo dessa forma
é arriscado pra c***lho, a qualidade oscila demais (sem falar que nem todo
mundo tem saco pra acompanhar).
 

jor280

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.489
Reações
5.367
Pontos
709
Existem para todos os gostos,tem remakes, ports e spin offs bons,ótimos e de ruins a horríveis!
 
Topo Fundo