O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Resolvido] GTX 980 dando 8 bips no boot e não inicia

thiago_senna

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.835
Reações
1.742
Pontos
964
Explicando melhor, quando ligo meu pc, a placa mãe emite 8 bips sonoros e não passa sinal de vídeo. Pelo que pesquisei, esses bips significam problema de memoria da placa de video.

Mas acontece que esse problema ocorreu pela primeira vez há 6 meses, e consegui resolver invertando os 2 cabos de alimentação da gtx 980 (não sei qual a logica, mas tentei de tudo e isso resolveu).

Esse fds o problema voltou a ocorrer. Inverti novamente os cabos e funcionou em um primeiro momento, mas quando precisei desligar o pc, voltou a dar o problema. Acontece que agora nem invertendo mais os cabos o pc inicia.

Estou achando que o problema pode ser com a alimentação, a própria fonte talvez (corsair cx750m), pois fiz um teste de ligar o pc sem os cabos de energia ligados na placa de video, e continuou com os mesmos 8 bips. Mas não sei mais o que fazer, meus conhecimentos técnicos param por aqui.

Alguem já passou por isso? Alguma luz de como posso resolver? Estou rezando mto para não ser problema na vga, seria um prejuizo pesadissimo.


--------------------------
Edit:

Resolvido!
Tirei peça por peça da placa mãe, e era uma maldita placa de rede wireless. Assim que tirei, tudo funcionou perfeitamente, nada de errado com a vga ou fonte.
Agora porque os malditos 8 bips que indicam problema na vga que não entendi, e muito menos porque funcionou quando inverti os cabos.
Mas enfim, tudo certo.
 
Ultima Edição:

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.279
Reações
175.730
Pontos
2.234
Se quando você fez uma inversão de cabos a placa funcionou, a primeira coisa que eu tentaria seria outra fonte.
É uma questão de probabilidade, na verdade. Fontes dão problema o tempo todo e a 980 não costuma ser problemática (evidentemente você pode ter sido "premiado").
 
D

Deleted member 120622

Não é a linha de 12V da tua fonte? Testa com outra fonte.
Pior que essa fonte é de boa qualidade, já passaram os 3 anos de garantia com a Corsair? Talvez tu consiga ainda um RMA se o problema for nela!

Veja também se a VGA não está com os contatos oxidados, já tive problema com isso aqui por causa da maresia e agora sempre limpo pelo menos umas 2x por mês minhas peças com álcool isopropílico e aqueles limpa contatos
 

thiago_senna

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.835
Reações
1.742
Pontos
964
Se quando você fez uma inversão de cabos a placa funcionou, a primeira coisa que eu tentaria seria outra fonte.
É uma questão de probabilidade, na verdade. Fontes dão problema o tempo todo e a 980 não costuma ser problemática (evidentemente você pode ter sido "premiado").

É, pensei nessa linha também. Se tento ligar o pc sem nenhum cabo de energia conectado à vga e tenho o mesmo erro, então deve estar relacionado à alimentação dela.

Não é a linha de 12V da tua fonte? Testa com outra fonte.
Pior que essa fonte é de boa qualidade, já passaram os 3 anos de garantia com a Corsair? Talvez tu consiga ainda um RMA se o problema for nela!

Veja também se a VGA não está com os contatos oxidados, já tive problema com isso aqui por causa da maresia e agora sempre limpo pelo menos umas 2x por mês minhas peças com álcool isopropílico e aqueles limpa contatos

Acho que já tem 3 anos sim, e mesmo se tivesse dentro do prazo, não tenho mais a nota...
Mas o que acho estranho é que a fonte passa energia normalmente para o placa mãe, tudo liga. Pode acontecer de somente a saída da fonte PCIe estar com problema? Essa é uma fonte modular, consigo desencaixar somente esse cabo, talvez um problema até no contato dessa saída, sei lá.
Agora isso que você falou de contato oxidado me preocupou, pois moro à duas quadras da praia, e nunca me preocupei com nenhum tipo de manutenção / limpeza das peças.
O que sugere para verificar se pode ser isso? O contato fica meio enferrujado? E além do alcool, mais o que você usa para limpar?
 
D

Deleted member 120622

É, pensei nessa linha também. Se tento ligar o pc sem nenhum cabo de energia conectado à vga e tenho o mesmo erro, então deve estar relacionado à alimentação dela.



Acho que já tem 3 anos sim, e mesmo se tivesse dentro do prazo, não tenho mais a nota...
Mas o que acho estranho é que a fonte passa energia normalmente para o placa mãe, tudo liga. Pode acontecer de somente a saída da fonte PCIe estar com problema? Essa é uma fonte modular, consigo desencaixar somente esse cabo, talvez um problema até no contato dessa saída, sei lá.
Agora isso que você falou de contato oxidado me preocupou, pois moro à duas quadras da praia, e nunca me preocupei com nenhum tipo de manutenção / limpeza das peças.
O que sugere para verificar se pode ser isso? O contato fica meio enferrujado? E além do alcool, mais o que você usa para limpar?
Dá pra usar aqueles limpa contatos mesmo e aquele verniz protetor de PCB, acha no ML uns kits. Cara, se for problema de oxidação olha em cima da placa, se tiver uns pontos esverdeados e úmidos é bem.provavel que seja isso. Se já estiver nesse ponto é difícil de reverter, mas dá pra manter limpa. Tenta sempre limpar pra não juntar salitre, que aí é foda

Enviado do banheiro
 


Topo Fundo