O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Resolvido + ou - ][+Aceitar a derrota] Bitlocker: Meu HD sumiu. Ideias?

TheK

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.914
Reações
9.042
Pontos
829
Boa tarde pessoal,

Tenho um notebook com um ssd de 128 gb e um HD mecânico de 1 tb. Fui substituir o ssd de 128, vi que a maldita da maquinha tinha bitlocker, mandei descriptografar, deu pau e parou de bootar o Windows. Voltei a imagem de backup que eu tinha feito no SSD de 128 gb(queestáfuncionandonormal), mas ao subir o Windows vi que o segundo HD de 1 tb sumiu. Ele não aparece no gerenciador de hardware e não aparece quando dou boot pelo pen drive do Windows.

Uma coisa que eu notei é que durante a tentativa de boot com o ssd ainda zoado (antes de passar a imagem) eu ouvia o som do HD mecânico, tipo ele começava a funcionar e na sequência fazia uma barulho semelhante a desligar o pc na mão.

Ideias? Perdi essa HD?
 
Ultima Edição:

Almmiron

Bam-bam-bam
Mensagens
1.593
Reações
1.724
Pontos
353
Voce tem um adptador sata>usb para testar essse hd como dispositivo externo?

Faz um linux live boot pelo pendrive, ve se reconhece o hd. Aí formata pelo linux.

Agora se quiser recuperar os dados do disco aí já não me garanto para te dar mais dicas.

No windows, abre o cmd:

diskpart>enter
espere carregar.....
list disk>enter
141617

ve se ele dá as caras.
 

TheK

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.914
Reações
9.042
Pontos
829
Voce tem um adptador sata>usb para testar essse hd como dispositivo externo?

Faz um linux live boot pelo pendrive, ve se reconhece o hd. Aí formata pelo linux.

Agora se quiser recuperar os dados do disco aí já não me garanto para te dar mais dicas.

No windows, abre o cmd:

diskpart>enter
espere carregar.....
list disk>enter
Visualizar anexo 141617

ve se ele dá as caras.
Não aparece no diskpart nem usando adaptador. Tirei o HD1 do meu desktop e liguei para ver como aparecia na BIOS:

e5336797f7558ebed41dd80e25c43d6d.jpg


Esse ST qualquer coisa é o HD do desktop, o HD que estou testando é o que está no Sata 0 (aparece como 0.0gb no lugar do nome).

EDIT: Fiz um novo teste desligando todo os meus outros hds e usando um pen drive de Windows 10 para bootar e rodar o diskpart:


Morreu?
0069777deba7c619ce78b8035430fc28.jpg
 
Ultima Edição:

Almmiron

Bam-bam-bam
Mensagens
1.593
Reações
1.724
Pontos
353
tenta com o linux dessa vez, pra ve se o windows nao fez algum esquema bem loko por conta do bitlocker.
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.992
Reações
12.362
Pontos
753
Não sei se o Bitlocker fez algo a esse HD mas uma dica:

O melhor programa que já usei para recuperar dados e realmente funciona é o EaseUS Data Recovery Wizard:
16112946066009.png


Pode ser uma alternativa.
 

navossoc

Supra-sumo
Mensagens
1.319
Reações
788
Pontos
174
Não sei se o Bitlocker fez algo a esse HD mas uma dica:

O melhor programa que já usei para recuperar dados e realmente funciona é o EaseUS Data Recovery Wizard:
16112946066009.png


Pode ser uma alternativa.
Se ele conseguir recuperar alguma coisa em um hd que estava criptografado com o bitlocker, ai sim eu acho que teremos um problema hahahha

[]'s
 


BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.992
Reações
12.362
Pontos
753
Se ele conseguir recuperar alguma coisa em um hd que estava criptografado com o bitlocker, ai sim eu acho que teremos um problema hahahha

[]'s
Pelo que eu entendi o SSD tava com bitlocker, ele mandou descriptografar e depois disso o Windows não entrou mais e o hd deu pau...

Agora se era o HD que estava com bitlocker aí complica.
 

TheK

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.914
Reações
9.042
Pontos
829
Eu desisti dos dados em si, tenho backup, só queria recuperar o hardware mesmo hahaha.

Pior que o foco nem era esse HD que e sim o nvme que fica o Windows, durante a descriptografia ele travou algumas vezes, e pelo que eu vi esse processo ferrou o hd.

Vou tentar com o Linux amanhã, mas estou sem esperanças já, ele não mostra nem o nome do hd em si mais, só o 0.0gb do print.á
 

Almmiron

Bam-bam-bam
Mensagens
1.593
Reações
1.724
Pontos
353
Eu desisti dos dados em si, tenho backup, só queria recuperar o hardware mesmo hahaha.

Pior que o foco nem era esse HD que e sim o nvme que fica o Windows, durante a descriptografia ele travou algumas vezes, e pelo que eu vi esse processo ferrou o hd.

Vou tentar com o Linux amanhã, mas estou sem esperanças já, ele não mostra nem o nome do hd em si mais, só o 0.0gb do print.á
boota o linux, gparted e formata o bixinho.
 

TheK

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.914
Reações
9.042
Pontos
829
boota o linux, gparted e formata o bixinho.

Eu coloquei para instalar um Debian, na instalação ele consegue ver normal o NVME, mas o SATA0 que está o HD moribundo aparece uma linha "failed to received information from ASCH... " algo assim e ele não lista na hora de fazer a partição. Como não consegui prosseguir na instalação do Debian, fiz um Ubuntu e to instalando, vou ver se ele vê alguma coisa com o OS rodando.
 
Ultima Edição:

Almmiron

Bam-bam-bam
Mensagens
1.593
Reações
1.724
Pontos
353
Eu coloquei para instalar um Debian, na instalação ele consegue ver normal o NVME, mas o SATA0 que está o HD moribundo aparece uma linha "failed to received information from ASCH... " algo assim e ele não lista na hora de fazer a partição. Como não consegui prosseguir na instalação do Debian, fiz um Ubuntu e to instalando, vou ver se ele vê alguma coisa com o OS rodando.

Nao precisa instalar, só rodar pelo pendrive modo live. Mas enfim, aconselho fazer um live do manjaro tbm e ve se reconhece. Se não aí acabou meu conhecimento de software.

Será que a bios não tá travando esse hd de alguma forma?
 
Ultima Edição:

ZKAEV

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.328
Reações
2.202
Pontos
1.029
Já que ninguém perguntou: Esse hd é novo? Ele tem histórico longo de vida?

Sabe dizer se no S.M.A.R.T já tinha algum bad block algo do tipo?

Pelo que conta parece que a placa lógica dele realmente pifou.
 

TheK

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.914
Reações
9.042
Pontos
829
Já que ninguém perguntou: Esse hd é novo? Ele tem histórico longo de vida?

Sabe dizer se no S.M.A.R.T já tinha algum bad block algo do tipo?

Pelo que conta parece que a placa lógica dele realmente pifou.

Era original do notebook, um WD com 6 meses de vida :D
 

TheK

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.914
Reações
9.042
Pontos
829
Olá pessoal,

Valeu pela ajuda e pelas ideias, tentei tudo, mas infelizmente o HD veio a óbito mesmo. Eu ainda não entendi ao certo como ele morreu, suspeito que lá no primeiro dia quando eu mandei descriptografar o HD, eu deixei ele tentando fazer isso a noite e fui dormir, deu pau, a maquina ficou tentando rebootar em looping, e quando eu cheguei no dia seguinte ainda ouvi o hd fazendo um barulho de acelerar e parar. Como o meu foco era o NVME, nem tinha parado para pensar no HDD, só percebi que ele tinha ido pro saco no outro dia(quando abri esse tópico). Por fim aceitei a derrota, e já que estava fodid* mesmo, peguei uma promo de um SSD da crucial de 1 tb, voilá. A maquina ficou um monstro com essa combinação de NVME samsung pro Windows + SSD sata para dados. Alias, após o trabalho infernal que é instalar o Windows no NVME, tive a grata surpresa de descobrir que não perdemos nenhum dado, estava tudo atualizado no OneDrive, foi só fazer o login e mandar baixar.
 
Topo Fundo