O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[RESOLVIDO] Temperatura I7 4770

dhunter

Bam-bam-bam
Mensagens
847
Reações
214
Pontos
499
Boa noite, amigos.

Eu comprei hoje um I7 4770 OEM aqui no Rio, e após a instalação já coloquei pra fazer teste de stress do CPU Z, até porque por ser OEM só tem 3 meses de garantia com a loja e quero fazer todos os testes possíveis para conferir se está tudo bem com o processador.
Um tempo depois baixei o real temp e as temperaturas dos cores tavam batendo 100ºC. É normal essa temperatura? Desliguei o stress test na hora e em iddle tá entre 32º e 45º.

Eu usei pasta térmica Artic Silver 5 prata, e tô usando um cooler master TX2.

Aproveitando, tem alguma dica de benchmark, stress test que eu possa fazer pra testar o processador?

Valeu!
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.218
Reações
172.417
Pontos
2.599
Temperatura alta. Até uns 80ºC no ar é tolerável mas isso é bastante. Em idle está ok.
 

sergiosodre2

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.582
Reações
2.595
Pontos
714
o normal seria no realtemp uns 75C no MAXIMO ainda mais com esse cooler, provavelmente você encaixou errado o cooler ou a pasta térmica foi mal aplicada!
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.068
Reações
25.893
Pontos
1.484
não, não está certo de jeito nenhum. ainda mais considerando que nem overclock o processador tem.

talvez o cooler esteja mal encaixado, com pouca pressão nos pinos.
 

dhunter

Bam-bam-bam
Mensagens
847
Reações
214
Pontos
499
Stress test tem o prime64 e o LinX

Vou baixar esses, valeu!

Temperatura alta. Até uns 80ºC no ar é tolerável mas isso é bastante. Em idle está ok.

o normal seria no realtemp uns 75C no MAXIMO ainda mais com esse cooler, provavelmente você encaixou errado o cooler ou a pasta térmica foi mal aplicada!

não, não está certo de jeito nenhum. ainda mais considerando que nem overclock o processador tem.

talvez o cooler esteja mal encaixado, com pouca pressão nos pinos.

É, tô achando que seja isso mesmo, lembro que na hora de encaixar o cooler, foi um parto! Vou desmontar e montar de novo e garantir que tá 100% preso e fazer os testes novamente!
Eu dei uma pesquisada no google e vi que outras pessoas também falando sobre esse i7 chegando na casa dos 100C e ser cooler mal encaixado...
 


Raccoonus

Bam-bam-bam
Mensagens
5.512
Reações
531
Pontos
294
E se esse TX2 for igual ao TX3 que os pipes são diretos no processador e deixam uns vãos entre eles, pode entuxar de pasta térmica. Nesse caso não vale p ditado menos é mais.
 

dhunter

Bam-bam-bam
Mensagens
847
Reações
214
Pontos
499
E se esse TX2 for igual ao TX3 que os pipes são diretos no processador e deixam uns vãos entre eles, pode entuxar de pasta térmica. Nesse caso não vale p ditado menos é mais.

É assim também, os 3 pipes vão direto no processador, e tem umas frestas, eu tentei passar uma camada fina de pasta térmica, quando for recolocar, serei mais generoso.
 

.Morello

Bam-bam-bam
Mensagens
5.113
Reações
5.454
Pontos
364
O meu i7 3770K também passou dos 100 graus fazendo teste de stress. Ele continua firme e forte tem dois anos já. Cooler stock.
Edit: agora que vi o cooler que você está usando. Não, com esse cooler não é normal essa temperatura.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.068
Reações
25.893
Pontos
1.484
aliás, esse cooler não era para o antigo soquete do Core 2 Quad? Eu cheguei a usar ele, mas tive que comprar um hyper 212 plus, depois que passei para o Core i5.
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Temperaturas estão toleráveis. Basta monitorar legal em atividades do dia a dia porque os stress dão uma noção, mas longe da realidade de quanto o processador pega de temperatura num stress normal, como num jogo.

Eu quando fiz stress no meu ele bateu 75°, mas nunca foi além de 45° em nenhum jogo que pus nele até hoje. Fica em 30 graus em idle, mas uso water cooler. Isso é para te dar a dimensão que o stress é bom, mas não pode ser definitivo para determinar se dá para usar ou processador ou não. Pela sua temperatura em idle diria que está tudo ok.
 

dhunter

Bam-bam-bam
Mensagens
847
Reações
214
Pontos
499
aliás, esse cooler não era para o antigo soquete do Core 2 Quad? Eu cheguei a usar ele, mas tive que comprar um hyper 212 plus, depois que passei para o Core i5.

Eu não tinha me atentado a isso, eu usava ele no meu Core 2 Quad, e meu irmão tinha dito que dava pra usar no i7 e acabei usando. Olhei agora no site da cooler master e ele realmente suporta até Core 2 Quad (http://www.coolermaster.com/service/support/model/RR-CCH-L9U1-GP/)

Temperaturas estão toleráveis. Basta monitorar legal em atividades do dia a dia porque os stress dão uma noção, mas longe da realidade de quanto o processador pega de temperatura num stress normal, como num jogo.

Eu quando fiz stress no meu ele bateu 75°, mas nunca foi além de 45° em nenhum jogo que pus nele até hoje. Fica em 30 graus em idle, mas uso water cooler. Isso é para te dar a dimensão que o stress é bom, mas não pode ser definitivo para determinar se dá para usar ou processador ou não. Pela sua temperatura em idle diria que está tudo ok.

Eu ainda não testei como ele fica com outros usos, eu vou usá-lo mais pra autocad, photoshop e sketchup+vray e às vezes jogos. Vou ver se testo ele em algum jogo ou render pesado pra ver como fica a temperatura.
 

dhunter

Bam-bam-bam
Mensagens
847
Reações
214
Pontos
499
Retirei o cooler, repassei a pasta térmica e me certifiquei que o cooler tava 100% preso.
Refiz os testes do CPU Z e ainda assim um núcleo chegou em 100ºC (detalhe que hoje tá frio aqui no Rio, uns 17ºC e fiz os testes com o gabinete aberto)
ZB2pyfB.jpg


Fiz também o teste do Prime 95 no Real temp, o máximo que chegou foi a 90ºC
aUYpKAs.jpg


Vou fazer mais uns testes e se as temperaturas estiverem altas, vou voltar lá na loja, foi bem caro pra ficar dando mole
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.068
Reações
25.893
Pontos
1.484
bicho, por mim a furação do core 2 quad é diferente do soquete do i7, então nem sei como isso aí foi encaixar :kzonzo

eu acho que mesmo encaixando esse cooler simplesmente tem alguma coisa errada no design dele para ser usado em core i7. Talvez a posição dos heatpipes, não sei. Compre um Hyper 212.
 

dhunter

Bam-bam-bam
Mensagens
847
Reações
214
Pontos
499
bicho, por mim a furação do core 2 quad é diferente do soquete do i7, então nem sei como isso aí foi encaixar :kzonzo

eu acho que mesmo encaixando esse cooler simplesmente tem alguma coisa errada no design dele para ser usado em core i7. Talvez a posição dos heatpipes, não sei. Compre um Hyper 212.

Não, mas a placa mãe eu comprei uma nova pra socket LGA 1150, só o cooler que eu reaproveitei.
E eu fiz uma grande confusão, meu cooler é um TX3, é pra socket 1150 mesmo...
 
Ultima Edição:

edR

Habitué da casa
Mensagens
156
Reações
134
Pontos
78
Cara, como você esta aplicando a pasta térmica?

Ta muito estranho essas temperaturas,
Lembrando que o jeito certo de aplicar é colocando um pingo no centro do cpu (sem espalhar)
(Porque se você espalhar cria bolhas de ar)
Inclusive tem vários vídeos mostrando que a melhor eficiência de refrigeração é com um pingo no meio do cpu
flww
 

dhunter

Bam-bam-bam
Mensagens
847
Reações
214
Pontos
499
Cara, como você esta aplicando a pasta térmica?

Ta muito estranho essas temperaturas,
Lembrando que o jeito certo de aplicar é colocando um pingo no centro do cpu (sem espalhar)
(Porque se você espalhar cria bolhas de ar)
Inclusive tem vários vídeos mostrando que a melhor eficiência de refrigeração é com um pingo no meio do cpu
flww

Eu tinha visto no youtube uma maneira que vc botava um pouco e espalhava com um cartão em uma camada fina, é ruim assim?
 

edR

Habitué da casa
Mensagens
156
Reações
134
Pontos
78
Eu tinha visto no youtube uma maneira que vc botava um pouco e espalhava com um cartão em uma camada fina, é ruim assim?

Esse jeito de aplicar é ruim (infelizmente esse é o jeito que muitos fazem)
Se você parar pra pensar não faz muito sentido espalhar, porque quando você coloca o dissipador ele vai espalhar normalmente,

E você espalhando antes e colocando o cooler/dissipador ele vai espalhar ainda mais, deixando espaços sem pasta

(Se preferir ao invés do pingo no meio do cpu, pode fazer um X, ou um risco, mas não espalhe)
 

dhunter

Bam-bam-bam
Mensagens
847
Reações
214
Pontos
499
Esse jeito de aplicar é ruim (infelizmente esse é o jeito que muitos fazem)
Se você parar pra pensar não faz muito sentido espalhar, porque quando você coloca o dissipador ele vai espalhar normalmente,

E você espalhando antes e colocando o cooler/dissipador ele vai espalhar ainda mais, deixando espaços sem pasta

(Se preferir ao invés do pingo no meio do cpu, pode fazer um X, ou um risco, mas não espalhe)


Vou testar dessa maneira e fazer testes novamente, vou ver se consigo o cooler do meu irmão emprestado pra testar também.
O que dói é que a Artic Silver 5 que comprei por 50 dilmas já está indo embora :kcry
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
As duas formas de passar a pasta são boas. O que importa é que ela fique espalhada uniformemente e uma camada fina. Muitos optam por colocar o pingo no centro e colocar o cooler porque assim essa uniformidade é mais prática para ser conseguida.

Se está esquentando ainda mais que antes deve ser encaixe mesmo. Você pode não estar percebendo, mas isso pode estar acontecendo. Antes no Pc de minha noiva eu usava uma placa-mãe que o a placa atrás impedia uma fixação perfeita e mesmo parecendo firme e encaixado as temperaturas ficavam além do ideal para o equipamento usado. Troquei a placa-mãe por problemas na anterior e o mesmo cooler ficou melhor fixado resultando numa redução de 25 graus na temperatura. Agora ele fica 30 graus em idle, antes ficava 58. Seu caso está indicando muito algo nessa linha.
 

Raccoonus

Bam-bam-bam
Mensagens
5.512
Reações
531
Pontos
294
As duas formas de passar a pasta são boas. O que importa é que ela fique espalhada uniformemente e uma camada fina. Muitos optam por colocar o pingo no centro e colocar o cooler porque assim essa uniformidade é mais prática para ser conseguida.

Se está esquentando ainda mais que antes deve ser encaixe mesmo. Você pode não estar percebendo, mas isso pode estar acontecendo. Antes no Pc de minha noiva eu usava uma placa-mãe que o a placa atrás impedia uma fixação perfeita e mesmo parecendo firme e encaixado as temperaturas ficavam além do ideal para o equipamento usado. Troquei a placa-mãe por problemas na anterior e o mesmo cooler ficou melhor fixado resultando numa redução de 25 graus na temperatura. Agora ele fica 30 graus em idle, antes ficava 58. Seu caso está indicando muito algo nessa linha.
No caso desse cooler em específico dele, usar um tikin a mais por espalhamento dá um resultado melhor. Pelo menos nos testes que eu fiz. Ele tem um vão entre os heatpipes que são "encostados" diretamente no processador, então, chegar a se preocupar com possíveis bolhas de ar que por ventura possam se formar chega a ser uma bobagem.

E no caso do Silver 5 ainda tem o tempo de cura, curta mas tem. Não adianta passar e considerar os resultados logo em seguida.
 

dhunter

Bam-bam-bam
Mensagens
847
Reações
214
Pontos
499
É com uma enorme alegria que informo que resolvi o problema!
O cooler estava mal encaixado, tava bem preso, mas não tava 100% encaixado.

Meu irmão veio me ajudar e conseguiu colocar certo e refiz os testes, não passou de 74ºC no Prime 95 e 60ºC no CPU Z :kjoinha
NZNOgfQ.jpg
 

Raccoonus

Bam-bam-bam
Mensagens
5.512
Reações
531
Pontos
294
É com uma enorme alegria que informo que resolvi o problema!
O cooler estava mal encaixado, tava bem preso, mas não tava 100% encaixado.

Meu irmão veio me ajudar e conseguiu colocar certo e refiz os testes, não passou de 74ºC no Prime 95 e 60ºC no CPU Z :kjoinha
NZNOgfQ.jpg
Hahahahaha seu noob!!! Agora é aproveitar esse processador que o bichinho é o capeta.
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
É com uma enorme alegria que informo que resolvi o problema!
O cooler estava mal encaixado, tava bem preso, mas não tava 100% encaixado.

Meu irmão veio me ajudar e conseguiu colocar certo e refiz os testes, não passou de 74ºC no Prime 95 e 60ºC no CPU Z :kjoinha
NZNOgfQ.jpg

Falei a você meu velho. Que bom que resolveu.:kgozo
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.218
Reações
172.417
Pontos
2.599
Era um detalhe bem bobo, né. Aconteceu algo parecido com o i7 4790 do meu pai que lá na BIOS já estava acusando temperaturas altas. Achei bem estranho e abri para ver. Quando mexi no cooler e dissipador vi que estava meio frouxo. O cooler stock é horroroso para encaixar, antes fosse parafusado.
 

dhunter

Bam-bam-bam
Mensagens
847
Reações
214
Pontos
499
Hahahahaha seu noob!!! Agora é aproveitar esse processador que o bichinho é o capeta.

Falei a você meu velho. Que bom que resolveu.:kgozo

Era um detalhe bem bobo, né. Aconteceu algo parecido com o i7 4790 do meu pai que lá na BIOS já estava acusando temperaturas altas. Achei bem estranho e abri para ver. Quando mexi no cooler e dissipador vi que estava meio frouxo. O cooler stock é horroroso para encaixar, antes fosse parafusado.

É, mas eu realmente tinha apertado o máximo que deu, inclusive fiquei com medo de quebrar a placa mãe se colocasse mais força, e puxei depois pra testar e tava presa, mas aparentemente não estava..

Aproveitando o tópico, meu teclado desconfigurou não sei como hoje, o WinKey não funciona e o Shift com algumas teclas abre alguns atalhos, procurei na net mas não vi nada sobre isso em específcico.

Por exemplo: Shift + P = abre opção de projetor, ao invés de P maiúsculo
Shift+1 = abre o primeiro programa na barra de inicialização rápida, no meu caso o IE, ao invés da exclamação.
E por aí vai... Alguém sabe como resolver isso? Se é algum vírus ou só está desconfigurado mesmo?
 

Ayoshi

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.535
Reações
3.408
Pontos
989
Aproveitando o tópico, meu teclado desconfigurou não sei como hoje, o WinKey não funciona e o Shift com algumas teclas abre alguns atalhos, procurei na net mas não vi nada sobre isso em específcico.

Por exemplo: Shift + P = abre opção de projetor, ao invés de P maiúsculo
Shift+1 = abre o primeiro programa na barra de inicialização rápida, no meu caso o IE, ao invés da exclamação.
E por aí vai... Alguém sabe como resolver isso? Se é algum vírus ou só está desconfigurado mesmo?

Parece que a winkey está travada. Já que Winkey+numero abre os programas da barra de inicialização e Winkey+p abre as opçoes de tela/projetor.
 

dhunter

Bam-bam-bam
Mensagens
847
Reações
214
Pontos
499
Parece que a winkey está travada. Já que Winkey+numero abre os programas da barra de inicialização e Winkey+p abre as opçoes de tela/projetor.

Imaginei algo do tipo, mas nem todos atalhos da WINKEY tão funcionando com o SHIFT, apenas alguns.
To caçando no google alguma solução, mas não achei ainda
 

Gustavocgsg

Larva
Mensagens
18
Reações
8
Pontos
3
Olá pessoal boa tarde, sou novo aqui no fórum mais já estou me identificando com os tópico... Se possivel gostaria de saber a opnião de vocês tenho em mãos um processador Intel 4 geração i7 4790, que adquiri semi-novo, estou usando um cooler box padrão Intel, aguardando a chegada do meu Watercooling, estou suspeitando muito da temperatura dele.. isso porque ele levou uma queda cerca de uns 60cm de altura, porem estava com o estojinho de plastico dele que só abriu próximo ao chão... Ele apesar disso está funcional e em uso normal idle, ele está atingindo uma média de 40º, porem ao realizar testes com programas como: Intel(R) Extreme Tuning Utility ele atinge facilmente os 100º e seu TDP sobe até a casa dos 88 w... em poucas ocasiões inclusive chegou a acusar a ativação do Power Limit throttling (Limitação de potência), em jogos ele topa os 100º porem não provoca travamentos roda de boa mais acho que isso também se deve ao fato de ter aqui uma placa de vídeo strix 4gb, esse comportamento é normal ? Ps: segue em anexo print da configuração...

97547
 
Ultima Edição:

Gustavocgsg

Larva
Mensagens
18
Reações
8
Pontos
3
Mas o teste com o Intel(R) Extreme Tuning Utility é pra justamente estressar o processador até em um estágio em que ele não dê tela azul. É um programa de overclock automático.
Mas ele só funciona mesmo para processadores com final K.

Você deve monitorar a temperatura do processador em uso normal, como internetando ou jogando.


Grato desde já por sua ajuda ! De fato está correto, é por isso que ao invés de ficar preso ao Intel(R) Extreme Tuning Utility resolvi fazer alguns testes sem uso dele no caso quando uso normal, internet, photoshop, vídeos, etc... fica nos 40º graus, se eu abrir um jogo por exemplo um: Need for Speed Payback e coloco ele em modo janela e com o gerenciador de tarefas aberto juntamente com o CPUID HWMonitor, e ai sim ele topa os 100º graus usando o cooler box padrão da intel.. Me pergunto se 40º graus tá normal e se ele em jogos é para topar mesmo os 100º nem chega a ser um game muito pesado para chegar a tanto... acredito eu..
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.282
Reações
175.739
Pontos
2.234
Grato desde já por sua ajuda ! De fato está correto, é por isso que ao invés de ficar preso ao Intel(R) Extreme Tuning Utility resolvi fazer alguns testes sem uso dele no caso quando uso normal, internet, photoshop, vídeos, etc... fica nos 40º graus, se eu abrir um jogo por exemplo um: Need for Speed Payback e coloco ele em modo janela e com o gerenciador de tarefas aberto juntamente com o CPUID HWMonitor, e ai sim ele topa os 100º graus usando o cooler box padrão da intel.. Me pergunto se 40º graus tá normal e se ele em jogos é para topar mesmo os 100º nem chega a ser um game muito pesado para chegar a tanto... acredito eu..

Improvável que a queda tenha gerado algum problema. Processador é uma peça simples que ou funciona ou não, sem meio termo.
  1. Stress test é uma b*sta porque coloca a CPU em situações que ela não vai enfrentar de fato.
  2. Cooler box da Intel é uma tragédia
  3. Em uso normal - jogos, por exemplo - acima de 80 já é muito.
 

Gustavocgsg

Larva
Mensagens
18
Reações
8
Pontos
3
Pessoal boa tarde, finalmente chegou meu waterCooler, mais ainda estou achando bem estranho pois em uso normal ele fica dando uma média de 40º graus e quando vou por algum Jogo como por exemplo o Need for Speed™ Payback, sua temperatura sobre para a casa dos 60º a 70º graus chegando a dar uma máxima de 78º graus durante a execução do jogo. Também notei que na parte superior do gabinete local onde está instalado o Radiador do waterCooler, está exalando um ar quente bem expressivo durante o período... não chega a dar tela azul ou trava mais está meio estranho... alguém saberia me dizer se isso está dentro da normalidade ? grato desde já por sua atenção.
 
Ultima Edição:

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.282
Reações
175.739
Pontos
2.234
Olá Luciano,

O Processador é um i7 4 geração 4790, e o WaterCooling é um DarkFlash Aigo TRACER DT240, igual ao da imagem abaixo, grato desde já por sua atenção.

Visualizar anexo 100379

Por partes:

  1. O 4790 é uma CPU até que fácil de refrigerar no geral, mas não é uma que dê pra chamar de fria. O TDP dele é de 84W. Um 6700, por exemplo, é de 65W.
  2. Temperatura do processador é influenciada por algumas coisas, uma delas a temperatura ambiente. Se estiver quente pra c***lho por aí - eu vi que você tá em Recife - 40 em uso normal é ok. Em temperaturas ambientes na casa dos 22C, a temperatura normal da CPU é de 30 a 35 em idle.
  3. A temperatura ambiente também influencia na temperatura em load, obviamente. 60 a 70 em gaming é tranquilo e mesmo os 78 de máxima ocasionalmente também é...aceitável. De repente um aumento de vCore numa ocasião de ativação do turbo boost...é normal. Eu só começaria a me preocupar se estivesse constantemente acima dos 80.
  4. Sair ar quente do radiador é normal, é pra isso que o radiador serve. Não conheço esse cooler da AIGO, mas, se eles não conseguem fazer um WC decente de 240 seria de fechar a empresa, sinceramente. Os números indicam que tá suficiente, ainda que rondando o limite (eu jamais compraria um cooler da Aigo esperando grande performance).
  5. Não sei qual pasta térmica você tá usando. Pasta térmica é uma coisa que normalmente não recebe muita atenção e, acredite: faz diferença usar uma melhor.
 
Topo Fundo