O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Retrô-Análise] Cutthroat Island (SNES)

Nargwya

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.521
Reações
5.233
Pontos
703
zmAUvbq.png
O5ntuXM.png

Plataforma: Super Nintendo, Sega Genesis, Game Boy, Game Gear.
Desenvolvedora: Software Creations.
Publicadora: Acclaim Entertainment.
Ano de Lançamento: 1995.
Gênero: Ação/Aventura, Plataforma.

INTRODUÇÃO

Hoje resolvi falar sobre um dos "fantasmas" da minha infância, o jogo "Cutthroat Island".

Recentemente joguei o Mega Man X de novo, jogo que eu sentia dificuldade de jogar quando criança e hoje em dia não acho difícil, então resolvi jogar o Cutthroat novamente depois de anos achando que aconteceria o mesmo, mas me enganei! Esse jogo é realmente difícil!

Esse jogo é baseado em um filme de mesmo nome, que ficou conhecido no Brasil como "A Ilha da Garganta Cortada", clássico da "Sessão da Tarde". :lolwtf

HISTÓRIA

O jogo é ambientado em 1688, uma época em que piratas sedentos por aventura velejam sob uma bandeira negra ostentando uma caveira e ossos cruzados, o "Jolly Roger". O pirata mais perigoso de todos, Dawg Brown, aterrorizou o Caribe em sua busca para encontrar os 3 pedaços do mapa da lendária "Cutthroat Island".

MH0Zp7a.png

Morgan Adams, a conhecida dama pirata, recebeu um pedaço desse mapa de seu falecido pai. Dawg fará de tudo para consegui-lo, mas Morgan também está atrás do tesouro que está escondido em "Cutthroat Island". O caçador de piratas, "Governador Ainslee da Jamaica" jurou parar todos eles.

tnjkOCP.png

Agora, como capitã do navio de seu pai (o "Estrela d'Alva"), Morgan pode ir atrás do tesouro, mas antes que ela possa sair velejando pela ilha perdida, ela precisa encontrar os três pedaços do mapa. Sua jornada começa em uma prisão na Jamaica, controlada por um homem perverso conhecido como "The Warden".

bIHjskc.png

JOGABILIDADE

O jogo disponibiliza dois personagens jogáveis, Morgan Adams, uma dama pirata que usa um florete e William Shaw, um pirata que usa uma espada. Eu testei ambos e gostei mais de jogar com a Morgan, pois ela é mais ágil, o Shaw é um pouco lento.

eFhWL5W.png

O jogo também disponibiliza dois "estilos de luta", é possível escolher em "Options" antes de começar o jogo, "Swordplay" ou "Brawling". Eu também testei os dois e gostei mais da primeira opção, no estilo "Brawling" o nosso personagem ainda ataca com a arma, porém não usa a lâmina, a ideia é possibilitar uma melhor sincronia entre os "combos", mas na prática, eu não achei que isso funciona bem e demora mais pra derrotar os oponentes. No final de algumas fases, nós ganhamos golpes especiais que podemos usar nas próximas fases.

fQoqv07.png
dbQYZS7.png

Seja qual for sua escolha de personagem e estilo de luta, o jogo possui uma jogabilidade divertida, mas no geral, é bem simples, o jogador percorre cenários em 2D e precisa ir derrotando os oponentes e o chefe (nem todos os estágios tem chefe) até chegar no final da fase. Existem fases que fogem desse padrão, como a segunda fase, onde estamos em um carrinho e precisamos desviar dos obstáculos e também tem uma fase onde estamos em cima de uma carruagem e passamos a fase toda assim.

NfRjzCo.png
i3yUMVn.png

Durante as fases podemos encontrar objetos que podemos pegar pra usar em nossas lutas, como facas, bombas, tochas e até pistolas.

JI3H8fD.png
QWKjzGO.png

De um modo geral, a jogabilidade é bem divertida, mas a dificuldade do jogo chama a atenção desde o início! É necessário ter paciência até pegar o jeito. Uma boa ideia é jogar em co-op, o que pode tornar a jogatina ainda mais divertida. O jogo pode ser jogado em co-op, um jogador controla a Morgan e o outro controla o Shaw.

YtAPP9g.png

GRÁFICOS E SOM

Eu gosto muito do visual desse jogo, ele é estranho no começo, mas com o tempo acostuma. O jogo usa um estilo "aquarela", e o visual lembra muito o do clássico "Another World / Out of this World". O ponto negativo é que os cenários não possuem muitos detalhes, mas tem momentos muito bonitos, como no início da fase da selva (a praia) e a luta em pleno pôr do sol.

J2kqirN.png
NBgkH1I.png

Quanto à trilha sonora, ela também me agrada, não chega a ser uma trilha sonora memorável como a de muitos clássicos que temos por aí, mas ela é decente, não é enjoativa e acredito que ela cumpre bem o seu papel!

CURIOSIDADES

- O filme que dá nome a esse jogo foi um fracasso, ele custou muito mais do que foi arrecadado e foi criticado em muitos aspectos, como por sua história inconsistente, pouca "química" entre os protagonistas, etc...

- Quando o jogo foi lançado, ocorreu uma promoção onde os jogadores poderiam tentar encontrar tesouros escondidos in-game e quem conseguisse, poderia se inscrever em um concurso pra ganhar prêmios reais.

JgP73I8.png

COMENTÁRIO FINAL

"Cutthroat Island" é um jogo divertido, e bonito à sua maneira, mas é difícil a ponto de ser irritante em alguns momentos.

Eu não tenho nada contra o jogo ser difícil, até sinto falta de jogos assim hoje em dia, o problema é que a dificuldade desse jogo de certa forma lembra um pouco a de "Battletoads", ou seja, ele é injusto em alguns momentos, na segunda fase (a do carrinho), por exemplo, a gente precisa desviar dos obstáculos, porém o jogo não dá nenhuma dica de onde estará o obstáculo e não tem como ser rápido o suficiente pra desviar, ou seja, o jeito é jogar até decorar (ou anotar em um papel) onde aparece cada pedra, cada árvore, etc... na minha opinião, esse tipo de dificuldade não é bem vinda, gosto quando o jogo consegue ser difícil, porém continua sendo justo e "Cutthroat Island" peca um pouco nisso.

Outra crítica que tenho, é que essas fases como a do carrinho e da carruagem tentam quebrar um pouco a lógica das outras fases pra tornar o jogo mais divertido, mas acabam não conseguindo e se tornam mais uma dor de cabeça do que uma diversão.

Eu não podia deixar esses detalhes passarem batidos, mas apesar dessas críticas, eu gosto desse jogo, ele é divertido de um modo geral, principalmente jogando em co-op, recomendo o jogo, mas apenas para quem gosta de jogar coisas um pouco mais difíceis que o normal, pois com certeza quem tentar jogar, vai passar raiva!

Minha Nota: 7/10.
 

metaller

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.056
Reações
5.274
Pontos
1.049
Jogay ele Mega e no SNES quando moleque. Não passava da primeira fase. Boa análise.

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk
 

Makunouchi Ippo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.800
Reações
6.858
Pontos
694
Ótima análise
Nunca joguei esse game, vou dar uma experimentada no meu snes

Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk
 

Eduard[o]

Bam-bam-bam
Mensagens
3.051
Reações
4.653
Pontos
453
Joguei ele Mega e no SNES quando moleque. Não passava da primeira fase. Boa análise.
Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk
Minha lembrança é parecida com essa. Aluguei, encalhei na primeira fase e devolvi putão da vida. Década e alguns anos se passaram, nem quis tentar novamente pra ver se era complicado ou não. Aliás, um bom filme com uma suculenta Geena Davis.
 

metaller

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.056
Reações
5.274
Pontos
1.049
Minha lembrança é parecida com essa. Aluguei, encalhei na primeira fase e devolvi putão da vida. Década e alguns anos se passaram, nem quis tentar novamente pra ver se era complicado ou não. Aliás, um bom filme com uma suculenta Geena Davis.
Foda, bro. Vou ver se esse fds tento jogar.

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.759
Reações
62.489
Pontos
1.253
Faltou falar das animações dos personagens,muito fluidas e bem animadas.

No mais,nunca consegui passar da segunda fase.
É difícil demais.
 


Nargwya

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.521
Reações
5.233
Pontos
703
Agradeço a todos que leram a análise, é bom ter um feedback. Realmente é um jogo difícil que assusta um pouco no início, mas não e nada que tentativa e erro não resolva, com o tempo vai pegando o jeito, o problema é o que falei na análise, as vezes o jogo é injusto, e tem umas mortes praticamente impossíveis de evitar, como na segunda fase, onde é necessário decorar o percurso correto.

Realmente faltou falar das animações, são realmente bem feitas, e contribuem com o charme do jogo, bem lembrado GFOLDSCHOOL!

Se alguém tiver mais críticas e sugestões, não exitem em dizer, pois pra mim é importante saber onde posso melhorar nas próximas análises, caso eu poste no futuro!

Uma coisa que fiquei na dúvida, eu postei no local certo? Ou mesmo se tratando de um jogo retrô o lugar correto é na área Análises? Fiz uma análise do "The Lion King" há um tempo atrás e postei lá, essa postei aqui, tem alguma regra quanto a isso?
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.759
Reações
62.489
Pontos
1.253
Agradeço a todos que leram a análise, é bom ter um feedback. Realmente é um jogo difícil que assusta um pouco no início, mas não e nada que tentativa e erro não resolva, com o tempo vai pegando o jeito, o problema é o que falei na análise, as vezes o jogo é injusto, e tem umas mortes praticamente impossíveis de evitar, como na segunda fase, onde é necessário decorar o percurso correto.

Realmente faltou falar das animações, são realmente bem feitas, e contribuem com o charme do jogo, bem lembrado GFOLDSCHOOL!

Se alguém tiver mais críticas e sugestões, não exitem em dizer, pois pra mim é importante saber onde posso melhorar nas próximas análises, caso eu poste no futuro!

Uma coisa que fiquei na dúvida, eu postei no local certo? Ou mesmo se tratando de um jogo retrô o lugar correto é na área Análises? Fiz uma análise do "The Lion King" há um tempo atrás e postei lá, essa postei aqui, tem alguma regra quanto a isso?
Ah mano,quer saber?
A área de análises não tem movimento nenhum.
Você pode escolher entre postar aqui e lá...mas aqui vai ter um feedback muito melhor porque lá quase ninguém vai,como eu já disse.

Acho que tu poderia ter falado um pouco mais da jogabilidade,mas o jogo é bem simples então nem dá pra dissertar muito.
No geral muito boa a análise.
 

Kelsen

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
993
Reações
3.528
Pontos
674
Bastante nostalgia. Não joguei o jogo na época, só em emulador e nem gostei muito não.
Mas me lembrei que assisti esse filme no cinema com uma namoradinha minha da época. Primeira vez que saíamos juntos.
 

jadersnes

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.858
Reações
1.087
Pontos
609
Zerei ele no console há uns 2 anos atrás,sempre achei o jogo muito autêntico,arte muito boa,simples e suave.A jogabilidade também é um ponto que considero forte,tendo uma boa variação de golpes.
Enfim,boa análise!
 

tiagobronson

We've adopted Satan!
VIP
Mensagens
14.250
Reações
64.436
Pontos
2.059
Eu tinha esse cartucho, lembro que quando moleque zerei esse game a muito custo.

Tempos atrás, tentei jogar e empaquei na fase do carrinho, fiquei puto e mandei o cartucho pro c***lho.

Acho que não tenho mais a paciência de antigamente.
 

seatle94br

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.561
Reações
2.598
Pontos
1.104
Esse jogo é foda, nem me lembrava dele. Recordações boas aqui.


bom tópico, parabéns.
 

Cosmão

Lenda da internet
Mensagens
26.266
Reações
15.539
Pontos
1.524
Gostei muito da análise, não conheci esse jogo na época, apenas via muito a capa dele nas locadoras e também nunca assisti o filme.

Vou ver se dou uma jogadinha nele em breve.
 
Topo Fundo