O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Retro-Análise - Demon's Crest (SNES)

Sulu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.018
Reações
141
Pontos
804
[size="1"]:!: Lembrete: este tópico pode ser encontrado no [color="Sienna"]RETROINDEX - O índice do Retrospace[/color]. Conheça-o![/size]

3retroanalisesrw8.gif


Olá pessoal. Sou novo aqui no fórum Outerspace, apesar de acompanhá-lo de forma passiva já há algum tempo. Como vocês, sou um apaixonado pelos jogos retro, principalmente os do meu querido SNES, que ainda está firme e forte na ativa, aliás mais na ativa que meu DS. Para o meu primeiro tópico resolvi falar sobre esse grande jogo da Capcom que, infelizmente, passou meio batido na época do seu lançamento. Qualquer sugestão é muito bem-vinda. Espero que gostem!

Título: Demon's Crest
Produtora: Capcom
Ano de lançamento: 1994
Gênero: Ação/Plataforma
Tamanho do cartucho: 16 megabit

VISÃO GERAL

Demon’s Crest é o terceiro jogo da série Gargoyle’s Quest, iniciada em 1990 no Gameboy com o jogo Gargoyle’s Quest – Ghouls’n Ghosts. Essa série é estrelada pelo demônio vermelho Firebrand (algumas vezes chamado de Red Arremer ou Red Blaze), que teve sua primeira aparição no jogo Ghouls’n Ghosts como um inimigo. Pelo que aparenta, Firebrand conseguiu certa popularidade, se tornando o mascote da série e ganhando sua própria série de games.

RedArremer.jpg

Nunca joguei nenhum Gargoyle’s Quest, mas pelo que me parece Demon’s Crest não tem nenhuma relação com os anteriores em termos de história, o que leva a especulações como se Firebrand é um só ou vários personagens, atuando em diferentes épocas. A única certeza é que os jogos se passam no mesmo universo, aqui chamado apenas de Demon World.

HISTÓRIA

A lenda diz que, há muito tempo atrás, o mundo foi dividido em duas partes: uma governada pelos humanos e outras pelos demônios. Um dia, seis crests que continham grande poder caíram no mundo dos demônios. Imediatamente começou um estado de guerra civil, com os demônios se matando pelas crests. Pouco depois Firebrand, o demônio vermelho, derrotou todos os seus adversários e conseguiu reunir cinco crests: as de fogo, terra, ar, água e tempo. Não satisfeito, Firebrand teve a audácia de desafiar o poderoso Demon Dragon pelo controle da última crest, a crest do paraíso.
Após uma longa e violenta batalha o demônio vermelho saiu vencedor, mas estava quase morto. Quando Firebrand voava em busca de um lugar para repousar, ele é atacado de surpresa por outro demônio, Phalanx, que estava esperando o momento certo para tomar posse das crests. Phalanx agora possui o poder para realizar sua ambição de dominar tanto o mundo dos demônios quanto o mundo dos humanos. Enquanto isso Firebrand cai de volta no coliseu onde enfrentou o Demon Dragon, descobrindo que este ainda não estava morto. Aí começa a jornada do demônio vermelho para recuperar o controle das crests e se vingar de Phalanx.

74397demonscrestu1sa6.jpg

Como se vê, a história é bem contada e detalhada para um jogo do gênero. Apesar do ótimo início, a história não se desenvolve durante o jogo, ou seja, não há diálogos nem custscenes, apenas ação e exploração. Também deve-se destacar que o jogo possui quatro finais, que variam dependendo de sua situação (em termos de itens coletados e fases passadas) ao terminar o jogo.

JOGABILIDADE

A jogabilidade é bem simples e funcional, sem nenhum comando complicado. A cada crest recuperada, Firebrand pode se transformar num demônio diferente, com habilidades únicas e necessárias para avançar. Isso garante uma boa variação na jogabilidade. Existem também diferentes tipos de projéteis para Firebrand que variam não apenas na força, mas também possuem propriedades úteis para a jornada.
As fases, principalmente no começo, são bem curtas, mas, excetuando a primeira e a última, elas se dividem em dois caminhos. Cada caminho leva a um chefe diferente, que dá um item diferente quando derrotado. Assim cada fase deve ser visitada no mínimo duas vezes. Além disso, é provável que você tenha que voltar para certas fases ao conseguir novas habilidades para buscar os itens escondidos (que não estão tão escondidos assim).

74397demonscrestu2yh6.jpg

Para viajar entre as fases há um mapa mundi apresentado em Mode 7. Firebrand voa por esse mundo e ‘mergulha’ no local selecionado. Além das fases há lojas de poções, magias e jogos para visitar (algumas dessas últimas escondidas). Esses itens garantem um certo feeling de RPG no jogo, além de facilitar enormemente a aventura. Existem também equipamentos e itens que aumentam a sua energia.
O jogo usa um sistema de passwords para guardar o progresso.

GRÁFICOS

Os gráficos são muito bons, principalmente as telas de fundo, muito bem desenhadas. Algumas telas possuem um belo efeito de distorção aplicado. Os personagens são bem desenhados e bem ‘dark’ e cada fase possui sua ‘fauna’ particular de inimigos, que são poucos, mas variados. Dentre os personagens, o que impressiona mesmo são alguns chefes enormes e cheios de detalhes. A animação está na média do console. Nada tão espetacular quanto Earthworm Jim ou Donkey Kong, mas bem funcionais.

74397demonscrestu3pb2.jpg

O maior problema dos gráficos são os slows quando há muita agitação na tela. Apesar de não ser rara a ocorrência de slowdowns, eles não atrapalham a jogabilidade.

SOM

Muito bom. As músicas não são espetaculares, mas são boas. Há predominância de órgãos e instrumentos graves nos arranjos delas, o que contribui bastante para a atmosfera mais pesada. Os efeitos sonoros são competentes e se encaixam bem nas situações.


CONCLUSÃO

Simplesmente um jogão! E um dos mais injustiçados do SNES. Ele é competente em todos os aspectos e até certo ponto inovador, por causa da parte de exploração e dos diferentes finais, mas ficou eclipsado no excelente ano de 1994 que a geração 16 bit teve. Depois de Demon’s Crest, a série de Firebrand teve apenas uma pouco conhecida versão para Wonderswan lançada no oriente. Recomendo a todos jogarem mais essa ótima contribuição da Capcom para a biblioteca do SNES.

88512demonscrestu4sx5.jpg

Desculpem o tamanho, pessoal. Acho que me empolguei um pouco por ser meu primeiro retro-review :D. Não sei se as fotos vão aparecer, então qualquer coisa me avisem. Sou inexperiente nesse negócio de fóruns. Falou!
 

natinh0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.114
Reações
2.496
Pontos
989
Tenho esse put* jogao aqui original
Pena que eu nao peguei ele para descobrir tudo, tive apenas o final mais safado e sem descobrir muitas fases, seria legal um detonado explicando tudinho
 

Mr. Odyssey

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.533
Reações
16.279
Pontos
1.414
Muito boa retro-analise, joguei muito esse jogo, lembro até hoje da cena inicial que aparecia um Dragão Zumbi, muito louco.
Os graficos eram muito bons na época, esse efeito de mode 7 no mapa era foda, e tinha um zoom quando ele dava uns razantes, muito bom.
 

Sulu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.018
Reações
141
Pontos
804
natinh0;2813136 disse:
Tenho esse put* jogao aqui original
Pena que eu nao peguei ele para descobrir tudo, tive apenas o final mais safado e sem descobrir muitas fases, seria legal um detonado explicando tudinho

Vou ver se consigo fazer um esse final de semana, pelo menos com a localização dos itens. Terminei o jogo ontem e estou com as coisas frescas na cabeça ainda. Já que você tem aproveita pra jogar, ele não é tão longo e nem muito díficil. :kongpositivo:


Mr. Odyssey;2813799 disse:
Muito boa retro-analise, joguei muito esse jogo, lembro até hoje da cena inicial que aparecia um Dragão Zumbi, muito louco.
Os graficos eram muito bons na época, esse efeito de mode 7 no mapa era foda, e tinha um zoom quando ele dava uns razantes, muito bom.

Valeu :kongpositivo: A cena inicial é realmente foda e impressiona. O jogo é muito bom, mas ele não tinha apelo pra competir com Donkey Kong, Super Metroid, Final Fantasy VI e Mortal Kombat 2 pela atenção do público quando ele foi lançado.
 

Crude Dude

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.060
Reações
3.129
Pontos
979
Começou muito bem, parabéns! :kongpositivo:
Eu nunca cheguei a jogar esse mas lembro de ver avaliações dele nas revistas da época, tirou notas médias.
Esse Red Demon apareceu depois em SNK vs Capcom: Chaos, não?
 


Sulu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.018
Reações
141
Pontos
804
Eduardo Furlan;2814066 disse:
Esse jogo é sensacional, pena que nunca consegui fazer 100%.

Ótima análise.

Muito obrigado! Realmente um jogão.

Crude Dude;2814451 disse:
Começou muito bem, parabéns! :kongpositivo:
Eu nunca cheguei a jogar esse mas lembro de ver avaliações dele nas revistas da época, tirou notas médias.
Esse Red Demon apareceu depois em SNK vs Capcom: Chaos, não?

Valeu também!! O jogo saiu na mesma época que Donkey Kong Country, talvez isso explique os reviews menos favoráveis.
Sim, ele aparece no SNK vs Capcom: Chaos como um chefe secreto se não me engano.

VagnerMg;2814475 disse:
Só não consegui pegar o último demônio!!!

A última transformação só aparece quando se termina o jogo com todos os itens, então é necessário um pouco de paciência. Na verdade ele só serve pra derrotar o último chefe 'secreto'.
 

Cosmão

Lenda da internet
Mensagens
26.267
Reações
15.544
Pontos
1.524
[COLOR="Teal"]Padrão Capcom de qualidade, em todos os sentidos.
Além de longo, esse jogo tem muitos segredos, passagens secretas e itens escondidos.
Gráficos de primeira mesmo, parabéns pela ótima análise.
Vou ver se começo firme a jogá-lo hj, no emulador pra PS2 :D.[/COLOR]
 

Wein

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.324
Reações
20.937
Pontos
1.489
Esse jogo é muito bom, um tanto difícil também.
Não cheguei nem na metade porque no emulador não da vontade, mas se fosse no SNES eu ja tinha terminado com certeza, jogo ótimo.
Parábens pela análise :kongpositivo:
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.945
Reações
56.992
Pontos
2.164
Começou muito bem digasse de passagem :D
Jogo excelente, gráficos muito bons e joagabilidade bem variada fazem desse jogo um jogo único, que infelizmente joguei pouco.
Lembro-me de ter meus 7 anos alugando esse jogo porém a locadora fechou e nunca tive contato, talvez volte via emulador pois esse vale a pena.
 

Sulu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.018
Reações
141
Pontos
804
Jack T;2815475 disse:
[COLOR="Teal"]Padrão Capcom de qualidade, em todos os sentidos.
Além de longo, esse jogo tem muitos segredos, passagens secretas e itens escondidos.
Gráficos de primeira mesmo, parabéns pela ótima análise.
Vou ver se começo firme a jogá-lo hj, no emulador pra PS2 :D.[/COLOR]

Valeu mesmo. Se tiver um tempinho não deixe de jogá-lo. É Capcom dos pés a cabeça. :D

Wein;2815625 disse:
Esse jogo é muito bom, um tanto difícil também.
Não cheguei nem na metade porque no emulador não da vontade, mas se fosse no SNES eu ja tinha terminado com certeza, jogo ótimo.
Parábens pela análise :kongpositivo:

É verdade. Eu tinha terminado há um tempo atrás no emulador só que foi abusando de savestates e não aproveitei muito. Recentemente comprei o cartucho e joguei pra valer, é outra sensação. A dificuldade do jogo é aquela coisa Megaman, se você tiver o item certo fica tranquilo para passar as fases e matar os chefes.

Vaynard;2816947 disse:
Começou muito bem digasse de passagem :D
Jogo excelente, gráficos muito bons e joagabilidade bem variada fazem desse jogo um jogo único, que infelizmente joguei pouco.
Lembro-me de ter meus 7 anos alugando esse jogo porém a locadora fechou e nunca tive contato, talvez volte via emulador pois esse vale a pena.

Opa! Valeu pelo elogio também. Meu primeiro contato com ele foi através de uma Ação Games, se não me engano, que tinhas umas passwords dele. Daí eu corri alugar e já coloquei as passwords do final, tomei um coro dos últimos chefes e nunca mais joguei. Só muito tempo depois peguei pra jogar no emulador e acabei encontrando o cartucho pra vender, aí foi só alegria.
 

KloGG

Habitué da casa
Mensagens
325
Reações
1
Pontos
57
Seja bem vindo, e já começou com o pé direito.

Demon's Crest é um jogaço. O clima da primeira fase, com aquela música melancólica e os backgrounds gigantescos me fazem viajar até hoje.
34481Demon%5C's%20Crest%20(U)%200008.jpg


DC faz parte de um seleto grupo de jogos tão bons que, quando sai um remake, estraga.
 

Kobayashi

Bam-bam-bam
Mensagens
14.002
Reações
6.259
Pontos
499
Um dos jogos de clima mais sinistro que já joguei e com chefão de início de fase inesquecível (bicho enorme para os padrões do SNES).

Meu mano tem esse game original, na caixa, com manual, até com o plástico original do cartucho... ou seja, está praticamente zero.
 

carrasc0

Habitué da casa
Mensagens
5.105
Reações
2
Pontos
61
quando aluguei esse game nao gostei dele, achei efadonho, confuso...mas estou pensando seriamente em debulha-lo no emulador.
 

sunyear

Bam-bam-bam
Mensagens
7.354
Reações
790
Pontos
309
Parabéns pela análise. Este jogo realmente é muito bom. Terminei ele várias vezes, mas a versão que eu tinha era a japonesa, chamada Demon's Blazon, o que me impediu de entender a história. Ainda vou terminá-lo no emulador de snes para gamecube. Este merece!

A única reclamação é que se não me engano ele não tem bateria para salvar, apenas usa o sistema de passwords, que é um saco!
 

merendero

Bam-bam-bam
Mensagens
3.115
Reações
253
Pontos
204
esse jogo realmente é mto bom, eu peguei um password já com todos os demonios destravados mas nem fiz o melhor final, só queria saber como eles eram mesmo...
 

Sulu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.018
Reações
141
Pontos
804
Kobayashi;2818894 disse:
Um dos jogos de clima mais sinistro que já joguei e com chefão de início de fase inesquecível (bicho enorme para os padrões do SNES).

Meu mano tem esse game original, na caixa, com manual, até com o plástico original do cartucho... ou seja, está praticamente zero.

A primeira fase dele é muito imersiva mesmo.
Parabéns pro seu mano :kongpositivo:. Eu tenho ele original mas é loose.

carrasc0;2823875 disse:
quando aluguei esse game nao gostei dele, achei efadonho, confuso...mas estou pensando seriamente em debulha-lo no emulador.

Jogue, vale muito a pena.
Meio OFF: eu vi sua análise do Contra III, mas não comentei porque não tinha me cadastrado no fórum ainda. Contra III é o jogo de ação da minha vida! E a análise do Castlevania IV? Ainda pretende fazer?


sunyear;2824285 disse:
Parabéns pela análise. Este jogo realmente é muito bom. Terminei ele várias vezes, mas a versão que eu tinha era a japonesa, chamada Demon's Blazon, o que me impediu de entender a história. Ainda vou terminá-lo no emulador de snes para gamecube. Este merece!

A única reclamação é que se não me engano ele não tem bateria para salvar, apenas usa o sistema de passwords, que é um saco!

Só passwords mesmo. Pra um jogo de exploração como esse realmente é um pouco ruim, e a password só aparece quando você morre. Mas dos males o menor. Os finais são surpreendentemente bons pro SNES, exceto o quarto final (o mais difícil), que eu achei bem ruinzinho.
 

Grandpa

Mestre Jedi
Mensagens
5.695
Reações
2.846
Pontos
1.334
Eu gosto muito da abertura deste jogo. Conheci ele há pouco tempo e ainda não joguei muito.

Seu review está muito bom, mas pelo menos pra mim as imagens não estão aparecendo, só a primeira :(
 

Leira

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.297
Reações
2.503
Pontos
999
Conhecia esse jogo apenas de nome, fiquei com vontade de experimentá-lo.
Boa análise.
 

dinger

Supra-sumo
Mensagens
1.780
Reações
489
Pontos
174
Excelente análise, parabéns!
Esse jogo realmente é sensacional, mas achei bem difícil e até mesmo frustrante em algumas partes (ghouls 'n ghosts who?). Ainda pretendo tê-lo na minha coleção de cartuchos de Super Nes.
 

Sulu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.018
Reações
141
Pontos
804
Coloquei as imagens no Imageshack. Me avisem se elas continuarem a não aparecer pra alguns.
 

helyblackstorm

Bam-bam-bam
Mensagens
1.823
Reações
2.291
Pontos
319
Ótima análise.:rox
Esse é um jogaço, joguei ele até descobrir tudo e conseguir fazer o verdadeiro final....e o chefão secreto é um dos mais dificeis de todos os tempos...[kdiabo]
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
Esse jogo era fodão mesmo... mas ele saiu na época errada. Lembro que não curti muito ele na época (o tal do 1994) por conta de ser um jogo mais "cadenciado"... o que a galéra curtia muito (pelo menos la em São Paulo) era jogo agitado.

Se tivessem lançado esse jogo no PS1 teria feito muito mais sucesso.

FALOW
U
I
 

Guy 39° master ninja

Ser evoluído
Mensagens
163
Reações
10
Pontos
44
Ótimo review , já zerei com todas as crests , itens etc ... Realmente ele tem muitos segredos , como um minigame encontrado num pequeno lago no mapa principal .
Ainda tem um password quando você zera com todos os itens para enfrentar o chefe final secreto , o estilo lembra muito Mega Man X na parte de exploração para achar up grades .

Joguei também o primeiro Gargoyle's Quest para GB , primeiro é uma fase comum , depois você anda por um mapa que aleatoriamente ( Eu acho ) você para numa pequena fase pra passar , que nem Zelda 2 e vai avançando o caminho .
 

Leo26

Ser evoluído
Mensagens
313
Reações
1
Pontos
31
carrasc0;2823875 disse:
quando aluguei esse game nao gostei dele, achei efadonho, confuso...mas estou pensando seriamente em debulha-lo no emulador.

Ainda dá tempo de se arrpender das blasfêmias e se converter a esse maravilhoso clássico.

Esse é um daqueles famosos UNDERRATED... aqueles que não tiveram o reconhecimento merecido. O "sistema de demônios" dele é muito legal, som e gráficos são totalmente condizentes com a proposta sombria do jogo e o desafio é na medida e fica bem alto no final. Um dos que eu mais gosto na minha coleção. Só preciso comprar um manual pra completá-lo :D
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
Leo26;2983846 disse:
Ainda dá tempo de se arrpender das blasfêmias e se converter a esse maravilhoso clássico.

Esse é um daqueles famosos UNDERRATED... aqueles que não tiveram o reconhecimento merecido. O "sistema de demônios" dele é muito legal, som e gráficos são totalmente condizentes com a proposta sombria do jogo e o desafio é na medida e fica bem alto no final. Um dos que eu mais gosto na minha coleção. Só preciso comprar um manual pra completá-lo :D
Em resumo... um jogo da geração 32bits que saiu num 16bits:lol

FALOW
U
I
 

Simão Belmont

Habitué da casa
Mensagens
6.014
Reações
0
Pontos
71
[COLOR="Black"]Taí um jogo que todo mundo considera supremo mas eu não vejo a mínima graça :p

Já tentei jogá-lo inúmeras vezes, mas sempre paro. Acho o gameplay muito lerdo, chaaatooo D=

E tem o protagonista mais feio e sem graça do universo.[/COLOR]
 

helyblackstorm

Bam-bam-bam
Mensagens
1.823
Reações
2.291
Pontos
319
Simão Belmont;2987617 disse:
[COLOR="Black"]Taí um jogo que todo mundo considera supremo mas eu não vejo a mínima graça :p

Já tentei jogá-lo inúmeras vezes, mas sempre paro. Acho o gameplay muito lerdo, chaaatooo D=

E tem o protagonista mais feio e sem graça do universo.[/COLOR]

Que???????????????????????[karrepio]
Estou brincando, respeito a sua opinião amigo....:kongpositivo:
Até porquê é mais questão de gosto pessoal mesmo....por exemplo: todo mundo coloca GTA num altar e para mim não passa de LIXO(com L maiúsculo mesmo)...
quer dizer: pior que lixo, lixo serve para reciclar...já GTA............[kjoinha]
 

0000000

Bam-bam-bam
Mensagens
4.923
Reações
6.771
Pontos
414
Cláaaaaaaaaaaaaaaaasssico total este jogo!
Tá no meu top 5 do snes. Queria umuito uma continuação bem feita para os consoles next gen.

A IMERSÃO que ele proporciona é incrível. Os gráficos têm um pixel art excelente, a direção de arte gótica é de muito bom gosto, as músicas EXCELENTES transmitem perfeitamente a melancolia e desolamento de um mundo pós apocalíptico.

A jogabilidade é boa, bem sólida e firme. A exploração é instigante e sempre dá vontade de reentrar nas fases a cada novo poder obtido.

Marcou a minha infância.

Minha maior homenagem a este jogo foi o jogo que eu criei quando trabalhava com games para celular. Chupinhei coisa pra c***lho de Demon's Crest para criar o Crimson After Dusk.

http://www.palmsoft.com.br/jogos_crimson.php
 
Topo Fundo