O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Retro-análise: Mario & Luigi: Superstar Saga (GBA)

dinger

Supra-sumo
Mensagens
1.780
Reações
489
Pontos
174
:arrow: Lembrete: este tópico pode ser encontrado no RETROINDEX - O índice do Retrospace. Conheça-o!

3retroanalisesrw8.gif



[SIZE="5"]Mario & Luigi: Superstar Saga[/SIZE]

caixadojogoud4.jpg



cartuchotn4.jpg



Ano de lançamento: 2003
Plataforma: Game Boy Advance
Desenvolvedora:
Alphadream Corporation
Gênero: JRPG de turnos

Controle os irmãos mais famosos do mundo em um RPG ambientado no reino de BeanBean, repleto de bom humor e de referências ao universo dos jogos Mario.

teladetitulojh5.png

Tela de título.


História

Bowser seqüestra a princesa Peach pela 2578349ª vez e cabe ao encanador mais famoso do mundo salvar o dia novamente, certo? Errado! A história aqui é bem diferente da convencional: um belo dia, a bruxa Cackletta, disfarçada de embaixadora do reino de Beanbean, chega ao reino dos cogumelos e rapta a meiga voz (!) de Peach, substituindo-a por um palavreado verdadeiramente destruidor, a fim de utilizá-la em seus propósitos malignos. Cabe a você, então, recuperar a voz da princesa, para que Bowser possa raptá-la da maneira mais adequada, até porque ele corre o risco de ter seu castelo danificado pela horrenda voz com que ficou a princesa.

palavresdaprincesawx9.png

Este não é um linguajar digno de uma princesa.


Outra diferença é que, ao contrário da maioria dos jogos, o bigodudo não está sozinho nessa, pois seu irmão mais novo também embarca na aventura (de forma inusitada e hilariante, diga-se de passagem), e os dois devem combinar suas habilidades para avançarem em sua jornada. Além disso, a história não se passa no reino dos cogumelos, e sim em Beanbean, para onde os heróis viajam com a ajuda de Bowser em sua caçada à vilã.

A história começa bem simples e despretensiosa, mas fica mais interessante à medida que você progride, com direito a algumas surpresas e reviravoltas. É interessante notar também, ao longo da aventura, diversas referências aos jogos da série, com uma homenagem especial ao clássico Donkey Kong!


Jogabilidade

Os botões A e B controlam cada um dos irmãos, enquanto o START inverte suas posições. A princípio, sua única habilidade é o pulo, mas você adquire novas habilidades (que são selecionadas através do L e do R) ao longo da história, que podem ser utilizadas dentro ou fora da batalha, conforme for o caso. É interessante notar também que algumas habilidades são únicas de cada um dos irmãos e só podem ser ativadas dependendo do posicionamento dos dois (quem está na frente e quem está atrás).

Para iniciar uma batalha, você deve encostar nos inimigos. Caso dê um pulo sobre a cabeça deles, entrará na batalha, já causando algum dano e, se der uma marretada, seus adversários iniciarão tontos o combate e sem atacar. Mas cuidado, pois um inimigo pode surpreendê-lo por trás, aí quem vai ficar em maus lençóis é você!

batalhaol2.png

Tela de batalha.


Os combates desenvolvem-se em turnos. A e B controlam Mario e Luigi respectivamente. Você pode utilizar um ataque solo, de acordo com as habilidades que já adquiriu durante o jogo, ou um ataque bros., que ocorre em conjunto com os dois personagens. Os ataques bros. também dependem das habilidades já conquistadas e costumam causar mais dano do que um ataque solo, desde que sejam executados na seqüência correta.

ataquebroskf7.png

Ataque Bros.


Algo que você deve ter sempre em mente é o timing de seu ataque/defesa. Ao pressionar o botão indicado no momento correto, seu personagem causa mais estrago, caso esteja atacando ou, se estiver na defesa, executa uma esquiva ou até mesmo um contra-ataque, dependendo do caso. O timing é particularmente importante nos ataques em conjunto, sendo que você pode ajustar o grau de dificuldade de execução dos mesmos. Como é possível observar, o esquema de combate deste game possui diversas semelhanças com o dos jogos Mario RPG e Paper Mario.

defendendodc6.png

Defenda-se no momento certo e evite os danos.


A curva de aprendizado é bem suave e muito intuitiva, pois o jogo possui diversos tutoriais, e cada habilidade nova é explicada, o que permite que você assimile naturalmente tudo.

Como em todo JRPG que se preza, os personagens recebem dinheiro, itens e experiência cada vez que vencem uma batalha. A cada novo nível adquirido, além de aumentar seus atributos, você ainda recebe um aumento bônus, que pode ser utilizado no atributo à sua escolha, o que permite dar uma certa balanceada entre os dois protagonistas.

teladestatusuc8.png

Tela de atributos do personagem.


Um detalhe interessante é que este game é compatível com o Game Boy Player, acessório que permite jogar os jogos de GBA em um Game Cube. Caso você jogue no Game Boy Player, ele utiliza o rumble do controle do GC em certas situações. Embora não seja algo necessário para o seu progresso, é um extra bem interessante e que dá um plus para quem joga no GC.


Gráficos e som

Aqui o jogo dá um show à parte e é tudo o que os fãs gostam: graficamente, este título segue o padrão dos jogos do encanador, em um mundo de cores vivas e vibrantes, em um tom bem cartunesco. Além dos personagens serem todos muito bem desenhados, eles possuem diversos tipos de expressões, reagindo de acordo com a situação e que ajudam muito a compor o clima do jogo. Os sprites são realmente muito bem desenhados e se adaptam perfeitamente à tela do portátil.

jogo01yn8.png
jogo02dm7.png

O colorido reino de Beanbean.


menunl4.png

Uma amostra das caras e bocas do jogo.


A parte sonora também segue o padrão da série, com músicas daquelas que grudam no seu ouvido. O destaque fica por conta de diversas músicas da franquia com novos arranjos, além dos efeitos sonoros: as vozes dos personagens são verdadeiramente hilárias e, assim como suas expressões, contribuem muito para a imersão do jogo. O destaque fica por conta do sotaque “italiano” dos bigodudos, pois é impossível não esboçar um sorriso ao ouvi-los “falando”.


Bom humor italiano

O tom humorístico é um dos maiores destaques deste título e merece um parágrafo à parte. Tudo contribui para a comédia: a história, que é contada de forma hilariante e até mesmo nonsense (destaque para o modo como Mario aparece no jogo e a forma como Luigi entra na aventura); as expressões dos personagens e os efeitos sonoros, que dão um show à parte; e até mesmo os NPCs, que são muito carismáticos e possuem alguns bordões bem engraçados.

mariopeladoms6.png

Mario em seu momento mais sexy.


Outro detalhe bem legal é que Mario é reconhecido por onde quer que passe (daí o nome do jogo), mas seu pobre irmão não tem a mesma sorte, sendo chamado, na maioria das vezes, de “Mr. Green” ou “Greeny”. Mas Luigi há de provar seu valor até o final da aventura, nem que tenha de passar por uma sessão de hipnotismo para vencer seu medo!

mrgreenso8.png

Quem é esse cara de verde?


Conclusão

Um JRPG muito competente tecnicamente, com personagens marcantes e bizarros, história hilariante e diversas referências ao universo Mario. Não é difícil entender o porquê deste jogo ser considerado um dos melhores da biblioteca do GBA, pois todos estes elementos prendem o jogador do início ao fim. E não estranhe se você tiver vontade de jogar de novo após zerá-lo (20-25 horas), pois este é o tipo de jogo que merece uma segunda partida, nem que seja só para você dar mais umas boas gargalhadas.

Confira abaixo um vídeo com a introdução, que já mostra o tom humorístico da narrativa, bem como um rápido tutorial sobre os comandos básicos da batalha.

[youtube]pyq_VjiXJAA[/youtube]


A seguir, um comercial do game, veiculado nos EUA.

[youtube]94nKQUEaLbE[/youtube]
 

DMD_gannon

Habitué da casa
Mensagens
459
Reações
9
Pontos
79
Bom jogo, e apesar de eu ODIAR MORTALMENTE RPGs, esse foi um dos poucos que gostei, muito loko
 

Morfus

Mil pontos, LOL!
Mensagens
2.191
Reações
2.474
Pontos
1.254
Esse eu zerei com gosto. Divertidíssimo. Eu só me atrapalhava um pouco nos especiais, saber o momento certo de apertar os botões era fogo. :D

Se estiver com a namorada ou esposa por perto prepare-se para ouvir: ai que fofura, que bunitinho, uma graça esse jogo... :-D
 

Leira

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.298
Reações
2.511
Pontos
999
Excelente review :kongpositivo:
E veio em uma hora boa para mim, pois estava pensando em jogá-lo. Já tinha ouvido falar bem dele inúmeras vezes, mas agora é que tive uma noção legal de como ele é.
 

Maximu's

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.676
Reações
14.938
Pontos
1.454
Tinha baixado ele e to jogando no GBA no momento.

Ta meio rules, tem poucos golpes.

Os gráficos e as animações eu gostei bastante.

Vou ver como vai andar. :D
 

Wein

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.325
Reações
20.940
Pontos
1.489
Joguei e gostei bastante desse jogo, eu tinha esse cartucho, mas acabei me desfazendo junto com meu GBA SP.
Estou com o Mario & Luigi 2 no DS faz meses e nem joguei ainda, saiu o 3 ainda... :(
A interação dos personagens é muito boa, além de que o jogo tem um toque de humor muito bom, extramamente carismatico.
Boa análise!
 


Guy 39° master ninja

Ser evoluído
Mensagens
163
Reações
10
Pontos
44
Um dos melhores pra GBA, tenho esse cartucho e zerei várias vezes. É muito legal as referências ao universo do Mario, a trilha sonora e o humor satírico.

Já saiu o 3 e ainda nem encarei o 2 :D
 

Cosmão

Lenda da internet
Mensagens
26.270
Reações
15.559
Pontos
1.524
[COLOR="Navy"]Um dos melhores jogos do universo Mario.
A Nintendo deveria investir nessa franquia no Wii.
Parabéns pela análise, bem completa.[/COLOR]
 

dinger

Supra-sumo
Mensagens
1.780
Reações
489
Pontos
174
Opa galera, agradeço os comentários!

Jack T;4256115 disse:
[COLOR="Navy"]Um dos melhores jogos do universo Mario.
A Nintendo deveria investir nessa franquia no Wii.
Parabéns pela análise, bem completa.[/COLOR]

Acho que isso não rola não, nos consoles deve ser só Paper Mario mesmo (que eu também adoro, embora não tenha o mesmo charme e humor).
Mas Mario & Luigi 3 está aí para alegrar nossas vidas! :rox:rox:rox
 
Topo Fundo