O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Revelado onde está o troféu de Sonic que Senna ergueu em 1993

No Man's sky

Veterano
Mensagens
506
Reações
659
Pontos
133
25 anos depois da vitória que nos proporcionou a tão estranha quanto sensacional cena, o troféu ressurge - de onde nunca saiu.


Fãs de Fórmula 1 e games - especialmente brasileiros fãs da Sega - lembram de 1993 com carinho. Foi o ano de dois eventos memoráveis e interligados, unindo personagens inesquecíveis: Ayrton Senna e Sonic the Hedgehog.

Naquela temporada, a McLaren não vinha tão bem das pernas quanto antes. Apesar da MP4-8 ser o modelo mais avançado da história da escuderia, o motor Ford não empurrava muito. Era a terceira corrida, o GP da Europa, em Donington Park, na Inglaterra.

A Williams vinha com três pole positions do francês Alain Prost, também vencedor numa das provas. A outra fora do próprio Senna, numa corrida com chuva no Brasil. Ainda tinha no caminho um jovem Michael Schumacher, em plena ascensão pilotando pela Benetton (onde seria campeão nos dois anos seguintes). Senna, no seu último ano de uma gloriosa passagem pela equipe, largava só na quarta posição.

Mas chovia, e até quem não acompanha a categoria sabe que Senna e chuva eram combinação quase imbatível para adversários. Após perder uma posição na largada, começou a ultrapassar todos como se estivesse no seco. O tricampeão não tomou conhecimento de ninguém: Schumacher, Karl Wendlinger, Damon Hill e Prost. Ao abrir a segunda volta, era líder.

Foi tão espetacular, que ficou conhecida entre fãs e especialistas como "a melhor primeira volta da história".

Senna venceu com enorme facilidade - chegou a dar uma volta no segundo colocado, Hill (que depois "recuperou a posição", completando quase um minuto e meio atrás). Impressionante também foi o desempenho de outro especialista em chuva: Rubens Barrichello, pulando de 12º para 4º também no começo. Rubinho chegou a ser segundo, mas teve um problema mecânico em sua Jordan e abandonou, a seis voltas do fim. Era só sua terceira corrida na F1.

No pódio, uma das mais icônicas imagens (pra nós, pelo menos) da década: Senna ergue o troféu de Sonic, com um berrante Sega na assinatura.

Senna-trofeu-Donington-1993.jpg


Por décadas, ninguém soube que fim levou o simpático Sonic, que parece chorar de emoção. Isso até o começo dessa semana, quando o Twitter da McLaren relembrou os 25 anos da fenomenal volta.

Meio como quem não quer nada, o site esportivo Grand Prix Diary lembrou que, além da primeira volta, havia o legendário troféu.

E alguém da McLaren responde:

You mean this little thing? pic.twitter.com/CZwKrowFHS

— McLaren (@McLarenF1) April 11, 2018

Tantos anos de dúvida, resolvidos num simples tweet.

O troféu está lá na McLaren, provavelmente num quarto de despejo da vida - note as prateleiras simples e a caixa de tranqueiras ao fundo. Dá pra acreditar que semelhante preciosidade ficou 25 anos num depósito? Note que a mão não está na mesma posição porque o braço do boneco é móvel; ele não estava "chorando", e sim numa pose de punho erguido, que alguém colocou.

Vale dizer que esse não era o troféu pela vitória. Como se vê neste vídeo (a partir de 2:55), o Sonic foi parte de uma ação de marketing. Além de ser patrocinadora da equipe Williams, a Sega também foi o principal nome de todo o evento. Após erguer satisfeito o mascote, Senna o coloca no pódio para levantar o troféu oficial.

Mas quem liga pra isso? O promocional acabou mais reconhecido, e deve ter um valor inestimável para colecionadores e fãs de Senna. Será que a McLaren vai tirá-lo das sombras e dar-lhe um lugar de direito agora?



Fonte: Memoria BIT
 

Summo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.028
Reações
2.160
Pontos
974
Muito interessante a história.

Na sequência de tweets, explicam que o troféu não está em exposição justamente por não ser o troféu da corrida, mas uma ação de marketing/item do patrocinador.
 

Megaman Zero

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.052
Reações
4.208
Pontos
994
Senna e Sega tiveram uma linda história de amor, o fruto desse romance foi Super Monaco GP II para Mega Drive e Master System.
 

Tre Styles

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.564
Reações
2.601
Pontos
724
Essa equipe até hoje inclui uma cláusula no contrato dos pilotos na qual ela fica com todos os troféus conquistados por eles, e eles com réplicas.
Como esse não é o troféu da vitória ficou com a equipe.
E o da vitória, bem menos badalado, também.
 

Cosmão

Lenda da internet
Mensagens
26.267
Reações
15.544
Pontos
1.524
Que coisa linda, de uma época maravilhosa e inesquecível!
 


LucidSeeker2

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.733
Reações
4.140
Pontos
714
Que coisa linda, de uma época maravilhosa e inesquecível!
Sem dúvidas, era de ouro dos games dos anos 90 e Senna são 2 ingredientes q formam algo q só quem pôde viver essa época mágica sabe mensurar...

Enviado de meu LG-D337 usando Tapatalk
 

Ryo_Hazuki(

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.327
Reações
5.786
Pontos
703
Eu imaginava que este troféu estivesse no Instituto Senna..

Sobre a relação Senna-Sega, penso eu, que mais essa parceria renderia? Seja com o Saturno ou mesmo, melhor ainda, um grande jogo de F1 aliando a experiência de Senna ao poder de processamento do Dreamcast..
Seria, sem sombras de dúvidas, uma grande adição ao time do "Elenco dos Sonhos".
 

B - Mark

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.232
Reações
4.027
Pontos
1.109
Esse troféu do Sonic que o Senna recebeu em sua vitória no GP da Europa de 1993 é sem dúvida nenhuma inesquecível para quem gosta de games.

Me lembro bem dessa corrida e achei legal o autódromo repleto de propagandas da Sega e o troféu nas mãos do Senna fechou com chave de ouro já que Senna e Sega rendeu o Super Monaco GP II.

Agora esse troféu deve ficar um lugar onde mereça ser visto por todos.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Esse troféu do Sonic que o Senna recebeu em sua vitória no GP da Europa de 1993 é sem dúvida nenhuma inesquecível para quem gosta de games.

Me lembro bem dessa corrida e achei legal o autódromo repleto de propagandas da Sega e o troféu nas mãos do Senna fechou com chave de ouro já que Senna e Sega rendeu o Super Monaco GP II.

Agora esse troféu deve ficar um lugar onde mereça ser visto por todos.
Um detalhe desta corrida de Donington Park em 1993: muitas críticas pela escolha da pista, que era obsoleta e sem pontos de ultrapassagem. Praticamente como se Donington Park "não fosse digna" ou capacitada para receber uma corrida da avançadíssima fórmula 1. Esperava-se uma corrida truncada e tediosa.

Aí Senna dá essa volta mágica, mostrando que a pista tinha sim pontos de ultrapassagens, vários, dependia de quem estava no volante. :kkong
 

CAP Systems

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.607
Reações
1.942
Pontos
909
Um detalhe desta corrida de Donington Park em 1993: muitas críticas pela escolha da pista, que era obsoleta e sem pontos de ultrapassagem. Praticamente como se Donington Park "não fosse digna" ou capacitada para receber uma corrida da avançadíssima fórmula 1. Esperava-se uma corrida truncada e tediosa.

Aí Senna dá essa volta mágica, mostrando que a pista tinha sim pontos de ultrapassagens, vários, dependia de quem estava no volante. :kkong

Fui pesquisar sobre a pista, e olha que interessante: Essa foi a única corrida de F1 que aconteceu nessa pista.
 

Gentleman

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
252
Reações
290
Pontos
754
Que tópico! Sempre tive curiosidade de saber onde estava essa relíquia! Obrigado por matar minha curiosidade!
 

BigJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.954
Reações
14.499
Pontos
1.389
A Sega, que patrocinava a Williams na época, esperava que a vitória viesse de Alain Prost.

Mas também não deixou de ser interessante pra empresa, já que Senna era a estrela de Super Monaco GPII.
 

carloshfc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.206
Reações
27.301
Pontos
1.053
Só quero lembrar aos manjadores de F1 e games que na F1, não sei se ainda hoje, se entrega troféus aos pilotos e um para a escuderia que faz o primeiro lugar. Assim sendo, diria que aquele troféu é o da McLaren por o Senna ter ganho a prova. O do Senna mesmo, provavelmente, deve estar no instituto Senna, que é quem controla o espólio do piloto. Aliás, a irmã do Senna que presidia o instituto que deve saber.

Sobre 93, o caso era que a McLaren tinha rompido com a Honda. A sensação era os motores Ford, mas o negócio entre a McLaren e a Ford não foi fechado (a Willians corria com motor Ford também). Aí a McLaren comprou um motor Ford modelo para consumidor final, que não era exatamente igual ao projetado especialmente para os F1.

Moral da história, Senna e os engenheiros conseguiram um ajuste "ninja" que deixava o carro muito bom em pistas de baixa velocidade. Porém, nas pistas de alta velocidade e com longa retas aquele carro não rendia. Detalhe: só o Senna aguentava o tranco de pilota-lo, pois esse ajuste, somado ao motor menos potente, deixava o carro muito "arredio". Só que a magia tinha limites e chegando às pistas em que o carro não rendia, Senna ficou na mão.

No ano seguinte, mudou para a Willians, cansado dos perrengues de 93, mas aí é outra história...

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Moral da história, Senna e os engenheiros conseguiram um ajuste "ninja" que deixava o carro muito bom em pistas de baixa velocidade. Porém, nas pistas de alta velocidade e com longa retas aquele carro não rendia.
O carro da Willians estava em outro nível tecnológico, cheio de "ajudas" ao piloto. Tinha recursos eletrônicos, como suspensão ativa e controle de tração que deixavam o carro fantástico. A diferença era tão gritante que para 94 mudaram o regulamento especificamente para reduzir essa superioridade da Willians.
 

Tre Styles

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.564
Reações
2.601
Pontos
724
Só quero lembrar aos manjadores de F1 e games que na F1, não sei se ainda hoje, se entrega troféus aos pilotos e um para a escuderia que faz o primeiro lugar. Assim sendo, diria que aquele troféu é o da McLaren por o Senna ter ganho a prova. O do Senna mesmo, provavelmente, deve estar no instituto Senna, que é quem controla o espólio do piloto. Aliás, a irmã do Senna que presidia o instituto que deve saber.

Sobre 93, o caso era que a McLaren tinha rompido com a Honda. A sensação era os motores Ford, mas o negócio entre a McLaren e a Ford não foi fechado (a Willians corria com motor Ford também). Aí a McLaren comprou um motor Ford modelo para consumidor final, que não era exatamente igual ao projetado especialmente para os F1.

Moral da história, Senna e os engenheiros conseguiram um ajuste "ninja" que deixava o carro muito bom em pistas de baixa velocidade. Porém, nas pistas de alta velocidade e com longa retas aquele carro não rendia. Detalhe: só o Senna aguentava o tranco de pilota-lo, pois esse ajuste, somado ao motor menos potente, deixava o carro muito "arredio". Só que a magia tinha limites e chegando às pistas em que o carro não rendia, Senna ficou na mão.

No ano seguinte, mudou para a Willians, cansado dos perrengues de 93, mas aí é outra história...

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk

Na verdade a Williams usava o Renault V10, que era tão potente quanto o Honda.
A Mclaren se viu sem contrato de fábrica pra 93 e os Ford V8 foram um tapa buraco na falta de coisa melhor, tanto é que em 94 já estavam com Peugeot, que foi outro tiro no escuro e também só ficou um ano. Em 95 fecharam com a Mercedes e ficaram com ela até 2014.
 

carloshfc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.206
Reações
27.301
Pontos
1.053
Na verdade a Williams usava o Renault V10, que era tão potente quanto o Honda.
A Mclaren se viu sem contrato de fábrica pra 93 e os Ford V8 foram um tapa buraco na falta de coisa melhor, tanto é que em 94 já estavam com Peugeot, que foi outro tiro no escuro e também só ficou um ano. Em 95 fecharam com a Mercedes e ficaram com ela até 2014.
Valeu pelas correções.

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk
 

carloshfc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.206
Reações
27.301
Pontos
1.053
O carro da Willians estava em outro nível tecnológico, cheio de "ajudas" ao piloto. Tinha recursos eletrônicos, como suspensão ativa e controle de tração que deixavam o carro fantástico. A diferença era tão gritante que para 94 mudaram o regulamento especificamente para reduzir essa superioridade da Willians.
Sim, verdade.
Quando o Senna chegou, a brincadeira dos recursos "acabou" e ele pegou um Willians bem zoado.

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk
 
Topo Fundo