O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Rodar jogos antigos em hardware / Windows atual

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.756
Reações
4.332
Pontos
703
Estou montando um pc para um amigo rodar jogos mais antigos mas estou tendo varios problemas por conta do Windows, seja bug nos jogos, nos controles e até mesmo nos graficos, ja tentei habilitar o modo de compatibilidade no .exe do jogo mas não só ficou na mesma como as vezes até piorou, alguem mais tem dor de cabeça quando vai tentar rodar alguma coisa mais antiga ?

Eu pensei em comprar um kit mais antigo como algum 775 com suporte para o Windows XP pois assim iria resolver todos os problemas mas hoje em dia o pessoal está pedindo quase o valor de um kit atual nessas carroças
 

Tina Ferrarista

Bam-bam-bam
Mensagens
4.677
Reações
9.538
Pontos
453
Estou montando um pc para um amigo rodar jogos mais antigos mas estou tendo varios problemas por conta do Windows, seja bug nos jogos, nos controles e até mesmo nos graficos, ja tentei habilitar o modo de compatibilidade no .exe do jogo mas não só ficou na mesma como as vezes até piorou, alguem mais tem dor de cabeça quando vai tentar rodar alguma coisa mais antiga ?

Eu pensei em comprar um kit mais antigo como algum 775 com suporte para o Windows XP pois assim iria resolver todos os problemas mas hoje em dia o pessoal está pedindo quase o valor de um kit atual nessas carroças
Jogo antigo =/= Windows atual. Qualquer coisa que seja pré-7 é uma complicação pra rodar nos sistemas atuais. Eu até brigo pra rodar certas coisas no meu PC, mas eu digo que cada jogo é uma ciência de foguete diferente.

Se for jogos da era Windows 2K, dá pra apelar pro DOSBox Pure, 99% dos jogos rodam nele sem nem precisar configurar nada.
Se for jogo compatível apenas com XP, não tem pra onde correr, é procurar algum patch não oficial, ou rodar por um VMWare da vida.

Sobre comprar kit 775, fica de olho próximo dos ferros velhos. Eu peguei um kit com um 2Duo 7500+4GB 667Mhz não muito recentemente na mão de um noiado por 5 reais, creio que até comentei sobre no desabafos.
 
D

Deleted member 120622

Coloca um ChimeraOS ou qualquer outro linux aí e roda usando o Proton que funciona mil vezes melhor, sempre rola sem gambiarra. Lutris já tem até os instaladores prontos pros jogos do GoG etc. Acho que pra retrogame o melhor é linux ou montar um PC antigo com Win7 ou XP e deixar offline, sistema muito desatualizado já.

Inclusive jogos em DX9 com o aquele esquema do DXVK fica mil vezes melhor, e no Linux com Proton isso daí já é nativo.

Qual hardware tu tá usando aí?
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.306
Reações
175.825
Pontos
2.234
Coloca um ChimeraOS ou qualquer outro linux aí e roda usando o Proton que funciona mil vezes melhor, sempre rola sem gambiarra. Lutris já tem até os instaladores prontos pros jogos do GoG etc. Acho que pra retrogame o melhor é linux ou montar um PC antigo com Win7 ou XP e deixar offline, sistema muito desatualizado já.

Inclusive jogos em DX9 com o aquele esquema do DXVK fica mil vezes melhor, e no Linux com Proton isso daí já é nativo.

Qual hardware tu tá usando aí?

Era o que eu ia sugerir. Chimera ou Nobara.
 


BTr

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.966
Reações
1.434
Pontos
864
Coloca um ChimeraOS ou qualquer outro linux aí e roda usando o Proton que funciona mil vezes melhor, sempre rola sem gambiarra. Lutris já tem até os instaladores prontos pros jogos do GoG etc. Acho que pra retrogame o melhor é linux ou montar um PC antigo com Win7 ou XP e deixar offline, sistema muito desatualizado já.

Inclusive jogos em DX9 com o aquele esquema do DXVK fica mil vezes melhor, e no Linux com Proton isso daí já é nativo.

Qual hardware tu tá usando aí?

Era o que eu ia sugerir. Chimera ou Nobara.
Esse tópico veio numa boa hora. É impressionante como o lançamento do Steam Deck melhorou o gaming on Linux...Eu tenho usado aqui o Batocera Linux em grande parte para emulação e alguns jogos mais puxados pro arcade, mais leves, e aprendi bastante sobre Linux (pra quem tinha conhecimanto quase 0) nesse tempo que tenho usado ele.
Justamente para conseguir rodar esses jogos mais antigos, já estou pensando seriamente em deixar uma distro permanente aqui pra jogos, e tenho dúvidas com relação a performance dos jogos mais novos e pesados.
Como está a performance dos jogos com relação ao Windows? Li em alguns lugares que estão rodando melhor e em outros piores. Não consegui achar um consenso.
Tem algo tipo o Lossless Scalling para usar Frame Generation no Linux? Como é a questão de stutters nos jogos? Tipo, se eu jogar Jedi Survivor no Linux eu vou ter melhor performance que no Windows?

Meu PC principal tem Nvidia (3070) e tenho um mini PC com Vega 11 (3400ge). No mini PC pelo que vi o Linux seria melhor ne?
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.306
Reações
175.825
Pontos
2.234
Como está a performance dos jogos com relação ao Windows? Li em alguns lugares que estão rodando melhor e em outros piores. Não consegui achar um consenso.
Tem algo tipo o Lossless Scalling para usar Frame Generation no Linux? Como é a questão de stutters nos jogos? Tipo, se eu jogar Jedi Survivor no Linux eu vou ter melhor performance que no Windows?

Meu PC principal tem Nvidia (3070) e tenho um mini PC com Vega 11 (3400ge). No mini PC pelo que vi o Linux seria melhor ne?

1. Porque é isso, alguns rodam melhor e outros pior. Esse é o consenso.
2. Não, não tem.
3. Tem jogo que tem mais stutter, tem jogo que tem menos. Jedi Survivor tá ruim porque é ruim mesmo.
4. Em tese sim, mas não tem mágica.
 

Burraxaum

Bam-bam-bam
Mensagens
913
Reações
3.699
Pontos
333
Estou montando um pc para um amigo rodar jogos mais antigos mas estou tendo varios problemas por conta do Windows, seja bug nos jogos, nos controles e até mesmo nos graficos, ja tentei habilitar o modo de compatibilidade no .exe do jogo mas não só ficou na mesma como as vezes até piorou, alguem mais tem dor de cabeça quando vai tentar rodar alguma coisa mais antiga ?

Eu pensei em comprar um kit mais antigo como algum 775 com suporte para o Windows XP pois assim iria resolver todos os problemas mas hoje em dia o pessoal está pedindo quase o valor de um kit atual nessas carroças
Amigo. Boa tarde. Se te interessar, tem esse link aqui, do PC 775 Core 2 Duo, ao meu ver é um bom PC para isso, lembrando que NÃO SOU EU que estou vendendo, segue:


Aí você pode colocar uma boa placa de vídeo low profile, acho que vai servir para o seu colega.
 

Burraxaum

Bam-bam-bam
Mensagens
913
Reações
3.699
Pontos
333
Jogo antigo =/= Windows atual. Qualquer coisa que seja pré-7 é uma complicação pra rodar nos sistemas atuais. Eu até brigo pra rodar certas coisas no meu PC, mas eu digo que cada jogo é uma ciência de foguete diferente.

Se for jogos da era Windows 2K, dá pra apelar pro DOSBox Pure, 99% dos jogos rodam nele sem nem precisar configurar nada.
Se for jogo compatível apenas com XP, não tem pra onde correr, é procurar algum patch não oficial, ou rodar por um VMWare da vida.

Sobre comprar kit 775, fica de olho próximo dos ferros velhos. Eu peguei um kit com um 2Duo 7500+4GB 667Mhz não muito recentemente na mão de um noiado por 5 reais, creio que até comentei sobre no desabafos.
Ciência de foguete, pensava que era só eu usando este termo.
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.756
Reações
4.332
Pontos
703
Coloca um ChimeraOS ou qualquer outro linux aí e roda usando o Proton que funciona mil vezes melhor, sempre rola sem gambiarra. Lutris já tem até os instaladores prontos pros jogos do GoG etc. Acho que pra retrogame o melhor é linux ou montar um PC antigo com Win7 ou XP e deixar offline, sistema muito desatualizado já.

Inclusive jogos em DX9 com o aquele esquema do DXVK fica mil vezes melhor, e no Linux com Proton isso daí já é nativo.

Qual hardware tu tá usando aí?

i3 de 6 geração com uma geforce 1060

Vou testar esses dois aqui e ver como se sai na maquina
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.639
Reações
33.205
Pontos
1.048
Só vou incluir um adendo aqui. Por enquanto a melhor forma de rodar jogos da era do Windows XP é numa máquina com o Windows XP. A mesma coisa vale pro Windows 98. Até agora nos meus testes, uma máquina só com ele é a melhor solução. O PCEm ainda precisa de MUITA máquina pra emular o Windows 98 e rodar seus jogos a contento.
 

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.882
Reações
3.949
Pontos
1.544
Muito interessante o tópico, boa!

Seria uma boa ideia, fazer um mini pc só para retrogaming.

Parece que encontrei um destino para meu core i5 6400 depois que fizer o upgrade.
 
D

Deleted member 120622

i3 de 6 geração com uma geforce 1060

Vou testar esses dois aqui e ver como se sai na maquina
Se fosse AMD GPU iria facilitar bastante, não sei se o chimera ou nobara funcionam com nvidia. Depois posta aí como ficou!
 

Burraxaum

Bam-bam-bam
Mensagens
913
Reações
3.699
Pontos
333
Uma duvida surgiu:

O Amigo do criador do Post em questão, quer rodar os jogos antigos.

Partindo do princípio que nem tudo se encontra na Steam, nem muito menos na Gog, a pergunta é:

Como ele vai usar Linux? Seja Novata ou Chimera? Se os jogos precisarem serem crackeados? Ou com algum patch? Linux consegue reconhecer isso? Mesmo através do Próton?

Seguro seria usar o Windows XP mesmo...
 

sanchies

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.506
Reações
35.243
Pontos
1.053
Eu me viro como posso:

Virtua Tennis (2000) - Port da versão Dreamcast



Daytona USA Deluxe (1996) - Port do Daytona USA Circuit Edition do Sega Saturn



NASCAR Racing 4 (2001) - Exclusivo de PC



Virtua Fighter 2 (1996) - Port da versão Sega Saturn



Grand Prix 4 (2002) - Exclusivo de PC



Michael Schumacher World Tour Kart 2004 (2004) - Exclusivo de PC




As datas podem estar diferentes do que foram originalmente lançados, mas é porque as versões PC sairam um pouco mais tarde em relação ao jogo original.

Alguns jogos que postei aqui em cima eu recomendo jogar com volante tipo o Nascar Racing 4 e o Grand Prix 4. Fica muito sensível no analógico do Xbox o que acaba dificultando na hora de jogar apesar do jogo ser compatível. Mas todos eles foram chatinhos para deixar "redondo" na hora de jogar. Mas é sempre assim, alguns jogos você terá mais dificuldade do que outros para poder configurar e jogar. O pior é baixar o jogo e desistir de fazer funcionar, como já aconteceu algumas vezes. Geralmente uso o dgvoodoo que é quase um canivete suiço.
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.756
Reações
4.332
Pontos
703
Só dando um up aqui, testei as recomendações aqui do topico mas nenhuma ficou realmente bom, alguns jogos por exemplo como o antigo Need for Speed 2 SE muitas vezes ficou com a pista preta ou com alguns bugs na imagem, o primeiro Commandos ficou sem som. a expansao do GTA 1 (London 1969) não abriu entre outros

Para não ficar esquentando a cabeça aqui acabei recorendo a recomendação acima @Tina Ferrarista e achei um pc velho em um sucatão da minha cidade, pelo menos vai ser o jeito mais barato e simples de poder rodar essa antiguidades
 
Topo Fundo