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Ryota Suzuki entra pra Square (possivelmente para FFXVI)

Azeon

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Chrono Trigger é por turno e melhor que qualquer jogo que você poderia citar...
Final Fantasy 6/7/8/9 idem..
Fire Emblem, Shinning Force 1/2/3, Front Mission, Phantasy Star IV...
Shin Megami Tensei é turno. É fácil?????????

Tudo jogo antigo que só se seguram pela nostalgia.

JRPG é fácil demais, JRPG por turno em 2020 é retrocesso.

SMT é difícil onde? Só porque não precisa apertar X e atacar apenas?

Já jogou Divinity OS? Qualquer coisa de normal pra cima já humilha qualquer um desses aí no quesito tática e dificuldade.

CT é izi demais, qualquer FF é facilimo e pode incluir aí os Bosses opcionais como Weapons, não tem dificuldade, é puro grind.

Fire Emblem difícil? Só se jogou a versão japonesa sem entender nada, fala sério.



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Labuha

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Tudo jogo antigo que só se seguram pela nostalgia.

JRPG é fácil demais, JRPG por turno em 2020 é retrocesso.

SMT é difícil onde? Só porque não precisa apertar X e atacar apenas?

Já jogou Divinity OS? Qualquer coisa de normal pra cima já humilha qualquer um desses aí no quesito tática e dificuldade.

CT é izi demais, qualquer FF é facilimo e pode incluir aí os Bosses opcionais como Weapons, não tem dificuldade, é puro grind.

Fire Emblem difícil? Só se jogou a versão japonesa sem entender nada, fala sério.



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Bravely default, Octopath Traveler, sao basicamente FF por turno, vai la ver se qm reclama tem interesse em jogar eles, so querem reclamar mesmo.
 

SneakBR

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Tudo jogo antigo que só se seguram pela nostalgia.

JRPG é fácil demais, JRPG por turno em 2020 é retrocesso.

SMT é difícil onde? Só porque não precisa apertar X e atacar apenas?

Já jogou Divinity OS? Qualquer coisa de normal pra cima já humilha qualquer um desses aí no quesito tática e dificuldade.

CT é izi demais, qualquer FF é facilimo e pode incluir aí os Bosses opcionais como Weapons, não tem dificuldade, é puro grind.

Fire Emblem difícil? Só se jogou a versão japonesa sem entender nada, fala sério.



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Turno é fácil
Action é difícil.
Isso é o que você falou.
 

PocketCrocodile

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Tudo jogo antigo que só se seguram pela nostalgia.

JRPG é fácil demais, JRPG por turno em 2020 é retrocesso.

SMT é difícil onde? Só porque não precisa apertar X e atacar apenas?

Já jogou Divinity OS? Qualquer coisa de normal pra cima já humilha qualquer um desses aí no quesito tática e dificuldade.

CT é izi demais, qualquer FF é facilimo e pode incluir aí os Bosses opcionais como Weapons, não tem dificuldade, é puro grind.

Fire Emblem difícil? Só se jogou a versão japonesa sem entender nada, fala sério.



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Com certeza eles deveriam parar de fazer jogos em um certo estilo só por causa do seu gosto pessoal e do que você acha divertido e/ou dificil
f**a-se quem curte a parada
 

Azeon

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Turno é fácil
Action é difícil.
Isso é o que você falou.
Não, isso é o que você interpretou.

Turno DA SONO, tem 0 desafio ou estratégia, era um recurso necessário na época dos 16/32 bits mas agora não precisa mais.

O Bsys do FF7R está quase lá para se tornar o novo padrão, não tem porque retroceder para turnos.


Sério, não sei qual a graça de ficar apertando X em menu para mandar atacar, pelo menos quando é no modo ação você precisa se movimentar, esquivar e etc.

Até lembrei de um RPG de turno que é menos chato que é a série Mario RPG, pelo menos nele você precisa apertar o botão na hora certa pra causar mais dano ou esquivar/defender, algo próximo do Legend of Dragoon.


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Ultima Edição:

Azeon

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Com certeza eles deveriam parar de fazer jogos em um certo estilo só por causa do seu gosto pessoal e do que você acha divertido e/ou dificil
f**a-se quem curte a parada
Lógico que não, mas aí temos jogos menores como Octopath, a série Bravely para saciar a vontade de quem curte o estilo.

Aliás faltam pra caramba do Bravely, fui jogar e não vi nada demais, joguei umas 15h no 2DS e não vi nada de "você precisa planejar seus ataques".

Eu amo jRPG mas por causa das histórias quando são boas, já o bsys por turno está completamente defasado, a não ser que façam um jogo onde é realmente difícil passar pelas lutas.

Dificuldade para mim é você realmente ter que pensar seus movimentos, todo jRPG que joguei na vida ou eu estava fraco ou forte demais para o Boss, se estivesse fraco era só subir alguns lvls e pronto.

Como já citei, tente jogar Divinity OS na, dificuldade Tactician e veja que seu conceito sobre turnos mudará e muito.

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SneakBR

Ei mãe, 500 pontos!
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Não, isso é o que você interpretou.

Turno DA SONO, tem 0 desafio ou estratégia, era um recurso necessário na época dos 16/32 bits mas agora não precisa mais.

O Bsys do FF7R está quase lá para se tornar o novo padrão, não tem porque retroceder para turnos.


Sério, não sei qual a graça de ficar apertando X em menu para mandar atacar, pelo menos quando é no modo ação você precisa se movimentar, esquivar e etc.

Até lembrei de um RPG de turno que é menos chato que é a série Mario RPG, pelo menos nele você precisa apertar o botão na hora certa pra causar mais dano ou esquivar/defender, algo próximo do Legend of Dragoon.


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Ok. Você não gosta, eu gosto.
Defasado é sua opinião, eu discordo.
Dizer que turno não tem estratégia é um erro, não opinião.
 

FireFlower

Bam-bam-bam
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Não, isso é o que você interpretou.

Turno DA SONO, tem 0 desafio ou estratégia, era um recurso necessário na época dos 16/32 bits mas agora não precisa mais.

O Bsys do FF7R está quase lá para se tornar o novo padrão, não tem porque retroceder para turnos.


Sério, não sei qual a graça de ficar apertando X em menu para mandar atacar, pelo menos quando é no modo ação você precisa se movimentar, esquivar e etc.

Até lembrei de um RPG de turno que é menos chato que é a série Mario RPG, pelo menos nele você precisa apertar o botão na hora certa pra causar mais dano ou esquivar/defender, algo próximo do Legend of Dragoon.


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Batalha por turno não era um recurso necessário nos 16/32 bits. Era uma escolha deliberada, um estilo que era parte essencial da experiência e que levava os desenvolvedores a fazer um esforço muitas vezes equivalente a programar dois jogos dentro de um só apenas para atender a esse nicho.

E no geral, os JRPGs sempre permitiram a escolha entre jogar de maneira mais cerebral ou com a força bruta, gastando tempo para fazer grind e focando em ataques básicos. Ainda assim a Square costumava ser boa em tirar uns truques da manga para forçar o jogador a pensar um pouco mais de vez em quando. Claro, muita coisa ainda poderia ser melhorada se continuassem investindo no ATB.

Na minha opinião, trocar os turnos por ação é um jeito fácil de satisfazer os jogadores mais hiperativos, mas é um dos fatores que estão descaracterizando a série Final Fantasy. Eu gosto de ver como Dragon Quest tem usado a tecnologia a seu favor sem abandonar a essência.

Sei lá, FF hoje, pra mim, é como se fosse um Felipe Neto dos videogames, deixando pra trás tudo que o consagrou para atingir um público maior, sem necessariamente ficar melhor com esse processo.
 

Azeon

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Ok. Você não gosta, eu gosto.
Defasado é sua opinião, eu discordo.
Dizer que turno não tem estratégia é um erro, não opinião.
Fica aí achando que apertar X toda hora é estratégia, ou que usar fogo contra um inimigo que não tem resistência a esse elemento é estratégia sendo que se ficar só no ataque vai dar na mesma, repito : Joguei Divinity em uma dificuldade aceitável e reveja seu conceito de jogos por turno.

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Trezoitao38

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Na minha opinião, trocar os turnos por ação é um jeito fácil de satisfazer os jogadores mais hiperativos, mas é um dos fatores que estão descaracterizando a série Final Fantasy. Eu gosto de ver como Dragon Quest tem usado a tecnologia a seu favor sem abandonar a essência.

Exato, descaracteriza esses jogos.
 

Azeon

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Batalha por turno não era um recurso necessário nos 16/32 bits. Era uma escolha deliberada, um estilo que era parte essencial da experiência e que levava os desenvolvedores a fazer um esforço muitas vezes equivalente a programar dois jogos dentro de um só apenas para atender a esse nicho.

E no geral, os JRPGs sempre permitiram a escolha entre jogar de maneira mais cerebral ou com a força bruta, gastando tempo para fazer grind e focando em ataques básicos. Ainda assim a Square costumava ser boa em tirar uns truques da manga para forçar o jogador a pensar um pouco mais de vez em quando. Claro, muita coisa ainda poderia ser melhorada se continuassem investindo no ATB.

Na minha opinião, trocar os turnos por ação é um jeito fácil de satisfazer os jogadores mais hiperativos, mas é um dos fatores que estão descaracterizando a série Final Fantasy. Eu gosto de ver como Dragon Quest tem usado a tecnologia a seu favor sem abandonar a essência.

Sei lá, FF hoje, pra mim, é como se fosse um Felipe Neto dos videogames, deixando pra trás tudo que o consagrou para atingir um público maior, sem necessariamente ficar melhor com esse processo.
Vários Devs deixaram claro que turno era a única opção na época para fazer o jogo como imaginavam (inimigos gigantes, vários na tela e etc.).

Tenho DQXI e uma das coisas que mais me entristece é o jogo ser por turno, digo o mesmo de Ni No Kuni 2, e o problema nem é tanto ser por turno, mas por ser fácil demais, mesmo com várias draconian quests ativadas.

Fácil por fácil eu prefiro que tenha um ritmo mais rápido, se for pra ser lento que seja estratégico como Divinity ou até mesmo Banner Saga.

Meu maior problema com jogos de turno hoje em dia não é o fato deles serem por turno, mas serem fáceis demais, a ideia de um jogo por turno pra mim é que você precisa pensar bem seus movimentos, como um Magic The Gathering, Xadrez e outros jogos em que você precisa pensar.

Os jRPGs tem a dificuldade de um Musou da vida, completamente 0 necessidade de pensar, logo prefiro que as batalhas sejam ativas para não me dar sono.

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FireFlower

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Vários Devs deixaram claro que turno era a única opção na época para fazer o jogo como imaginavam (inimigos gigantes, vários na tela e etc.).

Tenho DQXI e uma das coisas que mais me entristece é o jogo ser por turno, digo o mesmo de Ni No Kuni 2, e o problema nem é tanto ser por turno, mas por ser fácil demais, mesmo com várias draconian quests ativadas.

Fácil por fácil eu prefiro que tenha um ritmo mais rápido, se for pra ser lento que seja estratégico como Divinity ou até mesmo Banner Saga.

Meu maior problema com jogos de turno hoje em dia não é o fato deles serem por turno, mas serem fáceis demais, a ideia de um jogo por turno pra mim é que você precisa pensar bem seus movimentos, como um Magic The Gathering, Xadrez e outros jogos em que você precisa pensar.

Os jRPGs tem a dificuldade de um Musou da vida, completamente 0 necessidade de pensar, logo prefiro que as batalhas sejam ativas para não me dar sono.

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O turno existe porque é uma característica de RPGs de mesa que migrou para os consoles. Não é ele necessariamente que permitia aos desenvolvedores fazer os jogos como imaginavam, mas sim implementá-lo em um modo separado. Com o tempo a distinção entre telas de exploração e de batalha foi diminuindo, sem abandonar o sistema de turnos. A não ser nos RPGs de ação, que eu considero um outro gênero do qual Final Fantasy nunca fez parte.

Não sei o que dizer quanto à dificuldade, porque é uma coisa muito subjetiva. Eu lembro que o pessoal costumava falar que FFV não foi lançado no ocidente porque era "muito difícil para o gosto dos americanos". Talvez por isso tenham diminuído a dificuldade com o tempo? Em todo caso, quando eu quero jogar algo mais cerebral, costumo procurar algum RPG de estratégia.
 

Trezoitao38

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O turno existe porque é uma característica de RPGs de mesa que migrou para os consoles. Não é ele necessariamente que permitia aos desenvolvedores fazer os jogos como imaginavam, mas sim implementá-lo em um modo separado. Com o tempo a distinção entre telas de exploração e de batalha foi diminuindo, sem abandonar o sistema de turnos. A não ser nos RPGs de ação, que eu considero um outro gênero do qual Final Fantasy nunca fez parte.

Não sei o que dizer quanto à dificuldade, porque é uma coisa muito subjetiva. Eu lembro que o pessoal costumava falar que FFV não foi lançado no ocidente porque era "muito difícil para o gosto dos americanos". Talvez por isso tenham diminuído a dificuldade com o tempo? Em todo caso, quando eu quero jogar algo mais cerebral, costumo procurar algum RPG de estratégia.

Inclusive tem um vídeo bastante interessante sobre os RPGs antigos e a sensação de escala que eles proporcionavam:

 
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